Вы находитесь на странице: 1из 4

BANCO CENTRAL DO BRASIL

Concurso Pblico para provimento de cargo de

Tcnico

Nome: No de inscrio: No do documento:

AVA L I A O D O P R O G R A M A D E C A PA C I TA O Prova INSTRUES


Verifique se este caderno: - contm 30 questes, numeradas de 1 a 30. Caso contrrio, reclame ao aplicador da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMAresposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHADE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: procurar, na FOLHADE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. marcar essa letra na FOLHADE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Adurao da prova de 2 (duas) horas. Voc dever responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Ao trmino da prova devolva este caderno ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados. FUNDAO CARLOS CHAGAS Maio/2006

www.pciconcursos.com.br

22/05/06 - 11:06

1.

Colocarei na poupana metade do meu salrio para daqui a um ano comprar uma passagem para minha sogra ir para o Iraque. A afirmao acima est relacionada com a moeda na funo de: (A) (B) (C) (D) (E) Intermediria de trocas. Unidade de conta ou valor. Reserva de valor. Padro de pagamentos diferidos. Liberatria de dvidas.

5.

Sobre o Banco Central do Brasil (Bacen), INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) No Sistema de Metas para a Inflao, o presidente do Bacen fixa a meta de inflao. A Emisso Monetria no Brasil feita exclusivamente pelo Bacen. O Bacen tem o direito de propriedade sobre a imagem das cdulas e moedas brasileiras. A atividade de fiscalizao, no Bacen, desenvolve-se de modo direto e indireto. Como banqueiro do governo, o Bacen administra as reservas internacionais.

_________________________________________________________

2.

Quanto evoluo da moeda, INCORRETO afirmar: (A) A justaposio do valor de uso e do valor de troca das mercadorias de aceitao geral comprometia o seu papel como instrumento de troca. Ao contrrio do papel-moeda, a moeda-papel no tem lastro. A seleo de alguns metais para a funo de moeda se deu em decorrncia de sua durabilidade. A moeda cunhada surgiu da necessidade de padronizao e de certificao. Verificou-se, ao longo dos sculos, um processo de desmaterializao gradativa da moeda (perda de importncia do material que a constitui).

_________________________________________________________

6.

Na primeira etapa da Fase de Planejamento de elaborao de um Documento de Inteligncia deve-se considerar os fatores de planejamento: (A) (B) (C) (D) (E) anlise de dados, usurio, finalidade, faixa de tempo e prioridade. assunto, faixa de tempo, finalidade, prioridade e usurio. coleta de informaes, assunto, prioridade e dados conhecidos. anlise de dados, finalidade, usurio, faixa de tempo e aspectos gerais. assunto, coleta de informaes, prioridade e dados

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________ sabidos. _________________________________________________________

3.

Pode-se citar, como fator que pode acelerar o uso da moeda eletrnica, (A) (B) (C) (D) (E) a impossibilidade de fraude eletrnica e de clonagem. a preferncia pela privacidade. os limites de carga de valores. a facilidade para as transaes diretas entre pessoas. o crescimento de sistemas fechados de aceitao.

7.

Atualmente, alm do embasamento tradicional dos operadores de segurana defesa, tiro, socorros de urgncia, legislao, etc , novas modalidades de conhecimento precisam ser agregados. Entre elas, destaca-se (A) (B) (C) (D) (E) utilizar tcnicas de proteo coletiva. utilizar tcnicas de dissimulao. o uso de equipamentos de proteo coletiva. coletar e relatar indcios de ameaas. utilizar tcnicas preventivas.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

8.

4.

Sobre o Banco Central do Brasil (Bacen), correto afirmar: (A) O Proer tornou menos abrangente e mais onerosa a maneira como o Bacen atuava na ocorrncia de uma crise bancria. Os depsitos voluntrios dos bancos esto no Bacen desde sua criao. Pela Lei da Responsabilidade Fiscal, o Bacen passou a ser obrigado a emitir ttulos prprios para executar a poltica Monetria. As operaes de redesconto so concedidas a exclusivo critrio do Bacen, por solicitao da instituio financeira interessada. O Fundo Garantidor de Crdito proibido de adquirir crditos de instituies.

A utilizao do prprio veculo como meio de defesa contra agresses, atentados ou bloqueios conhecida como (A) (B) (C) (D) (E) Direo Preventiva. Direo Defensiva. Direo Ofensiva. Ao Surpresa. Ao de choque.

(B)

_________________________________________________________

9.

So medidas de segurana de rea e instalaes: (A) (B) (C) (D) (E) demarcao de rea e implantao de barreiras. controle de acesso e dissimulao. elaborar plano de defesa e manter sigilo. controle de acesso e de servio de preveno. implantao de barreiras e de sistema de monitoramento. BCENT105-Tecnico-2a Etapa

(C)

(D)

(E) 2

www.pciconcursos.com.br

22/05/06 - 11:06

10.

O ato de convencer ou persuadir uma pessoa, no pertencente ao rgo de Inteligncia, a trabalhar em beneficio deste o (A) (B) (C) (D) (E) Recrutamento Especial. Comprometimento. Recrutamento de Agente. Recrutamento de Colaborao. Recrutamento Operacional.

17.

A principal preocupao de uma Operao de Entrada e que dificulta a obteno de indcio de espionagem deve ser (A) (B) (C) (D) (E) a eficincia. a eficcia. a segurana. no deixar vestgios. o controle.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

11.

Um espio empresarial pode convencer uma pessoa, dentro de uma organizao, a trabalhar em benefcio de outra entidade. A seqncia de aes desse convencimento : (A) (B) (C) (D) (E) abordagem, recrutamento, investigao e utilizao. assinalao, treinamento, abordagem e dispensa. aproximao, seleo, utilizao e dispensa. recrutamento, treinamento, utilizao e dispensa. recrutamento, aproximao, seleo e abordagem.

