Вы находитесь на странице: 1из 21

,Assembleia Geral de 22 de fevereiro de 2013, realizada em Porto Alegre/RS, no Auditrio da AIAMU, sito a Rua dos Andradas,1234.

REVISO, ALTERAO E CONSOLIDAO DO ESTATUTO SOCIAL, em face das Alteraes do Cdigo Civil e os Princpios Democrticos de Direito preceituado na CONSTITUIO FEDERAL.

ESTATUTO SOCIAL

TTULO I

CAPTULO I

Da Denominao, da Sede, do Foro e do Prazo de Durao

Art. 1. - A Unio dos Vereadores do Rio Grande do Sul UVERGS, fundada na cidade de Pelotas, em 23 de maio de 1975, uma associao civil de durao ilimitada, com sede e foro nesta cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, que se reger pelo presente Estatuto Social e, no que for aplicvel, pelo Cdigo Civil Brasileiro.

CAPTULO II

Das Caractersticas

Art. 2. - A UVERGS uma associao civil sem fins lucrativos, que congrega todas as Cmaras Municipais e os Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul, tendo por objetivo precpuo desenvolver a cultura, a educao, o civismo e o aprimoramento das atividades tcnico-cientficas afins ao Poder Legislativo municipal.

Art. 3. - A entidade manter, obrigatoriamente, representao na Capital do Estado.

Art. 4. - Constitui em dever da UVERGS, sempre que possvel, atuar em cooperao com as entidades congneres e afins, com entidades pblicas, privadas, autarquias, sociedade de economia mista, os entes federados, e em especial, com a UVB Unio dos Vereadores do Brasil, a FAMURS Federao das Associaes dos Municpios do Rio Grande do Sul, a AGM Associao Gacha Municipalistas e com os Tribunais de Contas.

Art. 5. - Fica vedada a remunerao e a distribuio de lucros aos membros da Diretoria Executiva e Conselhos, ou a seus associados, porm, sendo permitido o pagamento de dirias e ajuda de custo, cuja natureza indenizatria, e regulados no Regimento Interno.

CAPTULO III

Das Finalidades

Art. 6. - A UVERGS tem como finalidade: I desenvolver o esprito associativo entre os Vereadores e as Cmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Sul; II promover estudos dos problemas scio-poltico-econmicos e cientficos dos municpios gachos e colaborar para o seu equacionamento; III difundir e incentivar o esprito do municipalismo, visando a revitalizao das prerrogativas e competncias das Cmaras Municipais e dos Vereadores; IV defender os prncpios do Estado Democrtico de Direito, a forma representativa e outras formas alternativas de participao do povo no exerccio, controle e fiscalizao da gesto pblica, pugnando por sua transparncia;

V defender a democracia como regime poltico e o pleno exerccio das liberdades pblicas, tendo como base os preceitos constantes na Declarao Universal dos Direitos Humanos; VI solidarizar-se e participar de todas as lutas democrticas dos municpios, estados, pas e defender o direito dos povos autodeterminao; VII propiciar o intercmbio de experincias tcnico-legislativas atravs de encontros, seminrios, congressos, simpsios, boletins, jornais, revistas e criao de escolas de gesto e do legislativo, propiciando capacitao e especializaes; VIII promover congressos a nvel estadual e regional, para estudos de moes e teses dos municpios gachos que possam ser levadas a futuros encontros nacionais e aos rgos governamentais; IX proporcionar ao Vereador do interior do Estado um escritrio para contato na Capital, facilitando o encaminhamento de reivindicaes autoridades estaduais e federais; X representar os Vereadores do Rio Grande do Sul quando de suas reivindicaes e interesses comuns e da coletividade; XI propiciar assistncia tcnico-jurdica aos Vereadores e Cmaras Municipais, visando o aprimoramento das atividades legislativas; XII representar ativa e passivamente, sempre que necessrio, os interesses de seus associados judicialmente e extrajudicialmente, perante quaisquer juzos ou tribunais; XIII conveniar com empresas e demais entidades, com vistas a atender os interesses em comum da edilidade; XIV promover aes culturais, educacionais e sociais que considerem, promovam e integrem os aspectos scio-regionais e estaduais entre os associados e comunidades abrangidas; XV desenvolver aes scio-educativas que visem a qualificao e aperfeioamento dos associados e da comunidade com nfase nas reas da cultura, educao, esporte, lazer e sua interao com o meio ambiente; XVI mobilizar e dinamizar recursos scio-econmicos para a viabilizao das finalidades dos presente estatuto.

