Вы находитесь на странице: 1из 20

Manual do usurio

Portugus

APC Smart-UPS
1000 VA/1500 VA 230 VCA/120 VCA/100 VCA 750XL/1000XL 230 VCA/120 VCA Montagem em torre No-break (UPS - Uninterruptible Power Supply)

PB 990-1074C 06/2012

Introduo
A American Power Conversion Corporation (APC) a maior fabricante nacional (EUA) e internacional de no-breaks de ltima gerao, comutadores redundantes, software de gerenciamento de energia e equipamentos afins. Os produtos APC protegem equipamentos, programas e dados contra a ameaa de problemas de energia em escritrios comerciais e pblicos em todo o mundo. O no-break (UPS) da APC foi projetado para evitar que blecautes, flutuaes ou diminuies da tenso de curta durao, quedas e surtos cheguem at o computador e outros equipamentos eletrnicos caros. O no-break filtra as pequenas flutuaes da rede eltrica e isola o equipamento contra grandes problemas desligando-se internamente da rede de eletricidade. O no-break fornece energia de sua bateria interna at que a rede de energia eltrica volte a nveis seguros ou at que se acabe a carga da bateria.

1:

INSTALAO
Leia a folha com instrues de segurana antes de instalar o no-break.

Ao receber o produto:
Inspecione o no-break assim que o receber. A APC projetou uma embalagem resistente para este produto. Entretanto, podem ocorrer acidentes e danos durante o transporte. Notifique a transportadora e o revendedor em caso de danos. A embalagem reciclvel; guarde-a para reutilizar posteriormente ou descarte-a de modo adequado. Verifique o contedo da embalagem. A embalagem contm o no-break, um kit de informaes contendo um CD, um cabo serial, um cabo USB, a documentao do produto e a folha com informaes de segurana. Modelos de 230 V: Dois cabos de jumper IEC esto inclusos e um plugue conector utilitrio est incluso para uso em servidores com cabos de alimentao acoplados permanentemente. O no-break enviado com a bateria desconectada.

Posicionamento do no-break
O no-break pesado. Escolha um local que consiga suportar o peso do no-break. O no-break no deve ser colocado em funcionamento em locais onde exista muita poeira ou onde a temperatura e a umidade estejam fora dos limites especificados. POSICIONAMENTO
0- 40C (32-104F) 0-95% de umidade relativa 2,5 cm

Conexo do equipamento e da fora ao no-break


PAINEL TRASEIRO DO NO-BREAK SMART-UPS MODELOS DE 230 V: MODELOS DE 120 V/100 V

1. 2.

Conecte o plugue da bateria

Conecte o equipamento no no-break. Observao: No conecte impressoras a laser no no-break. As impressoras a laser consomem muito mais energia do que outros tipos de equipamento e podem sobrecarregar o no-break. Adicione os acessrios opcionais desejados no soquete Smart-Slot . Usando o fio eltrico, ligue o no-break somente em tomadas com terra de dois plos e trs fios. Evite o uso de extenses eltricas. Modelos de 120 V/100 V: O fio de eletricidade fica preso permanentemente no painel traseiro do no-break.

3. 4.

5.

Ligue todo equipamento conectado. Para usar o no-break como uma chave mestra liga/desliga, preciso que todo equipamento conectado esteja ligado. O equipamento no receber energia at que o no-break seja ligado. Pressione o boto no painel frontal para ativar o no-break.

6.

O no-break carregar a bateria quando estiver ligado na rede eltrica. A bateria carrega-se a 90% de sua capacidade durante as trs primeiras horas de funcionamento normal. No espere que haja um funcionamento total da bateria durante este perodo de carga inicial. Modelos de 120 V: Examine o LED de falhas na fiao local que se encontra no painel traseiro. O LED se acender quando o no-break for ligado a uma tomada da rede eltrica com fiao inadequada. Consulte Diagnstico de problemas neste manual. 7. Para que o computador fique ainda mais seguro, instale o software PowerChutePlus de monitoramento e diagnsticos do no-break.

