Вы находитесь на странице: 1из 14

Captulo 2.

A Terra e a Lua

14

Captulo 2 A TERRA E A LUA


Neste captulo avaliaremos a dinmica da Terra e as propriedades fsicas do sistema Terra-Lua. Nossos objetivos principais so: comparar esses dois corpos e explicar suas diferenas; descrever as conseqncias das interaes gravitacionais entre ambos; estudar a
estrutura interna, a atmosfera e a magnetosfera terrestre; descrever os eventos que formaram a superfcie lunar; etc.

Iniciaremos discutindo a dinmica da Terra e suas conseqncias, como efeitos de mar e paralaxe, entre outros vrios fenmenos observados por ns. Na segunda parte do captulo estudaremos o sistema Terra-Lua.

I. DINMICA DA TERRA a. Evidncias da Rotao da Terra:


O Efeito de Coriolis; O Pndulo de Foulcault; O Achatamento da Terra

b. Evidncias da Revoluo da Terra em torno do Sol:


Aberrao anual da luz; Paralaxe; Efeito Doppler

c. Foras Gravitacionais Diferenciais:


Mars; Precesso e Nutao

II. SISTEMA TERRA-LUA a. Caractersticas Gerais:


Dimenses; Distncia e Massa

b. Estrutura Interna c. Caractersticas Superficiais d. Atmosferas


Estrutura da Atmosfera Terrestre; Campo Magntico

e. Evoluo do sistema Terra-Lua

Bibliografia
Introductory Astronomy & Astrophysics, de Zeilik & Smith (cap. 3 e 4) Astronomy: a beginner's guide to the Universe, Chaisson& McMillan (cap 5)

Captulo 2.

A Terra e a Lua

15

DINMICA DA TERRA
em funo dos movimentos da Terra e da Lua que se convencionaram vrias unidades de medida de tempo. Desta forma, definem-se segundo, minuto, hora e dia em termos da rotao da Terra; semana e ms em termos do movimento orbital da Lua; e ano em funo da revoluo da Terra em torno do Sol. O dia mdio solar de 24 horas, ou seja, 1h corresponde a 15o de rotao da Terra. A durao de um dia sideral (o intervalo entre duas passagens sucessivas referentes a um determinado ponto celeste - como as estrelas, por exemplo) de 23h 56m 4.09s (cerca de 4 min. mais curto que um dia mdio solar). A durao de um ano de 365,2564 dias.

a. Evidncias da Rotao da Terra


O simples fato de observarmos a esfera celeste "girando" para oeste diariamente no serve como prova de que a Terra est girando para leste, pois este argumento tambm poderia ser indicativo de que a Terra estaria esttica e a esfera celeste girando. Vamos ento buscar evidncias a partir das bem conhecidas leis dinmicas de Newton.

O Efeito de Coriolis A observao da trajetria aparente de foguetes e satlites artificiais s pode ser explicada se a Terra estiver em rotao. Vamos considerar um projtil lanado do plo norte e que cai no equador. A rotao da Terra transporta o alvo para leste, a uma velocidade de 0,46 km/s, e o projtil ir atingir um ponto a oeste do alvo. Embora o projtil esteja de fato movendo-se para o sul em relao ao solo, ele parece desviar para a direita (oeste). A acelerao fictcia que produz esse efeito - o efeito de Coriolis - foi deduzida por Gaspard Gustave de Coriolis ( 17921843). Para observadores no Hemisfrio Norte os corpos que se movem sobre a Terra em rotao parecem "desviar" para a direita e no caso do Hemisfrio Sul para a esquerda.

Figura 1. Efeito de Coriolis atuando sobre um projtil lanado do Polo Norte em direo ao Polo Sul.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

16

Para avaliarmos a acelerao de Coriolis, vamos estudar o caso de um corpo que se move com velocidade radial v sobre uma mesa que gira com velocidade angular . No tempo t, o corpo sai de A, desloca-se dr e chega a B em um tempo dt. Enquanto isso o ponto B deslocou-se para B percorrendo o ngulo d = dt. Lembrando que a velocidade radial definida por v=dr/dt e que o comprimento do arco ds=drd, escrevemos ds=(v dt)( dt)=v (dt)2. Pela 2a Lei de Newton: um corpo percorre uma 2 a (dt ) distncia ds = em dt quando ele sofre uma acelerao 2 r r r r constante a . De forma que a Coriolis = 2 v .
Figura 2. Deslocamento de um corpo sobre uma mesa giratria

