Вы находитесь на странице: 1из 21

Parte 3 Ensaios de Caracterizao dos Materiais Asflticos

1. Cimentos Asflticos de Petrleo 1.1- Penetrao a medida de consistncia de um cimento asfltico no estado semi-slido. Consiste em determinar a profundidade, em dcimos de milmetro, que uma agulha padronizada (100g) penetra verticalmente, durante 5 segundos, em uma amostra de cimento asfltico a 25C. O grau de dureza do CAP inversamente proporcional ao valor da penetrao da agulha na amostra, por exemplo, o CAP-30/45 mais duro do que o CAP-85/100. Este ensaio isoladamente no caracteriza perfeitamente a qualidade de um cimento asfltico, contudo, d uma indicao do seu grau de dureza, sendo utilizado em algumas especificaes como parmetro de classificao e, principalmente, para caracterizar o comportamento do material betuminoso recuperado de um revestimento existente. Valores de penetrao abaixo de 15 (0,1 mm) esto associados a asfaltos envelhecidos e quebradios. A Figura 1 mostra o equipamento utilizado no ensaio de Penetrao chamado Penetrmetro.

Figura 1 - Penetrmetro

1.2 - Ponto de Amolecimento Cimentos asflticos so materiais viscoelsticos sem ponto de fuso definidos, amolecendo gradativamente medida que a temperatura aumenta, sendo necessrio determinar o ponto de amolecimento por meio de um processo arbitrrio, mas em condies bem definidas, para que possa ser reproduzido. O ensaio conhecido como Ponto de Amolecimento Anel e Bola determina a temperatura na qual o asfalto amolece quando aquecido em condies padronizadas, sendo ento definido como a mais baixa temperatura na qual uma esfera metlica padronizada, atravessando um anel tambm padronizado e cheio com o material asfltico, percorre uma distncia padronizada, sob condies especificadas. considerada outra medida emprica de consistncia dos materiais asflticos e corresponde, aproximadamente, a temperatura do ponto de fuso, no sendo bem definido em face dos diferentes pontos de fuso dos blending de petrleos. A Figura 2 mostra o equipamento utilizado no ensaio. O ensaio consiste em anotar a temperatura na qual uma pequena esfera de 3/8 de dimetro pesando cerca de 3,5g, atravessa uma amostra de CAP contida num anel de dimetro de 5/8" e de altura e percorre uma distncia de l". O conjunto (anel e bola) aquecido num recipiente com gua, a partir de uma temperatura inicial de 5C, com uma velocidade de aquecimento de cerca de 5C por minuto. Assim a temperatura da gua no final do ensaio, ou seja, quando o material estiver amolecido, traduz a temperatura do ponto de amolecimento (PA). um ndice bastante utilizado nos estudos reolgicos dos asfaltos e corresponde teoricamente a uma penetrao de 800 (0,1 mm).

Figura 2 - Equipamento do Ensaio Anel e Bola 1.3 - ndice de Suscetibilidade Trmica Sabe-se que medida que a temperatura (t) aumenta, o asfalto amolece e consequentemente sua penetrao (P) aumenta. Susceptibilidade Trmica a variao da consistncia do CAP com a variao da temperatura. Para se evitar, durante o inverno, o surgimento de fissuras devidas a alta consistncia em temperaturas baixas, e deformao permanente, durante o vero, devido baixa consistncia em temperaturas altas, realizaram-se vrios estudos para determinar a consistncia mais adequada e expressar sua variao com a temperatura. A curva da Figura 3 caracteriza a sensibilidade do CAP s variaes da temperatura.

