Вы находитесь на странице: 1из 16

International Year of Planet Earth IYPE Secretariat NGU N-7491 Trondheim NORWAY T + 47 73 90 40 00 F + 47 73 92 16 20 E iype.secretariat@ngu.

no
www.yearofplanetearth.org

P r o s p e c t o r e l a t i v o a u m t e m a - c h a v e d o A n o I n t e r n a c i o n a l d o P l a n e t a Te r r a 2 0 0 7 - 2 0 0 9

Oceano -

abismo do tempo

C i n c i a s d a Te r r a p a r a a S o c i e d a d e

www.yearofplanetearth.org

Qual o propsito deste prospecto?


Este prospecto relativo a um dos principais temas cientficos a tratar no mbito do Ano Internacional do Planeta Terra. Descreve, de forma acessvel, por que motivo este tema foi escolhido e qual a razo de toda a investigao com ele relacionada e que o Ano Internacional espera apoiar de importncia vital para a nossa compreenso do Sistema Terra e da sociedade. O prospecto foi escrito por um conjunto de especialistas mundiais reunidos sob os auspcios do Comit do Programa Cientfico do Ano Internacional do Planeta Terra.

Para saber mais


Para saber mais acerca dos outros temas de investigao contemplados, favor consultar www.yearofplanetearth.org e www.progeo.pt/aipt (onde podem ser encontradas todas as nossas publicaes).

O que fazer de seguida


Se um cientista que deseja desenvolver uma proposta de investigao sobre este tema, por favor visite o site www.yearofplanetearth.org, descarregue o formulrio "Expression of Interest (Science)" adequado e siga as instrues ou envie-o para o Ano Internacional. Se no conseguir encontrar o formulrio que pretende, isso significa que ainda no est em condies de ser disponibilizado. Neste caso, por favor, continue a visitar o site.

1147 milhes de pessoas vivem a menos de 30 km da linha de costa

Olhai, o mar!
Os oceanos, que comearam a ser cientificamente explorados h cerca de 200 anos, detm a chave sobre o funcionamento da Terra. Por exemplo, os sedimentos dos oceanos fornecem um registo de sinais climticos relativos aos ltimos 200 milhes de anos (Ma). Apesar do nosso conhecimento sobre os oceanos ser cada vez maior e ter revolucionado o entendimento do planeta Terra como um todo, (o melhor exemplo disso so as expedies oceanogrficas que tiveram lugar depois da 2 Guerra Mundial e que levaram formulao da teoria da Tectnica de Placas no final da dcada de 1960) muito permanece por descobrir, no apenas no que diz respeito utilizao dos oceanos para benefcio da humanidade e do ambiente, como na minimizao dos riscos em habitar em redor das margens continentais. Cerca de 21% da populao mundial, 1147 milhes de pessoas, vivem a menos de 30 km da linha de costa. No contexto da tectnica de placas, o nascimento de um novo oceano envolve, muitas vezes, a ruptura de um continente, dando origem a um rift com margens continentais de ambos os lados (tal como acontece, actualmente, com os lados opostos do Oceano Atlntico). Por sua vez, o fundo ocenico produzido e alastra-se de forma contnua a partir do sistema de cristas mdio-ocenicas. Depois da sua jornada ao longo das bacias ocenicas profundas, o fundo ocenico pode desaparecer numa fossa ocenica, local onde a placa ocenica sofre subduco, usualmente sob um continente, tal como, hoje em dia, sucede em torno do Oceano Pacfico. Da que a maior parte dos problemas cientficos do OCEANO estejam relacionados com as cristas mdias expansivas e as margens continentais, quer estas sejam criadas por rifting (caso do Atlntico) ou por subduco (caso do Pacfico).

Quem esteve na origem do Ano Internacional do Planeta Terra?

Proposto pela Unio Internacional das Cincias Geolgicas (IUGS) em 2001, o Ano Internacional foi aceite, de imediato, pela Diviso das Cincias da Terra da UNESCO e, mais tarde, pela UNESCO e pelo Programa Internacional de Geocincias da IUGS (IGCP).

O principal objectivo do Ano Internacional demonstrar o enorme potencial que as Cincias da Terra possuem no estabelecimento de uma sociedade mais prspera, segura e saudvel explica o lema dado ao Ano Internacional: Cincias da Terra para a Sociedade.

