Вы находитесь на странице: 1из 11

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Tcnico


ETEC Professora Terezinha Monteiro dos Santos Cdigo: 140 Municpio: Taquarituba

Eixo Tecnolgico: Sade, Ambiente e Segurana Habilitao Profissional: Tcnico em Segurana do Trabalho Qualificao: Tcnico em Segurana do Trabalho Componente Curricular: Preveno e Combate a Sinistros C.H. Semanal: 5 Professor: Alexandre Garcia Stella Mdulo: III

I Atribuies e atividades profissionais relativas qualificao ou habilitao profissional, que justificam o desenvolvimento das competncias previstas nesse componente curricular. Analisar as atividades da organizao e os programas de segurana do trabalho em execuo. Identificar necessidade de sinalizao nos ambientes de trabalho e propor a adoo da mesma. Verificar e examinar as caractersticas mnimas dos equipamentos, inspecionando-os regularmente e cuidando dos requisitos de manuteno. Interpretar plantas, desenhos e croquis de uma organizao, tendo como foco os ambientes de trabalho. Elaborar pareceres tcnicos.

Centro Paula Souza 2012

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

II Competncias, Habilidades e Bases Tecnolgicas do Componente Curricular Componente Curricular: Preveno e Combate a Sinistros Mdulo: III

N Competncias 1 Elaborar simulaes e vivncias prticas de combate a incndio.

N Habilidades 1.1 Realizar e participar de treinamentos de combate a incndio. 1.2 Utilizar procedimentos para o controle de uma situao de emergncia rapidamente.

N 1

Bases Tecnolgicas Incndio: Processo qumico do fogo Formas e condies de incndio Causas e preveno de incndio N.R. 23 - Proteo Contra Incndios Brigadas de Combate a Incndio Decretos Estaduais sobre incndios Sistemas de combate a incndio: Extintores: tipos, modo de utilizao Sprinkles : Sistemas Hidrulicos Automticos Classificao de riscos e ocupaes

Estabelecer critrios para escolha dos equipamentos de combate a incndios.

2.1 Selecionar equipamentos de combate a incndios conforme processos de trabalho. 2.2 Utilizar equipamentos de combate a incndio.

Identificar riscos potenciais e causas 3.1 Verificar riscos potenciais e causas de originais de incndio e as formas incndio assim como formas adequadas adequadas de combate ao fogo. de combat-lo.

Centro Paula Souza 2012

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

Dimensionar a quantidade necessria de extintores de incndio. ACERTAR

3.2 Verificar a importncia da anlise dos processos de trabalho sob ponto de vista de riscos de incndios. ACERTAR 4.1 Acompanhar a instalao dos extintores de incndio nos locais selecionados. 4.2 Utilizar extintores de acordo com suas especificaes ACERTAR

Sistemas de combate a incndio: Extintores: tipos, modo de utilizao Sprinkles : Sistemas Hidrulicos Automticos

Identificar e monitorar a proteo ativa existente na empresa e analisar as caractersticas da proteo passiva.

5.1 Acompanhar a implantao de projeto de segurana contra incndio tendo um c onjunto de sistemas de proteo ativa e 5.2 de proteo passiva. Desenvolver aes de proteo ativa e passiva.

Plano de Emergncia: Plano Piloto de Inspeo, Pnico e Evacuao Instrues Tcnicas do Corpo de Bombeiros

Identificar os elementos de um plano de emergncia, dimensionando e especificando os recursos materiais e humanos necessrios para o plano de emergncia.

6.1 - Orientar sobre os procedimentos a 6 serem adotados nos casos de evacuao do prdio, visando, nas situaes de emergncia, ao abandono do local, com rapidez e segurana para todas as pessoas. 6.2 . Oferecer treinamento aos empregados

Plano de Emergncia: Plano Piloto de Inspeo, Pnico e Evacuao Instrues Tcnicas do Corpo de Bombeiros

Centro Paula Souza 2012

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

sobre o plano de emergncia. 6.3 . Propiciar aos empregados com necessidades especiais, a participao nas situaes planejadas de fuga em caso de emergncia, tanto facilitando a ajuda de terceiros sua pessoa, quanto assistindo os seus colegas em situaes que, por exemplo, haja baixa visibilidade ou privao de luz. 6.4 - Colocar em prtica o plano de emergncia. 6.5. Selecionar empregados para compor a brigada de incndio.

Centro Paula Souza 2012

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

III Procedimento Didtico e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Preveno e Combate a Sinistros Habilidade Bases Tecnolgicas

Mdulo: III Procedimentos Didticos Cronograma / Dia e Ms

1.1- Realizar e participar de 1. Incndio: Processo qumico do fogo treinamentos de combate a Formas e condies de incndio. incndio 1.2- Utilizar procedimentos Causas e preveno de para o controle de uma incndio situao de emergncia N.R. 23 - Proteo Contra rapidamente. Incndios Brigadas de Combate a Incndio NO NUMERADO Decretos Estaduais sobre incndios

Apresentao das competncias, habilidades e bases tecnolgicas. Aula expositiva com uso de apostila e datashow. Trazer situaes reais para dentro da sala de aula para comparar a teoria e a prtica. Apresentao de filmes educativos e ilustrativos.

