Вы находитесь на странице: 1из 12

Resumo A narrativa O tesouro descreve a histria de trs irmos de Medranhos: Rui, Guanes e Rostabal, que viviam em plena misria

a ponto de, em noites de frio intenso e nevasca, pernoitarem no estbulo que abrigava suas trs guas, j que a velha choupana em que habitavam era descoberta de telhas e vidros. Em certa manh de domingo, enquanto procuravam pegadas de caa, encontraram em Roquelanes um velho cofre de ferro, com trs fechaduras e trs chaves. Ao mesmo tempo em que abriram o cofre e mergulharam no ouro, a desconfiana tomou conta dos trs, que imediatamente levaram as mos ao cabo de suas espadas. Rui, descrito como sendo aparentemente o lder dos trs, argumenta que o tesouro vinha de Deus, e que deveria ser dividido em trs partes. Porm, parecia perigoso sair dali com tanto ouro, sendo necessrio arrumarem uma maneira segura de transport-lo. Decidiram que Guanes, por ser o mais leve dentre eles, deveria pegar uma parte do ouro e ir cidade de Retortilho comprar alforjes, vinho e comida para eles e para as guas a fim de aguetarem a caminhada de volta. Guanes, ento, assegura-se de levar consigo a sua chave e sai em cavalgada at a cidade para comprar os mantimentos e, no caminho sai cantarolando: Ol! Ol! Sale la cruz de la iglsia Vestida de negro luto... Enquanto aguardam o irmo mais novo voltar, Rui e Rostabal conversam entre si que Guanes no deveria estar com eles, pois havia se recusado mais cedo a fazer a caminhada, e que isso deveria ser m sorte para ele. Ambos chegam concluso de que Guanes tambm era egosta, que jamais dividiria o tesouro com eles, por isso decidem mat-lo. Rostabal esconde-se aguardando a volta de Guanes, com a espada em punho, quando escuta Guanes se aproximando: Ol! Ol! Sale la cruz de la inglsia, Vestida de negro luto...

Rostabal desfere um golpe de espada abaixo do ventre do irmo, a pedido de Rui, que tambm no se esquece de pedir para Rostabal pegar a chave de Guanes. Aps o feito, Rostabal, ao lavar-se do sangue do irmo, atacado no corao por Rui, com um golpe pelas costas.

Possuindo agora as trs chaves, Rui abre o cofre, olha as garrafas de vinho, as azeitonas e a carne assada que Guanes trouxera e, sentindo fome e ignorando o fato de que havia ali apenas duas garrafas do vinho, decide comer e beber. Deliciando-se com a comida, com o vinho e com o tesouro em suas mos, Rui sente que algo o queima por dentro. Rui que at ento era o mais safo entre eles, grita ento pelos irmos Guanes e Rostabal, e percebe que o que tomara era veneno e que a inteno do irmo mais novo era igual dele: de matar os irmos e ficar com o tesouro sozinho. Agonizando, Rui morre envenenado. A histria conta que at hoje o tesouro encontra-se na mata de Roquelanes.

Sobre o autor Ea de Queirs (1845 1900) considerado o mais importante ficcionista do Realismo em Portugal e um dos maiores em lngua portuguesa. Exerceu influncia no s sobre escritores portugueses, mas tambm sobre as literaturas brasileiras e espanholas. O objetivo do autor em seus escritos foi adequar sua viso de mundo, criando um estilo solto, livre e transparente, em uma linguagem expressiva, que, incorporado lngua corrente em Lisboa, tambm contribuiu para aumentar seu pblico. O Realismo em Portugal Alm de significar uma renovao da prpria literatura, nas suas formas de expresso: temas, linguagem e viso de mundo, a escola literria representou uma tentativa de tirar todo o pas da mentalidade romntico-crist e lev-lo modernidade, por meio de contato com as novas ideias filosficas e cientficas que circulavam a Europa. O Realismo teve incio em 1865 com a questo Coimbr. Nessa poca, haviam cessado as lutas entre os liberais e as faces que representavam a monarquia deposta pela revoluo de 1820, sendo consolidado o liberalismo. Porm, apesar das mudanas no cenrio poltico e cultural, a literatura portuguesa ainda se encontrava impregnada de velhas ideias romnticas e rcades, e o Realismo foi o esvaziamento dessas ideias. O conto O tesouro e suas caractersticas no Realismo Ea de Queirs consegue, em poucas pginas, revelar o relacionamento humano, o carter de egosmo, ganncia, inveja e cobia: caractersticas marcantes do Realismo. A cobia seguida de traio a caracterstica marcante do conto que prende a ateno do leitor. Ea utiliza-se de simbologia, fina ironia, e prova que os meios de vida interferem e corrompem a mente humana. A exemplo disso, os irmos Medranhos, que viviam em extrema misria, tm suas mentes corrompidas diante de tantas dificuldades e ao se depararem com um tesouro que mudaria suas vidas, revelam-se egostas. O autor mostra que, diante de situaes conflitantes e atpicas ao indivduo, seu verdadeiro e mais deprimente carter revelado. A ideia de ou tudo ou nada representada pelas atitudes dos personagens, trazendo-lhes um final trgico, remete ao bom leitor a uma ideia oposta, de quem tudo quer, tudo perde.

