Вы находитесь на странице: 1из 1

RelatrioReservado

Assinaturas - www.relatorioreservado.com.br. E-mail: atendimento@relatorioreservado.com.br. Tel: (0xx21) 2549-1173 / r: 30 Disponvel para os assinantes na internet.

Rio de Janeiro, 1 de maro de 2013 N 4.571

NEGCIOS & FINANAS

EDITADO POR INSIGHT ENGENHARIA DE COMUNICAO Editores: Claudio Fernandez . Alexandre Falco Redao: (0xx21) 2509-5399 / Fax (0xx21) 2516-1956 Assinaturas: www.relatorioreservado.com.br / (21) 2549-1173 / atendimento@relatorioreservado.com.br.

Lua de fel
A Petrobras Biocombustveis e a Tereos no esto falando a mesma lngua na Acar Guarani. Os franceses defendem a construo de usinas na frica e na Amrica Central. A estatal contra. Na sua viso, a Tereos quer dar uma de joo-sembrao. Por vias oblquas, estaria usando recursos pblicos, leia-se o capital aportado pela Petrobras, para financiar seu prprio crescimento em outros mercados. Procurada, a Tereos afirmou que "no comenta especulaes". A Petrobras no se pronunciou.

Seca americana garante liquidez da Dupont no Brasil


Parafraseando o ex-governador da Bahia Juracy Magalhes, o que ruim para os Estados Unidos timo para o Brasil. Que o digam os executivos da Dupont no pas. Por dever de ofcio, todos batem tambor pelo avesso, na expectativa de que a seca em algumas das principais regies produtoras de milho nos Estados Unidos perdure um pouco mais. Os efeitos da estiagem caram dos cus para a subsidiria, que tem aumentado substancialmente sua rentabilidade com o aumento das exportaes do produto para o mercado norte-americano. Ou seja: o que aridez para a Dupont nos Estados Unidos tornou-se um osis para a Dupont no Brasil. O cenrio ainda mais positivo pelo crescente uso do milho na fabricao de etanol nos Estados Unidos. Antes que algum pense que a apreciao da opera A chinesa Pallas International est desfilando pelas regies Nordeste e Centro-Oeste, onde tem se fartado de comprar terras. o brasileira um fenmeno passageiro, que se dissipar com a melhoria das condies climticas no lado de cima da Amrica, bom frisar que a Dupont decidiu acelerar seu programa de investimentos no pas. O Brasil visto hoje pelos norte-americanos como a sua mais bem costurada rede de segurana entre todas as operaes no exterior. Segundo fontes ligadas empresa, os investimentos nos prximos dois anos chegaro casa dos US$ 250 milhes, o maior do grupo fora dos Estados Unidos. A Pioneer, subsidiria da Dupont responsvel pela produo de sementes, vai tirar do arquivomorto a construo de sua quinta fbrica no Brasil, projeto que estava em hibernao com a crise financeira global. No momento, o estado de Tocantins lidera a disputa para receber o novo Os asiticos, no entanto, s vm no ltimo carro da escola. O abre-alas composto apenas por investidores nacionais, como forma de cumcomplexo industrial. O governo local j ofereceu um terreno, obras de infraestrutura e vantagens fiscais. S falta um cafun. A Pioneer j tem duas unidades processadoras de milho no Rio Grande do Sul e outras duas em Gois. Com a nova fbrica, ter capacidade para a produo de dez milhes de sacas do cereal por ano. A expectativa dos norte-americanos que seu market share no pas passe de 30% para quase 40% at 2015. De acordo com as mesmas fontes, os norte-americanos planejam tambm a aquisio de fabricantes de sementes no Brasil. No caso especfico do milho, a previso da empresa que o produto passe a representar 20% do faturamento no pas em dois anos, duplicando a atual fatia. Neste ano, o grupo dever ter uma receita superior a R$ 3,2 bilhes no Brasil. prir a legislao que restringe a participao de capital estrangeiro no setor. O objetivo dos chineses a produo de gros e biodiesel.

Tiros no escuro
Dilma Rousseff j orientou o ministro Edison Lobo a dinamitar a proposta do diretor-geral da Aneel, Nelson Hbner. Ele tem defendido a cassao das licenas das empresas de energia com mau desempenho operacional na esteira do novo modelo de renovao das concesses. O voluntarismo de Hbner est lhe custando alguns megawatts da simpatia que sempre teve junto ao Planalto.

MSC Cruzeiros
Segundo informaes filtradas junto prpria empresa, a MSC Cruzeiros estuda reduzir a frota utilizada no Brasil e cortar algumas cidades de seu roteiro, como Salvador. A deciso seria resultado da baixa rentabilidade e dos altos custos porturios no pas. Procurada pelo RR, a MSC negou as medidas.

Prejuzos grudam feito limo na Romi


Para os crticos poltica industrial do governo Dilma Rousseff, o desempenho da Romi um prato cheio e suculento. Tradicional fabricante de mquinas pesadas, a empresa tem refletido o baixo crescimento da economia real. Sinalizada ao mercado no fim do ano passado, a meta de retornar ao azul ainda neste trimestre est praticamente O governo Tarso Genro estaria passando a limpo todo o plano de investimentos da descartada. Neste e no prximo tambm. Segundo fontes ligadas companhia, a prpria famlia Romi j est conformada: mesmo aps a reestruturao feita ao longo de 2012, o lucro s dever voltar a dar o ar da graa no segundo semestre deste ano. Nos dois primeiros meses do ano, a Romi no conseguiu conter a queda de receita e das margens CEEE para 2013, com foco, sobretudo, na rea de transmisso. O motivo? Adivinho! de lucro, que se intensificou na segunda metade do ano passado. Ressalte-se que o perodo de ajustes ainda no terminou. Nos prximos meses, a Romi vai desativar suas atividades industriais na Itlia. As fbricas de Grugliasco e Pont Canavese tornaram-se uma linha de montagem de prejuzos. Procurada, a Romi no retornou. mais uma empresa que paga o nus pela reduo das tarifas de energia.

Casa portuguesa
O grupo Pestana procura parceiros para construir um resort no Nordeste. J teria batido na porta da Funcef.

Celesc
A Celesc est embrulhando em um s pacote uma srie de ativos, sobretudo imveis, que sero vendidos nos prximos meses.

Copyright Relatrio Reservado - Negcios & Finanas. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo deste jornal em qualquer meio de comunicao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita. As informaes publicadas neste veculo no exprimem declaraes oficiais das empresas e personagens citados, exceo de circunstanciais afirmaes de carter formal, identificadas pela divulgao entre aspas.

Вам также может понравиться