O Pndulo de Foulcault
Baseado num efeito semelhante ao de Coriolis, em 1851 Foulcault realizou uma experincia que demonstra a rotao da Terra. Um pndulo de 60m foi suspenso no interior da cpula do edifcio Panthon, em Paris, e foi constatado que o plano de oscilao do pndulo desloca-se no decorrer de um dia. Se a Terra no girasse, esta rotao do plano de oscilao do pndulo no ocorreria, porque todas as foras que agem sobre a bola presa ao pndulo (gravidade e tenso do fio ) permaneceriam no plano de oscilao. No caso de um pndulo balanando no equador terrestre no ocorrem foras perpendiculares ao plano de oscilao e o mesmo no gira. Num determinado ponto da superfcie da Terra, a uma latitude , a componente vertical da velocidade angular da Terra (sen) . A velocidade angular inversamente proporcional ao perodo de 2 rotao sen = , onde = 2 / 24hs. Desta forma, o pndulo parece girar para o P 24 h . oeste, com perodo P = sen

O Achatamento da Terra
A Terra tem a forma de um esferide oblato, com raio polar de 6356,8 km, cerca de 21 km menor que o raio equatorial ( 6378,2 km ). No caso de um planeta fluido, a rotao causa um achatamento em sua forma. Apesar da Terra ser composta de materiais slidos, seus componentes tm um comportamento plstico: sua massa tem uma liberdade de movimento e migra para o equador terrestre. Esse comportamento semelhante ao de um corpo fluido garante a manuteno do formato oblato.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

17

b. Evidncias da Revoluo da Terra em torno do Sol


Aberrao anual da luz
Caso voc esteja caminhando debaixo de uma chuva vertical, sentir a necessidade de aumentar o ngulo de inclinao do guarda-chuva tanto quanto mais rpido for seu passo. A aparente inclinao da chuva resulta da composio de movimento da pessoa combinado queda da chuva.
Figura 3. A direo aparente da queda da chuva resultado da combinao entre a velocidade da pessoa e a da chuva.

Vamos agora considerar o deslocamento da luz proveniente de um astro com relao a um observador. A composio de movimento entre o observador e a luz recebe o nome de aberrao da luz. Se a Terra move-se com velocidade v, para se observar um astro que esteja no znite o telescpio dever ser apontado para essa direo, mas com um ngulo de inclinao , tal que ~ tan = v/c , onde c 3.105 km/s a velocidade da luz. Desta forma, a luz atingir a base do telescpio sem sofrer desvios. Em 1729, o astrnomo ingls James Bradley descobriu a aberrao da luz; constatou que = 20,49 segundos de arco; e explicou este fenmeno como sendo causado pelo movimento orbital da Terra. Assim, podemos deduzir a velocidade orbital da Terra: v = c = 29,80 km/s.

Paralaxe
Ao percorrermos uma estrada temos a impresso de que os objetos mudam de posio mais rapidamente quanto mais prximos se encontram da beira do caminho, e que os mais distantes parecem no se deslocar. Esse efeito de perspectiva tem o nome de paralaxe. Se considerarmos um tringulo imaginrio, cuja base corresponde distncia percorrida, e o objeto observado encontra-se no vrtice oposto base, notamos que o ngulo de abertura nesse vrtice ser cada vez menor, quanto mais distante estivermos do objeto.
Figura 4. Efeito de perspectiva que exemplifica a paralaxe. Com relao ao observador, que se desloca na linha AB, o objeto mais prximo parece se deslocar mais rapidamente que o objeto mais distante.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

18

Objetos astronmicos prximos devem exibir o efeito de paralaxe correspondente ao movimento da Terra em torno do Sol. Vamos considerar um tringulo imaginrio, cuja linha de base eqivale ao dimetro da Terra e no vrtice encontra-se o objeto a ser observado (planeta). As estrelas de fundo podem ser consideradas fixas. Duas fotografias obtidas a partir de diferentes pontos da Terra, mostraro um deslocamento aparente da posio do planeta com relao s estrelas de fundo.
Figura 5. Uma simulao de como seriam as imagens de um planeta com relao s estrelas de fundo, caso fossem obtidas a partir de dois pontos diferentes, formando uma linha de base igual ao dimetro da Terra.

