Вы находитесь на странице: 1из 112

C

ADMINISTRAO

incias ontbeis

Caderno de Lngua Portuguesa Dom Alberto


Prof: Jane Jordan Klein

C122

KLEIN, Jane Jordan

Caderno de Lngua Portuguesa Dom Alberto / Jane Jordan Klein. Santa Cruz do Sul: Faculdade Dom Alberto, 2010. Inclui bibliografia. 1. Administrao Teoria 2. Cincias Contbeis Teoria 3. Lngua Portuguesa Teoria I. KLEIN, Jane Jordan II. Faculdade Dom Alberto III. Coordenao de Administrao IV. Coordenao de Cincias Contbeis V. Ttulo

CDU 658:657(072)

Catalogao na publicao: Roberto Carlos Cardoso Bibliotecrio CRB10 010/10

Pgina 2

Apresentao

O Curso de Administrao da Faculdade Dom Alberto iniciou sua trajetria acadmica em 2004, aps a construo de um projeto pautado na importncia de possibilitar acesso ao ensino superior de qualidade que, combinado seriedade na execuo de projeto pedaggico, propiciasse uma formao slida e relacionada s demandas regionais. Considerando esses valores, atividades e aes voltadas ao ensino slido viabilizaram a qualidade acadmica e pedaggica das aulas, bem como o aprendizado efetivo dos alunos, o que permitiu o reconhecimento pelo MEC do Curso de Administrao em 2008. Passados seis anos, o curso mostra crescimento quantitativo e qualitativo, fortalecimento de sua proposta e de consolidao de resultados positivos, como a publicao deste Caderno Dom Alberto, que o produto do trabalho intelectual, pedaggico e instrutivo desenvolvido pelos professores durante esse perodo. Este material servir de guia e de apoio para o estudo atento e srio, para a organizao da pesquisa e para o contato inicial de qualidade com as disciplinas que estruturam o curso. A todos os professores que com competncia fomentaram o Caderno Dom Alberto, veculo de publicao oficial da produo didticopedaggica do corpo docente da Faculdade Dom Alberto, um agradecimento especial.

Lucas Jost Diretor Geral

Pgina 3

PREFCIO
A arte de ensinar e aprender pressupe um dilogo entre aqueles que interagem no processo, como alunos e professores. A eles cabe a tarefa de formao, de construo de valores, habilidades, competncias necessrias superao dos desafios. Entre estes se encontra a necessidade de uma formao profissional slida, capaz de suprir as demandas de mercado, de estabelecer elos entre diversas reas do saber, de atender s exigncias legais de cada rea de atuao, etc. Nesse contexto, um dos fatores mais importantes na formao de um profissional saber discutir diversos temas aos quais se aplicam conhecimentos especficos de cada rea, dispondo-se de uma variedade ampla e desafiadora de questes e problemas proporcionada pelas atuais conjunturas. Para que isso se torne possvel, alm da dedicao daqueles envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, preciso haver suporte pedaggico que d subsdios ao aprender e ao ensinar. Um suporte que supere a tradicional metodologia expositiva e atenda aos objetivos expressos na proposta pedaggica do curso. Considerando esses pressupostos, a produo desse Caderno Dom Alberto parte da proposta pedaggica do curso da Faculdade Dom Aberto. Com este veculo, elaborado por docentes da instituio, a faculdade busca apresentar um instrumento de pesquisa, consulta e aprendizagem tericoprtica, reunindo materiais cuja diversidade de abordagens atualizada e necessria para a formao profissional qualificada dos alunos do curso. Ser um canal de divulgao do material didtico produzido por professores da instituio motivao para continuar investindo da formao qualificada e na produo e disseminao do que se discute, apresenta, reflete, prope e analisa nas aulas do curso. Espera-se que os leitores apreciem o Caderno Dom Alberto com a mesma satisfao que a Faculdade tem em elaborar esta coletnea.

Elvis Martins Diretor Acadmico de Ensino

Pgina 4

Sumrio
Apresentao Prefcio Plano de Ensino Aula 1 Comunicao, leitura e escrita Aula 2 Lngua, linguagem e sociedade Aula 3 Linguagem, funes da linguagem e leitura Aula 4 Tpicos gramaticais: parnimos e homnimo Aula 5 Exerccios Aula 6 Estudo do pargrafo Aula 7 Formas de elaborao da introduo do pargrafo Aula 8 Principais problemas de Coeso Aula 9 Concordncia Aula 10 Gneros textuais Aula 11 Redao oficial ATA Aula 12 Crase 97 104 03 04 06

11 18

27 36

37 39 42 49 77 87

Pgina 5

Centro de Ensino Superior Dom Alberto


Plano de Ensino
Curso: Administrao/Cincias Contbeis Carga Horria (horas): 60 Identificao Disciplina: Lngua Portuguesa Crditos: 4 Semestre: 1

Ementa Lngua, linguagem e sociedade. Linguagem oral e linguagem escrita. Norma culta, variedades lingsticas e contextos comunicativos. Leitura e interpretao de textos. Gneros textuais. Redao tcnica: conceitos, normas e estrutura. Aspectos gramaticais. Objetivos Geral: Ampliar a competncia lingstica do aluno, tanto na modalidade oral quanto escrita, para se expressar de modo eficaz, satisfazendo os requisitos bsicos da profisso. Especficos: Desenvolver a leitura reflexiva, desenvolvendo a capacidade de apreender o essencial num texto e relacionando o texto com seu contexto. Conhecer diferentes tipos de texto, especialmente os relacionados rea administrativa, a fim de ampliar as possibilidades de interao comunicativa tanto oral quanto escrita. Desenvolver a capacidade de produzir textos, conhecendo sua estrutura e organizao e estabelecendo coeso e coerncia. Revisar de forma contnua elementos gramaticais para que haja domnio da norma culta da lngua, sabendo-se us-la adequadamente nos mais variados contextos comunicativos formais e informais. Inter-relao da Disciplina Horizontal: A disciplina, atravs de atividades de leitura, interpretao e produo de textos, possibilita uma interao entre diferentes habilidades lingsticas, ampliando as alternativas de comunicao oral e escrita. Vertical: Ao abordar competncias no uso da lngua, o estudo da Lngua Portuguesa prepara o aluno para a elaborao adequada de diferentes tipos de texto, especialmente aqueles que fazem parte das atribuies dos profissionais dos Cursos de Administrao e Cincias Contbeis. Alm disso, a disciplina, ao desenvolver a habilidade de expresso oral e escrita, amplia a capacidade comunicativa, favorecendo a realizao de trabalhos, seminrios, apresentaes orais, etc., que integram a formao discente em vrias disciplinas dos Cursos. Competncias Gerais Desenvolver a capacidade de usar satisfatoriamente a lngua em diferentes situaes de interao social bem como em processos de leitura e produo textual. Competncias Especficas Reconhecer caractersticas lingusticas e estruturais de diferentes gneros textuais a fim de proporcionar adequada leitura e redao de textos bem como uso satisfatrio da lngua em situaes comunicativas. Habilidades Gerais Analisar diferentes tipos de textos, investigando suas caractersticas lingusticas e estruturais para elaborar de modo adequado textos prprios da atuao profissional em Administrao e Cinicas Contbeis.. Habilidades Especficas Elaborar diversos gneros textuais prprios da rea de formao e atuao profissional, utilizando a modalidade padro da lngua portuguesa; Usar adequadamente a lngua em situaes de interao social; Produzir textos coesos e coerentes; Ler criticamente diversos tipos de texto, identificando sua estrutura e ideias principais e secundrias. Contedo Programtico PROGRAMA:

Pgina 6

Misso: "Oferecer oportunidades de educao, contribuindo para a formao de profissionais conscientes e competentes, comprometidos com o comportamento tico e visando ao desenvolvimento regional.

1. Lngua, linguagem e sociedade 1.1. Conceitos de lngua, linguagem e fala 1.2. Funes da linguagem 1.3. Variedades lingsticas 2. Estudo do texto 2.1. Fatores de textualidade 2.2. Gneros textuais 2.3. Leitura e interpretao de textos 3. Estudo do pargrafo 3.1. Estrutura e organizao 3.2. Elementos de coeso e coerncia 3.3. Anlise e produo de pargrafos 4. Redao tcnica 4.1. Mensagens eletrnicas 4.2. Requerimento 4.3. Convocao 4.4. Ata 4.5. Ofcio 5. Recapitulao de aspectos gramaticais 5.1. Ortografia 5.2. Acentuao grfica 5.3. Concordncia verbal e nominal 5.4. Pronomes de tratamento 5.5. Regncia verbal e nominal 5.6. Pontuao 5.7. Parnimos e homnimos Estratgias de Ensino e Aprendizagem (metodologias de sala de aula) Aulas expositivo-interativas. Atividades em grupo e/ou individuais. Atividades de leitura e produo textual. Apresentaes orais. Avaliao do Processo de Ensino e Aprendizagem A avaliao do processo de ensino e aprendizagem deve ser realizada de forma contnua, cumulativa e sistemtica com o objetivo de diagnosticar a situao da aprendizagem de cada aluno, em relao programao curricular. Funes bsicas: informar sobre o domnio da aprendizagem, indicar os efeitos da metodologia utilizada, revelar conseqncias da atuao docente, informar sobre a adequabilidade de currculos e programas, realizar feedback dos objetivos e planejamentos elaborados, etc. A forma de avaliao ser da seguinte maneira: 1 Avaliao Peso 8,0 (oito): Prova; Peso 2,0 (dois): Trabalho. Este trabalho, que aborda a produo de pargrafo, a coeso e a coerncia, poder ser feito individualmente ou em grupo de at trs alunos e dever ser postado na categoria Tarefas (no portal www.domalberto.edu.br, acesso restrito a aluno, na disciplina de Lngua Portuguesa) at o dia 1/10/2010. Em caso de trabalho realizado em grupo, somente um aluno insere o trabalho, devendo os nomes dos componentes do grupo serem indicados no trabalho, que deve ser formatado em Word verso 2003.

2 Avaliao Peso 8,0 (oito): Prova; Peso 2,0 (dois): referente ao Sistema de Provas Eletrnicas SPE (maior nota das duas provas do SPE)

Pgina 7
Misso: "Oferecer oportunidades de educao, contribuindo para a formao de profissionais conscientes e competentes, comprometidos com o comportamento tico e visando ao desenvolvimento regional.

Avaliao Somativa A AFERIO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE CADA DISCIPLINA FEITA ATRAVS DE NOTAS INTEIRAS DE ZERO A DEZ, PERMITINDO-SE A FRAO DE 5 DCIMOS. O aproveitamento escolar avaliado pelo acompanhamento contnuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nas provas, trabalhos, exerccios escolares e outros, e caso necessrio, nas provas substitutivas. Dentre os trabalhos escolares de aplicao, h pelo menos uma avaliao escrita em cada disciplina no bimestre. O professor pode submeter os alunos a diversas formas de avaliaes, tais como: projetos, seminrios, pesquisas bibliogrficas e de campo, relatrios, cujos resultados podem culminar com atribuio de uma nota representativa de cada avaliao bimestral. Em qualquer disciplina, os alunos que obtiverem mdia semestral de aprovao igual ou superior a sete (7,0) e freqncia igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%) so considerados aprovados. Aps cada semestre, e nos termos do calendrio escolar, o aluno poder requerer junto Secretaria-Geral, no prazo fixado e a ttulo de recuperao, a realizao de uma prova substitutiva, por disciplina, a fim de substituir uma das mdias mensais anteriores, ou a que no tenha sido avaliado, e no qual obtiverem como mdia final de aprovao igual ou superior a cinco (5,0). Sistema de Acompanhamento para a Recuperao da Aprendizagem Sero utilizados como Sistema de Acompanhamento e Nivelamento da turma os Plantes Tira-Dvidas que so realizados sempre antes de iniciar a disciplina, das 18h30min s 18h50min, na sala de aula. Recursos Necessrios Humanos Professor. Fsicos Laboratrios, visitas tcnicas, biblioteca, etc. Materiais Recursos Multimdia. Bibliografia Bsica ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antonio. Lngua portuguesa: noes bsicas para cursos superiores. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2004. AZEREDO, Jos Carlos. Fundamentos de gramtica do portugus. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao empresarial. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2005. ______. Correspondncia: tcnicas de comunicao criativa. 17. ed. So Paulo: Atlas, 2004. FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristvo. Prtica de texto para estudantes universitrios. Petrpolis: Vozes, 1992. Complementar ABREU, Antnio Surez. Curso de redao. So Paulo: tica, 1994. FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar a gramtica. So Paulo: FTD, 2004. MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lubia Scliar. Portugus instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 25. ed. So Paulo: Atlas, 2004. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. Rio de Janeiro: Editora da Fundao, 2002. SOARES, Magda; CAMPOS, Edson. Tcnica de redao: as articulaes lingsticas de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1978. Peridicos Revistas: Exame, Carta Capital. Sites para Consulta http://www.gramaticaonline.com.br

Pgina 8
Misso: "Oferecer oportunidades de educao, contribuindo para a formao de profissionais conscientes e competentes, comprometidos com o comportamento tico e visando ao desenvolvimento regional.

http://www2.uol.com.br/linguaportuguesa http://www.classecontabil.com.br http://www.fecap.br/adm_online Outras Informaes Endereo eletrnico de acesso pgina do PHL para consulta ao acervo da biblioteca: http://192.168.1.201/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl.xis&cipar=phl8.cip&lang=por

Pgina 9
Misso: "Oferecer oportunidades de educao, contribuindo para a formao de profissionais conscientes e competentes, comprometidos com o comportamento tico e visando ao desenvolvimento regional.

Cronograma de Atividades
Aula 1 Consolidao Avaliao Contedo Proposta de trabalho e avaliao. Objetivos das aulas de Portugus. Importncia do ato de ler e escrever. Leitura e anlise de texto Guia Ortogrfico, Discusso sobre inter-relaes sobre lngua e sociedade. Conceitos de lngua, linguagem e fala. Funes da linguagem Variedades lingsticas. Tpicos gramaticais: parnimos, homnimos, uso dos porqus, dificuldades ortogrgicas Estudo do texto. Fatores de textualidade. Leitura e anlise de textos. Estudo do pargrafo. Estrutura e organizao de pargrafos. Coeso e Coerncia textual. Gneros textuais: estrutura e organizao de pargrafos. Resumo e resenha. Tpicos gramaticais, pontuao. Trabalho de avaliao. 1 1 8 9 10 11 12 13 2 2 3 Consolidao 1avaliao e Sistematizao dos Contedos da Procedimentos AE, VI Recursos QG, AP

2 3 4 5 6 7

AE, TG AE, TI AE AE AE AE, TG, TI AE

QG, DS, AP QG, AP, PS QG, AP, PS QG, AP, PS QG, AP, PS QG. AP, PS QG, AP, PS

Primeira Avaliao Anlise e correo da prova. Tpicos gramaticais: concordncia nominal e verbal, pronomes de tratamento. Estudo da redao tcnica: caractersticas e tipos de texto. Mensagens eletrnicas. Requerimento e convocao: produo textual Tpicos gramaticais: acentuao grfica, crase Ata e Ofcio. Produo textual e interpretao textual. Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. Reviso dos tpicos gramaticais Consolidao e sistematizao dos Contedos da 2 Avaliao. Segunda Avaliao Avaliao Substitutiva AE, TG, TI AE AE ,LB AE, TI AE AE QG, AP, PS QG, AP, PS QG, AP, PS QG, AP, PS QG, AP, PS QG, AP, PS

Legenda
Cdigo AE TG TI SE PA Descrio Aula expositiva Trabalho em grupo Trabalho individual Seminrio Palestra Cdigo QG RE VI DS FC Descrio Quadro verde e giz Retroprojetor Videocassete Data Show Flipchart Cdigo LB PS AP OU Descrio Laboratrio de informtica Projetor de slides Apostila Outros

Pgina 10
Misso: "Oferecer oportunidades de educao, contribuindo para a formao de profissionais conscientes e competentes, comprometidos com o comportamento tico e visando ao desenvolvimento regional.

AULA 1 1. COMUNICAO, LEITURA E ESCRITA


O homem, sendo um ser social por excelncia, porque vive em grupos e dotado da capacidade de refletir, tem usado suas habilidades para manter relaes com seus semelhantes, o que lhe possibilita partilhar pensamentos e emoes. E esse partilhar, antes da evoluo do homem at o estgio homo sapiens, se estabelecia atravs de algumas modalidades de significantes, listadas por Vicente de Paulo Saraiva: pintura, escultura, msica, dana. Mas a capacidade de pensar fez o homem criar outra ferramenta de comunicao - a palavra. A palavra, como um dos recursos mais fecundos da comunicao, o instrumento que o homem possui para difundir idias, expressar emoes e defender posies. Por isso, seu uso adequado tem sido amplamente defendido no s por profissionais ligados rea da comunicao, mas tambm por aqueles que vem no domnio da palavra um requisito essencial para obteno de sucesso no mercado de trabalho, independentemente do campo de atuao. Nessa linha de raciocnio, Joo Bosco Medeiros enfatiza: O sucesso empresarial tambm depende de um sistema de comunicao eficaz, tanto interna, quanto externamente. A comunicao imprecisa, ambgua e insuficiente tem gerado a runa de muitos empresrios. (MEDEIROS, 2005, p. 17) Diante disso, que estratgias adotar para estabelecer uma comunicao eficiente? Exercitar a leitura e a escrita e tornar-se um bom leitor. Quais so as caractersticas do bom leitor?

Um bom leitor cria possibilidades mais amplas de integrao e ao social; Um bom leitor aquele que capta o explcito e o implcito, as entrelinhas subjacentes ao texto, as intenes do autor; aquele que constri uma leitura crtica do mundo; ainda aquele que aprecia a potencialidade da lngua concretizada no texto e
avalia o que se diz e como as coisas so ditas;

Um bom leitor incorpora leitura os seus conhecimentos prvios e as suas


experincias de vida para atingir o significado do texto. Assim, em um mesmo texto diferentes possibilidades de leitura podem surgir. Mas preciso ressaltar que uma leitura s vlida quando autorizada pelo texto e fundamentada por indicadores que permitem uma ou mais interpretaes. Que leituras podem ser feitas a partir do seguinte texto?

Pgina 11

ZERO HORA, 28 DE FEVEREIRO DE 2002.

Enfim, o bom leitor aquele que constri significado/sentido no texto. E a atividade de leitura um exerccio que prepara o indivduo para a vida em sociedade, devendo, por isso, ser cultivada e aperfeioada. Isso porque: No basta, porm, ser alfabetizado para fazer da leitura um ato de crtica, que envolve constatao, reflexo e transformao de significados. [...] A leitura uma atividade necessria no mundo de hoje e no deve restringir-se s finalidades de estudo. preciso ler para se informar, para participar, para ampliar conhecimentos e alcanar uma compreenso melhor da realidade atual. (ANDRADE; HENRIQUES, 1999, p. 49) O domnio da leitura conduz ao domnio da escrita, prtica indispensvel no contexto atual, j que o homem escreve para dar ordens, avisar algum, receitar, registrar vivncias, pedir, etc. inicio9-10). Para esses autores, a escrita j nasceu com mil utilidades (2003, p. 9-10) e a sua inveno foi um sucesso: veio para ficar e se espalhar pelo mundo, e foi uma arma poderosssima nas mos dos povos que a dominavam, de tal forma que, hoje, os povos que no dispem dela dependem da escrita dos outros para sobreviverem. E, mesmo dentro de pases civilizados, o cidado que no sabe escrever tambm depende dos que sabem para ficar vivo. (2003, p. 10). A dificuldade ou a ausncia do culto escrita pode tornar-se fator gerador de exlio, colonizao e dominao do homem na sociedade, pois, segundo Faraco e Tezza,
O domnio da escrita to importante que, durante sculos, s se permitia que uma pequenssima parcela da sociedade aprendesse a ler e a escrever. Escrever era uma questo de segurana social, poltica ou religiosa: s pessoas de determinadas classes ou castas tinham esse direito, exercido sempre sob estrito controle. (2003, p. 10) Com o passar do tempo, a vigilncia foi sendo amenizada e a escrita, popularizada de tal modo que impensvel um mundo sem palavras escritas(FARACO; TEZZA, 2003, p. 911).

Pgina 12

Para Faraco e Tezza, a escrita indispensvel porque amplifica a linguagem oral em dois aspectos: a escrita atravessa o tempo e atravessa o espao. Por romper a linha temporal, faz histria na dupla acepo do termo. Ao ultrapassar barreiras geogrficas, no envio de uma carta ou de um e-mail, por exemplo, a escrita possibilita a construo de uma memria de informaes a serem compartilhadas por pessoas de/em diversos lugares. Essas duas peculiaridades da escrita, as quais so sintetizadas na noo de permanncia, asseguram que a escrita dominou o mundo (FARACO; TEZZA, 2003, p. 12) Se a escrita domina o mundo, o homem precisa domin-la para se revelar apto a interagir socialmente. Diante dessa necessidade de aprimoramento da capacidade de expresso escrita, algumas dicas so fundamentais:

Ler atentamente bons textos, assumindo uma postura crtica; Ler autores da rea que pretende seguir; Observar a forma de escrever dos autores; Corrigir deficincias do aprendizado da Lngua Portuguesa; Dominar tcnicas de redao e recursos lingsticos bsicos; Produzir textos.
importante destacar que produzir bons textos no significa produzir textos literrios. Um texto bem elaborado aquele que atende a determinados fins, seja no mbito artstico, seja no profissional. Por exemplo, se o objetivo do redator relatar pormenorizadamente tudo o que aconteceu numa reunio administrativa de uma empresa, ele precisar escrever uma ata, tipo de texto que se organiza segundo algumas normas especficas. Agora, se a inteno de um autor produzir uma histria a partir de acontecimentos do cotidiano e envolver o leitor numa narrativa literria, dever escrever uma crnica. Portanto, quando se escreve um texto, necessrio atender aos objetivos da produo textual, obedecendo a um sistema de regras ligado no s a normas lingsticas, mas tambm tipologia textual. Outro elemento importante na construo de um texto a ateno ao contexto comunicativo. Quem ser o leitor do texto? Que linguagem adotar para estabelecer comunicao com determinado leitor e para obedecer caracterstica do texto? Ao escrever um e-mail, por exemplo, o nvel de linguagem usado quando se comunica com um amigo no o mesmo quando o interlocutor o chefe de trabalho.

Pgina 13

A atividade de escrita, ento, pressupe conhecimento do assunto a ser abordado, clareza das intenes/objetivos da produo textual, adequao modalidade da lngua e ao tipo de texto e ajuste de estrutura e expresso caracterstica do leitor/receptor. Alm disso, o processo de escrita baseado em noes de apresentao formal do texto, como a estrutura dissertativa - que exige a diviso do texto em, no mnimo, trs pargrafos e a estrutura da redao tcnica que possui linguagem e diagramao prprias. Em sntese:

Organizar adequadamente a produo de um texto significa considerar o que se escreve, para que se escreve, como se escreve e para quem se escreve.

ATIVIDADE DE PRODUO TEXTUAL 1. Imagine a seguinte situao: voc auxiliar administrativo de uma empresa do setor fumageiro e est trabalhando em sua sala. O telefone toca. seu pai, pedindo que voc v depressa para o hospital porque sua me sofreu um acidente. Antes de sair do local de trabalho, voc precisa deixar um aviso, informando que precisou sair mais cedo por motivos pessoais. Como voc escreveria um aviso para o seu chefe, informando o ocorrido?

