Вы находитесь на странице: 1из 13

Captulo 3.

O Sistema Solar

28

Captulo 3 O SISTEMA SOLAR


Este captulo ser dedicado ao estudo sistema solar, principalmente no que se refere aos componentes que orbitam o Sol, nossa estrela Nesta primeira parte discutiremos ento a respeito dos planetas e dos corpos menores que compem o meio interplanetrio. Por se tratar de um tpico bastante extenso, no nos aprofundaremos no estudo individual dos planetas, apresentando somente suas caractersticas mais relevantes. Na segunda parte, a formao do sistema solar ser apresentada, num estudo tambm conhecido como cosmogonia.

Parte I Meio Interplanetrio


Planetas Corpos Menores
Satlites e Anis Asterides Cometas Meteoritos e Meteoros Gs e Poeira Zodiacal

Parte II Formao do Sistema Solar


Movimento dos Planetas Teoria de Formao Disco Protoplanetrio

Bibliografia
Introductory Astronomy & Astrophysics, de Zeilik & Smith (cap 7) Astronomy: a beginner's guide to the Universe, Chaisson& McMillan (cap 4)

Captulo 3.

O Sistema Solar

29

Meio Interplanetrio
O Sol e seus nove planetas so os principais constituintes do sistema solar, que alm desses componentes possui vrios outros elementos, como satlites, asterides, meteorides, cometas e poeira zodiacal. Por concentrar quase a totalidade da massa do sistema solar (99,87%), o Sol exerce uma poderosa atrao sobre os demais corpos, fazendo-os gravitar ao seu redor. A rbita de Pluto representa o tamanho aparente do sistema solar e a luz do Sol leva 5 horas e meia para chegar at esse planeta. Este tempo bastante curto quando comparado com a distncia mdia at as estrelas vizinhas, que de aproximadamente 5 anos-luz. Para termos uma idia das escalas de distncias envolvidas, poderamos supor que dois sistemas planetrios vizinhos seriam como dois vilarejos com extenso de apenas 1km cada, ambos localizados no Continente Sul Americano; um no extremo sul e outro no extremo norte.

Figura 1. Representao em perspectiva do Sistema Solar. Com exceo a Mercrio e Pluto, as rbitas dos planetas esto aproximadamente no mesmo plano. A dimenso total do sistema solar de 80 U.A.

Captulo 3.

O Sistema Solar

30

PLANETAS
Como j vimos anteriormente a palavra planeta de origem grega e significa astro errante. Somando a massa de todos os planetas verificamos que ela corresponde a uma pequena frao (0,134%) da massa de todo o Sistema Solar. A massa dos planetas determinada aplicando-se a terceira lei de Kepler, considerando o movimento de seus satlites. No caso de Mercrio e Vnus (que no tm satlites), a massa determinada pela anlise de perturbaes gravitacionais que esses planetas exercem no movimento de outros planetas, asterides ou cometas. Jpiter, Saturno, Urano e Netuno (tambm chamados planetas externos) tm baixa densidade e so classificados como planetas jovianos, pois seu prottipo o planeta Jpiter. Seus principais constituintes so substncias livres: hidrognio e hlio gasoso, gelo de gua, metano, dixido de carbono e amnia. Mercrio, Vnus, Terra e Marte so os planetas com densidade maior, formando a classe dos planetas telricos (neste caso, o prottipo a Terra). So constitudos de rochas (silicatos e xidos) e metais, como nquel e ferro. J o planeta Pluto no tem classificao exata.

Figura 2. Representao em escala dos tamanhos relativos dos planetas e o Sol. A proporo das rbitas no foi respeitada

Captulo 3.

O Sistema Solar

31

CORPOS MENORES
Os corpos menores, com dimenses inferiores s dos planetas, tm enorme importncia no estudo da formao do Sistema Solar. Muitos no foram submetidos a altas presses e temperaturas, portanto no sofreram metamorfismos decorrentes da fuso e fracionamento gravitacional. Os que permaneceram longe do Sol retiveram os compostos volteis originais, sendo considerados verdadeiros fsseis por ainda guardarem o registro das condies fsicas e qumicas primordiais do Sistema Solar.

(a) Satlites e anis


Fazem parte do meio interplanetrio os satlites que orbitam ao redor dos planetas e tambm os anis que os planetas jovianos possuem. Nas tabelas a seguir, so listados os nmeros de satlites e de anis dos Planetas. Planeta No de satlites Mercrio 0 Vnus 0 Terra 1 Marte 2 Pluto 1

Planeta No de satlites Anis

Jpiter 16 1*

Saturno 20 7

Urano 15 10

Netuno 8 3*

(* ) O sistema de anis de Jpiter composto de um halo interior, um anel principal e um anel difuso exterior. Um dos anis de Netuno composto de quatro arcos.

