Вы находитесь на странице: 1из 15

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS

GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

ELABORAO DE PROJETOS SOCIAIS Construindo um projeto social: elaborao, redao e formatao da proposta.
Projeto um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcanar objetivos especficos dentro dos limites de tempo e de oramento dados. (APREMAVI, 1999 apud ONU, 1984) O termo projeto carrega o sentido de organizar ideias, pesquisar, analisar a realidade e, diante desta, desenhar uma proposta articulada com intencionalidade. Os projetos so pontes entre o desejo e a realidade. So aes estruturadas e intencionais, de um grupo ou organizao social, que partem da reflexo e do diagnstico sobre uma determinada problemtica e buscam contribuir, em alguma medida, para outro mundo possvel. Uma boa definio formulada por Domingos Armani: Um projeto uma ao social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos (...) e de tempo (Armani, 2000:18). Se, alm de se constituir de aes exemplares, o projeto se integra a governos locais, municipais, estadual e federal, poder ser replicado em escala maior, gerando, assim, polticas pblicas de qualidade na rea social, ampliando a possibilidade de impacto social. O percurso de construo do projeto carregado de problematizao luz de uma anlise ou discusso reflexiva, a fim de que as consequncias, que resultaro do planejamento, possam se constituir em respostas concretas. A compreenso sobre os marcos histricos traz elementos para a reflexo e o engajamento s lutas sociais. Esses elementos direcionaro o olhar para as situaes, exigindo um posicionamento criativo, isto , no simples transposies de modelos, mas uma percepo da singularidade de cada realidade (ver texto 1) .

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

O compromisso ideolgico dado pela viso de homem e de realidade. Logo, a escolha de alternativas, quando se trata de futuro coletivo, no pode estar centralizada em uma s pessoa, mesmo porque o projeto nessa perspectiva atividade interprofissional e social. A construo em conjunto acontece quando o poder est com as pessoas. Todos crescem juntos, transformam a realidade, criam o novo em proveito de todos e com o trabalho coordenado. Danilo Gandin. A construo do projeto social supe dois grandes momentos: elaborao da realidade social em evidncia e redao da proposta construda a partir da elaborao.

A ELABORAO: Refletir, questionar, avaliar e propor...


Os projetos contribuem para transformao de uma problemtica social, a partir de uma ao geralmente mais localizada no tempo e focalizada em seus resultados. A poltica pblica envolve um conjunto de aes diversificadas e continuadas no tempo, voltadas para manter e regular a oferta de um determinado bem ou servio, envolvendo entre estas aes projetos sociais especficos. No texto 1 vimos que os marcos histricos e polticos no Brasil resultaram em manifestaes que revelam a fora das organizaes sociais e os caminhos construdos como estratgias para alcanar a cidadania plena. O processo de elaborao deve ser marcado por reflexes e anlises. importante e fundamental percorrer caminhos que favoream a anlise de conjuntura e as vrias leituras sobre a realidade, identificando as ameaas e oportunidades para se implantar a proposta. O grupo envolvido no processo de elaborao deve dedicar tempo para realizar um bom diagnstico sobre o contexto e a problemtica que pretende enfrentar; analisar seu potencial. Em seguida, construir o caminho. preciso que todas as pessoas envolvidas no projeto participem diretamente na fase de elaborao, com viso ampla e criatividade na busca de viabilidade.

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

QUESTIONAMENTOS PARA A CONSTRUO DE UM CAMINHO DE SUCESSO!

Onde estamos? Onde queremos chegar? Como chegar ao destino que desejamos? Qual o percurso que precisamos percorrer? Qual o tempo necessrio para o trajeto que precisamos percorrer? O que pode ameaar a minha caminhada? O que, no decorrer da caminhada, indicar o sucesso e/ou o fracasso? Com quem podemos contar? Quais as oportunidades para firmar nossos passos? Quais os investimentos que precisamos fazer?

