Вы находитесь на странице: 1из 16

Cdigo Civil. Artigos 1511 a 1638; 1694 a 1727 e 1728 a 1783.

Livro IV Do direito de famlia Ttulo I Do direito pessoal Subttulo I Do casamento Captulo I Disposies gerais Art. 1.511 casamento estabelece comunho plena de vida igualdade de direitos e deveres. Art. 1.512 casamento civil e gratuita a sua celebrao. nico: habilitao para o casamento, registro, primeira certido isentos pessoas cuja pobreza foi declarada. Art. 1.513 proibido a qualquer pessoa interferir na vida do casal. Art. 1.514 casamento se estabelece quando homem e mulher se manifestam perante juiz e ele os declara casados. Art. 1.515 casamento religioso que atende as exigncias da lei para validade do casamento civil, se equipara a ele. Art. 1.516 registro do casamento religioso submete-se aos mesmos requisitos para o casamento civil. 1 - registro civil do casamento religioso promovido dentro de 90 dias de sua realizao celebrante ou qualquer interessado comunica ao ofcio competente /. 2 - casamento religioso sem as formalidades desse cdigo ter efeitos civis se o casal requerer seu registro no registro civil previa habilitao perante a autoridade competente e em 90 dias. 3 - ser nulo o registro civil do casamento religioso se qualquer dos consorciados tiver outro casamento civil. Captulo II Da capacidade para o casamento Art. 1.517 homem e mulher de dezesseis anos com autorizao dos responsveis.

nico divergncia entre pais recorrer ao juiz para a soluo. Art. 1.518 at a celebrao a autorizao pode ser revogada. Art. 1.519 se a negao do consentimento for injusta pode ser suprida pelo juiz Art. 1.520 menores de 16 anos podem casar-se para evitar imposio ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez. Captulo III Dos impedimentos Art. 1.521 no podem casar: I ascendente com os descendentes (natural ou civil); II parentes em linha reta; III adotante e cnjuge do adotado / adotado e cnjuge do adotante; IV irmos e demais colaterais (no direta e provm da descendncia dos irmos) at o 3 grau; V o adotado com filho do adotante; VI pessoas casadas; VII cnjuge sobrevivente e quem matou ou tentou matar o outro cnjuge. Art. 1.522 at a celebrao o casamento pode ser impedido por qualquer pessoa capaz. nico juiz ou oficial de registro deve falar se souber de algum impedimento. Captulo IV Das causas suspensivas Art. 1.523 no devem casar: I - vivo que tiver filho do cnjuge falecido enquanto no fizer o inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II viva ou mulher cujo casamento foi anulado at dez meses depois do ocorrido; III divorciado antes da homologao da diviso de bens;

IV tutor e curador (e seus parentes) com pessoa tutelada s depois que cessar a tutela e saudar as contas. nico nubentes podem solicitar ao juiz a suspenso prevista nos incisos I, II, III e IV (inexistncia de prejuzo para herdeiro, ex-cnjuge e a pessoa tutelada); inciso II nubente dever provar nascimento de filho ou inexistncia de gravidez no prazo. Art. 1.524 causas suspensivas da celebrao do casamento inqueridas pelos parentes em linha reta e colaterais (consanguneos ou no) de um dos nubentes. Captulo V Do processo de habilitao para o casamento Art. 1.525 - requerimento de habilitao ser firmado por ambos os nubentes de prprio punho ou por procurador ser instrudo com os seguintes documentos: I certido de nascimento ou equivalente; II autorizao por escrito das pessoas sob cuja dependncia legal estiverem; III duas testemunhas maiores que afirme conhec-los e que no existe impedimento; IV declarao do estado civil, domiclio e residncia atual dos contraentes e seus pais; V certido de bito do cnjuge falecido, sentena declaratria de nulidade ou registro de divrcio; Art. 1.526 habilitao ser feita pessoalmente perante o oficial do registro civil, com a audincia do MP. Art. 1.527 documentao ok, o oficial extrair edital que ficar, durante 15 dias, afixado nas circunscries do registro civil de ambos os nubentes e ser publicada na imprensa local. nico em caso de urgncia, a autoridade competente poder dispensar a publicao.

Art. 1.528 dever do oficial esclarecer sobre os fatos que podem invalidar o casamento e sobre os regimes de bens. Art. 1.529 impedimento e causas suspensivas sero colocados em declarao escrita e assinada juntamente com as provas ou como as conseguir. Art. 1.530 oficial de registro dar aos nubentes ou representantes nota da oposio, com os fundamentos, as provas e o nome de quem a ofereceu. nico os nubentes poder requerer um prazo para fazer prova contrria aos fatos alegados aes civis e criminais contra o oponente de mf. Art. 1.531 - Cumpridas as formalidades dos arts. 1.526 e 1.527, o oficial do registro extrair o certificado de habilitao. Art. 1.532 eficcia da habilitao de 90 dias. Captulo VI Da celebrao do casamento Art. 1.533 ser no dia, hora e local previamente designado pela autoridade que ir presidir o ato. Art. 1.534 sede do cartrio ou noutro edifcio pblico ou particular 2 testemunhas porta abertas e publicidade. 1 - edifcio particular portas abertas durante o ato. 2 - um dos contraentes no souber ou puder escrever 4 testemunhas. Art. 1.535 contraentes ou representantes, testemunhas e o oficial do registro o presidente do ato dever ouvir dos nubentes que eles pretendem se casar por livre e espontnea vontade declarao de casados. Art. 1.536 o assento do casamento ser lavrado no livro de registro e assinado pelo presidente do ato, cnjuges, testemunhas e oficial do registro, sero gravados: I - os prenomes, sobrenomes, datas de nascimento, profisso, domiclio e residncia atual

