Вы находитесь на странице: 1из 7

CIGARRO

O QUE O CIGARRO? O cigarro um produto industrializado que contm as folhas secas da planta conhecida como tabaco (Nicotina rusticum e Nicotina tabacum). Outras preparaes que contm o tabaco so cachimbo, charuto, fumo em corda, palheiro e rap. Todas as preparaes que so fumadas apresentam substncias muito parecidas. Por outro lado, algumas vezes as folhas de tabaco so misturadas com drogas ilcitas, trazendo efeitos adicionais. SO MUITAS AS PESSOAS QUE FUMAM? Sim. Pesquisas no Brasil e no RS mostram que 30% a 50% da populao fuma. Esta variao depende de diferentes graus de instruo e diferenas de idade. Um quinto das crianas brasileiras, entre 10 e 12 anos, j experimentaram cigarros. O QUE COMPE A FUMAA DO CIGARRO? Pela diminuio de oxignio para os rgos dos fumantes. Nicotina e alcatro compem a poro particulada da fumaa e depositam-se nos pulmes. A nicotina responsvel pelos efeitos prazeirosos do cigarro, pela dependncia, pelo cheiro e cor marrom caractersticos do tabaco. Alm da nicotina presente nas folhas de tabaco, cerca de 4.000 compostos so produzidos pela queima do cigarro, sendo o mais importante o alcatro, que cancergeno. Os componentes gasosos da fumaa como o monxido de carbono (CO) e dixido de carbono (CO2), so os responsveis QUAIS SO OS EFEITOS AGRADVEIS DO CIGARRO? Os sintomas psicolgicos e fsicos do cigarro so bastante importantes e responsveis pela dependncia. H maior clareza de pensamentos, maior ateno e capacidade de concentrao, assim como o aumento da memria. Parecem tambm diminuir a irritabilidade e agressividade., relaxar a musculatura e diminuir o apetite. QUAIS AS DOENAS QUE SO OCASIONADAS PELO FUMO? Doenas isqumicas do corao (como angina de peito ou infarto do miocrdio), isquemias ou hemorragias cerebrais, doena pulmonar obstrutiva crnica, e cnceres de pulmo, boca, laringe, esfago e bexiga so as doenas relacionadas ao uso crnico do fumo e que levam morte tanto de homens como de mulheres. As crianas que fumam faltam mais escola do que as que no fumam, e tm mais propenso a doenas pulmonares. Quanto mais cedo o jovem se tornar fumante freqente, maior a propenso para desenvolver doenas graves como as descritas acima. O FUMO PRODUZ DEPENDNCIA? Tanto a tolerncia aos efeitos adversos agudos do cigarro, como a sndrome de abstinncia assinalam a dependncia nicotina e contribuem para manter o hbito de fumar. A sndrome de abstinncia ocorre depois das primeiras horas do ltimo cigarro. O aumento de peso e a compulso ( o desejo irreprimvel de fumar) so manifestaes tardias da retirada. Um quarto das pessoas relatam desejo de fumar at 5 a 9 anos depois de pararem. Portanto, as manifestaes de abstinncia so a principal causa para que a pessoa volte a fumar.

O que cigarro eletrnico e por que ele proibido? Cigarros com bateria e vaporizador eletrnico. Conhea um pouco mais sobre esse aparelho e entenda os motivos de sua proibio

Sendo muito disseminados poucos anos atrs, os cigarros eletrnicos vo, aos poucos, retornando ao Brasil. Alguns filmes, como O Turista (com Angelina Jolie e Johnny Depois) mostram e at explicam um pouco mais sobre o funcionamento desse tipo de dispositivo, incentivando a curiosidade e at mesmo o consumo do produto.

Em 2009, o aparelho no era encontrado por menos de 200 reais, mas hoje pode ser comprado em sites de importao por cerca de 10 dlares. A diminuio no preo outro fator que est fazendo com que muitos comprem o produto por curiosidade, mesmo sem saber os riscos que podem estar correndo ao utiliz-lo. O que ?

Um cigarro eletrnico no nada alm de um dispositivo eletrnico que tenta imitar, em forma e funo, um cigarro comum. Para isso, o aparelho dividido em trs partes principais: cartucho (filtro), parte eletrnica e bateria. Alm disso, muitos modelos ainda oferecem uma luz na ponta, simulando a brasa.