TTULO II

Dos Scios

CAPTULO I

Das Disposies Gerais

Art. 7. - Os scios da UVERGS compreendem cinco categorias, a saber: I FUNDADORES, o que tomaram parte no II Congresso Estadual de Vereadores, realizado na cidade de Pelotas, assinando a ata de constituio da entidade e que manifestaram seu interesse de permanecer no quadro social; II EFETIVOS, todos os Vereadores no efetivo exerccio da vereana e titulares de mandato, membros das Cmaras de Vereadores filiadas, ou que tenham solicitado a sua inscrio como scios individuais da UVERGS; III BENEMRITOS, os scios que por relevantes servios prestados UVERGS, tenham-se tornado merecedores desta distino; IV HONORRIOS, os Vereadores, ex-Vereadores e pessoas que, pela sua conduta e aes, sejam merecedoras desta distino; V - AS CMARAS MUNICIPAIS, por seu representante legal, na ordem de seu Regimento Interno.

Art. 8. - A qualquer categoria de associados ficam assegurados todos os direitos sociais, consagrados neste estatuto, excetuando-se o acesso aos cargos componentes da Diretoria Executiva, os quais sero privativos dos scios efetivos. Pargrafo nico - Os Vereadores integrantes das Cmaras Municipais associadas gozam dos mesmos direitos eleitorais dos Vereadores scios efetivos.

Art. 9. - A condio de scio efetivo vige apenas para os Vereadores e os membros das Cmaras Municipais em dia com todas as obrigaes para com a UVERGS. Pargrafo nico - O ttulo de scio fundador, benemrito e honorrio perptuo.

Art. 10 Os ttulos de scios benemritos e honorrios sero conferidos pela Diretoria Executiva, mediante homologao do Conselho Deliberativo.

Art. 11 Aos scios da UVERGS fica assegurado o direito de usufruir de todos os benefcios previstos neste Estatuto e nos seus regulamentos, destacando-se a permanente tutela poltica e jurdica a que se obriga a entidade, na defesa do pleno exerccio da atividade edlica.

CAPTULO II

Dos Direitos e Deveres dos Scios

Art.12 So direitos dos scios efetivos: I votar e ser votado para qualquer cargo componente da administrao da entidade; II requerer registro de chapa para as eleies dos elementos que comporo a administrao da entidade; Pargrafo nico O scio que se julgar lesado em seus direitos, por atos integrantes da Diretoria Executiva, poder representar ao Conselho Deliberativo e a Assemblia Geral, esta de carter de instncia final.

Art. 13 So deveres dos scios, a qualquer tempo: I cumprir com as disposies estatutrias, os regulamentos e as deliberaes tomadas pelos rgos competentes; II satisfazer pontualmente sua contribuio social; III aceitar, aps anuncia pessoal, cargos nos rgos e nas comisses, para os quais foram eleitos ou indicados, salvo por impossibilidade justificada; IV- levar ao conhecimento da Diretoria qualquer fato que afete o bom nome ou os interesses sociais da entidade.

