Вы находитесь на странице: 1из 18

ASPECTOS DO PROJETO ESTRUTURAL DO MUSEU NACIONAL DE BRASLIA

Leonardo S. P. Inojosaa, Marcio A. R. Buzar,b, Marcos H. R. de Gregorioc


a

PPG-FAU, Programa de Ps Graduao, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Braslia, Campus Universitrio Darcy Ribeiro, Braslia - CEP 70910-900 , DF, Brasil, http://www.unb.br email:leonardo@inojosa.com.br PPG-FAU, Programa de Ps Graduao, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Braslia, Campus Universitrio Darcy Ribeiro, Braslia - CEP 70910-900 , DF, Brasil, http://www.unb.br email: buzar@unb.br

PPG-FAU, Programa de Ps Graduao, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Braslia, Campus Universitrio Darcy Ribeiro, Braslia - CEP 70910-900 , DF, Brasil, http://www.unb.br email: marcosritter@gmail.com

Palavras Chave: Cpula, Estrutura de Concreto, Projeto Estrutural. Resumo. Parte do conjunto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer para a Esplanada dos Ministrios em Braslia, o Museu Nacional Honestino Guimares, inaugurado em dezembro de 2006, apresenta uma estrutura marcante, definidora de sua forma arquitetural. O sistema estrutural adotado nessa obra teve um papel essencial na determinao de seu desenho arquitetnico. Na obra de Niemeyer evidente a relao direta entre forma e estrutura, sendo sua arquitetura marcada pela importante influncia de grandes engenheiros, como Jos Carlos Sussekind - autor do projeto estrutural da obra analisada - que, com participao efetiva desde a concepo dos projetos, proporcionou obras marcadas pelo arrojo estrutural e por grandes desafios tecnolgicos. Por meio de anlises feitas com o auxlio de ferramentas computacionais difundidos no meio acadmico, foram coletados dados que permitiram entender como as escolhas das solues estruturais pelo arquiteto e pelo engenheiro, durante o processo projetual, conseguiram os resultados estticos monumentais e inovadores.

INTRODUO

O Museu Nacional Honestino Guimares em Braslia, conhecido apenas como Museu Nacional, foi inaugurado em 15 de Dezembro de 2006, mas sua histria comea muito antes, j nos planos de Lcio Costa para a Nova Capital. O projeto arquitetnico concebido por Oscar Niemeyer para esse edifcio foi desenvolvido para substituir um projeto originalmente criado em 1970 e que, por ser de uma estrutura mais ousada, foi considerado muito caro e posteriormente substitudo por um projeto mais simples e barato. Esse museu um exemplo dos trabalhos mais recentes do arquiteto, quando Niemeyer j explora com muita experincia e simplicidade as qualidades estruturais do concreto armado. Na questo estrutural Niemeyer teve a importante contribuio do engenheiro Jos Carlos Sussekind, que esteve ao seu lado em diversas obras nos ltimos 30 anos, entre elas o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e os projetos do Caminho Niemeyer em Niteri. 2 HISTRICO

Os projetos originais do Plano Piloto de Braslia (Fig. 1), apresentados pelo urbanista Lcio Costa na dcada de 50 j estava previsto a construo de um museu, e este museu deveria ter o porte e a importncia que uma capital nacional merece.

Figura 1: Desenhos do Plano Piloto de Lcio Costa 1957. Fonte: Correio Brasiliense - 27 de fevereiro de 2002

