Вы находитесь на странице: 1из 22

Ministrio da Educao Departamento do Ensino Secundrio

Programa de Prticas Laboratoriais de Electrotecnia/Electrnica

10 Ano

Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica

Autores Alcides Pereira Baptista Jorge Lus de Matos Teixeira Jos Virglio Faria Pires

Coordenador Anbal das Neves Oliveira

Homologao

22/02/2001

Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica

ndice

Introduo ................................................................................................III Finalidades da disciplina ..........................................................................IV Objectivos gerais da disciplina .................................................................V Viso geral dos temas /contedos ...........................................................VI Sugestes metodolgicas gerais..............................................................VII Avaliao..................................................................................................X Gesto horria..........................................................................................XI Recursos ..................................................................................................XII Internet .....................................................................................................XII Desenvolvimento do programa.................................................................1 Bibliografia Geral......................................................................................8

II

Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica

Introduo

A componente de Formao Cientfico-Tecnolgica do Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica composta, por duas disciplinas de natureza cientfica, Matemtica B e Fsica e Qumica B, e por um conjunto de disciplinas de natureza tcnica. Numa primeira fase, que decorre ao longo dos 10 e 11 anos de escolaridade, pretendese proporcionar uma formao de banda larga, pela qual os alunos desenvolvem saberes, capacidades e atitudes que estruturam um conjunto de competncias-base do curso. Numa segunda fase, correspondente ao 12 ano de escolaridade, com a introduo de disciplinas de especificao curricular, pretende-se fazer o aprofundamento e o desenvolvimento das competncias-base, tendo em vista a preparao e orientao para um dado sector de actividade, para uma profisso ou para uma famlia de profisses. Na sociedade actual a informao abundante e de acesso fcil. No funo da escola transmitir quantidades macias de informao, mas antes conferir competncias para sistematizar a informao, pensar criticamente a realidade, equacionar e resolver problemas, empreender solues, trabalhar com eficincia e qualidade. Na escola devese, sobretudo, "aprender a aprender". A escola no pode funcionar como lugar de mera transmisso de conhecimentos, mas sim proporcionar aos seus alunos a construo de competncias atravs de aprendizagens relevantes e significativas. Relevantes por contriburem efectivamente para as construo das competncias. Significativas, na medida em que se contextualizem com os interesses, as capacidades e conhecimentos dos alunos. Tendo em conta que o saber no se adquire por acumulao, mas por reestruturao de saberes adquiridos, as disciplinas tcnicas devem primeira, quer na segunda fase, contribuir para um todo coerente competncias, naturalmente atravs de abordagens e objectivos complementados e articulados de forma congruente. reconstruo e pois, quer na de saberes e prprios, mas

A disciplina de Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, far a explorao criativa de hipteses pela experimentao laboratorial e pela utilizao da simulao em computador. Esta disciplina funcionar de forma intimamente relacionada com os Sistemas Analgicos e Digitais de modo a dar suporte experimental conceptualizao terica, no s demonstrando e confirmando a teoria, mas sobretudo antecipando-a atravs do mtodo indutivo. Pretende-se, assim, valorizar claramente a aprendizagem feita pela prtica e integrada nos contextos de aplicao da tecnologia, bem como estimular as prticas pedaggicas centradas na actividade do aluno, as nicas que permitem a construo autnoma e segura do saber.

III

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao

Finalidades
A disciplina de Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica tem um carcter essencialmente experimental. Esta disciplina dever funcionar de forma intimamente articulada com a disciplina de Sistemas Analgicos e Digitais de modo a dar suporte experimental conceptualizao terica, no s demonstrando e confirmando a teoria, mas sobretudo antecipando-a atravs do mtodo indutivo. A utilizao do mtodo experimental no se deve confinar verificao rotineira da teoria mas possibilitar de forma viva a explorao criativa de hipteses de modo a desenvolver o esprito de curiosidade cientfica, o sentido crtico, a criatividade e o empreendimento. Esta disciplina apoiar tambm, atravs dos conhecimentos e competncias a adquirir pelos alunos, a concretizao dos objectivos quer da disciplina de Aplicaes Tecnolgicas nos 10 e 11 anos, quer a disciplina de especificao no 12 ano. So finalidades da disciplina: Desenvolver o conhecimento do mtodo experimental e a sua aplicao ao estudo da tecnologia como forma de estudo e de compreenso da realidade. Proporcionar situaes de aplicao concreta dos campos conceptuais estudados, interrelacionando, interpretando e sintetizando conhecimentos. Possibilitar a utilizao do mtodo experimental para a validao de hipteses, para a descoberta das leis que regulam os fenmenos da electricidade e electrnica e para desenvolver a capacidade de aprender a partir da experimentao. Relacionar e associar as capacidades de observao, medio e registo laboratorial com a capacidade de representao e clculo grfico, com a capacidade de tratamento matemtico dos fenmenos e ainda com a capacidade de interpretao fsica dos mesmos. Estimular o interesse e a capacidade de utilizar meios informticos como ferramenta de estudo e modelao da realidade e de interveno sobre ela. Desenvolver as competncias pessoais e sociais necessrias ao cidado em formao.