dos cnjuges; II - os prenomes, sobrenomes, datas de nascimento ou de morte, domiclio e residncia atual dos pais; III - o prenome e sobrenome do cnjuge precedente e a data da dissoluo do casamento anterior; IV - a data da publicao dos proclamas e da celebrao do casamento; V - a relao dos documentos apresentados ao oficial do registro; VI - o prenome, sobrenome, profisso, domiclio e residncia atual das testemunhas; VII - o regime do casamento, com a data e do cartrio em cujas notas foi lavrada a escritura antenupcial, quando o regime no for o da comunho parcial, ou o obrigatoriamente estabelecido. Art. 1.537 transcrio integral da autorizao para casar dever ser feita na escritura antenupcial. Art. 1.538 suspenso imediata da celebrao se um dos contraentes: I recusar a solene afirmao de sua vontade; II- declarar que no livre e espontnea; III manifestar-se arrependido. nico no ser admitida retratao dos motivos acima no mesmo dia. Art. 1.539 molstia grave de um dos nubentes celebrao onde se encontrar o impedido (ainda que a noite), perante duas testemunhas que saiba ler e escrever. 1 - caso de falta ou impedimento da autoridade competente substitutos legais / falta do oficial do Registro Civil por outro para essa finalidade, nomeado pelo presidente do ato.

2 - termo avulso lavrado pelo oficial ad hoc, registrado em 5 dias no registro e com duas testemunhas arquivar. Art. 1.540 eminente risco de morte de um dos contraentes e sem autoridade para presidir o ato ser celebrado com seis testemunhas sem parentesco (linha reta ou colateral) com um dos nubentes at 2 grau. Art. 1.541 aps o casamento, testemunhas devem comparecer em at dez dias, a autoridade mais prxima e pedir que lhes tome por termo a declarao de: I foram convocados pelo enfermo; II o enfermo estava em perigo de vida, mas com juzo; III em sua presena os contraentes declararam por livre e espontnea vontade receber-se por marido e mulher. 1 - juiz proceder diligncias para verificar se os contraentes podiam ter-se habilitado 15 dias. 2 - verificada a idoneidade dos cnjuges para o casamento, assim decidir a autoridade competente, com recurso voluntrio pelas partes. 3 - deciso no recorrida ou se passar em julgado, mesmo com recursos interpostos, o juiz mandar registr-la no livro do Registro dos casamentos. 4 - efeitos do casamento ser desde a data da celebrao. 5 - enfermo convalesce e ratificar o casamento na presena de autoridade competente e oficial de registro - dispensadas formalidades desse e do artigo anterior. Art. 1.542. O casamento pode celebrar-se mediante procurao. 1 - revogao do mandato no precisa do conhecimento do mandatrio, celebrado casamento sem a cincia do mandatrio ou do outro contraente, o mandate responder por perdas e danos.

2 - o nubente que no estiver em risco de vida poder se fazer representar no casamento nuncupativo. 3 - eficcia do mandato ser de no mximo 90 dias. 4 - s instrumento pblico poder revogar o mandato. Captulo VII Das provas do casamento Art. 1.543 prova do casamento: certido de registro civil. nico na sua falta qualquer outra espcie de prova. Art. 1.544 casamento de brasileiro celebrado no estrangeiro registrado em 180 dias, a contar da volta de um dos cnjuges ao Brasil, em cartrio do respectivo domiclio ou no 1 ofcio da capital do estado que forem residir. Art. 1.545 o casamento de pessoas que, na posse do estado de casadas, no possam manifestar vontade, ou tenham falecido, no se pode contestar em prejuzo da prole comum, salvo mediante certido do Registro Civil que prove que j era casada alguma delas, quando contraiu o casamento impugnado. Art. 1.546 - prova da celebrao legal do casamento resultar de processo judicial - efeitos civis desde a data do casamento para os cnjuges e filhos. Art. 1.547. dvida entre as provas favorveis e contrrias, julgar-se- pelo casamento se os cnjuges tiverem vivido juntos. CAPTULO VIII - Da Invalidade do casamento Art. 1.548 - nulo o casamento contrado: I - pelo enfermo mental sem discernimento para os atos da vida civil; II - por infringncia de impedimento. Art. 1.549 - Decretao de nulidade - ao direta, por qualquer interessado, ou pelo MP. Art. 1.550 - anulvel o casamento:

I - no completou a idade mnima para casar; II - menor em idade nbil no autorizado por seus responsveis; III - por vcio da vontade (erro essencial quanto pessoa do outro); IV - do incapaz de consentir ou manifestar consentimento; V - realizado pelo mandatrio, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogao do mandato, e sem coabitao entre os cnjuges; VI - incompetncia da autoridade celebrante. nico Revogao= invalidade do mandato judicialmente decretada. Art. 1.551 - No se anular por idade, o casamento de que resultou gravidez. Art. 1.552 - Anulao do casamento dos menores de dezesseis anos ser requerida: I - cnjuge menor; II - representantes legais; III seus ascendentes. Art. 1.553 - O menor que casou antes dos 16 anos poder confirmar seu casamento, aps completar essa idade com a autorizao de seus representantes legais, se necessria, ou com suprimento judicial. Art. 1.554 casamento celebrado por quem no possui competncia exigida e exerce publicamente as funes de juiz de casamento e foi registrado no Registro Civil casamento mantido. Art. 1.555 - O casamento de menor de 16 anos sem autorizao dos responsveis, s poder ser anulado se a ao for proposta em cento e oitenta dias, por iniciativa do incapaz, ao deixar de s-lo, de seus representantes legais ou de seus herdeiros necessrios. 1 - Tal prazo ser contado do dia em que cessou a incapacidade (pelo incapaz); a partir do