18.

Um funcionrio detentor de conhecimentos empresariais privilegiados deve ter conscincia de que deve adotar medidas no sentido de (A) (B) nunca comentar, com ningum, nada a respeito dos dados dos quais dispe. desenvolver conduta de proteo, considerando que poder ser um alvo permanente de aes de espionagem. dissimular, procurando demonstrar que no sabe de nada. no comentar esses assuntos. guard-los em cofre forte.

_________________________________________________________

12.

Os espies corporativos utilizam um conjunto de tcnicas especficas para aes de busca de dados, as quais so denominadas Tcnicas (A) (B) (C) (D) (E) Operacionais. de Ao. Especiais. Evasivas. Operativas.

(C) (D) (E) 19.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

13.

A melhor maneira de diminuir a ocorrncia de vazamento de informao sensvel aquela em que o funcionrio esteja (A) (B) (C) (D) (E) bem remunerado. comprometido com a organizao. satisfeito com o trabalho. satisfeito com os aspectos sociais da empresa. sem problemas externos organizao.

A condio indispensvel, inerente ao exerccio da funo, para que um funcionrio, com credencial de segurana adequada, tenha acesso a informaes sigilosas, de acordo com suas atribuies, conhecida por (A) (B) (C) (D) (E) vazamento. comprometimento. necessidade de conhecer. treinamento. assinalao.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

20.

14.

A conversao mantida com propsitos definidos, planejada e controlada por um dos interlocutores, constituindose em uma Tcnica Operacional, denominada (A) (B) (C) (D) (E) comprometimento. dilogo direcionado. recrutamento. extrao de informes. entrevista.

O conjunto de medidas capazes de gerar um estado no qual os objetivos vitais de uma organizao estejam preservados de interferncias e perturbaes conhecido como Segurana (A) (B) (C) (D) (E) Patrimonial. Fsica. Orgnica. de Dignitrios. Ativa.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

15.

Ao de espionagem pode ocorrer em (A) (B) (C) (D) (E) reparties pblicas, apenas. reparties com funcionrios desatenciosos, apenas. quaisquer locais. reparties empresariais, apenas. locais onde existem informaes sensveis, apenas.

21.

A implementao de um Plano Integrado de Segurana Orgnica, em uma organizao, deve operacionalizar as medidas de proteo a: (A) (B) (C) dignitrios; pessoal; TI e comunicaes; e reas. veculos; documentao; rea; e instalaes. pessoal; documentao e material; TI e comunicaes; reas e instalaes. pessoal; rea e instalaes; TI e comunicao; e dignitrios. combate incndios; TI e comunicaes; e logstica. 3

_________________________________________________________

16.

Evidncias de que diretores da empresa estejam sob vigilncia indicam possibilidade de (A) (B) (C) (D) (E) aproximao. abordagem. vazamento. assinalao. espionagem.

(D)

(E)

BCENT105-Tecnico-2a Etapa

www.pciconcursos.com.br

22/05/06 - 11:06

22.

Os alvos mais comuns de apropriao indevida por agentes adversos so (A) (B) (C) (D) (E) documentos e materiais. pessoal e material. material e comunicaes. documentos e TI. materiais e instalaes.

27.

Quando se intenta reduzir o potencial de risco de uma determinada tarefa ou trabalho deve-se elaborar (A) (B) (C) (D) (E) as Rotinas de Segurana. os Procedimentos Padro. os Procedimentos de Rotina. as Normas de Ao. as Normas de Segurana.

_________________________________________________________

23.

O ramo Contra-inteligncia tem como escopo (A) (B) (C) (D) (E) realizar segurana. proteger de pessoas. salvaguardar instalaes. contra-atacar a Inteligncia adversa. salvaguardar informaes face ao de agentes adversos.

_________________________________________________________

28.

Quando agressores procuram desmoralizar, seqestrar, ferir ou matar um dignatrio que objeto da proteo, de forma inusitada e com emprego de armamentos, tem-se (A) (B) (C) (D) (E) um incidente. uma emergncia. um atentado. um sinistro. uma crise.

_________________________________________________________

24.

Qualquer observao, fato, relato ou documento que possa contribuir para o entendimento de determinado assunto, depois de submetido avaliao, denominado (A) (B) (C) (D) (E) Dado. Informe. Informao. Dado confirmado. Apreciao.

_________________________________________________________

29.

Aes de busca de dados, informaes ou conhecimentos que se encontrem sob algum tipo de proteo, com uso de meios ilegais, em benefcio de um Estado, Organizao ou indivduo so denominadas (A) (B) (C) (D) (E) coleta. invaso. busca. espionagem. recrutamento.

_________________________________________________________

25.

Quando ocorre a divulgao no autorizada de informao sensvel existe (A) (B) (C) (D) (E) um acesso. um recrutamento. um cookie. um vazamento. 30. uma compartimentao.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Conjunto de medidas de segurana voltado para os locais onde so elaborados ou manuseados conhecimentos sigilosos, com a finalidade de salvaguard-los. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) Segurana de rea. Vigilncia Local. Demarcao Fixa. Demarcao Ativa. Demarcao Velada. BCENT105-Tecnico-2a Etapa

26.

Os graus de sigilo da Credencial de Segurana so: (A) (B) (C) (D) (E) secreto, confidencial, reservado e ostensivo. ultra-secreto, secreto, confidencial e reservado. ultra-restritivo, secreto, confidencial e ostensivo. ultra-restritivo, secreto, confidencial e reservado. ultra-secreto, secreto, confidencial e ostensivo.

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться