Вы находитесь на странице: 1из 28

PESQUISA OPERACIONAL

Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca Curso Administrao Industrial

Profa. Elizabeth Freitas

BIBLIOGRAFIA BSICA

LACHTMARCHER, Gerson - PESQUISA OPERACIONAL NA TOMADA DE DECISO 2 Edio Campus Elsevier 2005.

MACEDO, Ermes - PESQUISA OPERACIONAL PARA CURSOS DE ADMINISTRAO CONTABILIDADE E ECONOMIA 1 Edio Atlas 2004

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

OBJETIVOS GERAIS Habilitar o aluno quanto ao conhecimento bsico sobre os fundamentos da Pesquisa Operacional: os Modelos de Programao Linear; Transportes e Introduo a Teoria dos Jogos.

METODOLOGIA Aulas expositivas e prticas

CRITRIO DE AVALIAO Provas / Exerccios prticos.

PROGRAMA DA DISCIPLINA Investigao Operacional: Metodologia Otimizao linear Conceitos fundamentais Dualidade de programao linear Anlise de sensibilidade da programao linear (transportes, trans expedio). Introduo teoria dos jogos

INTRODUO A PESQUISA OPERACIONAL 1) Conceito Pesquisa Operacional um mtodo cientfico de tomada de decises. Em linhas gerais, consiste na descrio de um modelo que atravs de experimentao leva descoberta da melhor maneira de operar um sistema.

2) Fases de um estudo de P.O. Um estudo de Pesquisa Operacional costuma envolver cinco fases: Definio do problema; Construo do modelo do sistema; Clculo da soluo atravs do modelo; Validao modelo; Implementao do modelo.

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

Apesar da seqncia acima no ser rgida, ela indica as principais etapas a serem vencidas. A seguir apresentado um resumo de cada uma das fases:

Definio do problema A definio do problema baseia-se em trs aspectos fundamentais: Descrio exata dos objetivos do estudo Identificao das alternativas de deciso existentes Reconhecimento das limitaes, restries e exigncias do sistema. A descrio dos objetivos uma das tarefas mais importantes em todo o processo do estudo, pois a partir dela que o modelo concebido. Da mesma forma essencial que as alternativas de deciso e as limitaes existentes sejam todas explicitadas, para que as solues obtidas ao final do processo sejam vlidas e aceitveis. Construo do modelo A escolha apropriada do sistema fundamental para a qualidade da soluo fornecida. Se o modelo elaborado tem a forma de um modelo conhecido, a soluo pode ser obtida atravs de mtodos matemticos convencionais. Por outro lado, se as relaes matemticas so muito complexas, talvez se faa necessrio combinaes de metodologias. Soluo do modelo O objetivo desta fase encontrar soluo para o modelo proposto. Ao contrrio das outras fases, que no possuem regras fixas, a soluo do modelo baseada geralmente em tcnicas matemticas existentes. No caso de um modelo matemtico, a soluo obtida, pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e preciso da resposta. Isto exige um conhecimento profundo das tcnicas existentes. A soluo obtida, neste caso, dita tima.

Validao do modelo Nessa altura do processo de soluo do problema, necessrio verificar a validade do modelo. Um modelo vlido se, levando-se em conta sua inexatido em representar o sistema, ele for capaz de fornecer uma previso aceitvel do comportamento do sistema. Um mtodo comum para testar a validade do sistema analisar seu desempenho com dados passados do sistema e verificar se ele consegue reproduzir o comportamento que o sistema apresentou. importante observar que este processo de validao no se aplica a processos inexistentes, ou seja, um projeto. Nesse caso, a validade feita pela verificao da correspondncia entre os resultados obtidos e algum comportamento esperado do novo sistema. Implementao da soluo Avaliadas as vantagens e a validao da soluo obtida, esta deve ser convertida em regras operacionais. A implementao, por ser uma atividade que altera uma situao existente, uma das etapas crticas do estudo. conveniente que seja controlada pela equipe

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

responsvel, pois, eventualmente, os valores da nova soluo, quando levados prtica, podem demonstrar a necessidade de correes nas relaes funcionais do modelo conjuntos dos possveis cursos de ao, exigindo a reformulao do modelo em algumas de suas partes.

O PROCESSO DE MODELAGEM Quando os executivos se vem diante de uma situao na qual uma deciso de ser tomada entre uma srie de alternativas conflitantes e concorrentes, duas opes bsicas se apresentam: 1) usar a sua intuio gerencial e, 2) realizar um processo de modelagem da situao e realizar exaustivamente simulaes dos mais diversos cenrios de maneira a estudar mais profundamente o problema. At recentemente, a primeira opo se constitua na nica alternativa vivel, visto que no existiam nem dados e/ou informaes sobre os problemas, ou mesmo poder computacional para resolv-los. Com o advento dos microcomputadores e com o aprimoramento da tecnologia de bancos de dados, esta deixou de ser a nica opo para os tomadores de deciso. Um nmero cada vez maior de empresas e tomadores de deciso comeou a optar pela segunda forma de tomada de deciso, isto , atravs da elaborao de modelos para auxiliar este processo. Na realidade, nos dias de hoje est ocorrendo o inverso de 20 anos atrs. Possivelmente, a grande maioria dos tomadores de deciso est adotando a segunda opo de agir. Devemos ressaltar dois fatos relevantes: a) A quantidade de informaes cresceu exponencialmente nos ltimos anos com o advento da internet, o que nos levou ao problema inverso de 20 anos atrs; a quantidade de dados to grande que se torna impossvel montar modelos com todas estas informaes. Devemos, portanto, separar as informaes relevantes das irrelevantes, de maneira a modelar a situao para que possamos analis-la. b) Muitos gerentes deixaram de utilizar sua intuio completamente o que bastante prejudicial ao processo de tomada de deciso, pois uma base de conhecimento pode estar sendo desperdiada. Portanto, as duas opes devem ser utilizadas conjuntamente, para melhorar ainda mais o processo de tomada de deciso; a intuio do tomador de deciso deve ajud-lo na seleo das informaes relevantes, nos possveis cenrios a serem estudados, na validao do modelo e na anlise dos seus resultados dos mesmos.

A TOMADA DE DECISO Podemos entender a tomada de deciso como o processo de identificar os problemas ou uma oportunidade e selecionar uma linha e ao para resolv-lo. Um problema ocorre quando o estado atual de uma situao diferente do estado desejado. Uma oportunidade ocorre quando as circunstncias oferecem a chance do indivduo/organizao ultrapassar seus objetivos e/ou metas. Vrios fatores afetam a tomada de deciso e entre eles podemos destacar:

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

Tempo disponvel para a tomada de deciso A importncia da deciso O ambiente Certeza / incerteza e risco Agentes decisores Conflito de interesses.

Diversas vantagens podem ser citadas quando o decisor utiliza um processo de modelagem para a tomada de deciso: Os modelos foram os decisores a tornarem explcitos seus objetivos Os modelos foram a identificao e o armazenamento das diferentes decises que influenciam os objetivos. Os modelos foram a identificao das variveis a serem includas e em que termos elas sero quantificveis. Os modelos foram o reconhecimento de limitaes. Os modelos permitem a comunicao de suas idias e seu entendimento para facilitar trabalho de grupo. Dadas estas caractersticas, os modelos podem ser utilizados como ferramentas consistentes para a avaliao e divulgao de diferentes polticas empresariais.

PROGRAMAO LINEAR O problema geral da programao linear utilizado para otimizar (maximizar ou minimizar) uma funo linear de variveis, chamada de funo objetivo, sujeita a uma srie de equaes ou inequaes lineares, chamadas restries. A formulao do problema a ser resolvido em programao linear, segue alguns passos bsicos: Deve ser definido o objetivo bsico do problema, ou seja, a otimizao a ser alcanada. Por exemplo, maximizao de lucro ou desempenhos, ou de bem-estar social; minimizao de custos, de perdas, de tempo. Tal objetivo ser representado por uma funo objetivo a ser maximizada ou minimizada. Para que esta funo matemtica seja devidamente especificada, devem ser definidas as variveis de deciso envolvidas. Por exemplo: nmero de mquinas, a rea a ser explorada, a classe de investimento disposio, etc. Normalmente assume-se que estas variveis possam assumir valores positivos. Estas variveis normalmente esto sujeitas a uma srie de restries, normalmente representadas por inequaes. Por exemplo, quantidade de equipamentos disponvel, tamanho da rea a ser explorada, capacidade de um reservatrio, exigncias nutricionais para determinada dieta, etc. Todas essas expresses, entretanto, devem estar de acordo com a hiptese principal da programao linear, ou seja, todas as relaes entre as variveis devem ser lineares. Isto

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

implica proporcionalidade das quantidades envolvidas. Esta caracterstica de linearidade pode ser interessante no tocante simplificao da estrutura matemtica envolvida A PL uma tcnica de planejamento que se originou no final da dcada de quarenta e, com o surgimento do computador na dcada de cinqenta, encontrou o seu aliado natural, tendo ento um desenvolvimento acelerado e sendo tambm muito difundida. Costuma-se dizer, tambm, que a PL um tpico da cincia Pesquisa Operacional, a qual contm outros tpicos tais como Teoria das Filas, Simulao, Teoria dos Jogos, Programao Dinmica, PERT/CPM, etc. Estudos estatsticos tm mostrado que a PL hoje uma das tcnicas mais utilizadas da Pesquisa Operacional. comum vermos aplicaes de PL fazerem parte de rotinas dirias de planejamento das mais variadas empresas, tanto nas que possuem uma sofisticada equipe de planejamento como nas que simplesmente adquiriram um software para alguma funo de planejamento. Podemos conceituar a PL como a seguir: importante tambm, desde j, esclarecer que a palavra programao tem aqui o significado de planejamento. Fazemos isto para evitar a confuso com o termo programao de computadores, termo bastante utilizado atualmente na Cincia da Computao. Portanto, a PL uma tcnica de planejamento baseada em matemtica. Certamente a PL utiliza computadores para resolver seus problemas, mas importante entender que a palavra programao tem significados diferentes nas duas cincias. A PL uma tcnica de otimizao. A PL uma ferramenta utilizada para encontrar o lucro mximo ou o custo mnimo em situaes nas quais temos diversas alternativas de escolha sujeitas a algum tipo de restrio ou regulamentao. 2 - APLICAES DA PL Na prtica a PL tem sido aplicada em reas to diversas como mostram os exemplos seguintes: Alimentao: Que alimentos as pessoas (ou animais) devem utilizar, de modo que o custo seja mnimo e os mesmos possuam os nutrientes nas quantidades adequadas, e que tambm atendam a outros requisitos, tais como variedade entre as refeies, aspecto, gosto, etc? Rotas de transporte: Qual deve ser o roteiro de transporte de veculos de carga de modo que entregue toda a carga no menor tempo e no menor custo total? Manufatura: Qual deve ser a composio de produtos a serem fabricados por uma empresa de modo que se atinja o lucro mximo, sendo respeitadas as limitaes ou exigncias do mercado comprador e a capacidade de produo da fbrica? Siderurgia: Quais minrios devem ser carregados no alto-forno de modo a se produzir, ao menor custo, uma liga de ao dentro de determinadas especificaes de elementos qumicos? Petrleo: Qual deve ser a mistura de petrleo a ser enviada para uma torre de craqueamento para produzir seus derivados (gasolina, leo, etc) a um custo mnimo? Os petrleos so de diversas procedncias e possuem composies diferentes. Agricultura: Que alimentos devem ser plantados de modo que o lucro seja mximo e sejam respeitadas as caractersticas do solo, do mercado comprador e dos equipamentos disponveis?

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

Carteira de investimentos: Quais aes devem compor uma carteira de investimentos de modo que o lucro seja mximo e sejam respeitadas as previses de lucratividade e as restries governamentais? Minerao: Em que seqncia deve-se lavrar blocos de minrio abaixo do solo, dados sua composio, posicionamento e custos de extrao?

Localizao industrial: Onde devem ser localizados as fbricas e os depsitos de um novo empreendimento industrial, de modo que os custos de entrega do produto aos varejistas sejam minimizados?

Ento vamos colocar mos obra:


Vamos seguir o exemplo de um problema a ser equacionado. um problema corriqueiro que j deve ter acontecido com a maioria de vocs:

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

O SEU PLANEJAMENTO SOCIAL


Considere que voc est saindo com duas namoradas ao mesmo tempo: Kelly Key e Juliana Paes

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

claro que no deixaria as meninas sem exemplo: Meninas, personalizei o problema tambm para vocs. Imaginem-se saindo com o Brad Pitt e o Gianecchini:

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

10

Qual a deciso? Se voc pudesse, estou certa, planejaria sair com as duas ao mesmo tempo, e a todo tempo, acertei? Mas, sair com as duas ao mesmo tempo no d. Elas no aceitariam sair com voc juntas. So ciumentas!!! E, sair todo dia tambm no d. Voc no tem dinheiro (entre outras coisas), para sair todo dia. Para garantir a sua felicidade, considerando estes problemas desagradveis, voc precisa decidir quantas vezes na semana sair com cada uma.

A Deciso:
Chamemos assim: X1 = Quantidade de vezes que voc sair com a Kelly, por semana. X2 = Quantidade de vezes que voc sair com a Juliana, por semana.

Variveis de deciso: O que ns criamos, X1 e X2 , so as chamadas variveis de deciso; as variveis de deciso so aqueles valores que representam o cerne do problema, e que podemos decidir (escolher) livremente.

Veja que, a princpio, voc pode sair quantas vezes quiser com Kelly Key e com Juliana Paes.
Entretanto, existe um pequeno problema: Juliana chique e gosta de lugares caros. Uma noite com ela custa R$ 180,00. Kelly mais simples, gosta de passeios baratos. Uma noite com ela custa s R$ 100,00. Mas a sua semanada de apenas R$ 800,00. Como fazer para garantir que voc no vai se endividar?

Garantindo a semanada: Se voc sai com a Juliana X1 vezes na semana, e cada vez gasta R$ 180,00, ento voc gasta 180 X1 por semana. Fazendo o mesmo raciocnio para a Kelly, obtemos o seguinte:

180 X1 + 100 X2 800 garantia

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

11

Agora o seu problema com o relgio, pois a diferena com as duas no somente com relao aos gastos: Kelly muito agitada e cada sada com ela voc gasta 4 horas do seu precioso tempo. Quando sai com Jliana que mais sossegada, voc gasta apenas 2 horas.

Garantindo os estudos: Considere que os seus afazeres com PO s lhe permitem 20 horas de lazer por semana. Usando a notao anterior, como fazer para garantir que no vai extrapolar este tempo?

2 X1 + 4 X2 20 garantia
Agora vamos pensar em tudo junto: Restries Voc j pode se planejar. Decida quantas vezes vai sair com Juliana (X1) e quantas vai sair com Kelly (X2). Vamos ver quantas horas e quanto de dinheiro ns consumimos e depois quanto sobra. Quanto consumo:

180 X1 + 100 X2 800 (horas por semana) 2 X1 + 4 X2 20 (R$ por semana)


Por exemplo: Sair com a Juliana 3 vezes e com a Kelly 2 vezes: X1 = 3 X2 = 2 (2 x 3) + (4 x 2) = 14 horas CONSUMO (180 x 3) + (100 x 2) = 740 reais Quanto sobra? Saindo 3 vezes com Juliana e 2 com Kelly, sobram 6 horas e 60 reais.