07 / 02 a 14 / 03

MARCAR AVALIAES ENTREGA DE NOTAS DO CONSELHO INTERMEDIRIO DIA 12/04 Aula expositiva com uso de apostila e datashow. Trazer situaes reais para dentro da sala de aula para comparar a teoria e a prtica. Apresentao de filmes educativos e ilustrativos. Pesquisa em revistas, jornais e internet, para discusso em sala de aula.

2.1. Selecionar 2. Sistemas de combate a equipamentos de combate a incndio: Extintores: tipos, modo de incndios conforme utilizao processos de trabalho. Sprinkles : Sistemas 2.2- Utilizar equipamentos Hidrulicos Automticos de combate a incndio.

20 / 03 a 11 / 04

Centro Paula Souza 2012

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

3.1Verificar riscos potenciais e causas de incndio assim como formas adequadas de combat-lo. 3.2. Verificar a importncia da anlise dos processos de trabalho sob ponto de vista de riscos de incndios. 4.1. Acompanhar a instalao dos extintores de incndio nos locais selecionados. 4.2- Utilizar extintores de acordo com suas especificaes

3. Classificao de riscos e ocupaes

4. Sistemas de combate a incndio: Extintores: tipos, modo de utilizao Sprinkles : Sistemas Hidrulicos Automticos

Aula expositiva com uso de apostila e datashow. Trazer situaes reais para dentro da sala de aula para comparar a teoria e a prtica. Apresentao de filmes educativos e ilustrativos. Aula expositiva com uso de apostila e datashow. Trazer situaes reais para dentro da sala de aula para comparar a teoria e a prtica. Apresentao de filmes educativos e ilustrativos.

17 / 04 a 03 / 05

08 / 05 a 30 / 05

5.1. Acompanhar a 5. Plano de Emergncia: implantao de projeto de Plano Piloto de Inspeo, segurana contra incndio Pnico e Evacuao tendo um conjunto de Instrues Tcnicas do Corpo sistemas de proteo ativa e de Bombeiros de proteo passiva. 5.2. Desenvolver aes de proteo ativa e passiva.

Aula expositiva com uso de apostila e datashow. Trazer situaes reais para dentro da sala de aula para comparar a teoria e a prtica. Apresentao de filmes educativos e ilustrativos. AVALIAO FINAL

05 / 06 a 27 / 06

Centro Paula Souza 2012

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

6.1- Orientar sobre os 6. Plano de Emergncia: procedimentos a serem Plano Piloto de Inspeo, adotados nos casos de Pnico e Evacuao evacuao do prdio, Instrues Tcnicas do Corpo visando, nas situaes de de Bombeiros emergncia, ao abandono do local, com rapidez e segurana para todas as pessoas. 6.2. Oferecer treinamento aos empregados sobre o plano de emergncia. 6.3. Propiciar aos empregados com necessidades especiais, a participao nas situaes planejadas de fuga em caso de emergncia, tanto facilitando a ajuda de terceiros sua pessoa, quanto assistindo os seus colegas em situaes que, por exemplo, haja baixa visibilidade ou privao de luz. 6.4- Colocar em prtica o plano de emergncia. 6.5. Selecionar empregados para compor a brigada de incndio.

Aula expositiva com uso de apostila e datashow. Trazer situaes reais para dentro da sala de aula para comparar a teoria e a prtica. Apresentao de filmes educativos e ilustrativos.

AVALIAO FINAL

03 / 07 a 11 / 07

ALTERAR DATAS LTIMO DIA LETIVO 02/07!!!!!

Centro Paula Souza 2012

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

IV Procedimentos de Avaliao Componente Curricular: Preveno e Combate a Sinistros Mdulo: III

Competncia
(por extenso)

Indicadores de Domnio

Instrumentos de Avaliao

Critrios de Desempenho
Objetividade Clareza Facilidade relacionamento Facilidade expresso

Evidncias de Desempenho
Participao nos exerccios de dinmica. Desempenho nas de apresentaes Capacidade de de relacionar os contedos com a situao problema proposta.

1. Elaborar simulaes e Construir conceitos Dinmica atravs de vivncias prticas de sobre fogo e incndio. apresentao em sala combate a incndio. Caracterizar os riscos Exerccio em Sala existentes em sinistros. Avaliao Escrita Compreender os tipos de sistemas de controle de incndios. Identificar aes prticas aplicveis em incndios. 2. Estabelecer critrios para escolha dos equipamentos de combate a incndios. Construir conceitos Dinmica atravs de sobre equipamentos de apresentao em sala combate a incndios. Exerccio em Sala Caracterizar os tipos de Avaliao Escrita equipamentos existentes. Compreender os critrios envolvidos na escolha. Identificar os tipos de equipamentos adequados a cada risco.

