Вы находитесь на странице: 1из 8

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA

ELAINE CRISTINA MIGUEL DE ANDRADE RGM 322187

COMUNICAO, EDUCAO E TECNOLOGIA A tecnologia participando do processo de aprendizagem

SUZANO 2013

ELAINE CRISTINA MIGUEL DE ANDRADE RGM 322187

COMUNICAO, EDUCAO E TECNOLOGIA A tecnologia participando do processo de aprendizagem

Trabalho de Pesquisa do Curso de Licenciatura de Pedagogia, disciplina de Comunicao,Educao e Tecnologia da Universidade BRAZ CUBAS, sob a orientao da Professor Marcus Saldanha.

SUZANO 2013

ATIVIDADE 02 A tecnologia participando do processo de Aprendizagem.

Vivemos em uma realidade ao qual crianas de 3 anos j tem pleno domnio com Ipad, Iphone, e os demais Is que o mercado tecnolgico no cessam de lanar nas redes mais diversas de meios de comunicao. A tecnologia faz parte da vida de todos nos mais simples atos do dia-a-dia. Sendo a misso das tecnologias facilitar e melhorar a vida das pessoas. Assim como a Revoluo Industrial foi criticada e foram muitos os que sofreram com as mudanas, mesmo assim no deixou de existir e nem parou de crescer. E hoje vivemos esse mundo globalizado sem fronteiras em que um produto inventado hoje e amanh j est nas prateleiras e nas mos de consumidores ativos. No mais uma escolha e sim uma necessidade para no bloquear o processo de desenvolvimento da humanidade. Vivemos um choque de geraes, as que nasceram antes do boom da internet e as que nasceram com todas essas facilidades a cada dia mais acessvel para todas as classes sociais. Com a educao no pode ser diferente. bvio que h necessidade de mudanas nos mtodos. E que o uso das tecnologias digitais e de comunicao iro facilitar e melhorar o processo educativo. Nogueira (2012) apud Belloni (1997) comenta que a diversidade de recursos tecnolgicos tem a funo de ajudar o professor no processo ensino-aprendizagem e dever do professor analisar os recursos que viabilizam e favorecem um melhor aproveitamento do aprendizado em geral. Possivelmente chegar um momento em que no teremos escolhas. No vivel levar para as salas de aulas contedos que sejam apresentados somente da forma tradicional. Nogueira (2012) esclarece que devido s transformaes das tecnologias ocorre tambm a modificao das prticas sociais e de comunicao o que muda tambm por consequncia a maneira de aprender. Essencial lembrar que estamos diante de alunos que j fazem parte dessa nova gerao. Possuem outros interesses, outras perspectivas, etc. Existe ento a

necessidade de cativar o interesse dessa nova gerao que escreve com dedos em telas e sabem se comunicar rapidamente com aparelhos eletrnicos de forma natural. Insistir em no fazer parte dessa nova fase que o mundo encontra-se (o mundo digital e virtual) simplesmente tornar-se desnecessrio para o mundo. Tornar-se obsoleto, porque seno o fizer outro far. Essa a lei do capitalismo. Felizmente ou no, necessrio usar o bom senso e analisar as facilidades e aplicabilidade de todos os meios de tecnologias que sejam necessrios para uma transmisso de determinado conceito educacional. Nogueira (2012) apud Moran (1995) enfatiza essa questo afirmando que:
o professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar informao mais relevante. (Nogueira, 2012, p. 25)

Partindo dessa colocao acima, necessrio que o professor no s saiba o que ensinar. Mas, como ir despertar o interesse dos discentes para tal. Alm de ser importante que conhea as fases de desenvolvimento em que o aluno encontra-se, esse conhecimento possibilita ao profissional desenvolver uma aula com criatividade e recursos que possam atingir o pblico alvo em questo. sem dvida entender as necessidades do cliente. O que precisam, o que desejam, o que ambicionam, o que sabem, etc. No que vejamos pessoas como produtos, mas uma colocao pertinente para fim de anlise de uma estratgia de aula bem fundamentada. Com base nesta disciplina Comunicao, Educao e Tecnologias, abaixo um planejamento de aula com escolhas de recursos tecnolgicos que facilitaram o processo de aprendizagem e captao da informao. Assim como propicia um ambiente agradvel, dinmico e divertido. Plano de aula Tema: Educao Alimentar Da mastigao ao processo Digestivo. Faixa etria: Crianas a partir de 4 a 6 anos. Tempo: 116 minutos (podendo ser distribudos em 2 aulas de 58 minutos)