2. Diante da situao apresentada acima, considere que voc ainda precisa avisar sua esposa. Que torpedo voc enviaria a ela, noticiando os fatos?

Pgina 14

LER UM EXERCCIO. UM CONVITE LEITURA:

Nadando em letras
Estes dias, enquanto conversava com amigos, o assunto literatura veio tona. Decepcionei-me ao saber que muitos detestavam ler e espantei-me com a razo: ler seria, na opinio deles, complicado, difcil. Sei l, isso ficou l num canto empoeirado da minha mente, at que reapareceu, e na hora certa; na hora em que nadava. Curioso, mas os atos de ler e de nadar tm muito mais comum do que aparentemente se pensa. Ler, assim como nadar, so atividades para as quais devemos treinar, aprender. Algo gradual; no se comea nadando em uma piscina de 50 metros, assim como no se aprende a ler com um livro de Eco, mas com treino chegamos l. No princpio, mesmo uma piscina curta um desafio. A borda oposta parece to distante; uma eternidade marcada por lentas braadas nos separa dela. De repente a gente vai e volta, as braadas ficam rpidas e fortes; procuramos uma piscina grande. Um dia aprendemos que, ao chegar perto da borda, basta dar uma meia cambalhota, impulsionar com os ps e da nadar ainda mais rpido. Depois da velocidade, vem o gosto pela distncia, este junto com as temidas cibras mais treino. Dois, trs quilmetros so (quase) brincadeira. Prximo desafio: gua aberta e fria, rio, correnteza; desafio! O melhor de tudo que a qualquer momento podemos lembrar dos estgios anteriores, isto , ter conscincia de que melhoramos de fato. Ler similar. Quando comeamos, qualquer textinho um desafio. O ponto final no chega nunca, nos perdemos ao mudar de linha; nossa prpria leitura mental no consegue encontrar a entonao certa. Enfim, um calvrio de letrinhas. Quando os textos ficam curtos, pulamos para livretos e aos poucos desenvolvemos conscincia do contedo que expem, assim como na piscina quando aprendemos seus truques; em resumo, adquirimos experincia, a qual vital para ir adiante. Ento pulamos para livros complicados, grandes, clssicos de autores famosos ou no. Eles do um n na gente e no raro que tenhamos que ler determinadas partes duas vezes, ou retornar alguns captulos para compreender o contexto. So as cibras gramaticais, digamos assim mais treino. O que vem depois: outras lnguas, outros autores, mais desafios .... quem sabe at mesmo escrever? E assim como a natao, o nostlgico olhar para trs gratificante e neste caso, culturalmente impagvel. Pessoalmente, leio muito. Sou do time do Lus Fernando Verssimo: se no tenho nada para ler, corro para a torneira do banheiro para ler quente/fria. Talvez por isso repudie aquela imagem esterotipada que fazem dos leitores, com seus pesados culos, pele plida, caracterstica apatia, chatice e averso a convvio pessoal e afins. Ela apenas intimida aqueles que lem, nutre um preconceito, que assim como a maioria, detestvel e infundado. E chegou aquela hora de passar a mensagem final e se tenho uma, ela : leiam! Ler mentalmente saudvel; nadar (ou praticar qualquer forma de esporte) fisicamente saudvel e como o ditado latino prescreve, mens sana incorpore sano, isto , mente s em corpo so.
Rafael Accorsi/Universidade de Freiburg, Alemanha (Gazeta do Sul, 7 ago. 2002)

Pgina 15

1. A exemplo dos amigos do autor do texto, que detestavam ler, apresente outras razes possveis para tanta resistncia leitura.

2.

Na viso do autor do texto, a leitura tambm complicada e difcil? Explique.

3. Considere a seguinte afirmao: Ler, assim como nadar, so atividades para as quais devemos treinar, aprender. Segundo o texto, como se desenvolve o processo de leitura?

4. Que estratgia lingstica o autor utiliza para explicar como se desencadeiam os estgios de leitura?

5. A partir da leitura do texto, explique o que so calvrio de letrinhas e cibras gramaticais.

6. O autor se ope a uma viso tradicional de leitor, definida como aquela imagem esterotipada que fazem dos leitores, com seus pesados culos, pele plida, caracterstica apatia, chatice e averso a convvio pessoal e afins. Qual a razo dessa oposio?

7. A referncia a Lus Fernando Verssimo no casual. Por que Rafael Accorsi o citou?

8. No final do texto, o autor prope uma reflexo-sntese construda pela analogia entre nadar e ler e pela citao de um provrbio latino. Explique, com suas palavras, essa reflexo.

DOMNIO DA LNGUA PORTUGUESA E MERCADO DE TRABALHO

A Lngua Portuguesa e o Mercado de Trabalho


Vanessa Loureiro Correa*

O programa de televiso "O Aprendiz 3", transmitido pelo canal fechado People and Arts e retransmitido pela TV Pampa, mostra a luta de doze candidatos por uma vaga na empresa de Roberto Justus, ncora do programa. Esse emprego em Nova York e o salrio em torno de U$ 250.000 anuais, alm de todos os confortos, ou seja, carro, apartamento, alimentao e outras vantagens. Para serem merecedores da vaga, os candidatos precisam mostrar liderana, criatividade, conhecimento tcnico e, tambm, domnio da lngua materna e de uma lngua estrangeira.

Pgina 16

Vrios estudiosos da lngua portuguesa escreveram sobre a importncia de se saber mais de um nvel de linguagem para a conquista da vaga. Justus no perdoou os competidores que, em algum momento, usaram termos ou aspectos gramaticais inadequados. Foi incisivo e falou, por alguns minutos, sobre a importncia das lnguas nas empresas. Provou que um excelente executivo no pode contar somente com o conhecimento da secretria para que a comunicao ocorra. O prprio Roberto demonstrou, em todos os programas, um alto nvel de domnio das lnguas portuguesa e inglesa. Muitos podem estar pensando que isso s ocorreu no programa porque o emprego era bom. Porm, revistas especializadas como Voc S/A informam que, atualmente, o domnio lingstico est sendo usado como fator de seleo, tendo em vista o bom currculo dos candidatos. H empresas que pedem a conjugao de um verbo, outras fazem "ditado" de palavras portuguesas e inglesas, mas a grande maioria pede mesmo a elaborao de uma redao. Sem sombra de dvida que a escritura de um texto , de fato, a melhor maneira de se avaliar o candidato. Alm dos aspectos gramaticais, pode-se verificar se ele sabe coeso, coerncia, partes textuais e outros elementos que constituem uma produo textual. Sendo assim, torna-se evidente que a insero no mercado de trabalho no depende mais de um domnio somente tcnico. Aqueles que ainda tm problemas com a lngua materna tero de correr atrs do prejuzo se quiserem encontrar colocao. Ainda que se possa usar o nvel coloquial com os amigos e em situaes informais, tem-se que dominar o culto para apresentar um diferencial. No tem escapatria, a mensagem clara: mos obra!
* Mestre em Lingstica Aplicada pela PUCRS, professora do Curso de Letras da ULBRA e tutora de Lngua Portuguesa no ULBRA EAD. Coordenadora das Licenciaturas do ISEE. Texto disponvel em: http://www.ulbra.br/ead/linportuguesa.htm Acesso em: 16 ago. 2008.

Pgina 17

AULA 02 2. LNGUA, LINGUAGEM E SOCIEDADE


2.1. CONCEITOS DE LINGUAGEM, LNGUA E FALA A comunicao em nossa sociedade pode ser realizada de diversas formas: atravs da palavra, do corpo, do gesto, da imagem, do som. Essas formas de comunicao so linguagens que se valem de diversos recursos para produzir significados. A linguagem um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. Alm da linguagem verbal, cuja unidade bsica a palavra (falada ou escrita), existem tambm as linguagens no verbais. H ainda linguagens mistas, que intercalam a verbal com a no verbal. Veja os exemplos: Linguagem Verbal Linguagem no verbal Linguagem mista (verbal e no verbal) Texto opinativo (editorial), poema, ata, ofcio, requerimento Msica, dana, pintura, fotografia, escultura Notcia de jornal (texto escrito e imagem, fotografia), sites da Internet, histria em quadrinhos, cinema, teatro, novela

Segundo Dileta Martins e Lbia Zilberknop (2003), no mundo moderno o homem no vive sem a comunicao, que uma fora de extraordinria vitalidade na observao das relaes humanas e no comportamento individual [...] Provado est que a comunicao um processo social e, sem ela, a sociedade no existiria (2003, p. 23). Como processo indispensvel sobrevivncia do homem na sociedade, preciso ter domnio da comunicao e esta se estabelece atravs de diversos recursos, como a palavra, os gestos, os movimentos, os smbolos, o silncio, etc. Mas de todos esses recursos, a palavra o instrumento que tem sido preferido pelo ser humano para expressar seu pensamento, interagir com o outro e se fazer compreender. O uso da palavra como instrumento de comunicao regido por um cdigo especfico, que dominado por um grupo de pessoas ou por toda uma comunidade e que possibilita a troca e a construo de mensagens. Esse cdigo a lngua. O que lngua? Lngua um cdigo que possibilita a comunicao. um sistema de signos, combinaes e de sons, de carter abstrato, utilizado na fala. (MEDEIROS, 2005, p. 28) A lngua portuguesa o cdigo que brasileiros usam nas diversas situaes de comunicao e interao social. Por isso, quanto maior for o domnio da lngua portuguesa, maiores sero as possibilidades de obter uma comunicao eficiente. Dominar de forma competente uma lngua no significa somente conhecer o seu vocabulrio; necessrio dominar
A lngua portuguesa, assim como outras lnguas neolatinas, originouse do latim vulgar. Durante a expanso martima, no sculo XV, foi levada pelos portugueses a outros continentes. Hoje falada por 200 milhes de pessoas. Habitantes de Portugal, Moambique, Angola, Cabo Verde, Macau, So Tom e Prncipe, Guin-Bissau falam a lngua portuguesa.

Pgina 18

as suas leis combinatrias, isto , fazer uma combinao de palavras que propicie sentido. O falante de lngua portuguesa pode conhecer o sentido das palavras, mas se no respeitar as leis de combinao das palavras, no produzir significado, sentido. Como cdigo que possibilita a comunicao na sociedade, a lngua assume um carter social, pois o indivduo sempre recorre ao mundo dos signos lingsticos para formular suas mensagens. Dino Pretti (1984) sintetiza a relao entre lngua e sociedade: Nas grandes civilizaes, a lngua o suporte de uma dinmica social, que compreende no s as relaes dirias entre os membros da comunidade, como tambm uma atividade intelectual, que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicao de massa at a vida cultural, cientfica e literria. (PRETTI, 1984, p. 53) preciso destacar que a lngua pertence a toda uma comunidade, evolui e transforma-se historicamente. Quando se fala em lngua, deve-se abandonar a busca da homogeneidade e da instabilidade. A lngua mutvel. Como exemplo dessas mudanas, pode-se observar o vocabulrio: algumas palavras perdem ou ganham fonemas (sons); outras deixam de ser utilizadas; outras palavras so criadas de acordo com as necessidades das pessoas o caso dos neologismos e dos emprstimos de outras lnguas com as quais uma comunidade tem contato. Como podemos observar a flexibilidade e as mudanas da lngua? Vejamos os textos: Texto 1: Em nossa ltima conversa, dizia-me o grande amigo que no esperava viver muito tempo, por seu um cardisplicente. _ O qu? _ Cardisplicente. Aquele que desdenha do prprio corao. Entre um copo e outro de cerveja, fui ao dicionrio. _ Cardisplicente no existe, voc inventou - triunfei. _ Mas se eu inventei, como que no existe? espantou-se o meu amigo. Semanas depois deixou em saudades fundas companheiros, parentes e bemamadas. Homens de bom corao no deveriam ser cardisplicentes. Questo: Mas se eu inventei, como que no existe? Segundo se deduz da fala espantada do amigo do narrador, a lngua, para ele, era um cdigo aberto, (a) ao qual se incorporariam palavras fixadas no uso popular. (b) A ser enriquecido pela criao de grias. (c) Pronto para incorporar estrangeirismos. (d) Que se amplia graas traduo de termos cientficos. (e) A ser enriquecido com contribuies pessoais. Texto 2: Explicao moderna para uma pergunta antiga _ Pai, como que eu nasci? _ Boa pergunta, filho. Muito bem, tnhamos mesmo que ter essa conversa um dia. O que aconteceu foi o seguinte: eu e sua me nos conhecemos aps nos Pgina 19

encontrarmos num Chat desses da net, que existem para se conversar. O papai marcou uma interface com a mame num cybercaf e acabamos plugados. A seguir, a mame fez uns downloads no joy-stick do papai e quando estava tudo pronto para a transferncia de arquivo, descobrimos que no havia qualquer tipo de firewall conosco. Como era tarde demais par dar o ESC, papai acabou fazendo o upload de qualquer jeito com a mame e, nove meses depois, voc apareceu. Entendeu? (Gazeta do Sul, Gazeta Mix, 02 mar. 2006, p.6) De que forma o pai explicou o nascimento do filho? A lngua um cdigo aceito por conveno. Por isso, um indivduo, isoladamente, no consegue modific-la. As transformaes da lngua so ocasionadas por alteraes lingsticas surgidas em comunidades ou grupos sociais. Alm disso, a lngua usada tanto na escrita quanto na fala. A fala, segundo Medeiros, regida pelo uso consensual que os falantes fazem dos elementos do sistema (2005, p. 28). Alm disso, a fala um ato intencional e individual, de vontade e de inteligncia. Tanto a fala quanto a escrita so usos individuais da lngua (CEREJA; MAGALHES, 2005, p. 21), pois os indivduos no falam e escrevem da mesma forma. Como enfatiza Medeiros (2005), a lngua escrita e a lngua falada apresentam diferenas de forma, gramaticalidade e recursos expressivos:
Estabelece-se diferena fundamental entre lngua falada e lngua escrita. A primeira livre, desativada de componentes situacionais; a segunda presa s regras da gramtica e ao padro considerado culto. Uma criativa, espontnea; outra cuidada, elaborada. Ainda que a lngua seja a mesma, a expresso escrita difere muito da oral, podendo-se facilmente comprovar que ningum fala como escreve, ou vice-versa. (2005, p. 29).

O autor tambm ensina que na lngua falada h mais contato entre os falantes, enquanto na escrita h mais distanciamento, pois o contato entre quem escreve e quem l indireto (2005, p. 29). Nesse sentido, o autor afirma que a lngua falada concreta, no apresenta grande preocupao gramatical, tem vocabulrio reduzido e constantemente renovado e pode contar com outros recursos extralingsticos, como os gestos, as expresses faciais, a postura. A lngua escrita, ao contrrio, abstrata, conservadora, refletida e exige maior esforo para elaborao e obedincia s regras gramaticais. Seu vocabulrio deve ser preciso e apurado.
DIFERENAS ENTRE LNGUA FALADA E LNGUA ESCRITA LNGUA FALADA LNGUA ESCRITA Vocabulrio restrito e repeties de palavras Vocabulrio amplo e variado Emprego de grias e neologismos Emprego de termos tcnicos Uso de onomatopias Uso de vocabulrios eruditos e abstratos Emprego restrito de certos tempos verbais Emprego do mais-que-perfeito, subjuntivo, futuro do pretrito Ausncia de rigor na colocao pronominal Rigor na colocao pronominal Supresso de pronomes relativos, como cujo Emprego de pronomes relativos Subjetividade e uso de expresses emotivas Objetividade e ausncia de expresses

Pgina 20

Frases feitas, clichs, chaves, provrbios Sintaxe simples Frases inacabadas Formas contradas e omisso de palavras no interior das frases Predomnio de oraes coordenativas

emotivas Uso criativo de frases Sintaxe elaborada Frases construdas com rigor gramatical Clareza na redao, sem omisses e ambigidades Uso de oraes coordenadas e subordinadas
Quadro adaptado de Medeiros (2005)

Medeiros ainda observa que tanto a lngua falada/oral quanto a lngua escrita apresentam nveis ou registros:
Em situaes formais, a expresso se d coma utilizao de uma lngua mais gramatical, com pronncia cuidada. Em situaes menos tensas, como a do meio familiar, a lngua adquire caractersticas de informalidade, e as preocupaes com a clareza e a correo tornam-se menos rigorosas. (MEDEIROS, 2005, p. 29-30).

Exerccios: 1) Coloque V (verdadeiro) e F (falso) nas alternativas a seguir: ( ) A lngua, como elemento de comunicao, sofre mudanas, que variam no tempo e no espao. Por isso, o modo como falamos e escrevemos hoje no o mesmo de pocas anteriores. ( ) Enquanto a lngua falada necessita de nexos entre frases, a escrita dispensa esses elementos, pois sua comunicao dispe de outros recursos (como a riqueza vocabular) que auxiliam a comunicao. ( ) A gria um elemento de criatividade e expressividade usada na lngua e admitida na fala. ( ) Na lngua falada, comum o uso de perodos subordinados, que so mais longos e demonstram mais cuidado na elaborao lingstica. ( ) A lngua falada mais espontnea, usa clichs, frases feitas, que, na lngua escrita, so evitados. 2) Leia o dilogo estabelecido entre dois jovens, Viviane e Juliana, no telefone a respeito de um trabalho em grupo para a faculdade. _ Oi, Ju, c acabou o trabalho? _ J detonei, Vi! S que no deu para passar na facu! O Giba ficou pegando no meu p pra arrumar uns lances nuns grficos. _ Ah! Falei que ia dar zica. Mas c t ligada que tem que escrever uma carta pra secretaria para entrega fora do prazo, n? _ Desencana. O Giba disse que ia resolver essa parada... _ Ah, ento beleza! D um toque pro Marquinho, fal? Bejo! a) Que expresses, palavras demonstram a oralidade da lngua? b) Em que contextos comunicativos a lngua falada deve se manter mais formal ou se apresentar de forma espontnea, como acontece no dilogo entre os universitrios do texto acima?

Pgina 21

No uso da lngua, o locutor deve ajustar sua fala e/ou escrita ao contexto comunicativo e especialmente ao interlocutor, j que a lngua oferece uma multiplicidade de possibilidades de uso. Medeiros explica como o locutor/redator deve proceder ao elaborar seu texto, considerando o interlocutor: Assim, o redator empresarial utiliza uma variante mais elaborada da Lngua Portuguesa se o texto que escreve se destina a pessoas de grau elevado de instruo; se se dirige a um pblico de grau de escolarizao reduzido, deve fazer uso de uma variante mais adequada a esse nvel. (MEDEIROS, 2005, p. 30) Outro ponto a destacar que a lngua falada e a lngua escrita so formas diferentes de comunicao. Nenhuma melhor ou pior do que a outra. Cada uma delas apropriada a uma determinada forma de comunicao. Apesar de reconhecer as diferenas de nveis da lngua oral e da lngua escrita, Medeiros categrico ao afirmar que imprescindvel o domnio da lngua escrita na sociedade atual: Note-se que, no entanto, a falta de domnio da lngua escrita estigmatizante e que no atual momento crescente a importncia da lngua escrita como meio de informao cientfica e tecnolgica. (MEDEIROS, 2005, p. 30)

2.2. INTENO COMUNICATIVA E FUNES DA LINGUAGEM Toda vez que se estabelece uma interao entre as pessoas ocorre uma situao comunicativa. Todo o ato de comunicao verbal envolve sempre seis componentes bsicos, descritos nos anos 1960 pelo formalista russo Roman Jakobson: # o locutor (aquele que diz algo a algum) # o interlocutor (aquele com quem o locutor se comunica) # a mensagem (o texto, isto , o que foi transmitido entre os falantes) # o cdigo (a lngua portuguesa) # o canal (a lngua oral, ou seja, o meio fsico que conduz a mensagem at o interlocutor) # o referente (o assunto da mensagem) Esses elementos podem ser esquematizados:

Referente Mensagem Locutor ....................................................................................Interlocutor Canal Cdigo

Pgina 22

Quando as pessoas interagem por meio da linguagem, h sempre uma inteno, explcita ou implcita, de modificar o pensamento ou o comportamento do interlocutor. No existe texto neutro. No h fala ou escrita vazia de sentido. Assim, possvel dizer que toda situao comunicativa pautada em uma inteno comunicativa. E o sucesso das interaes verbais, seja na condio do locutor, seja na do interlocutor, depende da capacidade de o falante lidar com a intencionalidade, pois, por meio dela, possvel impressionar, ordenar, ofender, persuadir, informar, pedir, implorar, solicitar, etc. Dependendo da inteno comunicativa do falante, ele organizar a linguagem embora a maioria das pessoas acredite que o uso da linguagem se d de modo automtico. Segundo Cereja e Magalhes, por isso que raramente se percebe que o modo como se organiza a linguagem est diretamente ligado funo que se deseja dar a ela, isto , inteno do locutor. (2005, p. 33) A linguagem desempenha sempre uma funo na comunicao de acordo com a nfase que o falante queira dar a um dos componentes do ato comunicativo. Nas palavras de Medeiros, A linguagem estrutura-se em funo do fator de comunicao (referente, emissor, receptor, canal, mensagem, cdigo) a que se inclina (2005, p. 41). Dependendo do objetivo da comunicao, o locutor recorrer a determinados elementos da linguagem. Funo pode ser entendida como serventia. Assim a linguagem serve para comunicar, para exprimir emoes, para levar o receptor a uma ao, para agradar, embelezar, para esclarecer algo da prpria linguagem ou, simplesmente, para manter viva a comunicao. (MEDEIROS, 2005, p. 41) Assim como so seis os componentes da comunicao, so tambm seis as funes da linguagem: emotiva, conativa, referencial, metalingstica, ftica e potica. Fundamento de toda comunicao; sua principal preocupao estabelecer relao entre a mensagem e o objeto a que se refere. Por isso, denota, referencia, informa. uma funo que procura essencialmente dar linguagem qualidades de objetividade, verificabilidade, evitando ambigidades e confuses entre a mensagem e a realidade codificada. [...] utilizada para produzir textos impessoais, objetivos. (MEDEIROS, 2005, p. 41) Estabelece relao entre a mensagem e o emissor. Quando utiliza essa funo, o redator, embora tambm exponha idias sobre o referente (funo referencial), tem em vista, principalmente, exteriorizar emoes, apresentar sua atitude em relao ao objeto, que poder ser bom, ruim, belo, feio, agradvel, desagradvel. No h preocupao com o referente nem com o receptor, mas com as afirmaes do eu. (MEDEIROS, 2005, p. 41-42)

Funo referencial

Funo emotiva

Pgina 23

Funo conativa

Funo potica

Funo ftica

Funo metalingstica

a funo que est centrada no destinatrio; tem como objetivo influenciar-lhe o comportamento; estabelece relao entre a mensagem e o receptor, uma vez que toda comunicao objetiva obter do receptor uma reao. (MEDEIROS, 2005, p. 42) Funo da linguagem que consiste na atualizao das potencialidades estruturais da lngua. Estabelece relao da mensagem consigo mesma. As caractersticas fsicas do signo (som e visualizao) so valorizadas; o sentido que da advm no previsto em uma mensagem convencional, utilizada nas relaes dirias. (MEDEIROS, 2005, p. 42) O objetivo da funo ftica estabelecer comunicao, controlar sua eficcia, prender a ateno do receptor, ou cortar a comunicao. Est centrada no contato fsico ou psicolgico. Apenas aproxima receptor e emissor. (MEDEIROS, 2005, p. 44) Essa funo est centrada no cdigo, isto , seu objeto a prpria linguagem e seu objetivo definir o sentido dos signos que dificultam a compreenso do receptor. Serve para dar explicaes ou precisar o cdigo utilizado pelo emissor. (MEDEIROS, 2005, p. 45)

IMPORTANTE: As funes da linguagem no existem isoladas em cada texto. Embora uma delas acabe predominando, elas convivem, mesclam-se, entrecruzam-se o tempo todo, obtendo-se de suas combinaes os mais diferentes efeitos. EXERCCIOS 1) Identifique qual funo da linguagem predomina nos fragmentos: a) Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais!