Figura 3 - Sensibilidade do CAP s variaes da temperatura

Esses estudos evidenciaram que a variao da penetrao com temperatura num sistema "log P x t", uma linha reta, cujo coeficiente angular traduz suscetibilidade trmica do CAP. Como a penetrao muito prxima de 800 (0,l mm) na temperatura do ponto de amolecimento (PA), possvel, portanto, definir a suscetibilidade trmica em termos de penetrao a partir da Figura 6:

tg =

log 800 log P (1) PA 25

Figura 4 - Suscetibilidade Trmica do Asfalto Pfeiffer e Van Doormaal definiram uma equao, onde a suscetibilidade trmica tem um valor prximo a zero para os asfaltos usados em pavimentao. Introduziram o chamado ndice de Penetrao (IP) sob a forma:

d log P 20 IP = 0,02 dt 10 + IP

(2)

Confrontando (1) e (2) chega-se expresso:

IP =

500 log P + 20PA 1951 120 50 log P + PA

O IP um ndice de suscetibilidade trmica de Pfeiffer e Vann Doormaal que nas especificaes brasileiras pode variar de (-1,5) a (+1); valores maiores que (+1) indicam asfaltos oxidados, ou seja, pouco sensveis a elevadas temperaturas e quebradios quando a temperatura baixa e valores menores que (-1,5) indicam

asfaltos muito sensveis a altas temperaturas, ou seja, amolecem rapidamente. Estudos tm mostrado que conveniente determinar a temperatura na qual a penetrao 800 (T800 pen), do que o ponto de amolecimento, como temperatura de referncia. O ndice de Pfeiffer tem sido muito utilizado para explicar o comportamento reolgico dos asfaltos na tecnologia rodoviria, permitindo individualizar rapidamente e de forma simples, os materiais asflticos mais suscetveis, ou seja, aqueles que amolecem mais acentuadamente pela ao de temperaturas elevadas. 3.4 - Ponto de Ruptura FRAASS a temperatura na qual o CAP, quando submetido flexo, tende mais a romperse do que fluir e tambm procura caracterizar a suscetibilidade trmica. Consiste em flexionar repetidamente uma delgada lmina de ao pintada com asfalto numa espessura de 0,5 mm, sendo que cada flexo da lmina dura cerca de 11 segundos, em um banho onde a temperatura vai diminuindo. A temperatura na qual surgem pequenas fissuras no asfalto chamada de Ponto de Ruptura Fraass. Nesta temperatura a penetrao do CAP prxima a 1,25 e as especificaes europias condicionam uma ruptura Fraass menor do que -10C, para que o CAP possa ser utilizado em regies muito frias (a partir dessa temperatura torna-se frgil). 1.5 - Espuma (gua) Os cimentos asflticos de petrleo (CAP) no devem conter gua. medida que se procede o aquecimento do CAP contaminado com gua, h uma resistncia natural proporcionada pelo CAP evaporao da gua, que quando vencida, pode lanar a longas distncias partculas de asfalto, causando graves acidentes de trabalho, ou at mesmo exploses. A contaminao pode ocorrer atravs da entrada de gua no caminho transportador ou at mesmo durante a estocagem nos tambores de depsito dos cimentos asflticos. considerado um ensaio de segurana.

O ensaio para verificar a presena de gua do tipo qualitativo ou quantitativo. O ensaio denominado de Espuma Qualitativo consiste em aquecer a 175C uma amostra de cerca de 50g de CAP contida em um recipiente metlico e observar a formao ou no de espuma. O ensaio quantitativo, denominado de Ensaio de gua tem por finalidade determinar quantitativamente a quantidade de gua no CAP. Para tal, coloca-se na aparelhagem de destilao um volume de material com um solvente padro, o conjunto ento aquecido e a gua presente coletada numa proveta graduada onde o volume medido e expresso em percentagem do volume inicial da amostra de CAP. 1.6 - Densidade Relativa a relao entre a massa do CAP a 20C e a massa de igual volume de gua a 4C. Caracteriza a natureza do material, por exemplo, para o CAP a densidade da ordem de 1,02 enquanto que para o CAN o valor da ordem de 1,12. Sua finalidade transformar as unidades gravimtricas em volumtricas e utilizada no clculo do volume de vazios de misturas asflticas. Considerando a massa especfica de gua igual a l,0g/cm3, o nmero representativo da densidade do CAP , portanto, adimensional. Para realizao do ensaio so utilizados os chamados picnmetros de Hubbard e balanas analticas de grande sensibilidade.