casamento (representantes legais); e da morte do incapaz (herdeiros necessrios). 2 - No se anular o casamento responsveis tiverem manifestado a vontade ou tiverem presente na cerimnia. Art. 1.556 - o casamento pode ser anulado por vcio da vontade - erro essencial quanto pessoa do outro (tal erro torne a vida conjugal insuportvel). Art. 1.557 - considera-se erro essencial: I - o que diz respeito sua identidade, sua honra e boa fama; II - a ignorncia de crime cometido; III - a ignorncia de defeito fsico irremedivel, ou doena grave e transmissvel (contgio ou geneticamente) risco sade do outro cnjuge ou filhos; IV - a ignorncia de doena mental grave; Art. 1.558 - anulvel o casamento em virtude de coao. Art. 1.559 quem foi coagido que pode pedir a anulao - a coabitao, havendo cincia do vcio, valida o ato, ressalvadas as hipteses dos incisos III e IV do art. 1.557. Art. 1.560 prazo para pedir anulao: I - cento e oitenta dias, no caso do inciso IV do art. 1.550; II - dois anos, se incompetente a autoridade celebrante; III - trs anos, nos casos dos incisos I a IV do art. 1.557; IV - quatro anos, se houver coao. 1 - casamento de menor de 16 anos 180 dias depois da celebrao (responsveis) ou de ter feito 16 anos (menor) no pode ser anulado; 2 - inciso V do art. 1.550 at 180 dias depois que o mandante ficou sabendo que casou pode anular.

Art. 1.561 se o casamento foi de boa-f de ambas as partes, ele produz todos os efeitos at a sentena anulatria para os cnjuges e filhos. 1 - um dos cnjuges de boa-f- somente ele aproveitar os efeitos civis. 2 - ambos os cnjuges de m-f somente os filhos aproveitaro os efeitos civis. Art. 1.562 separao de corpos poder ser pedida antes a ao (nulidade, divrcio, dissoluo de unio estvel). Art. 1.563 sentena de anulao retroagir data de sua celebrao sem prejuzo para terceiros de boa-f. Art. 1.564 anulao por culpa de um dos cnjuges: I perda das vantagens conseguidas do cnjuge inocente; II obrigao de cumprir as promessas feitas a esse no contrato antenupcial. CAPTULO IX Da eficcia do casamento Art.. 1.565 pelo casamento homem e mulher assumem a condio de companheiros e responsveis pelos encargos da famlia. 1 - acrscimo de sobrenome do outro, se quiser para ambos 2 - planejamento familiar deciso do casal cabe ao Estado propiciar recursos educacionais e financeiros para isso / vedada coero. Art. 1.566 deveres dos cnjuges: I fidelidade; II vida em comum, no domiclio conjugal; III mtua assistncia; IV sustento, guarda e educao dos filhos; V respeito e considerao mtuos. Art. 1.567 direo da sociedade conjugal: marido e mulher no interesse do casal e dos filhos.

nico divergncia: recorrer ao juiz Art. 1.568 sustento da famlia e educao dos filhos: ambos so obrigados a concorrer na proporo dos bens e rendimentos. Art. 1.569 domiclio ser escolhido por ambos ausncias so toleradas para defesa de interesses particulares relevantes, encargos pblicos e exerccio da profisso. Art. 1.570 direo famlia (administrao de bens) ser exercido por somente um dos cnjuges: priso de mais de 180 dias, interdio judicial, provao de conscincia, enfermidade, acidente. CAPTULO X Da dissoluo da sociedade e do vnculo conjugal Art. 1.571 a sociedade conjugal termina: I morte; II anulao do casamento ou sua nulidade; III separao judicial; IV divrcio. 1 - divorcio e morte aplica-se a presuno desse cdigo quanto ao ausente. 2 - divrcio direto ou por converso: poder manter o nome de casado, salvo se no 2 caso a sentena dispor em contrrio. Art. 1.572 ao de separao pode ser proposta por qualquer dos cnjuges, imputando ao outro qualquer ato que viole os deveres do casamento e trone a vida em comum insuportvel. 1 - ruptura da vida em comum h mais de um ano e impossibilidade de sua reconstituio. 2 - doena mental grave manifestada aps o casamento torne a vida em comum impossvel e depois de dois anos a doena tenha sido reconhecida como incurvel. 3 - no caso do 2 fica com o cnjuge enfermo os remanescentes dos bens que levou para o casamento e aqueles que adquiriu durante o casamento, caso o regime de bens adotados permita.

Art. 1.573 impossibilidade de comunho de vida: I adultrio; II tentativa de morte; III injria grave; IV um ano continuo de abandono voluntrio do lar; V condenao por crime infame; VI conduta desonrosa. nico: juiz poder considerar outros fatos. Art. 1.574 separao judicial se d por mtuo consentimento perante o juiz, para casamento de mais de um ano. nico juiz pode no dar se a conveno no preservar o direito dos filhos ou de um dos cnjuges. Art. 1.575 separao judicial importa separao de corpos e partilha de bens. nico partilha de bens pode ser feita mediante proposta dos cnjuges ou decidida pelo juiz. Art. 1.576 separao judicial pe fim aos deveres de coabitao, fidelidade e regime de bens. nico procedimento de separao cabe ao cnjuge, em caso de incapacidade cabe ao curador, pais ou irmo. Art. 1.577 cnjuges pode restabelecer a sociedade conjugal. Art. 1.578 cnjuge culpado perde o direito de usar o sobrenome do outro, desde que requerido por esse e se alterao no acarretar: I prejuzo para sua identificao; II distino entre seu nome de famlia e dos filhos da unio dissolvida; III dano grave reconhecido na deciso judicial.