CAPITULO III

Das Penalidades

Art. 14 - Ser aplicada a pena de multa, advertncia, suspenso por at noventa dias, ou ainda, a eliminao do scio, que: I transgredir as Regulamentos da Entidade; II no acatar as decises dos rgos competentes; III desrespeitar os dirigentes da entidade, quando no exerccio de suas funes; IV- promover rixas ou lutas corporais ou se conduzir de modo inconveniente, nas dependncias da UVERGS, ou onde esta se encontre em atividade ou representada; V atentar, por palavras, atitudes, votos e opinies contra a credibilidade e o conceito pblico da entidade; VI causar associativos; VII promover a discrdia entre os scios.

Art. 15 So rgos competentes para aplicar as penalidades previstas neste captulo: I o Conselho Deliberativo, em qualquer caso; II a Diretoria Executiva, em qualquer caso, exceto a de eliminao;

Art. 16 O Regimento Interno da UVERGS disciplinar o procedimento da matria prevista nesta captulo. Pargrafo nico As penalidades cominadas neste captulo somente tero efeitos, aps facultado os princpios constitucionais da ampla defesa, do contraditrio e do devido processo legal.

TTULO III

Da Administrao

CAPITULO I

Das Disposies Gerais

Art. 17 A administrao da entidade ser exercida por trs rgos, sendo o de direo, o de controle normativo e o de fiscalizao, a saber: I NORMATIVO, pelo Conselho Deliberativo; II EXECUTIVO, pela Diretoria Executiva; e III FISCALIZAO, pelo Conselho Fiscal.

Art. 18 Os mandatos dos rgos que compem a entidade de dois anos, sendo permitida a reeleio de seus membros. Art. 19 O mandato dos integrantes dos rgos da UVERGS poder ser cassado pela Assembleia Geral, para esse fim convocada, mediante a comprovao do fato imputado, aps garantidos os princpios constitucionais da ampla defesa, do contraditrio e do devido processo legal, que impliquem em: I improbidade administrativa; II prevaricao no exerccio do mandato, afetando o patrimnio moral ou material da entidade; III negligncia no cumprimento de seus deveres; IV prtica de atividade prejudicial aos interesses sociais; V participao em escndalos e quebra dos princpios ticos e justificada inconvenincia pblica. Pargrafo nico Para efeito de aplicao deste artigo, ser exigido quorum mnimo de dois teros dos scios efetivos da entidade, reunidos em Assemblia Geral Extraordinria.

CAPTULO II

Do Conselho Deliberativo

Art. 20 O Conselho Deliberativo constitudo por:

a) Vinte e um membros efetivos e sete membros suplentes, que sero eleitos e empossados juntamente com a Diretoria Executiva; b) Todos os presidentes as Associaes Regionais de Vereadores, constitudas no Estado do Rio Grande do Sul, registradas na UVERGS, no pleno exerccio da funo. 1 - os membros suplentes sero convocados pela ordem de votao, para substituir ou suceder os titulares, em caso de impedimento ou vacncia; 2 - entende-se por impedimento, para efeito deste artigo, as faltas eventuais do titular e as decorrentes de licenas. 3 - por vacncia, entende-se o afastamento do titular em virtude de:

I renncia; II perda do mandato; III excluso do quadro social; IV morte.

4 - perder o mandato o conselheiro que faltar a trs reunies ordinrias consecutivas, ou cinco intercaladas, sem justo motivo, a juzo de seus pares.

Art. 21 Aos Conselheiros incumbir eleger, dentre os seus pares, a diretoria do Conselho Deliberativo, composta de Presidente, Vice-Presidente e Secretrio.

1 - Ao Presidente e, no seu impedimento, ao Vice- Presidente, compete convocar e dirigir as reunies do Conselho Deliberativo. 2 - Ao Secretrio compete exercer as tarefas atinentes secretaria do Conselho Deliberativo, discriminadas no seu Regimento Interno e as aes burocrticas afins.

