Вы находитесь на странице: 1из 2

Mitificao do Heri: Cames no escolheu um heri individual que motivasse o ttulo da sua obra, mas procurou que a sua

epopeia enunciasse a histria de todo o povo da "gerao de luso". A inteno em exaltar os portugueses levou Cames a torn-los verdadeiros heris que se foram construindo, ao longo da obra, e que mereceram a mitificao. Para que este se fosse construindo, vrios elementos foram fundamentais, tais como: a inteligncia, pois os portugueses fizeram grande parte da viagem sem que os Deuses se apercebessem; a coragem e a valentia, que demonstraram perante as ciladas de Baco e perante o Gigante Adamastor, smbolo do perigo e do inultrapassvel, que permitiu a heroificao de Vasco da Gama, no momento de inverso. Alm disso, o episdio do Velho do Restelo, que simbolizando a contraposio e prenunciando vrios perigos, mortes, tormentas e outros desastres, contribui para a formao do heri, que enfrenta estes obstculos com coragem e esforo. Depois de todas as etapas vencidas, os portugueses merecem descanso, que decorrer na Ilha dos Amores, local concebido pelo pico, simbolizando a recompensa pela heroicidade, a satisfao dos sentidos e a harmonia no Universo. aqui que os portugueses so mitificados e se tornam Deuses, como se verifica quando as Ninfas se entregam aos navegadores, alcanando a glria. Finalmente, a viagem, mais do que a explorao dos mares, a passagem do desconhecido para o conhecido, conseguida pelo esforo e motivada pelo amor, tendo como resultado a posse do conhecimento.

A universalidade e actualidade da mensagem Os Lusadas so o poema do mar, dos Descobrimentos, das trocas internacionais? Sim, sem qualquer dvida. Mas Cames defende, simultaneamente, o amor e a guerra, o imprio do amor e o amor do imprio. Tem-se a impresso de que Cames, poeta lrio, faz uma aposta a aposta de escrever uma epopeia cumpriu a sua palavra at ao fim, mas durante a realizao de um trabalho de muitos anos sofreu momentos de dvida e ps em causa aquilo que exaltava. As contradies do poema so as contradies do seu sculo, e desta concluso podemos inferir da sua universalidade, pois OS Lusadas no so exclusivamente o canto do nacionalismo que se estruturava mas tambm uma meditao sobre os valores. Trata-se, com efeito, das contradies dialcticas de uma voz que exprime a conscincia moral, social e poltica da Europa num momento da sua evoluo. Os Lusadas, poema simultaneamente pico e crtico, veiculam pois uma mensagem universal de humanismo generoso que contrabalana e ultrapassa a tolerncia religiosa e um patriotismo estreito. A sua problemtica, bem como a sua arte, interessa ainda aos nossos dias, aos homens de todo o mundo. Nele se descobre j a aspirao profunda ao conhecimento e ao amor do prximo, condio necessria quer para o desenvolvimento harmonioso do indivduo quer para a criao cultural e o triunfo da paz.

Importncia e significado de Os Lusadas Os lusadas, o seu assunto principal foi a viajem de Vasco da Gama India. Sendo o maior navegador, mais que um heri individual, mas um porta-voz e smbolo de toda nacionalidade portuguesa. Essas viagens eram muito perigosas, passavam por lugares que ningum nunca tinha viajado, com

costumes e povos diferentes; houve a exaltao do homem-heri; como estava na poca antropocntrica do Renascimento tinha o esprito herico e conquistador. Os Lusadas est baseado em conquistas do homem portugus e renascentista, por esta causa so harmonizados em: - Ideais renascentistas, expanso do imprio, junto com a ideologia medieval, feudal e conservadora, representada na severa advertncia do Velho do Restelo contra os perigos do expansionismo. - A mitologia pag, com interferncia de vrias entidades mitolgicas com o ideal cristo de cruzada, j que Cames atribui aos descobrimentos a ampliao do mundo catlico. - O tom pico focalizado nos feitos dos navegadores, guerreiros e heris, com o tom lrico, com a expresso comovida do amor trgico de Ins de Castro e de suas splicas ou do temvel Adamastor que no final considerado um pobre amante rejeitado; - Objectividade que descreve a natureza em conhecimentos geogrficos, literrios e histricos, com a sua subjectividade nas digresses que o poeta faz uma reflexo sobre a vida, sobre a natureza humana e sobre sua condio. - O orgulho nacionalista de um povo que se orgulha de ter vencido os heris da Antiguidade.

Вам также может понравиться