Вы находитесь на странице: 1из 6

Controle de acesso ao meio

Dependendo do protocolo, utilizado, a estao transmissora no retira o token do anel, mas recoloca o token no anel logo aps o seu quadro. Isto faz com que o anel possa ter mais de um quadro circulando simultaneamente (a rede FDDI opera dessa maneira).

Topologia em Anel
O uso de rels nas interfaces permite que ao anel seja mantido em caso de falha nas interfaces. Entretanto, se um enlace for interrompido, o anel ser desfeito. Para solucionar esse problema, redes em anel podem implementar um anel secundrio, que funciona como uma espcie de anel backup, utilizado quando backup, o anel primrio falhar. Normalmente o anel secundrio opera no sentido oposto do anel 112 primrio.

Topologia em Barra

A topologia em Barra ou barramento, funciona em modo multiponto, isto , o que uma multiponto, estao est transmitindo em um determinado momento pode estar sendo ouvido por diversas outras estaes simultaneamente. Existem terminadores que absorvem e eliminam sinais que atingem as extremidades da barra.
113

111

Topologia em Barra
Existem dois problemas decorrentes da topologia em Barra: Como controlar qual estao tem o direito de transmitir em um dado momento Como todas as estaes recebem os dados enviados por uma estao, preciso indicar de algum modo a quem se destina uma determinada transmisso. Cada estao possui uma interface de rede, capaz de traduzir bits em sinais eltricos e viceviceversa.
114

Identificao do destinatrio

Identificao do destinatrio
Dados so comumente organizados em blocos denominados quadros. Cada quadro contm um cabealho, no qual consta (entre outras coisas) o endereo do destinatrio e tambm do remetente. Assim, no exemplo acima, as estaes B e D continuaro a receber o quadro, mas sabero que devem ignor-lo pois ignornenhuma delas o destinatrio da mensagem.
116

Na verdade, quando uma estao transmite, por exemplo a estao C, o sinal se propaga em ambos os sentidos simultaneamente, e consequentemente, todas as estaes iro receber o que uma estao transmite. Por exemplo, se C transmite dados para A, todas as demais estaes tambm recebero os mesmos dados. Por isso, a rede precisa ter mecanismos para identificar o destinatrio, ou seja, a qual estao os dados so endereados.
115

Topologia em Barra

Topologia em Barra
As redes em barra normalmente possuem mecanismos para enviar quadros endereados a todas as outras estaes da rede (comunicao de um para todos). Tais quadros so denominados pacotes de broadcast. Existe ainda, um meio termo entre o broadcast (de um para todos) e o unicast (de um para um), trata-se dos quadros de multicast (de trataum para muitos), onde o quadro destinado para um para um determinado grupo de estaes.

Controle de Acesso ao meio


Outro problema que ocorre nas redes em barra, o controle de quem pode transmitir em um determinado momento, pois se duas ou mais estaes transmitirem ao mesmo tempo os dados de ambas se tornaro ininteligveis. Isto requer mecanismos de controle para que apenas uma estao por vez possa transmitir seus dados.
119

Para a estao A transmitir um quadro para C, ela simplesmente monta o quadro e o transmite atravs da barra. Todas as estaes (B,C e D) podem ouviro (B quadro passando, mas somente a interface de C ir copiar os dados e entregar estao. As outras ignoram o quadro.
117

118

Controle de Acesso ao meio


Existem inmeros mecanismos para isto, mas os mais populares so: CSMACSMA-CD (Carrier-Sense Multiple Access - with (CarrierCollision Detection), utilizado na rede Ethernet, onde Detection), qualquer estao ouve o meio e, se ningum estiver transmitindo, ela inicia sua transmisso. Como a coliso pode comear logo aps a estao iniciar sua transmisso devido aos atrasos de propagao do sinal, a estao escuta o que ela prpria est transmitindo, e, se detectar uma coliso, ela volta a transmitir mais tarde. O CSMA-CD definido pelo padro IEEE 802.3. CSMAO mecanismo de passagem de token, utilizado na rede Token Bus. parecido com o mtodo visto nas redes Bus. em anel, onde um quadro especial chamado de token viaja atravs da rede, e uma estao s pode transmitir quadros quando ela receber o token. O Token Bus definido pelo padro IEEE 802.4.
1 20

Controle de Acesso ao meio

Extenses topologia em Barra


A topologia em barra bastante simples, e pode ser vista como um nico barramento, sem repetidores, switches ou roteadores. Entretanto, podemos expandir o modelo da topologia, ligando vrios segmentos em barra, formando uma topologia em rvore.