CONECTORES BSICOS
Porta serial Porta USB

possvel usar software de gesto de energia e kits de interface com o no-break. Use apenas kits de interface fornecidos ou
2

aprovados pela APC. Use o cabo fornecido pela APC para conectar com a porta serial. NO use um cabo de interface serial padro, pois ele incompatvel com o conector do no-break. Existem as duas portas: serial e USB. Elas no podem ser usadas simultaneamente.
Conector da bateria externa

Modelos XL: Use o conector de bateria para ligar baterias externas opcionais. Estas unidades comportam at dez baterias externas. Visite o website da APC, www.apc.com/support para obter o nmero do modelo de bateria externa correta para o no-break. Nota: UPS suporta apenas baterias Vedadas Livres de Manuteno (SMF).

Parafuso TVSS

O no-break possui um parafuso TVSS (supresso de surto de tenso transiente) para conectar o terminal de terra com dispositivos de supresso de surto tais como protetores de linhas de rede e telefone. Para conectar o cabo de aterramento, desligue a unidade da rede eltrica.

2:

OPERAO

PAINEL FRONTAL DO NO-BREAK SMART-UPS


Ligar Desligar

Carga

Carga da bateria

On-line

O LED on-line acende-se quando o no-break estiver fornecendo energia da rede para o equipamento conectado. Se o LED no se acender, o no-break no est ATIVADO ou ento est fornecendo energia a partir da bateria. Este LED se acende para indicar que o no-break est compensando uma tenso alta da rede eltrica.

Correo de AVR

Aumento de AVR

Este LED se acende para indicar que o no-break est compensando uma tenso baixa da rede eltrica. Quando o LED de bateria ativada estiver aceso, o no-break est fornecendo energia para o equipamento conectado. Quando funcionando com bateria, o no-break dispara um alarme sonoro quatro bipes a cada 30 segundos. O LED se acende e no-break emite um alarme sonoro contnuo quando ocorre uma condio de sobrecarga. A falha de um autoteste da bateria faz com que o no-break emita bipes curtos durante um minuto e o LED substituir bateria se acenda. Consulte Diagnstico de problemas neste manual. O LED substituir bateria pisca e um bipe curto emitido a cada dois segundos para indicar que a bateria est desconectada. O no-break executa um autoteste automaticamente quando ligado e a cada duas semanas a partir de ento (intervalo padro). Durante o autoteste, o no-brake opera momentaneamente o equipamento conectado com a bateria. Se o no-break no passar no autoteste, acende-se o LED substituir bateria e ele passa imediatamente ao funcionamento on-line. O equipamento conectado no afetado por um teste mal sucedido. Recarregue a bateria por 24 horas e execute outro autoteste. Se o teste for mal sucedido novamente, a bateria dever ser substituda.

Bateria ativada

Sobrecarga

Substituio da bateria

Bateria desconectada

Autoteste automtico

Autoteste manual

Aperte e mantenha pressionado o boto o autoteste.

por alguns segundos para iniciar

Operao com bateria


O no-break Smart-UPS passa automaticamente para o funcionamento com bateria se houver interrupo de fora da rede. Enquanto funcionar com bateria, fica soando um bipe quatro vezes a cada 30 segundos. (painel frontal) para desligar o alarme do no-break (apenas para alarme de Aperte o boto corrente). Se a eletricidade da rede eltrica no voltar, o no-break continua a fornecer energia ao equipamento conectado at ela esgotar-se. Se o software PowerChute no estiver sendo usado, necessrio gravar manualmente os arquivos e desligar o equipamento antes de o no-break desligar-se. DETERMINAO DO PERODO DE AUTONOMIA DA BATERIA A durao da bateria do no-break varia conforme o uso e o ambiente. Recomenda-se substituir a bateria (ou baterias) a cada trs anos. Visite o website da APC, www.apc.com, para conhecer os perodos de autonomia da bateria.
5

3:

ITENS CONFIGURVEIS PELO USURIO


OBSERVAO: AS CONFIGURAES SO FEITAS ATRAVS DO SOFTWARE POWERCHUTE OU DAS PLACAS OPCIONAIS SMART SLOT. FUNO PADRO DE
FBRICA

ESCOLHAS SELECIONVEIS PELO USURIO A cada 7 horas (168 horas), Apenas na ativao, sem autoteste At oito caracteres para definir o no-break (UPS)

DESCRIO Esta funo define o intervalo em que o no-break executar um autoteste. Consulte o manual do software para obter detalhes. Use este campo para fazer a identificao exclusiva do no-break (isto , nome ou local do servidor) para fins de administrao da rede. Redefina esta data quando substituir o mdulo da bateria. O no-break carregar suas baterias at a porcentagem especificada antes de retornar de uma desativao. Para reduzir a sensibilidade do no-break, pressione o boto de sensibilidade da (painel traseiro). tenso Para fazer isso, use um objeto pontiagudo (como uma caneta). O nvel de sensibilidade tambm pode ser alterado atravs do software PowerChute.