Objetivo: Educar e conscientizar as crianas quanto importncia da alimentao e dos cuidados bsicos como: mastigao e a higienizao antes das refeies. Recursos de Pesquisa do Professor Pesquisa (livros, internet e revistas) uso de software e hardware Preparao e anlise de material didtico (software internet Explorer ou outro navegador (canal youtube e moviemaker para unio dos vdeos) Elaborao de plano de estratgia de aula (uso do software Word) Seleo de materiais para atividade e avaliao (uso de notebook hardware e software internet Explorer para pesquisa de figuras no google) Impressora (hardware) Recursos Tecnolgicos para aula Hardware Notebook Projetor Amplificador de udio (caixinhas de som auxiliares para o notebook) Impressora (Apoio: impressos com roteiro do sistema digestivo mecnico e qumico e os cards para identificao dos alunos) Software Word Movie maker Internet Explorer 9 (youtube/google) Windows media player Materiais para atividades

Cards com fotos impressas de rgos do sistema disgestivo. (para realizao da dramatizao) Ex.: Alguns alunos sero a boca e os dentes e outro ser o alimento, outro aluno far o papel da petialina. Papeis sulfite para ilustrao da atividade. Materiais diversos para uso da ilustrao (a gosto) Vdeo de Animao A digesto Estratgia de Aula
Uma roda de conversa para abordar o assunto sobre a importncia de

alimentar-se corretamente. Permitir aos alunos que faam comentrios do que sabem sobre o assunto. O que j ouviram dos pais e etc. Por exemplo: o que acontece com os alimentos quando comemos? Qual o caminho que o alimento faz? (dispor uns 15 minutos)
Explicar como ser a aula e apresentar os materiais. A aula ser uma

dramatizao do processo digestivo da mastigao at a eliminao dos restos dos alimentos. Falar sobre o que a dramatizao e em seguida apresentar material de apoio. O vdeo de uma animao do sistema digestivo. (uns 5 minutos se estiver tudo organizado e de fcil acesso) Organizao muito importante.

Apresentao da animao. A montagem deve ser realizada antes da aula ou

por equipe da instituio. (26 minutos)

Realizar uma conversa sobre o que gostaram e entenderam da animao,

identificando com eles atravs das figuras os rgos (os cards preparados com os rgos com fita adesiva dupla face para colar no aluno e identifica-lo no processo de digestivo durante a dramatizao) (uns 5 minutos)

Fazer a dramatizao por partes, ou seja, por processos individuais a

mastigao, o caminho do alimento no esfago, etc. (30 minutos para a

dramatizao podendo passar um pouquinho se for crianas menores - 4 e 5).

Para avaliao, solicitar para as crianas que ilustrem as partes que mais

gostaram de conhecer e suas caractersticas mais importantes. explique o que fez para os amiguinhos. (30 minutos)

Expor o

trabalho em mural por uma semana em sala de aula pedindo que cada um

Acompanha-los durante suas refeies para avaliar se apreenderam a lio e sempre que possvel comentar sobre situaes na prtica para que visualizem o que aprenderam. reforando sempre) (o acompanhamento tem que ser dirio,

Concluso O uso das tecnologias durante o processo de aula facilita o processo de comunicao. Alm de propiciar timo ganho com relao a tempo: tanto na elaborao, preparao da aula como na prpria execuo. Os vdeos animados, assim como msicas, figuras coloridas cativam a ateno das crianas, por fazer parte do mundo delas. Torna a aula muito agradvel e divertida por tratar-se de algo que a criana conhece e gosta. A criana tem facilidade para falar e expor opinies sobre algo que sente-se familiarizada. O professor perde aquela pose do adulto temido para uma companhia mais confivel e ocorrem trocas maravilhosas de ensino-aprendizado. Outro aspecto positivo do uso das tecnologias despertar a curiosidade da criana, mostrando alternativas e apontando o uso das tecnologias a favor de utilidades bsicas. O professor tem o dever de filtrar e direcionar o discente para aprender o melhor uso das tecnologias, usando a seu favor como um auxlio para facilitar a

compreenso do conceito. muito mais fcil aprender algo quando se consegue trazer do abstrato para o concreto. Aprimorando o interesse, o resto questo de tempo para que o desenvolvimento do aprendizado seja eficaz e constante. Conforme Nogueira comenta em uma das teleaula informaes no falta, temos resposta para qualquer assunto em frao de segundos. O papel do professor direcionar o aluno a fazer o uso correto e no acomodar-se com a facilidade.

BIBLIOGRAFIA NOGUEIRA, Marcus Saldanha da Gama Guedes. Comunicao, educao e tecnologia. Mogi das Cruzes, SP: Universidade Braz Cubas, 2012. 127 p. VDEO A digesto disponvel em: http://youtu.be/mLmzNDrLlAA (o vdeo original est disponivel em partes com o titulo Corpo humano A digesto 1 de 3 (de origem portuguesa) , afim de facilitar meu trabalho juntei as trs partes em um nico vdeo e postei no meu canal.)

Plano de Aula. ANDRADE, Elaine Cristina Miguel de. Educao Alimentar Da mastigao ao processo Digestivo. 2012 (aula oferecida a Escola Educao Infantil Suzaninho no processo de estgio no ano de 2012)

Вам также может понравиться