Вы находитесь на странице: 1из 4

Regulamento de Aplicao do Programa FITNESSGRAM

O programa FITNESSGRAM tem como principais objectivos: Promover a actividade fsica nas crianas e adolescentes Avaliar a aptido e actividade fsica das crianas e adolescentes Estruturar programas de promoo da aptido fsica

Formao e acompanhamento As Coordenaes Regionais do Desporto Escolar iro promover a formao de pelo menos um Professor de Educao Fsica por Escola, nas suas reas de interveno. Igualmente iro proporcionar apoio logstico e tcnico aplicao dos testes. Esta formao ser leccionada pela Equipa da Faculdade de Motricidade Humana. O acompanhamento e esclarecimento de dvidas ser realizado atravs do telefone 21 3941833 e do email hugo.pereira@dgidc.min-edu.pt.

Equipamento necessrio O manual do programa FITNESSGRAM, assim como o CD com as cadncias e msicas de aplicao dos testes de avaliao da aptido fsica e o CD com o software ser entregue s Escolas pela DGIDC. Dependente do apoio de uma entidade privada ser entregue todo o material necessrio para as avaliaes, nomeadamente a caixa de flexibilidade, o adipmetro, o estadimetro e a balana.

Aplicao do FITNESSGRAM Identificao dos alunos Sempre que um aluno v ser avaliado pela primeira vez no mbito do programa FITNESSGRAM dever ser identificado com um cdigo nico que dever ser composto pelo cdigo da Escola onde se encontra data da primeira avaliao, mais o nmero do processo individual do aluno (exemplo 1400015 8976). Este cdigo FITNESSGRAM dever ser inscrito no processo individual do Aluno, no local destinado s observaes, para que essa informao possa acompanhar o Aluno para qualquer escola onde v. A partir do ano lectivo de 2007/2008 dever ser verificada a ficha individual do aluno (mesmo que venha de outra escola) e retirado o cdigo FITNESSGRAM. Idealmente, a partir do ano lectivo 2008/2009 s a Escolas do 2 Ciclo do Ensino Bsico iro atribuir novos cdigos.

Ensino do programa FITNESSGRAM Os Professores devero ensinar os conceitos relacionados com a aptido fsica, actividade fsica e a sade. Devero ensinar e treinar os protocolos de avaliao da actividade e da aptido fsica, assim como proceder preparao fsica dos alunos para a avaliao. S depois de cumpridas estas etapas se poder proceder avaliao da aptido e da actividade fsica. Aps a aplicao da avaliao da aptido fsica dever ser distribudo pelos alunos o respectivo relatrio e incentivado o preenchimento do dirio ACTIVITYGRAM de avaliao da actividade fsica. O programa FITNESSGRAM ser aplicado com uma periodicidade mnima de uma vez por ano lectivo.

Intervenientes Em cada uma das Escolas haver um Coordenador FITNESSGRAM da Escola. O Responsvel de escola dever: Frequentar o curso de formao do FITNESSGRAM Formar os restantes colegas do departamento de Educao Fsica Promover e verificar o rigor e a reprodutibilidade da recolha de dados Reunir os dados de todos os Professores numa nica base de dados Enviar a base de dados para a DGIDC Produzir um relatrio anual de implementao do programa FITNESSGRAM, onde entre outros aspectos dever constar a estatstica descritiva dos dados observados Salvo nomeao em contrrio, essa funo ser desempenhada pelo coordenador do grupo disciplinar de Educao Fsica. Os restantes Professores de Educao Fsica devero: Aprender e dominar os protocolos de avaliao da aptido fsica Aplicar o programa FITNESSGRAM, respeitando todas as suas fases Proceder avaliao de todos os seus alunos Disponibilizar os relatrios FITNESSGRAM aos alunos e respectivos encarregados de educao Compilar os dados das suas turmas e envia-los ao Responsvel de Escola Ao Conselho Executivo de Escola cabe o papel de, dentro das possibilidades fsicas, materiais e de crdito horrio, proporcionar e verificar o ambiente propcio promoo da Actividade Fsica.

Envio dos dados O envio dos dados dever ser realizado em formato Excel, exportado directamente do software FITNESSGRAM em formato Data Interchange Format.

Prazos As Escolas que realizem a aplicao da bateria de testes do FITNESSGRAM durante o Ano Lectivo de 2007/2008 devem enviar os resultados da referida aplicao at 15 de Julho de 2008. At ao dia 15 de Novembro de 2008, todas as Escolas devem enviar o projecto de aplicao do FITNESSGRAM, bem como uma listagem dos Alunos inscritos na escola com o respectivo cdigo FITNESSGRAM. At ao dia 15 de Junho de 2009, todas as Escolas devem enviar os dados das avaliaes realizadas.

Вам также может понравиться