Porm, passaram-se alguns anos at que Braslia tivesse esse museu. Em 1970, na mesma poca do projeto e construo do teatro Nacional, foi desenvolvido o projeto arquitetnico do conjunto Cultural de Braslia que continha em seu programa, alm do Teatro Nacional, uma biblioteca, salas de msica, cinemas e o museu. Esse primeiro projeto para o museu era bem diferente do que foi construdo. Tratava-se de um edifcio de 180 metros de comprimento com dois balanos de 70 metros para cada lado, suspenso na cobertura atravs de tirantes, e seria, provavelmente, um recorde na histria do concreto armado (Sussekind, 2002). Mas esse projeto ficou apenas no papel. Em 1999, Oscar Niemeyer foi novamente chamado para reapresentar um projeto para Conjunto Cultural e props um conjunto de quatro prdios Centro Musical, Cinemas, Museu

e Biblioteca. O conjunto seria disposto dos dois lados da esplanada dos ministrios, somandose ao Teatro Nacional, complementando projeto concebido por Lcio Costa e ocupando o Setor Cultural Norte com o Centro Musical e os Cinemas e o Setor Cultural Sul com a Biblioteca e o Museu. Os dois lados do Complexo seriam unidos por meio de uma passagem subterrnea que ainda contaria com lojas e estacionamento (Fig. 2).

Figura 2: Implantao do Conjunto Cultual. Fonte: Museu Nacional

O Museu, por motivos econmicos e de prazo, teve seu projeto refeito, mas ainda no seria o projeto definitivo. Inicialmente o museu seria abrigado em uma cpula de 40 metros de dimetro, seu acesso se daria por uma rampa curva virada para a esplanada (Serapio, 2007). Essa cpula abrigaria alm do museu um restaurante panormico com jardim, o que induziria a duas aberturas assimtricas na parte superior da cpula. Alm disso, o projeto inicial teria janelas circulares na poro intermediria para iluminao dos espaos internos. No projeto definitivo, por volta de 2002, Niemeyer decidiu por dobrar o tamanho da cpula, segundo ele por notar, aps estudos de uma maquete que representava quase toda a Esplanada dos Ministrios, que a escala desse edifcio estava muito pequena diante do conjunto (Sussekind, 2002), fazendo com que a cpula passasse a ter o dimetro de 80 metros. Foi ento que, em 15 de Dezembro de 2006, data em que se comemorava o 99 aniversrio de Oscar Niemeyer, o Museu Nacional Honestino Guimares foi inaugurado, com a exposio Niemeyer por Niemeyer na qual eram expostas fotografias e desenhos das principais obras do arquiteto em seus mais de 70 anos de carreira. 3 ARQUITETURA

O Museu formado por um grande espao de exposies, que, ao contrrio de um museu comum, se destaca como um espao amplo e propcio para grandes exposies contemporneas. O prprio Niemeyer assim descreve o espao: No um museu de obras fixas, mas um espao contemporneo, um museu de idias, do experimental, que possa receber uma srie de exposies e obras do Brasil e do mundo. (Niemeyer, apud Sussekind, 2002).

Alm do salo de exposies, o edifcio de 13.653 m de rea construda ainda conta com dois auditrios, um para 700 e outro para 80 lugares; um mezanino com formas irregulares, suspenso e sustentado no teto da cpula por meio de tirantes; dois elevadores para pblico e um elevador (plataforma) de carga; diversas salas para reservas tcnicas e restaurao e reas para conservar obras no expostas. Com a mudana no projeto o restaurante passou a ocupar um anexo, de planta circular na parte de fora da cpula e o estacionamento, agora ao ar livre, uma rea mais a sudoeste do Setor. A plasticidade da arquitetura do museu se d, a princpio pela prpria cpula, que com 28 metros de altura se impe na paisagem da esplanada e tambm pelos elementos que se destacam dela (Fig. 3). A grande rampa do acesso principal, um plano inclinado de 52 metros de comprimento, virado para a Biblioteca d unidade ao conjunto. Mas o maior destaque no exterior do Museu a rampa que une o salo de exposies ao mezanino. Esta rampa sai do edifcio fazendo um passeio pela esplanada e retornando ao interior no outro nvel.