1 21

1 22

Extenses topologia em Barra


Outra extenso topologia de barra a barramento duplo, na qual cada estao possui um par de receptores, um para cada barramento. Para transmitir para estaes sua direita, uma estao deve utilizar o barramento superior, enquanto que para as estaes esquerda deve utilizar o barramento inferior. Assim, cada estao pode se comunicar com todas as demais. Esta topologia utilizada pela rede metropolitana DQDB (Distributed Queue Dual Bus), padro IEEE 802.6 Bus)

Redes Geograficamente Distribudas - Wans


Compreende uma ampla rea geogrfica, como um pas ou continente; Consiste de vrios pontos de concentrao. Cada ponto tem seu conjunto prprio de terminais geograficamente concentrados. Composto por sub-redes, onde estas no possuem subum padro para a topologia; Numerosos cabos ou linhas telefnicas, conectados por roteadores;

Outras Topologias

1 23

1 24

1 25

LAN Cap 6 - Classificao das Redes


As redes podem ser facilmente classificadas com base na sua rea GEOGRFIA. Assim temos: LANs MANs WANs
1 27

Altas taxas de transmisso Baixas taxas de erro Propriedade privada Geograficamente limitada Topologias mais utilizadas: estrela, anel e barra

1 28

MAN
Restrita a uma rea metropolitana Meios de transmisso: Cabos pticos e cabo coaxial Taxas de transmisso: podem variar entre 10 Mbps a 100 Mbps ou superiores

WAN
Conecta redes locais geograficamente distantes. Meios de transmisso (satlite, linhas telefnicas, microondas) custo elevado. Geralmente apresentam baixas taxas de transmisso* Geralmente so redes pblicas
* Hoje em dia a difuso da fibra tica permite a interligao quase global
1 29 1 30

WAN: Outros termos


Internet: Internet: Rede mundial de computadores Intranet: Intranet: Rede local que usa a mesma estrutura da Internet para o acesso de dados na rede Extranet: Ligao entre duas ou mais Intranets

1 31

Classificao: Distncias
10 m 100 m 1 km 10 km 100 km 1000 km 10000 km Sala Prdio Campus Cidade Pas Continent e Planeta

Rede Local Rede Metropolitana Rede Distribuda Inter Rede


1 32

Captulo 7- Componentes de software


Servios, clientes, protocolos, drivers. Utilitrios para testes. Preparao da rede.

Driver da placa de rede

1 34

Checando a instalao correta do dispositivo

Placa de rede com


problemas

Propriedades de rede
Servios Clientes Protocolos

1 35

1 36

1 37

cone da conexo

Propriedades da conexo (2000/XP)

Informaes sobre protocolo TCP/IP

1 38

1 39

1 40

Detalhes sobre a conexo

Para instalar servio de rede

Escolhendo o servio desejado

1 41

1 42

1 43

Testando a conexo com o PING

Testes repetitivos com o PING

Programa para testar com o PING at parar


:inicio PING %1 If errorlevel 1 goto fim Goto inicio :fim

1 44

1 45

1 46

WINIPCFG (Windows 9x/ME)

Monitorando o trfego no servidor

Monitor do Windows XP

1 47

1 48

1 49

IPCONFIG

O programa VNC

Desktop virtual

1 50

1 51

1 52

Quadro de proprieda des de rede

Propriedades de rede no Windows XP

Identificao do computador na rede, Windows 9x/ME

1 53

1 54

1 55

Identificao do computador na rede, Windows 2000/XP

Alterando o domnio / grupo de trabalho

Programando IP esttico

1 56

1 57

1 58

Вам также может понравиться