Вы находитесь на странице: 1из 11

Nome: Igor Emanuel Ligao qumica: a fora atrativa que mantm dois ou mais tomos unidos.

. Smbolos de Lewis Para um entendimento atravs de figuras sobre a localizao dos eltrons em um tomo, representamos os eltrons como pontos ao redor do smbolo do elemento. O nmero de eltrons disponveis para a ligao indicado por pontos desemparelhados. Esses smbolos so chamados smbolos de Lewis. Geralmente colocamos os eltrons nos quatro lados de um quadrado ao redor do smbolo do elemento.

Tabela: smbolos de Lewis

A regra do octeto Todos os gases nobres, com exceo do He, tm uma configurao s2p6. A regra do octeto: os tomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar eltrons at que eles estejam rodeados por 8 eltrons de valncia (4 pares de eltrons). Cuidado: existem vrias excees regra do octeto.

LIGAO INICA Ligao inica: resulta da transferncia de eltrons de um metal para um nometal. As solues condutoras de eletricidade, como uma soluo aquosa de sal de cozinha, so chamadas de inicas ou eletrolticas; as substancias que,

dissolvidas em gua, originam essas solues chamadas de eletrlitos. As solues que no conduzem eletricidade, como uma soluo aquosa de acar, recebem o nome de moleculares ou no-eletrolticas. As partculas com carga responsveis pela condutividade eltrica da soluo constituem os ons. on: tomo ou grupo de tomos com excesso de carga positiva ou negativa. Considere a reao entre o sdio e o cloro: Na(s) + Cl2(g) NaCl(s) DHf = -410,9 kJ A reao violentamente exotrmica. Inferimos que o NaCl mais estvel do que os elementos que o constituem. Por qu? O Na perdeu um eltron para se transformar em Na+ e o cloro ganhou o eltron para se transformar em Cl. Observe: Na+ tem a configurao eletrnica do Ne e o Cl tem a configurao do Ar. Isto , tanto o Na+ como o Cl tm um octeto de eltrons circundando o on central. O NaCl forma uma estrutura muito regular na qual cada on Na+ circundado por 6 ons Cl. Similarmente, cada on Cl circundado por seis ons Na+. H um arranjo regular de Na+ e Cl em 3D. Observe que os ons so empacotados o mais prximo possvel. Observe que no fcil encontrar uma frmula molecular para descrever a rede inica.

Energias envolvidas na formao da ligao inica A formao de Na+(g) e Cl-(g) a partir de Na(g) e Cl(g) endotrmica. Por que a formao de Na(s) exotrmica? A reao NaCl(s) Na+(g) + Cl-(g) endotrmica (AH = +788 kJ/mol). A formao de uma rede cristalina a partir dos ons na fase gasosa exotrmica: + Na (g) + Cl-(g) NaCl(s) AH = -788 kJ/mol

Energia de rede: a energia necessria para separar completamente um mol de um composto slido inico em ons gasosos. A energia de rede depende das cargas nos ons e dos tamanhos dos ons: E= k Q1 Q2/ d

k uma constante (8,99 x 109 J m/C2), Q1 e Q2 so as cargas nas partculas e d a distncia entre seus centros. A energia de rede aumenta medida que: As cargas nos ons aumentam A distncia entre os ons diminui

ons de metais de transio As energias de rede compensam a perda de at trs eltrons. Em geral, os eltrons so removidos dos orbitais em ordem decrescente de n (i.e. os eltrons so removidos do 4s antes do 3d).

ons poliatmicos Os ons poliatmicos so formados quando h uma carga global em um composto contendo ligaes covalentes. Por exemplo, g. SO42, NO3.

LIGAO COVALENTE

Ligao covalente: resulta do compartilhamento de eltrons entre dois tomos. Normalmente encontrada entre elementos no-metlicos.

Praticamente todos os ametais da tabela peridica estabelecem entre si ligaes onde h compartilhamento de eltrons, ou seja, o par ou pares eletrnicos compartilhados fazem parte, quase que simultaneamente, das eletrosferas dos participantes da ligao. Alguns compostos como CO2, HCl, SiO2, AlCl3, so exemplos de espcies de maior carter covalente (frente ao carter inico at porque esse no est totalmente excludo): assim, tomando o dixido de carbono, os dois tomos de oxignio (com 6 eltrons de valncia) adquirem mais 2 eltrons do carbono (com 4 de valncia) e completam o octeto. Da mesma forma, como o carbono compartilha 4 pares com cada tomo de oxignio (portanto, 8 eltrons) tambm adquire condio de octeto completo.