Autoteste automtico

A cada 14 horas (336 horas)

ID do no-break (UPS)

UPS_IDEN

Data da ltima substituio de bateria

Data de fabricao

Data de substituio da bateria mm/dd/aa

Capacidade mnima antes de retornar de uma desativao Sensibilidade de tenso O no-break detecta e reage a distores de tenso da linha transferindo o funcionamento para a bateria, de modo a proteger o equipamento conectado. Quando a qualidade da energia no for boa, o no-break pode fazer freqentemente a transferncia para o funcionamento a bateria. Se o equipamento conectado puder funcionar normalmente em tais condies, reduza o ajuste de sensibilidade para conservar a capacidade da bateria e sua durao.

0 por cento

15, 30, 45, 50, 60, 75, 90 por cento

Bem iluminado: O nobreak est ajustado em sensibilidade alta (valor predefinido). Pouco iluminado: O nobreak est ajustado em sensibilidade mdia. Desligado: O intervalo de advertncia de bateria fraca de cerca de oito minutos.

OBSERVAO: AS CONFIGURAES SO FEITAS ATRAVS DO SOFTWARE POWERCHUTE OU DAS PLACAS OPCIONAIS SMART SLOT. FUNO Controle do alarme PADRO DE
FBRICA

ESCOLHAS SELECIONVEIS PELO USURIO Mudo, desativar

DESCRIO O usurio pode desligar um alarme que esteja tocando ou desativar todos os alarmes permanentemente. Esta funo define o intervalo entre o momento em que o no-break recebe um comando de desativao e a ocorrncia da desativao. Os bipes tornam-se contnuos quando houver apenas dois minutos de autonomia. Para modificar o ajuste padro do intervalo de advertncia, pressione o boto sensibilidade da tenso (use um objeto pontiagudo, como uma caneta, para faz-lo), ao mesmo tempo em que mantm pressionado o boto (no painel frontal).

Ativar

Retardo de desativao

90 segundos

0, 180, 270, 360, 450, 540, 630 segundos

Advertncia de bateria fraca O software PowerChute proporciona o desligamento automtico quando a bateria tem apenas dois minutos (valor predefinido) de funcionamento restante.

Bem iluminado: O intervalo de advertncia de bateria fraca de cerca de dois minutos. Pouco iluminado: O intervalo de advertncia de bateria fraca de cerca de cinco minutos. Desligado: O intervalo de advertncia de bateria fraca de cerca de oito minutos. Definies possveis de intervalo: 2, 5, 8, 11, 14, 17, 20, 23 minutos.

Retardo sincronizado de ativao

0 segundos

60, 120, 180, 240, 300, 360, 420 segundos

O no-break aguardar o perodo especificado de tempo aps a volta da eletricidade da rede eltrica antes de ativar-se (para evitar sobrecarga do circuito no ramal). Para evitar uso desnecessrio da bateria, ajuste o ponto alto de transferncia para mais alto se a tenso da rede eltrica for constantemente alta e se o equipamento conectado puder funcionar nessas condies.

Ponto de transferncia alto

Modelos de 230 V: 253 VCA Modelos de 120 V: 127 VCA Modelos de 100 V: 108 VCA

Modelos de 230 V: 257, 261, 265 VCA Modelos de 120 V: 130, 133, 136 VCA Modelos de 100 V: 110, 112, 114 VCA

OBSERVAO: AS CONFIGURAES SO FEITAS ATRAVS DO SOFTWARE POWERCHUTE OU DAS PLACAS OPCIONAIS SMART SLOT. FUNO Ponto de transferncia baixo PADRO DE
FBRICA

ESCOLHAS SELECIONVEIS PELO USURIO Modelos de 230 V: 196, 200, 204 VCA Modelos de 120 V: 97, 100, 103 VCA Modelos de 100 V: 86, 88, 90 VCA Modelos de 230 V: 220, 240 VCA

DESCRIO Ajuste o ponto baixo de transferncia para mais baixo se a tenso da rede eltrica for constantemente baixa e se o equipamento conectado tolerar essas condies. APENAS modelos de 230 V: o usurio pode selecionar a tenso de sada.