(Casimiro de Abreu)

b) Apesar de todas as oportunidades oferecidas pela organizao, o funcionrio no demonstrou crescimento, pois continua desempenhando suas atividades de modo inadequado, alm de desperdiar tempo, o que dificulta o alcance das metas. Portanto, senhor, tenho convico de que, para o sucesso de nossa empresa, necessrio diminuir a carga horria dele e substitu-lo aos poucos por outro profissional, cujo perfil se aproxima das nossas expectativas. c) Pessoal! A OAB acaba de divulgar a lista dos candidatos aprovados no exame. Consegui! Fui aprovada! Pgina 24

d) Aos dezesseis dias do ms de maro do ano de dois mil e seis, s dezenove horas, na sala de reunies da empresa Fontoura SA, situada na Rua Silva Jardim, 82, Porto Alegre, reuniram-se o diretor geral, Adonildo da Silva, o coordenador administrativo e financeiro, Felipe Ferreira, e a secretria administrativa, Caroline dos Santos, para discutir as novas metas da organizao. O diretor destacou que a principal meta da empresa para o ano seguinte o aumento nas vendas de produtos alimentcios, principal foco da organizao. e) Al! Como vai? Voc est me ouvindo? f) Veja No diga que a cano est perdida Tenha f em Deus, tenha f na vida Tente outra vez Beba Pois a gua viva ainda est na fonte Voc tem dois ps para cruzar a ponte Nada acabou, no, no

(Raul Seixas)

g) Estrangeirismo a utilizao na lngua oral ou na escrita de palavra ou expresso de lngua estrangeira. Shopping center um exemplo. 2) A maioria dos textos de jornais e revistas especializadas na rea de Administrao so construdos seguindo uma funo da linguagem. Leia uma parte de um artigo sobre a histria da Administrao no Brasil para responder s questes: Qual funo da linguagem dominante no texto? Por que tal funo predomina nesse tipo de produo textual? O incio da valorizao da cincia da Administrao no Brasil est relacionado a uma necessidade de aprimoramento da Administrao Pblica Federal para a adoo de mudanas e reformas sociais que permitissem alavancar o desenvolvimento do pas. Transformaes, idealizadas durante a gesto do presidente Getlio Vargas, que a burocracia existente at ento no era capaz de processar pelo seu despreparo tcnico-profissional. Foi na Era Vargas, nas dcadas de 30 e 40, que a Administrao comeou a ganhar espao, importncia e status como atividade profissional e campo de ensino, pesquisa e documentao. A criao da Lei 4.769, em 1965, que regulamentou a profisso, foi o resultado de um processo de amadurecimento dos primeiros administradores brasileiros, que perceberam a incapacidade de evoluir sem a proteo legal de seus direitos e da definio clara das atividades privativas do Administrador. At 1930, o ensino da Administrao Pblica era sempre agregado aos cursos de Comrcio, Direito, Cincias Sociais ou Engenharia. Mas nessa poca que comeam a chegar no pas as idias de Frederick M. Taylor e Henry Fayol sobre a ento chamada Administrao Cientfica. Com o objetivo de preparar a mquina do Poder Executivo para as metas e propsitos da Revoluo de 30, tornando-as duradouras e eficientes, o regime de Vargas trouxe consigo o fortalecimento de uma nova rea de estudos que, por conseqncia, terminou resultando em uma nova profisso: Tcnico de Administrao. Embora o termo hoje nos remeta a uma qualificao de nvel mdio, na poca referia-se aos postos mximos do servio pblico, aos experts em Administrao. (Revista Brasileira de Administrao, n 50, set. 2005) Pgina 25

3. Na internet e nas bibliotecas, h um grande acervo de textos que do dicas de como o contabilista deve se comportar para obter sucesso profissional. Leia um texto, extrado do site http://www.multiempresa.com.br/_etiqueta001.htm, em 2 de agosto de 2006. ETIQUETA EMPRESARIAL

Saiba como fazer do marketing pessoal uma estratgia dentro e fora do mundo dos negcios Todo mundo quer aparecer na mdia. Andy Warhol j dizia que todos tm os seus 15 minutos de fama; alguns querem mais. Um bom marketing pessoal faz milagres. Mas deve ser sutil, discreto, inteligente. No pense que um armrio cheio de marcas de grife far de voc o "bam-bam-bam" do qual todos querem informaes. Roupa no tudo. Voc precisa ter o que falar. A exposio excessiva aos holofotes da imprensa pode ser desastrosa. Abaixo, damos algumas dicas para quem quer levar sua imagem at a imprensa: Marketing de sucesso - Fale na mdia, de preferncia sobre a sua rea de atuao profissional; - No use chaves; - Participe de entidades de classe; - Se for capaz, publique livros e artigos; - Freqente cursos de ps-graduao; - Mantenha a mdia informada sobre os seus projetos empresariais e pessoais relevantes; - Procure um caminho original quando seus conhecimentos forem requisitados; - Conserve amizades dos tempos de colgio e universidade; - No se deixe picar pela mosca da vaidade; - Mantenha a vida pessoal fora das pautas dos jornalistas. Caso voc queira um trabalho mais profissional, contrate uma assessoria de imprensa. O trabalho do marketing eficiente envolve um conjunto de aes de comunicao que procura ordenar a apario do cliente na imprensa em ocasies pontuais. E, para isso, nada melhor que um jornalista para mostrar o caminho das pedras. a) Qual a inteno do autor ao produzir esse texto? b) Que funo da linguagem predomina no texto? Que marcas lingsticas podem justificar sua resposta? c) De todas as dicas apontadas para obter sucesso na rea da Contabilidade, qual a mais importante no seu ponto de vista? Por qu?

Pgina 26

AULA 03 LINGUAGEM, FUNES DA LINGUAGEM E LEITURA A identificao das funes da linguagem um exerccio para ampliar a competncia de leitura, que depende no s do reconhecimento das inter-relaes das linguagens, mas tambm da capacidade de apontar a inteno de um texto e de considerar dos gneros textuais EXERCCIOS 1. (ENADE-2005)

(Laerte. O condomnio)

(Laerte. O condomnio) (Disponvel em: http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/index-condomnio.html)

As duas charges de Laerte so crticas a dois problemas atuais da sociedade brasileira, que podem ser identificados pela crise (A) na sade e na segurana pblica. (B) na assistncia social e na habitao. (C) na educao bsica e na comunicao. (D) na previdncia social e pelo desemprego. (E) nos hospitais e pelas epidemias urbanas. 2. (ENADE-2005) Leia e relacione os textos a seguir. O Governo Federal deve promover a incluso digital, pois a falta de acesso s tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidado, em especial a juventude.
(Projeto Casa Brasil de incluso digital comea em 2004. In: MAZZA, Mariana. JB online.)

Pgina 27

Comparando a proposta acima com a charge, pode-se concluir que (A) o conhecimento da tecnologia digital est democratizado no Brasil. (B) a preocupao social preparar quadros para o domnio da informtica. (C) o apelo incluso digital atrai os jovens para o universo da computao. (D) o acesso tecnologia digital est perdido para as comunidades carentes. (E) a dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidado um excludo social. VARIAES LINGSTICAS Segundo Carlos Alberto Faraco e Cristvo Tezza (1992), a lngua um imenso conjunto de variedades (1992, p. 11). As diferenas perceptveis no uso de uma lngua caracterizam as diferenas lingsticas, que so decorrentes de distintos fatores. Mauro Ferreira (2003) explica que j na Antigidade Clssica, Horcio, grande poeta e intelectual latino, indicava a possibilidade de os usurios de uma determinada lngua usarem-na de forma diferente embora todos tenham conhecimento das estruturas gerais de funcionamento desse cdigo:
H uma grande diferena se fala um deus ou um heri; se um velho amadurecido ou um jovem impetuoso na flor da idade; se uma matrona autoritria ou uma ama dedicada; se um mercador errante ou um lavrador de pequeno campo frtil [...]

Pgina 28

(Horcio, Arte potica)

O fragmento de um poema de Horcio explicita a idia de que, dentro de um mesmo idioma, a estrutura da lngua possa sofrer variao devido a uma srie de fatores, como a idade do falante, o grupo social a que pertence, a relao entre ele e o ouvinte, etc. Algumas dessas variaes so facilmente perceptveis, outras so mais sutis. Tais variaes so chamadas variaes lingsticas. As variaes lingsticas so causadas por trs fatores principais: o tempo histrico, o ambiente geogrfico e o grupo sociocultural. VARIAO HISTRICA Como a lngua no esttica nem imutvel, com o passar do tempo natural ocorrer mudana na forma de falar, na grafia de palavras e no significado dos vocbulos. Essas transformaes surgidas ao longo do tempo recebem o nome de variaes histricas. Veja como Carlos Drummond de Andrade comenta a variao histrica de uma lngua:
Antigamente Antigamente, as moas chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. No faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo no sendo rapages, faziamlhes p-de-alferes, arrastando asas, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tbua, o remdio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. [...] Os mais jovens, esses iam ao animatgrafo, e mais tarde ao cinematgrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisa onze varas, e at calas pardas; no admira que dessem com os burros ngua. [...] Embora sem saber da missa a metade, os presunosos queriam ensinar padre-nosso ao vigrio, e com isso punham a mo em cumbuca. Era natural que com eles se perdesse a tramontana. A pessoa cheia de melindres ficava sentida com a desfeita que lhe faziam quando, por exemplo, insinuavam que seu filho era artioso. Verdade seja que s vezes os meninos eram mesmo encapetados; chegavam a pitar escondido, atrs da igreja. As meninas, no: verdadeiros cromos, umas tetias. [...] Antigamente, os sobrados tinham assombraes, os meninos lombrigas, asthma os gatos, os homens portavam ceroulas, botinas e capa-de-goma [...] no havia fotgrafos, mas retratistas, e os cristos no morriam: descansavam. Mas tudo isso era antigamente, isto , outrora.
Carlos Drummond de Andrade

VARIAO GEOGRFICA Observe os versos: E o corao vazio voa vadio Como uma pipa no ar. (Boca Livre, CD Songboca, 1994)

O cu povoado de inquietas pandorgas. Outros meninos erguem-nas, o dia inteiro. (Osman Lins)

Conforme explica Ferreira (2003), os termos pipa e pandorga so variaes de nome de um brinquedo, o qual tambm ser chamado de papagaio, tapioca, maranho, arraia ou quadrado, dependendo da regio do falante. Nesses casos em que num determinado lugar o objeto recebe um nome e em outro lugar esse mesmo objeto conhecido por outra expresso tem-se um exemplo de variao geogrfica no vocabulrio: o nome do brinquedo muda de lugar para lugar, de regio para regio (2003, p. 77). Ferreira ainda destaca que Alm de estar presente no vocabulrio, a variao geogrfica pode ser constatada tambm em certas estruturas de frases e principalmente na pronncia. A pronncia caracterstica dos falantes de uma regio Pgina 29

comumente chamada de sotaque: sotaque nordestino, sotaque mineiro, sotaque gacho, etc. (2003, p. 77)

VARIAO SOCIOCULTURAL A variao sociocultural, segundo Ferreira (2003), no difcil de ser constatada. O autor explica essa variao da seguinte forma: Suponha, por exemplo, que algum diga a seguinte frase: T na cara que eles no teve peito de encar os ladro. [Frase 1] Que tipo de pessoa comumente fala dessa maneira? Vamos caracteriz-la, por exemplo, pela profisso: um advogado? um trabalhador braal da construo civil? Um mdico? Um garimpeiro? Um reprter de televiso? E quem usaria a frase a seguir? Obviamente faltou-Ihes coragem para enfrentar os ladres. [Frase 2] Sem dvida, associamos frase 1 os falantes de grupos sociais economicamente mais pobres. Pessoas que, muitas vezes, no freqentaram a escola, ou, quando muito, fizeram-no em condies no-adequadas. J a frase 2 mais comum aos falantes que tiveram possibilidades socioeconmicas melhores e puderam, por isso, ter um contato mais duradouro com a escola, com a leitura, com pessoas de um nvel cultural mais elevado e, dessa forma, "aperfeioaram" seu modo de utilizao da lngua. Para Ferreira (2003), a comparao entre as duas frases permite concluir, portanto, que as condies sociais influem no modo de falar dos indivduos, gerando, assim, certas variaes na maneira de usar uma mesma lngua (p. 78). Essas variaes recebem o nome de variaes socioculturais. nesse tipo de variaes que esto includos os estrangeirismos e as grias. EXERCCIOS 1. Leia este relato de um professor portugus que, em 1960, mudou-se de seu pas e veio morar no Brasil: Vim em 1960 e fui dar aula no Colgio Salesiano de Recife. Logo na primeira semana, fui chamado pela direo: um pai se queixara de que eu ofendera sua filha. que eu dissera cale-se, rapariga, sem saber que, no Nordeste, rapariga significa prostituta. a) Com que significado o professor pretendeu utilizar a palavra rapariga, ao falar com a aluna? b) Que tipo de variao lingstica gerou o problema? Justifique. 2. (ENADE) Samba do Approach Venha provar meu brunch Saiba que eu tenho approach Na hora do lunch Eu ando de ferryboat Eu tenho savoir-faire Meu temperamento light Minha casa hi-tech Toda hora rola um insight J fui f do Jethro Tull Pgina 30

Hoje me amarro no Slash Minha vida agora cool Meu passado que foi trash Fica ligada no link Que eu vou confessar, my love Depois do dcimo drink S um bom e velho engov Eu tirei o meu green card E fui pra Miami Beach Posso no ser pop star

Mas j sou um nouveau riche Eu tenho sex-appeal Saca s meu background Veloz como Damon Hill Tenaz como Fittipaldi No dispenso um happy end Quero jogar no dream team De dia um macho man E de noite uma drag queen. (Zeca Baleiro)

I - (...) Assim, nenhum verbo importado defectivo ou simplesmente irregular, e todos so da primeira conjugao e se conjugam como os verbos regulares da classe. (POSSENTI, Srio. Revista Lngua. Ano I, n.3, 2006.) II - O estrangeirismo lexical vlido quando h incorporao de informao nova, que no existia em portugus. (SECCHIN, Antonio Carlos. Revista Lngua, Ano I, n.3, 2006.) III - O problema do emprstimo lingstico no se resolve com atitudes reacionrias, com estabelecer barreiras ou cordes de isolamento entrada de palavras e expresses de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gnio inventivo do povo. Povo que no forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou no queiram os seus gramticos, condio de mero usurio de criaes alheias. (CUNHA, Celso. A lngua portuguesa e a realidade brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.) IV - Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma j existente. (PILLA, da Heloisa. Os neologismos do portugus e a face social da lngua. Porto Alegre: AGE, 2002.) O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se confirmam na letra da msica so, apenas, (D) II e IV. (A) I e II. (E) III e IV. (B) I e III. (C) II e III.

O CERTO E O ERRADO NO IDIOMA Observe novamente as frases: T na cara que eles no teve peito de encar os ladro. Obviamente faltou-lhes coragem para enfrentar os ladres. Qual dessas frases gramaticalmente correta? Mas, se tanto a frase 2 como a frase 1 dizem a mesma coisa, se qualquer pessoa que seja falante de nosso idioma pode compreend-las perfeitamente, por que considerar uma frase correta e outra errada? Como determinar o que certo e o que errado em um mesmo idioma? Pgina 31

Ferreira enfatiza que, de modo geral, os falantes de um idioma so levados a aceitar como correto o modo de falar do segmento social que, em conseqncia de sua situao econmica e cultural privilegiada, tem maior prestgio na sociedade. Assim, o modo de falar desse grupo social passa a servir de padro, enquanto as demais variedades lingsticas, faladas por grupos sociais menos prestigiados, passam a ser consideradas erradas. (2003, p. 81) importante estar ciente de que, em princpio, no existe uma forma melhor ("mais certa") ou pior ("mais errada") de falar. Trata-se apenas de uma diferenciao que se estabelece com base em critrios sociais e em situaes de uso efetivo da lngua. (FERREIRA, 2003, p. 81) Nessa mesma linha de raciocnio, Faraco e Tezza defendem a idia de que h atribuio de valor diferente entre uma e outra variedade lingstica e que essa valorao est ligada a condicionamentos histricos e sociais:
as variedades mantm uma relao de valor umas com as outras. Em bom portugus, a verdade que todas as sociedades humanas estabelecem uma hierarquia entre suas variedades, atribuindo valores a este ou quele trao da fala. Por motivos sociais e histricos, algumas variedades so consideradas boas (a essas damos o nome tcnico de variedades padres ou lngua padro) e outras ms. (FARACO; TEZZA, 1992, p. 13).

Assim, proferir a frase "Eles no teve peito de encar os ladro" est lingisticamente correto, j que possvel compreender as idias que expressa, mas est gramaticalmente incorreto, pois o enunciado no obedece aos padres definidos pela gramtica normativa. LNGUA CULTA E LNGUA COLOQUIAL As proposies de Ferreira (2003) sinalizam que, convencionalmente, considerada "certa" ou "modelar" a variedade lingstica utilizada pelos falantes que integram o grupo de maior prestgio social. Essa a chamada lngua culta, falada e escrita em situaes mais formais, pelas pessoas de maior instruo e difundida principalmente pela ao da escola e dos meios de comunicao. J a lngua coloquial uma variante mais espontnea, utilizada nas relaes informais entre os falantes. a lngua do cotidiano, sem muita preocupao com as normas. O falante, ao utiliz-la, comete deslizes gramaticais com freqncia considervel. Outra caracterstica da lngua coloquial o uso constante de expresses populares, frases feitas, grias, etc. (FERREIRA, 2003, p. 81) Numa comparao entre a lngua culta e a lngua IMPORTANTE! coloquial, possvel constatar que, em certos aspectos, Empregar a lngua culta as diferenas entre as duas so bem evidentes, mas, em no significa, outros, os limites no so to claros, ficando difcil, necessariamente, falar nesses casos, definir uma "fronteira" entre o que culto e difcil, usando palavras e o que coloquial. expresses raras. Usar a As diferenas percebidas com mais facilidade entre lngua culta significa falar a lngua coloquial e a lngua culta so as mesmas (ou escrever) obedecendo s regras da gramtica observveis entre a lngua falada e a lngua escrita.
normativa.

Pgina 32

ADEQUAO E INADEQUAO LNGSTICA Quando uma pessoa se comunica com outra(s), para que esse ato se realize de forma eficiente, necessrio que ela faa a adequao da linguagem. H situaes em que a relao entre os interlocutores mais descontrada, mais informal ou pessoal, casos em que fica mais adequado o emprego de uma linguagem informal, mais "solta". Outras vezes, essa relao mais impessoal, mais distanciada, o que requer uma linguagem mais formal, mais cuidada" . So vrios os fatores que, isoladamente ou combinados, levam o falante a adequar sua linguagem s circunstncias do ato de comunicao. Entre esses fatores, destacam-se: # o interlocutor (no se fala do mesmo modo com um adulto e com uma criana); # o assunto (no se fala sobre a morte de uma pessoa amiga da mesma maneira que' se fala sobre a derrota do time de futebol); # o ambiente (no se fala do mesmo jeito em um templo religioso e em um churrasco com amigos); # a relao falante-ouvinte (no se fala da mesma maneira com um amigo e com um estranho; ou em uma relao informal e em uma relao formal). Em um ato de comunicao, a influncia desses e de outros fatores resulta num maior ou menor grau de formalidade ou informalidade na linguagem. O grau de formalidade do redator empresarial, por exemplo, deve ser alcanado considerando-se o pblico-alvo do texto. Se o interlocutor for um sujeito com pouca escolarizao, a variedade lingstica utilizada dever ser menos formal. Agora se o falante for um indivduo culto, a lngua culta deve ser adotada para a comunicao. Observando as variantes lingsticas adotadas no meio empresarial, Joo Bosco Medeiros (2005) constata que os profissionais desse ramos tm usado geralmente um nvel comum tenso, ou seja, no tm redigido textos em linguagem s compreensvel para doutores, nem escrito textos com uma variedade que agrida o padro culto da lngua. E essa uma sada correta para adequar a lngua ao contexto de comunicao?

EXERCCIOS 1. Em cada situao a seguir, indique se a linguagem utilizada pelo falante est adequada ou inadequada. a) Um advogado, num tribunal de jri, diz: T na cara que a testemunha ta enrolando. b) Um advogado, num tribunal de jri, diz: evidente que a testemunha est faltando com a verdade. c) Um advogado, batendo um papo com um amigo, diz-lhe, a respeito de um julgamento: Tava na cara que a testemunha tava enrolando. Leia o texto a seguir para responder s questes 2 a 4.

Pgina 33

2. (MEC) Explorando a funo emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variao de usos da linguagem em: a) situaes formais e informais b) diferentes regies do pas c) escolas literrias distintas d) textos tcnicos e poticos e) diferentes pocas 3. (MEC) No poema, a referncia variedade padro da lngua est expressa no seguinte trecho: a) A linguagem / na ponta da lngua (v. 1 e 2) b) A linguagem / na superfcie estrelada de letras (v. 5 e 6) c) [a lngua] em que pedia para ir l fora (v. 14) d) [a lngua] em que levava e dava pontap (v. 15) e) [a lngua] do namoro com a priminha (v. 17) 4. Analise as assertivas.

Pgina 34

I. Embora o sujeito-lrico afirme que figuras de gramtica, esquipticas (v. 11) o atropelam, ele parece dominar regras do padro culto da lngua, como se percebe no uso dos pronomes no verso 12. II. O verso 14 poderia receber o pronome mim depois da preposio para na expresso para ir l fora e essa alterao no provocaria inadequao em relao s regras da lngua culta. III. O uso reiterado de pronomes de primeira pessoa indica um posicionamento pessoal do sujeito-lrico acerca da lngua portuguesa e de suas variaes lingsticas. Qual(is) da(s) alternativa(s) est(ao) correta(s)? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) Todas esto corretas 5. (ENADE 2006)

Jornal do Brasil, 3 ago. 2005.

Tendo em vista a construo da idia de nao no Brasil, o argumento da personagem expressa (A) a afirmao da identidade regional. (B) a fragilizao do multiculturalismo global. (C) o ressurgimento do fundamentalismo local. (D) o esfacelamento da unidade do territrio nacional. (E) o fortalecimento do separatismo estadual. 6. (ENADE 2007) Vamos supor que voc recebeu de um amigo de infncia e seu colega de escola um pedido, por escrito, vazado nos seguintes termos: Venho mui respeitosamente solicitar-lhe o emprstimo do seu livro de Redao para Concurso, para fins de consulta escolar. Essa solicitao em tudo se assemelha atitude de uma pessoa que (A) comparece a um evento solene vestindo smoking completo e cartola. (B) vai a um piquenique engravatado, vestindo terno completo, calando sapatos de verniz. (C) vai a uma cerimnia de posse usando um terno completo e calando botas. (D) freqenta um estdio de futebol usando sandlias de couro e bermudas de algodo. (E) veste terno completo e usa gravata para proferir uma conferncia internacional.