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

12

Agora vamos tentar a situao em voc sai 3 vezes com Juliana e 4 vezes com a Kelly. O resultado negativo, pois: (2 x 3) + (4 x 4) = 22 horas (180 x 3) + (100 x 4) = 940 reais O que sobra, ou melhor o que falta so: (-) 2 horas e (-) 140 reais Esta uma situao impossvel dentro das possibilidades (restries) que lhes foram propostas. Mas falta um objetivo !!!!! preciso pensar no objetivo final. O que eu quero para obter a maior felicidade? Algumas opes:

Sair a maior quantidade de vezes possvel por semana, ou seja: MAX. X1 + X2

Total de sadas, independente de com quem. Outro objetivo possvel: Suponha que voc goste de Kelly duas vezes mais do que de Juliana. representao da sua preferncia ficaria assim: MAX. X1 + 2 X2 Kelly ter o dobro. A

max x1 + x2 s.r. 2 x1 + 4 x2 20

funes objetivo

max x1 + 2 x2 s.r. 2 x1 + 4 x2 20 180 x1 + 100 x2 800 x1 , x2 0

restries

180 x1 + 100 x2 800 x1 , x2 0

condies de modelo com o modelo com o no-negatividade segundo primeiro objetivo Operacional Curso de Administrao Industrial objetivo Freitas Pesquisa Profa. Elizabeth

13

Vamos ento comear a exercitar nossos conhecimentos:


LISTA DE EXERCCIO # 1 Monte o modelo de programao linear dos problemas listados abaixo 1) Um sapateiro faz 6 sapatos por hora, se fizer somente sapatos, e 5 cintos por hora, se fizer somente cintos. Ele gasta 2 unidades de couro para fabricar 1 unidade de sapato 1 unidade couro para fabricar uma unidade de cinto. Sabendo-se que o total disponvel de couro de 6 unidades e que o lucro unitrio por sapato de 5 unidades monetrias e o do cinto de 2 unidades monetrias, pede-se: o modelo do sistema de produo do sapateiro, se o objetivo maximizar seu lucro por hora. 2) Uma companhia de transporte tem dois tipos de caminhes. O tipo A tem 2 m3 de espao refrigerado e 3 m3 de espao no refrigerado; o tipo B tem 2 m3 de espao refrigerado e 1 m3 de no refrigerado. O cliente quer transportar um produto que necessitar de 16 m3 de rea refrigerada e 12 m3 de no refrigerada. A companhia calcula em 1.100 litros o combustvel para uma viagem com o caminho A e 750 l para o caminho B. Quantos caminhes de cada tipo devero ser usados no transporte do produto, com o menor consumo de combustvel? 3) Um vendedor de frutas pode transportar 800 caixas de frutas para sua regio de vendas. Ele necessita transportar 200 caixas de laranjas a 20 u.m. de lucro por caixa, pelo menos 100 caixas de pssegos a 10 u.m. de lucro por caixa, e no mximo 200 caixas de tangerinas a 30 u.m. de lucro por caixa. De que forma dever ele carregar o caminho para obter o lucro mximo? Construa o modelo do problema. 4) Uma rede de televiso local tem o seguinte problema: foi descoberto que o programa A com 20 minutos de msica e 1 minuto de propaganda chama a ateno de 30.000 telespectadores, enquanto o programa B, com 10 minutos de msica e 1 minuto de propaganda chama a ateno de 10.000 telespectadores. No decorrer de 1 semana, o patrocinador insiste no uso de no mnimo 5 minutos para sua propaganda e que no h verba para mais de 80 minutos de msica. Quantas vezes por semana cada programa deve ser levado ao ar para obter o nmero mximo de telespectadores? Construa o modelo do sistema. 5) Uma empresa fabrica 2 modelos de cintos de couro. O modelo M1, de melhor qualidade, requer o dobro do tempo de fabricao em relao ao modelo M2. Se todos os cintos fossem do modelo M2, a empresa poderia produzir 1.000 unidades por dia. Os cintos empregam fivelas diferentes, cuja disponibilidade diria de 400 para M1 e 700 para M2. Os lucros unitrios so de $4,00 para M1 e #3,00 para M2. Qual o programa timo de produo que maximiza o lucro total dirio da empresa? Construa o modelo do sistema descrito. 6) Uma empresa, aps um processo de racionalizao de produo, ficou com disponibilidade de 3 recursos produtivos, R1, R2 e R3. Um estudo sobre o uso desses recursos indicou a possibilidade de se fabricar 2 produtos P1 e P2. Levantando os custos e consultando o departamento de vendas sobre o preo de colocao no mercado, verificou-se que P1 daria um lucro de $ 120,00 por unidade e P2, $150,00 por unidade. O departamento de produo forneceu a seguinte tabela de uso de recursos: Produto P1 P2 Recurso R1/ unidade 2 4 Recurso R2/unidade 3 2 Recurso R3/unidade 5 3

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

14

Disponibilidade de recurso / ms 100 90 120 Que produo mensal de P1 e P2 traz o maior lucro para a empresa? Construa o modelo do sistema.

