Вы находитесь на странице: 1из 7

Criao de tilpias em gaiolas:maior quantidade de peixes em menor espao

A tilpia um peixe de gua doce cuja carne tem um baixo teor de gordura e muito saborosa, sendo uma tima opo para complementar a dieta alimentar humana. Os resduos restantes da retirada do fil, servem como insumos para a produo de rao e seu couro aproveitado na fabricao de bolsas, cintos e calados Uma das vantagens da criao de tilpias em gaiolas em relao a outros peixes a facilidade de poderem ser produzidas em audes, lagoas, rios e canais. Alm disso, o investimento de baixo custo quando comparado com viveiros convencionais. Um cuidado que o produtor deve ter com a alimentao: por serem mantidos em cativeiros os animais devem ser alimentados com raes nutricionais completas. As gaiolas devem ser confeccionadas com materiais resistentes como ferro, tubos de PVC, ao inox e madeira. Para suas malhas utilizam-se materiais como ao inox, alumnio, nylon e telas plsticas. As gaiolas devem ser colocadas numa profundidade mnima de 2 metros e devem ser dispostas em fileiras, distantes de 2 a 4 metros umas das outras. Devem ainda ser instaladas em locais protegidos de ventos e onde as correntes tenham velocidade moderada. Isto evita o estresse dos peixes o que pode influenciar em seu desenvolvimento. Para iniciar o cultivo, as tilpias devem ter peso mdio mnimo de 30g (juvenis), devido a abertura das malhas comerciais encontradas no mercado. Os peixes so normalmente transportados at o local de cultivo em caminhes com tanques de fibra de vidro e sob atmosfera de oxignio, para evitar mortalidades.

Prosa Rural apresenta a tcnica de criao de peixes em gaiolas flutuantes


A criao de peixes uma atividade tradicional e bastante difundida na regio Amaznica. Apesar desse histrico, faltam tcnicas para melhorar os resultados dessa atividade, praticada, em sua maior parte, por pequenos e mdios produtores. Durante o programa, a equipe da Embrapa Amaznia Oriental (Belm - PA) trar informaes sobre as vantagens da criao de peixes, principalmente o tambaqui e a tilpia, em gaiolas flutuantes. Essa forma de criao permite reduzir em at 50% o custo de alimentao se comparada com a produo equivalente em outros sistemas.

Esse mtodo de produo vem crescendo no Brasil, tanto com o uso de guas continentais. Do ponto de vista ambiental, o uso de gaiolas mais adequado, por dispensar a construo de barragens e diques, constituindo-se em uma atividade com o mnimo de impacto e degradao ao meio ambientel.

CRIAO DE TILPIAS EM TANQUE-REDE.


O Brasil rene condies extremamente favorveis aquicultura, apresentando grande potencial de mercado, clima favorvel, boa disponibilidade de reas, disponibilidade de gros para a fabricao de raes animais e invejvel potencial hdrico. So 5,3 milhes de hectares de gua doce em reservatrios naturais e artificiais, 8.000 km de zona costeira, alm de uma extensa rede hidrogrfica, que podem ser potencialmente aproveitados na produo de organismos aquticos. O cultivo de peixes em tanque-rede e gaiolas a alternativa de investimento de menor custo e maior rapidez de implantao, que possibilitar um adequado aproveitamento destes recursos hdricos e a rpida expanso da piscicultura industrial no pas.

O sistema de criao de peixes em tanques-rede ou gaiolas considerado com um sistema intensivo com renovao de gua contnua, uma das formas mais intensivas de criao atualmente praticadas e tem se tornado popular devido ao fcil manejo e rpido retorno do investimento; alm de ser uma excelente alternativa para a produo de peixes em corpos dgua onde a prtica da piscicultura convencional no vivel. A piscicultura em tanquerede tambm possibilita o aproveitamento de ambientes aquticos j existentes (oceanos, rios, grandes reservatrios, audes entre outros). A denominao de tanques-rede conferida s unidades de cultivo que utilizam, para conteno dos peixes, materiais que se comportem como uma rede na hora da despesca. Geralmente do usadas redes de multifilamento revestidos ou no de PVC, com malhas de abertura diversas, com ou sem ns, ou outros materiais resistentes corroso, como telas de alumnio ou inox, ou mesmo de ferro galvanizado resvestido de PVC, tranadas no formato de alambrado, que podem apresentar comportamento retrtil como uma rede, dependendo do sentido de orientao em que foram arrumadas na confeco do tanque-rede. J as gaiolas so fabricadas com material de conteno rgido, geralmente telas de ao inox ou ferro galvanizado, revestidos ou no de PVC. Telas plsticas tambm so usadas na conteno de peixes em gaiolas com armao de madeira, barras de ferro ou alumnio. O sistema de criao de peixes em tanque-rede e gaiolas apresenta as seguintes vantagens:

utilizao de massas de gua inaproveitveis para a piscicultura intensiva; produtividade elevada; controle eficiente da populao e da sanidade; facilidade na despesca; menor investimento inicial;

tecnologia relativamente barata e simples sendo aplicvel a pessoas com poucos recursos; aplicvel maioria dos ambientes aquticos dispensando o alagamento de novas terras; facilidade de movimentao e recolocao dos peixes; otimizao da utilizao da rao melhorando a converso alimentar; facilidade de observao dos peixes melhorando o manejo; possibilidade de uso timo da gua com o mximo de economia;

O papel fundamental dos tanques-redes confinar os peixes enquanto permite a maior troca de gua possvel com o ambiente sua volta. Essas funes so influenciadas principalmente pelo volume do tanque-rede , seu formato e o material utilizado em sua construo. O tamanho dos tanques-rede e gaiolas podem variar desde 1 a 1000m. Entretanto, o cultivo em tanques de menor volume (1 a 4m) mais vantajoso do ponto de vista produtivo e econmico. O motivo que sob uma mesma condio , a renovao completa de gua no interior dos mesmos maior, garantindo a manuteno da qualidade de gua para os peixes que esto ali confinados. Geralmente esse tanques so classificados de acordo com sua capacidade volumtrica e produtiva com PVAD (pequeno volume e alta densidade). Quanto ao formato, podem ser quadrados, retangulares, cilndricos, hexagonais, etc. Em geral, as formas quadradas e retangulares beneficiam a passagem da corrente dgua de forma homognea pela superfcie lateral do tanque. Nos tanques cilndricos, h uma tendncia de desvio de parte da gua que incide sobre as laterais . Outro aspecto importante a orientao dos mesmos em relao direo da correnteza, dessa forma, devem ser dispostos no ambiente de maneira que a gua de baixa qualidade que sai de um tanque-rede no entre em outro logo a seguir. Os materiais utilizados nas malhas e estruturas de sustentao e flutuao dos tanques-rede e gaiolas devem apresentar as seguintes caractersticas:

boa resistncia ao esforo mecnico e corroso; resistncia mnima passagem de gua; material deve ser o mais leve possvel e de baixo custo; material no abrasivo e que no cause injrias aos peixes; fcil manuseio e reparos.

Quanto maior for a abertura das malhas, melhor o renovao de gua no interior dos tanques-rede. O tamanho das malhas deve ser o maior

possvel, permitindo minimizar os problemas de colmatao (entupimento pela deposio de material orgnico e crescimento de algas e outros organismos sobre a malha). O uso de malhas menores que 13mm aumenta o problema com a colmatao, exigindo limpezas peridicas ou a substituio das malhas, aumentando consideravelmente o custo operacional, podendo inviabilizar a produo em grande escala. Alm de necessitar de estruturas para flutuao, como por exemplo bombonas plsticas, os tanques-rede devem ser cobertos para que os peixes no pulem pra fora e, tambm , para que seja evitado o acesso de animais aquticos e pssaros predadores. As tampas dos tanquesrede e gaiolas devem ser opacas para reduzir a entrada de luz solar direta (raios ultravioleta) sobre os peixes e tambm atenuar o estresse causado pela presena de pssaros e outros animais sobre a gaiola. Outra estrutura auxiliar do tanque-rede o comedouro, que varia conforme o tipo da rao utilizada. Geralmente a rao extrusada a mais utilizada e que d melhores resultados. Este tipo de rao, alm de apresentar maior digestibilidade e aproveitamento pelos peixes, facilita a observao do consumo, permitindo minimizar as perdas de rao e ajustar de forma mais precisa a taxa de alimentao. Devido ao seu menor custo, alguns empreendimentos em tanquerede ainda utilizam raes que afundam. No entanto, estas raes possuem baixa estabilidade na gua e dificultam uma adequada observao do consumo e das sobras. Adicionalmente, apresentam digestibilidade inferior comparadas s raes extrusadas flutuantes. Estas caractersticas negativas reduzem o aproveitamento e aumentam as chances de desperdcio das raes, prejudicando consideravelmente o crescimento e a converso alimentar dos peixes. A rao utilizada no cultivo em tanques-rede deve ser nutricionalmente completa, suprindo todas as exigncias em nutrientes dos peixes, pois eles esto submetidos a uma condio nica de adensamento, interao social intensa e no so capazes de buscar outras reas de maior conforto em situaes de inadequada qualidade da gua. Os peixes confinados tambm apresentam acesso restrito ao alimento natural disponvel no ambiente. A taxa de alimentao diria dos peixes (% do peso vivo) definida em funo da temperatura da gua, da espcie e tamanho dos peixes e do tipo de rao utilizada. Tambm a frequncia do arraoamento varia em funo do tamanho e estgio de desenvolvimento dos peixes, podendo variar de 1 a 12 vezes por dia. Muitas espcies de peixes vm sendo cultivadas comercialmente em tanque-rede, mas algumas respondem melhor esse sistema de criao, como por exemplo a tilpia do Nilo, Oreochromis niloticus , que introduzida no Brasil em 1971 em audes do Nordeste difundiu-

