Вы находитесь на странице: 1из 2

Balsas, 14/02/13

Direito Constitucional Positivo

UNIO Unio a pessoa jurdica de Direito Pblico com carter dplice: Direito Pblico Interno, pois representa o Governo Federal na relao com os estados membros, municpios e territrios (caso fossem criados). Unio faz parte do Poder Executivo. ART.20, CF: O que faz parte da Unio. ESTADOS O Pas e os Estados possuem Constituio, os municpios possuem Lei Orgnica. O estado membro a pessoa jurdica de direito interno dotada de autonomia legislativa, governamental de fiscalizao de arrecadao de impostos. Criao Constituio Federal: Poder Originrio Criao Constituio Federal Estado: Poder Derivado Uma das caractersticas dos estados o exerccio do poder decorrente, isto , o poder de elaborar sua prpria Constituio. CARACTERISTICAS DO ESTADO Autogoverno, autonomia tributria e financeira, autoadministrao, normatizao prpria e possibilidade de criar regies metropolitanas. ART.27 PODER LEGISLATIVO ART. 28 PODER EXECUTIVO ART. 125 PODER JUDICIRIO Autonomia tributria e financeira dos estados ART. 155, III, CF.

PESQUISA O que so impostos: Imposto uma quantia em dinheiro paga para o Estado brasileiro e aos estados e municpios por pessoas fsicas e jurdicas. um tributo que serve para custear parte das despesas de administrao e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura (estradas, portos, aeroportos, etc.) e servios essenciais populao, como sade, segurana e educao. O que so taxas:

Taxa a cobrana que a administrao faz em troca de algum servio pblico. Neste caso, h um destino certo para a aplicao do dinheiro. Diferentemente do imposto, a taxa no possui uma base de clculo e seu valor depende do servio prestado. Como exemplos, esto a taxa de iluminao pblica e de limpeza pblica, institudas pelos municpios. O que contribuio Contribuio pode ser especial ou de melhoria. A primeira possui uma destinao especfica para um determinado grupo ou atividade, como a do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A segunda se refere a algum projeto/obra de melhoria que pode resultar em algum benefcio ao cidado.

a. Autoadministrao Os Estados tm competncias legislativas e no legislativas prprias (art. 25 1 da CF). b. Normatizao Prpria ou Auto-organizao Os Estados organizam-se e regem-se pelas constituies e leis que adotarem, observados os princpios da Constituio Federal (art. 25 da CF). c. Possibilidade de criar regies metropolitanas No Brasil, a Constituio Federal de 1988 deixa a cargo dos estados a instituio de Regies Metropolitanas que seriam "constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum". Assim, facultado aos a criao de regies metropolitanas, atravs de leis complementares, para gerir os recursos econmicos e sociais do estado. De modo geral, as regies metropolitanas constituem um aglomerado de municpios que tem por objetivo realizar tarefas pblicas que exigem a cooperao entre os municpios, como os servios de saneamento bsico e de transporte coletivo, legitimando, em termos poltico-institucionais, sua existncia.

Вам также может понравиться