Вы находитесь на странице: 1из 2

Educao indgena

A educao indgena um direito assegurado aos povos indgenas pela Constituio Brasileira de 1988. O caput do artigo 210 estabelece que: "Sero fixados contedos mnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formao bsica comum e respeito aos valores culturais e artsticos, nacionais e regionais." E o 2 do mesmo artigo estatui: "O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, assegurada s comunidades indgenastambm a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem."[1]

Antecedentes
Todas as constituies republicanas brasileiras (exceto a de 1891) reconheceram aos povos indgenas direitos sobre os territrios por eles habitados, embora sempre guiadas pelo pressuposto de que esses povos estavam fadados perda de sua identidade, mediante uma gradual absoro pela sociedade dos "brancos". Entretanto, a Constituio de 1988 vai mais longe, no tocante aos direitos indgenas, reconhecendo a organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradies desses povos, alm dos "direitos originrios sobre as terras que ocupam, competindo Unio demarc-las, proteger e respeitar todos os seus bens." responsabilidade da Unio, atravs da Fundao Nacional do ndio (FUNAI), assegurar aos povos indgenas o exerccio desses direitos.[2] Apesar disso, durante sculos, os povos indgenas foram culturalmente massacrados e marginalizados pela maioria "branca". Assim, esses povos vm perdendo sua identidade, sua cultura, sua histria - quando no so exterminados fisicamente pelo "homem branco". Historicamente, a educao indgena teve esteve ligada catequese dos ndios, apaziguando-os, tornando-os dceis e submissos s necessidades do colonizador. Ensinava-se a Lngua Portuguesa, desconsideravam-se os mitos, as crenas, os hbitos indgenas, e as aulas eram ministrados por professores brancos. Algumas tribos passaram a viver mais como brancos do que como os ndios, maravilhados pelas novidades e comodidades da vida fora da aldeia. Outros foram incansveis e defenderam seu modo de vida, usando o processo de educao dos jovens, exatamente para manter a cultura de seu povo. Devido realidade de explorao que a maioria das tribos vivia, os prprios povos sentiram a necessidade de aprender a escrita de sua lngua moderna.

Poltica brasileira de educao escolar indgena

Atualmente, a escola indgena, para a maior parte dos povos que mantm contato com a civilizao, tem como objetivo manter os costumes desses povos e ensinar a sua lngua junto com outras matrias. O currculo diferenciado no apenas porque inclui o ensino da lngua materna, mas porque deve incluir disciplinas que respondam a demandas, necessidades e interesses da prpria comunidade.[3] A diversidade lingstica est diretamente ligada questo da educao. No Brasil, so faladas cerca de 180 lnguas, em aproximadamente de 200 sociedades indgenas diferentes. "Cada um desses povos nico, tem uma identidade prpria, fundada na prpria lngua, no territrio habitado e explorado, nas crenas, costumes, histria, organizao social."[4] Com base no princpio de que as minorias tnicas do pas devem ser contempladas por uma poltica pblica apropriada, foram elaboradas as Diretrizes para a Poltica Nacional de Educao Escolar Indgena[5] Segundo essas diretrizes, a definio do currculo de uma escola requer "o conhecimento da prtica cultural do grupo a que a escola se destina (...) Para uma ao educacional efetiva, requer-se, no apenas uma intensa experincia em desenvolvimento curricular, mas tambm mtodos de investigao e pesquisa para compreender as prticas culturais do grupo. Assim, para a definio e desenvolvimento do currculo da escola de uma determinada comunidade indgena necessria a formao de uma equipe multidisciplinar, constituda por antroplogos, linguistas e educadores, entre outros, de maneira a garantir que o processo de ensino-aprendizagem se insira num contexto mais amplo do que um processo paralelo e dissociado de outras instncias de apreenso e compreenso da realidade."

Problemas enfrentados pelas instituies escolares indgenas do Brasil


Professores reunidos na III Assemblia Geral do Conselho dos Professores Indgenas da Amaznia, ocorrida em Manaus, em 2003, fizeram um diagnstico da situao das escolas indgenas e destacaram entre os principais problemas enfrentados:[carece de fontes?]

No reconhecimento das escolas indgenas; Falta de infra-estrutura adequada; Discriminao e preconceito; No implementao da legislao da Educao Escolar Indgena, em especial a Resoluo 03/99; Ausncia de representao indgena nos Conselhos de Educao; Falta de uma poltica pblica para atender a necessidade do Ensino Superior voltado aos interesses dos povos indgenas buscando o compromisso das universidades pblicas; Falta de atendimento ao Ensino Fundamental, de 5 a 8 srie; Falta de concursos pblicos diferenciados para resolver a situao dos contratos temporrios.

Вам также может понравиться