Вы находитесь на странице: 1из 3

Figuras de som a) aliterao: consiste na repetio ordenada de mesmos sons consonantais. Esperando, parada, pregada na pedra do porto.

b) assonncia: consiste na repetio ordenada de sons voclicos idnticos. Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrtico do litoral. c) paronomsia: consiste na aproximao de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. Eu que passo, penso e peo. Figuras de construo a) elipse: consiste na omisso de um termo facilmente identificvel pelo contexto. Na sala, apenas quatro ou cinco convidados. (omisso de havia) b) zeugma: consiste na elipse de um termo que j apareceu antes. Ele prefere cinema; eu, teatro. (omisso de prefiro) c) polissndeto: consiste na repetio de conectivos ligando termos da orao ou elementos do perodo. E sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e os ventos e sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vmito (...) d) inverso: consiste na mudana da ordem natural dos termos na frase. De tudo ficou um pouco. Do meu medo. Do teu asco. e) silepse: consiste na concordncia no com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que est implcito. A silepse pode ser: De gnero Vossa Excelncia est preocupado. De nmero Os Lusadas glorificou nossa literatura. De pessoa O que me parece inexplicvel que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca.

f) anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construo sinttica e depois se opta por outra. A vida, no sei realmente se ela vale alguma coisa. g) pleonasmo: consiste numa redundncia cuja finalidade reforar a mensagem. E rir meu riso e derramar meu pranto. h) anfora: consiste na repetio de uma mesma palavra no incio de versos ou frases. Amor um fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer Figuras de pensamento a) anttese: consiste na aproximao de termos contrrios, de palavras que se opem pelo sentido. Os jardins tm vida e morte. b) ironia: a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crtico ou humorstico. A excelente Dona Incia era mestra na arte de judiar de crianas. c) eufemismo: consiste em substituir uma expresso por outra menos brusca; em sntese, procura-se suavizar alguma afirmao desagradvel. Ele enriqueceu por meios ilcitos. (em vez de ele roubou) d) hiprbole: trata-se de exagerar uma idia com finalidade enftica. Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede) e) prosopopia ou personificao: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que so prprios de seres animados. O jardim olhava as crianas sem dizer nada. f) gradao ou clmax: a apresentao de idias em progresso ascendente (clmax) ou descendente (anticlmax) Um corao chagado de desejos Latejando, batendo, restrugindo. g) apstrofe: consiste na interpelao enftica a algum (ou alguma coisa personificada). Senhor Deus dos desgraados! Dizei-me vs, Senhor Deus!

Figuras de palavras a) metfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relao de similaridade entre o sentido prprio e o sentido figurado. A metfora implica, pois, uma comparao em que o conectivo comparativo fica subentendido. Meu pensamento um rio subterrneo. b) metonmia: como a metfora, consiste numa transposio de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposio de significados no mais feita com base em traos de semelhana, como na metfora. A metonmia explora sempre alguma relao lgica entre os termos. Observe: No tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) c) catacrese: ocorre quando, por falta de um termo especfico para designar um conceito, torna-se outro por emprstimo. Entretanto, devido ao uso contnuo, no mais se percebe que ele est sendo empregado em sentido figurado. O p da mesa estava quebrado. d) antonomsia ou perfrase: consiste em substituir um nome por uma expresso que o identifique com facilidade: ...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles) e) sinestesia: trata-se de mesclar, numa expresso, sensaes percebidas por diferentes rgos do sentido. A luz crua da madrugada invadia meu quarto.

Вам также может понравиться