Вы находитесь на странице: 1из 4

O presente relatrio tem por finalidade descrever a experincia obtida atravs das visitas realizadas no Tribunal Regional do Trabalho,

especificamente nas varas do trabalho da cidade de Aracaju e nas sesses de julgamento do Tribunal Pleno, da 20 Regio.

A primeira observao pertinente constatada nas audincias que, apesar de a CLT adotar a audincia de julgamento contnua, ou seja, una, o que significa que todos os atos processuais deveriam ser realizados numa s oportunidade, h uma ciso da assentada em vrias etapas, dentre elas, a audincia inaugural, a de instruo e o posterior julgamento do processo.

Ademais, muito embora o artigo 814 da CLT preveja que as audincias realizarse-o entre as 08h e 18h, o Tribunal Regional do Trabalho da 20 Regio promove as mesmas exclusivamente em horrio matutino, o que inclusive dificultou o cumprimento do plano pelos alunos, j que praticamente todos estagiavam em outros rgos tambm pela manh.

Nas audincias inaugurais assistidas, referentes aos processos de n 000004073.2012.5.20.0003, 0000267-63.2012.5.20.0003, 0000541-27.2012.5.20.0003, 0000173-

15.2012.5.20.0004, 0000169-75.2012.5.20.0004, foi notada grande celeridade na realizao da assentada. Nota-se que o procedimento adotado pelos Magistrados, via de regra, de receber a contestao do reclamado, conceder um prazo para o reclamante se manifestar sobre a defesa, bem como sobre os demais documentos apresentados pelo demandado e remarcar a audincia para outra data.

Foi observado, outrossim, que, no raro, os reclamados no so regularmente citados acerca da realizao da audincia, o que gera a necessidade de adiamento da mesma, j que, se assim no fosse, haveria a nulidade processual, por ofensa ao princpio do contraditrio, constitucionalmente consagrado.

Ademais, foi constatado que o processo do trabalho rege-se efetivamente pelo princpio da informalidade, caracterizado pela prpria existncia do jus postulandi. Ao revs do que acontece na Justia Comum, inexiste o excesso de formalismo, sendo evidente que as partes, na Justia do Trabalho se sentem muito mais vontade, sob um clima muito mais amistoso e fraterno.

Contudo foi notado que a citada informalidade sofre algumas limitaes, de carter muito mais de ordem pessoal do Magistrado do que em virtude de previso legal. Apesar de inexistir qualquer norma que imponha a proibio de uso de bons ou chapeis mesa de audincia, notou-se que determinados Magistrados se sentem incomodados com tal conduta. Em vrias audincias foi observado que os Juzes exigem a retirada dos bons que alguma das partes portassem, para que a assentada fosse devidamente iniciada.

Culturalmente, entende-se ser falta de respeito, ou ao menos no ser de bom tom, algum portar chapeis ou bons em locais fechados, tais como restaurantes, escritrios, casas, apartamentos e, ao que se constatou, tambm em salas de audincia.

Outro fato curioso foi a crtica de um Magistrado ao excesso de formalismo de determinado advogado, que elaborou uma contestao de 10 laudas, apenas para contestar o pedido de pagamento da multa instituda no art.477 da CLT formulado pelo reclamante. Na oportunidade, o Juiz ironizou, ao questionar o motivo de o reclamado apresentar a defesa em tantas laudas, apenas para afirmar que as verbas rescisrias foram tempestivamente pagas.

Ainda segundo o Magistrado, os advogados acreditam que uma boa contestao se constri com um grande nmero de pginas. Para o MM. Juiz, o Direito no mais exige tamanha formalidade, sendo um mau hbito dos advogados insistir em elaborar peas extremamente solenes.

Na oportunidade, o Magistrado ainda se dirigiu aos alunos presentes na sala de audincia e orientou aos mesmos que, quando se tornassem profissionais, evitassem se estender tanto em suas peas, atendo-se ao estritamente necessrio para o deslinde da controvrsia, ressaltando que muito mais importante uma boa explanao sobre a matria ftica, do que acerca da matria de direito, j que, nas palavras do Magistrado, De direito os Juzes conhecem, bastando que as partes esclaream satisfatoriamente quanto a matria ftica dos autos.

Nas audincias de instruo assistidas, notou-se que os Magistrados, talvez por tentar proporcionar uma maior celeridade ao processo e evitar a protelao desnecessria do feito, muitas vezes indeferem a oitiva de testemunhas, o que dificultou sobremaneira o

trabalho dos alunos, que precisavam assistir a audincias em que fossem ouvidas ao menos uma ou duas testemunhas, a depender do rito, se sumarssimo ou ordinrio.

Frise-se, por oportuno, que os desembargadores integrantes do Tribunal Pleno proferiram crticas veementes a determinado Magistrado que, comumente e sem razes aparentes, indeferia a oitiva de testemunhas, o que, ao entendimento dos nclitos desembargadores, implicava em cerceamento ao direito de defesa e gerava a nulidade da sentena, fazendo que o processo retornasse Vara de origem, prejudicando a celeridade do mesmo.

Outro fato que merece destaque foi presenciado na 4 Vara do Trabalho, em audincia presidida pelo Juiz Dr. Antnio Francisco. O reclamante formulou reclamatria trabalhista informando que laborava habitualmente em sobrejornada, sem perceber, contudo, o pagamento das horas extraordinrias.

Em seu depoimento, o autor inicialmente afirmou que laborava todos os dias prestando cerca de duas horas extras. Asseverou ainda o obreiro que apesar de bater o ponto ao final da jornada, continuava laborando, razo pela qual os controles de ponto no demonstravam a real jornada a que estava submetido o autor.

Ocorre que, posteriormente, o reclamante alegou que as horas extras na verdade eram corretamente registradas pela Empresa e que o labor em sobrejornada ocorria em poucas oportunidades. Informou ainda o autor que, apesar de a turma que o renderia chegar no horrio correto de encerramento do seu turno, o reclamante continuava trabalhando, enquanto que a turma que o rendia ficava paralisada, sem prestar servios.

O Magistrado notou a patente controvrsia das alegaes contidas no depoimento do autor e o repreendeu de forma veemente, informando que, se o mesmo estivesse sob juramento, o Juiz daria de imediato a voz de priso por falso testemunho, j que tinha fortes indcios de que o obreiro mentiu. Na oportunidade, pairou um clima de tenso na sala de audincia, notando-se que o advogado do reclamante encontrava-se bastante constrangido em razo do depoimento do autor.

Ao notar o constrangimento do advogado do reclamante, o Magistrado preocupou-se em informar que tinha pela convico de que o causdico no orientara o seu cliente a mentir em Juzo, sendo que tal conduta partira do prprio reclamante. Ressaltou ainda o Juiz que infelizmente alguns trabalhadores agem com ntida m-f, a fim de auferir lucros indevidos na Justia do Trabalho.

Apesar de ter sido extremamente complicado assistir s vinte e quatro audincias previstas pela docente, tem-se que foi um trabalho absolutamente dignificante, esclarecedor, que muito colaborou para o conhecimento prtico da Justia do Trabalho. No h dvidas de que foi uma excelente experincia, que muito ajudar na vida profissional de todos os alunos da disciplina.

Вам также может понравиться