Вы находитесь на странице: 1из 2

Apostila de Matemtica Prof ndrea Nina Srie: 6

Exemplo 1:

4(X + 3) =1 4X + 12 = 1 4X = 1 12 x=

Equaes com Frao:


Nessa equao, inicialmente reduzimos todas as fraes ao mesmo denominador, calculando o Mnimo Mltiplo Comum (mmc) e a seguir cancelamos esses denominadores (lembre-se de dividir o resultado de mmc pelo denominador- o de baixo- e multiplicar pelo numerador-o de cima).

Exemplo 2:

5(2x -4) = 7 ( x + 1) 3 10x 20 = 7x + 7 -3 10x 7x = 7 -3 + 20 3x = 24 x = 24/ 3 x=8 EXERCCIOS

1- Resolva as seguintes equaes com frao:


Exemplo 1: Resolver a equao:

a) b) c) d)

= =5 = =

e)

= 2x +

f)

=5

2- Resolva as seguintes equaes com parnteses: a) 4x 1 = 3 ( x 1) b) 3( x 2) = 2x 4 c) 2( x 1) = 3x + 4

Equaes com parnteses:


Resolver uma equao descobrir o seu conjunto soluo. Para resolver uma equao com parnteses: 1 Eliminar os parnteses (aplicao da propriedade distributiva da multiplicao relativamente adio ou jogo de sinal). 2 Passar os termos com incgnita para um dos membros e os termos independentes para o outro membro (Regra da adio). Nota: Ao passar termos de um membro para o outro temos que lhe trocar o sinal. 3 Reduzir os termos semelhantes, ou seja, efetuar os clculos. 4 Determina-se o valor da incgnita (passando o valor que multiplica a incgnita para o outro membro a dividir).

d) 3(x 1) 7 = 15 e) 7 ( x 4) = 2x 3 f) 3 ( x 2) = 4(3 x) g) 3 ( 3x 1) = 2 ( 3x + 2) h) 7 ( x 2 ) = 5 ( x + 3 ) i) 4 (5 x) = 6x + 3 Observao:


Este mtodo que acabamos de estudar resume-se em isolar a incgnita no primeiro membro, passando cada um dos coeficientes para o segundo membro. A passagem feita passando o termo para o outro lado, invertendo-se a operao que realizada sobre o mesmo: Se for adio, passa a subtrao; Se for subtrao, passa a adio; Se for multiplicao, passa a diviso; Se for diviso, passa a multiplicao. Na verdade tais inverses nada mais so que uma forma simplificada de utilizao dos princpios aditivo e multiplicativo da igualdade.

Dzimas peridicas
H fraes que no possuem representaes decimais exata. Por exemplo:

Dzima Composta: A geratriz de uma dzima composta uma frao da forma , onde

Aos numerais decimais em que h repetio peridica e infinita de um ou mais algarismos, d-se o nome de numerais decimais peridicos ou dzimas peridicas. Numa dzima peridica, o algarismo ou algarismos que se repetem infinitamente, constituem o perodo dessa dzima. As dzimas classificam-se em dzimas peridicas simples e dzimas peridicas compostas. Exemplos:

n a parte no peridica seguida do perodo, menos a parte no peridica. d tantos noves quantos forem os algarismos do perodo seguidos de tantos zeros quantos forem os algarismos da parte no peridica. Exemplos:

(perodo: 5) (perodo: 3) (perodo: 12) So dzimas peridicas simples, uma vez que o perodo apresenta-se logo aps a vrgula.

Perodo: 2 Perodo: 4 Perodo: 23 Parte no Perodo no Parte no peridica: peridica: 0 peridica: 15 1 So dzimas peridicas compostas, uma vez que entre o perodo e a vrgula existe uma parte no peridica. Observaes: Consideramos parte no peridica de uma dzima o termo situado entre vrgulas e o perodo. Exclumos, portanto da parte no peridica o inteiro. Podemos representar uma dzima peridica das seguintes maneiras:

Geratriz de uma dzima peridica


possvel determinar a frao (nmero racional) que deu origem a uma dzima peridica. Denominamos esta frao de geratriz da dzima peridica. Procedimentos para determinao da geratriz de uma dzima: Dzima simples A geratriz de uma dzima simples uma frao que tem para numerador o perodo e para denominador tantos noves quantos forem os algarismos do perodo. Exemplos:

Вам также может понравиться