H fabricantes que afirmam que ele criado para diminuir o vcio de algumas pessoas, pois a dose de nicotina pode ser diminuda com o decorrer do tempo. Existem vrios estudos que mostram que uma porcentagem dos fumantes fuma por hbito, no por vcio. E com base nesses estudos que os produtores de e-cigarette se baseiam para vender os produtos.

Muitos afirmam tambm que os cigarros eletrnicos so apenas recreativos, pois a quantidade de nicotina utilizada nos cartuchos menor do que o necessrio para viciar uma pessoa. A verdade que no existem padres na fabricao deles, por isso no se pode afirmar exatamente se o aparelho nocivo ou no (o que se sabe que alguns cartuchos possuem nicotina em altos volumes, sendo eles prejudiciais).

Ns ouvimos uma especialista na rea para trazer um parecer mais estruturado. Segundo a Dra. Roseni Teresinha Florencio (pneumologista com consultrio em Curitiba), o cigarro eletrnico um dispositivo que permite ao seu usurio inalar vapor de substncias que, a princpio, podem ou no conter nicotina. Ela diz ainda que eles podem causar dependncia da mesma forma que o cigarro comum o faz.

Como funciona ?

O cigarro eletrnico funciona de maneira relativamente simples. O fumante puxa o ar pelo cartucho (onde esto a gua e as substncias qumicas, que podem ser aromatizantes, essncias e at mesmo nicotina), ao mesmo tempo em que o dispositivo eletrnico acionado para acender a pequena lmpada de LED e ativar o atomizador.

Esse atomizador (ou nebulizador) retira a gua do cartucho e a transforma em vapor. Por essa razo, a fumaa solta pelo usurio do aparelho no dotada de aroma (a menos que sejam utilzadas essncias). Tambm h informaes de que ela no prejudicial sade dos fumantes passivos, mas a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) no confirma isso.

Quem no fumante disse que no aprovou o cigarro eletrnico. As reclamaes mais frequentes foram

referentes ao gosto que o produto deixa na boca. Por outro lado, foi relatado que soltar a fumaa divertido, ainda mais pelo fato de o e-cigarro no deixar odores nas roupas ou cabelos.

Tambm ouvimos ex-fumantes. Para eles, o cigarro eletrnico deve cumprir seu propsito, mas apenas para as pessoas que so viciadas no ato de fumar (no na nicotina). Dizem tambm que o e-cigarette pode no ser aceito por muitos, devido ao peso do objeto.

Contrariando essa afirmao, a Dra. pneumologista Roseni Teresinha Florencio diz que so fantasiosas as concluses de que o cigarro eletrnico ajudaria o fumante a parar de fumar.. Para ela, a nica forma qumica de abandonar o tabagismo com acompanhamento clnico e terapia medicamentosa.

Proibio no Brasil

Em agosto de 2009, a Anvisa proibiu a comercializao de cigarros eletrnicos em todo o territrio nacional. O texto publicado no dirio oficial da Unio, no dia 28 de agosto daquele ano, diz que esto banidas a comercializao, distribuio, propaganda e importao de qualquer cigarro eletrnico ou variante que alegue ser substituto do cigarro comum.

A Agncia afirma que, alm das substncias cancergenas dos cigarros, os e-cigarettes ainda possuem outros elementos ainda mais nocivos sade (nitrosamina e dietilenoglicol). J a OMSdiz que no h provas de que eles sejam realmente saudveis (como afirmam os fabricantes).

Nos Estados Unidos, apenas alguns estados probem a comercializao dos aparelhos, enquanto outros legalizam a venda e alguns vetam apenas que menores possam consumi-los. Outros pases dividem opinies acerca deles. Na China, a prtica legalizada, mas os preos cobrados pelos cigarros comuns so muito mais baixo do que o gasto com e-cigarros.

Voc j utilizou algum dos cigarros eletrnicos que so vendidos por lojas virtuais? Sabia que esse tipo de equipamento poderia ser prejudicial sade? Deixe um comentrio para nos contar, tambm, o que pensa a respeito dos e-cigarettes.

NO FUME

Вам также может понравиться