Efeito Doppler
Veremos no captulo referente Radiao Eletromagntica, que a natureza da luz ondulatria e que portanto, os objetos celestes emitem radiao com um comprimento de onda natural. Veremos tambm que o efeito Doppler um fenmeno que ocorre quando h movimento entre o emissor e o observador. O desvio sofrido no comprimento de onda 0 v observado dado por: = = onde v a velocidade radial do objeto e o o 0 0 c comprimento de onda natural (ou de laboratrio) da luz emitida. Quando v > 0: ocorre o afastamento do objeto, enquanto que v < 0 indica sua aproximao. Da mesma forma que o movimento da Terra em sua rbita ao redor do Sol pode ser demonstrado atravs do efeito da paralaxe, tambm podemos verificar que o comprimento de onda da luz emitida por um determinado objeto celeste pode aumentar ou diminuir, quando as observaes so realizadas em pocas diferentes. Isso porque, num dado ponto de sua rbita, a Terra estar se afastando do objeto e 6 meses depois estar se aproximando do mesmo.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

19

c. Foras Gravitacionais Diferenciais.


A atrao entre dois corpos esfricos equivalente quela exercida entre duas massas pontuais. Entretanto, existem foras gravitacionais diferenciais ao longo do volume dos corpos, pois a fora gravitacional depende da distncia. Assim, diferentes partes de cada corpo estaro sujeitas a diferentes foras de atrao, enquanto a acelerao cinemtica tem uma distribuio uniforme.

Mars
Vamos avaliar a fora gravitacional exercida pela Lua se a Terra fosse coberta por um oceano de espessura uniforme (situao A, vista acima do polo). Se subtrairmos o vetor de acelerao do centro da Terra, que igual em todos os pontos, da acelerao gravitacional na superfcie, obtemos as aceleraes diferenciais de mar (situao B).

Figura 6. Na imagem A so indicados os vetores representando a ao gravitacional que a Lua exerce na superfcie da Terra. No centro da Terra aparece indicado o vetor de acelerao da Terra. As aceleraes diferenciais (imagem B) aparecem ao subtrairmos esse vetor de acelerao do centro da Terra, daqueles vetores da superfcie.

Estas foras de mar originam uma preamar de cerca de 1 m nos pontos alinhados com a reta que une os centros da Terra e da Lua. O Sol tambm produz efeitos de mar sobre a Terra, mas numa proporo menor. Uma vez que as aceleraes diferenciais so proporcionais a MR/d3 e como R=R o mesmo em ambos os casos, a relao entre as foras de mar solar e lunar :

MSol dLua 5 . d 11 MLua Sol As aceleraes do Sol e da Lua combinam-se vetorialmente, de modo que a mar resultante depende da elongao da Lua relativamente ao Sol. Quando ocorre conjuno ou oposio, as duas foras somam-se e a mar atinge o mximo. Quando a Lua est em quadratura, ao contrrio, elas cancelam-se parcialmente e as mars so mnimas. Uma das conseqncias do atrito das mars a dissipao de energia na forma de calor. Isso reduz a energia cintica de rotao da Terra e a durao do dia aumenta 0,002 segundos por sculo.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

20

Precesso e Nutao
Esses dois movimentos do eixo de rotao da Terra so comparveis ao movimento de um pio. O eixo precessiona num perodo de 26.000 anos, alm disso bamboleia em torno de uma posio mdia, num perodo de 18,6 anos, compondo o movimento chamado nutao. Atualmente o eixo da Terra, na direo do polo norte, aponta para a estrela Polaris (tambm conhecida como estrela do norte). Daqui uns 12000 anos, quase metade do ciclo de precesso, esse eixo vai apontar na direo da estrela Vega. H cerca de 5000 anos atrs, a estrela do norte era a estrela Thuban.

Figura 7. Comparao dos movimentos de Precesso e Nutao da Terra com o movimneto de um peo.

SISTEMA TERRA-LUA
a.Caractersticas Gerais
Dimenses

O primeiro clculo do tamanho da Terra foi efetuado por Eratstenes (sec. III.a.C.). Ele notou que num determinado dia do ano os raios de Sol incidiam perpendicularmente sobre um poo da cidade de Siena (somente nesse dia observava-se a imagem refletida em sua gua). Ele notou tambm que nesse mesmo dia, na cidade de Alexandria (a 800 km de Siena) a inclinao dos raios solares era de cerca de 7o.