Simbologia O conto O tesouro enriquecido com uma simbologia que passa para o leitor noamador, aspectos do carter psicolgico da alma humana. Detalhes desses smbolos tornam o espao na obra macabro e sombrio, subjetivando dois temas: fraternidade familiar versus ambio, na qual esta ltima revela o poder do egosmo e suas consequncias. TRS Durante a narrativa, realista em terceira pessoa, nota-se a presena marcante do nmero trs, que, alm de outros significados, refere-se na obra representao de um inteiro. Como uma famlia, que representada por pai, me e filho, numa respectiva hierarquia, os irmos Medranhos possuem tal hierarquia. Simbolistas tambm utilizam o trs em associao aos trs reis magos, citados na bblia, alm de existir tambm, a representao catlica da trindade. Temos isso em vrios fragmentos, como no exemplo abaixo: Os trs irmos de Medranhos... ... a comprar trs alforjes de couro, trs maquias de cevada, trs empades de carne e trs botelhas de vinho. ... trs chaves nas suas trs fechaduras... TELHA Faz-se referncia ausncia de vidraa e telha na casa dos irmos no primeiro momento. No segundo, a telha citada fazendo parte da imaginao de Rui. Segundo a simbologia, telha significa proteo, mas quando o ambiente destelhado, as ms influncias corrompem o homem. ... o vento da serra levara vidraa e telha, passavam eles tardes desse inverno... ... pensava em Medranhos coberto de telha nova, nas altas chamas da lareira por noites de neve... LAREIRA A lareira, na simbologia, o centro de vida, pois traz calor e luz ao lar. No conto, ela descrita primeiramente como lareira negra, passando a ter significado oposto, e por uma segunda vez, citada em uma das viagens psicolgicas de Rui, ao imaginar-se rico. Temos isso nos respectivos fragmentos: ... diante da vasta lareira negra, onde desde ento no estalava lume, nem fervia panela de ferro... ... pensava em Medranhos coberto de telha nova, nas altas chamas da lareira por noites de neve...

GUA Em muitos trechos, a gua citada. Tanto em forma de fio de gua, como fonte, que lavava o morto. A simbologia da gua riqussima, mas representa principalmente a vida, e a purificao tanto em seu nascimento (fonte) como em seu estado inerte (tanque). Temos tais referncias nos fragmentos: Rostabal caiu sobre o tanque, sem um gemido, com a face na gua, os longos cabelos flutuando na gua. ... entre uivos, procurava o fio de gua, que recebia pelos olhos, pelos cabelos. A fonte, cantando, lavava o outro morto. VINHO O vinho, segundo a simbologia, representa sangue. Sangue este, derramado por todos os personagens do conto. CORVO A figura do corvo aparece no conto por mais de uma vez. Segundo a simbologia, o corvo representa mau agouro, a ave negra dos romnticos. Um bando de corvos passou sobre eles, grasnando PLUMA A pluma representada na simbologia um canal que faz com que as oraes subam at o cu. No conto, ela aparece por duas vezes, sendo que, na ltima, aparece quebrada, cortando a possibilidade de dessa comunicao. Aps o assassinato de Guanes, a pluma de Rostabal citada como quebrada e torta. Rostabal, adiante, fugindo com a pluma do sombrero quebrada e torta... RUIVO Rui, personagem mais ativo desde o comeo at o fim do conto, um homem ruivo. Desde as iniciais de seu nome, at suas atitudes, mostram que a simbologia do ruivo muito importante na obra. Segundo a simbologia, o ruivo representa fogo impuro. Segundo alguns estudiosos, Judas Escariotes, personagem bblico que trai Jesus, era ruivo. Ento Rui, que era gordo e ruivo... OURO Embora a simbologia do ouro seja repleta de significados, na obra, aplica-se bem a seguinte significao: O ouro moeda (tesouro) de perverso e exaltao impura dos desejos. E dentro, at as bordas, estava cheio de dobres de ouro!