IMPORTANTE
As respostas a essas perguntas devem compor a memria para a redao do Projeto; um rascunho das ideias referncia para a produo e formatao do texto final.
No processo de elaborao, pode correr dois grandes riscos: o da onipotncia ou o da impotncia. 1. Um grupo pode sentir-se onipotente quando considerar que tem a possibilidade de transformar, sozinho, os problemas sociais existentes em um bairro ou cidade. o perigo do voluntarismo. 2. Sabendo ser difcil ou mesmo impossvel resolver, isoladamente, os problemas encontrados, o grupo julga no poder fazer nada e desiste de buscar solues criativas, abrindo espao para o sentimento de impotncia. Esses dois grandes riscos, frequentemente, tm como raiz, pelo menos, trs fatores: 1. Diagnstico superficial sobre o espao e o contexto em que o grupo atua; 2. Anlise inconsistente da viabilidade social, poltica, tcnica, financeira, ambiental, tnico-racial e cultural do projeto; 3. Distribuio de papis e das responsabilidades, centralizando o poder em uma nica pessoa ou a dilu-lo, dificultando a constituio de lderes.

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

A preciso dos resultados e custos do Projeto direcionados s condies de vida e a promoo dos direitos humanos algo complexo. O diagnstico dever promover um campo de anlise que favorea a construo de objetivos e definio de indicadores de processos, resultados e impactos. Para superar essa dificuldade e realizar algo de efetivo, necessrio construir um caminho baseado em resultados, organizado no tempo, planejado, executado e monitorado. Sobretudo, no parar nas boas intenes. Transform-las em metas. Reforando o pensamento... Um projeto no uma ilha! A elaborao de um projeto implica em: Diagnosticar uma realidade social; Identificar contextos scio histricos que aliceram as situaes problemas; Compreender relaes institucionais, grupais e comunitrias; Planejar uma interveno, considerando os limites e as oportunidades para a transformao social. Os projetos sociais no so realizaes isoladas, esto sempre interagindo, atravs de diferentes modalidades de relao, com polticas e programas voltados para o desenvolvimento social. Neste sentido, pelo carter demonstrativo de boas prticas sociais, os projetos podem ser indutores de novas polticas pblicas ou qualificar a gesto e execuo de polticas j existentes.

A REDAO: hora de colocar a elaborao de idias no papel


O momento de redao do projeto um exerccio de sntese do processo anterior, agrupado em um roteiro que demonstre, de modo objetivo, o que ser realizado. importante nesse momento ter o rascunho do processo anterior a memria do grupo. Lembra? A memria facilitar a organizao das tarefas no contexto da redao. Tarefas importantes: 1. Montar duas listas paralelas, a dos problemas que o grupo pretende superar e a das solues para esses problemas: a) b) Escolher o problema principal, o problema condutor de novos problemas, o problema com maior impacto negativo para a comunidade ou instituio onde o projeto ser implementado; Montar uma rvore com o problema escolhido, suas causas e suas consequncias. As causas do problema esto no que o origina e o mantm. Esto em sua raiz. As consequncias so os
Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

danos causados pelo problema. Perceber a diferena entre causas e consequncias ajuda o grupo a no gastar recursos financeiros, e tempo apenas com os efeitos, tornando o Projeto ineficaz. Aes estruturadoras so aquelas que alcanam as causas e combatem as consequncias, naturalmente, como resultado do processo. 2. Definir, a partir das listas dos problemas e das solues, os objetivos gerais e especficos; resultados previstos, indicadores, fatores de risco e plano de ao.

OBJETIVOS: Propsitos ou alvos que se pretende atingir. Tudo aquilo que se deseja alcanar atravs de uma ao clara e explcita. OBJETIVO GERAL: Para encontrar o objetivo geral da interveno, busquem na memria da fase de elaborao as respostas para as seguintes questes: Onde o grupo pretende chegar no final da interveno? O que o grupo pretende alcanar como resultado do processo?

