Вы находитесь на странице: 1из 4

SP 29/12/78

NT 029/78

Por um Regulamentao de carga e descarga


Eng. Jos Ernesto Lima Gonalves

Em estudos de regulamentao de carga e descarga um dos pontos bsicos a serem considerados do abastecimento dos estabelecimentos comerciais da regio. Tal regulamentao deve, alm dos outros objetivos a que se prope, ordenar e racionalizar as operaes de carga e descarga. Esse tipo de operao exige, em geral, a parada de veculos de transporte junto ao meio fio, para a movimentao das mercadorias. Dessa Forma temos, inicialmente, duas situaes bsicas: Uma vez que o estacionamento junto ao meio fio proibido faz-se necessria uma previso para a carga e descarga. Apesar do artigo 17 do regulamento do Cdigo Nacional de Trnsito prever a possibilidade de paradas de veculos de carga onde o estacionamento proibido, necessrio dispor de uma regulamentao mais especfica, para orientao do motorista e fiscalizao do trnsito. Com a liberao do estacionamento junto ao meio fio necessrio organizar as paradas dos veculos que efetuam carga e descarga no local. Devido necessidade de tal tipo de regulamentao so feitos vrios estudos e a sinalizao implantada em locais especficos. Como razovel supor, so tratados, primeiramente, os locais que apresentam problemas mais srios de fluidez e de abastecimento. Observa-se tambm que com o passar do tempo, outras vias vo sendo regulamentadas, expandindo-se a rea da cidade sujeita regulamentao de carga e descarga. Geralmente, a rea tratada passa a constituir um emaranhado de vias com regulamentao heterognea ( do ponto de vista de carga e descarga), resultante da justaposio de diferentes solues, adotadas sem uma diretriz. Definio de uma Diretriz Com relao regulamentao de carga e descarga deve ser definida a adotada uma diretriz geral, para que se possa: Preparar estudos de regulamentao que sejam homogneos e compatveis entre si, mesmo que as reas tratadas em cada um deles sejam pouco extensas; Divulgar aos interessados, principalmente aos comerciantes e transportadores, as caractersticas gerais do esquema de operao do abastecimento; Apresentar sugestes compatveis com um eventual plano diretor do desenvolvimento urbano da cidade; Contar com sinalizao homognea em todos os locais da cidade onde for feita regulamentao de carga e descarga; e Orientar de maneira efetiva os elementos da fiscalizao de trnsito, evitando-se dvidas quanto interpretao.

So duas as filosofias bsicas para o tratamento do problema de carga e descarga nos centros urbanos:

A abordagem geogrfica, na qual a cidade dividida em reas com diferentes graus de restries, dependendo, geralmente, do uso do solo e da proximidade da rea central. Um caso bastante freqente aquele em que se determinam crculos concntricos, centrados no CBD (Central Business District - Regio Central de Comrcio), que definem regies com diferentes tipos de regulamentao. A abordagem dos elementos de sistema virio. Esses elementos so classificados em categorias relevantes do ponto de vista de carga e descarga. Cada categoria passa a ter, ento, uma regulamentao bsica capaz de ser adaptada s circunstncias peculiares dos vrios elementos.