(b) Asterides
O significado da palavra Asteride est relacionado a objeto com aparncia estelar. Por se encontrarem relativamente prximos, os asterides apresentam movimento prprio. Quando tomamos uma fotografia de longa exposio o asteride deixa traos sobre o fundo de estrelas fixas. Antigamente, os asterides recebiam nomes mitolgicos como por exemplo, Ceres o primeiro asteride descoberto em 1801 por Piazzi. Hoje so designados pelo ano de descoberta seguido de duas letras. A maior parte dos asterides j catalogados (cerca de 2000) tm rbitas circulares e localizam-se no cinturo de asterides, que fica entre Marte e Jpiter. Sondas espaciais constataram que ele surpreendentemente desprovido de poeira fina. Um subgrupo de asterides (Troianos) encontrado na mesma rbita de Jpiter.

Captulo 3.

O Sistema Solar

32

O tamanho de um asteride pode ser determinado quando uma estrela ocasionalmente ocultada, ou ento, atravs da medida da quantidade de luz solar que ele reflete. Ceres, o maior de todos, tem dimetro de 1025 km, mas somente 30 asterides tm dimenses maiores que 200 km. Atravs de ocultao de estrelas foram descobertos asterides duplos. Em 1993 a sonda espacial Galileu fotografou o asteride Ida, com cerca de 56 km junto com sua lua esfrica de 1,5 km. Por no apresentarem simetria esfrica e por possurem movimento de rotao, seu brilho, devido reflexo da luz solar, no constante. Essas modulaes da curva de luz permitem inferir o perodo de rotao que varia de horas a anos. A determinao da massa feita atravs da medida da perturbao gravitacional, por ocasio de um encontro prximo ou demorado entre dois asterides. Juntos, todos os asterides tm apenas um centsimo da massa de Mercrio, ou o dobro da massa de Ceres. Atravs de espectrofotometria podemos estudar sua composio qumica. Cerca de 60% dos asterides tm composio similar quela dos meteoritos carbonceos, so escuros e orbitam na parte externa do cinturo. Cerca de 30% so rochoso-ferrosos (rochas, ferro e nquel em partes iguais), mais claros e orbitam nas partes mais internas. Os demais tm composio ferrosa.

Figura 3. Fotos obtidas pela sonda espacial Galileu. (a) Asteride Gaspra (dimetro ~20 km) fotografado a uma distncia de 1600 km (b) O asteride Ida (dimetro ~50 km) visto a 3400 km. Ao lado de Ida aparece sua lua esfrica Dctil, com 1,5 km de dimetro.

Captulo 3.

O Sistema Solar

33

(c) Cometas
A parte slida de um cometa, o ncleo, constitui-se de gelo com impurezas, tem forma irregular e mede vrios quilmetros. Seu principal componente a gua, formando hidratos de vrias substncias: metano, amnia, dixido de carbono, etc. As impurezas misturadas ao gelo so constitudas de matria meterica no voltil de diversos tamanhos: desde gros submicromtricos de poeira at fragmentos maiores provenientes dos chamados chuveiros de meteoros.

Figura 4. Foto do cometa de Halley em 1986, cerca de 1 ms antes de sua passagem no perihlio. So indicadas as caractersticas de um cometa tpico, mostrando o ncleo, coma, envoltrio de hidrognio e cauda.

Um estudo das caractersticas das rbitas dos cometas levou o holands Jan H. Oort a propor a existncia de uma nuvem hipottica, que hoje leva seu nome. Essa nuvem seria uma espcie de camada que teria um raio mdio de 100 mil UA, envolvendo todo o Sistema Solar. Cerca de 100 bilhes de cometas estariam hibernando nessa camada, j que no sofreriam desgastes por vaporizao, por estarem muito distantes do Sol.

Figura 5. (a) Diagrama da nuvem de Oort mostrando algumas rbitas cometrias. De todas as rbitas, somente aquelas com maior excentricidade entraro no Sistema Solar. (b) Cinturo de Kuiper onde se acredita que seja a origem dos cometas de curto perodo.

Captulo 3.