MSICA FNEBRE A msica cantada por Guanes em sua partida e em sua chegada representa luto, e preconizava m inteno: Ol! Ol! Sale la cruz de la iglesia, Vestida de negro luto . . .

Concluso

O escritor realista exps, de forma brilhante, a fraqueza de esprito existente nos personagens e mostrou at que ponto o poder corrompedor que a vida, a sociedade e os meios podem exercer sobre o carter humano que refletido em suas atitudes. um conto realista de leitura obrigatria.

Bibliografia: Dicionrio de Smbolos - Jean Chevalier/Alain Gheerbrant

Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, nmeros.

Ed. Robert Laffont S.A. e Ed. Jupiter, 1982

Direitos adquiridos para a lngua portuguesa, no Brasil, pela

LIVRARIA JOS OLYMPIO EDITORA S.A. - 10 edio

Panorama da Literatura Portuguesa

CEREJA, Willian Roberto

Magalhes, Thereza Conchar Editora Atual, 1997 Por Mnica Lima Falsarella

Resumo do conto: O Tesouro de Ea de Queirs Nesta histria retratada a vida miservel de trs irmos de Medranhos, chamados Rui, Guanes e Rostabal. Esta pobreza em que viviam tornou-os mais miserveis. Certo dia, quando foram caar e apanhar tortulhos e decidiram ir ento ir mata de Roquelanes, onde encontraram, um velho cofre de ferro, com trs fechaduras, cheio de dobres de ouro. Rui, o mais velho, decidiu que o tesouro seria dividido pelos trs e Guanes partiu para a vila de Rortilho, levando consigo uma das chaves do cofre, para trazer de l trs alforges de couro para transportar o outro, trs maquias de cevada, trs empades de carne e trs botelhas de vinho. Enquanto esperavam pelo irmo, Rui convence Rostabal a assassinar Guanes e depois dividirem o dinheiro pelos dois. Quando este regressou da vila, Rostabal debruou-se sobre Guanes e assassinou-o, espetando-lhe uma espada. Na posse das trs chaves do cofre e senhor de todo aquele tesouro, Rui decide beber uma das duas garrafas de vinho que Guanes trouxera. De repente sentiu um grande ardor que lhe subia pela garganta. Desesperado, comeou a gritar pelos seus irmos, at que compreendeu que bebera vinho envenenado e morreu.

ESTRUTURA DA ACO Introduo (dois primeiros pargrafos) Apresentao das personagens e descrio do ambiente em que vivem; Desenvolvimento (at ao penltimo pargrafo) Descoberta do tesouro, deciso de partilha e esforos para eliminar os concorrentes; Concluso (dois ltimos pargrafos) Situao final. Da concluso infere-se que, se considerarmos a histria dos "trs irmos de Medranhos", estamos perante uma narrativa fechada; ao invs, se nos centrarmos sobre o "tesouro", teremos de considerar a narrativa aberta, dado que ele continua por descobrir ("...ainda l est, na mata de Roquelanes.").

Por sua vez, o desenvolvimento tem tambm uma estrutura tripartida: Descoberta do tesouro e deciso de o partilhar; Rui e Rostabal decidem matar Guanes; morte de Guanes; morte de Rostabal; Rui apodera-se do cofre e morre envenenado. A articulao das sequncias narrativas (momentos de avano) faz-se por encadeamento. Os momentos de pausa abrem e fecham a narrativa e interrompem regularmente a narrao com descries (espao, objectos, personagens) e reflexes. PERSONAGENS CARACTERIZAO FSICA CARACTERIZAO PSICOLGICA RUI gordo e ruivo avisado, calculista, traioeiro