Art. 22 Compete ao Conselho Deliberativo: I aprovar o oramento da receita e despesas, fiscalizando e acompanhando a sua execuo; II aprovar o Regimento Interno e o Regimento Eleitoral da entidade;

III apresentar parecer Diretoria Executiva, sempre que consultado ou provocado, na forma deste estatuto; IV- aprovar o plano de salrio do quadro de empregados e o plano de investimentos dos recursos da entidade; V fixar ou introduzir alteraes na cobrana da contribuio social; VI autorizar a aquisio ou a construo de bens imveis; VII decidir sobre os recursos interpostos contra atos da Diretoria Executiva; VIII propor a outorga de ttulos de scios benemritos e honorrios e deliberar sobre propostas apresentadas, por quaisquer dos rgos da entidade; IX aplicar penalidades, na forma prevista neste Estatuto; X designar comisses, constitudas de seus membros ou no, para procederem ao estudo de sua competncia. XI assumir a direo da entidade, em caso de renncia coletiva da Diretoria Executiva; XII conceder licena a seus membros e, por mais de trinta dias, aos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal; XIII preencher os cargos vagos na Diretoria Executiva, nos casos previstos no artigo 25 (vinte e cinco), pargrafo primeiro, deste estatuto;

Art. 23 O Conselho Deliberativo reunir-se-: I ordinariamente, em data previamente fixada, de acordo com o seu Regimento Interno, para deliberar sobre matria de sua competncia; II extraordinariamente, sempre que for necessrio; 1 - As reunies extraordinrias do Conselho Deliberativo podero ser convocadas: I pelo seu Presidente; II pelo Presidente da Diretoria Executiva; III por dois teros de seus membros; IV por requerimento do Conselho Fiscal.

2 - A convocao das reunies poder ser feita pelo Presidente da UVERGS, sempre que o Presidente do Conselho Deliberativo no o fizer, nos prazos estatutrios e regimentais.

TITULO IV

Da Diretoria

CAPITULO I

Das Disposies Gerais

Art. 24 A Diretoria Executiva ser constituda dos seguintes cargos:

I Presidente; II Primeiro Vice-Presidente; III Segundo Vice-Presidente; IV Terceiro Vice-Presidente; V Quarto Vice-Presidente; VI Quinto Vice-Presidente; VII Secretrio Geral; VIII Primeiro Secretrio; IX Segundo Secretrio; X Tesoureiro Geral; XI Primeiro Tesoureiro; XII Segundo Tesoureiro. Pargrafo nico A Diretoria Executiva poder nomear vices presidentes regionais, cuja jurisdio coincidir com as regionais j distribudas

geograficamente, na estrutura administrativa da entidade, no sendo estes necessriamente o presidente da associao regional. Art. 25 Os Vice-Presidentes, pela ordem, sucedem ao Presidente nos casos de impedimento, afastamento temporrio, ou vacncia. 1 - Os cargos de Vice-Presidentes, em caso de vacncia, inclusive pela ascenso dos seus titulares, sero preenchidos por eleio atravs do Conselho Deliberativo. 2 - A vacncia simultnea do cargo de Presidente e dos Vices- Presidentes acarretar a necessidade de eleio pela Assembleia Geral da entidade, convocada pelo Conselho Deliberativo, no prazo de trs dias, e efetivada no prazo de trinta dias. 3 - Aplica-se aos membros da Diretoria Executiva, no que couber, as disposies relativas aos impedimentos dos membros do Conselho Deliberativo.

Art. 26 Acarretar automtica perda de mandato em cargo de Diretoria o afastamento definitivo da vereana. Art. 27 Os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, em caso de no reeleio para a vereana, ficaro nos respectivos cargos at o cumprimento do mandato na entidade. Art. 28 vedado o acmulo pelo mesmo Vereador de mais de um cargo nos rgos diretivos, normativos e fiscal. Art. 29 A presidncia da entidade detem originariamente a competncia sobre todas as reas de prestao de servio da UVERGS, podendo, entretanto, delegar, quando bem entender, a outros rgos.