O Sistema Solar

34

O movimento do Sol na Via Lctea, induz perturbaes gravitacionais devido s estrelas vizinhas, que alterariam as rbitas desses cometas, projetando uns para fora do Sistema Solar e outros para as proximidades do Sol. Quando a segunda alternativa ocorresse, veramos um cometa novo, cuja rbita elptica e o perodo seria da ordem de milhes de anos. Os aflios de cometas novos no se confinam ao plano da eclptica, mas se distribuem por todas as direes no espao. Esse fato fundamenta a escolha da forma de camada e no de anel para a nuvem de Oort. medida que um cometa se aproxima do Sol, o gelo do ncleo se aquece e se vaporiza, ejetando gases que arrastam consigo gros de poeira. A coma uma tnue nuvem de gs e de poeira, de forma aproximadamente esfrica (raio da ordem de 100 mil km) que envolve o ncleo. Trata-se de matria que o cometa est perdendo para o meio interplanetrio. A cada aproximao do Sol o cometa perde cerca de um centsimo de sua massa total. O brilho da coma se deve, em parte, aos gros de poeira que refletem a luz do Sol; por outro lado, as molculas de gs tambm reemitem a luz solar, atravs do processo de fluorescncia ressonante. As caudas podem ser entendidas como prolongamentos da coma na direo oposta a do Sol. Desta forma as caudas se classificam em dois tipos: Tipo I gs ionizado pela radiao solar empurrado pelo vento solar. A cauda retilnea, mais estreita e mais estruturada. Tipo II gros de poeira de diversos tamanhos. Os gros so empurrados atravs da presso exercida pela radiao solar. Essa ao menos intensa do que na cauda de Tipo I. Por isso tende a ser encurvada na direo de procedncia do cometa, alm de ser mais larga.
Figura 6. Diagrama de parte da rbita de um cometa tpico. Conforme o cometa se aproxima do Sol, ele desenvolve uma cauda sempre dirigida na direo contrria do Sol. Quando se encontra mais prximo do Sol, uma cauda de poeira curva tambm dirigida na direo contrria a do Sol pode aparecer.

Captulo 3.

O Sistema Solar

35

(d) Meteoritos e Meteoros


So objetos menores ainda, que podem colidir entre si ou com os planetas, satlites e asterides. Meteorides consistem em restos de cometas ou fragmentos de asterides. Quando um meteoride entra na atmosfera terrestre gera um trao de luz no cu chamado meteoro. Se parte sobrevive e atinge o cho temos um meteorito.

(e) Gs e Poeira Zodiacal


A poeira zodiacal uma nuvem de gros, os quais medem de 1 a 10m, ficam concentrados no plano da eclptica, descrevendo rbitas aproximadamente circulares. Esses gros refletem a luz solar, produzindo a chamada luz zodiacal que forma uma faixa no cu ao longo da eclptica.

COSMOGONIA
A primeira parte deste captulo foi dedicada descrio geral dos planetas e dos corpos menores. Em continuidade a esse estudo, nesta segunda parte ser apresentada a teoria de formao do nosso sistema planetrio. A constatao de vrias semelhanas entre os planetas e seus movimentos, observadas h muito tempo atrs, levou atual proposta de teoria de formao. Considerando as propriedades dinmicas dos componentes do sistema solar, verifica-se que algumas caractersticas so regulares. Entre elas, destacam-se: (i) distncia dos planetas ao Sol; (ii) rbitas coplanares (Mercrio e Pluto so excees); (iii) movimento orbital dos planetas e da rotao do Sol num mesmo sentido; (iv) a rotao dos planetas no mesmo sentido do movimento orbital, com exceo apenas de Vnus e Urano; (v) a relao entre os planetas gigantes e seus sistemas de satlites e anis a mesma relao que ocorre entre o Sol e planetas e asterides; (vi) h diferenas sistemticas de composio qumica que distinguem os planetas internos (telricos), dos externos (jovianos); (vii) embora 99,87% da massa do Sistema Solar esteja no Sol e apenas 0,13% nos planetas, 99% do momento angular est nos planetas e apenas 0,5% no Sol; (viii) cometas de longo perodo tem rbitas excntricas com inclinaes quaisquer.

Captulo 3.

O Sistema Solar

36

FORMAO DO SISTEMA SOLAR Distribuio das rbitas dos Planetas


Os planetas seguem as leis de Kepler e de Newton nas suas rbitas elpticas em torno do Sol, e a distribuio de tamanhos dessas rbitas apresenta-se com uma certa regularidade. O espaamento entre as rbitas cresce geomtricamente medida que se afastam do Sol. Em 1766 (antes da descoberta de Urano, Netuno e Pluto) Titius de Wittenberg encontrou uma regra emprica aproximada para a distribuio das distncias mdias SolPlaneta (semi-eixo maior da rbita). Johann Bode popularizou essa relao em 1772, que passou a ser conhecida como Lei de Bode ou regra de Titius-Bode. A regra consiste em escrever a srie: [4]; [4 + (3 x 2)]; [4 + (3 x 21)]; [4+ (3 x 22)]; [4 + (3 x 23)]; .... e dividir cada um por 10, de modo a chegar na sequncia: [0,4]; [0,7]; [1,0]; [1,6]; [2,8]; [5,2]; [10,0]; [19,6]; [38,8]; [77,2]... Uma seqncia semelhante pode ser observada se escrevemos as distncias dos planetas at o sol, em U.A.