800 km 7o = , deduziu p, o permetro aproximado da Terra como Da proporo o p 360


sendo de cerca de 40 mil quilmetros, o que leva a um valor muito prximo do verdadeiro Raio Equatorial da Terra R = 6378,2 km. Para a determinao precisa desse valor atualmente utilizam-se medidas de satlite e radar (geodsia espacial). A Lua, com raio de 1738 km (0.272 R ) e massa de 7,35.1022 kg (0.0123 M ) um dos maiores satlites do sistema solar, comparando-se seu tamanho, e massa em relao Terra.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

21

Distncia e Massa

A separao entre o centro da Terra e o centro da Lua de 384.405 km, que equivale a 60,3 R . Desta forma, a posio do centro de massa (CM) do sistema pode ML aL (0,0123) (384.405) = = 4671 km ser calculada por (vide expresso (2) da pg. 13): M + ML 1,0123 a partir do centro da Terra, ou seja, o CM do sistema est a 1707 Km abaixo da superfcie da Terra. Se desprezarmos a massa da Lua e considerarmos seu perodo orbital de 28 dias, podemos estimar a massa da Terra pela terceira Lei de Kepler : 3 42 aL = 5,98.10 24 kg , com erro inferior a 1%. M = 2 G PL Conhecendo a posio do CM e a massa da Terra, podemos calcular a massa da Lua, atravs do movimento da Terra em torno do CM, pela relao: d ML = M = 7,35.10 22 Kg = 1 M d 81,3 L

Onde, d e dL so as distncias entre o CM at o centro da Terra e da Lua, respectivamente. Atualmente, com o uso de uma tecnologia mais avanada, medidas com maior preciso tm sido obtidas. O valor mais preciso para a massa da Lua determinado por sondas espaciais. O achatamento da Lua 0,006 e o eixo maior aponta para a Terra. A distncia entre a Lua e a Terra obtida com preciso medindo-se o tempo de trajeto de ida e volta de um pulso de radar (com erros de at alguns metros) ou laser (preciso de at alguns centmetros). A determinao do dimetro da Lua resulta do conhecimento da distncia e do dimetro angular aparente que pode ser obtido por medidas angulares diretas e tempo de ocultao de estrelas e eclipses solares. Multiplica-se o dimetro aparente de 31 minutos de arco (ou 0,009 rd) pela distncia Terra-Lua, deduzindo-se o dimetro de 3466 km (raio de 1733 km ).

b. Estrutura Interna
Terra
A densidade mdia da Terra : =
3M = 5520 kg/m 3 . Como sabemos que a 3 4 R

densidade das rochas superficiais 3000 kg/m 3 , conclui-se que o interior da Terra deve ser muito denso.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

22

De fato, a Terra estratificada, sendo que os primeiros 35 km so compostos de rochas ( 3300 kg/m 3 ). Na faixa at ~2900 km encontra-se o manto (silicatos em forma compacta com densidade 3300 6000 kg/m 3 . Em seguida apresenta-se o ncleo
exterior lquido com espessura de ~2200 km e densidade 9000 11000 kg/m 3 . O

centro ocupado pelo ncleo interior slido com raio 1300 km e 12000 kg/m 3 .

Lua
A partir da massa e raio calcula-se a densidade mdia da Lua 3370 kg/m 3 , semelhante a da crosta terrestre. As misses espaciais, como a Apollo, trouxeram amostras de rochas superficiais de composio semelhante a silicatos baslticos com densidade 3000 kg/m 3 . Desta forma, a densidade no deve crescer muito na direo do centro da Lua. Sismgrafos instalados na Lua revelaram uma baixa atividade ssmica, sendo que as maiores apresentam nvel menor que 2 na escala de Richter. Alguns dos sismos lunares devem ser provenientes dos impactos de meteoritos. O Modelo do interior Lunar mais aceito atualmente considera a presena de um ncleo no-metlico, inativo e slido; um manto que pode ter sofrido fuso parcial e a crosta com espessura ~ 60-70 km. Na figura abaixo esto esquematizadas (fora de escala) as principais regies da Terra e da Lua. Para a Terra so apresentados o ncleo interno rodeado pelo ncleo lquido externo. A maior parte da Terra dominada pelo manto, que circundado por uma fina crosta, com apenas algumas dezenas de quilmetros. Acima da hidrosfera encontrase a atmosfera e a regio mais externa da Terra a magnetosfera.

Figura 8. Representao esquemtica das estruturas da Terra (painel esquerda) e da Lua (painel direita).

