Вы находитесь на странице: 1из 2

Instituto Federal de Alagoas - Campus Macei Coord. Acadmica de Turismo e Hotelaria Disc.: Metodologia Cientfica/Metodologia da Pesquisa Prof.

Ari Denisson Atividade avaliativa parcial - estudo dirigido 1. Leia os textos abaixo e identifique o tipo de conhecimento que privilegiado neles, justificando sua afirmao com referncia ao texto que lemos sobre os diferentes saberes e com elementos dos trechos aqui analisados: a)
Tomando por base os conceitos definidos por Walker (Introduo hospitalidade, 2002) no que se refere palavra hospitalidade, que deriva do termo hospice (asilo, albergue), uma antiga palavra francesa que significa dar ajuda/abrigo aos viajantes, sabe-se no entanto que essa conotao de dar abrigo to antiga quanto a prpria origem da civilizao, j que as primeiras citaes originam-se no antigo costume de dividir o po com viajantes ou forasteiros que, na grande maioria, viajavam apenas para realizar escambos ou mudanas, como era de costume. O termo comeou a ter o sinnimo semelhante ao atualmente conhecido, a partir de 1443, com a abertura do conhecido Hotel Dieu Casa de Deus , fundado por Nicolas Rolin, chanceler da Borgonha que criou o estabelecimento como uma pequena casa de caridade. Desde o surgimento desse primeiro panorama, comearam a aparecer os estabelecimentos comerciais no estilo bed and breakfast, que eram apenas camas extras oferecidas por pessoas de baixo nvel econmico como forma de ter uma renda a mais, captada com a vinda de viajantes, por baixos preos ou troca de servios; ao mesmo tempo, surgiram tambm as estalagens independentes, muitas vezes construdas por proprietrios de terras afluentes.

b)
O povo de Deus precisa sempre agir como povo que busca a excelncia no servir, povo servo-cruzador-de-fronteiras com uma mensagem de salvao em obedincia a Deus o qual deseja que todos os homens sejam salvos (1 Tm 2.5). Povo que obedece ao Deus que convence o mundo do pecado da justia e do juzo (Jo 16.8). Alm disto, to verdade quanto a doutrina da chamada eficaz a doutrina da responsabilidade humana. Jonas decidiu desobedecer e tal deciso o fez sofreu e fazer os outros sofrerem as angstias do quase naufrgio. Ele foi o responsvel por todas as perdas materiais do navio e sofreu outras danosas consequncias por ter desobedecido a Deus. Destaco tambm como resposta responsvel a ao do povo ninivita que ao ouvir o juzo de Deus arrependeu-se em busca da misericrdia divina. Reconhecendo que a converso uma ao exclusiva e soberana de Deus, de imediato se deduz que a ao restauradora que uma igreja venha a produzir nas pessoas de uma cidade no o pronto resultado de mtodos ou aes que os seus membros venha utilizar. Jonas, no pode ser considerado um pregador que anunciou todos os desgnios de Deus. Sua mensagem foi truncada e enlatada para os seus ouvintes.

c)
[A]inda que se possa ter um argumento vlido no qual uma concluso verdadeira deduzida de uma ou duas premissas falsas, no se pode jamais explicar o porqu da concluso ser verdadeira por premissas falsas. Conhecer por que a concluso verdadeira exige conhecimento de premissas que sejam tambm verdadeiras. Portanto, como no se pode ter conhecimento (no sentido de saber que o caso) de uma concluso falsa, claro que os princpios pelos quais se tem conhecimento (no sentido de saber por que o caso a concluso) no podem ser falsos.

d)
Tem que meter bala mesmo! S que no adianta ir embora depois, e achar que tudo t resolvido. Esse o problema: "pacifica-se" a favela e s. Viram, alguns meses atrs os cariocas cheios de xenofobismo, reivindicado os royalties do petrleo? Depois todo mundo reclama do inchao das cidades... E quanto a essa conversa de educao, a maioria das crianas daqui do sudeste esto ou estiveram matriculadas em alguma escola. Se no levam a srio, xingam e desrespeitam o professor, no posso fazer nada. Tem professor, tem livro, tem giz e tem merenda. s aproveitar. Mas no. So bandidos porque acham bonito.

e)

Вам также может понравиться