GUANES pele negra, pescoo de grou, enrugado desconfiado, calculista, traioeiro

ROSTABAL alto, cabelo comprido, barba longa, olhos raiados de sangue ingnuo, impulsivo Predomina o processo de caracterizao directa, visto que a maior parte das informaes sonos dadas pelo narrador. No entanto, os traos de traio e premeditao de Rui e Guanes so deduzidos a partir do seu comportamento (caracterizao indirecta). As personagens comeam por ser apresentadas colectivamente ("Os trs irmos de Medranhos..."), mas, medida que a aco progride, a sua caracterizao vai-se individualizando, como que sublinhando o predomnio do egosmo individual sobre a aparente fraternidade. TEMPO Tempo histrico A referncia ao "Reino das Astrias" permite localizar a aco por volta do sculo IX, j que os rabes invadiram a pennsula ibrica no sculo VIII (a ocupao iniciou-se

em 711 e prolongou-se por vrios anos, sem nunca ter sido concluda); por outro lado, no sculo X encontramos j constitudo o Reino de Leo, que sucedeu ao das Astrias. Tempo da histria A aco decorre entre o Inverno e a Primavera, mas concentra-se num domingo de Primavera, estendendo-se de manh at noite. O Inverno est conotado com a escurido, a noite, o sono, a morte. E no Inverno que nos so apresentadas as personagens, envoltas na decadncia econmica, no isolamento social e na degradao moral ("E a misria tornara estes senhores mais bravios que lobos."). Por sua vez, a Primavera tem uma conotao positiva, associa-se luz, cor, ao renascimento da natureza, sugere uma vida nova, enquanto o domingo um dia santo, favorvel ao renascimento espiritual. A aco central inicia-se na manh de domingo e progride durante o dia. medida que a noite se aproxima a tragdia vai-se preparando. Quando tudo termina, com a morte sucessiva dos irmos, a noite est a surgir ("Anoiteceu."). Tempo do discurso A aco estende-se do Inverno Primavera e o seu ncleo central concentra-se num dia, desde a manh at noite. A condensao de um tempo da histria to longo (presumivelmente trs ou quatro meses) numa narrativa curta (conto) implica a utilizao sistemtica de sumrios ou resumos (processo pelo qual o tempo do discurso menor do que o tempo da histria). Nos momentos mais significativos da aco (deciso de repartir o tesouro e partilha das chaves, bem como a argumentao de Rui para excluir Guanes da partilha) o tempo do discurso tende para a isocronia (igual durao do tempo da histria e do tempo do discurso), sem no entanto a atingir. possvel tambm identificar no texto um outro processo de reduo do tempo da histria, que a elipse (eliminao, do discurso, de perodos mais ou menos longos da histria). A parte inicial da aco localizada no Inverno ("...passavam eles as tardes desse Inverno...") e logo a seguir o narrador remete-nos para a Primavera ("Ora, na Primavera, por uma silenciosa manh de domingo..."). Quanta ordenao dos acontecimentos, predomina o respeito pela sequncia cronolgica. S na parte final nos surge uma analepse (recuo no tempo), quando o narrador abandona a postura de observador e adopta uma focalizao omnisciente , para revelar o modo como Guanes tinha planeado o envenenamento dos irmos, manifestando dessa forma a natureza traioeira do seu carcter. Frequentemente, a analepse permite esconder do narratrio pormenores importantes para a compreenso dos acontecimentos, mantendo assim um suspense favorvel tenso dramtica. ESPAO A aco localizada nas Astrias e decorre, a parte inicial, nos "Paos de Medranhos" e, a parte central, na mata de Roquelanes. Somente o episdio do envenenamento do vinho situado num local um pouco mais longnquo, na vila de Retorquilho.

O pao dos Medranhos descrito negativamente, por excluso ("...a que o vento da serra levara vidraa e telha..."), e os trs irmos circulam entre a cozinha (sem lume, nem comida) e a estrebaria, onde dormem, "para aproveitar o calor das trs guas lazarentas". O facto de trs fidalgos passarem os seus dias entre a cozinha e a estrebaria, os lugares menos nobres de um palcio, significativo: caracteriza bem o grau de decadncia econmica em que vivem. A misria em que vivem acompanhada por uma degradao moral que o narrador no esconde ("E a misria tornara estes senhores mais bravios que lobos."). De igual modo, o espao exterior, a mata de Roquelanes, no um simples cenrio onde decorre a aco. As descries da natureza tm tambm um carcter significativo. A "relva nova de Abril", manifestao visvel do renascimento da natureza, sugere o renascimento espiritual que as personagens, como veremos, no so capazes de concretizar. Do mesmo modo, a "moita de espinheiros" e a "cova de rocha" simbolizam as dificuldades, os sacrifcios, que necessrio enfrentar para alcanar o objecto pretendido so obstculos que necessrio ultrapassar. A natureza, calma, pacfica, renascente ("...um fio de gua, brotando entre rochas, caa sobre uma vasta laje escavada, onde fazia como um tanque, claro e quieto, antes de se escoar para as relvas altas."), contrasta com o espao interior das personagens, que facilmente imaginamos inquietas, agitadas, perturbadas pela viso do ouro e ansiosas por dele se apoderarem, com excluso dos demais. Enquanto isso "as duas guas retouavam a boa erva pintalgada de papoulas e botes-de-ouro". Esse contraste tinha j sido posto em evidncia antes, depois dos trs terem contemplado o ouro ("...estalaram a rir, num riso de to larga rajada que as folhas tenras dos olmos, em roda, tremiam..."). E, quando Rui e Rostabal esperam, emboscados, o irmo, "um vento leve arrepiou na encosta as folhas dos lamos", como se a natureza sentisse o horror do crime que estava para ser cometido. Depois de assassinado Guanes, os dois regressam "clareira onde o sol j no dourava as folhas".