Captulo 2.

A Terra e a Lua

23

No esquema da Lua aparece o manto rochoso, que cobre o manto interno semislido, que por sua vez circunda o ncleo interno. Na superfcie aparecem os mares e as partes mais altas da crosta. O conhecimento que temos hoje em dia a respeito do interior da Terra foi obtido graas ao do estudo da propagao das ondas ssmicas. Os tremores de terra irradiam ondas longitudinais de compresso e ondas transversais, cujas trajetrias no interior da Terra dependem das propriedades elsticas do material em cada ponto. Essas ondas sofrem refrao e reflexo. Algumas ondas no so detectadas nas zonas de "sombra" criadas pelo ncleo externo, o que indica que esse ncleo lquido. A composio qumica precisa do ncleo no ainda bem conhecida. Terremotos geram ondas ssmicas que podem ser detectadas em estaes sismogrficas ao redor do mundo. As ondas se propagam no interior da Terra e so desviadas de acordo com a variao da densidade e temperatura no interior do planeta.
Figura 9. O desvio das ondas ssmicas causado pelo ncleo externo da Terra, indicam que ele seja de composio lquida.

c. Caractersticas Superficiais
As superfcies da Terra e da Lua apresentam muitas diferenas, devidas principalmente s caractersticas evolutivas. Por possuir um interior quente e uma atmosfera erosiva, a Terra no foi preservada, como no caso da Lua, que tem um interior frio e no possui atmosfera.

Terra
A crosta terrestre composta por uma litosfera slida (blocos continentais de granito) e uma hidrosfera lquida (70% da superfcie total). As placas continentais e ocenicas da crosta so separadas e flutuam sobre o manto. O movimento das placas causado pelo padro convectivo no manto superior que arrasta as placas atravs da superfcie da Terra. Um exemplo desse fenmeno a falha de San Andreas na Califrnia, o resultado do deslizamento na parede das placas da Amrica do Norte e do Pacfico.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

24

Lua
A superfcie lunar e os primeiros metros de seu solo tm sido muito bem estudados graas a vrias misses de sensoramento remoto ou por sondagem direta. Seu material de composio basaltica com um albdo mdio muito baixo (0,07). Sua temperatura varia rapidamente desde ~390 K at 110 K. Apresenta planaltos que aparecem como reas saturadas de crateras (regies claras) bem como plancies (ou Mares), que so grandes reas escuras, aproximadamente circulares com dimetro de 300 a 1000 km Em 1609, Galileu observou os mares lunares. A origem desse mares devida o impacto de meteoritos, cujas dimenses so desde centmetros at ~290 km.
Figura 10. Duas crateras lunares e parte de uma plancie, representada pela cor mais escura.

Estgios na formao de uma cratera lunar por impacto meteortico


(a) Um meteorito colide na superfcie lunar liberando grande quantidade de energia; (b) como resultado, o material ejetado do impacto e envia ondas de choque embaixo da superfcie. (c) Eventualmente forma-se uma cratera rodeada por uma mistura de material ejetado.

Figura 11. Representao esquemtica da formao de uma cratera por impacto de um meterorito..

d. Atmosferas
No caso da Terra, a atmosfera atual o resultado de vulcanismo; de emanaes gasosas diversas; e do fato de que a atrao gravitacional suficiente para reter a atmosfera. A composio qumica da atmosfera terrestre na superfcie dada na seguinte tabela:

Captulo 2.

A Terra e a Lua

25

Gs Nitrognio ( N2 ) Oxignio ( O2 ) Argnio ( Ar ) Dixido de Carbono ( CO2 ) Nenio ( Ne )

% 78,08 20,95 0,934 0,033 0,0018

Ao contrrio da Terra, a Lua no tem atmosfera, pois no h manifestao de vulces que poderiam expelir gs para form-la, nem tampouco gravidade suficiente para ret-la.

Estrutura da Atmosfera Terrestre


A atmosfera terrestre estratificada em vrias camadas. A inferior, chamada troposfera densa, homognea, sede principal dos processos meteorolgicos. A tropopausa vai at cerca de 15 km de altitude; a estratosfera tnue e estvel, com uma espessura de 40 a 50 km; a mesosfera est entre 50 e 80 km de altitude. Na figura ao lado, indica-se a variao mdia da temperatura em funo da altitude. At a mesosfera a temperatura chega a um mnimo de 190K, enquanto que subindo at a termosfera, a uma altitude de 250 km, a temperatura sofre um aumento. Na exosfera (acima de 600 km) a temperatura aproximadamente estvel, sendo esta a regio onde a atmosfera pode perder-se para o espao interplanetrio (regio no indicada na figura).
Figura 12. Variao da temperatura na atmosfera terrestre, em funo da altitude.

