Вы находитесь на странице: 1из 23

Realizao: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAO EQUIPE DE DOCUMENTAO

MANUAL PAF VERSO 15.1

www.casamagalhaes.com.br

Apresentao SysPDV
O SysPDV (Sistema de Ponto de Venda) um software de gesto de loja, focado no comrcio varejista. Atende a vrios segmentos do varejo, como: Supermercados, panificadoras, construo, livrarias e lojas de shopping. SysPDV PDV est na frente de loja, realizando as vendas com ECF. PDV: O PDV possui comandos chamados funes, atravs destas funes possvel realizas as transaes de frente de loja. A partir da tecla F1 so listadas as funes, porm, para que seja possvel a sua visualizao, necessrio realizar uma atualizao no SysPDV PDV atravs do recebimento de carga enviada pelo sistema de retaguarda SysPDV Server.

www.casamagalhaes.com.br

Configurao do Servidor de Banco e Carga 590/


A funcionalidade de configurao tanto banco de dados que o PDV ir consultar informaes bem como o servidor de carga o qual enviar as cargas de atualizao para o SysPDV PDV est na funo 590/. Existem duas formas de fazer essa configurao: configurao local, quando o servidor e o caixa esto instalados na mesma mquina; configurao em rede, quando o servidor e o caixa esto instalados em mquinas diferentes, comunicando-se em rede. Vejamos cada uma delas: CONFIGURAO LOCAL A configurao SysPDV Server local pode ser usada com segurana por comrcios pequenos que por vezes o prprio servidor tambm PDV, que utilizam somente um computador para servidor/caixa. Ento proceda da seguinte forma: 1. Servidor de Banco de Dados: no campo servidor de banco de dados escolha a opo instalada; 2. IP do Servidor: no campo IP do servidor (ex: Firebird) informe o IP Local (127.0.0.1) e unidade C; 3. Servidor de Carga: 3.1 Quando no campo Tipo a opo 1 carga for escolhida, o campo IP do servidor de carga deve ser preenchido com o IP do servidor e no campo porta de comunicao preencher com 5030; 3.2 Quando no campo Tipo a opo 2 sem carga for escolhida, os campos IP do servidor de carga campo porta de comunicao pode ficar em branco.

www.casamagalhaes.com.br

CONFIGURAO EM REDE Para o uso de Servidor e PDV em mquinas diferentes, nos campos IP do Servidor e IP de carga sero especificados o Servidor e a maquina de onde sero enviadas as cargas, que podem ou no ser a mesma maquina. 1. Servidor de Banco de Dados: no campo servidor de banco de dados escolha a opo instalada; 2. IP do Servidor: no campo IP do servidor (ex: Firebird) informe o IP Local (127.0.0.1) e unidade C; 3. Servidor de Carga: 3.1 Quando no campo Tipo a opo 1 Carga for escolhida, o campo IP do servidor de carga deve ser preenchido com o IP do servidor de carga e no campo porta de comunicao preencher com 5030; 3.2 Quando no campo Tipo a opo 2 Sem Carga for escolhida, os campos IP do servidor de carga campo porta de comunicao pode ficar em branco.

Quando o usurio entrar novamente no SysPDV Server, o sistema mostrar o nmero de conexes prximo ao canto superior direito. No PDV ser identificado que a carga transmitida atravs do IP.

No SysPDV Server, no caminho sistema \parmetro\servidor de carga a configurao da mquina que enviar carga para os caixas.

www.casamagalhaes.com.br

500/ - Configurao da Impressora Fiscal


A funcionalidade Configura Impressora no SysPDV PDV permite configurar as especificaes: porta, velocidade, paridade e os bits. Para o funcionamento do PDV, o arquivo syspdv_paf.fis, gerado pela Casa Magalhes com o cadastro da impressora que ser utilizada, deve ser salvo na pasta SysPDV. Assim, a identificao da srie da impressora j est no arquivo necessitando apenas de configurao dos demais campos.