1 - cnjuge inocente poder renunciar ao sobrenome do outro. 2 - demais casos conservao do nome de casado. Art. 1.579 divorcio no modifica deveres e direitos dos pais em relao aos filhos nico novo casamento de um dos pais no poder impor restries aos direitos e deveres dos filhos. Art. 1.580 um ano aps separao judicial ou medida cautelar de separao de corpos, qualquer dos cnjuges pode requerer a converso em divrcio. 1 - o divrcio ser decretado por sentena, sem constar a sua causa. 2 - divrcio poder ser requerido aps dois de separao de fato. Art. 1.581 divrcio poder ser concedido sem prvia partilha de bens. Art. 1.582 pedido de divrcio competir somente aos cnjuges. nico cnjuge incapaz curador, ascendente ou irmo. CAPTULO XI Da proteo da pessoa dos filhos Art. 1.583 guarda unilateral ou compartilhada. 1 - guarda unilateral: somente um dos genitores ou algum que os substitua. Compartilhada: responsabilizao conjunta de ambos os pais. 2 - guarda unilateral atribuda ao genitor que oferecer melhores condies de exerc-la e mais aptido para propiciar aos filhos os seguintes fatores: I afeto nas relaes com o genitor e o grupo familiar; II sade e segurana; III educao.

3 - genitor que no detenha a guarda deve supervisionar os interesses dos filhos. Art. 1.584 a guarda poder ser: I requerida, por consenso, pelos genitores juntos ou separados; II decretada pelo juiz. 1 - na audincia de conciliao ser explicado aos pais o que guarda compartilhada. 2 - quando no houver acordo entre os pais, ser aplicada a guarda compartilhada sempre que possvel. 3 - orientao tcnico profissional ou de equipe multidisciplinar juiz se basear para estabelecer atribuies de pai e me e os perodos de convivncia. 4 - alterao no autorizada de clusulas de guarda poder reduzir as prerrogativas atribudas ao seu detentor. 5 - pai e me no podem permanecer com a guarda do filho juiz dar a guarda pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida (preferncia por parentes/relaes de afinidade). Art. 1.585 medida cautelar de separao de corpos aplica-se as disposies do artigo anterior. Art. 1.586 em caso de motivos graves o juiz poder regular de maneira diferente a situao deles com os pais. Art. 1.587 invalidade do casamento: verificar art. 1.584 e 1.586. Art. 1.588 novo casamento continua com os filhos e s perder sua guarda se eles no forem tratados convenientemente. Art. 1.589 pai ou me sem a guarda: visita e passeio sero acordados com o outro genitor ou fixados pelo juiz fiscalizar sua manuteno e educao. Art. 1.590 disposies sobre guarda e prestao de alimento estendem-se aos maiores incapazes.

SUBTTULO II PARENTESCO

DAS

RELAES

DE

CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 1.591 parentes em linha reta ascendentes e descendentes. Art. 1.592 parentes em linha colateral ou transversal, at o 4 grau descendente de um s tronco, sem descenderem uma da outra. Art. 1.593 parentesco natural (consanguneo) ou civil (outra origem). Art. 1.594 graus de parentesco conta-se por nmero de geraes. Art. 1.595 cnjuge ou companheiro alinhado aos parentes do outro pelo vnculo de afinidade. 1 - parentesco por afinidade limita-se ao descendente, ascendente e irmo do cnjuge. 2 - linha reta afinidade no se extingue com a dissoluo da unio. CAPTULO II DA FILIAO Art. 1.596 filhos, havidos do casamento ou no, ou por adoo tero mesmos direitos e qualificaes. Art. 1.597 presumem-se concebidos constncia do casamento os filhos: na

falecimento do marido do falecido, se nascido aps esse perodo e decorrido o prazo do inciso I do art. 1597), salvo prova contrria. Art. 1.599 impotncia do cnjuge em gerar, poca da concepo, afasta a presuno de paternidade. Art. 1.600 somente o adultrio da mulher no afasta a presuno de paternidade. Art. 1.601 cabe ao marido contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher. Art. 1.602 no basta confisso materna para excluir a paternidade. Art. 1.603 filiao provada pela certido de nascimento. Art. 1.604 ningum pode ir contra o registro, somente se provar que houve erro ou falsidade. Art. 1.605 falta do termo de nascimento poder provar filiao por qualquer modo admissvel em direito: I comeo de prova escrita proveniente dos pais; II veementes presunes resultantes de fatos j certos. Art. 1.606 ao de prova de filiao compete ao filho, passando aos filhos se ele morrer menor ou incapaz. nico ao iniciada pelo filho pode ser continuada pelos herdeiros. CAPTULO III DO RECONHECIMENTO DOS FILHOS Art. 1.607 filho havido fora do casamento pode ser reconhecido pelos pais, conjunta ou separadamente. Art. 1.608 contestar maternidade que consta no termo de nascimento: me provar a falsidade do termo ou das declaraes nele contidas. Art. 1.609 reconhecimento dos filhos fora do casamento irrevogvel e ser feita: I no registro de nascimento;