O comportamento da alta atmosfera ( 50 a 300 km ) parte do resultado de um processo de fotoionizao, que produz a ionosfera. Os raios ultravioleta e raios-X do Sol so capazes de dissociar o nitrognio e o oxignio e de ionizar muitos outros tomos, at atingir um estado de equilbrio. A ionosfera atua como uma camada protetora, que absorve a maior parte da radiao solar de alta energia.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

26

Campo Magntico
Na Lua o campo magntico intrnseco inferior a 10-9 T, enquanto que na Terra ele 1 dipolar, da ordem de 0,4 10-4 T, e pode ser expresso por B 3 . Sua inclinao com r relao ao eixo de rotao de 12 . A provvel origem explicada pelas correntes fluidas no ncleo exterior, que metlico (cargas eltricas em movimento geram um campo magntico). Na presena fortes campos magnticos, partculas carregadas ficam aprisionadas, deslocam-se por caminhos espirais, ao redor das linhas de campo. O fenmeno das auroras resultado da emisso da radiao aps partculas magnetosfricas colidirem com molculas atmosfricas.
Figura 13. Campo magntico terrestre. Partculas carregadas que chegam na atmosfera terrestre a partir do vento solar, por exemplo, ficam aprisionadas nas linhas de campo, deslocando-se em espirais.

e. Evoluo do sistema Terra-Lua


Conhecendo-se as propriedades fsicas da Terra e da Lua podemos inferir seus processos evolutivos. Por um lado, a Terra um dos planetas terrestres mais evoludos (e ainda est em evoluo), enquanto isso, a Lua tem caractersticas de um mundo fssil, que preserva evidncias dos primeiros estgios de evoluo planetria.

A histria da Lua
A Lua formou-se h cerca de 4,6 bilhes de anos a partir do agrupamento de blocos de matria. A crosta comeou a se solidificar h ~4,4 bilhes de anos e foi bombardeada por meteoritos. Nos ltimos 3 bilhes de anos a crosta esteve inativa. Os Planaltos representam as partes mais antigas e os Mares correspondem s regies mais recentes.

Captulo 2.

A Terra e a Lua

27

A histria da Terra
Podemos classificar a evoluo da Terra em seis estgios provocados pelo calor interno: (1) h 4,6 bilhes de anos ocorreu sua formao pela aglomerao de blocos de matria proveniente do disco proto-planetrio. (2) h 4,5 bilhes de anos ocorreu formao de um ncleo denso; (3) a atividade vulcnica propiciou a formao de uma atmosfera; (4) a queda de meteoritos causou fraturas na crosta; (5) h 3,7 bilhes de anos ocorreu o surgimento dos primeiros continentes. Havia tambm muita ao de chuva e vento, causando eroses na superfcie; (6) desde 600 milhes de anos atrs os processos do estgio anterior diminuram progressivamente e a Terra tornou-se muito semelhante ao que observamos hoje em dia.

EXERCCIOS

1. Quais evidncias levaram os Geofsicos a propor que o ncleo da Terra parcialmente lquido? 2. Ao observarmos uma estrela que esteja no znite, o telescpio deve ser apontado para essa direo, mas levemente inclinado, por um ngulo de aproximadamente 20 segundos de arco. (a) Por que esse procedimento necessrio? (b) Considerando a origem deste fenmeno, o que poderamos concluir, caso esse ngulo fosse duas vezes maior? 3. Na direo do Polo Norte o eixo da Terra aponta para a estrela Polaris (estrela do norte). Por que Vega ser considerada a estrela do norte, num futuro distante? 4. Calcule o raio da Terra, sabendo que na cidade de Alexandria a inclinao dos raios solares de 7o, com relao incidncia dos raios solares observada no mesmo dia do ano, na cidade de Siena, a qual se encontra a uma distncia de 800 Km. 5. Qual a hiptese mais aceita que explica o campo magntico da Terra? 6. Por que a taxa de eroso na Terra to maior que na superfcie lunar? 7. Como se explica a falta de atmosfera na Lua? 8. Qual a explicao para as auroras terrestres?

Вам также может понравиться