Campos da figura Configura impressora: Impressora: Informa a impressora configurada no arquivo syspdv_ecf.fis. O arquivo fornecido pela Casa Magalhes mediante o cadastro das impressoras do estabelecimento usurio. Este deve ser colocado dentro da pasta Syspdv, onde se encontra o principal arquivo executvel. Para escolher a impressora do arquivo em cada chekout deve ser usada a tecla '/' (barra). Identifica o nmero do checkout. Truncar diz respeito forma que a impressora ir tratar o clculo do preo dos produtos fracionados, quando o resultado for superior a duas casas decimais. (0) trunca: ocultar as casas decimais excedentes, apresentando somente as duas casas decimais, ficando com o valor menor. (1) arredonda: apresentar duas casas decimais, mas o valor ser arredondado para o superior mais prximo. (2) arredonda ABNT: apresentar duas casas decimais, fazendo o arredondamento seguindo as normas da ABNT. Trace: Ativa um monitor de eventos no caixa. Quando a opo estiver setada como 01, havendo algum problema com a impressora fiscal, o sistema ir gerar um log com a informao do erro. Isto serve para facilitar o diagnstico de problemas ocorridos.

Nmero do caixa: Truncar:

www.casamagalhaes.com.br

Fzd:

Finalizadora: No cadastro de finalizadoras no Server, o campo denominado ECF corresponde seqncia da finalizadora na impressora. Essa opo Incrementa ou subtrai 01(uma unidade) da seqncia ECF das finalizadoras. Quantidade de linhas em branco para dar o picote do papel.

Salto:

Parametriza o comando de corte de papel na impressora quando impressas vias Habilita corte da 1 via do do comprovante de TEF. (1) Habilita (0) Desabilita comprovante TEF Porta serial na qual a impressora est conectada. Porta: Padro de comunicao da porta serial na Casa Magalhes: Paridade: Velocidade: Bits de dados: Bits de parada: Paridade: None (opo 1); Velocidade: 9600(opo 6); Bits de Dados: 8 bits (opo 4); Bits de Parada: 1 bit (opo 1);

Esse procedimento dever ser feito para todos os PDVs instalados

105/ - Abertura de Caixa


Para que se iniciem as atividades dos caixas, necessrio fazer a abertura de caixa. uma ao para iniciar a atividade de movimentao do PDV. A funo de abertura de caixa 105/. Ao digitar esse comando, aparece a janela abaixo:

O funcionrio padro 1 - Super e sua senha: 1234. Aps inserir a senha, ser sugerida a data do computador para o sistema, em seguida, h uma confirmao da data: Confirme ou digite outra data para a abertura.

www.casamagalhaes.com.br

110/ - Entrada de Operador


O operador o funcionrio que est desempenhando a funo de caixa no momento. A funo para a entrada de operador pode ser realizada por meio da abertura de caixa ou por meio da funo 110/. Na abertura de caixa, a entrada de operador solicitada automaticamente, no sendo necessrio inserir a funo. Para entrada de operador necessrio informar outra informao para a entrada de operador a senha, a ser informada para acesso ao sistema. Esta pode ser inserida via teclado, scanner, pinpad ou leitor biomtrico. A primeira opo est demonstrada na imagem abaixo:

Na entrada de operador solicitada uma finalizadora, que pelo padro ser dinheiro, essa chamada de fundo de caixa. O fundo de caixa o dinheiro deixado em caixa no incio do dia para realizar troco. Esse valor deve ser informado logo em seguida entrada de operador no incio do dia.

www.casamagalhaes.com.br

124/ - Cancelamento de Pr Venda


A funo 124/ Cancelamento de Pr- Venda tem como finalidade cancelar todas as prvendas pendentes no caixa. Para as empresas que trabalham com o PAF- ECF torna-se obrigatrio o cancelamento dessas pr-vendas no podendo ter pendncias para o dia seguinte. Aps digitar a funo 124/ sero exibidas todas as pr-vendas pendentes, selecione todas as pr-vendas e confirme o cancelamento.