Mercrio Vnus 0,39 0,72

Terra 1,0

Marte 1,52

Jpiter 5,20

Saturno Urano 9,54 19,2

Netuno 30,1

Pluto 39,5

Tomando a distncia Sol Terra (1 U.A.), verificamos que fora a falha em 2,8 UA (cinturo de asterides), a lei de Bode bastante correta para os primeiros 7 planetas.

A teoria da formao
No h, at o momento, uma teoria cosmognica inteiramente satisfatria. Colocamse como principais questes (i) se a formao do Sol e dos planetas foi simultnea, e (ii) se a matria prima dos planetas teve origem estelar ou interestelar. A explicao mais aceita a da Nebulosa Solar Primitiva (NSP), primeiramente proposta por Laplace, em 1796: os planetas seriam subprodutos da formao do Sol e todo o Sistema Solar teria se formado da matria interestelar. A formao de estrelas tem incio quando uma nuvem interestelar passa por processos de fragmentao e colapso. A massa crtica que deflagra a instabilidade inicial a chamada Massa de Jeans, estabelecendo o nvel abaixo do qual a nuvem no entra

Captulo 3.

O Sistema Solar

37

em colapso. Entre os valores tpicos de uma nuvem interestelar densa, a nuvem em colapso tem massa de mil a 1 milho de vezes maior que a massa solar. Um nico colapso pode resultar em uma grande quantidade de estrelas. Por esse motivo comum se encontrar estrelas em aglomerados, associaes e sistemas mltiplos.

A imagem ao lado apresenta uma regio de formao de estrelas. esquerda da interestelar de gs e chamada Barnard 86. No lado aglomerado NGC6520. nuvem poeira,

direito aparece o estelar jovem

Figura 7. Imagem de nuvem escura Barnard 86, obtida por D. Malin / Anglo Australian Observatory.

A histria da NSP comea quando o fragmento que daria origem ao Sistema Solar adquiriu individualidade. Isso ocorreu h 4,6 bilhes de anos. O fragmento tambm sofreu colapso gravitacional enquanto sua parte central no se aquecia, pois no era suficientemente densa e opaca para impedir o escape da radiao. Mais tarde a radiao passou a ter dificuldade para escapar causando um aquecimento e aumento de presso na parte central. A partir disso, a contrao ficou lenta e o proto-Sol passou a emitir radiao infravermelha. Um fator indispensvel para a formao do sistema planetrio a rotao lenta da estrela, a qual propicia a formao de um disco.

Disco protoplanetrio
Se a rotao inicial for muito alta, cerca de metade da massa pode se destacar formando uma estrela companheira. No foi esse o caso do Sol. Uma rotao mais lenta deu origem a um disco. A gravidade atrai a matria radialmente para o centro de massa, mas a fora centrfuga atua perpendicularmente ao eixo de rotao. Dessa combinao de foras resulta, no centro, uma concentrao maior de matria que vai se transformar no proto-Sol e, no plano equatorial, um disco de gs e poeira que inicialmente se estenderia at a rbita de Pluto.

Captulo 3.

O Sistema Solar

38

(1), (2) A conservao do momento angular requer que uma nuvem em rotao e em contrao deve girar cada vez mais rpido medida que seu tamanho diminui (3) Com o passar do tempo, a matria se distribui em um disco, que pode se tornar o sistema solar primitivo. Das observaes de estrelas em formao sabemos que ao mesmo tempo que a estrela recebe matria que vem do disco, ocorre um escoamento molecular bipolar, atravs das duas extremidades do eixo de rotao. Isso contribui para uma diminio da quantidade de material da nuvem me nos plos da estrela.

(4) A parte central vai se tornar o Sol e os pequenos lbulos na parte mais externa do disco, os planetas jovianos. Gros de poeira agem como ncleos de condensao formando a matria que ir colidir e formar os planetesimais. (5) Fortes ventos da estrela em formao expelem o gs da nebulosa primordial. Os planetesimais continuam a colidir e a crescer. (6) Passados ~ 100 milhes de anos, os planetesimais formam planetas em rbita do Sol.

