Вы находитесь на странице: 1из 3

Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES Centro de Cincias Sociais Aplicadas CCSA Curso de Direito Disciplina: Metodologia da Pesquisa

sa e Trabalho Jurdico Prof. Ms. Ionete de Magalhes Souza Acadmico: Marcelo Henrique Alencar Maciel

FICHAMENTO

BARBOSA, Rui. Orao aos moos. Edio popular anotada por Adriano da Gama Kury. Rio de Janeiro (RJ): Fundao Casa de Rui Barbosa, 1997. In: www.abcdodireito.com.br (acesso em 23/09/2012 s 14:00h)

A obra Orao aos Moos decorrente de um discurso elaborado por Rui Barbosa turma de formandos da Faculdade de Direito do Largo de So Francisco, no ano de 1920. Em virtude da frgil sade desse jurista (observa-se que Barbosa j possua 71 anos poca da formatura), o discurso foi proferido pelo Professor Reinaldo Porchat. Em sua obra, Rui Barbosa evidencia a f por ele depositada aos moos, nome por ele dado aos formandos, para a manuteno correta do Direito. Por ser o paraninfo (padrinho) dos formandos, o jurista transmite laos fraternais aos formandos, oferecendo-os conselhos que pais transmitem aos filhos.
Assim que a bno do paraninfo no traz fel. No lhe encontrareis no fundo nem rancor, nem azedume, nem despeito. Os maus s lhe inspiram tristeza e piedade. S o mal o que o inflama em dio. Porque o dio ao mal amor do bem, e a ira contra o mal, entusiasmo divino. (p.13)

A partir de suas prprias experincias de vida, Barbosa narra seus cinquenta anos de advocacia e suas lutas no mbito poltico, no qual se sente parcialmente decepcionado por no conseguir propagar suas ideias vanguardistas. Entretanto, reitera-se satisfeito por ter lutado at o final por seus ideais. [...] a desambio, a pureza, a sinceridade, os excessos de atividade incansvel, com que, desde os bancos acadmicos, o servi, e o tenho servido at hoje. (p.15)
Estou-vos abrindo o livro da minha vida. Se me no quiserdes aceitar como expresso fiel da realidade esta verso rigorosa de uma das suas pginas, com que mais me consolo, recebei-a, ao menos, como ato de f, ou como de conselho de pai a filhos, quando no como testamento de uma carreira [...] (p.15)

O autor demonstra a necessidade de sentimentos negativos como a ira. Segundo Barbosa, em algumas ocasies o uso da ira significar pecar; em outras, sua ausncia que levar ao pecado. Assim como reflete sobre os sentimentos, o autor tambm observa as relaes sociais dos futuros juristas, ao refletir sobre a substancial necessidade de possuir amizades e inimizades, uma vez que estas produziro efeitos adversos na mente dos juristas. [...] Amigos e inimigos esto, amide, em posies trocadas. Uns nos querem mal, e fazemnos bem. Outros nos almejam o bem, e nos trazem o mal. (p.17)
Nem toda ira, pois, maldade; porque a ira, se, as mais das vezes, rebenta agressiva e daninha, muitas outras, oportuna e necessria, constitui o especfico da cura. Ora deriva da tentao infernal, ora de inspirao religiosa. Comumente se acende em sentimentos desumanos e paixes cruis; mas no raro flameja do amor santo e da verdadeira caridade [...] (p. 19)

Tratando-se do mbito acadmico, Barbosa estimula seus moos a se manterem em constante processo de aprendizagem atravs dos estudos. Relata sobre as diversas noites de sono sacrificadas em prol do alcance de seu nvel intelectual. Entretanto, ressalta a importncia de no se trocar a noite pelo dia, zelando as noites de sono para que o dia de trabalho se torne mais produtivo. H estudar, e estudar. H trabalhar, e trabalhar. (p. 19) O trabalho tambm exaltado por Barbosa na obra, na qual ele afirma a predestinao do homem ao trabalho, embora este seja ignorado por muitos. Relacionando o trabalho e a orao como atividades complementares entre si, o autor ressalta que a orao aproxima as pessoas de Deus, enquanto o trabalho permite que a obra iniciada por Deus seja completa pelo homem. Dessa forma, o trabalho sem orao acaba por contaminar o homem.
Quem quer, pois, que trabalhe, est em orao ao Senhor. Orao pelos atos, ela emparelha com a orao pelo culto. Nem pode ser que uma ande verdadeiramente sem a outra. No trabalho digno de tal nome o do mau; porque a malcia do trabalhador o contamina. No orao aceitvel a do ocioso; porque a ociosidade a dessagra. Mas, quando o trabalho se junta orao [...] se semelha s vezes, em maravilhas, criao do homem pelo divino Criador. (p.20)

Barbosa ainda observa, em um segundo momento da obra, a situao poltica em esfera global, elogiando as democracias cujo eixo se situa na justia, a exemplo da norteamericana, na obra. Por outro lado, tece crticas ao estabelecimento de oligarquias impopulares e pouco respeitveis, alm de afirmar que o pas no tem lei, moral ou poltica.

[...] mas no Brasil a lei se deslegitima, anula e torna inexistente, no s pela bastardia da origem, seno ainda pelos horrores da aplicao. (p. 25) Em outro momento, o paraninfo faz uma explanao sobre os dois maiores ramos prticos do Direito poca: a magistratura e a advocacia. Ao explicitar os requisitos de um bom magistrado, Barbosa diz que aquele deve ser imparcial, no se levando pelo nvel econmico ou social daqueles que sero julgados; que no erre, porm se equivocando dever retificar seu erro, demonstrando se humilde e justo. No anteponhais o draconianismo equidade. Dados a to cruel mania, ganhareis, com razo, conceito de maus, e no de retos. (p. 36)
Preservai, juzes de amanh, preservai vossas almas juvenis desses baixos e abominveis sofismas. A ningum importa mais do que magistratura fugir do medo, esquivar humilhaes, e no conhecer cobardia. Todo o bom magistrado tem muito de heroico em si mesmo. (p. 34)

Ao finalizar seu discurso, Barbosa demonstra sua esperana nos formandos, conclamando-os luta que se d em trabalhar ao bem da nao, reiterando o credo em Deus a fim de que ele veja a evoluo do Brasil.
Mos obra da reivindicao de nossa perdida autonomia; mos obra da nossa reconstituio interior; mos obra de reconciliarmos a vida nacional com as instituies nacionais; mos obra de substituir pela verdade o simulacro poltico da nossa existncia entre as naes. Trabalhai por essa que h de ser a salvao nossa. Mas no buscando salvadores. Ainda vos podereis salvar a vs mesmos. No sonho, meus amigos; bem sinto eu, nas pulsaes do sangue, essa ressurreio ansiada. Oxal no se me fechem os olhos, antes de lhe ver os primeiros indcios no horizonte. Assim o queira Deus. (p.41)

Montes Claros, 04 de Outubro de 2012.

________________________________

Вам также может понравиться