Caso no realize o cancelamento destas pr-vendas, a reduo Z do dia no ser possvel retirar, caso o caixa no seja fechado corretamente e a reduo Z ficar pendente para o dia seguinte, esse procedimento ser realizado de forma automtica das pr-vendas.

www.casamagalhaes.com.br

268/ - Impresso de DAV


A funo 268/ Impresso de DAV atende ao item 11 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Ela permite a impresso dos DAV dos pedidos finalizados no caixa.

Aps selecionar o pedido que deseja realizar a impresso, confirme o pedido como mostra a figura logo abaixo para que seja realizada a impresso do DAV.

www.casamagalhaes.com.br

210/ - Flash de Caixa

Um flash de caixa o resultado financeiro do caixa. Mostra a posio de todas as finalizadoras. Para obter um flash de caixa deve usar a rotina da funo 210/ flash de caixa.

205/ ou F12- Menu Fiscal


A funo 205/ atende ao item 1 do requisito VII do PAF-ECF, descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. O menu fiscal contm categorias com as seguintes identificaes e funes do caixa:

Para utilizar uma dessas opes, no campo opo deve ser digitado o nmero de dois dgitos correspondente funo desejada. Algumas funes do Menu Fiscal possuem funes independentes que tambm podem ser acessadas fora do Menu Fiscal: www.casamagalhaes.com.br 10

Menu Fiscal (F12 ou 205/) Funo Independente Funo 200/ 01 LX Leitura X 02 LMFC Leitura da Memria Fiscal Completa 03 LMFS Leitura da Memria Fiscal Simplificada 04 Espelho da MFD 05 Arquivo da MFD 06 Tabela de Produtos 07 Estoque 08 Movimento por ECF 09 Meio de Pagamentos 10 DAV Emitidos 11 Identificao do PAF ECF 12 Vendas do Perodo 13 Tabela de ndice Tcnico Produo 14 Transferncia de Mesa 15 Mesas Abertas Funo 262/ 16 Conferncia de Mesas 17 Parmetros de Configurao

Opo 01 ou 200/ - Leitura X


A opo 01 (leitura X) o resultado financeiro do caixa. um relatrio emitido a qualquer momento, pelo equipamento fiscal, indicando os valores acumulados nos contadores e totalizadores, sem que isso resulte em zerar ou diminuir destes valores. Mostra a posio do caixa por finalizadora e por tributaes. A leitura X tem o mesmo contedo da reduo Z, porm no bloqueia o ECF. A rotina que emite a leitura X pode se acessada tambm pela funo 200/.

Opo 02 Leitura da Memria Fiscal Completa


A opo 02 Leitura da Memria Fiscal Completa atende ao item 3 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Ela permite a visualizao das informaes da Memria Fiscal da impressora, e utilizada para saber qual o faturamento de determinado perodo. Esta pode ser emitida pela impressora ou gerar o arquivo LMFC.txt. As informaes podem ser solicitadas por data, onde se permite escolher um intervalo de datas ou por reduo Z, que permite escolher o intervalo de redues. A pasta onde o arquivo de movimentao gerado e o nome do arquivo fixo, podendo ser visualizados no caminho especificado durante a gerao. www.casamagalhaes.com.br 11

Aps inserir as informaes que deseja gerar, ser solicitada a confirmao de impresso ou gerao do arquivo.

03 - Leitura da Memria Fiscal Simplificada

A opo 03 Leitura da Memria Fiscal Simplificada atende ao item 4 do requisito VII do PAF-ECF, descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Essa funo permite a visualizao das informaes simplificadas da Memria Fiscal. Esta pode ser emitida pela impressora ou gerar o arquivo LMFS.txt. As informaes podem ser solicitadas por data ou por reduo, a pasta onde o arquivo gerado e o nome do arquivo fixo, podendo ser visualizados no caminho especificado durante a gerao.

