Вы находитесь на странице: 1из 5

COERNCIA CARDACA

Criar o Seu Melhor! e-book


A Coerncia Cardaca um processo sistmico de equilbrio mental, emocional, fsico e espiritual e de ordenao e harmonia interactiva entre os vrios sistemas fisiolgicos. Por outras palavras, a Coerncia Cardaca um estado de sincronia e de ressonncia consigo mesmo e com o Todo.
TEXTO: Marta Bicho 2012

O Corao o rgo motor do corpo. A sua funo, pelo menos nos ltimos trs sculos tem sido definida apenas como um msculo encarregado de bombear o sangue por todo o organismo. Mas, por outro lado, historicamente, em quase todas as culturas no mundo foi atribudo a este mesmo rgo corao - um papel multifacetado, sendo considerado como uma fonte de sabedoria e de discernimento espiritual e emocional. Segundo vrios estudos cientficos realizados nos ltimos anos muitas das associaes ao papel do corao so mais do que metforas. Estes desenvolvimentos tm levado a cincia, mais uma vez, a expandir a compreenso do corao e o seu papel no equilbrio do sistema humano. Num novo campo de pesquisa, cientistas neurocardiologistas, tais como John e Beatrice Lacey, descobriram que o corao possui um sistema nervoso prprio uma rede de nervos que funciona de forma sofisticada e onde esto distribudas as memrias. A esta rede de nervos deram o nome de corao crebro.

O corao comunica com o crebro e com o corpo de 4 formas:


Comunicao biofsica (onda de pulso) Comunicao neurolgica (sistema nervoso) Comunicao bioqumica (hormonas) Comunicao energtica (campos electromagnticos)

Contendo mais de 40.000 neurnios, este corao crebro permite ao corao a aptido para, independentemente, tomar conscincia do seu interior e exterior, processar informao e tomar decises. Na essncia, o corao possui um sistema inteligente, que equilibra os aspectos mentais, emocionais, fsicos e espirituais.

www.insoul.com.pt | info@insoul.com.pt | 21 441 13 73 | 93 842 15 43

MAS, COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA INTELIGENTE?


Este sistema inteligente cardaco l-se com base nos sinais da actividade rtmica do corao, e que so resultado das emoes geradas, quer estas sejam positivas ou negativas. Isto , conforme a resposta por parte da actividade rtmica do corao, possvel determinar a qualidade da experincia emocional humana e consequentemente o equilbrio e a sade do indivduo. Ao equilbrio dos sinais gerados pela actividade rtmica do corao foi chamado de Coerncia Cardaca. Assim, quando um indivduo sente emoes positivas, tais como apreciao, amor, gratido (entre outros) promove ritmos cardacos coerentes e quando sente emoes negativas, tais como de frustrao, zanga (entre outros) origina ritmos cardacos incoerentes.

Um estado de Coerncia Cardaca permite transformar e reduzir significativamente sensaes de stress, ansiedade, depresso, zanga, raiva, dificuldades em dormir e fadiga.
Figura 1: Ritmos cardacos de emoes positivas Figura 2: Ritmos cardacos em situao de stress

ENTO, O QUE A COERNCIA CARDACA?


A Coerncia Cardaca um processo sistmico de equilbrio mental, emocional, fsico e espiritual e de ordenao e harmonia interactiva entre os vrios sistemas fisiolgicos. Por outras palavras, a Coerncia Cardaca um estado de sincronia e de ressonncia consigo mesmo e com o Todo. Atravs de exerccios e tcnicas orientadas e personalizadas, permite a cada indivduo estabelecer um estado harmonioso e de equilbrio onde o corao, mente, corpo e

QUAIS OS BENEFCIOS EFECTIVOS DA COERNCIA CARDACA?


Um estado de Coerncia Cardaca permite transformar e reduzir significativamente sensaes de stress, ansiedade, depresso, zanga, raiva, dificuldades em dormir e fadiga. Este mesmo estado permitir gerar e aumentar as atitudes emocionais positivas e benficas que enviam mensagens positivas para o crebro, melhoria da sade, bem-estar, funes cerebrais e equilbrio hormonal e reforo da performance.