Objetividade Clareza Facilidade relacionamento Facilidade de expresso

Participao nos exerccios de dinmica. Desempenho nas de apresentaes Capacidade de relacionar os contedos com a situao problema proposta.

Centro Paula Souza 2012

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

3. Identificar riscos Construir conceitos Dinmica atravs de potenciais e causas sobre riscos e causas de apresentao em sala originais de incndio e as incndio. Exerccio em Sala formas adequadas de Caracterizar os riscos Avaliao Escrita combate ao fogo. existentes em ambientes de trabalho. Compreender as causas originais de incndios. Identificar as formas de combate ao fogo. 4. Dimensionar a Construir conceitos Dinmica atravs de quantidade necessria de sobre dimensionamento apresentao em sala extintores de incndio. de sistemas de combate Exerccio em Sala a incndio. Avaliao Escrita Caracterizar as variveis envolvidas no clculo. Compreender as Instrues Tcnicas do Corpo de Bombeiros. Identificar atravs do dimensionamento, alm da quantidade, os tipos de extintores.

Objetividade Clareza Facilidade relacionamento Facilidade de expresso

Participao nos exerccios de dinmica. de Desempenho nas apresentaes Capacidade de relacionar os contedos com a situao problema proposta.

Objetividade Clareza Facilidade relacionamento Facilidade de expresso

Participao nos exerccios de dinmica. Desempenho nas de apresentaes Capacidade de relacionar os contedos com a situao problema proposta.

5. Identificar e monitorar a Construir conceitos Dinmica atravs de Objetividade proteo ativa existente na sobre proteo ativa e apresentao em sala Clareza empresa e analisar as passiva. Exerccio em Sala Facilidade caractersticas da proteo Caracterizar os tipos de Avaliao Escrita relacionamento

Participao nos exerccios de dinmica. de Desempenho nas apresentaes

Centro Paula Souza 2012

Administrao Central Unidade de Ensino Mdio e Tcnico - CETEC

passiva.

proteo existentes. Compreender como monitorar a proteo existente. Identificar a proteo ativa e passiva existe na empresa.

Facilidade de expresso

Capacidade de relacionar os contedos com a situao problema proposta.

6. Identificar os elementos Construir conceitos Dinmica atravs de de um plano de sobre plano de apresentao em sala emergncia, emergncia. Exerccio em Sala dimensionando e Caracterizar e Avaliao Escrita especificando os recursos especificar o plano de materiais e humanos emergncia com relao necessrios para o plano a recursos materiais e de emergncia. humanos. Compreender a necessidade e obrigatoriedade do plano de emergncia. Identificar os elementos necessrios e existentes e relacion-los com as exigncias legais.

Objetividade Clareza Facilidade relacionamento Facilidade de expresso

Participao nos exerccios de dinmica. de Desempenho nas apresentaes Capacidade de relacionar os contedos com a situao problema proposta.

Centro Paula Souza 2012

V Material de Apoio Didtico para Aluno (inclusive bibliografia) Quadro Negro, Datashow, Retro-Projetor,Textos extrados de jornais, revistas e internet, Dinmicas e Apostilas. Apostilas, normas e decretos: INSTRUES TCNICAS (38) - SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGCIOS DA SEGURANA PBLICA - POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO - Corpo de Bombeiros. A Segurana contra incndio no Brasil / coordenao de Alexandre Itiu Seito,.et al. - So Paulo: Projeto Editora, 2008. SO PAULO (Estado) Decreto n 46076 de 31 de agosto de 2001. Regulamento de Segurana contra Incndio das Edificaes. Del Carlo , Ualfrido. Arquitetura e o incndio. Simpsio Nacional de Instalaes Prediais: Sistemas de Proteo e Combate a Incndios. 4. Anais. So Paulo: EPUSP, 1987. Landi , Francisco Romeu. Arquitetura e o incndio. Cipa: Caderno Informativo de Preveno de Acidentes. So Paulo: v.10, n.114, p.30-8, 1989. Berto , Antonio Fernando. Medidas de proteo contra incndio: aspectos fundamentais a serem considerados no projeto arquitetnico dos edifcios. So Paulo: FAUUSP, 1991. VI Estratgias de Recuperao Contnua e Paralela (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) A recuperao ser paralela e contnua ao longo do semestre, e ser desenvolvida com os alunos que no obtiverem rendimento satisfatrio, atravs de atividades desenvolvidas de formas diversas (avaliaes escritas, atividades em sala de aula, extra-classe), visando a melhor forma de avaliar o desempenho do aluno.

VII Identificao: Nome do professor: Alexandre Garcia Stella

Assinatura: VIII Parecer do Coordenador de rea:

Data: 02/02/2012

Nome do coordenador(a): Silena Gonzalez Moreira Nardocci

Assinatura:

Data: 02/02/2012

Centro Paula Souza 2012

Вам также может понравиться