Figura 3: Vista externa do Museu nacional. Foto do Autor

Internamente (Fig. 4), a arquitetura do museu tambm impressiona. O nvel do salo de exposies est localizado sobre uma grande laje totalmente livre e com um p-direito monumental. O teto da cpula um grande cu de concreto para esse espao que ainda abriga o mezanino em formato orgnico, cheio de curvas, para o qual se tem acesso por uma grande rampa, pela rampa externa e por elevadores. Esse mezanino est totalmente suspenso pelos tirantes na estrutura da prpria cpula, e por isso mantm o espao do salo totalmente livre, sem pilares.

Figura 4: Vista Interna do Museu Nacional. Fonte: Skyscrapercity.com

SISTEMA ESTRUTURAL

4.1 Descrio do Sistema Estrutural Na arquitetura de Oscar Niemeyer evidente a presena marcante do Sistema Estrutural na definio da forma e assim no resultado plstico da obra construda. Niemeyer gosta de valorizar o trabalho do engenheiro, no documentrio A Vida um Sopro de Fabiano Maciel ele mesmo diz:
Eu valorizei o trabalho do engenheiro. E l em Braslia, quando uma estrutura se conclua a arquitetura j estava presente. (...) Arquitetura e Estrutura como coisas que nascem juntas e juntas devem se enriquecer. (Oscar Niemeyer, em A Vida um Sopro, Direo: Maciel, Fabiano Europa Filmes, 2007)

A arquitetura do Museu Nacional segue essa linha de raciocnio. A forma plstica da arquitetura resulta de um sistema estrutural conhecido como cpula. Nesse caso o arquiteto usou esse sistema de forma bem evidente, e ainda reforou a estrutura da cpula para nela pendurar o mezanino e a rampa externa. A Cpula uma associao contnua arco x arco, que pode ser obtida pela repetio radial sucessiva de arcos muito prximos uns aos outros, como mostra a Fig. 5.

Figura 5: Cpula formada pela sucesso radial de arcos. Fonte: REBELLO, 2000

Sendo assim, para entendermos as funes estruturais de uma cpula devemos analisar primeiro o funcionamento dos arcos e paralelamente dos cabos, que invertidos simetricamente em relao ao eixo horizontal, gera um sistema estrutural anlogo, os arcos. Se pegarmos um cabo fixo nas duas extremidades e nele aplicarmos um carregamento este assumir uma forma de equilbrio que ir variar de acordo com a quantidade e a posio da(s) carga(s) aplicada(s). A forma assumida pelo cabo o caminho que as foras no caso dos cabos, apenas esforos de trao simples percorrem at os apoios. Esse caminho recebe o nome de funicular (Rebello, 2000). Ao invertermos simetricamente esse sistema, em relao ao eixo horizontal, temos um arco funicular (Fig. 6). Os arcos funiculares esto sujeitos a esforos inversos ao dos cabos, ou seja, um cabo com formato funicular gera esforos somente de compresso simples. Com essa descoberta o homem foi capaz de construir grandes vos com um material muito comum e primitivo, o bloco de pedra, que possui uma grande resistncia compresso, mas muito frgil trao. Assim, quanto mais prximos da forma funicular estiver o arco menos esforos de trao ocorrero e ser possvel a utilizao de menos material espessuras menores para vos maiores. Cada vez que o funicular das cargas desvia-se do eixo do arco originam-se esforos de flexo, sendo que quanto maiores forem os desvios maiores sero esses esforos.

Figura 6: Formas Funiculares Cabos e Arcos. Fonte: adaptado de REBELLO, 2000.

Sabe-se que para uma cpula estar totalmente comprimida, ela deve ter uma abertura angular de aproximadamente 104, isto , a transio entre os esforos de compresso e trao se ocorre com 52 (considerando um ngulo medido do topo para a base) (Rebello, 2000). No Museu Nacional, Niemeyer e Sussekind utilizaram deste princpio para gerar a forma da cpula, a angulao no caso do Museu de cerca de 58, como pode ser observado na Fig. 7.

Figura 7: Corte Esquemtico do arco gerador da cpula do Museu Nacional. Fonte: Casuarina Consult. LTDA.