Modelos de 230 V: 208 VCA Modelos de 120 V: 106 VCA Modelos de 100 V: 92 VCA

Tenso de sada

Modelos de 230 V: 230 VCA

4:

ARMAZENAGEM, MANUTENO E TRANSPORTE

Armazenagem
Armazene o no-break coberto e posicionado para um funcionamento normal em local fresco e seco, com as baterias totalmente carregadas. De -15 a +30 C (+5 a +86 F), carregue a bateria do no-break a cada seis meses. De +30 a +45 C (+86 a +113 F), carregue a bateria do no-break a cada trs meses.

Substituio do mdulo da bateria


A substituio do mdulo da bateria deste no-break simples e pode ser feita com o no-break ligado (hot-swap). A substituio um procedimento seguro, isento de riscos eltricos. Pode-se deixar o nobreak e o equipamento conectado ligados durante o procedimento. Fale com o revendedor ou entre em contato com a APC pelo website, www.apc.com/support, para obter informaes sobre substituio de mdulos de bateria. Quando a bateria estiver desconectada, os equipamentos conectados no estaro protegidos contra a falta de energia eltrica. Tome cuidado durante as etapas a seguir o mdulo de bateria pesado. REMOO DA COBERTURA FRONTAL E DO MDULO DE BATERIA Etapa 1 Etapa 2

Modelo de 1500 VA

Etapa 3 Puxe o mdulo da bateria para fora do compartimento at que a traseira do mdulo esteja alinhada com as quinas exteriores do nobreak. Desconecte o plugue da bateria.

Etapa B

Etapa A

Modelo de 1000 VA

Etapa 3
Terminais da bateria

Desconecte os terminais do cabo da bateria antes de retirar o mdulo da bateria do no-break. Observao: o cabo vermelho conecta-se ao terminal vermelho; o cabo preto conecta-se ao terminal preto. Isto importante durante o procedimento de substituio da bateria.
Terminais da bateria

Descarte a bateria usada em um centro de reciclagem ou envie-a para a APC utilizando a embalagem em que recebeu a bateria de substituio. SUBSTITUIO DO MDULO DA BATERIA Para substituir o mdulo da bateria, siga as instrues de Remoo da cobertura frontal e do mdulo da bateria na ordem inversa.

10

Como desconectar a bateria para o transporte


Sempre que for transportar o no-break, DESLIGUE A BATERIA segundo as normas do Departamento de Transportes dos EUA (DOT). A bateria pode permanecer no no-break; no h necessidade de remov-la. 1. 2. 3. Desligue e desconecte todos os equipamentos conectados ao no-break. Desligue e desconecte o no-break da tomada de fora. Desconecte o conector da bateria (painel traseiro).

Para obter instrues de envio e os materiais de embalagem adequados, contate a APC atravs do website: www.apc.com/support/contact.

11

5:

DIAGNSTICO DE PROBLEMAS

Use a tabela abaixo para resolver pequenos problemas de instalao e funcionamento do no-break Smart-UPS. Consulte o website da APC, www.apc.com, para obter ajuda em problemas complexos do no-break.
PROBLEMA E CAUSA POSSVEL O NO-BREAK NO LIGA A bateria no est conectada corretamente. Verifique se o conector da bateria (painel traseiro) est ligado SOLUO

corretamente. O boto no est pressionado. O no-break no est conectado eletricidade. Tenso muito baixa ou sem tenso na rede eltrica. O NO-BREAK NO SE DESLIGA Falha interna do no-break. No tente usar o no-break. Retire o no-break da tomada e providencie o seu conserto imediatamente. Nada. O no-break est protegendo o equipamento conectado. Pressione o boto conectado. uma vez para ativar o no-break e o equipamento

Verifique se o cabo de alimentao que vai do no-break at a fonte de eletricidade est conectado firmemente nas duas extremidades. Verifique o funcionamento da fonte de alimentao que vai para o nobreak ligando um abajur naquela tomada. Se a luz estiver muito fraca, examine a tenso da rede eltrica.