O Objetivo Geral o degrau mais alto de uma escada! OBJETIVOS ESPECFICOS: Quais os degraus que preciso subir para alcanar o degrau mais alto da escada? Os objetivos especficos so respostas s perguntas feitas em relao ao Objetivo geral. Eles indicam o caminho a ser percorrido e devem considerar os princpios e diretrizes da poltica social de evidncia no projeto (sade, educao, assistncia social, entre outras). Exemplo: Objetivo geral: (qual a mudana estruturadora para a melhoria das polticas sociais no municpio?). Consolidar a participao cidad. Objetivos especficos: (o que preciso fazer para consolidar a participao cidad?). Aprofundar conhecimentos sobre participao e cidadania; Avaliar processos democrticos; Compreender as concepes das polticas pblicas; Promover espao de reflexo, debate e construo coletiva; Reconhecer-se parte integrante de uma sociedade; Adotar atitudes que fortaleam as relaes comunitrias e coletivas; Implantar o frum da cidade; Ampliar a cobertura do oramento participativo
Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

ATENTE PARA...

OBJETIVO GERAL
O objetivo geral est relacionado com a transformao pretendida psinterveno que caracteriza a efetividade do Projeto;

OBJETIVO ESPECFICO
Os objetivos especficos esto relacionados s mudanas almejadas e necessrias durante a implementao do projeto, possibilitando assim a transformao (alcance do objetivo geral) que caracteriza a eficcia do projeto.

Com os objetivos construdos, hora de revisitar a memria e construir, a partir do diagnstico, as metas a serem alcanadas.

METAS

So tangveis e correspondem aos produtos finais de um conjunto de atividades em certo perodo. Quantificam as atividades que sero desenvolvidas, bem como sua intensidade. Qualificam o modo pelo qual o projeto ser realizado, os valores que o grupo quer imprimir a ele, considerando os objetivos especficos definidos.

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

So tangveis e correspondem aos produtos finais de um conjunto de atividades em certo perodo. Quantificam as atividades que sero desenvolvidas, bem como sua intensidade. Qualificam o modo pelo qual o projeto ser realizado, os valores que o grupo quer imprimir a ele, considerando os objetivos especficos definidos. Exemplo: Realizar dez (10) oficinas sobre polticas pblicas e direito de cidadania. Dez (10) quantifica a atividade, e polticas pblicas e direito de cidadania qualifica a oficina relacionando-a ao objetivo especfico.

INDICADORES

Indicadores para monitoramente de resultados so instrumentos que permitem identicar e medir aspectos relacionados a um determinado conceito, fenmeno, problema ou resultado de uma interveno na realidade. A principal nalidade de um indicador traduzir, de forma mensurvel, determinado aspecto de uma realidade dada (situao social) ou construda (ao de governo), de maneira a tornar operacional a sua observao e avaliao.

Os conceitos sobre indicadores tem como base a avaliao de processo: Segundo Cassiolatoe Gonzales Ferreira (2009) O indicador uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de signicado particular e utilizada para organizar e captar as informaes relevantes dos elementos que compem o objeto da observao. um recurso metodolgico que informa empiricamente sobre a evoluo do aspecto observado. Na viso de Rua (2004), os indicadores so medidas que expressam ou quanticam um insumo, um resultado, uma caracterstica ou o desempenho de um processo, servio, produto ou organizao. Para o IBGE(2005), os indicadores so ferramentas constitudas de variveis que, associadas a partir de diferentes conguraes, expressam signicados.

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

Indicadores, portanto podem sinalizar o sucesso, o fracasso, a possibilidade de ampliar e a necessidade de reposicionar o processo. Os indicadores tm como referncia o diagnstico inicial e os objetivos previstos. Para cada objetivo devem ser construdos e definidos indicadores. Os indicadores podem ser: Indicador de insumo: Correspondem s medidas associadas disponibilidade de recursos humanos, financeiros ou equipamentos alocados para um processo ou programa que afeta uma das dimenses da realidade social. Indicadores produto: So aqueles mais propriamente vinculados s dimenses empricas da realidade social, referidos s variveis resultantes de processos sociais complexos, como a esperana de vida ao nascer, proporo de crianas fora da escola ou nvel de pobreza. So medidas representativas das condies de vida, sade, nvel de renda da populao, indicativas da presena, ausncia, avanos ou retrocessos das polticas sociais formuladas. Indicadores de processo ou fluxo: So indicadores intermedirios, que traduzem em medidas quantitativas, o esforo operacional de alocao de recursos humanos, fsicos ou financeiros para obteno de melhorias efetivas de bem-estar como nmero de consultas peditricas por ms, merendas escolares distribudas diariamente por aluno, ou ainda, homens-hora dedicados a um programa social. Em alguns contextos, os indicadores de insumo e processo costumam ser chamados de indicadores de esforo, e os indicadores de produto, de indicadores de resultados. Alm disso, alguns autores destacam ainda, que alguns dos resultados podem ser classificados como o impacto geral do projeto, por se tratarem de desdobramentos mais gerais, a serem alcanados no mdio prazo, ou ainda por se tratarem de externalidades positivas ou mesmo no antecipadas de determinado projeto. Exemplo: Objetivo: Aprofundar conhecimentos sobre participao e cidadania Indicador de insumo: nmero de participantes das oficinas relacionada carga horria trabalhada em cada oficina e profissional disponibilizado para a execuo da proposta (100 pessoas foram capacitadas no perodo de trs meses, onde foram ministrados contedos numa carga horria de 300 horas sob comando de dois profissionais gastos para a realizao das oficinas x nmero de pessoas capacitadas). Indicador de processo: nmero de pessoas participantes nas oficinas durante o perodo.