I nascidos 180 dias depois de estabelecida a convivncia conjugal; II nascidos nos 300 dias subsequentes a dissoluo conjugal; III fecundao artificial homloga (mesmo falecido o marido); IV embries excedentrios nascidos a qualquer tempo por fertilizao; V inseminao heterloga autorizao do marido prvia. Art. 1.598 antes do prazo previsto no inciso II do art. 1.523, mulher que contraiu novas npcias e tiver filho (se nascido dentro de 300 dias do

II escritura pblica ou escrito particular, a ser arquivado no cartrio; III por testamento; IV manifestao direta e expressa perante juiz. nico reconhecimento pode preceder o nascimento do filho, ou ser posterior ao seu falecimento, se houver descendentes. Art. 1.610 reconhecimento no pode ser revogado. Art. 1.611 filho fora do casamento no poder residir no lar conjugal sem o consentimento do outro cnjuge. Art. 1.612 filho reconhecido menor ficar sob a guarda do genitor que o reconheceu, se ambos reconheceram e no houver acordo, ficar com quem melhor atender os interesses do menor. Art. 1.613 ineficazes a condio e o termo apostos ao ato de reconhecimento do filho. Art. 1.614 filho maior no pode ser reconhecido sem seu consentimento e menor pode impugnar o reconhecimento 4 anos depois da maioridade ou emancipao. Art. 1.615 qualquer pessoa pode contestar a ao de investigao de paternidade ou maternidade. Art. 1.616 sentena de procedncia da ao de investigao ter os mesmos efeitos do reconhecimento poder ordenar a criao do filho fora da companhia dos pais ou daquele que lhe contestou essa qualidade. Art. 1.617 filiao materna e paterna pode resultar de casamento considerado nulo. CAPTULO IV DA ADOO Art. 1.618 adoo ser deferida na forma prevista pelo ECA. Art. 1.619 adoo de maiores de 18 anos depender de assistncia efetiva do poder pblico e de sentena constitutiva, aplicando as regras gerais do ECA. Art. 1.620 Art. 1.629 revogados

CAPTULO V DO PODER FAMILIA SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 1.630 filhos menores - sujeitos ao poder familiar Art. 1.631 - Durante o casamento e a unio estvel: poder familiar aos pais / Falta ou impedimento de um deles: o outro exercer com exclusividade. nico divergncia entre os pais: qualquer um deles pode recorrer ao juiz. Art. 1.632 separao entre os pais: no altera as relaes com os filhos, exceto os pais terem os filhos em sua companhia. Art. 1.633 filho no reconhecido pelo pai fica sob o poder familiar da me, em caso de sua falta, dar-se- tutor ao menor. SEO II - DO EXERCCIO DO PODER FAMILIAR Art. 1.634 - Compete aos pais: I - criao e educao dos filhos; II - t-los em sua companhia e guarda; III dar ou no consentimento para casarem; IV nomeao de tutor, se o outro pai no estiver vivo ou no puder exercer o poder familiar; V - represent-los, at aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, aps essa idade; VI - reclam-los de quem ilegalmente os detenha; VII - exigir dos filhos obedincia, respeito e os servios prprios de sua idade e condio. SEO III - DA SUSPENSO E EXTINO DO PODER FAMILIAR Art. 1.635 - extingue-se o poder familiar: I - morte dos pais ou do filho; II - pela emancipao (art. 5); III - pela maioridade;

IV - pela adoo; V - por deciso judicial, na forma do artigo 1.638. Art. 1.636 - O pai ou a me que contrai novas npcias no perde quanto aos filhos o poder famlia. nico - Igual preceito ao estabelecido neste artigo aplica-se ao pai ou me solteiros que se casarem. Art. 1.637 - se o pai, ou a me, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz tomar atitude pela segurana do menor e seus haveres, at suspendendo o poder familiar, quando convenha. nico - pai ou me condenados, por sentena irrecorrvel a pena que exceda a dois anos de priso suspenso do poder familiar. Art. 1.638 - Perder por ato judicial o poder familiar o pai ou a me que: I - castigar imoderadamente o filho; II abandonar o filho; III - praticar atos contrrios moral e aos bons costumes; IV - incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente. SUBTTULO III - DOS ALIMENTOS Art. 1.694 parentes, cnjuges ou companheiros podem pedir penso uns aos outros viver de modo compatvel com sua condio social necessidades de educao. 1 - alimentos: proporo da necessidade do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. 2 - em caso de culpa de quem pleiteia alimentos sero apenas os indispensveis subsistncia. Art. 1.695 so devidos alimentos quando: quem pleiteia no possui bens suficientes, nem pode prover pelo seu trabalho seu sustento e, de quem

se reclamam possa fornec-los, sem desfalque do necessrio ao seu sustento. Art. 1.696 prestao de alimentos direito de pais e filhos e extensivo a todos os ascendentes. Art. 1.697 na falta de ascendentes obrigao cabe aos descendentes, guardada a ordem de sucesso, e faltando esses, aos irmos. Art. 1.698 parente que deve alimentos no conseguir suportar totalmente o encargo sero chamados para ajudar os de grau imediato. Se forem vrias pessoas obrigadas, cada uma ser chamada a contribuir de acordo com a proporo dos seus recursos. Art. 1.699 - exonerao, reduo ou majorao do encargo mudana na situao financeira de quem os supre ou de quem recebe. Art. 1.700 obrigao com alimentos passa aos herdeiros do devedor na forma do art. 1.694. Art. 1.701 pessoa obrigada a suprir alimento poder pensionar ou dar sustento ao alimentando, sem prejuzo do dever de prestar o necessrio sua educao, se menor. nico compete ao juiz fixar a forma de cumprimento da prestao. Art. 1.702 separao judicial litigiosa, sendo um dos cnjuges inocentes e desprovido de recursos o outro dever pagar penso fixada pelo juiz, obedecido ao art. 1.694. Art. 1.703 manuteno dos filhos de cnjuges separados judicialmente contribuio na proporo dos seus bens. Art. 1.704 cnjuges separados judicialmente e um dele precisa de alimentos, o outro dever pagar uma penso estabelecida pelo juiz. nico cnjuge declarado culpado precisar de alimentos e sem parentes para prestar e sem aptido fsica para o trabalho - o outro ser obrigado a assegur-lo. Art. 1.705 filho havido fora do casamento pode acionar o genitor juiz pode determinar que o processo seja em segredo de justia.