7) Um fazendeiro est estudando a diviso de sua propriedade nas seguintes atividades produtivas: A (Arrendamento) Destinar certa quantidade de alqueires para a plantao de cana-deacar, a uma usina local, que se encarrega da atividade e paga pelo aluguel da terra $ 300,00 por alqueire por ano. P (Pecuria) Usar outra parte para a criao de gado de corte. A recuperao das pastagens requer adubao (100 kg/alq.) e irrigao (100.000 l de gua / alq.) por ano. O lucro estimado nesta atividade de $ 400,00 por alqueire por ano. S (Plantio de soja) usar uma terceira parte para o plantio de soja. Essa cultura requer 200 kg por alqueire de adubos e 200.000 l de gua/alq para irrigao por ano. O lucro estimado nessas atividades de $ 500,00/alqueire no ano. Disponibilidade de recursos por ano: 12.750.000 l de gua 14.000 kg de adubo 100 alqueires de terra Quantos alqueires dever destinar a cada atividade para proporcionar o melhor retorno? Construa o modelo de deciso. 8) Duas fbricas produzem 3 diferentes tipos de papel. A companhia que controla as fbricas tem um contrato para produzir 16 toneladas de papel fino, 6 toneladas de papel mdio e 28 toneladas de papel grosso. Existe uma demanda para cada tipo de espessura. O custo de produo na primeira fbrica de $ 1.000 e o da segunda fbrica de $ 2.000 por dia. A primeira fbrica produz 8 toneladas de papel fino, 1 tonelada de papel mdio e 2 toneladas de papel grosso por dia, enquanto a segunda fbrica produz 2 toneladas de papel fino, 1 tonelada de papel mdio e 7 toneladas de papel grosso. Quantos dias cada fbrica dever operar para suprir os pedidos mais economicamente? 9) Uma liga especial constituda de ferro, carvo, silcio e nquel pode ser obtida usando a mistura desses minerais puros alm de dois tipos de materiais recuperados: Material Recuperado 1 MR1 Composio: Ferro 60% custo por kg: $0,20 Carvo 20% Silcio 20% Material Recuperado 2 MR2 Composio: Ferro 70% custo por kg: $0,25 Carvo 20% Silcio 5% Nquel 5% A liga deve ter a seguinte composio final: Matria-prima Ferro Carvo % mnima 60 15 % mxima 65 20

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

15

Silcio Nquel

15 5

20 8

O custo dos materiais puros so (por kg): ferro: $0,30 ; carvo $0,20; silcio $0,28; nquel $0,50. Qual dever ser a composio da mistura em termos dos materiais disponveis, com menor custo por kg? Construa o modelo da deciso.

10) A Esportes Radicais S/A produz pra-quedas e asa deltas em duas linhas de montagem. A primeira linha de montagem tem 100 horas semanais disponveis para a fabricao dos produtos, e a segunda linha tem um limite de 42 horas semanais. Cada um dos produtos requer 10 horas de processamento na linha 1, enquanto que na linha 2 o pra-quedas requer 3 horas e a asa delta requer 7 horas. Sabendo que o mercado est disposto a comprar toda a produo da empresa e que o lucro pela venda de cada pra-quedas de R$ 60,00 e para cada asa-delta vendida de R$ 40,00, encontre a programao de produo que maximize o lucro da Esportes Radicais S/A.

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

16

INTRODUO AOS CONCEITOS DE MODELO GRFICO A tcnica para soluo de modelos de programao linear com duas variveis chama-se MTODO GRFICO Essa tcnica consiste em representar num sistema de eixos ortogonais o conjunto das possveis solues do problema, isto ,o conjunto de pontos (x1 e x2) que obedece o grupo de restries impostas pelo modelo em estudo. O desempenho do modelo avaliado atravs da representao grfica da funo objetivo. As solues so classificadas de acordo com sua posio no grfico. Exemplo: Represente graficamente a soluo do sistema: X1 + 3x2 12 2 x1 + x2 16 x 1 0 ; x2 0 Vamos representar cada uma das retas correspondentes: 1) X1 + 3x2 12 se X1 = 0 x2 = 4 Se x2 = 0 X1= 12 2) 2 x1 + x2 16 se X1 = 0 x2= 16 se x2 = 0 X1 = 8

X2
Essa a rea de possveis solues, que respeita as restries impostas pelo modelo.

X1

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

17

Avaliando a funo-objetivo:
Imaginemos a seguinte funo objetivo: Max. L = 2 x1 + 5 x2 Vamos atribuir valores a L, aleatoriamente. Comecemos com o valor 10 1. Se L for igual a 10, ento x1 = 5 e x2 = 2 , tracemos ento esta reta no grfico abaixo. 2. Se L for igual a 15, ento x1 = 7,5 e x2 = 3

medida que formos aumentando o valor de L, obtemos retas paralelas. Podemos ento perceber que, dentro da rea de possveis solues, o ponto P e a reta paralela de maior valor. Portanto, este ponto a soluo do problema que maximiza o valor de L na regio de restries dadas.