se para todo o pas. Originria dos rios e lagos africanos, a segunda espcie de peixe mais criada no mundo, isso porque apresenta caractersticas importantes para o cultivo, tais como:

precocidade e facilidade de reproduo e obteno de alevinos; possibilidade de manipulao hormonal do sexo para obteno de populaes masculinizadas; boa aceitao de diversos tipos de alimentos; converso alimentar entre 1 a 1,8; bom crescimento em cultivo intensivo; rusticidade, suportando o manuseio intensivo e baixos ndices de oxignio dissolvido; resistncia a doenas; carne branca de textura firme, sem espinhos, de sabor pouco acentuado e de boa aceitao.

A tilpia do Nilo uma espcie precoce que apresenta excelente desempenho em diferentes regimes de criao. Em sistemas extensivos, apenas com adubao dos viveiros, alcana produtividades de at 3.500 kg/ha/ano, em densidades entre 8.000 e 10.000 peixes/ha. Em regimes semi-intensivo, com renovao de gua (10 L/seg/ha) e raes de boa qualidade, a tilpia niltica chega a produzir 15.000 kg de pescado/ha/ano, em densidades de 20.000 a 30.000 peixes/ha. No cultivo de tilpias em gaiolas a produo por ciclo pode variar de 30 a 300 kg/m dependendo do tamanho da gaiola ou tanque-rede utilizado. Em gaiolas de pequeno volume pode-se produzir de 200 a 300 kg de tilpia /m. Esses valores devem estar prximos capacidade suporte em gaiolas de baixo volume. Para definir esse limites geralmente so utilizados os valores de capacidade de suporte e nveis de arraoamento estabelecidos para cultivos em viveiros tradicionais. Para pequenos audes e viveiros utilizados com gaiolas, a biomassa econmica deve ficar entre 2.500 a 3.500 kg/ha quando a renovao de gua for limitada e o arraoamento deve ser entre 30 e 40 kg/ha/dia. As densidades nas quais as diferentes espcies podem ser estocadas um importante fator na determinao do custo de produo em relao ao capital investido e depende tambm das condies ambientais, fluxo de gua e nvel tecnolgico empregado na criao. Portanto necessrio determinar a densidade de estocagem ideal para cada situao a fim de se obter os melhores resultados. Alm desses aspectos abordados, necessrio que se faa o manejo sanitrio preventivo, alm de biometrias frequentes e manejo da qualidade da gua utilizada. O uso da tcnica de criao de peixes em tanque-rede visa em aumento da produtividade por rea de cultivo e consequentemente

maior lucratividade. Esse sistema comea a ser explorado no pas a nvel comercial, porm no existem manejos definidos de criao e utilizao de materiais adequados e testados pela falta de pesquisas e parmetros zootcnicos. Tendo em vista esses fatores, a empresa Belgo Mineira Bekaert (BMBA), juntamente com a Embrapa Arroz e Feijo desenvolveram um projeto de validao tcnica, com o objetivo de determinar parmetros zootcnicos para a criao de peixes em tanque-rede (principalmente na regio de Cerrado), utilizao de pequenas e grande reas alagadas na criao de peixes, desenvolvimento de um sistema de cultivo de peixe em tanque-rede, alm da validao tcnica das telas Fortinet da BMBA na confeco de tanques-rede. O experimento foi conduzido durante 6 meses, com o cultivo de tilpia (gnero Oreochromis) sob diferentes densidades de estocagem e que culminou com a realizao de um dia de campo na Embrapa para a divulgao das tecnologias empregadas e a apresentao do novo produto da BMBA. Zootecnista Luciane Messias Sperandio (CRMV-GO 0358/Z), aluna de especializao em Piscicultura na UFG, estagiria da Embrapa Arroz e Feijo - GO. luciane@cnpaf.embrapa.br

Вам также может понравиться