Aps inserir as informaes que deseja gerar, ser solicitada a confirmao de impresso ou gerao do arquivo.

www.casamagalhaes.com.br

12

04 Espelho da MFD
A opo 04 Espelho da MFD atende ao item 05 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Essa funo dispara a gerao do arquivo ESP_MFD.txt. As informaes podem ser solicitadas por usurio; em seguida por data, onde permite escolher um intervalo de datas ou COO - contador de ordem de operao, que permite escolher o intervalo de cupons.

05 Arquivo da MFD
A opo 05 Arquivo eletrnico da MFD atende ao item 06 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Essa funo dispara a gerao do arquivo Memria Fita Detalhe. As informaes podem ser solicitadas por perodo de data, e por intervalo de COO - contador de ordem de operao, que permite escolher o cupom inicial e o final.

www.casamagalhaes.com.br

13

06 Gerar Arquivo Tabela de Produto


A opo 06 Gerar Arquivo Tabela Produto atende ao item 07 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Ela dispara a gerao do arquivo TABPRODUTO.txt. As opes so: 1 - Gerar tabela1; 2 - Gerar tabela2 e 3 - Gerar tabela3 e 0 Sair. A opo escolhida deve ser digitada na caixa. O nome e o caminho de gerao do arquivo so fixos e podem ser visualizados onde no caminho especificado durante a gerao.

07 Estoque
A opo 07 Gerar Arquivo Estoque atende ao item 08 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Ela dispara a gerao do arquivo ESTOQUE_GERAL.txt ou ESTOQUE_PARCIAL.txt, no qual so gerados os cdigos e quantidade dos produtos. Neste arquivo podem ser gerados todos os produtos ou gerar um arquivo parcial somente com os produtos informados no momento da gerao. As opes so: 1 -Geral 2 - Parcial e 0 Sair Gerao de Estoque Parcial Ao selecionar a opo 02, abrir uma tela para ser inserido os itens para gerao do estoque parcial. Aps a incluso dos itens, d um enter para gerar o arquivo. A pasta onde o arquivo gerado e o nome do arquivo fixo no diretrio onde se encontra o PAF ECF, e podem ser visualizados no caminho indicado em nome da pasta. A gerao do mesmo arquivo pode ser real izada pelo Server, no caminho Fisco/Exportao PAFECF/Estoque.

www.casamagalhaes.com.br

14

Gerao de Estoque Geral

Ao selecionar a opo 01, abrir uma tela para ser inserido os itens para gerao do estoque geral. A pasta onde o arquivo gerado e o nome do arquivo fixo no diretrio onde se encontra o PAF ECF, e podem ser visualizados no caminho indicado em nome da pasta. A gerao do mesmo arquivo pode ser realizada pelo Server, no caminho Fisco/Exportao PAF-ECF/Estoque.

08 Gerar Arquivo Movimentao ECF


A opo 08 Gerar arquivo movimentao por ECF atende ao item 09 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Ela dispara a gerao do arquivo movimentao por ECF. Deve ser especificado o nmero do ECF. As informaes podem ser solicitadas por intervalo de data e por ECF. O nome da pasta onde o arquivo de movimentao gerado fixo. O nome dos arquivos de texto gerados, um para cada dia por ECF, o nmero de srie do ECF seguido da data de movimentao. Por exemplo, o arquivo 380902BR00000016128607052009.TXT foi gerado pelo ECF de srie 380902BR000000161286 movimentao do dia 01012012.

www.casamagalhaes.com.br

15

09 Meios de Pagamentos
A opo 09 Meios de Pagamentos atende ao item 10 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Ela dispara a impresso de informaes dos meios de pagamento movimentados no perodo solicitado. As informaes podem ser emitidas somente pela impressora, por intervalo de data. Nestas esto includas informaes de valor total do perodo de valores fiscais e no fiscais movimentados

10 DAV Emitidos
A opo10 DAV Emitidos atende ao item 11 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Ela dispara a gerao da listagem dos DAV emitidos no perodo solicitado. As informaes podem ser emitidas pela impressora ou gerar o arquivo DAV.txt. Estas podem ser solicitadas nos dois formatos por intervalo de data. O nome da pasta onde o arquivo dos DAV emitidos gerado fixo no diretrio onde se encontra instalado o PAF ECF e podem ser visualizados no caminho indicado em nome da pasta.