Ponto P L= 30 x1=0; x2=6

rea de possveis solues

L = 15

L=10

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

18

Voltemos ento a exercitar os conhecimentos apreendidos: LISTA DE EXERCCIO # 2 Resolva graficamente os modelos abaixo
1. Maximizar LUCRO = 2 x1 + 3 x2 Sujeito a: - x1 + 2 x2 4 x1 + 2 x2 6 x1 + 3 x2 9 x1 0 ; x2 0

2.

Maximizar RECEITA = 0,3 x1 + 0,5 x2 Sujeito a: 2 x1 + x2 2 x1 + 3 x2 3 x1 0 ; x2 0

3.

Max. LUCRO = 2 x1 + 3 x2 Sujeito a: x1 +3 x2 9 - x1 + 2 X2 4 x1 + x2 6 x1 0 ; x2 0

4.

Minimizar CUSTO = 10 x1 + 12 x2 Sujeito a: x1 + x2 20 x1 + x2 10 5 x1 + 6 x2 54 x1 0 ; x2 0

5.

Minimizar Z = 7 x1 + 9 x2 Sujeito a: - x1 + x2 2 x1 5 x2 6 3 x1 + 5 x2 15 5 x1 + 4 x2 20 x1 0 ; x2 0

6.

Minimizar Custo = 1000 x1+ 2000 x2 Sujeito a: 8x1 + 2x2 16 x1 + x2 6 2 x1 + 7 x2 28 x1 0 ; x2 0

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

19

7.

Maximizar Sadas = x1 + x2 Sujeito a: 240 x1 +160 x2 960 5000 x1 + 10000 x2 40000 3 x1 + 3 x2 18 x1 0 ; x2 0

8.

Maximizar LUCRO= 10 x1 + 30 x2 + 4000 Sujeito a: x1 + x2 600 x1 100 x2 200 x1 0 ; x2 0 Maximizar LUCRO = 4 x1 + 3 x2 Sujeito a: 2 x1 + x2 1000 x1 400 x2 700 x1 0 ; x2 0

9.

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

20

LISTA DE EXERCCIOS # 3
Resolva graficamente os exerccios listados abaixo: 1. Um gerente de um SPA chamado S Magro Quem Quer contrata voc para ajud-lo com o problema da dieta para os hspedes. Mais especificamente, ele precisa de voc para decidir como preparar o lanche das 17:00 horas. Existem dois alimentos que podem ser fornecidos: cheeseburguers e pizza. So unidades especiais de cheeseburguers e pizzas, grandes, com muito molho e queijo, e custam,cada, $10,00 e 16,00 respectivamente. Entretanto, o lanche tem que suprir requisitos mnimos de carboidratos e lipdios: 40 u.n. e 50 u.n., respectivamente (u.n. significa unidade nutricional). Sabe-se ainda, que cada cheeseburguer fornece 1 u.n. de carboidrato e 2 u.n. de lipdio, e que cada pizza fornece 2 u.n. de carboidrato e 5 u.n. de lipdio. O gerente pede:formule um problema de programao linear para garantir que o SPA fornea os relacionados nutrientes na quantidade pedida, ao menor custo possvel. 2. A Esportes Radicais S/A produz pra-quedas e asa deltas em duas linhas de montagem. A primeira linha de montagem tem 100 horas semanais disponveis para a fabricao dos produtos, e a segunda linha tem um limite de 42 horas semanais. Cada um dos produtos requer 10 horas de processamento na linha 1, enquanto que na linha 2 o pra-quedas requer 3 horas e a asa delta requer 7 horas. Sabendo que o mercado est disposto a comprar toda a produo da empresa e que o lucro pela venda de cada pra-quedas de R$ 60,00 e para cada asa-delta vendida de R$ 40,00, encontre a programao de produo que maximize o lucro da Esportes Radicais S/A. 3. Duas fbricas produzem 3 diferentes tipos de papel. A companhia que controla as fbricas tem um
contrato para produzir 16 toneladas de papel fino, 6 toneladas de papel mdio e 28 toneladas de papel grosso. Existe uma demanda para cada tipo de espessura. O custo de produo na primeira fbrica de $ 1.000 e o da segunda fbrica de $ 2.000 por dia. A primeira fbrica produz 8 toneladas de papel fino, 1 tonelada de papel mdio e 2 toneladas de papel grosso por dia, enquanto a segunda fbrica produz 2 toneladas de papel fino, 1 tonelada de papel mdio e 7 toneladas de papel grosso. Quantos dias cada fbrica dever operar para suprir os pedidos mais economicamente?