SIMBOLOGIA leitura do conto ressalta de imediato a referncia insistente ao nmero trs , de todos os nmeros aquele que carrega maior carga simblica. Desde logo, so trs os irmos; e o trs tambm um smbolo da famlia pai, me, filho(s). Mas aqui encontramos uma famlia truncada, imperfeita nem pais, nem filhos, apenas trs irmos. No h, alis, a mais leve referncia aos progenitores dos fidalgos de Medranhos, como se eles nunca tivessem existido. Essa ausncia da narrao , de certo modo, um smbolo da sua ausncia na educao dos filhos. Sem a presena modeladora dos pais (ou algum que os substitusse), Rui, Guanes e Rostabal dificilmente poderiam desenvolver sentimentos humanos: vivem como "lobos", porque imaginamos ns cresceram como lobos. Eles prprios no foram capazes de constituir uma famlia verdadeira, do mesmo modo que os trs, apesar dos laos de sangue e de viverem juntos, no formam uma famlia e sempre pela mesma razo: porque so incapazes de sentir o amor.

O tesouro est guardado num cofre. Um cofre protege, preserva, permite que o seu contedo permanea intocado ao longo do tempo. A sua utilizao significativa do carcter precioso do contedo. Igualmente significativo o facto de o cofre ser de ferro, material resistente, simultaneamente, fora e corrupo. Trs fechaduras novamente o nmero "trs"! preservam o contedo do cofre (Da curiosidade? Da cobia? Da apropriao indevida?...), mas trs chaves permitem abri-lo sem dificuldade. Note-se: nenhuma delas, s por si, mas as trs em conjunto. O simbolismo aqui evidente. S a cooperao dos trs proprietrios permite aceder ao tesouro. pela solidariedade, pela cooperao, pela convergncia de interesses e esforos que possvel alcanar o "tesouro" por todos almejado. Foi apenas porque, momentaneamente, os trs cooperaram, que lhes foi permitido contemplar o "tesouro". E porque no souberam manter esse esprito de cooperao, no lhes foi permitido possuir o "tesouro". E quando Rui expe a estratgia a seguir, o nmero "trs" volta a aparecer insistentemente ("...trs alforges de couro, trs maquias de cevada, trs empades de carne e trs botelhas de vinho."), como que a sublinhar o irredutvel individualismo que os vai conduzir tragdia. Por outro lado, o ouro , material precioso e incorruptvel, ele prprio smbolo de perfeio. Obviamente, para alm do seu valor material, simboliza a salvao, a elevao a uma forma superior de vida, mais espiritual, menos animal. esse o verdadeiro bem, o verdadeiro tesouro. Os fidalgos de Medranhos vivem mergulhados na decadncia material e na degradao moral. No se lhes conhece uma actividade til, um sentimento mais elevado, um afecto. Vivem com os animais e como animais. Mas para eles, como para todo o ser humano, h uma possibilidade de redeno. O "tesouro" est ali, sua frente, possvel alcan-lo; mas, para isso, necessrio enfrentar dificuldades, largar a cobia, vencer o egosmo, criar laos de solidariedade e verdadeira fraternidade. possvel encontrar no conto outros smbolos. Vimos j o significado que o Inverno, a Primavera, o domingo assumem neste contexto. Mas h tambm a gua, smbolo de vida (vemo-la na clareira, escoando-se por entre a relva que cresce e Rui procura combater o veneno com ela) e de purificao (com a gua, Rostabal pretende livrar-se do sangue do irmo que assassinou). O dstico em letras rabes mal legvel, remete para um passado distante, mtico, um tempo de paz, equilbrio e perfeio, uma idade de ouro que poder ser recuperada por quem conseguir encontrar o "tesouro. INDCIOS TRGICOS Frequentemente, na narrativa, a tragdia anunciada antecipadamente por indcios, que as personagens ignoram, mas no passam despercebidos ao leitor atento. o caso da cantiga que Guanes entoa ao dirigir-se vila e continua a cantarolar quando regressa. Ol! Ol! Sale la cruz de la iglesia, Vestida de negro luto...