Pgina 35

TPICOS GRAMATICAIS: PARNIMOS E HOMNIMOS


Algumas palavras confundem tanto no momento de escrever quanto no de falar, porque, embora sejam diferentes no sentido, apresentam semelhana na escrita e na pronncia as parnimas ou apresentam diferena na escrita e semelhana na pronncia as homnimas. As palavras parnimas e homnimas mais comuns so:
Acender: pr fogo Ascender: subir Atuar: agir Autuar: processar, lavrar auto de infrao Comprimento: extenso Cumprimento: saudao; ato de cumprir Caar: perseguir a caa Cassar: anular, tirar os direitos polticos de Censo: recenseamento Senso: juzo claro Cesso: ato de ceder, doao Vou acender meu cigarro. Vou ascender profissionalmente quando tiver um diploma de curso superior. Eu vou atuar como administrador em empresa do ramo fumageiro. O fiscal vai autuar todas as empresas que estiverem com contabilidade fraudulenta. O comprimento da mesa 1m. Aceite meus cumprimentos pela formatura. Que tal caar os pssaros que esto invadindo a lavoura de arroz? Alguns polticos ameaaram cassar o presidente Lula. O ltimo censo realizado no Brasil mostrou diminuio da desigualdade social. Nem todo mundo tem bom senso. A cesso de brinquedos para entidades carentes foi uma excelente atividade promovida pelo Lions. A seo de esportes da Gazeta do Sul apresenta reportagens especialmente sobre futebol Iremos amanh sesso do filme de Elizabeth Taylor Sesso: reunio, assemblia Concerto: harmonia; composio musical Conserto: reparo Delatar: denunciar Concerto de msica clssica nem sempre atrai grande pblico. O conserto do sapato ficou excelente. O presidente da cmara vai delatar quatro polticos envolvidos no mensalo.

Seo ou seco: corte, diviso

Dilatar: estender, retardar; aumentar de volume Os pulmes contraem-se e dilatam-se. Descrio: representao; ato ou efeito de Voc j fez a descrio da turma de alunos? descrever Guardando sigilo, tu agirs com discrio. Discrio: ato de ser discreto, reserva Emergir: vir tona Emergiu o escndalo do mensalo na poltica brasileira. Imergir: mergulhar Eminente: alto, excelente Iminente: que est prestes a ocorrer Preciso imergir na piscina para pegar meu culos que caiu enquanto nadava. Aquele um eminente conferencista. O parto de uma mulher com quase nove meses de gestao est iminente.

Pgina 36

Flagrante: ato de ser surpreendido em O criminoso foi apanhado em flagrante. alguma situao; evidente; patente Fragrante: perfumado, aromtico Infligir: aplicar (pena ou repreenso) Infringir: violar, transgredir, desrespeitar Mandado: ordem judicial Mandato: perodo de misso poltica Ratificar: confirmar Retificar: corrigir Soar: dar ou produzir som ; ecoar Suar: transpirar Tachar: censurar, notar defeito em Como esse sabonete fragrante! O delegado infligiu-lhe um duro castigo. Um guri infringiu a lei ao arrombar uma casa. O mandado de priso foi levado at o acusado. Acabam em 2006 os mandatos de deputados. A palestrante ratificou sua presena no evento. Preciso retificar o texto do redator da CPI. O sino da igreja soa todas as manhs. Quem corre muito, sua. Mrcio T. Bastos tachou o presidente de mentiroso.

O governo taxou fortemente as bebidas e cigarros. Taxar: estabelecer preo ou imposto; avaliar, julgar Trfego: trnsito O trfego de caminhes proibido nas principais ruas da cidade. Trfico: comrcio ilcito Vultoso: volumoso Vultuoso: atacado (congesto da face) de O trfico de drogas proibido, mas existe. Fez um negcio vultoso essa semana. vultuosidade Seu rosto estava vultuoso e irreconhecvel.

EXERCCIOS 1. Qual das alternativas completa adequadamente o perodo: O guarda ________ em ________ o motorista que _________ as normas de trnsito. a) atuou fragrante infringiu d) atuou flagrante inflingiu b) autuou fragrante infringiu e) autuou flagrante infringiu c) atuou fragrante infligiu 2. Preencha os espaos com seo, sesso ou cesso: a) Durante a ___________ parlamentar, uma _____________ do partido do Governo manifestou-se contrria ____________ de terras a imigrantes do Japo. b) Na _________ plenria estudou-se a __________ de direitos territoriais a estrangeiros. 3. Complete as lacunas com uma das opes indicadas entre parnteses: a) Cidados ___________________ antecederam-me neste cargo. (eminente iminente) b) Ao fim das investigaes, a verdade ______________ , e tudo ficou bem esclarecido. (emergiu imergiu) c) inadmissvel que se ______________ pessoas por religio, sexo ou cor. (descriminem discriminem) d) Se as leis forem ____________________, as penas tero de ser aplicadas. (infligidas infringidas) e) As despesas com a reforma do prdio sero __________. (vultosas vultuosas) Pgina 37

f) Por sua solidariedade, ______________-no de benfeitor da humanidade. (taxaram tacharam) g) Est ________________ a mudana da legislao salarial. (eminente iminente) h) O _________________ dos representantes classistas, em todas as instncias, de trs anos. (mandado mandato) i) Quando, algum tempo depois, ele voltou, trazia as orelhas vermelhas e o rosto ____________. (vultuoso vultoso) 4. Leia as frases abaixo: I Assisti a um _______ de meu computador. II Ele fez ao filho a ___________ de uma parte das terras. III De tempo em tempo se faz um novo ________ da populao. Escolha a alternativa que oferece as seqncia certa de vocbulos para a seqncia das lacunas. a) conserto, sesso, censo d) conserto, cesso, censo b) concerto, seo, senso e) concerto, cesso, senso c) conserto, seco, censo 5. Assinale a alternativa em que o significado no corresponde palavra dada: a) Expiar: pagar (a culpa), remir d) Ratificar: confirmar b) Sela: arreio e) Flagrante: perfumado c) Seo: corte, diviso 6. Escolha, entre as alternativas abaixo, a que prope a substituio dos termos ou expresses em destaque, sem que haja alterao no sentido da sentena apresentada abaixo: Parecia estar prestes a acontecer a punio do ru, visto que os fatos j indicavam que ele realmente teria desrespeitado as leis e, nesse sentido toda a populao j est censurando de indevida a atitude do acusado. a) iminente porqu infringido taxando b) iminente porque infligido tachando c) eminente por que infringido tachando d) eminente porque infligido tachando e) iminente porque infringido - tachando 7. Assinale a alternativa correta: a) Trouxeram-me um ramalhete de rosas brancas flagrantes. b) O governo, cada vez mais, procurar controlar o trfico no trnsito. c) Os ladres, apesar das tentativas de fuga, foram pegos em flagrante. d) As despesas de mudana ser vultuosas. e) Os jogadores espanhis soaram muito na partida contra o Brasil, pois fizeram muitos esforos fsicos para acompanhar o ritmo dos brasileiros.

Pgina 38

Aula 06 ESTUDO DO PARGRAFO


Nas diversas situaes do nosso cotidiano, convivemos com textos. Estes podem ser uma conversa entre amigos, uma propaganda, uma histria em quadrinhos, um ata, um resumo, um ofcio, uma resenha. Cada um desses textos tem um modo especfico de elaborao com estrutura, linguagem e objetivos distintos. Um texto pode ser mais narrativo, enquanto outro serve-se especialmente da descrio ou da argumentao. E por isso que, no ensino fundamental e mdio, so estudados os modos de organizao de um texto: narrao, descrio e dissertao/argumentao. A escolha por um desses modos de organizar um texto depende da inteno e das necessidades comunicativas do redator. Nesse sentido, se o objetivo do locutor , por exemplo, instruir seu interlocutor, ele produz um texto que se organiza em torno de argumentos, uma vez que seu objetivo convencer. Se o objetivo contar fatos reais ou fictcios, ele pode optar por produzir um texto que apresente em sua estrutura os fatos, as pessoas ou personagens envolvidas, o momento e o lugar em que os fatos ocorreram. Se transmitir conhecimentos, o locutor deve construir um texto que exponha os saberes de forma eficiente. Dependendo da situao de produo de texto, este pode ser extenso ou curto. O importante organizar adequadamente as idias do texto e, para isso, existe o pargrafo, que uma unidade de composio, uma microestrutura de uma totalidade, o texto. Estruturalmente, os pargrafos so blocos ou parcelas de texto que estabelecem seqncia de informaes, mantendo a unidade de sentido. Os pargrafos, semelhana das oraes que os compem, mantm relaes de sentido entre si. Por isso, os pargrafos tm funes importantes em relao coerncia do texto: eles contribuem para assegurar a unidade e para possibilitar a progresso das idias. Qual a importncia do pargrafo no texto? A diviso do texto em pargrafos uma estratgia para facilitar a compreenso do leitor, fazendo com que o receptor acompanhe a linha de raciocnio do autor. Alm disso, segundo Faraco e Tezza (2003), O pargrafo tem, antes de tudo, uma importncia visual. O texto dividido em pargrafos descansa a vista do leitor, impedindo que o olhar se perca num emaranhado sem fim de linhas (2003, p. 208) Um texto dissertativo-argumentativo formado, geralmente, por um pargrafo que introduz o tema da redao, outros que o desenvolvem e um ltimo que conclui o texto. A paragrafao serve para o autor indicar o movimento de um texto. ESTRUTURA DO PARGRAFO-PADRO A estrutura do pargrafo-padro em um texto dissertativo compreende trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. a) introduo: consiste em um perodo que expressa, de maneira geral e suscinta, a idia-ncleo do pargrafo, ou seja, contm a frase-chave do resto do pargrafo. Pgina 39

b) desenvolvimento: formado por perodos secundrios, que constituem explicaes, detalhes e desenvolvimento da idia-chave. c) concluso: um perodo que anuncia o clmax do pargrafo ou sintetiza seu contedo. Observe um exemplo de pargrafo-padro e as partes que o compem. O futebol da vrzea est em extino. A prtica quase centenria do jogo de bola nos terrenos vazios e nos saudosos campinhos escassa nos dias de hoje. Nos anos 30 eram comuns as peladas que reuniam jovens de todas as idades, dos 10 aos 50 anos e times que disputavam o poder da pelota. Primeiro veio a especulao imobiliria e muitos dos terrenos destinados prtica do esporte se foram na construo de edifcios. Depois vieram os anos de denncias vazias e a falta de moradias populares. Conseqentemente, aumentaram as ocupaes de reas urbanas no construdas, o que acarretou a diminuio radical dos jogos de bola nos campinhos.

O pargrafo-padro apresenta
Introduo Exposio da idia central do pargrafo. Objetivos: apresentar a idia-ncleo e estimular a continuao da leitura. Desdobramento da idia ncleo. Objetivo: expor idias secundrias que explicam ou esclarecem a idia central, atravs de exemplos, comparaes, etc. Concluso ou fechamento do pargrafo. Objetivo: finalizar o pargrafo, propondo uma retomada das idias, um questionamento, uma opinio, etc.

Desenvolvimento

Concluso

Exerccios 1. Identifique as partes (introduo, desenvolvimento e concluso) dos pargrafos a seguir: a) A realidade brasileira deixa claro que o pas palco de grandes contradies sociais, culturais e econmicas. A origem disso pode ser procurada e provavelmente ser encontrada na explorao do Brasil pelas grandes potncias, que contavam com o apoio de nossa elite e com a falta de voz ativa dos menos favorecidos. Alm disso, preciso considerar que o pas tem sido governado de maneira irresponsvel por alguns polticos. A atuao de Fernando Collor de Mello exemplar nesse sentido, pois permitiu que os anes do oramento desviassem verbas pblicas que poderiam minimizar os problemas sociais da grande maioria da populao em vez de aumentar os cofres de uns poucos privilegiados. Diante dessas contradies e dessas injustias, os brasileiros precisam encontrar uma forma de tornar o pas menos contraditrio e socialmente e economicamente mais justo.

Pgina 40

b) Hoje no se diz mais cercou um frango, diz-se engoliu um frango. H quem confunda uma coisa com outra e, confundindo-as, chegue a achar que noutros tempo o torcedor tinha mais graa. A expresso cercou um frango era realmente perfeita. Quando algum, na arquibancada, pela primeira vez, gritou cercou um frango, todo mundo viu o frango, o gesto familiar de cercar um frango, o quper de braos abertos, acocorado, cerca a bola daqui, cerca a bola dali, a bola aos saltos, fugindo, como um frango. No se sente o mesmo no engoliu um frango, embora o torcedor v ao ponto de, s vezes, medir ou pesar o frango. Este no foi frango, foi uma galinha, e das gordas. Ou este foi um peru, e argentino. A verdade que antes, muito antes de se dizer cercou um frango, o torcedor, em relao ao gol, j pensava no verbo engolir ou comer, mais em comer do que engolir. A prova est no apelido de Guloso que se deu a um quper da Mangueira. (Mrio Filho, 1994, p. 150) 2. Analise o pargrafo abaixo. As frases de que se compem constituem o desenvolvimento de uma idia anterior. Escolha, entre as alternativas abaixo, a frase que contm a orientao bsica do pargrafo, isto , a introduo. .................................................................. Temos criado, nesse pas, uma geraotartaruga, uma gerao medrosa, recolhida para dentro de si. E estamos todos impregnados por esse esprito de tartaruga. No temos coragem para contestar nossos dirigentes, para nos opor s suas idias e criar solues alternativas. Agimos apenas de maneira reativa, negativa, covarde. a) Precisamos assumir o desafio de educar nossas crianas para desenvolver o instinto da guia. b) Com o atual sistema de ensino, estimulamos o esprito do medo e da covardia e dele nos contaminamos. c) Procuramos em nossas escolas fazer com que nossas crianas se recolham para dentro de si e percam a agressividade o instinto prprio do homem corajoso, capaz de vencer o perigo que se lhe apresenta. 3. Os dois pargrafos a seguir encontram-se fora da ordem dada pelos autores. Restitua a ordenao original, numerando, em ordem crescente, os perodos. a) ( ) O quebra-quebra dominou o centro da cidade, e o governo perdeu o controle da situao. ( ) No saldo final do protesto, 700 pessoas presas, 65 feridas e 20 mortas. ( ) Era a rebelio popular contra a vacinao antivarilica obrigatria. ( ) Arandelas de gs partidas, postes de iluminao vergados, fragmentos de vidro por toda parte, paraleleppedos arrancados, bondes virados e incendiados. ( ) Entre 11 e 14 de novembro de 1904, o Rio de Janeiro transformou-se em praa de guerra. ( ) A populao montou barricadas para enfrentar os vacinadores e os soldados, que foram agredidos com latas e pedras. b) ( ) No decorrer desse perodo, suas faturas conosco chegaram ao montante de centenas de milhares de cruzados. ( ) A nossa fbrica de cinzeiros Prudentina & Irmos, de Presidente Prudente, negocia com a empresa Comercial So Jos h 15 anos. ( ) Declaramos que as contas foram todas pagas at agora e to prontamente quanto as condies comerciais permitem. ( ) A Comercial So Jos nunca fez negcios conosco que no pudesse saldar e dela podemos afirmar que honesta e merecedora de crdito.

Pgina 41

FORMAS DE ELABORAO DA INTRODUO DO PARGRAFO H vrias formas de comear a redao de um pargrafo, de introduzir a idia central a ser desenvolvida. Os modos mais comuns de iniciar um pargrafo so: interrogao, declarao inicial e diviso. a) interrogao: o pargrafo comea com uma pergunta, seguindo-se o desenvolvimento sob forma de resposta ou de esclarecimento. O fez do Betinho o Betinho? Sua capacidade de reduzir a vida pblica a um servio em benefcio dos excludos. Nada mais. Isso pode soar banal, ou mesmo laudao de necrolgico. Desde que foi descoberta a banalidade do mal, deixou-se de prestar ateno na fome, casa para quem no tinha morada e trabalho para o desempregado. So coisas que, pela ordem moral das coisas, todo mundo deveria ter.... (ZH, 11 ago. 1997) b) declarao inicial: o autor afirma ou nega alguma coisa para, a seguir, justificar ou fundamentar a assero. a forma mais tradicional de formular a introduo. Em junho deste ano, a luz de Betinho comeou a enfraquecer. Sem poder se alimentar, o socilogo acabou internado com pneumonia bacteriana, infeco oral e insuficincia heptica, mas o tratamento no adiantou. Tanto insistiu que retornou para casa, onde foi montada uma UTI porttil. (...) (ZH, 11 ago. 1997) c) diviso: consiste em apresentar a idia-ncleo do pargrafo sob a forma de discriminao das idias a serem desenvolvidas. Duas realizaes se destacam do rico legado deixado por Betinho: a criao do Ibase e a campanha de Ao da Cidadania contra a Misria e pela Vida. O Ibase, Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas, uma das mais atuantes organizaes no-governamentais do pas. (...) A campanha contra a fome, lanada em 1992, foi um obstinado trabalho em favor dos 32 milhes de brasileiros totalmente desamparados. (...) Exerccio Identifique o tipo de introduo dos pargrafos a seguir: a) O caos se instalou no transporte coletivo. Acompanhando um estudante que embarca no nibus no centro e se desloca at o Campus, poderemos perceber a situao. Os nibus esto sucateados e os estudantes no tm onde sentar porque todos os bancos j esto ocupados por pessoas que moram em regies distantes do centro, nas quais a lotao passa antes. Os estudantes precisam fazer acrobacias para passar na roleta e manter consigo os materiais diante de batidas e pises dos outros passageiros. Ao final do trajeto, o estudante chega ao seu destino, mas est cansado e atrasado.

Pgina 42

b) O que violncia cotidiana? Os exemplos so muitos. a crescente concentrao de renda em privilgio dos 20% mais ricos, que aumentou no s entre 1960 e 1970, mas tambm entre esta data e 1976. a explorao do trabalho. Talvez o exemplo mais flagrante daquilo que pode ser chamado de violncia cotidiana pode ser encontrado no tempo de locomoo diria entre a residncia e o trabalho, que em mdia para quem mora nas zonas perifricas de So Paulo de 4 horas. A observao a um desses exemplos mostrar claramente a violncia por que passam aqueles que levam adiante as engrenagens produtivas. c) Para obter sucesso profissional, duas prticas devem ser seguidas risca: o estudo contnuo e seriedade. Um profissional que no mantm uma educao continuada pode perder espao no mercado de trabalho por ignorar teorias e aes recentes sobre determinada funo de seu ramo de atuao. Aquele sujeito que no mantm uma postura correta e brinca durante os exerccios de suas atividades demonstra aos seus superiores e colegas que no tem a seriedade necessria para o trabalho. Assim, estudar e manter seriedade so requisitos bsicos para quem quer alcanar xito profissional.

FORMAS DE ELABORAO DO DESENVOLVIMENTO DO PARGRAFO O desenvolvimento do pargrafo pode ser feito de vrias formas. A principais maneiras de desenvolver a idia-chave da introduo so: a) comparao: consiste em desenvolver a idia-ncleo atravs de uma comparao que pode apontar semelhanas ou diferenas entre as idias apresentadas na introduo. Nos 1.143,017 Km do territrio sul-africano, possvel encontrar atraes tursticas to variadas como as existentes no Brasil, que oito vezes maior. A regio vincola da Provncia do Cabo lembra muito a zona do vinho do Rio Grande do Sul; as matas e savanas do interior do pas correspondem aos cerrados e florestas da Amaznia e do mato Grosso. Diante de tantas semelhanas, s um olhar ingnuo ignora que frica e Amrica so terras parecidas. b) exemplificao: consiste na apresentao de casos, fatos, ocorrncias que ilustram o que se est tratando. Muitos poluidores qumicos contribuem para degradar os rios. Os resduos industriais so o exemplo mais dramtico do prejuzo causado s fontes naturais de gua, pois contm uma srie de elementos qumicos altamente prejudiciais vida aqutica, como o benzeno, o aldedo e vrias espcies de cidos. Os agrotxicos so tambm poluidores que alcanam os rios, envenenando e matando vrios organismos, principalmente os peixes. Alm desses, os esgotos residenciais transportam para os rios diversos tipo de poluidores qumicos, dentre os quais o mercrio. Assim, com vrios agentes nocivos, o rio tende a desaparecer, pois no h vida que suporte tanto mal.

Pgina 43

c) apresentao de causas e/ou efeito: consiste na apresentao de razes, motivao ou conseqncias relacionadas idia central anunciada na introduo. As florestas tropicais vm desaparecendo rapidamente. As motivaes e as conseqncias da destruio dessas matas esto sendo denunciadas constantemente pelos ecologistas, preocupados com o futuro do planeta. Destri-se a floresta porque ela um banco potencial para a fabricao de medicamentos e uma fonte de matria-prima para a satisfao de inmeras necessidades: alimentao, utenslios, mveis, energia. A destruio das matas tambm resulta da agricultura intensiva, que destri a vegetao nativa das reas cultivadas. A destruio da floresta provoca o desaparecimento de plantas, animais e da cultura de muitos povos. Diante dessa quadro lamentvel, cabe a ns buscar uma estratgia para impedir que as florestas desapaream p completo e que parte de nossa memria ambiental mantenha-se viva para o conhecimento de geraes posteriores. d) apelo ao testemunho de autoridade: consiste na recorrncia a frases, citaes, relatos proferidos por um especialista ou uma autoridade para conferir ao texto maior credibilidade. Quantos diabos h? O nmero infinito. Segundo o clebre doutor em demonologia, Dr. Blook, o clculo simples, porque cada homem tem um diabo que o acompanha sempre como sua prpria sombra, devendo, portanto, o nmero de diabos ser igual ao nmero de criaturas de que se compe a humanidade e isso sem contar os demnios vadios, que andam pelo ar, pelo solo, pelas guas, sem ocupao, passando..... Assim, fica fcil perceber que o nmero de diabos igual ao nmero de homens, vadios ou no, existentes no mundo.