Art. 1.706 alimentos provisionais sero afixados pelo juiz. Art. 1.707 credor no exercer, porm lhe vedado renunciar o direito de alimento tal crdito insuscetvel de cesso, compensao ou penhora. Art. 1.708 casamento do credor cessa o dever de prestar alimentos. nico procedimento indigno com relao ao devedor por parte do credor: cessa o direito a alimentos. Art. 1.709 novo casamento do cnjuge devedor no extingue a obrigao que conste na sentena do divrcio. Art. 1.710 prestaes alimentcias sero atualizadas segundo ndice oficial. SUBTTULO IV - DO BEM DE FAMLIA Art. 1.711 mediante testamento ou escritura pblica, cnjuges podem destinar parte de seu patrimnio para instituir bem de famlia no ultrapassar 1/3 o patrimnio lquido / impenhorabilidade do imvel residencial. nico terceiro poder instituir bem de famlia por testamento ou doao aceitao de ambos os cnjuges beneficiados ou entidade familiar. Art. 1.712 bem de famlia: prdio residencial urbano ou rural e seus pertences, destinado a domiclio familiar, poder abranger valores mobilirios, cuja renda ser aplicada na conservao do imvel ou sustento da famlia. Art. 1.713 valores mobilirios no podero exceder o valor do prdio institudo em bem de famlia, poca de sua instituio. 1 - valores imobilirios serem individualizados no instrumento de instituio do bem de famlia. 2 - ttulos nominativos sua instituio como bem de famlia deve constar nos livros de registro. 3 - o instituidor pode determinar que a administrao dos valores mobilirios, pagamento de rendas, seja confiada a instituio financeira.

Art. 1.714 bem de famlia constitui-se pelo registro de seu ttulo no Livro de Imveis. Art. 1.715 bem de famlia isento de execuo por dvidas posteriores sua instituio exceto: tributos relativos ao prdio e dvida de condomnio. nico execuo pelas dividas referidas nesse artigo: saldo existente ser aplicado em outro prdio, em ttulos da dvida pblica para sustento da famlia, ou a critrio do juiz (exceo). Art. 1.716 a iseno que trata o artigo anterior enquanto viver um dos cnjuges, e em sua falta at os filhos completarem a maioridade. Art. 1.717 bem familiar no pode ter destino diverso do previsto no art. 1.712 ou serem alienados sem o consentimento dos interessados. Art. 1.718 qualquer forma de liquidao da entidade administradora ( 3, art. 1.713) no atingir os valores a ela confiados juiz ordenar a transferncia da administrao para outra instituio. Art. 1.719 impossibilidade da manuteno do bem de famlia o juiz, a requerimento dos interessados, extingui-lo ou autorizar a subrogao dos bens que o constituem em outros. Art. 1.720 administrao do bem de famlia compete a ambos os cnjuges, resolvendo o juiz as divergncias. nico falecimento dos cnjuges: administrao passar ao filho mais velho, ou a seu tutor. Art. 1.721 dissoluo da sociedade conjugal no extingue o bem de famlia. Art. 1.722 extingue-se o bem de famlia com a morte de ambos os cnjuges e a maioridade dos filhos (no sujeitos a curatela). TTULO III - DA UNIO ESTVEL Art. 1.723 entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia.

1 - unio estvel no se constituir se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521 no se aplica a incidncia do inciso VI em caso de pessoa casada separada de fato ou judicialmente. 2 - causas suspensivas do art. 1.523 no impediro a caracterizao da unio estvel. Art. 1.724 dever obedecer: lealdade, respeito e assistncia, e de guarda, sustento e educao dos filhos. Art. 1.725 regime de comunho parcial de bens: salvo contrato escrito entre os companheiros. Art. 1.726 poder de converter em casamento pedido ao juiz e assento no registro civil. Art. 1.727 relaes eventuais entre homem e mulher impedidos de casar concubinato.

aos mais moos, o juiz escolher o mais apto a exercer a tutela. Art. 1.732 juiz nomear tutor idneo e residente no domiclio do menor: I na falta de tutor testamentrio oi legtimo; II quando estes forem excludos ou escusados da tutela; III tutor removido por no ser idneo. Art. 1.733 irmos rfos dar-se- um s tutor. 1 - nomeao de mais de um tutor, entende-se que a tutela ser exercida pelo primeiro e em sua falta lhe sucedero pela ordem de nomeao. 2 - menor herdeiro quem institui-o poder nomear-lhe curador especial para os bens deixados, ainda que o beneficirio se encontre sob o poder familiar. Art. 1.734 menores cujos pais forem desconhecidos, falecidos, suspensos ou destitudos do poder familiar tero tutores nomeados pelo juiz ou sero includos em programa de colocao familiar, na forma prevista pelo ECA. SEO II - DOS INCAPAZES DE EXERCER A TUTELA Art. 1.135 no podem ser tutores: I quem no te a livre administrao de seus bens; II aqueles que possuem obrigao para com o menor, ou tiverem que fazer valer direitos contra este ou seus pais, filhos, cnjuges tiverem demanda contra o menor; III inimigos do menor ou de seus pais, ou tiverem sido excludos da tutela pelos pais do menor; IV condenados por furto, roubo, estelionato, falsidade, contra a famlia ou os costumes; V pessoas de mau procedimento, ou falhas de probidade, e as culpadas de abuso em outra tutorias;