CAPTULO II

Da Competncia

Art. 30 - Compete Diretoria Executiva: I administrar os bens e zelar pelos interesses da entidade; II promover, anualmente, at 30 (trinta) de novembro de cada ano, o Congresso Estadual de Vereadores;

III reunir-se ordinariamente no mnimo uma vez por trimestre com pelo menos 03(trs) de seus membros e lavrando em ata suas deliberaes; e, extraordinariamente, sempre quando houver necessidade e por iniciativa da presidncia da entidade; IV estimular a promoo Vereadores, prestando, outrossim, regionais de Cmaras e Vereadores; V admitir e demitir empregados, desde que autorizado previamente pelo presidente e aprovado o plano de pagamento dos empregados pelo Conselho Deliberativo; VI apresentar anualmente suas contas ao Conselho Deliberativo, submetendoas, previamente, ao exame e parecer do Conselho Fiscal; VII editar resolues nos casos determinados pelo Estatuto Social.

CAPTULO III

Do Presidente

Art. 31 Compete ao Presidente: I representar a UVERGS, ativa e passivamente, extrajudicial e judicialmente, ou quando necessrio, nomear representante; II presidir as reunies da Diretoria Executiva e abrir as das Assembleias Gerais, assim como as de instalao do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal; III convocar as reunies da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, nos termos deste Estatuto e dos Regulamentos; IV- convocar as eleies; V convocar e presidir o ato solene de posse dos membros dos rgos de administrao; VI decidir sobre as despesas da entidade e autorizar o pagamento das contas; VII encaminhar ao Conselho Fiscal os balancetes mensais e o balano, bem como fornecer quele rgo os documentos indispensveis ao cumprimento de suas funes; VIII nomear membros das comisses criadas pela Diretoria Executiva; IX nomear e exonerar ou designar e dispensar titulares de postos de confiana;

X admitir e demitir empregados, de conformidade com a poltica de pessoal adotada, e respeitadas as disposies da Consolidao das Leis do Trabalho; XI despachar propostas de ingresso no quadros social; XII aplicar as penalidades, na forma deste Estatuto e dos Regulamentos; XIII assinar a correspondncia externa da entidade; XIV movimentar as contas bancrias da entidade, assinando juntamente com o Tesoureiro Geral, assumindo, ambos, solidariamente, as responsabilidades decorrentes deste ato; XV nomear e constituir procurador nos casos em que se fizer necessrio Assistncia tcnica de servios profissionais especializados, Diretoria Executiva, ou aos associados; XVI resolver qualquer matria urgente de interesse da entidade, submetendo a deciso, quando for o caso, ao rgo competente designado por este Estatuto; XVII alienar bens mveis; e, imveis, quando autorizado pelo Conselho Deliberativo.

CAPTULO IV

Dos Vice-Presidentes

Art. 32 Compete aos Vice-Presidentes: I conforme a ordem hierrquica, substituir o presidente nos impedimentos; e, suced-lo no caso de vacncia; II fiscalizar os diversos rgos administrativos e servios da UVERGS, levando ao presidente, ou Diretoria Executiva sugestes para os seu aprimoramento; Pargrafo nico os Vice-Presidentes podero ter outras atribuies previstas no Regulamento Interno da entidade.

CAPTULO V

Dos Secretrios

Art. 33 Compete ao Secretrio-Geral: I responder pelo expediente da UVERGS de acordo com as normas estatutrias; II - organizar as assembleias, os congressos, os seminrios e demais atividades afins; III substituir o Presidente na manuteno da rotina administrativa da entidade sempre quando no se configure afastamento ou vacncia de cargo; Pargrafo nico O primeiro e o segundo secretrio substituiro, hierarquicamente, o Secretrio-Geral, nos seus impedimentos legais e eventuais, sucedendo-lhes no caso da vaga.