Figura 5 Picnmetro de Hubbard

1.7 - Solubilidade O ensaio de solubilidade no bissulfeto de carbono tem por finalidade determinar o grau de pureza do material, ou seja, quantidade de betume contida no material betuminoso, expressa em percentagem. A poro insolvel constituda por impurezas, enquanto que a solvel representa os constituintes ativos aglutinantes. Como o bissulfeto de carbono muito inflamvel, de odor desagradvel e bastante txico, tem-se empregado o tricloroetileno ou o tetracloreto de carbono, que tem a vantagem de apresentar essas caractersticas mais atenuadas. Os asfaltos derivados do petrleo so cerca de 99,5% solveis, os asfaltes naturais cerca de 75%, enquanto que os alcatres so solveis de 75% a 90%, devido presena do carbono livre. O ensaio consiste em tratar uma determinada massa de ligante betuminoso (2g) com tricloroetileno e deixar em repouso por 15 minutos. Aps, feita a filtrao da soluo assim obtida, em um cadinho de Gooch forrado em seu fundo com amianto calcinado. A diferena de massa entre a amostra inicial e a parte insolvel - massa da frao solvel - expressa em percentagem da massa inicial da amostra. A Figura 6 mostra o equipamento do ensaio.

Figura 6 - Equipamento para ensaio de Solubulidade

1.8 - Ponto de Fulgor a menor temperatura na qual os vapores emanados durante o aquecimento do material betuminoso se inflamam quando sobre ele passa uma chama sob determinadas condies. a indicao da temperatura limite pode ser aquecido sem correr o risco de inflamar-se em chama! considerado um ensaio de segurana, tendo por com asfalto diludo. Alguns estudiosos acham que os CAP com elevado ponto de fulgor tm elevada durabilidade, embora no esteja ainda perfeitamente comprovado. Os CAP tm Ponto de Fulgor normalmente superior a 230C. Portanto, a sua contaminao com o asfalto diludo diminui sensivelmente a temperatura de inflamao do CAP e se reflete tambm, na aptido compactao da mistura asfltica. O equipamento adotado para a realizao do ensaio o chamado Vaso Aberto Cleveland conforme mostra a Figura 7. finalidade em que o CAP contato com a

evitar acidentes de trabalho e verificar possvel contaminao do cimento asfltico

Figura 7 - Vaso Aberto Cleveland 1.9 - Dutilidade a distncia em centmetros que uma amostra de CAP, em condies padronizadas, submetida a uma trao, em condies especificadas, se rompe. A temperatura do ensaio de 25C e a velocidade de deformao de 5 cm/min. A dutilidade a propriedade de um material suportar grandes deformaes (alongamento) sem ruptura, caracteriza uma resistncia trao e a flexibilidade do CAP. Quanto mais dtil, maior a flexibilidade do material. O ensaio consiste em moldar um corpo de prova em forma de gravata e coloc-lo num aparelho denominado Dutilmetro conforme Figura 8, que submete a amostra a um alongamento horizontal at ser atingida a ruptura. O deslocamento, em centmetros, por ocasio da ruptura da amostra, d a medida da dutilidade. A maioria dos CAPs tem dutilidade superior a 60 cm.

Figura 8 - Dutilmetro 1.10 - Spot Test A finalidade deste ensaio verificar se durante o processo de obteno do CAP ou durante o transporte no houve um superaquecimento, provocando o craqueamento. Temperaturas muito elevadas, superiores a 180C, podem modificar sensivelmente a estrutura molecular do asfalto, principalmente se este aquecimento ocorreu por ocasio da mistura do asfalto com o agregado. O ensaio consiste em tomar cerca de 2g de CAP e adicionar 10,2 ml de nafta padro, aquecer em banho-maria por 8 minutos e deixar em repouso no referido banho durante 30 minutos numa temperatura de 32C. Posteriormente, pinga-se uma gota da soluo obtida em um papel de filtro e observa-se formao de mancha. O ensaio dito negativo, quando a mancha homognea, em colorao: o material aceitvel. Quando h formao de uma mancha heterognea, com o centro negro, o teste dito positivo e o material inaceitvel, ou seja, o CAP se encontra carbonizado, perdendo consequentemente, suas propriedades essenciais para o uso em pavimentes asflticos. Este ensaio conhecido no meio rodovirio como ensaio de "toque" e se encontra normalizado pela AASHTO sob a designao T-102. 1.11 - TFOT (Thin Film Oven Test)