IV

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao

Objectivos gerais
Tendo como horizonte o conjunto de competncias gerais a desenvolver, listadas na apresentao do curso, a disciplina de Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica tem como objectivos o desenvolvimento dos seguintes saberes, capacidades e atitudes: Utilizar o mtodo experimental para resolver problemas prticos, para descobrir uma relao entre grandezas, para confirmar uma hiptese, para estudar o comportamento ou determinar uma caracterstica de um dispositivo. Aplicar com correco as regras de higiene e segurana no trabalho. Distinguir e utilizar correctamente grandezas e unidades. Classificar/identificar materiais e componentes, em funo das suas caractersticas, funes, funcionamento e utilizao. Conhecer, seleccionar e manipular correctamente a diversa aparelhagem de medida e outro equipamento laboratorial tendo em conta as regras de segurana e de boa utilizao. Seleccionar tcnicas e procedimentos adequados s experincias a realizar. Ler, interpretar e desenhar esquemas elctricos e justificar e prever o seu funcionamento. Fazer correctamente medies directas e indirectas empregando aparelhagem e tcnicas de medida adequadas. Interpretar e prever as variaes relativas das grandezas elctricas. Recolher, registar e tratar adequadamente informao obtida por processos experimentais. Analisar de forma lgica e rigorosa os resultados experimentais obtidos para da deduzir concluses ou induzir generalizaes. Praticar uma adequada crtica e verificao de resultados, validando-os atravs de processos lgicos ou prticos, comparando dados obtidos experimentalmente com os previstos matematicamente, etc. Detectar e reparar avarias e anomalias em montagens de maior ou menor complexidade.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao

Viso geral dos temas /contedos

10ano
Medies. Noes de aparelhagem de medida. Leis gerais do circuito elctrico. Anlise de circuitos elctricos. Electromagnetismo. Anlise de circuitos em corrente alternada. Circuitos bsicos com dodos.

11ano
Transstor bipolar. Transstor de efeito de campo. Amplificador operacional. Portas lgicas. Anlise de circuitos combinatrios. Circuitos combinatrios tpicos. Biestveis. Contadores.

12ano
(De acordo com as vrias especificaes)

VI

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao

Sugestes metodolgicas gerais


A gesto do programa deve ser feita tendo em conta a necessidade de uma articulao estreita com a disciplina de Sistemas Analgicos e Digitais, pelo que se torna aconselhvel que seja o mesmo professor (do 2 grupo B) a leccionar as duas disciplinas. O tema da Electricidade e do Electromagnetismo tambm tratado na disciplina de Fsica e Qumica B, pelo que deve haver o cuidado de se fazer uma coordenao da gesto dos programas com o professor desta disciplina. A carga semanal de trs horas dever ser distribuda por duas aulas de noventa minutos cada. Dada a natureza experimental da disciplina de Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica, as turmas devero ser divididas de forma a no exceder o mximo de dez alunos por turno. A gesto das actividades na sala de aula da competncia do professor, sendo este que decide quais os trabalhos a fazer individualmente e quais os trabalhos a fazer em grupo. A realizao de alguns trabalhos individuais pode ser vantajosa quando se pretende desenvolver a autonomia do aluno na manipulao do material e da aparelhagem, na execuo de procedimentos, na recolha e tratamento de dados, na interpretao e na crtica de resultados, etc. Quanto aos trabalhos de grupo, devem fazer-se no apenas por no haver equipamento disponvel para trabalhos individuais, mas tambm com o intuito de desenvolverem as competncias para a cidadania. De facto, so excelentes oportunidades de aprendizagem do dilogo, da tolerncia, da cooperao, da solidariedade, da partilha, do espirito crtico, do compromisso entre liberdade e responsabilidade, etc. A utilizao de software de simulao laboratorial de electrotecnia e electrnica mostrase muito til uma vez que permite: Realizar de forma mais simples e cmoda experincias complexas. Simular experincias que exigiriam recursos fsicos no disponveis. Evitar avarias e deteriorao do equipamento ainda que simulando situaes extremas (curtos-circuitos, sobrecargas etc.). Fazer registos de esquemas e grficos de forma cmoda e rpida. Guardar em memria informtica esquemas e outros registos com vista ao prosseguimento do estudo em sesses futuras .