Captulo 3.

O Sistema Solar

39

A menos da metade da distncia de Mercrio o disco se aquece a ponto de ocorrer o chamado congelamento do campo magntico do proto-Sol. Assim, essa parte do disco compelida a girar com a mesma velocidade angular do proto-Sol. Como a velocidade orbital maior que a kleperiana, a matria acaba se afastando do Sol. O proto-Sol ejetou parte da matria da NSP e perdeu grande parte de seu momento angular original. Perto do proto-Sol as temperaturas no disco foram sempre mais elevadas em virtude da radiao estelar. Quase todos os gros que vieram do meio interestelar sobreviveram, com exceo daqueles que ficaram no interior da rbita de Mercrio, que se vaporizaram. Devido agitao trmica, o gs demorou mais que os gros para se concentrar no plano equatorial. Mas sob presses entre 10-3 e 10-6 atm, ele acabou se condensando em gros, que tambm se sedimentaram. No disco, a cada distncia heliocntrica, somente se condensaram materiais cujos pontos de fuso eram mais altos que a temperatura local. Foi por esse mecanismo que na regio dos planetas telricos, apenas os materiais refratrios (silicatos, xidos) se condensaram em gros, passando a coexistir com os de origem interestelar que sobreviveram. As substncias mais volteis foram perdidas nas proximidades do proto-Sol, mas puderam se condensar a distncias maiores. Nas regies onde se encontram Jpiter, Saturno, Urano, Netuno e a formao dos cometas, condensaram-se compostos de carbono, nitrognio, oxignio e hidrognio, tais como: gua, dixido de carbono, metano e amnia. Isso determinou a diferenciao entre os planetas telricos e jovianos. Com a sedimentao da matria no disco, a densidade numrica dos gros cresceu. Desta forma, a coliso e as foras de van der Waals propiciaram o crescimento dos gros em at alguns centmetros, durante cerca de 103 anos. Os gros centimtricos no formaram diretamente um nico planeta slido, mas inmeros objetos com centenas de metros, descrevendo rbitas fechadas. Colises lentas propiciaram a coalescncia de corpos com dimenses de alguns quilmetros, os planetesimais.

Figura 9 . Fotografia de um disco ao redor da estrela Beta Pictoris (a luz da estrela foi bloqueada para que apenas o disco aparecesse). A extenso do disco ~ 1000 UA.

Captulo 3.

O Sistema Solar

40

Acredita-se que Beta Pictoris seja uma estrela muito jovem, com a idade de apenas 100 milhes de anos e que esteja passando por um estgio evolutivo semelhante ao que ocorreu no Sol h 4,6 bilhes de anos atrs. As baixas velocidades relativas e a atrao gravitacional deram origem mais tarde aos corpos asteroidais e planetas telricos. O disco se transforma num conjunto de anis concntricos com planetesimais viajando em rbitas independentes. Desta forma, os planetas se formaram atravs de colises (acumulao). Estas etapas duraram at 108 anos. Longe do Sol, as temperaturas mais baixas permitiram a formao de gelos, cuja aderncia natural promoveu um mais rpido crescimento de planetesimais. A formao dos planetas gigantes (jovianos) foi concluda antes que a dos telricos. No incio os planetas jovianos cresceram por acumulao semelhante aos telricos. Mas quando a massa atingiu ~ 15 M , comeou o colapso hidrodinmico do gs circundante. Cerca de 100 milhes de anos aps o surgimento da NSP, o proto-Sol comeou a produzir um intenso vento que dissipou os ltimos restos de gs e poeira, desobstruindo a passagem para luz visvel. O proto-Sol estava na fase conhecida com T-Tauri (estrelas jovens de massa ~1 M ). O atual vento solar uma perda de massa muito menos intensa.

EXERCCIOS 1. Mencione as caractersticas dinmicas que so regulares (semelhanas) entre os componentes do sistema solar, que levaram atual proposta de teoria de formao. 2. Qual a previso da regra de Titius-Bode? 3. Considerando a teoria de formao de estrelas como o Sol, comum encontrar-se estrelas recm-formadas isoladas? Por qu? 4. Qual seria a explicao para o fato de no se ter formado um planeta na regio interior rbita de Mercrio? 5. Qual o fator determinante para a diferenciao entre planetas telricos e planetas jovianos? 6. Por quais processos a matria da nebulosa solar primitiva se concentrou principalmente no centro e no plano equatorial? 7. Quais as limitaes observacionais em se detectar um sistema planetrio em outras estrelas?

Вам также может понравиться