4. Um fabricante de fantasias tem em estoque 32 m de brim, 22 m de seda e 30 m de cetim e pretende fabricar dois modelos de fantasias. O primeiro modelo (Pedrita) consome 4 m de brim, 2 m de seda e 2 m de cetim. O segundo modelo (Bate Bola) consome 2 m de brim, 4 m de seda e 6 m de cetim. Se a fantasia da Pedrita vendida a 6,00 u.m. e a de Bate Bola a 10,00 u.m., quantas peas de cada tipo o fabricante deve fazer para obter a receita mxima? E de quanto esta receita. Quando a soluo final encontrada, existe alguma matria prima com folga? Quais e de quanto essa sobra? 5. Resolva o problema 4 da lista de exerccio 1 6. Resolva o problema 6 da lista de exerccio 1. 7. Resolva o problema 8 da lista de exerccio 1.

8. A empresa de artigos de couro Pele da Mimosa Ltda. Fabrica dois tipos de produtos: malas e mochilas. As malas so vendidas com um lucro de $50,00 por unidade e o lucro unitrio por

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

21

mochila igual a $40,00. As quantidades necessrias para confeccionar cada produto, assim como o total de horas disponveis em cada departamento so os seguintes: a mala precisa de 2 horas de corte, 2 horas de costura e 1,2 horas de embalagem. J a mochila precisa de 3 horas de tingimento, 2 horas de costura e 1,5 horas de embalagem. Sabendo-se que a capacidade em horas dos departamentos de corte, tingimento, costura e embalagem so de 300, 540, 440 e 300 respectivamente, determine quantas quantidades de cada produto a Pele da Mimosa deve fabricar diariamente para maximizar seu lucro. Se temos a informao de que a empresa produz diariamente 120 unidades de malas e 30 unidades de mochila, de quanto o planejamento timo aumenta o lucro em relao ao existente?

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

22

MTODO SIMPLEX
Esse mtodo formado por um grupo de critrios para escolha de solues bsicas que melhorem o desempenho do modelo, e tambm de um teste de otimalidade. Para isso, o problema deve apresentar uma soluo bsica inicial. As solues bsicas subseqentes so calculadas com a troca de variveis bsicas para no bsicas, gerando novas solues. Os critrios para escolha de vetores e conseqentemente das variveis que entram e saem para a formao da nova base constituem o centro do simplex. Vejamos o modelo a seguir: Max Z = 3x1+ 5x2 s.a.: 2x1+4x2 10 6x1+x2 20 x1 x2 30 x 1 0 ; x2 0

Se acrescentarmos as variveis de folga nas restries, teremos: 2x1+4x2 + xF1 = 10 6x1+ x2 + xF2 = 20 x1 x2 + xF3 = 30 x1 0 ; x2 0; xF1 0 ; xF2 0; xF3 0

Observemos a funo objetivo: Z = 3x1+ 5x2 Se x1= 0 e x2 = 0, o valor de Z ser 0 Se o valor de x1= 1, o valor de Z aumenta em 3 unidades. O mesmo para x2 Se x1= 1 Z = 3 Se x2= 1 Z = 5 Re-escrevendo a funo objetivo: Z -3x1 - 5x2 = 0 Os coeficientes positivos direita (3 e 5) so negativos esquerda, portanto indicam que o valor de Z pode ser aumentado com a entrada da varivel na base, e na proporo de seu coeficiente. Escrito dessa forma, a soluo testada s ser tima quando as variveis no bsicas no apresentam coeficientes negativos.

a) Varivel que entra na base: entra na base a varivel com coeficiente negativo de maior valor absoluto. A idia melhorar rapidamente o valor de Z

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

23

Z -3x1 - 5x2 = 0

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

24

b) Varivel que sai: sai a varivel que primeiro se anula com a entrada da varivel escolhida no item anterior, no caso X2, que entra com maior valor possvel.

2 x1 6x1 x1

+4x2 + xF1 = 10 10/4 = 2,5 + x2 + xF2 = 20 20/1 = 20 - x2 + xF3 = 30 30/(-1) =-30

c) Elemento piv: A coluna da varivel que entra e a linha da varivel que sai identificam um elemento comum chamado ELEMENTO PIV.

Z 1 0 0 0

X1 -3 2 6 1

X2 -5 4 1 1

xF1 0 1 0 0

xF2 0 0 1 0

xF3 0 0 0 1

Total 0 10 20 30

1 passo: Dividir a linha piv pelo elemento piv. 2 passo: Re-escrever as outras linhas da seguinte maneira: a) Multiplicar os elementos da nova linha piv pelo coeficiente da varivel que entra da outra linha, com sinal trocado. b) Somar termo a termo com os elementos da outra linha. Z 1 0 0 0 X1 -0,5 0,5 5,5 1,5 X2 0 1 0 0 xF1 1,25 0,25 -0,25 0,25 xF2 0 0 1 0 xF3 0 0 0 1 Total 12,5 2,5 17,5 32,5

Depois o processo inteiro repete-se.

Z 1 0 0 0

X1 0 0 1 0

X2 0 1 0 0

xF1 1,227 0,272 -0,045 0,317

xF2 0,09 -0,09 0,18 -0,27

xF3 0 0 0 1

Total 14,09 0,91 3,18 27,73

Resposta: Z = 14,09 ; x1 = 3,18 ; x2 = 0,91 ; xF1 = 0; xF2 = 0 ; xF3 = 27,73 Aplique estes valores ao modelo e verifique se o mesmo est correto!!