Eltrons de Valncia Nas ligaes covalentes, como tambm nas inicas, os eltrons participantes localizam-se na camada mais externa, sendo chamados ento de eltrons de valncia. De acordo com a regra do octeto, o nmero de eltrons de valncia para um tomo estvel (contando os compartilhados na ligao) deve ser igual a 8 ou 2 (quando o tomo assemelha-se ao gs nobre hlio) embora hajam diversos casos em que essa regra no vlida. A Fora da Ligao Covalente As ligaes por compartilhamento de eltrons, inclusive as covalentes coordenadas, so sistematicamente mais fracas que as do tipo eletrosttica (ligaes inicas) e metlica, logo, necessitam de menor quantidade de energia para serem rompidas. Entretanto, de acordo com o tipo de interao intermolecular, compostos covalentes frequentemente so visto sob estado slido (iodo, diamante, slica), alguns com ponto de fuso extremamente elevado. Apesar desse tipo de interao intramolecular ocorrer apenas entre tomos neutros (sem atrao de ons), deve ser observado que, em caso de clivagem da ligao, bem provvel que os envolvidos adquiram carga eltrica. A regra bem simples: com a quebra de ligao covalente entre dois tomos, haver provvel transferncia de eltrons para o que apresentar maior eletronegatividade. Caso isso no ocorra, para dois tomos diferentes, ter-se- um radical (tomo com eltrons desemparelhados). Ligaes Simples, Dupla e Tripla Verifica-se que ligaes covalentes simples so originadas pelo encontro frontal de orbitais s e/ou p: constituindo o tipo sigma (). Ao passo que as ligaes duplas e triplas possuem uma do tipo sigma e outra(s) do tipo Pi ().

As do tipo Pi so decorrentes da interao de orbitais s e/ou p orientados perpendicularmente ao eixo z:

As ligaes Pi so mais fracas que a sigma porque apresentam uma interpenetrao menos intensa, assim, necessitam de menos energia para serem rompidas. Outro fato a ser observado que numa ligao tripla, a energia necessria para romper todas as constituintes no 3 vezes maior que a necessria para romper uma ligao simples. Por exemplo, no etino (acetileno) os dois carbonos apresentam uma ligao tripla entre si de energia de dissociao mdia igual a 837 KJ/mol. Enquanto que uma ligao simples entre carbono no 3 vezes mais fraca (a energia de dissociao mdia igual a 348 KJ/mol 2,4 vezes menor). Isso pode ser explicado pela repulso dos eltrons ligantes: certo de que uma ligao tripla mais forte que uma dupla que, por sua vez, mais forte que uma ligao simples. Porm, quanto mais eltrons so envolvidos, maior ser a fora de repulso entre eles. Assim, diminuem a estabilidade das ligaes e as tornam proporcionalmente menos intensas. As ligaes covalentes podem ocorrer na forma Molecular ou Dativa e Coordenada. Ligao covalente molecular Nessa ligao, os tomos so unidos devido ao compartilhar de seus eltrons, surgem ento os pares eletrnicos indicados pelo crculo:

Ligao covalente molecular de dois tomos de Cloro (Cl).

Cada par eletrnico formado pertence simultaneamente aos dois tomos. As molculas so estruturas eletricamente neutras porque no ocorre nem ganho nem perda de eltrons, apenas o compartilhamento. A gua um composto molecular constitudo por dois tomos de hidrognio (H2) e um de oxignio (O).

Ligao covalente dativa e coordenada Essa ligao obedece a Teoria do Octeto: Os tomos se unem tentando adquirir oito eltrons na camada de valncia, ou seja, a configurao eletrnica dos gases nobres. Sendo assim, um tomo que j atingiu a estabilidade eletrnica se une a outro que necessita de eltrons para completar a camada de valncia. Um exemplo dessa ligao quando um tomo de enxofre se liga a dois de oxignio para formar o dixido de enxofre (SO2).

O tomo de enxofre (S) adquire seu octeto com formao de uma dupla ligao com o oxignio localizado esquerda (ligao coordenada), mas ao mesmo tempo o oxignio posicionado direita necessita de eltrons para completar seu octeto. Surge ento a ligao covalente dativa representada por um pequeno vetor (seta). A seta indica que o S est doando um par de eltrons para o O. Vejamos o compartilhamento de eltrons na formao do composto trixido de enxofre (SO3).

Note que o elemento central (enxofre) estabelece uma dupla ligao (coordenada) com um dos oxignios, atingindo a estabilidade eletrnica (oito eltrons na camada de valncia). Por outro lado, doa dois pares de eltrons para os oxignios (ligao dativa indicada pela seta ) na tentativa de completar o octeto.

LIGAO METLICA Ligao metlica: a fora atrativa que mantm metais puros unidos. A grande maioria dos metais j identificados possui propriedades fsicoqumicas bem semelhantes: facilidade em perder eltrons (frente ao seu ganho, em geral), elevados pontos de fuso e ebulio, boa condutividade eltrica e trmica, brilho caracterstico. Boa parte dessas propriedades so frutos da interao entre os tomos na rede cristalina que compe o metal: observa-se que h um mesmo tipo de ligao entre tomos, que se repete ao longo da rede. Assim, definida a ligao metlica. O metal com maior ponto de fuso da tabela peridica o tungstnio (PE = 3422C), e isso devido interao dos tomos que o constitui: as foras de atrao so to intensas, que necessria grande quantidade de energia para super-las. Do mesmo modo, o smio o elemento mais denso (d = 22,6), justamente pela forma de empacotamento que os cristais apresentam. Aspectos da Ligao Metlica Os ctions de um metal encontram-se unidos por um mar de eltrons vizinhos: eles recobrem toda a superfcie do metal, por isso corrente eltrica pode ser transmitida sem muita resistncia. O sdio, por exemplo, apresenta ons Na+ lado a lado (com distncia mdia praticamente constante) que permanecem submersos a uma camada de eltrons, quase que totalmente livres. Porque ainda que algumas literaturas considerem os eltrons de uma estrutura metlica livres, ainda ser desprendida energia para ioniz-la; alm disso, no pode ser deixado de lado o fato que a estrutura apresenta carga eltrica total nula e