Alm dessa reao existe tambm a tendncia de abertura na base dos arcos carregados. Isso gera reaes horizontais indesejadas nos apoios do arco. Essas reaes so foras horizontais inversamente proporcionais flecha do arco (Fig. 8), arcos abatidos tm fora horizontais maiores das bases do apoio que arcos menos abatidos, por isso a seo transversal nos arcos abatidos serem maiores que nos marcos de flechas maiores. A relao ideal entre flecha e vo mostrada na frmula abaixo:

1 f 1 10 L 5

(1)

Figura 8: Reaes horizontais na base do arco. Fonte: Rebello, 2000

Uma cpula, como visto, formada pela sucesso radial dos arcos, portanto se secionada por planos horizontais apresenta crculos denominados paralelos. Quando secionadas por planos verticais que passam pelo centro dos paralelos, apresenta os arcos meridianos que tm a mesma forma do arco que lhe deu origem, conforme a Fig. 9.

Figura 9: Paralelos e Meridianos. Fonte: Rebello, 2000

Os paralelos comportam-se como anis de travamento dos arcos dos meridianos e, por isso as cpulas apresentam um comportamento funicular para qualquer tipo de carregamento, exceto cargas pontuais. Isso se deve ao fato de os paralelos no permitirem livre deformao dos arcos meridianos. Com isso, para qualquer carregamento, exceto cargas concentradas, os arcos meridianos trabalharo sempre com foras de compresso, permitindo vencer grandes vos com cpulas de pequenas espessuras. A possibilidade de flambagem das paredes da cpula, devido a sua esbelteza, geralmente muito pequena graas sua dupla curvatura. A planta de formas da cobertura do Museu Nacional evidencia a presena da sucesso dos arcos paralelos, compondo a cpula (Fig. 10). Apesar do desempenho da cpula ser ideal apenas para cargas distribudas uniformemente, Oscar Niemeyer aplicou, no ltimo piso, um mezanino apoiado em tirantes fixados nos arcos da cobertura. Esta deciso gerou esforos pontuais bem definidos no conjunto, o que, por sua vez, geraram esforos de flexo na estrutura. Nesse caso, como a cpula no apresenta somente esforos de compresso, os esforos de flexo geram grandes esforos horizontais nos apoios causando uma tendncia da cpula aumentar de tamanho na base. Essa tendncia gera um efeito chamado de Perturbao de

Borda (Rebello, 2000). A perturbao de borda (Fig. 11) o aparecimento de momento fletor na borda da cpula, indicado por uma brusca mudana na curvatura, j que no h possibilidade de deslocamentos na base do arco.

Figura 10: Planta de Cobertura. Fonte: Casuarina Consultoria LTDA.

Figura 11: Perturbao de Borda. Fonte: REBELLO, 2000

Para combater esse fenmeno, Jos Carlos Sussekind se valeu de duas solues. Primeiro, como pode ser notado na foto da Fig. 12, ele utilizou um grande anel de compresso na base da cpula e, alm disso, tambm aumentou a espessura da cpula junto ao apoio,usando inclusive uma parede dupla nessa regio (Fig. 13).

Figura 12: Execuo das Fundaes e do Anel de Compresso na base da cpula. Fonte: VIA Engenharia.

Figura 13: Execuo da base da cpula parede dupla. Fonte: VIA Engenharia.

Outro grande desafio para o engenheiro Jos Carlos Sussekind foi a grande laje do pavimento de exposies, pois esta laje de 80 metros de dimetro no possui nenhum apoio central, deixando livre todo o dimetro do meridiano. Isto permite total liberdade para a instalao dos auditrios no pavimento inferior. Esse desafio apareceu no momento em que o arquiteto Oscar Niemeyer resolveu dobrar o tamanho da cpula, dobrando tambm o tamanho da laje. Este grande vo foi possvel graas ao conjunto de vigas radiais (Fig. 14) que, nas extremidades se apiam nos arcos da cpula e, no centro, comprimem um macio de concreto suspenso. Acima desse nvel est o mezanino, sustentado pelos tirantes na estrutura da prpria cpula. A laje desse mezanino possui uma forma orgnica, cheia de curvas e totalmente livre de pilares. A planta de formas do mezanino mostra o desenho das vigas, tambm sinuosas nessa laje, que permitiram a sustentao da forma curva desejada pelo arquiteto (Fig. 15). Na sequncia (Fig. 16) o corte mostra os tirantes que sustentam a laje do mezanino e o ponto de contato deles na estrutura da cpula. Essa estrutura teve que ser reforada nesses