A primeira abordagem tem a vantagem da simplicidade, o que facilita a sua adoo e divulgao. Essa simplicidade, no entanto, pode se constituir em ponto fraco, j que no se pode esperar que as vias, praas e demais logradouros sejam semelhantes do ponto de vista de carga e descarga, somente pelo fato de pertencerem a uma mesma rea geogrfica. O mais freqente, alis, que acontea o contrrio. A segunda abordagem, apesar de sensivelmente mais complexa, mais flexvel, adequando-se melhor s necessidades. Qualquer que seja a abordagem adotada dever gerar dois nveis de trabalho na tarefa de ordenar o esforo de regulamentao: Regulamentao bsica de carter geral, orientadora e definidora das alternativas disponveis para o tratamento do problema; e Normas e diretrizes de projeto, estabelecidas de acordo com a regulamentao bsica, detalhando os casos que provavelmente sero encontrados. A escolha e elaborao de uma regulamentao bsica adequada permite dar melhores solues aos problemas de abastecimento dos centros urbanos, mas so as normas e as diretrizes de projeto, cuidadosamente estabelecidas, que permitem a elaborao de projetos uniformes e homogneos de sinalizao para os diversos casos prticos. Deve-se salientar que as duas caractersticas uniformidade e homogeneidade - so fundamentais para a prtica de um esquema, como este que se prope, de regulamentao das operaes de trnsito, para abastecimento. A uniformidade do tratamento aplicada, especialmente na sinalizao, que a interface mais direta entre o sistema de carga e descarga e os seus usurios: o motorista e o comerciante. Como sempre, mensagens uniformes e padronizadas levam mais facilmente a um comportamento uniforme. A homogeneidade de tratamento evita conflitos de regulamentao, estabelecendo normas semelhantes para regies com mesmas caractersticas. Tanto os motoristas como os comerciantes conseguem, assim, apresentar comportamento mais uniforme e adequado, conforme o estabelecido na regulamentao. Tcnicas Entre as tcnicas usualmente disponveis para a regulamentao das operaes de carga e descarga junto ao meio fio temos: Regulamentao da durao da parada; Regulamentao do perodo do dia em que as paradas so permitidas; Limitao do tamanho e capacidade dos veculos de carga; e Determinao sobre de que lado da rua a parada deve ser efetuada. Apesar de ser a mais interessante para as operaes de carga e descarga, por garantir rotatividades e plena utilizao das vagas disponveis, a primeira alternativa de difcil fiscalizao, principalmente em reas extensas. Alm disso ela no leva em conta a grande variao observada na

durao das operaes de movimentao de diferentes mercadorias. Principalmente por estas razes, a segunda alternativa a mais usada. A limitao de tamanho e capacidade de carga dos veculos decorre da necessidade de se manter a capacidade mnima das vias, de forma a garantir ndices mnimos de fluidez. Do mesmo modo como acontece com todas as outras alternativas, os valores numricos especficos a serem adotados dependem das caractersticas da via, dos veculos empregados e do trnsito no local. Deve-se salientar que, freqentemente, as alternativas apresentadas so empregadas em conjunto, determinando-se a melhor combinao para cada caso. Casos Especiais Apesar da necessidade de abastecimento ao longo de toda a zona urbana, existem reas em que os problemas se concentram de forma especial, requerendo um tratamento diferenciado. Dentre os vrios tipos de reas, veremos trs, que podem ser consideradas como as mais significativas: 1 - rea com grande concentrao de terminais de carga e de entrepostos. As caractersticas importantes do trfego nestas reas so: O grande tamanho dos veculos; As paradas demoradas, As manobras para entrada e sada dos armazns; e O grande nmero de veculos de carga em relao ao nmero de carros de passeio. A regulamentao de carga e descarga para estes locais deve, portanto, garantir a rotatividade no uso das vagas disponveis, dando prioridade aos veculos de carga. 2 - reas de pedestre As restries de trfego adotadas na criao de reas reservadas aos pedestres levam necessidade de se estabelecer um esquema de abastecimento que evite o colapso das atividades comerciais e de negcios. As solues freqentemente adotadas incluem horrios limitados para acesso dos veculos de carga, estacionamento para carga e descarga na periferia da rea e limitao da capacidade de carga dos veculos que nela podem trafegar. 3 - Faixas exclusivas para transporte coletivo Como, normalmente, o trfego e as paradas de veculos, que no os de transporte de passageiros, so proibidas ao longo das faixas exclusivas deve-se prever um esquema de carga e descarga que pode incluir: Estacionamento regulamentado junto ao lado oposto da rua, no caso de via de sentido nico de circulao; Espao para carga e descarga nas vias transversais, no caso de via com pista dupla ou de duplo sentido; Horrio de liberao das operaes de carga e descarga sobre a prpria faixa exclusiva; Liberao seletiva de parada na faixa exclusiva, para produtos perecveis ou valores; Criao de baias para as operaes de carga; e Descarga junto calada.

--------Eng. Jos Ernesto Lima Gonalves

Diviso de Engenharia de Campo - DEC 3

Вам также может понравиться