CAPITULO VI

Dos Tesoureiros Art. 34 Compete ao Tesoureiro-Geral: I administrar as finanas da UVERGS de acordo com as normas e procedimentos contbeis e estatutrios; II manter atualizadas as contribuies para a entidade. Pargrafo nico compete ao primeiro e o segundo tesoureiros, substituir o Tesoureiro Geral, nos seus impedimentos legais e eventuais, sucedendo-lhe no caso de vaga.

CAPITULO VII

Do Conselho Fiscal

Art. 35 O Conselho Fiscal, composto no mnimo, por um Vereador com formao na rea de contabilidade, constitudo por 05 (cinco) membros efetivos e 03(trs) suplentes, eleitos e empossados pelo Conselho Deliberativo, no prazo de quarenta e oito horas contadas da posse deste.

Art. 36 Nos casos de morte, renncia, afastamento ou licena dos titulares do Conselho Fiscal, hiptese que acarretaro a vacncia do cargo, o critrio de ascenso dos suplentes ser o do mais idoso. Art. 37 Perder o mandato, ocorrendo tambm a vacncia do cargo declarada pelo Conselho Deliberativo, o membro do Conselho Fiscal que faltar a 03(trs) reunies consecutivas ou 05(cinco) intercaladas, sem apresentar justo motivo.

Art. 38 A primeira reunio do Conselho Fiscal ser convocada pelo Presidente da UVERGS nos cinco primeiros dias de mandato da Diretoria Executiva, sendo escolhido, nesta ocasio, o seu Presidente.

Art. 39 O Conselho Fiscal reunir-se- ordinariamente de trs em trs meses e extraordinariamente sempre que necessrio, por convocao do Presidente ou do Presidente da Diretoria Executiva. Pargrafo nico - O Conselho fiscal s funcionar com a totalidade dos seus membros.

Art. 40 Compete ao Conselho Fiscal: I exercer permanente fiscalizao sobre os assuntos econmicos da UVERGS; II glosar qualquer despesa que no encontre amparo das disposies estatutrias e regulamentares, inclusive as que envolvam pagamento de pessoal; III examinar, quando reunido, ou sempre que entender, os livros de registros dos atos da entidade; IV examinar contratos e operaes efetuadas pela Diretoria Executiva; V examinar, em qualquer poca, o caixa, a escriturao e os documentos da Tesouraria; VI apresentar ao Conselho Deliberativo pareceres referentes aos exames e verificaes que realizar; VII denunciar ao Conselho Deliberativo irregularidades verificadas, sugerindo as medidas cabveis; VIII conceder licena aos seus membros por prazo no superior a 30(trinta) dias; IX - fazer registrar em ata as ocorrncias verificadas em cada reunio, assim como as decises tomadas.

Pargrafo nico O Conselho Fiscal, quando ciente de irregularidade que envolvam a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo, pode convocar Assembleia Geral da entidade, ocasio em que se examinar a matria.

TITULO V

Do Oramento

CAPITULO NICO

Art. 41 O exerccio financeiro contado de 01 de janeiro a 31de dezembro de cada ano. Art. 42 A receita da UVERGS divide-se em ordinria e extraordinria. 1- A receita ordinria constitue-se:

I a contribuio social mensal, paga pelos Vereadores associados, nos termos do art.7, II, deste Estatuto, no valor de 0,5%(um meio por cento) do valor de um subsdio mensal da Cmara Municipal a que pertencer; II as contribuies mensais, pagas pelas Cmaras Municipais, conforme ndice de variao do salrio mnimo, e escalonados pelo FPM, observado o seguinte: a)dos Municpios com ndice maior ou igual a 0,8, um salrio mnimo;

b)dos Municpios com ndice maior que 0,8 e menor ou igual que 1,8, ser de 1,2 salrios mnimos;

c)dos Municpios com ndice maior que 1,8 e menor ou igual que 2,8, ser de 1,5 salrios mnimos;

d)dos Municpios com ndice maior que 2,8 e menor ou igual que 3,8, ser de 02 salrios mnimos;

e)dos Municpios com ndice maior que 3,8, ser de 2,3 salrios mnimos.