EXERCCIOS 1. Leia os excertos a seguir e identifique como so desenvolvidos os pargrafos. a) A prtica de redao muito importante para a formao profissional. No apenas pela necessidade de redigir cartas, relatrios, ofcios que um administrador, por exemplo, precisa saber escrever. A prtica da redao fundamental porque um excelente treinamento para a organizao do raciocnio e para o desenvolvimento da capacidade de expresso. Nesse sentido, todos devem aperfeioar a competncia comunicativa. b) A violncia um dos problemas mais graves no Brasil e pode estar associada ao desnvel social, econmico e cultural da populao. Constantemente jovens, crianas e adultos so expostos a agresses, roubos e morte, por exemplo. Segundo a professora de Sociologia da Universidade de So Paulo, a violncia deve ser entendida como um fenmeno atrelado desigualdade social: quanto mais dificuldades maiores so as chances de se cometer violncia.. Nesse sentido, podese concluir que aes violentas so motivadas pro questes sociais, motivadas pelas pelo altos ndices de misria e injustia social. c) As estratgias que a sociedade adota para combater a violncia so diversas. Um exemplo dessas medidas so as baseadas na emoo, na ao impulsionada pelo Pgina 44

sentimento. Outra forma encontrada busca resolver a violncia com base no conhecimento popular, j que o conhecimento cientfico sobre o tema raramente levado em considerao. Como reflexo, o tratamento das pessoas violentas evoluiu muito pouco no decorrer do sculo XX. Como se percebe, ainda no existem solues definitivas para acabar com a violncia. 2. Elabore um desenvolvimento para o pargrafo a seguir: A realidade brasileira marcada por contradies sociais, culturais e econmicas. ........................................................................................................................................ ........................................................................................................................................ ........................................................................................................................................ Diante dessas contradies, os brasileiros precisam se perguntar qual de fato o significado do dia 7 de setembro para o nosso pas. FORMA DE ELABORAO DE CONCLUSO DO PARGRAFO A redao da concluso de um pargrafo pode reorganizar enfaticamente as principais idias do desenvolvimento. Isso pode ser feito atravs da elaborao de uma frase expressiva, de uma frase que reafirma a tese do pargrafo, de uma frase interrogativa que deixa questes ao leitor, etc. Por isso, a concluso pode ser do tipo sntese, proposta ou pergunta. Nos pargrafos a seguir, observe as concluses: a) Os problemas encontrados no Gol (Grande nibus Lotado) no so poucos. Depois de muitos minutos em uma parada de nibus, chega o GOL. Logo na entrada, aquele empurra-empurra e, como msica ao fundo, ouve-se um passinho pra frente pessoal. Todos respiram o mesmo gs carbnico, porque num contexto como esse o oxignio j nem existe mais. Chegando ao destino, um alvio: finalmente a viagem acabou. Aps o trmino das aulas, o sufoco recomea. E pode contar, no outro dia, novamente tudo ir se repetir. b) A vida agitada das grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. Somente na ltima dcada, segundo informaes da Secretaria da Sade do Estado de So Paulo, o paulista se infartou vinte vezes mais do que no decnio anterior. O stress causado pela vida intensa acelera os batimentos cardacos, por intermdio da injeo exagerada de adrenalina, e apressa o surgimento de doenas do corao. Assim, nesse contexto, h como no sofrer problemas cardacos?

Na redao de um pargrafo, devem-se observar algumas caractersticas para que o texto tenha qualidade. E quais so essas qualidades? O pargrafo deve ter unidade: as idias e frases devem ser coerentes. Isto , as frases devem estar intimamente inter-relacionadas de tal modo que todas relacionem-se ao tema. As frases podem ser ligadas por elementos de coeso conforme o sentido que expressam:
Elementos de coeso todavia, contudo, no Idia que expressam Adversidade

Mas,

porm,

entanto,

Pgina 45

entretanto Enquanto, ao passo que, proporo que, medida que Tanto... quanto, como, assim como, do que Embora, ainda que, se bem que, mesmo que Porque, visto que, uma vez que, j que Conseqentemente, por conseguinte, de modo que Logo, portanto, desse modo, assim, ento

Proporo Comparao Concesso Causa Conseqncia Concluso

Evitar a redao de frases muitos longas, como tambm somente o uso de frases curtas. A variao no comprimento das frases do pargrafo um procedimento para realar as idias. A simplicidade deve prevalecer sobre a linguagem rebuscada. No usar palavras cujo significado no seja familiar. Exemplo: O Senhor Mauro da Costa um quiropedista. Pedicuro) Evitar repeties de palavras e idias. Exemplos:

Isto acontece com os velhos j idosos h 20 anos atrs. O poder aquisitivo de adquirir bens. O trabalho apresenta um estudo pertinente sobre o perfil do contabilista. Nesse trabalho, so apresentadas dez competncias necessrias ao contabilista no sculo XXI.

Evitar ambigidades.

A especialidade da loja vender cama para crianas de ferro. Despediram-se os empregados. proibido dirigir um carro brio. O funcionrio obteve licena por doena de dez dias.

Evitar chaves, lugares-comuns:

O presente trabalho apresenta.... Desde os tempos mais remotos,.... A cada dia que passa.... Eu no tenho palavras para dizer.... Hoje em dia este um assunto muito debatido.

Observar a norma culta da lngua portuguesa: cuidar ortografia, concordncia, regncia, etc. Empregar corretamente a pontuao. A pontuao inadequada pode alterar o sentido da frase. Exemplo:
Meu amigo saiu, no est aqui. Meu amigo? Saiu no, est aqui. Meu amigo saiu? No est aqui?

Evitar o uso de abreviaturas. Evitar fragmentos de frases: escrever frases sempre com sentido completo. Exemplo: Embora no tenhamos vendido muito. Observe-se que a frase ficou inacabada; um fragmento apenas. Estaria completa com a orao principal: Embora no tenhamos vendido muito, recebemos elogios do diretor.

Pgina 46

PROPOSTA DE REDAO ENADE 2006 QUESTO 10 DISCURSIVA Leia com ateno os textos abaixo. Duas das feridas do Brasil de hoje, sobretudo nos grandes centros urbanos, so a banalidade do crime e a violncia praticada no trnsito. Ao se clamar por soluo, surge a pergunta: de quem a responsabilidade?

So cerca de 50 mil brasileiros assassinados a cada ano, nmero muito superior ao de civis mortos em pases atravessados por guerras. Por que se mata tanto? Por que os governantes no se sensibilizam e s no discurso tratam a segurana como prioridade? Por que recorrer a chaves como endurecer as leis, quando j existe legislao contra a impunidade? Por que deixar tantos jovens morrerem, tantas mes chorarem a falta dos filhos? (O Globo. Caderno Especial. 2 se!. 2006.)

Diante de uma tragdia urbana, qualquer reao das pessoas diretamente envolvidas permitida. Podem sofrer, revoltar-se, chorar, no fazer nada. Cabe a quem est de fora a atitude. Cabe sociedade perceber que o drama que naquela hora de trs ou cinco famlias , na verdade, de todos ns. E a ns no reservado o direito da omisso. No podemos seguir vendo a vida dos nossos jovens escorrer pelas mos. No podemos achar que evoluir aceitar crianas de 11 anos consumindo bebidas alcolicas e, mais tarde, juntando esse hbito ao de dirigir, sem a menor noo de responsabilidade. ( ... ) Queremos dilogo com nossos meninos. Queremos campanhas que os alertem. Queremos leis que os protejam. Queremos mantIos no mundo para o qual os trouxemos. Queremos - e precisamos - ficar vivos para que eles fiquem vivos. (O Dia, Caderno Especial. Rio de Janeiro, 10 se!. 2006.)

Com base nas idias contidas nos textos acima, responda seguinte pergunta, fundamentando o seu ponto de vista com argumentos. Como o Brasil pode enfrentar a violncia social e a violncia no trnsito? Observaes: Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (no deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narrao). O seu ponto de vista deve estar apoiado em argumentos. Seu texto deve ser redigido na modalidade escrita padro da Lngua Portuguesa. O texto deve ter entre 8 e 12 linhas. Pgina 47

Pgina 48

AMBIGIDADE
Pgina 49

AMBIGIDADE
A ambigidade pode ser usada para obter um efeito de sentido no receptor. Para obter coeso e coerncia preciso, portanto, evitar essa ambigidade, causada por pontuao imprpria, por problemas de construo textual e por emprego de palavras com mais de um sentido, que podem gerar, de forma no intencional, mais de uma possibilidade de interpretao.
Pgina 50

O computador tornou-se um aliado do homem, mas esse nem sempre realiza todas as suas tarefas. Para que no ocorra ambigidade, pode-se escrever essa frase assim: O computador, apesar de ser um aliado do homem, no consegue realizar todas as tarefas humanas.

Pgina 51

AMBIGIDADE
Observe alguns casos freqentes de ambigidade, que podem ser problemticos: a) problemas com o uso de pronomes possessivos Raquel preparou a pesquisa com Slvio e fez sua apresentao. b) problemas com o uso de pronomes relativos Visitamos o teatro e o museu cuja qualidade artstica inegvel. c) problemas com o uso de formas nominais O pai viu o filho chegando em casa bem tarde. d) colocao inadequada de palavras O cliente aborrecido recusou o vinho por causa da safra.

Pgina 52

EXERCCIOS
Crime hediondo Promotor usa informtica para reproduzir homicdio 1. A manchete publicada pelo jornal O Estado de So Paulo apresenta a possibilidade de uma interpretao absurda. a) Que interpretao essa? b) Qual a expresso que d margem a essa leitura?
Pgina 53

EXERCCIOS 2. Qual a interpretao adequada da manchete transcrita? 3. No texto a seguir, extrado da revista Veja, em 10 de maro de 2004, h uma ambigidade. Identifique-a e refaa o trecho, procurando desfazer a ambigidade. Gastou mais de 12 milhes de dlares herdados do pai, cuja famlia fez fortuna no ramo de construo de estradas de ferro, com festas, viagens, bebidas e mulheres.
Pgina 54

REDUNDNCIA
A redundncia pode dificultar o entendimento do texto em virtude do uso de idias e palavras repetidas ou desnecessrias, que comprometem a clareza da mensagem. Para evitar essa repetio, preciso tirar palavras suprfluas a fim de sintetizar informaes e no comprometer a qualidade do texto. A repetio pode ser um recurso estilstico quando h uma inteno especial em repetir palavras ou idias, como perceptvel em textos humorsticos, publicitrios, literrios, etc. Mas h casos em que se deve evit-la, para que a linguagem no se torne inadequada.
Pgina 55

Veja alguns casos comuns de redundncia:

a) palavras prximas e idnticas


O povo exige seus direitos, os direitos do povo devem ser respeitados.

b) repeties exageradas
O ministro apresentou sua proposta de trabalho, mas o ministro no foi claro em vrias questes e as argumentaes do ministro no foram aceitas.
Pgina 56

EXERCCIOS
1. Reescreva estas frases, eliminando a redundncia. a) Atualmente, nos grandes centros urbanos, ocorre uma onda de violncia que vem causando um pnico crescente, nos dias de hoje, entre as pessoas. b) preciso coragem! Encare as dificuldades de frente. c) Este ms ganhei um brinde grtis pela assinatura de uma revista. d) na volta das frias, tivemos uma surpresa inesperada: o caso das provas desaparecidas chegara a seu desenlace final. e) Entre dentro de casa e fique aqui ou saia j para fora. No quero esse vaivm. f) h poucos dias atrs seriam aceitas estas evidncias to claras como provas do atentado.
Pgina 57

2. Identifique a ambigidade nas frases e reescreva cada uma, optando por um dos sentidos possveis.

a) O mdico examinou o cliente preocupado. b) A diretora contratou a professora. Ela reside prximo escola. c) Michele telefonou para Rodrigo e avisou-lhe sua amiga ia chegar naquela semana. d) Peguei o nibus correndo. e) Vi um desfile andando pela cidade.
Pgina 58

3. Assinale a NICA frase em que a ordem de colocao das palavras NO produz ambigidade. a) Rossi pede ao STF processo por calnia contra Motta. b) s colocar as moedas, girar a manivela e ter a escova j com pasta embalada nas mos. c)Casal procura filho seqestrado via Internet. d) Cmara torna crime porte ilegal de armas. e) Regressou a Braslia depois de uma cirurgia cardaca com cerimonial de chefe de Estado.
Pgina 59

4. Observe o seguinte texto:


Perigo rvore ameaa cair em praa do Jardim Independncia

Um perigo iminente ameaa a segurana dos moradores da Rua Lcia Tonon Martins, no Jardim Independncia. Uma rvore, com cerca de 35 metros de altura, que fica na Praa Conselheiro da Luz, ameaa cair a qualquer momento. Ela foi atingida, no final de novembro do ano passado, por um raio e, desde este dia, apodreceu e morreu. A rvore, de grande porte, do tipo Cambu e est muito prxima rede de iluminao publica e das residncias. O perigo so as crianas que brincam no local, diz Srgio Marcatti, presidente da Associao de Bairro. (Jornal Integrao, 16 a 31 ago. 1996)

Pgina 60

a) O que pretendia afirmar o presidente da Associao? b) O que ele afirma, literalmente? c) Na placa abaixo, podemos encontrar o mesmo tipo de ambigidade que havia na declarao de Srgio Marcatti. O que tornaria divertida a leitura da placa?

CUIDADO ESCOLA!
NOTA: Para responder, leve em conta as seguintes acepes do termo perigo, constantes do Novo dicionrio de Lngua Portuguesa, de Aurlio Buarque de Holanda Ferreira: Perigo: 1. Circunstncia que prenuncia um mal para algum ou para alguma coisa. 2. Aquilo que provoca tal circunstncia; risco. 3. Estado ou situao que inspira cuidado; gravidade.
Pgina 61

ESTRATGIAS PARA ELIMINAR PROBLEMAS DE COESO

ELIPSE o apagamento da segunda ocorrncia do termo, que fica, assim, subentendido no enunciado.
Tive dois grandes amigos na vida, alm de meus filhos. Um deles foi Guilherme da Silveira, patrono de Bangu. O outro, o professor Flvio Costa. Muitos dizem que fui um grande jogador. No tenho motivos para discordar. (Domingos da Guia, ex-jogador de futebol da Seleo Brasileira)
Pgina 62

ESTRATGIAS PARA ELIMINAR PROBLEMAS DE COESO

PALAVRAS REFERENCIAIS So palavras usadas para retomar expresses ou frases anteriores, evitando a repetio desnecessria de vocbulos. Fabiano Gonalves ouvira falar em juros e prazos. Isto lhe dera uma impresso bastante penosa: sempre que os homens sabidos lhe diziam palavras difceis, ele saa logrado.
Pgina 63

EXERCCIOS
1. Leia o fragmento seguinte, extrado de notcia publicada em jornal sob o ttulo Separatistas do Quebec mudam estratgia.

Em uma desafiante mudana de estratgia, os separatistas do Quebec anunciaram ontem que permanecero no Parlamento federal - apesar de sua recente derrota no referendo sobre a secesso a fim de lutar contra as propostas que sejam apresentadas com o objetivo de manter o Quebec como parte integrante do Canad. (Gazeta do Povo, 3 nov. 1995)
O pronome possessivo sua, que aparece no fragmento, refere-se ao antecedente: a) secesso b) recente derrota c) separatistas do Quebec d) Parlamento federal e) desafiante mudana de estratgia

Pgina 64

2. Assinale a nica alternativa quer pode substituir o termo em destaque, no trecho abaixo:
Vencera meu pai; dispus-me a aceitar o diploma e o casamento, Virglia e a cmara dos deputados. _ As duas Virglias, disse ele num assomo de ternura poltica. Aceitei-os; meu pai deu-me dois fortes abraos. a) Virglia e o casamento b) Virglia e a ternura poltica c) o diploma e a cmara dos deputados d) ternura poltica e o casamento e) o diploma e o casamento
Pgina 65

TRABALHO DE AVALIAO 1 BIMESTRE


1. Indique as partes dos pargrafos-padro, apontando o modo como elas so construdas. Duas naes acostumadas a batalhar sobre as guas mediro foras no campo: Inglaterra e Sucia. No futebol, elas possuem estilos parecidos. A diferena maior est na ambio. Os homens de amarelo pretendem chegar, no mnimo, at as oitavas-de-final. Os sditos fiis querem repetir o feito de 1966 o ttulo. Dia 20 de junho, em Colnia, duas defesas fortes, meio campo com bom toque de bola faro sua queda-de-brao. Um time tem o que falta no outro. Na Inglaterra no h um articulador como Svensson e, agora, falta um artilheiro. Na Sucia no h um xerife como Terry. Desse confronto, o que o espectador pode esperar , pelo menos, um jogo atraente sem um franco favorito. (adaptado de Gazeta do Sul, 23 maio 2006)

Pgina 66

TRABALHO
Ser que os brasileiros, atualmente, seriam capazes de dar a prpria vida pelo seu pas? Certamente no. Isso ocorre porque foi-se o tempo em que o amor ptria era colocado em primeiro plano, chegando at mesmo aos nveis de adorao e idolatria. O que percebemos hoje so inmeros casos de corrupo, de sonegao de impostos, de banditismo, mostrando que os nossos homens fazem qualquer coisa para alcanar seus objetivos, mesmo que isso seja prejudicial ao desenvolvimento de sua nao. Resta saber se as geraes no prximo sculo assistiro ao que vemos todos os dias nas TVs, rdios e jornais: uma desvalorizao patritica sem precedentes.

Pgina 67

2. Indique qual das alternativas a introduo do pargrafo a seguir.

Segundo o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica, 55% dos alunos da 4 srie so praticamente analfabetos. O Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional indica que 74% dos brasileiros adultos esto nessa condio. No h nenhuma discrepncia: todos os resultados mostram que nossa educao pssima.
Pgina 68

( ) O sistema educacional brasileiro vive um momento de crise. ( ) O Brasil est diante de dois problemas: convencer de que nossa educao pssima e, ento, tentar melhor-la. ( ) O pessimismo educacional toma conta do pas.
Pgina 69

3. Numere, em ordem crescente, a seqncia de frases que compem o pargrafo. ( ) Na verdade, o ressurgimento de Itamar uma manobra tpica do manjadssimo poltico acostumado a semear ciznia para obter dividendos pessoais. ( ) O ex-presidente Itamar Franco, que governou o pas de outubro de 1992 a dezembro de 1994, voltou ao cenrio poltico nacional. ( ) Isso ocorreu no mesmo momento em que o ex-governador Anthony Garotinho, que busca febrilmente a candidatura ao Palcio do Planalto, estava em Minas para arrebanhar apoio de Itamar. ( ) H duas semanas, numa entrevista em Juiz de Fora, ele surpreendeu seu prprio partido, o PMDB, ao anunciar que pretende ser candidato a presidente da Repblica.
Pgina 70

( ) Entre aqueles com mais de 50, a percentagem triplicou. ( ) Ao chegar meiaidade, a maioria das pessoas comeava a orientar sua vida pela perspectiva de aposentadoria. ( ) O que se constata que a presena de alunos maduros nas salas de aula uma transformao em curso no Brasil devido s alteraes no mercado de trabalho e ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. ( ) No entanto, hoje j no assim. ( ) Segundo dados do IBGE, a proporo de alunos com idade acima de 40 anos nas universidades brasileiras dobrou de 1991 a 2000.
Pgina 71

4. PROPOSTA DE PRODUO DE UM PARGRAFOPADRO

(JB ECOLGICO. JB, Ano 4, n. 41, junhoPgina 72 p.21.) 2005,

Agora vero. Deu na imprensa internacional, com base cientfica e fotos de satlite: a continuar o ritmo atual da devastao e a incompetncia poltica secular do Governo e do povo brasileiro em cont-la, a Amaznia desaparecer em menos de 200 anos. A ltima grande floresta tropical e refrigerador natural do nico mundo onde vivemos ir virar deserto. Internacionalizao j! Ou no seremos mais nada. Nem brasileiros, nem terrqueos. Apenas uma lembrana vaga e infeliz de vida breve, vida louca, daqui a dois sculos. A quem possa interessar e ouvir, assinam essa declarao: todos os rios, os cus, as plantas, os animais, e os povos ndios, caboclos e universais da Floresta Amaznica. Dia cinco de junho de 2005. Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial da Esperana.A ltima.
(CONCOLOR, Felis. Amaznia? Internacionalizao j! In: JB ecolgico. Ano 4, no 41, jun. 2005, p. 14, 15. fragmento)

Pgina 73

A tese da internacionalizao, ainda que circunstancialmente possa at ser mencionada por pessoas preocupadas com a regio, longe est de ser soluo para qualquer dos nossos problemas. Assim, escolher a Amaznia para demonstrar preocupao com o futuro da humanidade louvvel se assumido tambm, com todas as suas conseqncias, que o inaceitvel processo de destruio das nossas florestas o mesmo que produz e reproduz diariamente a pobreza e a desigualdade por todo o mundo. Se assim no for, e a prevalecer mera motivao da propriedade, ento seria justificvel tambm propor devaneios como a internacionalizao do Museu do Louvre ou, quem sabe, dos poos de petrleo ou ainda, e neste caso no totalmente desprovido de razo, do sistema financeiro mundial. (JATENE, Simo. Preconceito e pretenso. In: JB ecolgico. Ano 4, no 42, jul. 2005, p. 46, 47. fragmento)

Pgina 74

A partir das idias presentes nos textos acima, expresse a sua opinio, escreva um pargrafopadro, respondendo pergunta: qual a melhor maneira de se preservar a maior floresta equatorial do planeta? Use a norma culta da lngua. O pargrafo deve ter, no mnimo, 08 linhas, e no mximo, 12 linhas.
Pgina 75

Um bom trabalho!!!

Pgina 76

ANEXO 07 1.CONCORDNCIA
Concordncia um princpio lingstico que orienta a combinao das palavras na frase. a harmonia de flexo entre dois termos ou mais termos. Na lngua portuguesa h dois tipos de concordncia: Quando a concordncia se faz entre sujeito e predicado, ela expressa na flexo do verbo e, por isso, chamada concordncia verbal. Quando a concordncia se efetua entre artigo, numeral, adjetivo e pronome em relao ao substantivo a que se referem, temos a concordncia nominal.

1.2 CONCORDNCIA NOMINAL Regras gerais:


1- Adjetivos, artigos, pronomes e numerais concordam em gnero e nmero com o substantivo a que se referem. Ex: As primeiras alunas de cada classe foram ao zoolgico. 2- O adjetivo ligado a substantivos de mesmo gnero e nmero vai normalmente para o plural: Ex: Pai e filho estudiosos ganharam o prmio do concurso. Me e filha carinhosas passeiam sempre juntas. 3- O adjetivo ligado a substantivos de gnero diferente vai normalmente para o masculino plural: Ex: Alunos e alunas estudiosos ganharam vrios prmios. Vaso e jarra permaneciam jogados no cho.

4- O adjetivo anteposto pode concordar com o substantivo mais prximo: Ex: Dedico esta msica querida tia e sobrinhos. Luxuosa casa e carros ele possui hoje.

5- O adjetivo que funciona como predicativo do sujeito concorda com o sujeito.


Ex: Meus amigos esto atrapalhados. Minhas amigas esto confusas.

6- Quando dois adjetivos se referem a um nico substantivo precedido de artigo,


a concordncia pode ser feita de dois modos. Considere o substantivo lngua e os adjetivos alem e inglesa: a) O substantivo fica no singular e coloca-se tambm um artigo na frente do segundo adjetivo. Ex: Nesta escola, estuda-se a lngua alem e a inglesa. b) O substantivo vai para o plural e no se coloca o artigo na frente do segundo adjetivo. Ex: Nesta escola, estudam-se as lnguas alem e inglesa.

Pgina 77

Casos Especiais:
1-A palavra meio concorda com o substantivo quando numeral (significa metade) e fica invarivel quando advrbio(significa um pouco) . Ex: Comi meia pra. Minha me est meio cansada.

2- As expresses proibido, bom, necessrio, preciso e outras semelhantes


so invariveis quando seu sujeito no for precedido de artigo. Se houver artigo, a expresso deixar de ser invarivel e concordar com o sujeito. Ex: Comida com pouca gordura bom para a sade. A comida com pouca gordura boa para a sade. Era necessrio licena para construir. Era necessria a licena para construir. proibido entrada de pessoas estranhas. proibida a entrada de pessoas estranhas. Eram precisos os aparelhos. Era preciso aparelhos.

3- As palavras anexo, incluso, s (=sozinho), obrigado,quite, leso, mesmo e


prprio, concordam com o nome a que se referam. Ex: Ela mesma veio at aqui. Eles prprios escreveram. As propostas esto inclusas no relatrio. Denunciaram seus crimes de lesa-ptria Obrigada!- agradeceu a vendedora. Estavam quites com o servio militar. As crianas continuavam ss. Observe as cpias anexas ao contrato. Observao: A expresso em anexo invarivel: Observe as cpias em anexo ao contrato.