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

Indicadores produto: nmero de participantes que aderiram aos servios de polticas pblicas ampliando o acesso; nmero de participantes que se integraram a movimentos de controle social, entre outros. No processo de definio dos indicadores possvel identificar os fatores de riscos do projeto.

FATORES DE RISCOS

So obstculos com os quais o grupo dever conviver. Os fatores de risco ou ameaas esto fora da gerncia do Projeto, so, na maioria das vezes, questes externas e precisam ser estrategicamente encaminhadas, buscando garantir a viabilidade do Projeto.

importante reconhecer esses fatores durante o diagnstico, planejando assim, alternativas possveis que favoream a implementao do projeto. Aes e atividades So prticas sociais, em que o sujeito compreendido como agente transformador da sua realidade natural e social. Essas atividades se desenvolvem por um processo de interao dinmica entre os sujeitos e o meio social em que atuam. Para nelas atuarem, os sujeitos partem de suas necessidades, constroem motivos compartilhados e utilizam instrumentos para alcan-los. Segundo Leontiev (1977), essas atividades esto imersas em contextos em que regras, diviso de trabalho e uma comunidade especfica esto envolvidas. As aes esto contidas nos objetivos especficos e os desdobramentos para a sua realizao correspondem s atividades. Ou seja, o que precisa ser feito para se chegar aos resultados. Esse exerccio possibilitar a

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

visualizao de prazos, atividades simultneas e complementares, facilitando assim a identificao sobre a equipe necessria, os parceiros fundamentais e a construo da planilha oramentria. No caso da Assistncia social, as aes devem contemplar a Tipificao dos Servios socioassistenciais que traz os parmetros para o desenvolvimento da poltica, atravs das Protees afianveis.

Anlise

importante verificar se o grupo pode realizar o projeto a que se props. Para tanto, importante realizar seis anlises de viabilidade.

Anlise de viabilidade do projeto: Viabilidade Econmica: Considerar o custo total do projeto. Comparar se o total dos recursos de que o grupo dispe somado ao que poder captar, cobre os custos do projeto. Viabilidade Social: Analisar os atores sociais (indivduos ou organizaes) que tero seus interesses afetados, positiva ou negativamente, pelo projeto. Viabilidade Poltica: Verificar as pessoas, grupos e instituies que apoiam o projeto, e se h obstculos polticos ou legais que podero atrapalhar sua realizao. Prever aes para superlos. Viabilidade Tcnica: Reconhecer diante dos desafios, objetivos propostos e metodologia a ser desenvolvida, a capacidade tcnica instalada (composio e caracterizao da equipe) e, considerar, se o grupo dispe das tecnologias necessrias para o desenvolvimento das atividades. Viabilidade Ambiental: Analisar se o projeto agride o meio ambiente, considerando material didtico a ser utilizado e procedimentos a serem adotados pela equipe.

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

Viabilidade Gnero e tnico-cultural: Analisar se h algum padro cultural que pode dificultar a realizao do projeto, seja ele na relao de gneros, nas relaes tnico-raciais ou nas relaes culturais mais amplas.