pontos, como se v no detalhe (Fig.17).

Figura 14: Vigas Radiais do pavimento de exposies. Fonte VIA Engenharia.

Figura 15: Planta de Formas do Mezanino. Fonte: Casuarina Consultoria LTDA.

Figura 16: Corte Longitudinal. Fonte: Casuarina Consultoria LTDA.

Figura 17: Detalhes dos Tirantes. Fonte: Casuarina Consultoria LTDA.

Para o engenheiro Jos Carlos Sussekind essa soluo estrutural, encontrada ainda quando o projeto previa um segundo mezanino para o restaurante, foi um dos pontos mais importantes do projeto, pois pode evidenciar o grande plano livre do salo de exposies.
Conversamos e chegamos a uma tima soluo, que acho til registrar: vamos usar e reforar a cpula para, tambm, suportar as lajes do mezanino, do restaurante e do mirante, suspendendo-as (at a cpula) por intermdio de tirantes. Com isso o nvel principal (trreo) das exposies exibir um quase inacreditvel dimetro livre de 80 metros, assim criando um espao cuja amplitude espantar os visitantes. (Jos Carlos Sussekind, em Conversa de Amigos, Sussekind, J. Carlos e Niemeyer, Oscar, Ed. Revan, 2002, p.73).

Outro elemento que chama ateno na arquitetura do museu a rampa externa (rampa 3), que une o piso principal do salo de exposies com o mezanino. Essa rampa tem um balano de quase 20 metros que tambm necessitou de ateno especial do calculista, que achava ser esse seu nico desafio estrutural no projeto, isso antes do projeto ser modificado, quando este ainda previa uma cpula de apenas 40 metros, com lajes de, no mximo, 40 metros de vo. Essa rampa 3, que sai da cpula em curva, retornando mesma no andar superior, no possui nenhum apoio a no ser a prpria parede da cpula, no incio e no final da rampa. Ela se sustenta longitudinalmente com duas vigas de borda que variam de 1,25m a 1,85m de altura, dos quais 0,85m j servem como guarda corpo. Transversalmente ela se apia em uma seqncia de 11 vigas dispostas de forma radial ao longo do comprimento da rampa (Fig. 18 e 19).

Figura 18: Planta de Formas da Rampa 3. Fonte: Casuarina Consultoria LTDA.

Figura 19: Concretagem da Rampa 3. Fonte: VIA Engenharia.

4.2 Anlise Estrutural utilizando padres atuais de modelagem Com base nos dados levantados nos desenhos tcnicos da estrutura do Museu Nacional planta de formas, cortes, desenhos arquitetnicos, etc cedidos pela empresa Casuarina Consultoria LTDA e pela construtora VIA Engenharia, foi modelado, no programa SAP 2000, verso 11, o sistema estrutural do Museu Nacional. A Figura 20 mostra a montagem do sistema estrutural em estudo.

Figura 20: Montagem passo a passo do sistema estrutural do Museu Nacional. Programa SAP 2000.

Os valores utilizados no modelo em estudo foram tabulados na Tabela 1. Para essa anlise estrutural, qualitativa, foram consideradas apenas o peso prprio da estrutura. Para simplificar a leitura dos resultados foram desconsiderados no modelo as rampas 1 e 2, respectivamente a rampa de acesso ao Pavimento de Exposies e a rampa que liga esse pavimento ao mezanino.