4- menos, alerta e pseudo (advrbios) no variam.


Ex: Havia menos pessoas na praia. Os vigias estavam alerta. Denunciaram a pseudodentista

5- muito, pouco, bastante, meio, caro e barato variam se forem empregadas


como pronomes indefinidos, adjetivos ou numerais. Ficam invariveis quando so advrbios. Ex: Havia muitas queixas contra ele. (pronome indefinido) Pareciam muito tmidas. (advrbio) Poucos convidados restavam na festa. (advrbio) Fizeram bastantes crticas ao trnsito. ( pronome indefinido) As cervejas continuaram bastante geladas. (advrbio) Estavam meio distradas durante a palestra. (advrbio) A receita pede meia xcara de acar. (numeral) As passagens de avio esto muito caras.(adjetivo) Os computadores custam caro. (advrbio) A pizza daqui continua barata. (adjetivo) Pgina 78

Neste brech vendem-se smokings barato.(advrbio) 6- O adjetivo possvel varia de acordo com o artigo que antecede as palavras mais e menos, que expressam o grau superlativo. Ex: Visitamos os mais belos museus possveis. O palestrante recebeu cumprimentos o mais expressivos possvel. Estas cadeiras parecem as mais confortveis possveis.

Exerccios: 1-Faa a concordncia com uma das formas indicadas nos parnteses:
a) b) c) d) e) f) Demonstrou (menos - menas) aptido para a carreira musical. Seria (preciso precisa) muita pacincia com o hspede. O candidato conseguiu (bastante bastantes) votos na eleio. A luz do abajur estava (meio meia) forte. Praticaram um crime de (leso lesa) ptria. Os guarda-costas mantiveram-se (alerta alertas) durante a viagem do presidente. g) Entreguei-lhe (em anexo em anexos) as fotos solicitadas. h) gua da fonte (bom boa) para a sade. i) (necessrio necessria) a preveno contra a Aids.

2- De acordo com o exemplo, reescreva as frases, substituindo a palavra destacada pela que estentre parnteses e refazendo a concordncia nominal. Se houver duas concordncias vlidas indique-as. Ex: Mantivemos guardado nosso melhor sonho. (idias) Mantivemos guardadas nossas melhores idias. a) O tribunal considerou desnecessrio o seu depoimento. (explicaes) b) Um fraco rei torna fraco o bravo povo. (gente) c) O museu exps esculturas e pinturas famosas. (quadros) d) O museu exps pinturas e esculturas famosas. (quadros) e) O museu exps famosas pinturas e esculturas. (quadros) f) As pinturas e as esculturas do museu so famosas. (quadros) g) Os especialistas consideram rara esta pintura e esta escultura. (quadro) 3- Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas da frase. a) A biblioteca j informou ............ vezes que, para a retirada de livros e revistas ........... de seu acervo, ................. a apresentao de documento de identidade e de comprovante de endereo. a) bastante raras obrigatrio b) bastantes raras obrigatrio c) bastante raros obrigatria d) bastantes raros obrigatrio e) bastantes raros obrigatria

Pgina 79

b) ...... discusso entre homens e mulheres ......... ao mesmo ideal, pois j se disse .......vezes que da discusso, ainda que ........... acalorada, nasce a luz. a) b) c) d) e) bom voltados bastantes meio bom voltadas bastante meia boa voltadas bastante meio boa voltados bastante meia bom voltadas bastantes meia

c) Meninas, avisem a ............ colegas que vocs .......... que vo dirigir os ensaios da pea. a) vossos mesmos b) seus mesmas c) vossos mesmas d) seus mesma e) vossos mesmo 4- Um clube convidou seus associados para uma festa, publicando em um de seus boletins informativos o seguinte texto: O Departamento Social programou para o dia 30 de outubro a maior festa do chope que o Clube j realizou. Comidas tpicas alems e muito chope distribudos gratuitamente a noite toda. Um rapaz, scio do clube, foi festa sem jantar e sem levar dinheiro.L chegando, constatou que o chope era gratuito, mas, para sua surpresa, a comida era paga. Pergunta-se: o rapaz leu erradamente o convite, ou foi o clube que redigiu mal? Explique sua resposta. 5- Em duas entradas de um parque pblico de uma cidade, foram afixados estes dois avisos: proibido a entrada de animais proibida a entrada de bicicletas

a) Explique por que essas frases no so coerentes entre si quanto concordncia nominal. b) Indique qual das duas frases apresenta erro de concordncia nominal e reescreva-a fazendo a correo 6- Assinale o perodo em que a concordncia est correta: a) O aluno est quites com a tesouraria do colgio. b) Papagaios, araras e jaans estavam presos. c) Os viajantes chegaram cansadol d) Os funcionrios mesmo pediram as contas. 7- Tendo em vista as regras de concordncia, assinale a opo em que as duas formas entre parnteses podem completar corretamente a lacuna do enunciado: a) Atitudes e hbitos geralmente ............. (questionados / questionadas) b) Vocabulrio e fraseologia restritamente ........... ( utilizados /utilizadas) c) Grupos e pessoas lingisticamente .............. (diferenciados / diferenciadas)

Pgina 80

d) Crtica e objees inteiramente ................. ( infundados / infundadas) e) Segredos e originalidade igualmente ........... (desejados / desejadas) EXERCCIOS: 1) Leias as frases a seguir e assinale C para concordncia nominal correta e I para concordncia nominal incorreta. ( ) As alunas no deveriam reclamas do novo professor. Foram elas mesmas que pediram a substituio anterior. ( ) proibido a entrada com bebida alcolica no acampamento dos escoteiros. ( ) Os certificados inclusos devero ser assinados pelo diretor. ( ) A ricota com cebolinha est muito bom. ( ) A cpia anexa do documento deve ser enviada ao juiz em envelope lacrado. ( ) A cautela necessria no trato com os animais ferozes.

2) Leia as frases a seguir: O homem e a mulher alta atravessaram a rua. O homem e a mulher altos atravessaram a rua. Considerando as regras de concordncia nominal, explique se h diferena de sentido entre uma frase e outra. 3) Tendo em vista as regras de concordncia, decida qual(is) forma(s) entre parnteses pode(m) completar corretamente os enunciados. a) As aes e manias geralmente ______________. (questionados/questionadas) b) Vocabulrio e expresses restritamente ______________ (utilizados/utilizadas) mostram problemas de redao. c) Crticas e objees completamente _____________ (infundados/infundadas) no devem aparecer em resenhas. Leia com ateno o pargrafo a seguir. 1 2 3 4 5 6 7 Alheios discusso, a atual dupla da Ferrari vive situaes bem diferentes hoje: um necessita de tratamento cirrgico e o outro descansa no Brasil. Schumacher deve ser operado nos prximos dias, para a retirada dos pinos que foram colocados em sua perna direita aps o acidente do ano passado em Silvertone. Diferentemente da situao do companheiro de equipe, Barrichelo est de frias no Brasil, aproveitando para curtir o vero carioca com o filho e a esposa afetuosa. Assim, Schumacher e Barrichelo vivem momentos distintos nesse vero de calor intenso.

a) De que modo foi construda a introduo do pargrafo? b) O desenvolvimento do pargrafo apresenta: ( ) comparao ( ) apelo a testemunho de autoridade

Pgina 81

( ) exemplificao

( ) apresentao de causa/conseqncia

a) O enunciado apresenta infrao quanto s regras de concordncia exigidas pela norma culta da lngua. Identifique a infrao e reescreva o trecho em que ela ocorre de acordo com a norma culta. 5) Complete as lacunas com uma das formas indicadas entre parnteses. a) O pintor dispe de tintas que, puras ou misturadas, _____ (lhe, lhes) _______ (permite, permitem) dar a seus quadros cores que imitam a natureza. b) O problema srio, e as circunstncias atuais ______ (o, os) _____ (faz, fazem) ainda mais (grave, graves). c) O problema srio, e a circunstncia atual ______ (o, os) _____ (faz, fazem) ainda mais (grave, graves).

1.3 CONCORDNCIA VERBAL


Regra geral: o verbo concorda com seu sujeito em pessoa e nmero. Os novos recrutas mostraram muita disposio. Eu mostrei meu trabalho na Feira do Livro. (voc (ou ele) mostrou, ns (eu e...) mostramos...). Joo e Maria assinaram o contrato hoje. Vossa Senhoria pode ir reunio no dia de maro?
REGRAS ESPECIAIS 1) Nomes prprios de lugar ou ttulos de obras:

__ verbo no plural se precedido de artigo; __ verbo no singular se no houver artigo precedendo-o ou se o artigo estiver no singular. Os Estados Unidos concederam ajuda financeira quele pas. Contos Novos uma das obras de Mrio de Andrade. Em ttulos de obras, com o verbo ser e predicativo do singular, admite-se tambm o verbo no singular: Os Sertes um livro muito interessante. 2) Pronome de tratamento: usa-se o verbo na 3 pessoa. Vossa Senhoria est melhor agora? Voc est bem?

Pgina 82

3) Em frases com sujeito inexistente, o verbo fica na terceira pessoa do singular. o caso de verbos que indicam fenmenos da natureza: sempre na 3 pessoa do singular. Choveu ontem. Ventou muito nessas noite. Geou em Santa Cruz do Sul. 4) Verbo haver: sempre na 3 pessoa quando empregado no sentido de existir ou de tempo transcorrido. Haver descontentes no governo e na oposio. Havia cinco anos no ia a Braslia. Faz dez dias que no durmo. Semana passada fez dois meses que iniciou a apurao das irregularidades. 5) Verbo + pronome se: Os verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, quando apassivados, concordam com o sujeito: Vendem-se apartamentos funcionais e residncias oficiais. Vendem-se casas e terrenos a prazo. Para obterem-se resultados so necessrios sacrifcios. 6) Verbo + pronome se: Verbo transitivo indireto (isto , que rege preposio) fica na terceira pessoa do singular; o se, no caso, no apassivador pois verbo transitivo indireto no apassivvel: Precisa-se de serventes de pedreiro. Assiste-se a mudanas radicais no Pas. Precisa-se de homens corajosos para mudar o Pas. (E no *Precisam-se de...) Trata-se de questes preliminares ao debate. (E no *Tratam-se de...) 1. Indique qual das formas verbais entre parnteses preenche adequadamente as frases a seguir, de acordo com a variedade padro. a) A rdio e a televiso local ________________ (interrompia interrompiam) a todo momento a programao para anunciar a tempestade que se aproximava da cidade. b) Nem um nem outro comentrio ________ (abalou abalaram) sua deciso. c) Dentro de alguns minutos _________________ (ser divulgada sero divulgadas) a nota de avaliao final e a lista dos aprovados) deste ano. d) O diretor, ela e eu ______________ (participaro participaremos) do curso de especializao em Marketing.

Pgina 83

2. Assinale a opo em que o verbo haver impessoal e, portanto, no deveria estar no plural: a) Os infratores se havero com a Justia. b) No ltimo final de semana, houveram muitos assassinatos na periferia de So Paulo. c) Alguns polticos ho de cumprir suas promessas. 3. Complete as lacunas com uma das opes indicadas: a) com essas medidas, acredito que no ____ (haver havero) mais problemas de ordem econmica. b) J ___ (faz fazem) trs dias que ele no aparece por aqui. c) Penso que ___(deve devem) existir meios para que voc possa atingir seu objetivo. d) ____ (h a) muito tempo, __________( aconteceu - aconteceram) ali alguns fatos estanhos. e) O relgio da sala __________ (bateu bateram) quatro horas. Agora, _______(falta - faltam) apenas trinta minutos para ele chegar com as novidades. 4. Os enunciados a seguir apresentam infrao s regras de concordncia exigidas para a escrita. Identifique tais infraes e reescreva os trechos em que eles ocorrem de acordo com a norma culta. a) um dos sinais de desespero a incoerncia. Fala-se coisas que antes eram ditas de outra forma. O governo est com esse sintoma. (Folha de So Paulo, 28 maio 2001) b) Como se tratam de documentos protegidos pelo sigilo bancrio, a comisso decidiu no divulgar a ata da reunio. (Folha de So Paulo, 24 ago. 2001) 5. Assinale a alternativa em que tanto A quanto B esto adequadas modalidade escrita padro. 1) a. O juiz havia assinado o mandado na vspera. b. O juiz tinha assinado o mandado na vspera. 2) a. Tem vrios pontos de vista diferentes. b. Trata-se de vrios pontos de vista diferentes. 3) a. Havia vrias pessoas descontentes com a polcia. b. Existiam vrias pessoas descontentes com a polcia. 4) a. O sorteio foi suspenso porque houveram muitas reclamaes no Procon. b. O sorteio foi suspenso porque ocorreu muitas reclamaes no Procon. 6. Observe a concordncia estabelecida na construo verbo + se em dois textos da seo Classificados. Vende-se terras 12ha s/ benf. Rinco da Lagoa; 20ha s/ benf.. R$ 7.000,00 por ha. F. 9785 2165. Vende-se terreno na Prainha, lugar alto e cercado. 3743-2143. a) Um dos textos no obedece a regra de concordncia. Qual? Por qu?

Pgina 84

b) Procure explicar qual seria a razo para o erro de concordncia no texto. 7. Complete as lacunas com uma das formas verbais indicadas entre parnteses. a) Quando cheguei cidade, _____ (havia haviam) apenas dois apartamentos disponveis para aluguel. b) ________ (deve haver devem haver) muitos feridos no acidente da viaduto. c) ________ (deve existir devem existir) muitas razes para o divrcio. d) _______ (vai fazer vo fazer) cinco anos que no viajo.

Exerccios:
1-Faa a concordncia verbal adequada, usando uma das alternativas dos parnteses: a) Grande parte dos nossos alunos .......do sexo masculino. ( so) b) .............. casas . (vende-se / vendem-se) c) Fui eu que ........... a carta. (enviou / enviei) d) Fui eu quem ............. a carta. ( enviou /enviei) e) No relgio da Igreja ......9horas. ( soou / soaram) f) Aquilo ........ os meus pertences. ( / so) g) A nomeada para o cargo ........ eu. ( fui / foi) h) Novecentos reais ....... pouco. ( / so) i) ..... vinte minutos que estamos sua espera. (faz / fazem) j) ...... poucas vagas para o curso. (havia /haviam) 2- Com base nas frases do exerccio1, faa o que se pede: a) Justifique sua resposta para o item a. b)Compare suas respostas para os itens c e d e justifique-as. a) Justifique suas respostas para os itens i e j. 3- Passe o sujeito das frases a seguir para o plural, obedecendo concordncia correta: a) Ouve-se noticirio pelo rdio. b) Demorou a chegar at ns. c) Comea muito tarde o programa noturno. d) Era sempre eu o culpado. e) Cobre-se boto. 4- Passe para o plural os termos destacados, efetuando a concordncia correta: a) Houve festa durante o ano todo. b) Haver feriado este ms? c) Existe caso de leptospirose em So Paulo? d) Precisa-se de empregos. e) Vende-se apartamento na praia. 5- a) Substitua o verbo existir, na frase a seguir, pelo verbo haver. Existem algumas pessoas boas, nesse mundo. uma pena que sejam poucas. b) Qual a funo sinttica de algumas pessoas boas na frase original e na sua resposta? c) Justifique a concordncia do verbo haver na sua resposta.

Pgina 85

6- Copie as frases, fazendo a concordncia nominal adequada: a) O garoto e as garotas ficaram .......... com a festa. (entusiasmado) b) Encontrei os livros e as revistas .......... pelo professor. (sugerido) c) O conjunto possui cantores e banda ......... . (maravilhoso) d) Sua excelncia, o ministro, muito ............ . (honesto) e) Ouvimos apenas a primeira e a segunda .......... do discurso. (parte) f) Elas ............ expuseram suas idias sobre a vida. (mesmo) g) Muito ............, disse a garota. (obrigado) h) Carla no quis sair porque est .............cansada. (meio) i) ............, estamos enviando os documentos. (anexo) j) Ela escreve ......... . (confuso) k) Eles .......... chegaram s duas horas por causa do trnsito. (s) l) As fotos esto................ aos documentos. (anexo) m) Ento ............ todos os documentos necessrios ao processo. (incluso) n) Ela .......... cortou seu cabelo. (mesmo) o) Ela estava ............ irritada com a filha. (meio) p) Ns ........... fizemos nossas ........... declaraes de renda. (mesmo/ prprio) q) So as............... flores que escolhi. (mesmo) r) Minha blusa de l custou muito .................(caro)

Pgina 86

ANEXO O7 4.1. GNEROS TEXTUAIS Nas diversas situaes do nosso cotidiano, convivemos com textos. Estes podem ser uma conversa entre amigos, uma propaganda, uma histria em quadrinhos, um ata, um resumo, um ofcio, uma resenha. Cada um desses textos tem um modo especfico de elaborao com estrutura, linguagem e objetivos distintos. Nesse sentido, se o objetivo do locutor , por exemplo, instruir seu interlocutor, ele produz um texto que se organiza em torno de argumentos, uma vez que seu objetivo convencer. Se o objetivo contar fatos reais ou fictcios, ele pode optar por produzir um texto que apresente em sua estrutura os fatos, as pessoas ou personagens envolvidas, o momento e o lugar em que os fatos ocorreram. Se transmitir conhecimentos, o locutor deve construir um texto que exponha os saberes de forma eficiente. Ao interagirmos com outras pessoas por meio da linguagem (oral ou escrita), produzimos certos tipos de texto. Constituindo os chamados gneros textuais ou discursivos, esses gneros foram criados para a fim de atender a determinadas necessidades de interao verbal. Por isso, de acordo com o momento histrico, pode nascer um gnero novo, podem desaparecer gneros de pouco uso ou, ainda, um gnero pode sofrer mudanas at transformar-se em um novo gnero. A escolha do gnero textual feita de acordo com os diferentes elementos que participam do contexto, tais como: quem est produzindo o texto, para quem est produzindo o texto, com que finalidade, em que momento histrico, em que suporte, etc. A escolha dos gneros textuais deve considerar a circulao do texto, ou seja, em que contexto ser veiculado o texto. Assim, os gneros textuais esto ligados a esferas de circulao. Observe:
Esfera de circulao Gneros textuais

Esfera jornalstica

Notcia, reportagem, editorial, entrevistas, crnica, carta do leitor Esfera de Resumo, resenha crtica, artigo, ensaio, monografia, divulgao cientfica dissertao, tese, relatrio Esfera da redao Ata, carta comercial, requerimento, ofcio, e-mail, aviso, tcnica e da edital, currculo, memorando comunicao empresarial Cada gnero textual possui uma estrutura, uma linguagem, uma forma prpria de elaborao que se relaciona com o objetivo do locutor. Um resumo, por exemplo, utilizado para expor uma sntese de um livro, de um artigo, de um filme, atravs de uma linguagem clara, objetiva que prioriza a impessoalidade e a imparcialidade, pois o redator deve manter-se fiel s idias apresentadas no texto e isentar-se de emitir opinies e comentrios crticos.

Pgina 87

O resumo uma sinopse, a apresentao concisa de um texto, em que se destacam os elementos de maior interesse e importncia, isto , as principais idias do autor da obra. A finalidade do resumo a difuso das informaes contidas em livros, artigos, teses, etc., priorizando-se a apresentao das questes mais pertinentes de uma obra. Deve conter uma introduo, um desenvolvimento e uma concluso. J a resenha crtica possui outros objetivos e, por isso, sua estrutura distinta da do resumo. Vamos conhecer as caractersticas de uma resenha? Alm da sinopse de uma obra, a resenha crtica fornece dados informativos de uma produo (livro, artigo, monografia, tese, filme, pea de teatro e outras obras artsticas) e emite um opinio a respeito dela, recomendando-a ou no. Isto , a resenha apresenta uma crtica que pode ser favorvel ou desfavorvel. Deve conter uma introduo, um desenvolvimento e uma concluso. O resenhista pode fazer referncias a outras obras, comparar, fazer citaes, contra-argumentar, sempre com a inteno de justificar seu ponto de vista. A resenha tem sido utilizada como meio de estimular os estudantes leitura e capacidade de entendimento, sntese e crtica. O objetivo da resenha informar o leitor de forma sucinta, objetiva e clara sobre o assunto tratado no texto original, acrescentando-se, no caso de uma resenha crtica, a possibilidade de comentrios e opinies, bem como de posicionamento a respeito do tema discutido. Para tanto, a resenha crtica resume as idias centrais da obra, avalia as informaes nela contidas e a forma como foram expostas. Quanto estrutura, segue o mesmo formato de um resumo, ou seja, deve possuir ttulo, introduo, desenvolvimento e concluso. No deve ser extensa, limitando-se, ao mximo, a dez por cento do tamanho do texto resenhado. Para a elaborao de uma resenha, h um roteiro bsico: 1. Na introduo, apresentar: Referncias bibliogrficas do texto resenhado: identificar o autor, ttulo, local, edio, editora, ano Credenciais do autor: informaes gerais sobre sua formao, atividades, experincias de quem fez o estudo, quando, por que, onde. 2. No desenvolvimento, destacar: Um resumo das idias principais, enfatizando o tema, os argumentos do autor, as sees da obra (os captulos do livro, por exemplo). Citaes bibliogrficas se considerar necessrio. 2. Na concluso, apontar:

Pgina 88

Comentrios e opinies acerca da obra resenhada, salientando respostas para questes como o texto resenhado apresenta concluso ou no? Onde est? Quais foram as concluses?; Metodologia do autor: que mtodos utilizou? Que tcnicas utilizou? Entrevistas? Questionrio? Teoria do autor: que teoria serve de apoio ao estudo apresentado? Qual o modelo terico apresentado? Crtica do resenhista: julgamento da obra. Apreciao da obra: Qual a contribuio da obra? As idias so originais? H aprofundamento do tema? Indicaes do resenhista: a quem dirigida a obra? Pode ser adotada em alguma disciplina ou curso? Qual?