O revestimento asfltico no deve endurecer excessivamente durante o procedimento de estocagem, transporte, usinagem e servio de pavimentao. Os asfaltos so afetados pela presena de oxignio, pela radiao ultravioleta e por variaes de temperatura. Essas influncias externas resultam em aumento da consistncia do ligante e em maior rigidez da mistura asfltica, podendo acarretar fissuras e desagregaes. Principalmente durante o processo de usinagem das misturas asflticas os ligantes perdem alguns de seus componentes volteis caracterizando o incio do processo de envelhecimento. Para quantificar e controlar essas perdas, para que aps a usinagem os ligantes permaneam com caractersticas fsicas, qumicas e reolgicas mnimas, foram desenvolvidos ensaios especficos que quantificam as perdas devido ao Efeito do Calor e do Ar. Em 1959 a AASHTO (American Association of State Highway and Transportatios Officials) normalizou o TFOT atravs da norma T179 e em 1969 a ASTM (American Society for testing and Materials) fez o mesmo com a publicao da norma D1754. O mtodo consiste em colocar uma amostra de 50 ml em um recipiente cilndrico de 14 cm de dimetro por 0,9 cm de altura, proporcionando assim uma pelcula de CAP da ordem de 3 mm de espessura, que colocada em estufa com circulao de ar durante 5 horas a 163C. A perda de massa, expressa como percentagem da massa inicial de amostra, a perda por aquecimento em pelcula delgada. As especificaes geralmente admitem uma perda de no mximo 1,0% e tambm, fixam valores mnimos para a relao entre a penetrao determinada na amostra aps o ensaio de perda e a penetrao inicial, definindo, assim, um ndice de penetrao, que freqentemente deve ser superior a 0,5. Para relao entre viscosidades (antes e depois) o valor admitido de 4. A Figura 9 mostra a estufa para ECA.

Figura 9 - Estufa TFOT 1.12 - RTFOT (Rolling Thin Film Oven Test) Em 1963, a Diviso de Estradas do Departamento de Obras Pblicas do Estado da Califrnia desenvolveu o ensaio de RTFOT que simula de forma mais realstica os efeitos da usinagem sobre o ligante asfltico. Em 1970 a ASTM dando prosseguimento aos estudos de envelhecimento dos asfaltos normatizou o ensaio de RTFOT -"Rolling Thin Film Oven Test" atravs da norma D2872, o que logo aps foi corroborada pela AASHTO, em 1973 atravs da norma T240. O RTFOT foi desenvolvido a partir da necessidade de se reproduzir mais fielmente em laboratrio o que acontece na prtica, visto que no ensaio de TFOT a pelcula de 3mm formada nos pratos de ensaio no reproduzem a realidade. No ensaio, oito cilindros de vidros contendo 35g de asfalto cada so colocados em uma prateleira vertical rotativa e so submetidos a uma temperatura de 163C, com ventilao durante 75 minutos enquanto a amostra rola nas paredes dos recipientes de vidro. Esta tcnica de ensaio permite a formao de filmes de pelculas de CAP mais delgadas do que no ensaio TFOT e, portanto, representa ainda melhor o processo porque passa o CAP durante a usinagem. Aps este procedimento, o material resultante

submetido aos consistncia, e as quanto modificaes

ensaios tolerncia verificada.

de de A

mesmas anlises

Figura 10 mostra

a estufa RTFOT.

Figura 10 - Estufa RTFOT 1.13 - PAV Pressure Aging Vessel O Vaso de envelhecimento sob presso simula o envelhecimento oxidativo sofrido pelo ligante asfltico ao longo de sua vida de servio, podendo simular vidas de servio de at 15 anos. Ver Figura 11.