A "cruz" e o "negro luto" so referncias claras morte que Guanes planeia para os irmos. Mas ironicamente prenuncia tambm a sua prpria morte. Como se v, nenhuma das trs personagens capaz de reconhecer esse sinal. Outro indcio trgico so as duas garrafas que Guanes trouxe de Retorquilho. Rui estranha o facto, mas no suspeita da traio. Se as personagens fossem capazes de interpretar esses indcios poderiam fugir ao destino. Mas so incapazes disso e desse lento aproximar do desenlace e da incapacidade das personagens para o evitar que resulta a dimenso trgica da narrativa. [INCIO] [TOPO] [ESCRITORES] [MATERIAL] [ESTILSTICA] [GRAMTICA] [LEGISLAO] [DOWNLOAD] [MAPA]

Tesouro um conto de Ea de Queirs reunidos em Contos, publicado em 1902. Nele, o autor reflete sobre a natureza humana e a sua relao com a riqueza material. Os protagonistas so trs irmos (os irmos de Medranhos): Guanes, Rui e Rostabal. As personagens comeam por ser apresentadas colectivamente, mas, medida que a aco progride, a sua caracterizao vai-se individualizando, como que sublinhando o predomnio do egosmo individual sobre a aparente fraternidade. Aviso: Este artigo ou se(c)o contm revelaes sobre o enredo. O conto baseia-se na vida de trs irmos de Medranhos (Rui, Guanes e Rostabal) que vivem no Reino das Asturias talvez os mais famintos e miserveis fidalgos do reino. Passavam os dias no Pao de Medranhos junto lareira, que h muito que no se acendia. Devoram, noite, pedaos de po esfregados em alho, indo depois deitar-se no estbulo para aproveitar o calor das suas trs guas. Certo dia, quando passeavam na mata de Roquelanes, acharam numa cova de rocha um velho cofre de ferro com uma inscrio rabe este tinha trs chaves e as suas respectivas trs fechaduras. Obcecados por retornarem s suas vidas de bem-estar, luxo e ostentao, o que faz com que fiquem enfurecidos e a duvidar dos seus prprios irmos. Com isso Rui decide que o tesouro ser repartido irmmente, com iguais quantidades por todos. Assim decidem que Guanes ir a vila mais prxima (Retortilho) e trar comida e alforges para

carregar o tesouro,enquanto Guarnes foi vila ia cantado " Ol! Ol! sale la cruz de la iglesia, Vestida de negro luto..." enquanto isso Rui tenta persuadir/manipular o seu irmo Rostabal a matar Guanes , porque este fazia troa dele e iria gastar o dinheiro mal gasto, e assim teriam que dividir o tesouro s por dois, assim se passou, Guanes morto e primeira oportunidade Rui mata Rostabal, ficando assim o Tesouro s para ele. Enquanto Rui "saboreava" est vitria sobre os seua irmos e imaginando como seria ser o novo Senhor de Medranhos (intitulandose D.Rui), repara que o seu irmo s trouxera duas garrafas de vinho para trs irmos, mas levado pela sofreguido no se importa. Comea a beber o vinho e a comer o Capo que o irmo trouxera, quando carregava o ouro do tesouro para os alforges comea a sentir um malestar, como se uma chama se acendesse dentro dele e quanto mais ele a tentava apagar mais a sentia, Rui tenta pedir ajuda aos seus irmos mortos, e tenta sugar a frescura da gua mas est revelasse como metal derretido, queimando-o. Assim todos os irmos morrem e o tesouro continua na mata de Roquelanes. [editar] Ver tambm Obras de Ea de Queirs traduzidas [editar] Ligaes externas Atalho para o livro Contos de Ea de Queirs no Projeto Gutenberg Atalho para o conto O Tesouro no Projeto Gutenberg O Wikisource contm fontes primrias relacionadas com este artigo: O Tesouro Este artigo sobre Literatura um esboo. Voc pode ajudar a Wikipdia expandindo-o.

Вам также может понравиться