O NO-BREAK BIPA DE VEZ EM QUANDO Funcionamento normal do nobreak. A bateria do no-break est fraca devido a uma falha de energia eltrica ocorrida recentemente ou est perto do fim de sua vida til.

O NO-BREAK NO ESPERA O PERODO DEFINIDO DE BACK-UP Substitua a bateria. As baterias requerem recarga aps perodos prolongados de falta de energia eltrica. Elas desgastam-se mais rapidamente quando tm que funcionar freqentemente ou quando tm que funcionar em temperaturas elevadas. Se a bateria estiver no final de sua vida til, seria bom substitu-la mesmo se o LED substituir bateria ainda no estiver aceso. No tente usar o no-break. Desligue o no-break e providencie o seu conserto imediatamente.
PISCAM SEQENCIALMENTE

TODOS OS LEDS ESTO ACESOS E O NO-BREAK EMITE UM BIPE CONSTANTE Falha interna do no-break. OS LEDS DO PAINEL FRONTAL

O no-break foi desativado remotamente atravs de software ou de uma placa acessria opcional.

Nada. O no-break reiniciar automaticamente quando a eletricidade da rede eltrica for restaurada.

12

PROBLEMA E CAUSA POSSVEL O no-break foi desativado e a bateria est descarregada devido a um perodo prolongado de falta de energia. O no-break est sobrecarregado.

SOLUO Nada. O no-break voltar a funcionar normalmente quando a energia voltar e a bateria tiver carga suficiente.

TODOS OS LEDS ESTO DESLIGADOS E O NO-BREAK EST LIGADO NA TOMADA DA PAREDE

O LED DE SOBRECARGA EST ACESO E O NO-BREAK EMITE UM TOM DE ALARME CONTNUO O equipamento conectado excede a "carga mxima" especificada na seo Specifications (Especificaes) no website da APC, www.apc.com. O alarme permanece at a sobrecarga ser removida. Desconecte todo equipamento no-essencial do no-break para evitar sobrecarga. O no-break continua a fornecer energia enquanto permanecer on-line e o disjuntor no se desarmar; o no-break no fornecer energia das baterias caso haja interrupo na tenso da rede eltrica. Se ocorrer uma sobrecarga contnua enquanto o no-break estiver funcionando a partir da bateria, a unidade desliga a sada de modo a proteger o no-break contra a possibilidade de danos. O LED SUBSTITUIR BATERIA
EST ACESO

O LED substituir bateria pisca e um bipe curto emitido a cada dois segundos para indicar que a bateria est desconectada. Bateria fraca. Falha do autoteste da bateria.

Verifique se os conectores da bateria esto ligados corretamente.

Deixe a bateria recarregando por 24 horas. Em seguida, execute um autoteste. Se o problema persistir aps a recarga, substitua a bateria. O no-break emite bipes curtos durante um minuto e o LED substituir bateria se acende. O no-break repete o alarme a cada cinco horas. Execute o procedimento de autoteste aps uma carga de 24 horas da bateria a fim de confirmar a necessidade de substituir a bateria. O alarme pra e o LED se apaga se a bateria passar no autoteste. O no-break est ligado em uma tomada da rede eltrica com fiao inadequada. Os tipos de falha de fiao so: terra ausente, troca de polaridade corrente-neutra, e sobrecarga do circuito neutro. Chame um eletricista profissional para corrigir a fiao do imvel. Reduza a carga do no-break desligando algum equipamento e pressione o atuador para dentro.

O LED "FALHA NA FIAO DO LOCAL" EST ACESO O LED da fiao do local se acende (painel traseiro).

Apenas modelos de 120 V. O atuador do disjuntor (situado acima da conexo do cabo de alimentao) aparece.