III juros e outros rendimentos patrimonais.

2 - Constituem receita extraordinria:

I auxlio e subvenes concedidas por pessoa jurdica de Direito Pblico;

II contribuies fixadas aos scios nas ocasies de encontros e congressos, e afins;

III doaes e contribuies diversas.

TITULO VI

Da Assembleia Geral

Art. 43 A Assembleia Geral da UVERGS o supremo poder social para resolver todos os assuntos que lhe sejam submetido pelos rgos de administrao, ou por qualquer scio em pleno gozo de seus direitos, no podendo, entretanto, tomar deliberaes que contrariem as disposies deste Estatuto.

Art. 44 A Assembleia Geral ser convocada pela Diretoria Executiva, pela maioria simples do Conselho Deliberativo ou por 05%(cinco por cento) dos Vereadores membros da entidade em pleno gozo de suas prerrogativas estatutrias e nas demais hipteses previstas neste Estatuto.

Art. 45 A Diretoria Executiva convocar, obrigatoriamente, em Assembleia Geral Ordinria: I at o encerramento do exerccio anual nos termos do artigo 9. deste Estatuto Social: a)anualmente, a fim de deliberar sobre assuntos relacionados com os objetivos da entidade; b)de dois em dois anos, por votao secreta, para a eleio da Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal, sendo esta at 30(trinta) de maro do ano respectivo; podendo, portanto, caso haja s uma chapa inscrita a eleio por aclamao. II at 30 (trinta) de maro para apreciao do Balano Geral do exerccio anterior. Pargrafo Primeiro A Assembleia Geral Ordinria, determinada pela alnea a do inciso I, poder se realizar simultaneamente com o Congresso Estadual de Vereadores. Pargrafo Segundo As Eleies para a Diretoria Executiva ocorrero sempre na Capital do Estado do Rio Grande do Sul. Art. 46 A Assembleia Geral ser dirigida pelo Presidente da Diretoria Executiva, sem prejuzo do disposto no inciso II do art. 31, ressalvadas: I quando convocadas para eleio, conforme letra b do artigo 45, ficar a cargo da Comisso Eleitoral; II quando convocadas pelo Conselho Fiscal, nos termos do pargrafo nico do artigo 40, ficar a cargo do Presidente do Conselho Fiscal.

Art. 47 O quorum exigido para instalao da Assembleia Geral ser de: I em 1 (primeira) convocao, com 50% (cinquenta por cento) da totalidade dos Vereadores scios e dos Vereadores das Cmaras associadas entidade; II em 2 (segunda) convocao, 30 (trinta minutos aps, com 10% (dez por cento) a totalidade dos Vereadores scios e dos Vereadores das Cmaras associadas entidade; III em 3 (terceira) e ltima convocao, 30 (trinta) minutos aps a 2 (segunda) convocao, com qualquer nmero da totalidade dos Vereadores scios e dos Vereadores das Cmaras associadas entidade.

Art. 48 A Assembleia Geral Ordinria e Extraordinria ser convocada com antecedncia mnima de 30 (trinta) e 08 (oito) dias, respectivamente. Pargrafo nico A convocao dos associados ser feita pelo Presidente da UVERGS, atravs de publicao de edital, em um dos meios de comunicao existente de circulao a nvel estadual.

TTULO VII

Das Eleies

Art. 49 A eleio para o Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva ser realizada na Assembleia Geral Ordinria, devidamente instalada, e o voto ser secreto e universal, salvo se chapa nica, quando poder ser por aclamao.

Art. 50 O prazo final para a apresentao de chapas, constando a integralidade de seus membros, ser de 15 (quinze) dias anterior a data da eleio, protocoladas na sede da entidade.

