Вы находитесь на странице: 1из 3

Faculdade de Educao da Baixada Fluminense FEBF Departamento de Educao Matemtica Professor: Novaes, J.A.

Nome:_______________________________________________

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ

O objetivo deste trabalho no as respostas s questes. Faam uma anlise das teorias (conceitos, teoremas, leis e frmulas...) que devem ser utilisadas nas solues. Agrupe as questes que nas quais as mesmas teorias so usadas.
1a Questo:

y
O tringulo da figura ao lado issceles e tem um ngulo que mede 120. O maior lado mede 6 3cm . Determine:

a) O volume do slido que se obtm quando o giramos em torno do eixo y. b) A superfcie deste slido.
2a Questo:
O volume de um cone mede 354cm . Determine a rea da base sabendo que a altura mede
3

2,1dm.

3a Questo:

Uma esfera de volume 288cm2 est inscrito em um cubo. Determine o volume e a rea da
superfcie do cubo.

4a Questo:
A seco meridiana de um esfera inscrita em um cone equiltero a figura ao lado. Sabendo que a rea do seco

36 3cm 2 , determine o volume e a superfcie da esfera.


2 Obs. rea do tringulo equiltero de lado a : A a 3 4

5a Questo Em tubo em forma de cilindro com gua at certo ponto so colocadas algumas esferas de raio 1cm. Sabendo o raio da base do tubo mede 2cm, que todas as esfera ficaram submersas e que a altura da gua subiu 3cm determine a quantidade de esferas colocadas no tubo.

7a Questo:
A que distncia da base de um cone circular reto devo seccion-lo para obter dois slidos de mesmo volume se a altura do cone mede 26cm?

8a Questo: Um poliedro euleriano formado por 6 faces octogonais e 8 faces triangulares. Determine o nmero de arestas e o nmero de vrtices deste poliedro. 9a Questo: ) Um paraleleppedo reto retngulo tem duas dimenses medindo 4cm e 7cm. A diagonal deste poliedro mede 10a Questo: A base de uma pirmide um quadrado de lado medindo 6cm. Cada aresta lateral mede

91cm . Determine o volume deste slido.

5 2cm . Determine o volume e a rea da superfcie lateral desta pirmide.


11a Questo:) O cilindro ao lado tem altura igual ao dobro do dimetro e rea da base medindo 16cm 2 . Determine o volume e a rea da superfcie lateral.

12a Questo:
A que distncia da base de um cone circular reto devo seccion-lo para obter dois slidos de mesmo volume se a altura do cone mede 26cm?

13a Questo: A base de um prisma triangular reto um tringulo retngulo issceles em que um dos catetos mede 12cm. A altura do prima mede o dobro da hipotenusa da base. Determine a medida da superfcie lateral e o volume deste prisma. 14a Questo: A pirmide ao lado tem como base um retngulo de dimenses 6cm e 8cm e cada aresta lateral mede 13cm. Determine: a) A altura, b) O volume e c) A medida da superfcie lateral desta pirmide.

15a Questo: Em uma piscina em forma de cilindro(veja figura ao lado) uma pessoa mergulhou e ficou totalmente submersa. Observou-se que a gua subiu 1,2cm. Determine o volume aproximado de tal pessoa em litros. (Caso seja necessrio use =3,14) 16a Questo: O raio da base de um cone equiltero mede 7 3cm . Determine o volume e a superfcie lateral deste cone. r 1,5m

17a Questo: A base de um prisma triangular reto um tringulo retngulo issceles em que um dos catetos mede 12cm. A altura do prima mede o dobro da hipotenusa da base. Determine a medida da superfcie lateral e o volume deste prisma. 18a Questo: A figura ao lado representa um cone que a uma distncia

d 4cm da base foi seccionada por um plano perpendicular ao eixo. Sabe-se que o volume do tronco assim obtido 218 do volume do cone. Determine a superfcie 343 lateral do cone.
48cm

19a Questo: (2 ponto)


O volume de um cone mede 354cm . Determine a rea da base sabendo que a altura mede
3

2,1dm.

20a Questo: 21a Questo:

Uma esfera de volume 288cm2 est inscrita em um cubo. Determine o volume e a rea

da superfcie do cubo.

Em tubo em forma de cilindro com gua at certo ponto so colocadas algumas esferas de raio 1cm. Sabendo o raio da base do tubo mede 2cm, que todas as esfera ficaram submersas e que a altura da gua subiu 3cm determine a quantidade de esferas colocadas no tubo.

Вам также может понравиться