CRONOGRAMA DE TRABALHO
Exemplo: Etapa
Preparatria

Deve conter data de incio e trmino do projeto. Recomenda-se fazer uma tabela com as metas planejadas, distribudas pelos meses de durao do projeto. Distribuir ou planejar pelos meses as aes e atividades previstas, considerando as etapas: preparatria / planejamento, execuo e monitoramento e avaliao.

Objetivo
Construir diagnstico

Ao
Mobilizao parceiros

Atividade
Reunio de trabalho intersetorial

Perodo /ms
1 x 2 x 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

ORAMENTO DETALHADO DAS DESPESAS


Exemplo: Exemplo:
Etapa

preciso prever custo de equipe de trabalho, infraestrutura e material necessrio, entre outros elementos de despesa. sempre bom reservar recursos para gastos com impostos e despesas imprevistas. O grupo deve, mais uma vez, revisitar a memria construda no perodo de elaborao e verificar possveis contrapartidas de parceiros. As parcerias devem aparecer no oramento como contra partida deixando explicito o real valor do projeto.

Uma parceria viabilizou um veculo com motorista. O custo correspondente dever entrar no clculo das despesas e ser indicado como conta partida para a execuo do projeto. Dever acompanhar planilha oramentria, a memria de clculo detalhando os gastos em relao s atividades e objetivos previstos. Dessa forma, ficar mais fcil alcanar os indicadores de insumos.

Planilha oramentria
Elemento de despesa Quantidade Valor unidade Perodo Total

Execuo

Pagamento de RH

03

R$ 1.000,00

12 meses

R$ 36.000,00

Memria de clculo N educadores x valor pagamento ms x n de meses de trabalho = total do elemento de despesa. IMPORTANTE: As planilhas oramentrias na maioria das vezes so apresentadas pelo financiador que tambm exige diferentes formatos para a memria de calculo. Portanto, esses so exemplos relacionados muito mais com o processo de elaborao e organizao interna para prestao de contas; algo tambm pactuado e definido junto ao financiador.

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

Alguns cuidados precisam ser considerados na construo da planilha oramentria: Percentual previsto para despesas com recursos humanos x recursos disponvel para o projeto como um todo; Referncia para despesas, considerando cotao no mercado local e no ultrapassando a mdia de preos (superfaturamento); Na aquisio de equipamentos, detalhar a capacidade e referncia para anlise sobre custo benefcio.

A FORMATAO: Dando corpo e Forma ao Projeto

Um projeto composto de diversos itens que, encadeados, do sentido, corpo e forma ideia da organizao. So eles: 1. Identificao e descrio da organizao proponente Dados gerais da instituio: CNPJ, endereo, telefones, site e tambm um breve histrico da organizao, sua misso e principais iniciativas. 2. Identificao dos responsveis pelo projeto Nomes, cargos e contatos das pessoas responsveis pelo projeto. 3. Ttulo Inclui o nome curto do projeto, que expressa sua finalidade e forma de atuao. 4. Apresentao O que contm o projeto, perodo previsto para sua realizao e avaliao. 5. Justificativa Discute o contexto social em que se inserem a organizao da sociedade civil e o projeto proposto. Serve para mostrar por que necessrio e prioritrio fazer a interveno proposta pelo projeto. 6. Pblico-alvo Descreve quantos e quem so os beneficiados diretos e indiretos do projeto. 7. Objetivo Geral a razo de ser do projeto. Responde de forma clara e objetiva questo: para quem se destina esse projeto e o que ele pretende transformar?. Este objetivo est diretamente relacionado justificativa e, genrico. Ele no pode ser assegurado somente pelo sucesso do projeto; depende de outras aes e variveis. Portanto, expressa o que se quer alcanar em longo prazo, podendo ultrapassar inclusive o tempo de durao do projeto.
Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