- Reduo de Stress e Ansiedade


Estudos tm demonstrado que mudar de um estado de dessincronizao para a coerncia uma estratgia efectiva e eficaz de reduzir e transformar o stress e a ansiedade gerada. Quando se est perante uma situao de stress, a transformao psico-fisiolgica para um estado coerente previne e minimiza a resposta normal do corpo ao stress e ansiedade e as suas repercusses negativas no crebro e no corpo. Nestas situaes tambm facilitado um aumento das faculdades cognitivas e regulao dos estados emocionais, que so muitas vezes comprometidos durante estados emocionais negativos e de stress.

www.insoul.com.pt | info@insoul.com.pt | 21 441 13 73 | 93 842 15 43

- Reduo de Estados Depressivos, Zanga e Raiva


O estado de coerncia cardaca um estado ptimo da funo do corao, e que est directamente associado ao processo de fluidez com a vida. Ao ser permitido ao indivduo experimentar momentos mais fluidos na sua vida e mais positivos no seu interior, este sentir-se- em maior equilbrio e consequentemente ser visvel uma reduo progressiva e significativa de estados depressivos interiores e tambm de emoes negativas, tais como zanga ou raiva.

- Reduo de fadiga e dificuldades em dormir


Os exerccios e tcnicas orientadas para criar um estado de coerncia comprovaram serem altamente eficientes em auxiliar a atenuar a fadiga e a renovar a energia e vitalidade, pois h uma melhor gesto dos gastos de energia mentais e emocionais (pensamentos, emoes, atitudes), que tanto desgastam um indivduo ao final de cada dia e ao longo dos anos. Neste mesmo sentido, uma calmia e reorganizao coerente do estado psico-fisiolgico previne a desorganizao que impossibilita um indivduo de obter uma boa noite de descanso e da recuperao das suas energias.

- Atitudes emocionais positivas


Um estado coerente auxilia a desenvolver um discernimento intuitivo para melhor gesto de como renovar a energia vital. E quanto maior for a qualidade do estado interior vital, mais atitudes emocionais positivas sero geradas no dia-a-dia.

- Melhoria da Sade, Bem-Estar, Funes cerebrais e Equilbrio hormonal


Coerncia um estado que estimula e suporta o processo natural regenerativo do corpo. Porque o sistema corporal funciona de forma mais eficiente atravs da activao e permanncia de um estado de coerncia, gerada quantidade de energia suficiente, que permite um aumento da sade e bem-estar. H tambm uma melhoria significativa em factores de risco para a sade, tais como, colestrol, triglicridos e presso arterial alta. E, como mais coerncia significa melhor coordenao entre todos os sistemas e funes corporais h ainda uma resposta positiva na relao corao mente e no equilbrio hormonal e sistema imunitrio.

- Reforo da performance
Manter o corpo num estado funcional ptimo o mesmo que gerar melhores resultados. Se o corpo est em sintonia e todos os seus sistemas internos equilibrados haver uma melhor resposta a estmulos e exigncias externas, tais como: maior foco e ateno, melhor coordenao do reflexo e do tempo de reaco, melhoria da capacidade de memria e de relao entre informaes, que permitir o desenvolvimento da criatividade e inovao.

www.insoul.com.pt | info@insoul.com.pt | 21 441 13 73 | 93 842 15 43

Incoerncia

Coerncia

na transformao interna para um estado coerente que possvel a criao de padres saudveis fisiolgicos, mentais, emocionais, cognitivos e comportamentais, que estabelecem Sade, Bem-estar, Performance e Felicidade e que permitem um aumento significativo da Qualidade de vida.
BIBLIOGRAFIA Rollin McCraty, Science of the Heart, Exploring the role of the heart human performance, Heartmath research center, Institute of HeartMath

Rollin McCraty, Mike Atkinson, Dana Tomasino e Raymod Trevor Bradley, The Coherent Heart, Heartmath research center, Institute of HeartMath Rollin McCraty, Doc Childre (2010), Coherence: Bringing Personal, Social and Global health, Alternative therapies, 16, 4, 10-24.

MARTA BICHO
martabicho@insoul.com.pt

Gestora Consultora Formadora em Desenvolvimento da Felicidade Integral

www.insoul.com.pt | info@insoul.com.pt | 21 441 13 73 | 93 842 15 43

www.insoul.com.pt info@insoul.com.pt 21 441 13 73 | 93 842 15 43 Rua Melvin Jones, n1 Loja 1A, Nova Oeiras
inSoul - 2012 - Maria Julia Nunes Todos os direitos reservados

Вам также может понравиться