TTULO IV - DA TUTELA E DA CURATELA (1728 a 1783) CAPTULO I DA TUTELA SEO I DOS TUTORES Art. 1.728 filhos menores so postos em tutela: I falecimento dos pais, ou sendo estes julgados ausentes; II pais decarem do poder familiar. Art. 1.729 direito de nomear tutor compete aos pais em conjunto. nico nomeao deve contar de testamento ou qualquer outro documento autntico. Art. 1.730 nomeao de tutor pelo pai ou a me, que ao tempo de sua morte, no tinha o poder familiar nula. Art. 1.731 falta de tutor incumbe a tutela aos parentes consanguneos do menor, por essa ordem: I - ascendentes, do mais prximo ao mais remoto; II aos colaterais at 3 grau mais prximos aos mais remotos, e no mesmo grau, os mais velhos

VI exercerem funo pblica incompatvel com a boa tutela. SEO III - DA ESCUSA DOS TUTORES Art. 1.736 podem escusar-se da tutela: I mulheres casadas; II maiores de 60 anos; III tiverem autoridade sobre mais de 3 filhos; IV impossibilitados por enfermidade; V habitarem longe do local onde se exercer a tutela; VI aqueles que j exercem tutela; VII militares em servio. Art. 1.737 quem no for parente no ser obrigado a exercer a tutela, basta que haja parente idneo em condies de exerc-la. Art. 1.738 escusa da tutela deve ser feita 10 dias aps designao, ou 10 dias aps o motivo escusatrio aparecer. Art. 1.739 se o juiz no admitir a tutela, ela deve ser exercida enquanto recurso interposto no for decidido, e responder pelas perdas e danos que o menor sofrer. SEO IV - DO EXERCCIO DA TUTELA Art. 1.740 incumbncias do tutor com relao ao menor: I educao e alimentos; II reclamar ao juiz que providencie, caso haja mister correo; III adimplir os demais deveres que cabe aos pais ouvida a opinio do menor de mais de 12 anos. Art. 1.741 administrao dos bens do tutelado. Art. 1.742 juiz pode nomear protutor para fiscalizar os atos do tutor. Art. 1.743 o tutor com autorizao judicial pode delegar a outras pessoas o exerccio parcial da

tutela interesses administrativos que exijam conhecimentos tcnicos. Art. 1.744 responsabilidade do juiz: I direta e pessoal, se no houver nomeado tutor ainda; II subsidiria, quando no exigiu garantias legais do tutor. Art. 1.745 bens do menor sero entregue ao tutor mediante termo especificando os bens e seus valores. nico patrimnio do menor de valor considervel: juiz poder exigir do tutor prestao de cauo, pode dispensar se o tutor for de reconhecida idoneidade. Art. 1.746 menor possui bens juiz determinar uma quantia retirada para seu sustento. Art. 1.747 compete ao tutor: I representar o menor nos atos da vida civil at os 16 anos, e assisti-lo, aps essa idade; II receber quantias financeiras devidas ao menor; III fazer-lhe despesas de subsistncia e educao, bem como conservao de seus bens; IV alienar os bens do menor destinados venda; V - promover o arrendamento de bens de raiz, mediante preo conveniente. V Art. 1.748 compete ao tutor com autorizao do juiz: I pagar dvidas do menor; II aceitar heranas, legados e doaes ainda que com encargos; III transigir; IV vender bens mveis, cuja conservao no convier, e imveis, quando autorizado; V propor em juzo aes ou nelas assistir o menor, propor todas as diligncias a bem deste e defende-lo nos pleitos contra ele movidos.

nico na falta de autorizao, a eficcia do ato depende de aprovao ulterior do juiz. Art. 1.749 o tutor no pode, sob pena de nulidade: I adquirir para si bens do menor; II doar os bens do menor; III ser cessionrio de crdito ou de direito, contra o menor. Art. 1.750 imveis pertencentes ao menor s podem ser vendidos quando houver manifesta vantagem e com aprovao do juiz. Art. 1.751 antes de assumir a tutela o tutor deve declarar tudo que o menor lhe deva, sob pena de no lhe poder cobrar / salvo em caso de no conhecimento do dbito. Art. 1.752 - o tutor responsvel pelo prejuzo que causar ao tutelado direito a ser pago pelo que despender no exerccio da tutela salvo no caso do art. 1.734, e a perceber remunerao proporcional importncia dos bens administrados. 1- protutor: gratificao fiscalizao efetuada. mdica pela

