Вы находитесь на странице: 1из 3

ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO

CONTABILIDADE 1 SEMESTRE

DIREITO E LEGISLAO
Exerccio proposto Consolidao das Leis do Trabalho (artigos 482 e 483)

Marcelo Pacheco Chaves - 30

So Paulo Fevereiro/2013

Pedro estava no seu local de trabalho quando dona Roberta chegou muita estressada por ter visto o carro de Pedro ter derrubado o ano de Jardim da empresa. Esbaforando se dirige a Pedro com as seguintes palavras: Seu burro, mentecapto, jumento, periquitante, incompetente, safado dilacerador, cego, vai passar o ano no teu irmo, capeta do inferno. Pedro ouvindo toma um susto ajoelha no cho e com a mo na barriga fala: Passei mesmo - risadas - t nem a, aquele bagulho do inferno nunca mais. Neste momento dona Roberta tira o tamanco e arremessa no carro do Pedro quebrando o para-brisa, dizendo: Me vingei mesmo pilantra, conserta o vidro, fiquei sem o ano e voc sem a viso.

Com base nos artigos 482 e 483 da CLT, responda:

1. Quem estava errado? Com base no texto, ambos estavam errados, pois conforme o artigo 482, Pedro (empregado) alm de praticar um ato de improbidade, ou seja, danificar propositalmente ao patrimnio da empresa cometeu um mau procedimento em relao ao seu comportamento pela linguagem grosseira e desrespeitosa para com o empregador ou colega de trabalho. Para o artigo 483, tal atitude de Roberta (empregador) foi desnecessria, na qual lesou a honra ou boa fama com Pedro, tratamento com rigor excessivo, uma vez que o empregado foi ridicularizado.

2. Pedro pode ser mandado embora por danificar um bem da empresa? Apesar de Pedro ter assumido o dano em um bem da empresa, o ano de jardim, a doutrina da CLT para tais artigos indica os seguintes requisitos para a falta punvel: gravidade da falta e atualidade. No exemplo citado, possvel identificar uma falta leve, portanto o empregador deve usar o bom senso com advertncia ou aplicao suspenso. Se ocorrer a demisso de Pedro por justa causa, esta deve ser atual, isto , ocorrer em seguida falta. O empregador deve de imediato aplicar a punio ou entendese que houve perdo oculto. Porm para tal situao e conciliao, Roberta e Pedro podem entrar em acordo legal recorrendo ao artigo 462, pargrafo 1 que permite que o empregador desconte no salrio do empregado em caso de danos.

3. Existe a possibilidade de Pedro pedir dispensa e receber todas as verbas rescisrias?

De acordo o artigo 483, apesar de Pedro ter revidado e diante da situao ocorrida, o empregado poder pedir resciso do contrato de trabalho e reivindicar a devida indenizao, visto que, o empregador praticou falta (Atos lesivos honra ou boa fama praticados pelo empregador e tratamento com rigor excessivo) que do o direito do empregado romper as funes empregatcias. Neste caso seria uma Demisso Indireta (motivada por culpa do empregador) onde o empregador ter de pagar as seguintes verbas:

Saldo de salrio Aviso prvio Frias vencidas + 1/3 Frias proporcionais + 1/3 13 salrio proporcional FGTS (levantamento do saldo depositado) FGTS multa de 40% (sobre o valor de todos os depsitos)

Вам также может понравиться