Contudo, o laboratrio virtual no pode substituir completamente o laboratrio real por razes pedaggicas bvias, pelo que as duas abordagens se devem complementar de forma equilibrada. geralmente recomendvel que os primeiros contactos que os alunos faam com situaes experimentais de tipo novo (novos componentes, novos dispositivos, novo tipo de circuitos, etc.), o faam em situao real, manuseando componentes, circuitos e aparelhos reais. As actividades da disciplina, no tendo que se limitar ao trabalho experimental propriamente dito, podero abranger prticas de outro tipo, tais como: Trabalhos de observao reflectida (de fenmenos, de componentes, de dispositivos, etc.) que passe pela recolha e sistematizao de dados, pelo lanamento de hipteses ou de previses, pela obteno e comunicao de resultados.
VII

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao


Trabalhos de pesquisa a partir de um problema ou tema proposto, que passe pela procura e tratamento de informao e pelo relato de concluses.

Quanto aos trabalhos laboratoriais, no devero limitar-se verificao rotineira dos fenmenos e das leis estudadas em aulas tericas. Devem ter sempre um cariz de descoberta e permitir que o aluno construa as suas aprendizagens de forma significativa, apoiando na experincia concreta a compreenso dos fenmenos, das leis fsicas ou do funcionamento de dispositivos. As actividades laboratoriais podero ser de vrios tipos, tais como: Desenvolver uma tcnica ou uma competncia prtica. (Exemplo: manusear o osciloscpio, utilizar um software de simulao, praticar uma tcnica de medio ou de registo, etc.). Entrar em contacto com um fenmeno atravs da experincia. (Exemplo: como funciona um dodo, como uma corrente influencia uma agulha magntica, como a temperatura altera uma resistncia, etc.). Ensaiar o funcionamento de um dispositivo. (Exemplo: como funciona um multiplexer, analisar o circuito amplificador de tenso inversor, testar o funcionamento de um contador digital integrado, etc.). Verificar um facto ou uma relao fsica.(Exemplo: verificar a lei das malhas, verificar o teorema da sobreposio, etc.) Descobrir uma lei ou uma relao fsica.(Exemplo: descobrir a relao entre a tenso e a corrente numa resistncia fixa, relacionar os valores e os sentidos das correntes presentes num n, etc.) Prever e verificar o funcionamento ou alteraes do funcionamento de circuitos ou dispositivos em funo das suas variveis.(Exemplo: ver o que acontece quando se interrompe uma dada resistncia num circuito misto, prever o que acontece quando se varia a frequncia num dado circuito RLC, etc.). Fazer uma investigao aberta por trabalho livre e autnomo dos alunos, a partir de um problema proposto pelo professor ou pelos prprios alunos.

Um trabalho poder conjugar vrios dos tipos de actividades acima sugeridos. H vantagens que os trabalhos, ou pelo menos alguns deles sejam guiados por roteiros escritos previamente preparados pelo professor. Porm, h que ter o cuidado de evitar uma atitude dirigista por parte do professor que retire ao aluno a oportunidade da descoberta e da construo autnoma do saber. Estes roteiros devem ser concebidos de forma a lanarem ao aluno constantes desafios de reflexo sobre o que se pretende, sobre como se procede, sobre o que se observa, sobre os resultados, sobre as concluses, etc. Na planificao preciso ter em conta que para se desenvolverem as competncias-base que j se referiram necessrio que as metodologias a usar sejam centradas na actividade do aluno e no na do professor. necessrio clarificar e concertar com os alunos os objectivos, permitir que eles escolham os percursos, reflictam sobre o que fazem e o que obtm, fundamentem e confrontem as suas opinies, enfim desvendem eles prprios os caminhos do saber. O papel do professor no ser o de transmitir conhecimentos, mas o de acompanhar a aprendizagem, assistindo-a atravs de uma
VIII