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

25

LISTA DE EXERCCIO # 4
Resolva os exerccios de programao linear listados abaixo atravs do mtodo simplex: 1) Maximizar 2x1 + 3x2 + 4 x3 Sujeito a: x1 + x2 + x3 100 2x1 +x2 210 x1 80 x1 , x2, x3 0

2) Maximizar 0,2 x1 + 2x2 +4x3 Sujeito a: x1 +2x2 20 3x1 + x3 50 x1 + x2 - x3 15 x1 , x2, x3 0

3) Maximizar 5 x1 - 3x2 + 4 x3 x4 Sujeito a: x1 + x2 + x3 + x4 600 2 x1 + x3 280 x2 + 3x4 150 x1 , x2 , x3 , x4 0

4) Maximizar 2x1 + 4x2 + 6x3 Sujeito a: x1 + x2 + x3 100 2x1 - x2 + 5x3 50 3x1 + x3 200 x1 , x2, , x3 0

RESOLVER OS EXERCCIOS DE MAXIMIZAO DAS LISTAS ANTERIORES

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

26

O MODELO DE TRANSPORTE DE VOGEL


O problema de transporte um dos tipos de aplicao de programao lineal muito especial e comum. O Mtodo do Transporte foi inicialmente utilizado para determinar o menor custo de transporte entre diversos pontos. Este mtodo resolve esta classe de problemas de programao linear de uma maneira mais eficiente que o simplex tradicional. O problema de transporte bsico aquele em que queremos determinar, dentre as diversas maneiras de distribuio de um produto, a que resultar no menor custo de transporte entre as fbrica e os centros de distribuio. Matematicamente o que queremos a minimizao do custo total do transporte que dada por:
m n

Min Z =


i=1 j=1

cij xij

onde: xij = a quantidade de itens transportados da fbrica i para o destino j (variveis de deciso) cij = o custo mnimo de transporte da fbrica i para o destino j (constantes) m = nmero de fbricas. N = nmero de destinos (centros consumidores)

Vogel trabalhava com o sistema de penalidades. Penalidade em uma linha ou coluna a diferena positiva entre os dois custos de menor valor na linha ou coluna. A idia desse mtodo fazer o transporte com prioridade na linha oi coluna que apresenta a maior penalidade. Como o transporte feito na clula de menor custo, tenta-se evitar com isso um aumento de custo. Descrio do mtodo: 1) Calcular a penalidade para linha ou coluna. Escolher a linha ou coluna com a maior penalidade para iniciar o transporte. Caso haja empate, escolha arbitrariamente uma delas. 2) Transportar o mximo possvel na linha ou coluna escolhida, elegendo a clula de menor custo unitrio de transporte. Esse procedimento zera a oferta ou demanda da clula correspondente. A linha ou coluna que tenha sua disponibilidade zerada deve ser eliminada. 3) Retornar ao item 1 at que todos os transportes tenham sido efetuados.

Praticando iremos entender melhor o modelo de Vogel. Vejamos os exerccios da lista abaixo:

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

27

LISTA DE EXERCCIO # 5

1. A Miss Daisy Ltda um laboratrio de manipulao que presta servios de entrega para idosos. A empresa possui duas filiais e fornece o servio a seis bairros diferentes. As capacidades das filiais, as demandas dos bairros e os custos unitrios de entrega esto evidenciados na tabela a seguir. Com estas informaes, responda: a) Quais clientes atender, a partir de cada filial, de maneira a minimizar o seu custo de entrega. Ipanema 7,00 4,00 1400 Copacabana 9,00 5,00 1560 Centro 1,00 12,00 300 Barra 12,00 1,00 150 Leblon 7,00 3,00 570 Tijuca 4,00 8,00 520 Capacidade 2500 2000 4500

Filial Centro Filial Barra Demanda

2. Trs armazns abastecem cinco pontos de venda. O quadro abaixo mostra os custos de distribuio, a capacidade dos armazns e as necessidades nos pontos de venda. A companhia responsvel pelos. Calcule uma soluo pelo Mtodo de Vogel. P1 Armazm 1 Armazm 2 Armazm 3 Necessidade 16 12 8 23 14 4 6 69 P2 12 14 4 76 P3 12 8 14 70 P4 16 8 10 82 P5 Disponibilidade 170 60 90

3. Uma empresa deve programar o roteiro de embarques de seus produtos, os quais so enviados a partir de trs fbricas para quatro armazns localizados em pontos estratgicos do mercado. Levando em conta o tipo de transporte que pode ser utilizado em cada caso, bem como das distncias entre as fbricas e os armazns, os custos so diferenciados ara cada combinao fbrica/armazm, como mostrado na matriz abaixo: A 8 24 16 160 B 14 6 20 180 C 14 16 32 240 D 2 16 10 320 CAPACIDADE 200 400 300 900

1 2 3 DEMANDA

Determinar a quantia que deve ser enviada de cada fbrica para cada armazm de modo a minimizar o custo do transporte.

Pesquisa Operacional Curso de Administrao Industrial Profa. Elizabeth Freitas

28

Вам также может понравиться