Figura 11 - PAV 1.14 - Viscosidade a medida de consistncia do cimento asfltico, por resistncia ao cisalhamento.

1.14.1 Viscosidade Absoluta (ABNT NBR 5847/2001) e Cinemtica (ABNT NBR 14756/2001)
A experincia clssica de Newton constou em considerar um lquido viscoso aderente a duas placas paralelas de vidro de espessuras delgadas e distanciadas de D. Ele aplicou em uma das placas uma tenso tangencial (F) durante um intervalo de tempo dt. A outra placa foi fixa de modo que a placa solicitada percorresse um espao dx, com uma velocidade constante (V). O lquido se deforma com uma velocidade de deformao dx/dt. A relao entre F e V chamada de coeficiente de viscosidade ou simplesmente viscosidade, sendo funo somente da temperatura. A unidade de viscosidade mais utilizada o Poise (g/(cm.s)), nome dado em homenagem a Poiseuille, um fsico francs. O aparelho materializa a experincia acima e que mede o coeficiente de viscosidade chama-se Viscosmetro de Placas Paralelas, onde se pode variar F e consequentemente dx/dt. Todo viscosmetro onde se obtm o coeficiente de viscosidade em funo das dimenses do aparelho e da carga aplicada chama-se Viscosmetro Absoluto. Aparelhos que no possuem a facilidade de se variar F e dx/dt so chamados secundrios, como o caso do Viscosmetro Capilar de Cannon-Manning, onde a viscosidade medida atravs do tempo que o volume da amostra leva para escoar no tudo capilar de baixo para cima, sob condio preestabelecida e controlada de temperatura e vcuo. A viscosidade ento obtida, em Poises, multiplicando-se o tempo de escoamento pelo fator de calibrao do tubo. De forma semelhante os Viscosmetros Cinemticos Cannon-Fenske utilizam o mesmo princpio de escoamento, mas como so executados em temperaturas mais elevadas, desprezam o uso de vcuo. As Figuras 12 e 13 mostram os equipamentos citados.

Figura 12 - Viscosmetro Cannon-Manning

Figura 13 - Viscosmetro Cannon-Fenske 1.14.2 - Viscosidade Saybolt-Furol (ABNT NBR14756/2001) A viscosidade Saybolt-Furol o tempo, em segundos, que uma determinada quantidade de material asfltico (60 ml) leva para fluir atravs de um orifcio de dimenses padronizadas, a uma temperatura estabelecida previamente. O ensaio mede a consistncia dos materiais asflticos em estado lquido, de uma forma prtica, atravs do equipamento chamado Viscosmetro Saybolt-Furol. Saybolt=Inventor; Furol=Fuel Road Oil.

A definio de relaes entre a viscosidade e a temperatura tem a finalidade de estabelecer as temperaturas de trabalho de CAPs e agregados tanto para efeito de laboratrio, quanto de campo, ou seja, define as temperaturas apropriadas para as operaes de mistura, espalhamento e compactao de misturas asflticas, sendo essenciais para realizao dos servios de campo. A Figura 14 representa a relao temperatura x viscosidade (T x Vssf), de um CAP 50/70, verificada atravs de ensaios laboratoriais, para trs temperaturas distintas (A, B e C).

Figura 14 - Relao Temperatura x Viscosidade A temperatura ideal de aquecimento do CAP para a confeco de um concreto asfltico, por exemplo, corresponde a uma viscosidade do CAP de 85 10 segundos preconizada em especificao. Assim, para os valores 75 e 95 determinada a faixa de aquecimento do ligante (T3 a T4). Com a viscosidade de 140 15 segundos, obtm-se da mesma forma, os valores T1 e T2, que definem o intervalo de temperatura para a compactao da misturas asfltica. Portanto, as temperaturas de trabalho so definidas pelas equaes a seguir apresentadas: - Temperatura de aquecimento do CAP:

TCAP = T3 +

T4 T3 2

- Temperatura de aquecimento do agregado:

Tag = TCAP + 13

- Temperatura de compactao da massa asfltica:

TC = T1 +

T2 T1 2

Dependendo da consistncia do CAP, os valores das temperaturas podero variar significativamente. A mistura asfltica pode apresentar aspecto de excesso de ligante ou de deficincia de ligante no caso das temperaturas no terem sido determinadas corretamente, mesmo que o teor de ligante esteja atendendo ao projeto desenvolvido corretamente no laboratrio.