que, portanto, os eltrons no so totalmente externos aos tomos do retculo (mesmo que esse mar seja constitudo por eltrons de valncia em constante movimento). Assim como os outros slidos, os metais so intimamente organizados por estruturas unitrias (clulas unitrias) que se repetem ao longo da cadeia.

Transmisso de calor e eletricidade Como j citado anteriormente, os eltrons de uma barra de cobre, por exemplo, possuem certa mobilidade. Assim, se for aplicado uma diferena de potencial em um dos lados dessa barra, certamente haver conduo de corrente eltrica. Assim como, se uma das pontas for aquecida, tambm haver conduo de calor (a outra ponta tambm aumentar de temperatura, gradativamente). Esses efeitos do-se pela presena de tais eltrons circundantes aos ctions: ao aplicar uma tenso U, os eltrons tendero a movimentar-se ordenadamente da regio de maior potencial para a de menor potencial eltrico. Logo, uma corrente eltrica ser detectada. Isso significa que quanto mais eltrons constiturem circundarem os ctions metlicos, corrente de maior intensidade ser observada. A transmisso de calor d-se de tambm obedecendo a um gradiente de energia: ao aquecermos uma parte da barra, aumentamos a energia dos ctions mais prximos a fonte (j que comeam a oscilar com mais intensidade); e, como os eltrons encontramse mveis ao redor dos ctions internos, adquirem maior velocidade por se chocarem com estes. A partir da, com a coliso contra outros ctions mais lentos (mais afastados da fonte) h transferncia de parte dessa energia adquirida pela nova velocidade alcanada e, portanto, verificada macroscopicamente a efetiva transmisso de calor.

GEOMETRIA MOLECULAR Quando os tomos se unem para formar molculas, elas podem adquirir vrias formas diferentes. o que chamamos geometria molecular. Para determinarmos a geometria de uma molcula, podemos utilizar o modelo da repulso dos pares eletrnicos. As nuvens eletrnicas ao redor do tomo central de uma molcula repelem-se mutuamente, pois todas elas apresentam carga eltrica negativa. Assim, as nuvens eletrnicas posicionamse o mais afastadas possvel umas das outras. Entenda por nuvem eletrnica uma ligao covalente simples, dupla ou tripla ou, ainda, um par de eltrons no ligantes.

FORMAS GEOMTRICAS Para que se torne mais fcil a determinao da geometria (e, estrutura) de uma molcula, deve-se seguir os seguintes passos: 1. Contagem do nmero total de eltrons de valncia (levando em considerao a carga, se for um on); 2. Determinao do tomo central (geralmente, o menos eletronegativo e com o maior nmero de ligaes); 3. Contagem do nmero de eltrons de valncia dos tomos ligantes; 4. Clculo do nmero de eltrons no ligantes (diferena entre nmero total e o nmero de eltrons dos tomos ligantes com a camada de valncia totalmente completa); 5. Aplicao do modelo da TRPEV. Desse modo, as geometrias mais comuns obtidas (observando-se, principalmente, os pares eletrnicos no ligantes) so:

Geometria Linear Triangular Angular Tetradrica Piramidal Bipiramidal Octatrica

Pares eletrnicos totais 2 5 6 3 3 4 4 4 5 6

Pares eletrnicos no ligantes 0 3 4 0 1 2 0 1 0 0

Pares eletrnicos ligantes 2 2 2 3 2 2 4 3 5 6

Obs.: toda molcula biatmica assume geometria linear. E, apenas as geometrias linear e triangular so planas: as outras so espaciais. MODELOS MOLECULARES

Geometria linear

Geometria triangular

Geometria angular

Geometria tetradrica

Geometria piramidal

Geometria bipiramidal

Geometria octadrica

REFERNCIAS http://www.fqm.feis.unesp.br/docentes/NewtonII/QuimicaGeraeInorganica 1.pdf http://www.infoescola.com/quimica/ligacao-covalente/ http://www.brasilescola.com/quimica/ligacao-covalente.htm http://www.infoescola.com/quimica/ligacao-metalica/ https://www.conectesaraiva.com.br/Cad-Comp-e-Rev/Cad %C2%ADRevisao%20Qui.pdf http://www.infoescola.com/quimica/geometria-molecular/

Вам также может понравиться