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao


avaliao formativa, contnua e reguladora do processo. Num trabalho laboratorial o aluno deve ser convidado a expressar livremente o seu raciocnio e a explicar o que est a fazer. O professor dever orient-lo atravs de perguntas que o ajudem a encontrar o caminho. Um esquema de perguntas pode ser previamente planeado de forma a construir-se uma entrevista estruturada a fazer aos alunos, que pode ser ao mesmo tempo instrumento de orientao e de avaliao. Sugerem-se a seguir algumas questes que, devidamente contextualizadas s situaes podem integrar um instrumento destes: Na fase de interpretao: Como traduzes por palavras tuas o problema proposto? Como o ests a perceber? O que pedido? Quais as condicionantes? Que dados tens partida? Que informaes te faltam? Como as podes encontrar? Em que questes parciais se pode dividir o problema? Que questes prvias tens de resolver? Na fase de planificao: Que estratgias possveis de resoluo existem? Qual a que vais usar? Porqu? Que hipteses formulas? Que resultados prevs? Como vais planear o trabalho? Na fase de resoluo: Que cuidados h a ter? Que processo est a usar? Como est a registar os dados? Que dificuldades se levantam? Como continuar? Que tratamento fazes dos dados? Que concluses tiras? Na fase de verificao: Que crtica fazes dos resultados? Como podes confirmar a razoabilidade da tua resposta? Na fase de retrospectiva: s capaz de descrever a forma como resolveste o problema ou como realizaste o trabalho? Que dificuldades encontraste? Que tentativas falhadas tiveste? Porque falharam? Poderias ter seguido um melhor caminho? O que aprendeste? Como aprendeste?

IX

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao

Avaliao
Pelo uso da metodologia atrs descrita, medida que orienta o processo de aprendizagem sem retirar a iniciativa ao aluno, o professor pode e deve fazer uma avaliao formativa simultnea, determinando o tipo de dificuldades de cada aluno e quais as estratgias de remediao a encetar para as ultrapassar. Pode tambm ajudar o aluno a fazer a sua auto-avaliao contnua e pode ir intervindo, alterando as estratgias de maneira a melhorar o xito da aprendizagem. A avaliao deve pois ser contnua e ter uma intencionalidade formativa, contribuindo de forma eficaz para a regulao do processo de ensino-aprendizagem e para o planeamento de processos de correco necessrios. Basear a avaliao em processos no estruturados eleva o grau de subjectividade, o que pode originar situaes de injustia alm diminuir a eficcia do papel formativo da avaliao. Por outro lado, na prtica laboratorial, em que no importa avaliar apenas o produto, mas tambm o processo, no se torna aconselhvel o uso de testes de papel e lpis. Sero mais teis tcnicas de observao para as quais se tero que construir instrumentos de avaliao e de registo adequados de que se podem referir, por exemplo, as listas de verificao e as grelhas de observao. As listas de verificao destinam-se a registar a presena ou a ausncia de comportamentos significativos ou de certas aprendizagens. So fceis de usar mas fornecem informao limitada. Quando se pretende ter uma medida da qualidade, da frequncia ou da progresso de um comportamento ou de uma aprendizagem, uma grelha de observao torna-se mais til, embora seja de mais trabalhosa construo. A entrevista estruturada, j atrs referida, outro instrumento muito til para a avaliao tanto em prtica laboratorial, como na resoluo de problemas. Para construir os instrumentos apontados necessrio definir com clareza para cada situao o que observar, quem observar (poucos alunos de cada vez), quando observar (por perodos curtos) e como observar (que registos fazer). conveniente definir metas prticas e realistas. Os critrios de avaliao devem ser explicitados e mesmo negociados com os alunos. Em funo dos objectivos e das competncias a desenvolver, deve ser definido um conjunto de critrios entre os quais se sugerem os seguintes: Eficcia (relao entre resultados e objectivos). Planificao e organizao do trabalho e eficincia (relao entre resultados e meios e tempos). Estratgias de resoluo de problemas. Utilizao correcta de mtodos de medida, de procedimentos laboratoriais e de regras de segurana. Capacidade de inter-relacionamento entre resultados obtidos, suas representaes grficas e matemticas e a sua interpretao fsica. Crtica de resultados. Capacidade de comunicao oral e escrita.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao

Gesto horria
Dada a natureza da disciplina e o nmero de trabalhos previstos dever considerar-se como regra a realizao de um trabalho prtico por aula de noventa minutos. Contudo podero ser associados ou subdivididos consoante o tipo de trabalhos, as caractersticas da turma e o equipamento existente no do laboratrio. Os temas e objectivos que se apresentam no desenvolvimento do programa so os considerados essenciais. Isso no significa contudo, que se deva dar exactamente o mesmo desenvolvimento a todos. Cabe ao professor fazer uma adequada gesto do tempo disponvel, tendo em devida conta a importncia relativa dos assuntos. A gesto horria dever ser feita em coordenao com a disciplina de Sistemas Analgicos e Digitais, no esquecendo a ideia metodolgica bsica de que a prtica deve, sempre que possvel, antecipar a teoria. Assim, no far sentido um atraso da disciplina de Prticas Laboratoriais em relao de Sistemas Analgicos e Digitais.

XI

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao

Recursos
Existem diversos programas para computador que fazem a simulao laboratorial de electricidade e de electrnica analgica e digital, os quais podem facilmente encontrar-se na Internet ou nos distribuidores de material didctico, alguns a preos muito acessveis. Recursos a utilizar: Equipamento diverso de laboratrio Caixas didcticas (especialmente de Electromagnetismo) Laboratrio virtual (exemplo: Electronics Workbench, Pspice, Crocodile Technology, CicuitMaker, etc.) Outros recursos audio-visuais (exemplo: Data show, Projector/Adaptador de vdeo, etc.)

Seria conveniente a existncia no laboratrio de um conjunto de circuitos simples com avarias preestabelecidas que serviriam para as tarefas de pesquisa de avarias. Da mesma forma, seria til a existncia de circuitos modulares j montados em placas de circuito impresso que facilitassem a montagem de circuitos mais complexos por associao de mdulos, designadamente nos temas relacionados com Electrnica Digital. Devem ser produzidos na escola roteiros de trabalhos experimentais, tanto para laboratrio real como para laboratrio virtual, adaptados ao material existente na escola, s caractersticas dos alunos e gesto do currculo. As escolas devem prever, no mnimo para cada grupo de dois alunos, a existncia de um computador com software de simulao electrnica, disponvel para os trabalhos laboratoriais.

Internet
(Sites activos em 28-05-2000) http://www.softwarelabs.com/ http://www.farnell.com/ http://www.interactiv.com/ http://www.crocodile-clips.com/ http://www.rs-components.com/ http://www.crescent-multimedia.com/ http://www.twysted-pair.com/links.htm http://www.geocities.com/SiliconValley/Platform/1328/FreeWare.HTML

XII

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica apresentao


http://www.softseek.com/Education_and_Science/Teaching_Tools/

XIII

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica desenvolvimento do programa 10 ano


Temas /Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min.

Mdulo Inicial Medies. Noes de aparelhagem


- Identificar os diversos aparelhos de medida. - Reconhecer tipos de erros que intervm numa medida. medio. - Associar os arredondamentos classe de Classes de preciso de aparelhos preciso da aparelhagem. de medida. - Realizar leituras com os diversos aparelhos de medida. Noo de erro absoluto e relativo. - Medir resistncias utilizando o ohmmetro. Medio de tenses. - Relacionar os valores do cdigo de cores com as leituras. Medio de correntes. - Medir correntes com ampermetro e multmetro. Medio directa de resistncias. - Medir tenses com voltmetro e multmetro. - Seleccionar correctamente o aparelho de medida Introduo simulao em mais apropriado. computador. - Seleccionar correctamente campos de medida. - Utilizar as funcionalidades de um programa de simulao em computador para: - desenhar e testar circuitos; - fazer medies.
1

- Natureza e tipos de aparelhos de

Nota: as indicaes que se seguem pressupem uma prvia leitura das sugestes metodolgicas gerais feitas na apresentao do programa e que no so aqui repetidas por uma questo de simplificao do texto. Devem, no entanto, estar sempre presentes na gesto do programa. Assim, o professor ter o cuidado de, a cada passo, discernir a importncia relativa dos assuntos, centrar o processo de aprendizagem na actividade dos alunos, diferenciar os mtodos de acordo com as caractersticas daqueles, diversificar o tipo de actividades laboratoriais, lanar constantes desafios de reflexo e de discusso, aplicar continuamente uma avaliao formativa apoiada em i t t d d - Fazer medies da mesma grandeza utilizando campos de medida diferentes. - Fazer medies da mesma grandeza utilizando aparelhos diferentes. - Introduzir os mltiplos e submltiplos das vrias grandezas. - Praticar vrias leituras com os diversos aparelhos de medio do simulador.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica desenvolvimento do programa 10 ano


Temas /Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min.

