Вы находитесь на странице: 1из 7

IFMT campus Cuiab Bela Vista Curso de Engenharia de Alimentos

68

4.3 Refratometria:
Tcnica: refratometria Equipamento: refratmetro Determinao: Brix (SST) e ndice de refrao (IR)

A refratometria tem como objetivo a determinao do ndice de refrao de lquidos e o uso desta medida na identificao de lquidos puros, da concentrao de substncias dissolvidas e na determinao da pureza de amostras. Em anlise de alimentos, emprega-se a refratometria para analise da pureza e qualidade do mel, xarope de refrigerantes, sucos e polpas de frutas, gelias, vinhos, aguardentes. Medida da concentrao de slidos solveis = Brix (graus Brix). Para isto, emprega-se o instrumento chamado refratmetro. 4.3.1 Principio do mtodo:

O fundamento da refratometria bem simples. Quando uma luz penetra num liquido ela muda de direo; isto chamado de refrao.

Isto se baseia no fato de que quando um raio de luz monocromtica passa de um meio para outro, ele entortado ou refratado, aproximando-se ou afastando-se da normal, de acordo com as caractersticas dos meios. O ngulo de refrao, medido em graus, indica a mudana de direo do feixe de luz. Um refratmetro obtm e transforma os ngulos de refrao em valores de ndices de refrao (nD). Vamos detalhar melhor esse principio: A Lei de Snell-Descartes, tambm conhecida como lei de Snell ou lei de Descartes ou ainda, simplesmente, lei de refrao, se resume a uma expresso que d o desvio angular sofrido por um raio de luz ao passar para um meio diferente do qual ele estava percorrendo. Cada meio apresenta um tipo "resistncia" a passagem da radiao. Essa resistncia tambm depende do comprimento de onda da radiao. Essa tal "resistncia" conhecida como ndice de refrao (n) uma grandeza adimensional definida pela expresso:

Apostila de Anlise Instrumental Aplicada a alimentos

Prof Elaine A. O. Coringa

IFMT campus Cuiab Bela Vista Curso de Engenharia de Alimentos

69

De modo geral, a velocidade da luz nos meios materiais menor que c; e assim, em geral, teremos n > 1. Por extenso, definimos o ndice de refrao do vcuo, que obviamente igual a 1 nvacuo = 1. A velocidade da radiao (onda) dada pela equao v = . f, onde o comprimeto da onda e f a sua frequncia. Experimentalmente observa-se que em cada meio material, a velocidade diminui com a freqncia, isto , quanto "maior" a frequncia, "menor" a velocidade.

Portanto, conclumos que o ndice de refrao aumenta com a frequncia. Quanto "maior" a frequncia, "maior" o ndice de refrao. A velocidade de propagao da luz no ar depende da frequncia da luz, j que o ar um meio material. Porm essa velocidade quase igual a c = 3 x 10 8 m/s para todas as cores. Ex.: ndice de retrao da luz violeta no ar = 1,0002957 e ndice de refrao da luz vermelha no ar = 1,0002914. Portanto, nas aplicaes, desde que no queiramos uma preciso muito grande, adotaremos o ndice de refrao do ar como aproximadamente igual ao do vcuo que igual a 1: nar = 1 ndice de refrao em diferentes meios:

O ndice de refrao depende da natureza qumica da substncia, do comprimento de onda da luz usada em sua medida e da temperatura. Se o segundo meio uma soluo, o ndice de refrao depende tambm da concentrao da mesma. uma propriedade fsica importante de slidos, lquidos e gases. A medida de ndice de refrao pode ser usada para determinar a concentrao de uma soluo, pois o ndice de refrao dela varia com a concentrao. necessrio especificar as condies de temperatura e comprimento de onda utilizados, pois o ndice de refrao varia com estes parmetros. Veja abaixo uma tabela que mostra um exemplo do ndice de refrao da gua destilada em diferentes temperaturas:

Apostila de Anlise Instrumental Aplicada a alimentos

Prof Elaine A. O. Coringa

IFMT campus Cuiab Bela Vista Curso de Engenharia de Alimentos

70

O ndice de refrao pode ser usado para determinar a concentrao de materiais, para estabelecer a identidade e a pureza de um composto qumico e como uma ajuda valiosa para provar a estrutura de um composto.

4.3.2

Leitura e interpretao:

Alm de medir o ndice de refrao das substncias, o refratmetro (instrumento utilizado na refratometria) faz a leitura em GRAUS BRIX. O Brix (smbolo Bx) uma escala numrica que mede a quantidade de slidos solveis em uma soluo. A escala Brix utilizada na indstria de alimentos para medir a quantidade aproximada de acares em sucos e polpas de fruta, vinhos e na indstria de acar. A escala de Brix, criada por Adolf F. Brix (1798 - 1870), foi derivada originalmente da escala de Balling, recalculando a temperatura de referncia de 15,5 C. GOMES et al. (2002) relatam que os acares solveis presentes nos frutos na forma combinada so responsveis pela doura, sabor e cor atrativas. Os principais acares em frutos so: glicose, frutose e sacarose em propores variadas, de acordo com a espcie. O teor de acares aumenta com a maturao dos frutos. Como varia a leitura em Brix? GRAUS BRIX: Varia de 0 a 90% Sendo: 1Brix = 1g slidos dissolvidos em 100 g de amostra = 1% slidos solveis totais (SST) Ex. 1: Laranja e suco de laranja integral e reconstitudo = 10-13 Brix = 10 a 13% de SST Suco de laranja concentrado = 55-65 Brix = 55 65% de SST Ex. 2: uma uva com 14Brix tem 14 gramas de slidos diludos em 100 gramas do suco.Um teor baixo de SST (ou Brix) indica fruto azedo e/ou aguado, sem sabor, colhido imaturo ou com excesso de irrigao/chuva. Utiliza-se esse ndice para aferir a

Apostila de Anlise Instrumental Aplicada a alimentos

Prof Elaine A. O. Coringa

IFMT campus Cuiab Bela Vista Curso de Engenharia de Alimentos

71

qualidade em grande nmero de frutas e hortalias - quanto mais alto, maior a doura e a qualidade.

A relao Brix/Acidez (ratio): Razo entre o Brix corrigido (de acordo com acidez e temperatura) e a acidez titulvel. um dos indicadores + comuns de qualidade dos sucos e da maturidade das frutas. Sua importncia: em produtos ctricos a acidez de cidos orgnicos e a doura dos acares competem pelos mesmos receptores quantidade de acar ou de cido no sabor do produto O prprio refratmetro converte as leituras de ndice de refrao em Graus Brix, por meio do grfico abaixo:

Apostila de Anlise Instrumental Aplicada a alimentos

Prof Elaine A. O. Coringa

IFMT campus Cuiab Bela Vista Curso de Engenharia de Alimentos

72

4.3.3

Instrumentao:

O refratmetro um instrumento simples que pode ser usado para medir concentraes de solues aquosas, consumindo apenas umas poucas gotas da soluo. Sua aplicao estende-se pelas reas de alimentos, agricultura, qumica e em indstrias de manufaturados. Uma leitura de refratmetro a leitura escalar. A leitura obtida ocorre na linha de contato entre a rea mais clara e a rea mais escura em uma escala vista atravs da ocular do refratmetro. A leitura pode se dar em ndice de refrao (nD) e variar de 1,3 a 1,7 e/ou em graus Brix (Brix), e variar de 0 a 90%.

Operao do refratmetro manual:

Apostila de Anlise Instrumental Aplicada a alimentos

Prof Elaine A. O. Coringa

IFMT campus Cuiab Bela Vista Curso de Engenharia de Alimentos

73

Operao do refratmetro Abb: Refratmetro Abb de bancada analgico, utilizado para solues aquosas, alcolicas e etreas, leos, ceras, alimentos (sucos de frutas), xaropes, solues de acares, gorduras, leos alimentcios, tinturas, resinas, materiais sintticos, entre outros. Os principais componentes do refratmetro de Abbe so o prisma de medio, que trabalha em uma faixa de ndice (para o equipamento do laboratrio 1,300 < nD < 1,700 ), a objetiva de focalizao, e o crculo graduado de cristal com microscpio de leitura. Com a ocular de focalizao se observa a linha limite entre uma parte clara e outra escura. O boto compensador serve para eliminar a franja colorida da linha limite, e a escala serve para a medida da disperso mdia nF - nC respectiva ao nmero de Abbe. O anel graduado possue 2 escalas com divises de 0 a 60. Os valores podem ser lidos em ndice refrativo ou % Brix. - ndice Refrativo: 1,300 a 1,720 nD - Slidos Dissolvidos: 0 a 95% Brix (concentrao) A leitura feita na escala do aparelho:

Procedimento bsico para utilizao do refratmetro ABBE: 1) Coloque o lquido sob investigao no prisma do refratmetro; 2) Olhe pela ocular do refratmetro e observe a escala que aparece no campo visual. Faa as divises e os nmeros da escala ficarem ntidos, ajustando a distncia focal com a ocular do instrumento; 3) Observe agora a fronteira claro-escuro. Se ela estiver colorida, acromatize-a girando o dispositivo que compensa a disperso da luz no lquido. Este ajuste deve tornar a fronteira em uma linha de contornos bem definidos;

Apostila de Anlise Instrumental Aplicada a alimentos

Prof Elaine A. O. Coringa

IFMT campus Cuiab Bela Vista Curso de Engenharia de Alimentos

74

4.3.4

Calibrao:

Antes de qualquer leitura, o refratmetro deve ser calibrado com gua destilada (ndice de refrao = 1,3330 e 0 Brix a 20C) A temperatura precisa ser especificada, pois, o ndice de refrao diminui com o aumento da temperatura. Comumente a medida feita nas seguintes temperaturas: 20 ou 25C. Sendo assim, para as leituras que no forem realizadas a 20C, necessria uma correo de temperatura (tabelas).

Apostila de Anlise Instrumental Aplicada a alimentos

Prof Elaine A. O. Coringa

Вам также может понравиться