Art. 51 Sero eleitos: I Presidente; II 1 ao 5 Vice-Presidente; III Secretrio-Geral; IV 1 e 2 Secretrios; V Tesoureiro-Geral; VI 1 e 2 Tesoureiros; VII 21(vinte e um) membros titulares e 07(sete) membros suplentes para o Conselho Deliberativo, seguindo-se o ordem de inscrio na chapa. 1 - Os Vereadores somente podero participar de uma nica chapa, mediante autorizao por escrito; 2 - Ser considerada vlida a inscrio na primeira chapa apresentada;

3 - Somente poder votar e ser votado o Vereador associado individualmente, ou que pertencer a Cmara associada, filiados at o ms anterior ao da eleio, e que esteja em dia com a Tesouraria, at o ms anterior data da eleio.

Art. 52 Ser considerada eleita a chapa que fizer o maior nmero de votos,ou aclamada.

Art. 53 O critrio de desempate ser o candidato a presidente mais idoso.

Art. 54 Sero confeccionadas cdulas nicas constando quantas chapas completas forem apresentadas, nos prazos estatutrios.

Art. 55 Sero estas mesmas cdulas devidamente rubricadas pela Mesa Eleitoral instalada.

Art. 56 Cada chapa completa devidamente registrada ter direito apresentao de 02(dois) Vereadores na qualidade de fiscais, credenciados pelo Presidente indicado na chapa, para acompanhar os trabalhos da eleio.

TITULO VIII

Das Disposies Finais e Transitrias

Art. 57 A sede do Congresso Estadual de Vereadores, a ser realizado anualmente, poder ser qualquer cidade do Rio Grande do Sul, escolhida especialmente para tal fim, pela Diretoria Executiva.

Art. 58 O presente Estatuto s poder ser alterado ou reformado pela Assembleia Geral ou Extraordinria, expressamente convocada para este fim, e aprovado por maioria absoluta dos Vereadores presentes.

Art. 59 Em caso de dissoluo da sociedade, autorizada por Assembleia Geral, especialmente convocada para este fim, e por deciso de 2/3(dois teros) dos scios efetivos, o patrimnio reverter em favor de entidades assistenciais a serem indicadas pela mesma Assembleia Geral, ficando veda a indicao para entidades em que membros dos rgos de administrao faam parte.

Art. 60 Os associados no respondero solidariamente, nem subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. Pargrafo nico Os membros da Diretoria Executiva devero apresentar declarao de bens, por ocasio da posse, e repetir anualmente.

Art. 61 Quando da vigncia deste Estatuto, os atuais Vereadores conservaro os direitos adquiridos, devendo, entretanto, no prazo de 03 (trs) meses, ratificarem sua opo como scio efetivo.

Art. 62 O mandato eletivo dos atuais membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, excepcionalmente, expirar quando das prximas eleies, que ocorrero at 30 de maro de 2013, ou caso haja necessidade excepcional de prorrogao, devidamente autorizada por Assembleia Geral, a entidade ser dirigida transitoriamente, por uma comisso provisria de 03(trs) membros, escolhidos entre os membros do atual Conselho Deliberativo. Pargrafo nico As prximas eleies da entidade se regero pelos preceitos deste Estatuto, independente do deferimento do registro no Cartrio do Ofcio competente, da cidade de Porto Alegre/RS, e o mesmo produzir todos os efeitos legais, a contar do primeiro dia til ao da realizao da Assemblia que o aprovou, e com a insero no site da UVERGS, nesse dia.

O presente Estatuto teve a sua reforma de consolidao geral, revogando todas e quaisquer disposies e alteraes anteriores, aprovada em Assembleia Geral Extraordinria, expressamente convocada para este fim, em data de ___ de fevereiro de 2013, no auditrio da _____, na cidade de Porto Alegre/RS.

Вам также может понравиться