1. Leis gerais do circuito elctrico.

- Variao

a - Verificar o comportamento de uma resistncia com a temperatura. temperatura. - Verificar a relao de grandeza entre a Associaes srie e paralelo. resistncia equivalente de uma associao e as resistncias associadas. Associaes mistas. - Analisar as condies de funcionamento de um Condies de funcionamento de um circuito elctrico. - Descobrir experimentalmente a lei de Ohm. circuito. - Interpretar a variao da tenso aos terminais do Lei de Ohm. receptor em funo da corrente. - Utilizar o mtodo do voltmetro-ampermetro para Circuitos srie. medir resistncias. Circuitos paralelo. - Descobrir experimentalmente a resistncia equivalente de circuitos srie, paralelo e misto. Circuitos mistos. - Verificar as quedas de tenso ao longo de um circuito srie. Resistncia interna de um gerador. - Verificar a diviso de correntes num circuito Medio de Potncias. paralelo. Mxima transferncia de potncia. - Verificar as relaes entre tenses e entre correntes nos circuitos mistos. Divisor de tenso em vazio. - Medir a f.e.m. de um gerador. Divisor de tenso em carga. - Medir potncias em c.c. utilizando os mtodos do voltmetro-ampermetro e do wattmetro. - Verificar a condio de mxima transferncia de potncia. - Verificar o funcionamento de um divisor de tenso em vazio e em carga.

da

resistncia

com

- Sempre que necessrio, iniciar os trabalhos com a observao no simulador. - Mostrar a necessidade de dispor componentes e aparelhos de forma organizada. - Conduzir os alunos na comparao dos circuitos elctricos com os circuitos hidrulicos. - Se necessrio, utilizar NTC e PTC para verificar a variao da resistncia com a temperatura. - Procurar que sejam os alunos a relacionar o valor da resistncia equivalente de uma associao de resistncias com o valor da soma das resistncias ou das condutncias. - Solicitar aos alunos a comparao entre circuito aberto e circuito fechado a respeito da corrente e da tenso nos vrios elementos. - Prever e verificar as alteraes das correntes e das tenses resultantes da interrupo ou do curto-circuito de resistncias nos circuitos srie, paralelo e misto. - Observar no simulador os efeitos da sobreintensidade e do curto-circuito. - Utilizar a analogia entre caudal/presso e corrente/tenso. - Relacionar a potncia com a energia. - Apresentar as unidades prticas de potncia e energia e relacion-las com as unidades do sistema internacional.

15

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica desenvolvimento do programa 10 ano


Temas /Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Observar e explicar a influncia da carga num divisor de tenso. Aulas de 90 min.

2. Anlise de circuitos elctricos.


- Lei dos ns. - Lei das malhas. - Teorema da sobreposio. - Identificar e verificar os sentidos das correntes - Sempre que necessrio, iniciar os presentes num n. trabalhos com a observao no - Relacionar os valores das vrias correntes simulador. presentes num n. - Comparar as correntes num n com o - Identificar e verificar os sentidos e os valores das trnsito numa rotunda rodeada de vrias vrias tenses presentes numa malha. vias de sentido nico. - Relacionar as vrias tenses presentes numa - Comparar as vrias tenses de uma malha. malha com os vrios desnveis de um - Verificar experimentalmente o teorema da percurso urbano fechado, as ruas com sobreposio. ramos e os cruzamentos com ns. - Chamar a ateno para o facto do conceito de resistncia, da lei de Ohm e da lei de Joule se aplicarem exclusivamente a receptores trmicos. Outro tipo de receptores/geradores so caracterizados pelo conceito de f.e.m. - Relacionar a concordncia ou a discordncia entre o sentido da tenso e da corrente num elemento de um circuito com o consumo ou a produo de potncia elctrica. - Utilizando o simulador, decompor um circuito com trs malhas e duas fontes para descobrir o teorema da sobreposio. - Comparar o teorema da sobreposio com o resultado de duas foras. - Aplicar o teorema da sobreposio na anlise de circuitos.
3

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica desenvolvimento do programa 10 ano


Temas /Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min.