Figura 15 - Esquema do Viscosmetro Saybolt-Furol

3.14.3 Viscosidade Rotacional Viscosmetro Brookfield (ABNT NBR 15184) Atualmente o equipamento mais utilizado para medida de viscosidade na Europa e nos EUA o Viscosmetro Brookfield. O equipamento mede a viscosidade atravs da medida do comportamento do fluido a diferentes taxas de cisalhamento e tenses de cisalhamento, obtidas por rotao de cilindros coaxiais que ficam imersos na amostra de material asflticos, conforme Figura 16.

Figura 16 Equipamento Brookfield

2. Emulses Asflticas 2.1- Carga de Partcula Este ensaio visa identificar a natureza da emulso (catinica, aninica, no inica) atravs da polaridade dos glbulos de CAP. Consiste em emergir um eletrodo positivo (anodo) e um eletrodo negativo (catodo) em um becher contendo 100ml de emulso asfltica, que se conectam a uma fonte de corrente eltrica controlvel, de 8mA inicialmente, at atingir 2mA. Aps decorridos 30 minutos retiram-se os eletrodos, lavando-os cuidadosamente com gua corrente. Aps este procedimento, verifica-se qual o eletrodo que ficou depositado o cimento asfltico.

Depsito no catodo () emulso catinica (+) Depsito no anodo (+) emulso aninica () No apresenta depsito emulso no inica Como foi dito, o emulsificante responsvel pela carga de partcula da emulso, diminui significativamente a tenso interfacial entre o asfalto e a gua, facilitando a disperso do CAP na gua. Desta forma melhora a adesividade do agregado ao ligante asfltico.

Figura 17- Carga de Partcula

2.2- Sedimentao Consiste em deixar em repouso por 5 dias 500ml de emulso numa proveta e 55ml, e aps este perodo retirar uma amostra de aproximadamente 55ml do topo da proveta e 55ml do fundo. Realiza-se o teste de resduo em ambas as amostras e calcula-se a diferena entre os valores encontrados no topo e no fundo. A diferena o valor da sedimentao, que deve ser no mximo 5% em peso para todos os tipos de emulso.

Figura 18 - Ensaio de Sedimentao 2.3- Peneirao Consiste em determinar a porcentagem em peso de partculas de asfalto retidas na peneira de malha no20, para tal utiliza-se uma amostra de 1000ml de emulso. O limite de especificao para qualquer emulso de 0,1% de CAP (em peso) retido na peneira.

3. Asfaltos Modificados 3.1 - Recuperao Elstica um ensaio simples que se executa no equipamento dutilmetro com molde modificado segundo NBR15086:2006. Consiste em estirar 20 cm (L1) o molde/amostra segundo condies especficas, cortar ao meio a amostra de ligante e aps 60 mim verificar o retorno das partes divididas posio original, isto se conseguindo juntando-

se novamente as pontas e medindo o comprimento verificado (L2), o retorno elstico dado por: ((L2-L1)/L2), em %.

Figura 18 - Recuperao Elstica 3.2 - Estabilidade a Estocagem Consiste em colocar uma amostra de asfalto modificado em recipiente de 500 ml e, aps cinco dias a 1630C so determinados os pontos de amolecimento de amostras retiradas do topo e do fundo do recipiente. A estabilidade a diferena entre os pontos de amolecimento do topo e do fundo. BIBLIOGRAFIA Bernucci, Liedi B.; Motta, Laura Maria G. e outros Pavimentao Asfltica Formao Bsica para Engenheiros Rio de Janeiro, Pinto, Salomo, Materiais Betuminosos Conceituao, especificao e utilizao, IME, 2003. Especificaes Tcnicas do DNIT, site oficial.

Вам также может понравиться