8. Objetivos Especficos Explica como estaro o pblico-alvo e o contexto social, depois de suas necessidades serem atendidas. Cada objetivo especfico retrata uma nica mudana na vida do pblico-alvo. Um objetivo especfico mensurvel, atingvel num tempo limitado, relacionado s necessidades do pblico-alvo. 9. Plano de aes e atividades Mostra o que ser feito para que os objetivos especficos se transformem em realidade. 10. Parcerias Relata se o projeto conta com alianas com o setor pblico, com a iniciativa privada e/ou com organizaes da sociedade civil organizada. Tambm apresenta o tipo de parceria estabelecida e o papel de cada ator. 11. Avaliao Apresenta os procedimentos e mtodos que sero usados para saber se as atividades esto sendo executadas, consumindo os recursos previstos, se os objetivos propostos esto sendo atingidos e quais os indicadores referncia para o processo. 12. Cronograma a representao grfica do tempo das aes e das atividades planejadas. Responde quando ocorrero as atividades previstas no plano de ao, durante o perodo estabelecido para o projeto. 13. Oramento Detalha todos os recursos materiais, financeiros e humanos envolvidos no projeto. Pode ser feito mostrando as despesas por tipo, ou rubricas tais como: recursos humanos, equipamentos etc. Tambm podem ser apresentadas por meio de um cronograma fsico financeiro que demonstra quando as despesas sero efetivadas ao longo do projeto. 14. Equipe Descreve o grupo de pessoas ou profissionais envolvidos no projeto e qual ser o papel de cada um. 15. Sustentabilidade (continuidade do projeto) Pontua as estratgias e os desdobramentos que viabilizaro a continuidade do projeto e de seus resultados.

Referencias bibliogrficas

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTNCIA SOCIAL - SEDAS


GERNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAO

CORROCHANO, Maria Carla, WRASSE, Dlson. Elaborao participativa de projetos: um guia para jovens. So Paulo: Ao Educativa, 2002. 76 p. Disponvel em: www.acaoeducativa.org.br (consulta em Maro de 2008) SILVA, Marcos Jos Pereira. Onze passos do planejamento estratgico-participativo. So Paulo: CDHEP, 2001. Disponvel em www.cdhep.org.br (consulta em Maro de 2008) ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Guia para elaborao e gesto de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001 (Coleo Amencar). BAPTISTA, Myriam Veras PLANEJAMENTO SOCIAL VERAS EDITORA SO PAULO 2002. BARREIRA, Maria Ceclia AVALIAO PARTICIPATIVA VERAS EDITORA SO PAULO 2000. DEMO, Pedro PARTICIPAO CONQUISTA CORTEZ EDITORA SO PAULO 2005. GANDIN, Danilo PLANEJAMENTO COM PRTICA EDUCATIVA EDIES LOYOLA SO PAULO 1983. IOSCHPE, Evelyn (ORGANIZADORA) TERCEIRO SETOR DESENVOLVIMENTO SOCIAL SUSTENTVEL EDITORA PAZ E TERRA SO PAULO 1997.

JANUZZI, Paulo INDICADORES SOCIAIS NO BRASIL ALNEA EDITORA SO PAULO 2001. MARQUES, Eduardo Csar ESTADO E REDES SOCIAIS EDITORA REVAN RIO DE JANEIRO 2000. N. 78 JULHO DE 2004 GESTO PBLICA.

BROMLEY, Ray O processo de planejamento: lies do passado e um modelo para o futuro. In: BROMLEY, R. & BUSTELO, E.S. Poltica X Tcnica no Planejamento. So Paulo: Brasiliense/UNICEF,

1982,p.123-131. BUSTELO, E.S. Planejamento e Poltica Social. In: BROMLEY, R. & BUSTELO, E.S. Poltica X Tcnica no Planejamento. So Paulo: Brasiliense/UNICEF, 1982,p.132-152. CAMPINAS (Prefeitura Municipal). Observatrio de Qualidade de Vida. 1996. CARDOSO, Regina L.S. Elaborao de indicadores de desempenho institucional e organizacional no setor pblico. So Paulo, CEPAM, 1999. Poltica Nacional de Assistncia Social - PNAS 2004; NOB/SUAS 2010; Tipificao Nacional dos Servios Socioassistenciais MDS 2009.

Av. Cruz Cabug, 665 Santo Amaro Recife/PE CEP 50.040.00 FONE: 3183 3045 / 3043

Вам также может понравиться