Tabela 1: Dimenses da estrutura do Museu Nacional, levantadas para anlise estrutural.


ELEMENTO 1 - Parede Estrutural do Auditrio (subsolo) 2 - Anel de Compresso (trreo) 3.1 - Paredes 5 a 29 parte 1 (arcos meridianos cobertura) 3.2 - Paredes 5 a 29 parte 2 (arcos meridianos cobertura) 3.3 - Paredes 5 a 29 parte 3 (arcos meridianos cobertura) 4.1 - Vigas 7 a 30 parte 1 (arcos meridianos cobertura) 4.2 - Vigas 7 a 30 parte 2 (arcos meridianos cobertura) 4.3 - Vigas 7 a 30 parte 3 (arcos meridianos cobertura) 5 - Reforo 01 Exposio (anel paralelo cobertura) 6 - Reforo 02 Mezanino (anel paralelo cobertura) 7 - Viga 01 (anel paralelo cobertura) 8 - Viga 02 (anel paralelo cobertura) 9 - Viga 03 (anel paralelo cobertura) 10 - Viga 04 (anel paralelo cobertura) 11 - Viga 05 (anel paralelo cobertura) 12 - Viga 06 (anel paralelo cobertura) 13 - Vigas 31 a 54 (reforos cobertura) 14 - Viga 55 (reforo tirantes 9 e 3) 15 - Vigas 56 e 58 (reforos tirantes 7 e 6) 16 - Viga 57 (reforo tirante 7) 17 - Vigas 110 a 130 (radiais do pav. de exposies) 18 - Vigas 103 a 107 (circulares do pav. de exposies) 19 - Viga 108 (circular do pav. de exposies) 20 - Viga 109 (circular do pav. de exposies) 21 - Viga 134 (viga do elevador) 22 - Laje do pavimento de exposies 23 - Tirantes do Mezanino 24 - Vigas de borda do Mezanino 25 - Vigas de bordas do Mezanino (reforadas nos tirantes) 26 - Vigas internas do Mezanino 27 - Vigas internas do Mezanino (reforadas nos tirantes) 28 - Laje do Mezanino 29 - Vigas 23 e 24 parte 1 (Vigas de borda da rampa 3) 30 - Vigas 23 e 24 parte 2 (Vigas de borda da rampa 3) 31 - Vigas 23 e 24 parte 3 (Vigas de borda da rampa 3) 32 - Vigas 23 e 24 parte 4 (Vigas de borda da rampa 3) 33 - Vigas 25 e 35 (Vigas internas da rampa 3) 34 - Vigas 26 e 34 (Vigas internas da rampa 3) 35 - Vigas 27 e 33 (Vigas internas da rampa 3) 36 - Vigas 28 a 32 (Vigas internas da rampa 3) 37 - Laje da rampa 3 A (m) 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,20 0,20 0,25 0,25 0,25 0,60 0,60 0,25 0,25 0,60 0,60 0,25 0,60 0,20 0,50 0,20 0,20 0,10 D=0,40 0,25 0,50 0,25 0,50 0,24 0,22 0,20 0,20 0,40 0,20 0,20 0,20 B (m) 0,20 0,80 1,70 1,30 1,15 1,10 0,93 0,83 1,25 0,85 1,15 1,04 0,96 1,00 0,90 0,83 0,93 1,10 0,83 0,83 1,40 0,70 1,40 0,90 0,90 0,10 E=0,012 0,85 0,85 0,80 0,80 0,10 1,85 1,75 1,62 1,30 1,00 0,77 0,57 0,42 0,10 COR

Podemos observar no diagrama de Foras Normais das vigas, Figura 21, que os arcos meridianos da cobertura do Museu Nacional esto sob compresso, na cor vermelha. De acordo com os resultados obtidos atravs do programa SAP 2000, os valores variam de 264tf. na base dos arcos e aproximadamente 40tf. no topo da estrutura, no encontro dos arcos meridianos.