Exemplo de resenha crtica Em sua recente obra voltada rea de Administrao, Idalberto Chiavenato, no livro Gesto de pessoas, publicado pela editora Campus, em 2003, mostra a nova maneira de administrar juntamente com as pessoas e o novo papel de consultoria interna que est se consolidando na maior parte das organizaes bem-sucedidas. Nesse sentido, Chiavenato desenvolve uma pesquisa voltada para Recursos Humanos, ampliando sua produo cientfica, que inclui, entre outros, Introduo Teoria Geral da Administrao e Administrao e Marketing. Seu livros constituem referncia bsica dos cursos de Administrao de empresas, pois abordam, de maneira prtica e crtica, os desafios e tendncias atuais na administrao de negcio, de pessoas, etc. Para o autor, administrar com as pessoas, consideradas agora parceiras do negcio e no mais meros recursos empresariais, passou a ser o mais importante desafio interno das empresas em plena Era da Informao. Chiaventao destaca os novos desafios da Gesto de Pessoas, desenvolvendo a tese de que o ambiente dinmico e competitivo so os fatores determinantes no processo de gerenciamento de recursos humanos. Na perspectiva do autor, em uma poca em que a globalizao, a competio, o forte impacto da tecnologia e as clebres mudanas tornaram-se os maiores desafios externos. Assim, a vantagem competitiva das empresas est na maneira de utilizar o conhecimento das pessoas e coloc-lo rpida e eficazmente em ao na busca de solues satisfatrias e de novos produtos e servios inovadores. O pesquisador salienta que tudo isso deve estar focalizado no cliente. Ao referir-se seleo e avaliao do desempenho e s relaes interpessoais nas organizaes, Chiavenato sublinha que as pessoas devem ser consideradas no como objeto de trabalho, mas como capital intelectual, como fonte de conhecimento. A transformao das pessoas -- de meras fornecedoras de mo-de-obra para fornecedoras de conhecimento -- a nova revoluo que est ocorrendo nas organizaes bem-sucedidas, enfatiza o escritor. Nas palavras dele, Isso decorre de uma nova cultura e de uma nova estrutura organizacional na qual se privilegiam o capital intelectual e o aporte de valor que somente as

Pgina 89

pessoas podem proporcionar, desde que devidamente preparadas e motivadas para tanto (CHIAVENATO, 2003, p. 41). O autor destaca que o talento humano passou a ser to importante quanto o prprio negcio, pois o elemento essencial para sua preservao, consolidao e sucesso. E assim os programas de incentivo e recompensa devem ser pautados nessas novas consideraes. Baseando-se nessas reflexes, Chiavenato conclui seu texto declarando que o desafio para o processo de gesto de pessoas reside no fato de as empresas e organizaes conscientizarem-se de tratar os colaboradores como capital intelectual e no como objeto de trabalho. O livro de Chiavenato elaborado de forma organizada, utilizando uma linguagem simples e de fcil compreenso. Dividida em captulos ordenados, que possibilitam um desenvolvimento lgico das idias, a obra apresenta uma referncia bsica para estudantes que buscam conhecimentos slidos acerca do processo de gesto de recursos humanos. Alm de trazer informaes reflexivas, crticas e pertinentes a formao universitria e empresarial, o texto ilumina uma conexo entre a teoria da administrao e a prtica da administrao. Assim, a leitura do livro pe indicada tanto para graduando quanto para empresrios e administradores que buscam novas fontes de informao e conhecimento.

EXERCCIO 1- O que gnero textual? O que deve ser levado em considerao ao analisar um gnero textual? A que esferas de circulao deve ser relacionado os gneros textuais\? 2- Identifique, no texto, as partes da resenha crtica, apontando expresses e informaes que comprovam cada um dos segmentos da resenha crtica. a. Como se caracteriza a linguagem dessa resenha? b. A que pblico se destina essa resenha?

Pgina 90

REDAO TCNICA
A redao tcnica pode ser definida como qualquer produo textual que usa uma linguagem objetiva, dando preferncia eficcia e a exatido da comunicao e eliminando marcas da subjetividade do autor (opinies pessoais, crenas, dedues subjetivas, etc). Conforme destaca Othon Garcia (2002), Nesses casos, a redao oficial, a correspondncia comercial e bancria, os papis e documentos notariais e forenses constituem redao tcnica (p. 394). A redao tcnica pode englobar variados tipos de texto, que combinam descrio, narrao e argumentao, dependendo de quem escreve, para que escreve, o que escreve. Pertencem, portanto, redao tcnica textos como manuais de instruo, pareceres, relatrios, atas, bulas, ofcios, etc. Neste captulo, sero destacados apenas os textos que fazem parte do cotidiano do Administrador ou do Contador, priorizando o esclarecimento sobre aquilo que realmente ser utilizado nas atividades prticas dessas profisses. As correspondncias oficiais e comerciais fazem parte da chamada redao tcnica e h vrios autores que se dedicam ao estudo de textos administrativos, cartas comerciais, correspondncia oficial, dentre os quais Joo Bosco Medeiros, Dileta Martins e Lbia Scliar Zilberknop. Conforme Medeiros (2001), as correspondncias podem ser de vrios tipos: Particular, pessoal ou social: trocada entre particulares. Os assuntos so ntimos, particulares. Bancria: enfoca assuntos relacionados vida bancria; Comercial: ocupa-se da transao comercial ou industrial; Oficial: tem origem no servio pblico, civil ou militar.

Os textos comerciais e oficiais servem para a comunicao empresarial, para o registro de reunies, para a solicitao de recursos, documentos, etc. Para cada um desses objetivos existe um tipo de texto: ofcio, mensagem eletrnica, ata, requerimento. No contexto da redao empresarial, ou seja, produo de textos administrativos, so necessrias algumas observaes. Estas variam desde o cuidado aos objetivos do autor e observao estrutura de cada tipo de texto at s qualidades da redao tcnico-administrativa. Para que essa comunicao seja eficiente necessrio ficar atento a algumas particularidades da redao tcnica, as quais seguem os princpios bsicos de qualquer tipo de composio textual. A bibliografia atual sobre o assunto destaca algumas exigncias para se escrever um bom texto: Conciso: evitar detalhes e palavras desnecessrios como tambm o uso de adjetivao excessiva e de muitos advrbios; observar o meio termo: no ser to conciso a ponto de a informao no ser suficiente. Preciso vocabular: termos com sentido preciso vocabulrio amplo. Uso de palavras simples e conhecidas: evitar palavras prolixas.

Pgina 91

Uso de frases simples e diretas: evitar frases intercaladas e com sintaxe complexa; optar por oraes coordenadas em vez de subordinadas. Uso limitado de verbos no gerndio e no particpio e de tempos compostos. Evitar iniciar frases com sendo.... Uso da lngua culta: observar as regras da gramtica normativa e no utilizar grias, chaves, expresses estereotipadas. nfase na informao. Exatido: evitar palavras vagas, compridas, difceis que podem no ser entendidas pelo receptor. Nesse sentido, evitar o uso de alguns, quase todos, muitos, poucos, h dias... que so palavras e expresses vagas. Coerncia de idias: enfatizar os pontos-chave convenientemente; fazer uma transio natural entre uma frase e outra; construir frases com sentido completo. Clareza: o texto deve ser to claro que at um estrangeiro que conhea um pouquinho a lngua portuguesa possa entender a mensagem. Cortesia: ser educado, agradvel e corts na redao para suscitar reaes positivas no receptor. Ateno ao receptor: um dos elementos mais importantes numa correspondncia o receptor. Evitar, portanto, excesso de pronomes pessoais, como eu, ns. Simplificao: restringir a redao ao essencial. Veja:

a) Acusamos o recebimento Recebemos b) Anteriormente citado Citado c) Segue anexo a esta Anexamos d) Ser prontamente atendido Ser atendido e) Um cheque nominal no valor de Um cheque de f) O corrente ms de julho Neste ms

Pgina 92

ATENO!
Na redao dos textos empresariais, deve-se chamar ateno para algumas expresses que devem ser banidas da redao: a) Agradecemo-lhe antecipadamente... b) Venho por meio deste.... c) Ansiosamente aguardamos resposta... d) Lamentamos informar... e) Permita-me dizer... f) O presente ofcio... g) No devido tempo... h) Cordiais abraos... i) Cordiais saudaes... j) Manifestando nossas consideraes e apreo, despedimo-nos.

Na redao tcnica, tambm preciso observar a esttica: distribuir de modo harmnico o texto na folha; no encaminhar ofcios ou requerimentos, por exemplo, em folhas cuja impresso no de qualidade ou em folhas amassadas. Alm disso, o redator deve dominar a estrutura de cada tipo de texto. Como o objetivo das relaes comerciais criar, manter e encerrar negociaes, a correspondncia comercial, para atingir seus objetivos, submete-se exigncia de certas normas e orientaes quanto elaborao e circulao de documentos prprios ao mundo do trabalho. Vamos conhecer a estrutura de uma ata, de um ofcio, de um requerimento e de uma mensagem eletrnica, que so os textos mais comuns nos contextos administrativo e contbil.

REQUERIMENTO Quando algum deseja solicitar alguma coisa a uma entidade, rgo, setor, deve escrever um tipo de texto especfico: o requerimento, que deve ser claro e objetivo. Requerimento um documento especfico de solicitao e, atravs dele, a pessoa fsica ou jurdica requer algo a que tem direito (ou pressupe t-lo), concedido por lei, decreto, ato, deciso, etc. O requerimento, assim como os demais textos tcnicos, possui uma estrutura particular. So elementos que o compem: a) Invocao: os termos devem ser escritos por extenso (coloca-se a funo profissional do receptor, no o nome dele);

Pgina 93

b) Texto: inicia-se o pelo nome do requerente, sua qualificao (ou representao se for pessoa jurdica), exposio do ato legal em que se baseia o requerimento e o objeto desse requerimento (quando o pedido for amparado por uma lei especfica). c) Fecho: em que entram as expresses Nesses termos Pede deferimento ou Nesses termos Aguarda deferimento

Aps a expresso, deve ser mencionar a data e apresentar a assinatura do requerente (ou seu representante legal).

Senhor Prefeito Municipal de Vacaria /RS,

Prodesa Indstria e Comrcio S.A., com sede na Avenida Assis Brasil, 2069, em Porto Alegre, por seu Presidente e Representante Legal, Lus Carlos Soares, industrial, brasileiro, casado, residente em Porto Alegre, na Rua Filadlfia, 1260, nos termos do Decreto n 45/2000, assinado por V. Ex. em 10 de maio de 2000, em que concede iseno de impostos sobre servios de qualquer natureza, por dez anos, a indstrias que venham a instalarse nesse municpio no ano 2000, vem requerer que Vossa Excelncia outorgue Prodesa a referida iseno. Para isso, consta em anexo toda documentao exigida no decreto citado.

Nesses termos Pede deferimento

Vacaria, 30 de junho de 2006.

Lus Carlos Soares


Lus Carlos Soares Presidente

Pgina 94

Senhor Presidente,

Analice da Silva, brasileira, solteira, Secretria Executiva da Mols & Mols Ltda., residente e domiciliada na Rua Ernesto Alves, n 412, em Santa Cruz do sul, tendo em vista que: a) funcionria efetiva na empresa desde 1995; b) participou de todos os cursos de qualificao profissional oferecidos pela empresa, alcanando timo desempenho conforme avaliao dos instrutores; c) busca aperfeioamento contnuo, atravs de curso superior, para ampliar sua formao vem solicitar a Vossa Senhoria uma bolsa de estudos para que o curso universitrio seja realizado com mais proveito e em um perodo mais curto.

Nesses termos Pede deferimento

Santa Cruz do sul, 24 de setembro de 2006. Analice da Silva Analice da Silva Secretria Executiva

MENSAGEM ELETRNICA No contexto atual, a Internet tem se constitudo como uma das ferramentas de trabalho e, considerando essas circunstncias, as mensagens eletrnicas so usadas para estabelecer comunicao distncia com maior rapidez, substituindo o telefone, a carta, o telegrama. Atravs dessas mensagens (os populares e-mails) so feitas comunicaes, inclusive as empresariais, pois proporcionam rapidez e eficincia e podem ser enviadas e recebidas a qualquer instante, conforme a convenincia do destinatrio. Nesse sentido, mensagens eletrnicas so formas atuais de comunicao. A mensagem eletrnica, criada a partir do uso intenso da Internet, deu origem a um tipo de texto, que apresenta caractersticas de outros tipos de texto, como o memorando, a carta, o bilhete, a conversa face a face. A predominncia de uma dessas caractersticas depende da maneira como e-mail usado. Mensagem eletrnica (e-mail) uma mensagem recebida atravs de um sistema de correio eletrnico. Pgina 95

IMPORTANTE!
Como o e-mail utilizado em diversas situaes comunicacionais, formais e
informais, a linguagem pode variar. Em geral, os pargrafos so curtos para dar maior clareza e fluncia na leitura do texto. A mensagem eletrnica apresenta estrutura-padro de uma carta. Assim, a estrutura de uma mensagem eletrnica compreende: Vocativo Texto Despedida Assinatura

No se pode esquecer de colocar o destinatrio (link para) e preencher o tema


da mensagem (link assunto).

EXERCCIOS

1. Diz o provrbio que Com vinagre no se apanham moscas!. Por que a falta de cortesia considerada uma falha da redao tcnica? E que expresses podem manifestar cortesia sem ser exageradas?

2. Na elaborao de textos tcnicos, a objetividade qualidade essencial. Considerando que objetividade, segundo Medeiros (2006), a qualidade da linguagem direta, sem rodeios; o contrrio da empolao (...) no melosa nem artificial (p. 103) e que caracterizada pela clareza e preciso lingstica, avalie o requerimento a seguir, julgando se ele atende a esse item ou no e identificando elementos de texto que sustentam seu ponto de vista.

Senhor Presidente da Sul Amrica Indstria Moveleira,

considerando a tradio da empresa e a estimada ateno dispensada aos ex-funcionrios por Vossa Senhoria, diretor dessa organizao, Pedro Ramos, comercirio, brasileiro, casado, residente em Pelotas, na Rua Jos Bonifcio, 10, pede-lhe a gentileza e a fineza de enviar, atravs do correio ou e-mail eletrnico, algumas informaes imprescindveis que o requerente est ansiosamente aguardando para a comprovao de suas atividades de gerncia nessa empresa durante Pgina 96

o ano passado, a saber: a) ata da reunio de 20 de dezembro de 2005 (mas observe se a ata est assinada por Vossa Senhoria e mande-a com reproduo legvel); b) parecer do representante da ISO 9001 sobre o funcionamento dos programas de informtica (especialmente aquele ltimo); c) formulrio da inscrio da empresa ao Concurso Administrao Legal (no pode ser o formulrio que respondido pelo supervisor, deve ser o outro)

Agradecendo ateno e manifestando consideraes e apreo, aguarda retorno.

Nesses termos Pede deferimento

Pelotas, 30 de outubro de 2006. Pedro Ramos Pedro Ramos Comercirio

REDAO OFICIAL ATA A ata um registro em que se relata os acontecimentos de uma reunio, assemblia ou conveno. As atas podem ser de vrios tipos: ata de assemblia geral extraordinria, ata de assemblia geral ordinria, de condomnio, de posse, de fundao de entidade, etc. Uma das particularidades da ata que deve ser assinada pelo presidente ou secretrio sempre e pelos participantes da reunio em alguns casos. Ata o resumo escrito dos fatos e decises de uma assemblia, sesso ou reunio para um determinado fim.

1.

Geralmente, as atas so transcritas mo pelo secretrio, em livro prprio, que deve conter um termo de abertura e um termo de encerramento, assinados pela autoridade mxima da entidade ou por quem receber daquela autoridade delegao de poderes para tanto. A autoridade tambm dever numerar e rubricar todas as folhas do livro.

Termo de abertura Pgina 97

Este livro contm 100 (cem) folhas numeradas de 1 (um) a 100 (cem), por mim rubricadas, e se destina ao registro das Atas das Reunies da Diretoria da Sociedade Amigos Fraternos, com sede no municpio de Ribeiro Preto, na Rua Visconde das Silva, nmero vinte e trs. A minha rubrica a seguinte SApp. Ribeiro Preto, 23 de janeiro de 2004.

Sadi Appel
SADI APPEL Presidente

Este livro, que contm cinqenta folhas, todas numeradas, destina-se s anotaes, em forma solene de registro, de todos os atos necessrios fundao, instalao e desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Direito Mdico, cuja sigla anotar-se- como SODIME. Esta empresa est localizada na Avenida Osvaldo Aranha, 425, Natal. Os atos iniciados existncia jurdica da SODIME vo por mim anotadas, Joelmir Mendes, brasileiro, divorciado, mdico e advogado inscrito no CREMERN sob o nmero 2.025, na OAB/RN sob o nmero 3.174 e no CPF/MF sob o nmero 105.477.044-01, RG. 247.707 SSP/RN, residente e domiciliado em Natal/RN na Rua Rui Barbosa, 1110, Condomnio Milano bloco "B", apartamento 802, bairro Lagoa Nova. Este livro est contm minha rubrica - JM - em todas folhas . Natal, 23 de agosto de 1998.

Joelmir Mendes
JOELMIR MENDES Presidente

Termo de encerramento Este livro contm 100 (cem) folhas numeradas de 1 (um) a 100 (cem), que, rubricadas pelo Presidente Sadi Appel, destinaram-se ao registro das Atas das Reunies da Diretoria da Sociedade Amigos Fraternos, com sede no municpio de Ribeiro Preto, na Rua Visconde das Silva, nmero vinte e trs, conforme se l no Termo de Abertura. Ribeiro Preto, 29 de outubro de 2005.

Sadi Appel
SADI APPEL Presidente

Pgina 98

Este livro, que contm cinqenta folhas, todas numeradas, destinou-se s anotaes, em forma solene de registro, de todos os atos necessrios fundao, instalao e desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Direito Mdico, cuja sigla SODIME. A empresa, localizada na Avenida Osvaldo Aranha, 425, Natal, tem como representante jurdico Joelmir Mendes, brasileiro, divorciado, mdico e advogado inscrito no CREMERN sob o nmero 2.025, na OAB/RN sob o nmero 3.174 e no CPF/MF sob o nmero 105.477.044-01, RG. 247.707 SSP/RN, residente e domiciliado em Natal/RN na Rua Rui Barbosa, 1110, Condomnio Milano bloco "B", apartamento 802, bairro Lagoa Nova, conforme descrito do Termo de Abertura deste livro. Natal, 10 de maro de 2000.

Joelmir Mendes
JOELMIR MENDES Presidente 2. A ata um documento de valor jurdico. Portanto, deve lavrada de tal forma que nada lhe poder ser acrescentado ou modificado. 3. Deve-se sintetizar de maneira clara e precisa as ocorrncias verificadas (os fatos e decises). 4. O texto deve ser compacto, sem pargrafos e sem espaos para evitarem-se acrscimos. Pode ser digitado, manuscrito ou datilografado, mas sem rasuras. 5. Se houver engano no momento de escrever e o secretrio notar, deve escrever a expresso digo, retificando a idia mencionada. Exemplo: Podero tomar parte da Sociedade Brasileira de Direito Mdico SODIME, como scios, as pessoas jurdicas, digo fsicas, cuja atividade profissional de nvel superior se encaixe dentro do mbito do Direito Mdico e da Legislao da Sade, ou manterem um concreto interesse por este ramo de Direito. 6. Se o engano for notado no final da ata, escrever-se- a expresso Em tempo: onde se l....., leia-se...... Exemplo: Ficaram determinadas para o dia vinte e sete deste ms, no local acima referido, a instalao solene da Sociedade Irm da Luz, a discusso e a aprovao dos seus Estatutos e a eleio de sua Diretoria. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada esta ata, que vai assinada pelos seus scios ou seus representantes por procuraes. Em tempo: onde se l aprovao de seus Estatutos, leia-se aprovao de seu Regimento. 7. Nas atas, os nmeros devem ser escritos por extenso, evitando-se tambm as abreviaes. Pgina 99

8. O tempo verbal preferencialmente utilizado na ata o pretrito perfeito do indicativo. 9. A ata dever ser assinada. Devero assin-la todas as pessoas presentes na reunio ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretrio. 10. permitida a transcrio da atas em folhas digitadas, desde que sejam convenientemente arquivadas, impossibilitando a fraude. 11. Em casos muitos especiais (como atos rotineiros), usam-se formulrios j impressos, como os das sees eleitorais. 12. A ata redigida por um secretrio efetivo. No caso de sua ausncia, nomeiase outro secretrio ad hoc designado para essa ocasio. Ad hoc significa para isso, para este caso. 13. A ata deve conter: introduo: contextualizao (dia, ms, ano e hora da reunio por extenso; local da reunio e relao dos participantes) sntese dos fatos e decises: exposio da ordem do dia, dos fatos mais importantes, das pautas discutidas e das decises tomadas; declaraes dos participantes; encerramento: apresentao dos encaminhamentos finais da reunio, fechamento do texto da ata e assinaturas. Os fechos podem ser redigidos de diferentes formas.

Modelos de Fechos .... Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente encerrou a sesso e convocou outra reunio para o dia dez de janeiro, s quatorze horas, quando sero examinados os assuntos em pauta. E, para constar, lavrei esta ata que subscrevo e vai assinada pelo Senhor Presidente depois de lida. (assinaturas do Presidente e do Secretrio)

.... Nada mais havendo a tratar, Fulano de Tal agradeceu a presena do Sr. Beltrano, do Sr. Ciclano, das demais autoridades presentes e declarou encerrada a reunio, da qual eu, Janice Pereira, Secretria em exerccio, lavrei esta ata, que vai assinada pelo Sr. Presidente e por mim. (assinaturas do Presidente e da Secretria)

.... A sesso encerrou-se s quatorze horas. Eu, Anglica Ramos, Secretria, lavrei, transcrevi e assino esta ata. (assinaturas do Presidente, da Secretria e dos demais presentes)

Exemplos de atas

Pgina 100

ATA DE FUNDAO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIREITO MDICO (SODIME) Aos vinte e cinco dias do ms de outubro de dois mil, na cidade do Recife, estado de Pernambuco, durante a realizao do Brasil Forense 2000, congresso multidisciplinar, no qual dar-se- o I CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO MDICO, nas instalaes do Mar Hotel Recife, foi criada e fundada a Sociedade Brasileira de Direito Mdico, que identificar-se- pela sigla de SODIME, que consistir numa sociedade de carter privado para agrupar quantos profissionais de nvel superior manifestarem interesse concreto na questo relativa ao Direito Mdico e Legislao Sanitria ou da Sade. Esta entidade que ora se constitui, desempenhar suas atividades em todo o territrio brasileiro, ter uma durao indefinida e sua dissoluo to-somente realizar-se- por causas previstas nos seus Estatutos. A Sociedade Brasileira de Direito Mdico SODIME, tem a finalidade de favorecer, mediante as atividades que realizar, a promoo e difuso dos estudos relativos ao Direito Mdico e legislao da Sade, para as quais desempenhar, entre outras, as seguintes atividades: a) promover os conhecimentos terico-prtico dos profissionais relacionados ao Direito Mdico e a Legislao da Sade, proporcionando uma relao mdico-paciente adequado s devidas circunstncias; b) estimular o interesse do conhecimento do Direito Mdico e da Legislao da Sade; c) promover e defender a formao e aperfeioamento de especialistas nesta rea jurdica; d) promover contatos e intercmbios cientficos inter-disciplinares entre as diversas pessoas e instituies interessadas em Direito Mdico e na Legislao da Sade; e) organizar, por si s ou em colaborao com outras organizaes ou entidades, Congressos Simpsios e reunies ou outras atividades cientficas de Direito Mdico ou da Legislao da Sade; f) editar publicaes relacionadas com o Direito Mdico e a Legislao da Sade, assim como manter e promover a formao de estudos e bibliotecas especializadas sobre esta matria; g) promover o incentivo da criao da disciplina "Direito Mdico" nas Escolas de Medicina e de Direito. Podero tomar parte da Sociedade Brasileira de Direito Mdico SODIME, como scios, as pessoas fsicas cuja atividade profissional de nvel superior se encaixe dentro do mbito do Direito Mdico e da Legislao da Sade, ou manterem um concreto interesse por este ramo de Direito. Fica determinado o dia vinte e sete deste ms, no mesmo local acima referido, a instalao solene da Sociedade, a discusso e a aprovao dos seus Estatutos e a eleio de sua Diretoria. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada esta ata, que vai assinada pelos seus scios ou representados por procuraes. (Assinaturas).

