Вы находитесь на странице: 1из 3

Cientistas dos EUA anunciam 'cura funcional' de criana com HIV

Eles dizem que o 1 caso do tipo; beb foi tratado logo aps nascer. Vrus no foi erradicado, mas ficou indetectvel nos exames comuns. Do G1 Pesquisadores dos Estados Unidos apresentaram neste domingo (3) o que, segundo eles, o primeiro caso documentado de cura funcional de uma criana infectada pelo HIV. A cura funcional ocorre quando a presena do vrus to mnima que ele se mantm indetectvel pelos testes clnicos padres e discernvel apenas por mtodos ultrassensveis. Ela diferente da cura por esterilizao (que pressupe uma erradicao completa de todos os traos virais do corpo), mas significa que o paciente pode se manter saudvel sem precisar tomar remdios por toda a vida. O estudo foi realizado por cientistas do Centro da Criana Johns Hopkins, da Universidade do Mississippi e da Universidade de Massachusetts, e apresentado em um congresso mdico em Atlanta.

A descoberta, segundo eles, pode ajudar a abrir caminho para eliminar a infeco pelo vrus em outras crianas. Tratamento precoce O beb acompanhado pela pesquisa nasceu de uma me infectada pelo HIV. Ele comeou a receber um tratamento com antirretrovirais, os remdios usados contra esse problema, 30 horas aps o nascimento. O procedimento usado pelos mdicos foi diferente do que aplicado atualmente nesse tipo de caso. Normalmente, recm-nascidos de alto risco - filhos de mes com infeces pouco controladas ou que descobrem o HIV na hora do parto recebem os antirretrovirais apenas em doses profilticas at as seis semanas de vida. As doses teraputicas s comeam se e quando a infeco diagnosticada. No caso da criana do estudo, que foi tratada a partir das primeiras 30 horas de vida, exames mostraram a diminuio progressiva da presena viral no sangue, at que atingiu nveis indetectveis 29 dias aps o nascimento. O tratamento continuou at os 18 meses de idade. Dez meses depois de parar de tomar os remdios, a criana passou por repetidos exames. Nenhum deles detectou a presena de HIV no sangue. Exames que detectam anticorpos especficos do HIV, que so a indicao clnica da infeco pelo vrus, tambm tiveram resultado negativo. Mecanismo Para a virologista Deborah Persaud, coordenadora da pesquisa, a rpida administrao do tratamento provavelmente levou a criana cura porque deteve a formao de reservatrios difceis de serem tratados clulas inativas responsveis por reiniciar a infeco na maioria dos pacientes com HIV, semanas depois de parar o tratamento. Segundo os pesquisadores, este caso particular pode mudar o tratamento padro de recm-nascidos de alto risco. No entanto, eles recomendam cautela e dizem que no tm dados suficientes para recomendar mudanas imediatas, antes que outros estudos sejam feitos. Eles afirmam que um nico caso de cura por esterilizao foi reportado at hoje, com um homem HIV positivo tratado com um transplante de medula ssea para leucemia. A medula veio de um doador com uma rara caracterstica gentica que deixa algumas pessoas resistentes ao HIV, e o benefcio foi transferido para o receptor. Esse complexo tratamento, no entanto, no factvel de ser aplicado nos 33 milhes de pessoas ao redor do mundo infectadas pelo HIV.

Os pesquisadores tambm afirmam que, apesar da esperana que esse novo estudo pode trazer a recm-nascidos infectados, a preveno da transmisso do vrus de me para filho deve continuar a abordagem principal.

Вам также может понравиться