www.casamagalhaes.com.br

16

11 Identificao do PAF-ECF
A opo 11 Identificao PAF-ECF atende ao item 17 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Ao digitar a funo 10 Identificao do PAF ECF solicitado a confirmao da impresso, logo aps emitido pelo ECF um relatrio com a identificao do PAF-ECF, listando o nmero do laudo de certificao deste,CNPJ, endereo e Razo Social da empresa que desenvolveu, nome do responsvel tcnico e especificaes do Software utilizado, como nome e verso do executvel.

12 Vendas do Perodo
A opo 12 Vendas do Perodo atende ao item 19 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Essa opo dispara a gerao de arquivo das vendas realizadas no perodo solicitado em dois formatos, ou seja, para dois tipos de registro: SINTEGRA ou EFD. As informaes podem ser solicitadas por intervalo de data. A pasta onde o arquivo gerado e o nome deste so fixos no diretrio onde se encontra o PAF ECF, e podem ser visualizados no caminho indicado em nome da pasta.

www.casamagalhaes.com.br

17

13 Tabela ndice Tcnico de Produo


A opo 13 Tabela ndice Tcnico de Produo atende ao item 20 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Essa opo exibe uma grid ou gera arquivo com a listagem e componentes dos itens de produo prpria do estabelecimento.

A listagem dos produtos de produo prpria est disposta na parte superior da grid, conforme imagem abaixo. A listagem dos componentes est em insumos, na parte inferior da grid.

www.casamagalhaes.com.br

18

14 Transferncia de Mesa
A opo 14 Transferncias de Mesa atende ao item 13 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Essa opo dispara a impresso de relao de fichas que foram transferidas entre as mesas, informando conta de cliente origem e destino; produtos transferidos constando: Quantidade e valor unitrio.

15 Mesas Abertas
A opo 15 Mesas Abertas atende ao item 14 do requisito VII do PAF-ECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008.Ela dispara a impresso das contas(fichas) individuais ou coletivas, referente ao consumo, sendo que, desde a emisso do cupom fiscal ainda no foi realizado at a emisso do referido relatrio gerencial. Na impresso de contas deve conter: 1. Nmero da conta de cliente; 2. Data abertura; 3. Hora abertura.

www.casamagalhaes.com.br

19

16 Conferncia de Mesas
A opo 16 Conferncia de Mesas dispara a impresso da conta do cliente para conferncia da mesma, para isso necessrio que se informe a mesa.

Na impresso deve conter: Expresso: "AGUARDE EMISSO DE CUPOM FISCAL"; Nmero da conta de cliente; Produto: Cdigo/descrio; Quantidade; Valor unitrio; Subtotal; Servio; Total conta.

www.casamagalhaes.com.br

20

Quando o produto transferido de outra conta de cliente deve constar a seguinte expresso: ''TRANSF. DA CONTA DE CLIENTE XXX'', onde xxx representa a conta de cliente origem do produto.

Quando o produto cancelado deve vir acompanhado da expresso: ''CANCELADO''.

www.casamagalhaes.com.br

21

17 Parmetros de Configurao
A opo 17 Parmetros de Configurao atende ao item 21 do requisito VII do PAFECF descrito no ATO COTEPE/ICMS N 06, de 14 de abril de 2008. Essa opo dispara a emio do Relatrio Gerencial pelo ECF contendo a configurao programada no PAFECF em execuo para os parmetros de configurao previstos nesta especificao. OBS.: Todas as parametrizaes relacionadas neste relatrio so de configurao inacessvel ao usurio do PAF-ECF. A ativao ou no destes parmetros determinada pela unidade federada e somente pode ser feita pela interveno da empresa desenvolvedora do PAF-ECF.

www.casamagalhaes.com.br

22

www.casamagalhaes.com.br

23

Вам также может понравиться