O DISJUNTOR DO CIRCUITO DE ENTRADA FOI ACIONADO

13

PROBLEMA E CAUSA POSSVEL OS LEDS DE CORREO DE AVR E AUMENTO DE AVR SE ACENDEM Os LEDs de correo ou aumento de AVR se acendem O sistema est passando por perodos excessivos de alta tenso. Disjuntor do circuito da rede foi acionado durante o funcionamento normal.

SOLUO Pea a um profissional qualificado que verifique se existem problemas em sua instalao eltrica. Se o problema continuar, entre em contato com a companhia de energia eltrica para obter ajuda.

O DISJUNTOR DO CIRCUITO DA REDE FOI ACIONADO Modelos de 100 V: Para operar a toda a capacidade nominal de 1500 VA do produto, o plugue de 15 A fornecido deve ser substitudo por um plugue de 20 A. Esta substituio dever ser feita por pessoal qualificado. Reduza a carga do no-break desconectando algum equipamento e pressionando o atuador (na traseira do no-break) para rearmar o disjuntor. Mude o no-break para uma sada diferente, em um outro circuito. Teste a tenso de entrada usando a funo de leitura de tenso da rede eltrica (veja abaixo). Se no afetar o desempenho do equipamento conectado, reduza a sensibilidade do no-break. Verifique se a temperatura ambiente est dentro dos limites de funcionamento especificados. Verifique se o no-break est instalado corretamente e se tem ventilao adequada. Espere que o no-break esfrie. Reinicie o no-break. Se o problema persistir, contate a APC em: www.apc.com/supoport.

O NO-BREAK UTILIZA A BATERIA AINDA QUE EXISTA TENSO NORMAL NA LINHA Disjuntor do circuito de entrada do no-break foi acionado. Tenso da linha muito alta, baixa ou distorcida. Geradores a leo baratos podem distorcer a tenso.

LEDS DE CARGA E RECARGA DA BATERIA PISCAM SIMULTANEAMENTE O no-break foi desligado. A temperatura interna do nobreak excedeu o limite operacional de funcionamento seguro.

14

PROBLEMA E CAUSA POSSVEL FUNO DE DIAGNSTICO DE TENSO DA REDE Tenso da rede eltrica

SOLUO O no-break possui um recurso de diagnstico que apresenta a tenso da rede eltrica. Ligue o no-break no circuito normal da rede eltrica. para apresentar o grfico de Aperte e mantenha pressionado o boto barra de tenso da rede eltrica. Aps alguns segundos, o display de , do lado direito do painel frontal, cinco LEDs de carga da bateria, apresentar a tenso de alimentao da rede eltrica. Consulte os nmeros esquerda para obter a leitura da tenso (os valores no so apresentados no no-break). A leitura indica a tenso entre o valor apresentado na lista e o prximo valor mais alto. Trs LEDs se acendem, indicando tenso da rede dentro de uma faixa normal. Se no houver nenhum LED aceso e o no-break estiver ligado em uma tomada da rede eltrica, a tenso da linha encontra-se extremamente baixa. Se todos os cinco LEDs estiverem acesos, a tenso da linha encontra-se extremamente alta e deve ser examinada por um eletricista.

O no-break d incio a um autoteste como parte deste procedimento. O autoteste no afeta a leitura da tenso.

15

Servio
Se o no-break precisar de conserto, no o envie para o revendedor. Ao invs disso, siga estas etapas: 1. 2. Releia os problemas apresentados na seo Diagnstico de problemas deste manual para eliminar os problemas mais comuns. Se o problema persistir, entre em contato com o Atendimento ao Cliente da APC atravs do website da APC: www.apc.com/support. Anote o nmero do modelo do no-break, o nmero de srie e a data de compra. Quando telefonar para o Atendimento ao Cliente da APC, o tcnico lhe pedir a descrio do problema e tentar resolv-lo pelo telefone, se for possvel. Se isso no for possvel, o tcnico pode emitir um nmero de autorizao para devoluo de material (RMA - Returned Material Authorization Number). Se o no-break ainda estiver sob garantia, os consertos sero gratuitos. Caso contrrio, ser cobrada uma taxa de conserto. Acondicione o no-break na embalagem original. Se esta embalagem no estiver disponvel, consulte o website da APC, www.apc.com/support, para obter informaes sobre como obter uma nova embalagem. Acondicione o no-break corretamente para evitar danos durante o transporte. Nunca use pelotas de isopor na embalagem. Os danos ocorridos durante o transporte no so cobertos pela garantia. Sempre que for transportar o no-break, DESLIGUE A BATERIA segundo as normas do Departamento de Transportes dos EUA (DOT). A bateria pode permanecer no no-break; no h necessidade de remov-la. 4. 5. Marque o nmero RMA no exterior da embalagem. Envie o no-break atravs de uma transportadora com porte pr-pago e com seguro para o endereo fornecido pelo Atendimento ao Cliente.