3 - tutores respondem pela demora na aplicao dos valores acima referidos pagamento dos juros legais. Art. 1.754 dinheiro no banco no poder ser retirado, somento mediante ordem do juiz e: I - para as despesas com o sustento e educao do tutelado, ou a administrao de seus bens; II - para se comprarem bens imveis e ttulos, obrigaes ou letras, nas condies previstas no 1 do artigo antecedente; III em caso de doao ou herana aplicar conforme o disposto da pessoa que era o $; IV para entregar ao rfo quando maior ou emancipado e em caso de morte, aos seus herdeiros. SEO VI - DA PRESTAO DE CONTAS Art. 1.755 - os tutores so obrigados a prestar contas da sua administrao. Art. 1.756 prestao de contas ocorrer no fim de cada ano; Art. 1.757 - os tutores prestaro contas de dois em dois anos, quando deixarem o exerccio da tutela ou toda vez que o juiz achar conveniente. nico - as contas sero prestadas em juzo, tutor deve investir imediatamente o saldo. Art. 1.758 - emancipao ou maioridade a quitao do menor somente ter efeito de pois de aprovada pelo juiz. Art. 1.759 - morte, ausncia, ou interdio do tutor: contas sero prestadas por seus herdeiros ou representantes. Art. 1.760 - crdito do tutor - despesas justificadas e reconhecidamente proveitosas ao menor. Art. 1.761 - despesas com prestao de contas: pagas pelo tutelado. Art. 1.762 dividas da relao possuem incidncia de juros desde o momento da ao. SEO VII - DA CESSAO DA TUTELA

2 - pessoas que deveriam fiscalizar a atividade do tutor, e as que concorreram para o dano so solidrias na responsabilidade. SEO V - DOS BENS DO TUTELADO Art. 1.753 - tutores no podem conservar em seu poder dinheiro dos tutelados somente o necessrio para as despesas ordinrias com: sustento, educao e administrao de seus bens. 1 - em caso de necessidade, objetos de ouro e prata, pedras preciosas e mveis sero avaliados por pessoa idnea e, aps autorizao judicial, alienados lucro convertido em ttulos ou aquisio de imveis juiz decide. 2 - dinheiro proveniente de qualquer outra procedncia mesmo destino do pargrafo anterior.

Art. 1.763 - Cessa a tutela: I - maioridade ou a emancipao do menor; II - poder familiar: reconhecimento ou adoo. Art. 1.764 - Cessam as funes do tutor: I - ao expirar o termo, em que era obrigado a servir; II - ao sobrevir escusa legtima; III - ao ser removido. Art. 1.765 - O tutor obrigado a servir por espao de dois anos. nico tutor pode continuar se o quiser e o juiz julgar conveniente ao menor. Art. 1.766 Destituio do tutor: negligente, prevaricador ou incurso em incapacidade. CAPTULO II - DA CURATELA SEO I - DOS INTERDITOS Art. 1.767 - Esto sujeitos a curatela: I - enfermidade ou deficincia mental, que impea o discernimento para os atos da vida civil; II - no podem exprimir a sua vontade causas duradouras; III - os deficientes mentais, os brios habituais e os viciados em txicos; IV os excepcionais desenvolvimento mental; V - os prdigos. Art. 1.768 - A interdio deve ser promovida: I - pais ou tutores; II - cnjuge, ou por qualquer parente; III - pelo Ministrio Pblico. Art. 1.769 - O Ministrio Pblico s promover interdio: I - doena mental grave; sem completo

II pais, tutores, cnjuges e parentes no o fizerem; III pais, tutores, cnjuges e parentes que existirem forem incapazes. Art. 1.770 - Interdio for promovida pelo Ministrio Pblico: o juiz nomear defensor ao suposto incapaz; nos demais casos o Ministrio Pblico ser o defensor. Art. 1.771 - o juiz, assistido por especialistas, examinar pessoalmente o argido de incapacidade, antes da interdio. Art. 1.772 - Interdio das pessoas a que se referem os incisos III e IV do art. 1.767 (os deficientes mentais, os brios habituais e os viciados em txicos; os excepcionais sem completo desenvolvimento mental), o juiz assinar, segundo o estado ou o desenvolvimento mental do interdito, os limites da curatela (art. 1.782). Art. 1.773 interdio ocorre a partir da sentena pode haver recurso. Art. 1.774 - Aplicam-se curatela as disposies concernentes tutela, com as modificaes dos artigos seguintes. Art. 1.775. O cnjuge ou companheiro curador do outro. 1 - Na falta do cnjuge ou companheiro - pai ou a me; na falta destes, o descendente que se demonstrar mais apto. 2 - Descendentes: os mais prximos precedem aos mais remotos. 3 - Na falta das pessoas mencionadas: juiz escolhe. Art. 1.776 possibilidade de recuperao do interdito: curador promover-lhe- o tratamento em estabelecimento apropriado. Art. 1.777 - Os interditos referidos nos incisos I, III e IV (enfermidade ou doena mental, os deficientes mentais, os brios habituais e os viciados em txicos; os excepcionais sem completo desenvolvimento mental) do art. 1.767

sero recolhidos em estabelecimentos adequados no adaptao ao convvio domstico. Art. 1.778 - A autoridade do curador estende-se pessoa e aos bens dos filhos menores do curatelado. SEO II - DA CURATELA DO NASCITURO E DO ENFERMO OU PORTADOR DE DEFICINCIA FSICA Art. 1.779 pai falece e a grvida no possui poder familiar d-se curador ao nascituro. nico - se a mulher estiver interdita, seu curador ser o do nascituro. Art. 1.780 - requerimento do enfermo ou portador de deficincia fsica, ou e, em caso de impossibilidade, qualquer das pessoas a que se refere o art. 1.768 (pais, cnjuges, parentes e MP) curador para cuidar de seus bens. SEO III - DO EXERCCIO DA CURATELA Art. 1.781 - As regras a respeito do exerccio da tutela aplicam-se ao da curatela, com a restrio do art. 1.772 e as desta Seo. Art. 1.782 - A interdio do prdigo s o privar de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitao, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que no sejam de mera administrao. Art. 1.783 cnjuge curador em comunho universal de bens: no ser obrigado prestao de contas, salvo determinao judicial.

Вам также может понравиться