ATA DA 52 SESSO ORDINRIA DE 1995 Aos quatorze duas do ms de junho do ano de mil novecentos e noventa e cinco, s quatorze horas, na Sala de Reunies da Fundao Souza Becker, quinto andar, sala quinhentos e vinte e trs, do Edifcio do Ministrio da fazenda, na cidade de So Paulo, reuniu-se o Conselho da Fundao Souza Becker, em Sesso Ordinria, presidido pelo Conselheiro-Presidente, Senhor Adalberto Silva, e com a presena dos Conselheiros Senhores: Antonio Lopes, Carlos Becker, Giovane Melchior e Ado Morales. Tambm participou da reunio o Procurador-Presidente da Fazenda Nacional, Senhor Toms Pilleti. Iniciados os trabalhos, o Conselheiro-Presidente remeteu aos Conselheiros um projeto de convnio entre a empresa Max Seguros e a Fundao. Solicitou que todos avaliassem a proposta

Pgina 101

para identificar a viabilidade do acordo. A seguir, o Procurador-Presidente da Fazenda Nacional fez uma exposio do Programa de Ao Social desenvolvido pela Fazenda Nacional, destacando as metas do programa. Aps a explanao e a leitura da pauta da prxima reunio, o ConselheiroPresidente encerrou a sesso, da qual, para constar, eu, Alice Ferreira, lavrei esta ata, que segue assinada por mim e pelos presentes. (assinaturas).

OFCIO O ofcio uma correspondncia oficial emitida por rgos pblicos. proveniente de uma autoridade e consiste em uma comunicao de qualquer assunto de ordem administrativa ou estabelecimento de uma ordem. Distingue-se da carta por apresentar carter pblico e s poder ser emitido por rgo da administrao pblica, como uma secretaria, um ministrio, uma prefeitura e outros. O destinatrio pode ser rgo pblico ou cidado qualquer. Ofcio uma correspondncia externa usada principalmente pelos rgos de governo e autarquias. Deve ser impresso ou datilografado em papel tamanho ofcio. Seu contedo de carter oficial. So partes de um ofcio: Timbre ou cabealho: dizeres impressos na folha, smbolo da empresa, entidade, do rgo que emite o ofcio. Nmero do ofcio: nmero de ordem do documento. Exemplo: Of. n 60199 (= ofcio nmero 601, do ano de 1999). Local e data: coloca-se ponto aps ao ano. Vocativo: tratamento ou cargo do destinatrio, seguido de vrgula. Exemplos: Senhor Presidente, Senhor Diretor. Exemplos: Senhora Ministra, Senhor Chefe de Gabinete, Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica Texto: exposio do assunto, devendo apresentar uma introduo (exposio do assunto: se houver mais de um assunto, cada idia deve ser abordada em um pargrafo distinto), um desenvolvimento (detalhamento do assunto) e uma concluso (reafirmao do assunto). Fecho ou cumprimento final: serve para encerrar o texto e saudar o destinatrio. Formas de fecho: Atenciosamente para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior; Respeitosamente para autoridades superiores, inclusive o Presidente da Repblica. Assinatura: nome do autor da comunicao, cargo ou funo. Exemplo: Pgina 102

(espao para assinatura) JARBAS PASSARINHO Ministro da Justia Anexos: se for necessrio Endereo: frmula de tratamento, nome civil do receptor e cargo ou funo do receptor, seguidos da localidade e destino. muito comum encontrar ofcio com introdues e fechos superados. Portanto observe as formas adequadas de iniciar e encerrar a redao de um ofcio.

Expresso desgastada Introduo


Vimos, por intermdio do presente, levar ao conhecimento de V. Sa. que... Este ofcio tem por finalidade levar ao conhecimento de V. Sa. que.... Tenho a honra de informar que... Cumpre-me informar que... Com protestos de estima e apreo... Com os protestos de elevada estima e distinta considerao. Aproveitamos o ensejo para reafirmar a V. Sa. nossos protestos de estima e apreo. Aproveitamos o ensejo para reafirmar a V. Sa. nossos votos de estima e apreo. Cordiais saudaes.

Expresso atual
Comunicamos a V. Sa. que... Informamos a V. Sa. que.. Informo Vossa Excelncia. de que.... Encaminho a V. Sa.... Atenciosamente, Respeitosamente,

Fecho

Na redao de ofcios, so utilizados os pronomes de tratamento. Veja os principais para fazer a escolha correta na hora de se dirigir ao prefeito, ao Presidente, etc: Pronomes de Abreviatura Emprego Singular Plural Tratamento
Senhor Senhora Senhorita Voc, vocs Vossa Alteza Vossa Eminncia Vossa Excelncia Vossa Magnificncia Vossa Majestade Vossa Reverendssima Vossa Paternidade Vossa Santidade Sr. Sra. Srta. v. V. A. V. Ema. V. Exa. V. Maga. V.M. V.P. V.P. V.S. Sres. Sras. Srtas. VV.AA. V. Emas. V. Exas. V. Magas. VV.MM. VV.PP. VV.PP. Trato respeitoso Trato respeitoso Trato respeitoso (usado s para mulheres solteiras) Trato familiar Prncipes, arquiduques e duques Cardeais Autoridades superiores (presidentes, ministros, deputados, etc) Reitores Reis e imperadores Superiores de ordem religiosa Superiores de ordem religiosa Papa

Pgina 103

Vossa Senhoria

V.Sa.

V.Sas.

Pessoas que exercem cargos importantes (cnsules, oficiais , chefes de seo, comerciantes, etc)

Exemplo de ofcio:

TIMBRE Of. n 97/98

Porto Alegre, 29 de setembro de 1998.

Senhor Secretrio,

comunicamos a V. Sa. que este centro comunitrio realizar, no perodo de 20 de outubro a 20 de novembro do corrente ano, a Campanha de Preveno do Cncer. Solicitamos, pois, a V. Sa. a gentileza de indicar dois mdicos dessa Secretaria para participarem da Campanha, que contar com o assessoramento tcnicopedaggico da Agncia Brasileira da Organizao Mundial da Sade. Contamos com a sua colaborao.

Atenciosamente, Ana Amlia Torres Presidente

Ilmo. Sr. Jos Tavares Lima Secretrio Municipal de Sade Rua Marechal Floriano, 147 Santa Vitria do Palmar / RS

. Memorando O memorando a modalidade de comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nvel ou em nveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicao eminentemente interna. Pode ter carter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposio de projetos, idias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do servio pblico. Pgina 104

Sua caracterstica principal a agilidade. A tramitao do memorando em qualquer rgo deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocrticos. Para evitar desnecessrio aumento do nmero de comunicaes, os despachos ao memorando devem ser dados no prprio documento e, no caso de falta de espao, em folha de continuao. Esse procedimento permite formar uma espcie de processo simplificado, assegurando maior transparncia tomada de decises, e permitindo que se historie o andamento da matria tratada no memorando. Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padro ofcio, com a diferena de que o seu destinatrio deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exemplos:
Ao Sr. Chefe do Departamento de Administrao Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurdico.

Exemplo de Memorando

5 cm Mem. 118/DJ

Em 12 de abril de 1991

Ao Sr. Chefe do Departamento de Administrao

Assunto: Administrao. Instalao de microcomputadores

1. Nos termos do Plano Geral de informatizao, solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam instalados trs microcomputadores neste Departamento. 2 Sem descer a maiores detalhes tcnicos, acrescento, apenas, que o ideal seria que o equipamento fosse dotado de disco rgido e de monitor padro EGA. Quanto a programas, haveria necessidade de dois tipos: um processador de textos, e outro gerenciador de banco de dados. 3. O treinamento de pessoal para operao dos micros poderia ficar a cargo da Seo de Treinamento do Departamento de Modernizao, cuja chefia j manifestou seu acordo a respeito. 4. Devo mencionar, por fim, que a informatizao dos trabalhos deste Departamento ensejar racional distribuio de tarefas entre os servidores e, sobretudo, uma melhoria na qualidade dos servios prestados.

Atenciosamente,

[nome do signatrio] [cargo do signatrio] 3 cm

Pgina 105

ANEXO 10 CRASE Crase a fuso escrita e oral de duas vogais idnticas. a fuso da preposio a com o artigo a(s). A crase indicada pelo acento grave [`]. Condies para ocorrncia de crase
1) O termo regente deve exigir a preposio a. 2) O termo regido tem que ser uma palavra feminina que admita o artigo a(s). Exemplo: Ele se dirigiu a + a fazenda. Ele se dirigiu fazenda.
Prep. Art.

Empregos da crase Dependendo de certos fatores presentes na estrutura da frase, o emprego do sinal de crase pode ser obrigatrio, opcional ou proibido. Veja:
Emprego Casos
Em locues adverbiais femininas de tempo, modo e lugar Em locues prepositivas (+ palavra feminina + de) e conjuntivas ( + palavra feminina + que)

Exemplos
Sa s pressas e cheguei s dez horas. Voltaremos vila em breve. Ela saiu procura de ajuda. Esfriava medida que escurecia. proporo que se aproximava o dia da entrega do prmio, mais ansiosos ficavam os atores. Refiro-me UFRJ. ( universidade). Ele fez bifes milanesa.

Crase
obrigatria

Quando esto subentendidas as expresses moda de, maneira de ou palavras como faculdade, empresa, companhia, mesmo que seja diante de palavras masculinas. Com pronomes possessivos (minha, sua, nossa, etc) Com nomes de mulher

Crase opcional

Com a palavra at Antes de palavras masculinas Antes de verbos Antes de essa(s), esta (s), cuja(s) Antes de pronomes pessoais (inclusive os de tratamento) Quando h preposio no singular seguida de um substantivo no plural

Ele se dirigiu minha irm. Ele se dirigiu a minha irm. Eu me refiro Patrcia. Eu me refiro a Patrcia. A estrada vai at praia. A estrada vai at a praia. Escreva o texto a lpis. As vendas a prazo aumentaram. Ele comeou a gritar. Passou a acreditar em milagres. Dou valor a essa vitria. Obedeo a ela, no a V. Sa. No vamos a festas do clube. Assistimos a manifestaes pblicas em Braslia. Referia-se a pessoas ricas. Estvamos frente a frente.

Crase proibida

Entre palavras repetidas

Pgina 106

Antes de nomes de lugar que no admitem artigo ou sem especificao.

O vocalista ir a Curitiba para uma apresentao. Somente na outra semana voltar a Diamantina. Importante! O vocalista ir bela Curitiba para uma apresentao. Somente na outra semana voltar histrica Diamantina. Chegamos cedo a casa. Chegamos cedo bela casa. Importante! Vamos casa de meus amigos. O nufrago chegou a terra. Importante! Terra com sentido de planeta e de terra natal admitem crase. A espaonave voltar Terra em um ms. Sempre sonhou retornar terra em que nasceu.

Antes da palavra casa (se no houver especificao)

Antes da palavra terra (no sentido oposto ao de gua)

EXERCCIOS 1. Reescreva as frases a seguir, completando-as com a, ou s: a) O supermercado vende ___ atacadistas ____ vista e ____ prazo e ainda faz entrega em domiclio ____ pedido do fregus. b) Saboreamos um tutu ___ mineira, num restaurante aconchegante ___ pouca distncia do hotel, mas ou menos ___ sete horas. c) Sentou-se ____ e ps-se ___ reescrever uma ___ uma ____ pginas do relatrio. d) Garanto ___ voc que compete ____ ela, pelo menos ___ meu ver, tomar ____ providncias necessrias para resolver o caso, pois ____ qualquer momento estar ____ entrada do prdio ____ comisso parlamentar. 2. Considerando que voc aprendeu sobre o assunto, tente explicar por que, nestas frases, no ocorre crase. a) O ricao gastava dinheiro a rodo. b) Rapidamente aprendeu a ler. c) No me submeto a uma ordem desse tipo. d) Ele no conseguiu responder a nenhuma questo de interpretao de texto. e) Os dois rivais estavam face a face. 3. Complete as frases com A, AS, ou S. a) Voltou ___ fazenda no final de semana para andar ____ cavalo. b) A reunio ser ____ uma hora, na sala da diretoria. c) Encontrei Maria debruada ____ janela, esperando ___ hora de viajar. d) Comunico ___ Vossa Senhoria ___ transferncia de acordo para ___ prxima semana. e) O gerente foi ____ Inglaterra ____ negcios e no ____ passeio. 4. Indique a frase em que a presena ou ausncia do acento grave est INCORRETA. a) Fui casa de meu professor. b) A transmisso do evento comea s dez horas. c) Costumava-se vestir moda italiana. d) Logo percebi a quem voc se referia, naquele momento. e) Foi Bruxelas para assistir uma conferncia sobre o aquecimento global.

Pgina 107

PONTUAO Quando falamos, precisamos fazer certas pausas mais ou menos prolongadas entre as partes do nosso discurso. algumas dessas pausas servem para retornarmos o flego; outras, no entanto, devem ser feitas obrigatoriamente, caso contrrio, ou no seremos entendidos, ou nossa mensagem ser interpretada de forma diferente. A lngua escrita, no dispondo dos recursos de ritmo e melodia prprios da fala, serve-se de sinais de pontuao para marcar o sentido dos enunciados. Um texto escrito sem pontuao no tem sentido preciso. Uma frase adquire sentidos diferentes quando pontuada de diferentes formas. Os sinais de pontuao servem para marcar a pausa, o ritmo e a entonao na leitura e tambm para substituir outros componentes especficos da lngua falada, como os gestos e a expresso facial. A pontuao facilita a leitura e torna mais claro e preciso o texto. A pontuao marca, na escrita, as diferenas de entonao, contribuindo para tornar mais preciso o sentido que se quer dar ao texto. Veja as frases a seguir e observe o emprego de sinais de pontuao e o contedo de cada mensagem. favor no sentar: pintado. favor no sentar pintado. favor no sentar, Pintado. Qual o sentido que se depreende em cada uma das frases?
As pausas e entonaes do texto escrito so marcadas por sinais de pontuao: doispontos, vrgula, ponto-e-vrgula, ponto, travesso, ponto de exclamao, ponto de interrogao, aspas, parnteses, reticncias. Os sinais de pontuao so sinais grficos usados para indicar as pausas, a entonao e o ritmo da leitura de um texto.

1. VRGULA
Emprega-se a vrgula para: separar enumerao: Sua observao foi agressiva, irnica, antiptica. separar aposto: Fernanda Montenegro, atriz talentosa, foi homenageada. separar oraes adjetivas explicativas: Seus olhos, que eram negros, brilhavam muito. separar oraes adjetivas explicativas: Seus olhos, que eram negros, brilhavam muito. separar o vocativo: Voc ouviu, Maria, que notcia estranha? Prezado diretor, comunico que a sua empresa ser notificada por infringir leis trabalhistas. isolar adjunto adverbial deslocado quando ele extenso ou quando se quer destacar: noite, fao um curso de ingls intensivo. Na manh do dia 15 de maro, ladres invadiram um supermercado na zona sul da cidade.

Pgina 108

isolar expresses explicativas, como isto , ou seja, a saber, por exemplo, ou melhor, etc: O diretor titubeou, isto , no concordou de pronto com a deciso. separar nomes de lugar, em datas e endereos: Santa Cruz do Sul, 25 de maio de 2006. Rua do Ouro, 228. indicar a supresso do verbo: Ns preferimos caf, e eles, ch. separar oraes coordenadas que no so ligadas pelo conector e: Viajou no fim de semana, foi visitar os pais. Talvez seja engano meu, mas acho que ela est mais serena agora. OBSERVAO: separar as oraes coordenadas pelo conector e quando o sujeito das oraes no for o mesmo: A criatura desviou-se, e as linhas se moveram. separar oraes subordinadas adverbiais antepostas orao principal: Embora vivesse no interior, vinha muito capital. Quando eu era menino, ouvia muitas histrias macabras. quando aparecer uma orao iniciada com gerndio, esta orao dever ser separada, obrigatoriamente, por vrgula: Jamais conseguir o apoio de seus pais, agindo impensadamente. separar oraes intercaladas: Esses fatos, conforme informou o jornal, so falsos.

No se emprega vrgula entre o sujeito e o predicado de uma orao nem se usa vrgula para separar o verbo de seus complementos. A Mata Atlntica est perdendo um campo de futebol a cada quatro minutos.

EXERCCIOS 1. Coloque vrgulas quando necessrio: a) b) c) d) Meu marido faz aniversrio em maio e eu em setembro. Santa Cruz do Sul 22 de junho de 2006. Eu voc e todo o pessoal vamos ao churrasco da turma. Santa Cruz do sul que uma cidade de colonizao germnica realizar festa para homenagear colocnizadores. e) Meu filho saiba que numa situao dessas necessrio acima de tudo muita discrio. f) A questo saber quando ser descoberta a cura das doenas que hoje ainda matam. g) Joo Bosco Medeiros autor de livros sobre redao tcnica publicou recentemente mais uma obra sobre correspondncias. Pgina 109

h) A prefeitura que realizar concurso pblico em junho para provimento de vagas aumentar o nmero de funcionrios pblicos efetivos. 2. Nos itens a seguir, as frases originais so reescritas, alterando-se a ordem de seus termos. Observando essas transformaes, coloque as vrgulas que julgar necessrias: a) Os hspedes saram rapidamente do hotel para apreciar a discusso entre os dois homens to educados. I) Para apreciar a discusso entre os dois homens to educados os hspedes saram rapidamente do hotel. II) Os hspedes para apreciar a discusso entre os dois homens to educados saram rapidamente do hotel. b) Por que o corao se enche de ardor quando vagamos pela cidade vazia?
(Arnaldo Jabor, Folha de S.Paulo, 18 ago. 1991)

I) Por que quando vagamos pela cidade vazia o corao se enche de ardor? II) Por que o corao quando vagamos pela cidade vazia se enche de ardor? III) Quando vagamos pela cidade vazia\por que o corao se enche de ardor? 3. Leia o texto e responda s questes. Uma vrgula esquecida ou mal usada afeta o sentido da frase. A maldita pode mudar o sentido ou deixar a frase sem sentido. Observe a importncia da vrgula no exemplo a seguir: Os tcnicos foram reunio acompanhados da secretria do diretor e de um coordenador. Se usarmos uma vrgula, mudaremos o sentido da frase. a) Onde a vrgula deve ser colocada para que o sentido da frase seja alterado? b) Explique a alterao de sentido produzida com a utilizao da vrgula. 4. Observe o texto: Iguais e diferentes Do lado de fora, somos bastantes diferentes no que se refere cor da pele e dos cabelos, estrutura fsica, altura. Internamente, porm, parecemos verdadeiros gmeos. Se voc pudesse embarcar numa micronave e entrar no corpo humano, como no filme Viagem inslita, o que voc veria? Centenas de ossos, quilmetros de veias e trilhes de cdulas, trabalhando em conjunto para pr em funcionamento essa mquina. (O Guia dos Curiosos) As vrgulas foram empregadas no texto por razes diversas. Justifique o uso da vrgula nas seguintes situaes: a) Do lado de fora, b) estrutura fsica, altura c) trabalhando em conjunto 5. Assinale a alternativa em que o emprego da vrgula segue a mesma orientao do uso da vrgula em Por causa de sua profisso, Tereza vive recebendo diversas ameaas de morte: a) Quando sair noite, tome cuidado especial com a segurana. b) Devido forte chuva, dois carros perderam o controle e colidiram na RST 471. c) Depois de encarar as gravaes e Sinh moa, Bruno Gagliasso j est cotado para trabalhar na prxima novela das oito. d) Para dar um susto em Rafa, Bodo empurra o Ogromvel ladeira abaixo. Pgina 110

e) Juba chega, d uma pedrada na cabea do capanga e todos fogem. 6. Observe as frases: I. Ele foi, logo eu no fui. II. O menino, disse ele, no vai. III. Deus, que Pai, no nos abandona. IV. Saindo ele e os demais, os meninos ficaro ss. Identifique a alternativa correta: a) Em I, h erro de pontuao. b) Em II e III, as vrgulas podem ser retiradas sem que haja erro. c) Na I, se se mudar a vrgula de posio, muda-se o sentido da frase. d) Na II, faltam dois-pontos depois de disse. e) n. d. a. 7. Pontue adequadamente o texto a seguir, estabelecendo sentido lgico. Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni tero de conter a ansiedade da estria por mais um dia por causa de insistentes e irritantes chuvas em Stuttgart os jogos dos dois tenistas passaram para hoje para tentar evitar novos problemas de atraso a rodada comear bem mais cedo se o tempo permitir Guga enfrentar o austraco Stefan Koubek por volta das 8 horas (de Braslia) (4 pontos-finais e 3 vrgulas). 8. Justifique o emprego das vrgulas nas frases a seguir: a) Maria deu um presente a todos os seus irmos e ao namorado, apenas um abrao. b) Dizem muito que, no Brasil, os corruptos ficam soltos enquanto os ladres de galinha vo para a cadeia. c) Cheguei, peguei o livro, voltei rpido para o colgio. d) H aqueles que se esforam muito, porm nunca so premiados. e) A gerao canguru, isto , a gerao dos filhos que ficam em casa at mais ou menos trinta anos, tem dificuldade de sair de casa porque no consegue estabilidade financeira. OUTROS SINAIS DE PONTUAO 2. PONTO FINAL Emprega-se no final de frases declarativas: Os livros foram danificados pelas traas. 3. DOIS-PONTOS usado para: introduzir uma fala num dilogo escrito: A aeromoa aproximou-se: _ Os passageiros devem permanecer sentados at o pouso da aeronave. introduzir uma citao: Pois estava escrito em cima do jornal: em So Paulo, a polcia proibira comcios na rua e passeatas embora se falasse vagamente em motins na tarde no Largo da S. introduzir palavras ou oraes que servem para enumerar ou esclarecer o que se afirmou anteriormente: Lembrei-me do nome e do tipo: era Joo Francisco Gregrio, caboclo robusto, desconfiado. 4. RETICNCIAS Indicam a interrupo da frase, feita com a finalidade de sugerir: Pgina 111

dvida, hesitao, surpresa: Qualquer dia destes, embarco pra .... pra ... pra China. suspenso do pensamento ou quebra de seqncia na fala: _ V pra casa, menino! ... a vem temporal... supresso de trecho em textos: Com os descobrimentos martimos dos sculos XV e XVI, os portugueses ampliam enormemente o imprio de sua lngua ... 5. PONTO DE INTERROGAO Emprega-se no final de frases interrogativas diretas: Os homens precisam andar armados? 6. PONTO DE EXCLAMAO usado aps uma interjeio ou frase exclamativa para expressar chamamento, emoes, ordem ou pedido: Epa! Alguma coisa est errada no trabalho. Saia do meu quarto! 7. ASPAS Empregam-se as aspas para: indicar o incio e o final de uma citao: Machado de Assis disse: Deve ser um vinho enrgico a poltica. destacar uma palavra ou expresso (como palavra estrangeira, gria, neologismo): Os anjinhos j esto prontos? O nibus escolar chegou. Voc sabe fazer downloads de arquivos? 8. PARNTESES Empregam-se os parnteses: para intercalar uma idia acessria ou explicativa na frase: Depois do jantar (mal servido) ele saiu daquele hotel e no voltou mais. nas indicaes bibliogrficas: Mas quando olhar a mancha viva na minha camisa, talvez faa uma careta e me deixe passar. (Chico Buarque) 9. TRAVESSO Emprega-se o travesso para: indicar a fala ou a mudana de interlocutor nos dilogos escritos: _ Quer saber de uma coisa? O melhor ns terminarmos. _ Terminarmos? Ele sentiu um frio. _ No combinamos mais mesmo. enfatizar expresses ou oraes nas frases: Foi poeta e sonhou e amou na vida.

Pgina 112

Вам также может понравиться