3.

Como entrar em contato com a APC


Consulte as informaes existentes no site da APC na Internet: http://www.apc.com/support

16

6:

INFORMAES SOBRE NORMAS E GARANTIA

Aprovaes de rgos reguladores e avisos sobre radiofreqncia


MODELOS DE 230 V
Este um produto da Classe A. Em ambiente domstico, este produto pode causar interferncias em ondas de rdio e, nesse caso, possvel que o usurio tenha que tomar as medidas corretivas necessrias .

MODELOS DE 120 V

Este equipamento foi testado e aprovado de acordo com os padres para equipamentos digitais de Classe A, em conformidade com a parte 15 das regras da FCC. Estes padres foram elaborados para oferecer proteo razovel contra interferncias prejudiciais quando o equipamento operado em ambiente comercial. Este equipamento gera, utiliza e pode irradiar energia de radiofreqncia e, se no for instalado e utilizado de acordo com o manual de instrues, poder causar interferncia prejudicial a radiocomunicaes. provvel que a operao deste equipamento em rea residencial cause interferncias prejudiciais e, nesse caso, o usurio dever corrigir a interferncia por conta prpria. preciso usar cabos blindados de sinal com este produto para garantir a conformidade com os limites da Classe A da FCC.

MODELOS DE 100 V

17

Declarao de conformidade

Garantia limitada
A American Power Conversion (APC) garante que seus produtos esto livres de defeitos de material e fabricao durante um perodo de dois anos a partir da data da compra. Seus deveres segundo esta garantia limitam-se a reparar ou substituir, a seu critrio exclusivo, quaisquer produtos com defeito. Para obter servios de garantia, preciso obter um nmero de Autorizao para Devoluo de Materiais (RMA - Returned Material Authorization) junto ao servio de assistncia ao cliente. Os produtos devem ser devolvidos com o frete pr-pago e devem ser acompanhados de uma breve descrio do problema encontrado, e de um comprovante da data e local da compra. Esta garantia no se aplica a equipamento que tenha sofrido danos por acidente, negligncia ou mau uso, ou que tenha sido alterado de alguma forma. Esta garantia aplica-se apenas ao comprador original, que deve registrar o produto dentro de 10 dias a partir da data da compra. EXCETO COMO DISPOSTO PELO PRESENTE INSTRUMENTO, A AMERICAN POWER CONVERSION NO OFERECE GARANTIAS, EXPRESSAS OU IMPLCITAS, INCLUINDO-SE GARANTIAS DE COMERCIALIZAO E ADEQUAO PARA UM PROPSITO ESPECFICO. Alguns estados no permitem a limitao ou a excluso de garantias implcitas; portanto, as limitaes ou excluses mencionadas acima podem no se aplicar ao comprador. EXCETO COMO DISPOSTO ACIMA, EM NENHUMA CIRCUNSTNCIA A APC SER RESPONSABILIZADA POR DANOS DIRETOS, INDIRETOS, ESPECIAIS, INCIDENTAIS OU CONSEQENCIAIS DECORRENTES DO USO DESTE PRODUTO, MESMO SE ALERTADA SOBRE A POSSIBILIDADE DE TAL DANO. Especificamente, a APC no se responsabiliza por quaisquer custos, tais como rendas ou lucros perdidos, perda de uso de equipamento, perda de programas de software, perda de dados, custos de reposio, reclamaes de terceiros ou qualquer outra coisa.

Copyright 2012 de todo o contedo da American Power Conversion Corporation. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo em parte ou total sem permisso. APC, Smart-UPS, e PowerChute so marcas registradas da American Power Conversion Corporation. Todas as outras marcas comerciais so propriedade de seus respectivos proprietrios.

18

Вам также может понравиться