3. Electromagnetismo.
- Neste captulo os trabalhos podero ser Identificar os plos de um man. de demonstrao experimental por parte Descrever a interaco entre manes. do professor com a adequada Evidenciar campos magnticos criados por participao dos alunos. correntes elctricas. - Listar aplicaes de manes e Descrever o funcionamento de um electroman. electromans. Observar foras electromagnticas. - Relacionar o funcionamento de um motor Examinar a produo de uma fora electromotriz com a produo de foras num condutor por variao de fluxo. electromagnticas. - Relacionar o funcionamento de um gerador rotativo com a produo de uma fora electromotriz induzida. 2

- Espectro de um man recto. - Espectro de um man em U. - Interaco entre manes.

- Interaco entre um man recto e uma agulha magntica. - Campos magnticos criados por correntes. - Funcionamento do electroman. - Foras electromagnticas. - Fora electromotriz induzida.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica desenvolvimento do programa 10 ano


Temas /Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min.

4. Anlise de circuitos em corrente alternada.

- Introduo ao osciloscpio. - Medies osciloscpio. - Ondas sinusoidais e quadradas. - Carga e descarga do condensador. - Condensador sob o efeito de uma onda quadrada. - Medies de valores mximos e perodos com o osciloscpio. - Circuito RC srie. - Circuito RL srie. - Circuito RLC srie. - Ressonncia srie. - Circuito RC paralelo. - Circuito RL paralelo. - Circuito RLC paralelo. - Ressonncia paralelo. - Medio de potncias e de energia. - Determinao do factor de potncia. - Transformador ideal. em c.c. com o

- Conhecer a constituio e o princpio de funcionamento do osciloscpio. - Identificar e utilizar correctamente os principais comandos do osciloscpio. - Medir tenses em c.c. com o osciloscpio. - Verificar o comportamento do condensador em c.c. e regime estacionrio. - Descobrir os parmetros equivalentes das associaes de condensadores. - Descobrir e caracterizar as variaes da corrente e da tenso durante a carga e a descarga de condensadores. - Analisar experimentalmente o comportamento do condensador sob o efeito de uma onda quadrada. - Medir valores mximos e pico a pico de ondas de tenso sinusoidais e quadradas com o osciloscpio. - Medir perodos e determinar frequncias de ondas sinusoidais e quadradas com o osciloscpio. - Estudar a aplicao da lei de Ohm a condensadores e bobinas em corrente alternada. - Descobrir o efeito da reactncia. - Descobrir as relaes entre resistncia, reactncia e impedncia. - Utilizar o osciloscpio na observao das tenses aos terminais da resistncia, do condensador e da bobina e na medio dos desfasamentos. - Traar diagramas vectoriais dos vrios circuitos (srie e paralelo).
5

- Abordar o osciloscpio como um aparelho que apresenta tenses graficamente. - Permitir que, tambm neste caso, seja o aluno a descobrir que o osciloscpio no l directamente valores eficazes. - Observar, utilizando software elementar, o resultado grfico da soma de sinusides. - Comparar o comportamento de um condensador com o de uma cmara pneumtica e relacionar o caudal com a corrente e a tenso com a presso. - Utilizar o multmetro para verificar os parmetros das associaes de condensadores. - Para descobrir o efeito da reactncia, verificar que a soma das tenses num circuito RC no uma soma algbrica. - Sugerir aos alunos a anlise da soma dos quadrados das tenses para chegar noo de impedncia. - Comparar o comportamento de uma bobina com a inrcia de um corpo. - Relacionar a frequncia de ressonncia com a sintonia de um receptor de T.S.F. - Observar, utilizando software elementar, o resultado grfico do produto de sinusides.

20

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica desenvolvimento do programa 10 ano


Temas /Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min.

- Verificar experimentalmente a situao de ressonncia nos circuitos RLC srie e paralelo. - Determinar experimentalmente potncias activa, reactiva e aparente. - Determinar experimentalmente o factor de potncia. - Determinar por simulao em computador a relao de transformao do transformador ideal. - Verificar por simulao em computador a relao entre as tenses e as correntes no transformador ideal.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica desenvolvimento do programa 10 ano


Temas /Contedos Objectivos Sugestes metodolgicas Aulas de 90 min.