Figura 21: Diagrama de Foras Normais da cobertura do Museu Nacional. Programa SAP 2000.

O mesmo diagrama acima mostra as foras normais da rampa 3, externa estrutura da cpula. Notamos que na viga 23, viga de borda da rampa, mais prxima cpula os valores obtidos variam entre -790tf (trao, mostrada em amarelo) no ponto em que a viga se engasta estrutura da cpula na altura do Mezanino, e 718tf (compresso, mostrada em vermelho) no ponto oposto, onde a viga se une estrutura na altura do Pavimento de Exposies. J a viga 24, viga de borda externa da rampa, comporta-se de maneira oposta. No ponto onde esta se une ao Pavimento de Exposies, o diagrama mostra uma trao de cerca de -500tf., enquanto que no ponto onde esta se une ao Mezanino o valor que temos de 480tf. (compresso). Ainda analisando o diagrama de foras normais, com detalhe das reaes nos tirantes que suportam o mezanino (Figura 22), notamos que eles sofrem uma trao (amarelo) de 150tf.

Figura 22: Diagrama de Foras Normais dos tirantes do mezanino do Museu Nacional. Programa SAP 2000.

Com base nesses dados podemos verificar qual a rea de ao necessria para os tirantes, atravs da frmula baixo. (2) = F/A

Com = 2500Kgf/cm, com coeficiente de segurana de 40% e F=150tf, temos uma rea de 150cm. Esse resultado consistente com a dimenso adotada para o tirante em questo, um tubo de ao SAC-250, com 40cm de dimetro e 1,5cm de espessura (A=152cm). Analisando agora o diagrama de momento fletor, Figura 23, podemos observar uma concentrao de momento no encontro da rampa externa (rampa 3) com a estrutura da cpula, justamente nos pontos onde foram adicionados reforos na estrutura, com paredes de concreto paredes 15 e 16, no nvel de Exposies e 19 e 20, no nvel do Mezanino. Os valores observados so: 1580tf.m no encontro da viga 23 com a estrutura no pavimento de Exposio e 941tf.m no encontro da viga 24 com a estrutura no nvel do Mezanino.

Figura 23: Diagrama de Momento Fletor do Museu Nacional. Programa SAP 2000.

No diagrama abaixo (Figura 24), Diagrama de Deformaes, podemos observar que os deslocamentos da estrutura na cpula so muito pequenos 0,02cm nos arcos meridianos, na altura do encontro desses com a laje do Pavimento de exposies e 0,1cm no topo da estrutura, no encontro dos arcos meridianos.

Figura 24: Diagrama de Deformaes do Museu Nacional. Programa SAP 2000.

Em contraste com a estrutura equilibrada da cpula de cobertura do Museu Nacional, a rampa 3, que possui um balano de 20m para a parte externa da estrutura, apresenta um deslocamento mostrado no grfico de 10,4cm na direo z (vertical). Outro dado interessante observado nesse grfico o alongamento (l) dos tirantes que suportam o Mezanino. Calculando-se esse valor atravs da frmula abaixo para o tirante 7, onde P = 150.000Kg; l = 1622cm; E = 2.100.000Kg/cm e A = 152cm, temos um deslocamento de 0,76cm. No grfico mostrado acima, os deslocamentos dos tirantes 1 a 9 variam entre 0,4cm e 0,6cm. (3) l = P.l / E.A O Diagrama de Deformaes mostra tambm um deslocamento de 1,5cm no centro da laje do Pavimento de Exposies. Esse ponto o centro de um vo de 34,5 metros sobre o auditrio do pavimento trreo. Podemos notar com essas anlises que, assim como outros projetos de Oscar Niemeyer, o projeto do Museu Nacional Honestino Guimares, apesar de em um primeiro momento apresentar uma forma simples a cpula o arquiteto acrescentou caractersticas nicas, exigindo solues estruturais complexas, que no interferem no resultado da forma arquitetnica, e sim contribuem com ele. Isso s conseguido por meio de uma total sintonia entre o sistema estrutural adotado e o desenho arquitetnico pretendido, desde o incio do processo projetual. As verificaes atendem aos modelos previstos em norma que atualmente, j preveem a anlise de elementos finitos (Norma NBR 6118) como no exemplo os tirantes, observando os deslocamentos e esforos. O modelo numrico empregado, de elementos finitos para casca, do programa SAP 2000, consiste da teoria de casca de Mindlin que foi associado ao prtico espacial, gerando uma anlise completa da estrutura em 3D. Os resultados mostram que o modelo numrico empregado confirma a proposta inicial de estrutura sugerida pela equipe tcnica. 5 CONCLUSES

