Вы находитесь на странице: 1из 2

Biologia

Questes Consultec sobre virologia

Cludio Ges

1. O H5N1 vrus da gripe aviria integra um grupo de patgenos que se caracteriza por apresentar a) metabolismo energtico aerbico, podendo ocupar ambientes ricos em oxignio. b) material gentico constitudo bases nitrogenadas diferentes daquelas encontradas em aves e humanos. c) estruturas especficas para a sntese de protenas virais que lhes conferem autonomia em relao s clulas hospedeiras. d) molculas com capacidade de oferecer moldes para a criao de cpias, favorecendo a multiplicao. e) um envoltrio lipoprotico, cuja sntese ocorre no interior de seu capsdeo. 2. Tentativas de tratamento da gripe aviria em humanos envolve o uso de drogas antivirais. O mecanismo de uma dessas drogas est esquematizado na ilustrao. A anlise da ilustrao permite considerar: a) O Tamiflu controla a infeco, por aumentar a especificidade das protenas virais. b) O efeito teraputico do remdio mais eficiente sobre as protenas do H5N1 por elas serem menos variveis do que as da clula humana. c) A droga antiviral desorganiza a estrutura do vrus, inviabilizando o poder de infeco do H5N1. d) O medicamento age interferindo diretamente no processo de replicao do vrus. e) A ao da droga no controle da gripe aviria bloquear a interao vrus-clula hospedeira.

3. O vrus da influenza apenas uma bola oca de lipdios na qual se inserem alguns tipos de protena, contendo oito segmentos moleculares de RNA. Pequeno e simples, o vrus da influenza reconhecvel como uma estrutura perfeita e eficiente porque capaz de: a) Reproduzir-se no interior da clula hospedeira, dividindo-se sucessivas vezes, formando um grande nmero de novos vrus. b) Realizar, atravs de seu envoltrio lipdico, intercmbio com o meio interno da clula, obtendo nutrientes. c) Penetrar em uma clula especfica e utilizar o equipamento celular para produzir novas cpias de RNA viral e suas prprias protenas, possibilitando a organizao de novos vrus. d) Transcrever a informao gentica do vrus em molculas lipdicas especficas que organizam a capa viral. e) Traduzir o genoma viral em enzimas que capacitam o vrus a realizar reaes metablicas no citosol da clula parasitada.

4. O HIV, vrus causador da AIDS, bem conhecido; apresenta alta especificidade, pois ataca clulas relacionadas defesa imunolgica, neutralizando a sua ao. Embora no haja ainda uma cura definitiva para essa doena, algumas drogas antivirais tm se tornado eficientes, sendo uma delas o AZT, um potente inibidor da transcriptase reversa. A partir das informaes fornecidas no texto e do conhecimento sobre a estrutura e atividade do HIV, podemos afirmar corretamente que: a) O HIV um vrus de RNA e o AZT interfere na traduo do RNA. b) As clulas parasitadas pelo HIV so os linfcitos T e trata-se de um retrovrus, pois o AZT atua sobre a produo de DNA a partir do RNA. c) O vrus da AIDS um vrus de DNA e o AZT estaria atuando sobre a traduo de uma protena especfica. d) O vrus HIV um retrovrus cuja ao ocorre sobre macrfagos que, ao englobarem o material viral, incorporariam seu DNA no ncleo. e) O HIV um vrus de DNA e sua ao se faz presente sobre linfcitos T4.

GABARITO 1-D 2-E 3-C 4-B

Вам также может понравиться