5. Circuitos bsicos com dodos.


10 - Caracterstica do dodo. - Identificar os terminais do dodo utilizando o ohmmetro. - Traar experimentalmente as caractersticas de filtragem. dodos. Rectificao de onda completa com - Verificar experimentalmente a rectificao de meia onda e de onda completa de um sinal dois dodos. alternado sinusoidal. Rectificao de onda completa com - Analisar o comportamento da filtragem com condensador no alisamento da tenso. ponte s/ e c/ filtragem. - Analisar o funcionamento de circuitos limitadores Circuito limitador. (a um e a dois nveis) com dodos. - Traar experimentalmente as caractersticas de Caracterstica do dodo Zener. dodos zener. Estabilizao de tenso com Zener. - Verificar o efeito estabilizador de tenso do dodo zener. Circuito limitador com zener. - Analisar o funcionamento de circuitos limitadores (a um e a dois nveis) com zener.

- Rectificao de meia onda s/ e c/

- Sempre que necessrio, iniciar os trabalhos com a observao no simulador. - Comparar o dodo rectificador com uma vlvula de um pneu de velocpede. - Fazer a analogia entre um dodo zener e a vlvula de segurana de uma panela de presso. - Utilizar o simulador para analisar os circuitos limitadores.

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica

Bibliografia 10 ano
Angulo C., Muoz A., Pareja J. (1993).Teoria e Prtica de Electrnica . S. Paulo: McGraw-Hill. (Recomendado para os trabalhos de dodos. Aconselhado aos docentes). Malvino, A. P. (1991). Electrnica no Laboratrio. S. Paulo: McGraw-Hill. (Recomendado para os trabalhos de dodos. Aconselhado aos docentes). Matias, J.V.C. (1988).Guia de Laboratrio de Electricidade. Lisboa: Didctica Editora. (Recomendado para os trabalhos de corrente contnua e de corrente alternada). Miguel, A. S. S.R. (1997). Higiene e Segurana no Trabalho - (Win) - CD-Rom. Porto: Porto Editora. (Rene informao sobre rudo ocupacional, iluminao e preveno e proteco contra incndios). Miguel, A. S. S.R. (2000) Manual de Higiene e Segurana do Trabalho. Porto: Porto Editora. (Rene informao dos vrios temas no mbito da Higiene e Segurana no Trabalho. Aconselhado aos docentes). Pereira, A. S., Baldaia, R. , guas, M. (1996). Aplicaes de Electrnica, Bloco I, vol. 1 e 2. Porto: Porto Editora. (Recomendado para os trabalhos de corrente contnua, corrente alternada e dodos. Apresenta exemplos de trabalhos em simulador). Pereira, A.S., Aguas, M., Baldaia, R. (1993). Electrnica volume I . Porto: Porto Editora. (Recomendado para os trabalhos de corrente contnua). Pereira, A.S., Aguas, M., Baldaia, R. (1993). Electrnica volume II . Porto: Porto Editora. (Recomendado para os trabalhos sobre circuitos ressonantes, transformador e dodos). Pinto, A. , Alves, V. (1999). Prticas Oficinais e Laboratoriais 10 Ano. Porto: Porto Editora. (Recomendado para os trabalhos de corrente contnua, corrente alternada e dodos). Pinto, L.M. V. , Vasconcelos, J. F. (1990). A Utilizao da Electricidade com toda a segurana. Porto: Editora ASA. (Estudo dos vrios regimes de neutro aplicados segurana e proteco de pessoas. Aconselhado aos docentes).
8

Prticas Laboratoriais de Electrotecnia e Electrnica

Silva, V. (1991).Trabalhos Prticos de Electrnica. Lisboa: Didctica Editora. (Recomendado para os trabalhos de dodos). Vassallo, F.R. (1979). Manual de Smbolos Electrnicos. Lisboa: Pltano Editora. (Apresenta diversos tipos de simbologia). Vassallo, F.R. (1999). Manual de interpretao de esquemas elctricos. Lisboa: Pltano Editora. (Apresenta diversos tipos de simbologia e de esquemas elctricos).

Вам также может понравиться