Oscar Niemeyer sempre mostrou em suas obras, inclusive no seu processo criativo, que a arquitetura e a estrutura nascem juntas, no so elementos distintos da construo. Apesar dessa estreita relao entre arquitetura e estrutura nos projetos de Niemeyer, o que se v na maioria dos casos entre arquitetos e engenheiros uma distncia muito grande. Arquitetos que projetam sem entender a estrutura que suportar a forma sugerida e engenheiros que no demonstram atrativo esttico em seus trabalhos. Os engenheiros que trabalharam com Niemeyer tambm exerceram um importante papel na formao do arquiteto, conseguindo solues estruturais inditas em diversas pocas para possibilitar a realizao da inventividade formal da arquitetura de Niemeyer. E, como o prprio arquiteto diz, Niemeyer teve a sorte de trabalhar com grandes nomes da engenharia nacional, como Emlio Baumgart, Bruno Contarini, Joaquim Cardozo e Jos Carlos Sussekind. Com eles o arquiteto pode levar ao mundo os avanos tecnolgicos que a construo civil nacional fazia, e ainda faz, por intermdio de sua arquitetura. A presena definidora do sistema estrutural continua acompanhando os trabalhos mais recentes de Oscar Niemeyer, que explora com muito mais simplicidade e experincia os limites e as possibilidades do concreto armado. O Museu Nacional, em Braslia, construdo

em 2006 um exemplo disso, com sua forma plstica definida diretamente por uma cpula. Alm da cpula, Niemeyer utilizou outros elementos estruturais para valorizar a arquitetura interna e externa do Museu Nacional, como a grande rampa em balano que une os dois pavimentos internos atravs de um passeio pela exuberante paisagem da explanada dos Ministrios. Internamente, tem-se um grande vo livre com 80 metros de dimetro conseguidos atravs da sustentao do mezanino por tirantes fixados na prpria cpula de cobertura. Com base em dados coletados junto contrutora responsvel pela obra, tivemos como descrever com preciso a estrutura do museu e assim pudemos analisar essa estrutura em vrios aspectos com o auxlio de ferramentas computacionais, como o programa SAP 2000, utilizado nesse estudo de caso. Por meio das anlises feitas no programa computacional, podemos destacar a funo estrutural de cada elemento que visualmente tem grande funo esttica. Essas anlises, tanto histricas quanto tcnicas de grandes obras de Oscar Niemeyer, e tambm da arquitetura nacional, contribuem para um entendimento da importncia do conhecimento tcnico e tecnolgico para a produo de uma arquitetura de boa qualidade e engenharia de alta tecnologia. REFERNCIAS Maciel, Fabiano; Sasha. Oscar Niemeyer, A Vida um Sopro. Documentrio. Europa Filmes, 2007. Rebello, Y. C. P. A Concepo Estrutural e a Arquitetura. Editora Zigurate, So Paulo, 2000. Serapio, Fernando. Museu Nacional Honestino Guimares, Braslia. Revista Projeto Design, edio 326 Abril de 2007. Sussekind, Jos Carlos; Niemeyer, Oscar. Conversa de Amigos: correspondncias entre Oscar Niemeyer e Jos Carlos Sussekind. Ed. Revan, Rio de Janeiro, 2002.

Вам также может понравиться