Limites de placas litosfricas

O que significa o logtipo do Ano Internacional do Planeta Terra? O Ano Internacional pretende reunir todos os cientistas que estudam o Sistema Terra, pelo que a Terra slida (litosfera) representada a vermelho, a hidrosfera a azul escuro, a biosfera a verde e a atmosfera a azul claro. O logtipo baseado num desenho original realizado por ocasio de uma iniciativa idntica ao Ano Internacional, designada Jahr der Geowissenschaften 2002 (Cincias da Terra, Ano 2002) e que teve lugar na Alemanha. O Ministrio da Educao e Investigao da Alemanha disponibilizou o logtipo IUGS.

Nas margens
Ao longo da ltima dcada, a InterRidge e a InterMARGINS, duas iniciativas cientficas de carcter internacional, foram criadas com o objectivo de coordenar os esforos cientficos mundiais destinados a explorar questes cientficas relativas s cristas ocenicas e s margens continentais. Alm disso, um programa cientfico de sondagens ocenicas desenvolvido ao longo dos ltimos 40 anos, [Deep See Drilling Project (DSDP), 1968-1983; Ocean Drilling Program (ODP), 1985-2003; Integrated Ocean Drilling Program (IODP), 2003-] levou a que a comunidade dos que se dedicam s Cincias da Terra entendesse a Terra (incluindo os oceanos) como um sistema dinmico, atravs da amostragem directa de sedimentos ocenicos e da crusta subjacente. O tema "Oceano" do Ano Internacional do Planeta Terra dar enfoque s seguintes questes-chave, que constituem os principais tpicos da InterRidge e da InterMARGINS

De que forma a litosfera, a hidrosfera e a biosfera interagem ao longo das cristas mdio-ocenicas e que papel essa interaco desempenhou na origem da vida na Terra? Que processos da Terra afectam a formao e evoluo das margens continentais e quais os benefcios e ameaas que essas mesmas margens oferecem humanidade?

Cretcico Inferior

a) b) c)

d) e) f)

100 Ma Oligocnico Superior


g) h) i)

30 Ma

Escala de cores das idades do substrato ocenico, em milhes de anos (Ma)

As cristas mdias ocenicas so os locais do planeta Terra onde o vulcanismo mais activo e os sismos mais frequentes

Programa Cientfico
Um painel de 20 geocientistas eminentes de todas as partes do mundo decidiram elaborar uma lista da qual constam dez temas cientficos abrangentes gua Subterrnea, Desastres naturais, Terra e Sade, Alteraes climticas, Recursos, Megacidades, Interior da Terra, Oceano, Solo e Terra e Vida. O prximo passo proceder identificao de tpicos cientficos pertinentes e passveis de desenvolvimento no mbito de cada um dos principais temas abrangentes. Foram formadas equipas para cada um destes temas com o objectivo de organizar um Plano de Aco. Cada equipa elaborou um texto que ser publicado sob a forma de um prospecto dedicado a um determinado tema, do tipo daquele que tem entre mos. Posteriormente, sero criados uma srie de Grupos de Implementao de forma a iniciar o trabalho dedicado a cada um dos dez programas. Sero desenvolvidos todos os esforos para que se envolvam especialistas de pases com um particular interesse por algum dos temas. Para mais informao: www.yearofplanetearth.org

De que forma a litosfera, a hidrosfera e a biosfera interagem ao longo das cristas mdio-ocenicas e que papel essa interaco desempenhou na origem da vida na Terra? Grandes fissuras na superfcie da Terra so produzidas quando as placas tectnicas, o invlucro exterior do nosso planeta, se movimentam entre si. Estas fendas atravessam, principalmente, as bacias ocenicas, dando origem a um sistema vulcnico de 60 000 km de extenso que circunda todo o globo e conhecido por cristas mdio-ocenicas. Com excepo da Islndia, esta cintura vulcnica encontra-se, toda ela, submersa no oceano, entre dois e quatro quilmetros de profundidade. Contudo, ao longo destas cristas que rocha fundida (o magma), originada a profundidades entre os 20 e os 80 km no interior da Terra, ascende e extrui ao nvel do fundo ocenico, repavimentando vastas reas do nosso planeta medida que a crusta ocenica vai sendo empurrada para fora das cristas. O resultado de toda esta dinmica so paisagens bizarras constantemente remodeladas pelas erupes vulcnicas e sismos, onde surgem nascentes quentes txicas e se regista uma abundncia de vida independente da luz do sol. Seguramente, esta um das zonas mais interessantes e menos conhecidas do nosso planeta. Com efeito, no sabemos ainda quo importante para o mundo como um todo a actividade vulcnica submarina e a vida que esta sustenta. Que papel desempenha, por exemplo, na produo de recursos minerais, no controle da composio qumica dos oceanos, na cadeia alimentar do oceano profundo e na prpria origem da vida? Tendo em considerao a enorme extenso das cristas e a sua relativa inacessibilidade, a resposta a estas questes necessitou e ainda necessita de uma colaborao cientfica internacional global e coordenada.

Esforos recentes tm mostrado quo importantes as cristas so para o oceano profundo e, potencialmente, para a humanidade. A energia libertada pela rocha vulcnica em arrefecimento nas cristas igual a cerca de metade daquela que produzida pela humanidade atravs da queima de combustveis fsseis e da energia nuclear. Actualmente, a energia gerada nas cristas dissipa-se ao nvel do fundo ocenico, conduzindo circulao de grandes quantidades de gua do mar atravs da crusta ocenica. O resultado desta circulao a existncia de fluidos hidrotermais quentes (cerca de 400C) e cidos que transportam metais em soluo e esto carregados de gases dissolvidos como o metano e cido sulfdrico. Quando os fluidos quentes, carregados de metais, emanam do fundo ocenico, ocorrem reaces entre esses fluidos e a gua do mar fria profunda, levando precipitao de sulfuretos metlicos, a reaco que tem gerado alguns dos maiores jazigos metlicos na Terra. Fluidos quentes, sulfdricos e metalferos no parecem ser o local mais indicado para a vida prosperar mas a verdade que precisamente ao redor das cristas ocenicas que se podem encontrar as maiores concentraes de biomassa do oceano profundo. Os animais que a se encontram podem ser estranhos para os nossos padres, nomeadamente vermes gigantes sem tubo digestivo que se alimentam aproveitando-se de bactrias nos seus tecidos que, por sua vez, aproveitam a energia do qumico normalmente txico, cido sulfdrico. Estes e muitos outros animais nicos das fontes hidrotermais das cristas tm muito para nos ensinar sobre a forma como suportam e at prosperam no seio do ambiente hostil e dinmico que habitam. Os microrganismos encontrados nas nascentes hidrotermais podem viver em ambientes ainda mais extremos e apenas recentemente comeou a ser estudada a enorme diversidade de caminhos metablicos (cadeias de reaces bioqumicas) encontradas em seres vivos que vivem tanto sobre como sob o fundo ocenico.

J sabemos que alguns conseguem viver em temperaturas mais elevadas do que qualquer outra forma de vida na Terra e, de facto, muitos cientistas acreditam que foi em locais como estes que a vida evoluiu pela primeira vez na Terra. As cristas mdio-ocenicas so o local do nosso planeta onde o vulcanismo mais activo e os sismos mais frequentes. Como tal, elas constituem um laboratrio natural nico para a monitorizao a longo prazo da interaco entre vulces submarinos, sismos e alteraes nas condies fsicas do oceano profundo. Por exemplo, estudos recentes indicaram que sismos de intensidade mdia registados ao longo das falhas transformantes ocenicas, quando comparados com sismos de origem continental, parecem estar associados a um nmero mais elevado de abalos premonitrios mas a um menor nmero de rplicas. Alm do mais, mudanas nas mars ocenicas parecem ter desencadeado sismicidade na vizinhana de vulces submarinos. Novos conhecimentos obtidos a partir do estudo de como a litosfera interage com a hidrosfera no sistema vulcano-sismolgico das cristas mdio-ocenicas apresenta implicaes importantes para a investigao aplicada e a previso de riscos vulcnicos e ssmicos em terra. Processos vulcnicos, tectnicos e hidrotermais nas cristas mdio-ocenicas controlam, igualmente, a composio qumica da litosfera ocenica e a paisagem das vastas plancies abissais. Por baixo das cristas de rpida expanso, como a da Elevao do Pacfico Este, a existncia duma intruso estacionria de magma , frequentemente, invocada para fornecer rocha fundida s frequentes intruses de magma diques e para os episdios eruptivos do fundo ocenico que alimentam. A lente de magma tambm fornece calor para o estabelecimento de uma circulao de gua quente (hidrotermal) na crusta ocenica. No entanto, nas cristas de expanso lenta e muito lenta, como a Crista Mdia Atlntica e a Gakkel, por baixo do Oceano rctico, os episdios magmticos so muito menos frequentes e a extenso tectnica da litosfera por intermdio de falhas constitui uma parte significativa da expanso dos fundos ocenicos. Encontramo-nos ainda num estado precoce da compreenso dos mecanismos que controlam os ciclos de episdios magmticos/tectnicos ao nvel das cristas mdio-ocenicas. As cristas mdio-ocenicas e os pontos quentes tais como a Islndia, os Aores e as Ilhas Galpagos, possuem o maior fluxo de calor do manto da Terra para o fundo dos oceanos. O efeito de tais pontos quentes manifesta-se pela diminuio da profundidade ou mesmo a emergncia do fundo ocenico (os dois casos mais paradigmticos so o Hawai, na bacia do Pacfico, e a Islndia, na Crista Mdia Atlntica), aumento da espessura da crusta ocenica, mudanas no estilo e intensidade do vulcanismo submarino e evoluo da geometria dos centros de expanso dos fundos ocenicos. Quando um ponto quente interage com um foco de expanso de crista mdio-ocenica, a lava que emerge no fundo ocenico (e nas ilhas geradas

As margens continentais tambm apresentam riscos para a humanidade

Programa de Divulgao
O Programa de Divulgao do Ano Internacional do Planeta Terra enfrenta um desafio de escala muito particular. Com, potencialmente, 10 milhes de dlares para gastar, inconcebvel que pudesse operar de uma forma prescritiva. Nenhum indivduo ou comit pode idealizar modos eficazes de utilizar tal verba na sua totalidade. Assim, o Programa de Divulgao, tal como o Programa Cientfico, ir funcionar como um corpo de dotao de fundos, recebendo propostas para apoio financeiro, Um Prospecto de Divulgao nesta srie (nmero 11) encontra-se disponvel para todos os que esto interessados em candidatar-se. desde recursos educativos para a internet a obras de arte que ajudem a reforar junto do pblico a mensagem central do Ano Internacional. O Programa de Divulgao ir permitir que as coisas aconteam localmente no mbito de um evento internacional, dando-lhes perfil e coerncia.

por pontos quentes) contm, igualmente, importante informao sobre a composio qumica do manto terrestre. Porm, no sabemos ainda se a maioria dos pontos quentes que ocorrem nas bacias ocenicas possuem razes profundas no Manto Inferior da Terra ou se so originados por anomalias na parte superior do Manto. Investigaes futuras nas cristas mdio-ocenicas e pontos quentes ajudaro a esclarecer estas e outras questes fundamentais. Que processos terrestres afectam a formao e evoluo das margens continentais e quais os benefcios e ameaas que essas mesmas margens oferecem humanidade? As vertentes relativamente ngremes das margens continentais, que se estendem verticalmente ao longo de vrios quilmetros, podem perturbar a direco das correntes ocenicas. Nortadas podem provocar a subida de frteis guas profundas estimulando a produtividade marinha superfcie ao longo destas margens. Os continentes so, ainda, fonte de sedimentos, transportados para os oceanos por rios e mesmo por ventos. Os sedimentos depositados na margem continental, ricos em carbono orgnico (em particular quando possuem vrios quilmetros de espessura) podem gerar e albergar recursos importantes como hidrocarbonetos e hidratos de metano, assim como diferentes comunidades biolgicas. Muitos sedimentos das margens continentais registam algum tipo de mudana climtica do passado. As margens continentais tambm apresentam riscos para a humanidade. O colapso de vertentes carregadas de sedimentos pode dar origem a tsunamis que ameaam longnquas e vastas comunidades costeiras. Por seu lado, onde quer que um tsunami tenha tido origem, a forma como se manifesta quando atinge uma margem continental muito influenciada pelas formas locais de relevo da margem e plataforma continentais , determinando a existncia, ou no, de uma invaso catastrfica do litoral. , no entanto, menos claro, o possvel efeito destabilizante do aumento gradual do nvel do mar despoletado pelo aquecimento global. Outras margens continentais, adjacentes a rifts activos ou zonas de subduco, encontram-se sujeitas a riscos ssmicos ou mesmo vulcnicos quer subaquticos quer subareos. As margens continentais recebem resduos a partir do continente atravs de rios e de diversas actividades humanas. A poluio causada por actividades industriais, comerciais e de recreio pode concentrar-se nas margens continentais atravs de processos fsicos/qumicos/biolgicos. As margens tambm desempenham um papel em actividades de defesa naval (principalmente por propagao acstica subaqutica), na explorao de recursos pesqueiros, na explorao de hidrocarbonetos e na segurana da navegao. A suportar todo o conhecimento acima mencionado est a compreenso dos processos geolgicos que acompanham a formao de margens passivas ou activas.

Desenvolvimento Sustentvel
O termo desenvolvimento sustentvel surgiu da oposio existente entre aqueles que defendiam polticas de preservao da sustentabilidade dos ambientes da Terra e aqueles que advogavam o desenvolvimento econmico. Os ambientalistas reconheceram que o desenvolvimento econmico necessrio (em parte para evitar que os custos da proteco ambiental recassem sobre aqueles que menos posses econmicas tinham de os suportar) mas tambm porque a estagnao econmica geralmente reduz o apoio aos esforos de proteco ambiental. De igual modo, os que defendiam o desenvolvimento econmico reconheceram um paralelismo entre as dotaes para a proteco ambiental e o conceito de proteco do capital numa economia sustentvel. Uma economia vivel deve viver dos seus rendimentos sem uma reduo lquida do capital ao longo do tempo. Igualmente, as populaes devem viver dentro da capacidade de suporte dos seus ecossistemas, que representam uma forma natural de capital.

A principal influncia no desenvolvimento das margens passivas, acredita-se ser a natureza (fsica e qumica) da placa continental litosfrica original: isto , a sua reologia, a qual controla a sua deformao e viscosidade em resposta ao rifting (estiramento, rotura e afastamento). Se queremos desenvolver modelos preditivos de rifting e de ruptura dos continentes, preciso saber, tambm, a taxa de estiramento da litosfera durante o episdio de rifting, a forma e a distribuio das falhas maiores na zona superior quebradia da litosfera, a dimenso de evaporitos e magmatismo, assim como a histria da subsidncia. Nas zonas de subduco, a forma e a evoluo da margem convergente fortemente influenciada pelo destino dos sedimentos ocenicos que para ela so arrastados durante o processo de subduco (quer sejam empilhados sobre a placa mergulhante, por obudco, quer sejam subductados em direco ao manto). De igual modo, a escalas diferentes, necessitamos de perceber o papel desempenhado pela taxa e ngulo da subduco, pela temperatura da crusta ocenica que entra, pelos fluidos e presso nos poros, pelas falhas, pela sismicidade e vulcanismo e pelo destino das placas litosfricas uma vez atingida a astenosfera, o nvel mais viscoso do manto sob a litosfera.

Os problemas cientficos associados s margens continentais variam de mbito e tm impacte nas necessidades humanas e no ambiente

Os problemas cientficos associados s margens continentais variam de mbito e impacto nas actividades e necessidades humanas e no ambiente, podendo ser distribudos pelos seguintes ttulos:

Estrutura profunda Sedimentos Recursos e Fludos Riscos Recolha de dados Avanos tecnolgicos

Estrutura profunda das margens passivas Os principais problemas associados s margens passivas so o desenvolvimento concreto de modelos conceptuais e numricos de carcter preditivo sobre a evoluo da litosfera durante a formao deste tipo de margens. Este trabalho requer informao sobre os diversos tipos de rochas existentes no substrato acstico (por baixo dos sedimentos), as suas propriedades mecnicas e fsicas, idade e histria de formao, e a sua resposta, quer plstica quer elstica, extenso. Idealmente, de forma a obter uma imagem o mais completa possvel, ambos os lados das margens passivas devem ser estudados utilizando os mesmos instrumentos ao longo

O advento do Sistema de Posicionamento Global (GPS) mudou completamente a geodesia

de uma linha de fluxo comum. Os principais instrumentos necessrios so sondagens cientficas profundas (incluindo sistema riser), para penetrar sedimentos e substrato rochoso, e mtodos ssmicos (incluindo perfis 3D); no entanto, outras tcnicas deveriam ser experimentadas, em particular tcnicas inovadoras como a determinao da condutividade elctrica e outros parmetros geofsicos no ou prximo do fundo marinho. Estrutura profunda das zonas de subduco incluindo sedimentos Embora a histria da deposio de sedimentos tenha pouca relevncia no que respeita ao seu eventual destino no contexto de margens compressivas, eles esto muitas vezes intimamente envolvidos conjuntamente a crusta mais profunda e o manto durante o processo dinmico de subduco. Grandes sismos que ocorrem na placa descendente so a resposta da placa ocenica ao processo de subduco que tem lugar a taxas de poucos centmetros por ano. Deveramos conseguir visualizar a heterogeneidade tridimensional das zonas sismognicas usando parmetros geofsicos ssmicos e outros , a fim de cartografar a resposta da placa carga tectnica. Tal conhecimento muito importante se quisermos extrapolar para alm do que se obtm atravs da realizao de sondagens na zona sismognica e sensores nela colocados, aps 2007. O advento do Sistema Global de Posicionamento (GPS), mudou completamente a geodesia. Podemos, agora, monitorizar, constantemente, a deformao que tem lugar no continente. Esta capacidade pode ser transportada para o fundo ocenico. Experincias piloto j demonstraram a fiabilidade do conceito pelo que deveramos continuar a desenvolver esta tcnica em ambiente marinho, no sentido de medir a deformao da Terra. Se os cientistas tiverem a possibilidade de quantificar com preciso a deformao e a libertao repentina de energia ssmica envolvida num sismo, esse conhecimento conduzir a uma melhor compreenso da evoluo de arcos insulares, do vulcanismo e da mitigao dos riscos. A subduco pode ser considerada como um processo que recicla matria atravs da Terra: a chamada fbrica de subduco. O nosso derradeiro objectivo compreender todo o ciclo de matria da Terra. A pequena profundidade, a circulao do carbono quando comparada, por exemplo, com o desenvolvimento de hidratos de metano, poder causar constrangimentos no ciclo global. A maiores profundidades, o efeito da litosfera, atravs, por exemplo, das possveis consequncias da subduco de crusta ocenica serpentinizada ou dos produtos de magmatismo intraplaca, no so ainda bem conhecidos. Sedimentos em margens passivas Os sedimentos depositados quer em terra quer no mar, reflectem a histria distensiva, erosiva e deposicional das margens passivas, assim como o seu levantamento e subsidncia. Apesar de no ser estritamente necessrio estudar os sedimentos de ambas asmargens conjugadas, um entendimento completo de toda a histria deposicional do syn-rift e do post-rift de uma margem requer cartografia geolgica e amostragem nas zonas emersas e, no

mar, de levantamentos ssmicos densos (incluindo levantamentos em 3D) e amostragem (incluindo sondagens), de forma a que megassequncias e horizontes de reflexo significativos possam ser acompanhados ao longo de grandes distncias. Mtodos de avaliao de paleo-profundidades a partir dos sedimentos devero ser melhorados. O estudo de sistemas sedimentares actuais tambm carecem de estudos de aquisio de perfis batimtricos, por sonar sidescan e multifeixe, e de sondagens. Recursos e fluidos Os principais recursos encontrados em margens passivas so hidrocarbonetos (petrleo e gs) e, em ambas as margens passivas e activas, hidratos de metano. Provavelmente, o conhecimento mais importante no que respeita explorao de hidrocarbonetos e avaliao de potenciais rochas-me a histria termal. Esta pode ser estimada a partir da medida da extenso e volume do magmatismo, da idade e a espessura dos sedimentos e do actual fluxo de calor. Hidratos de metano ocorrem em grande quantidade e so uma fonte potencial de energia. No entanto, um meio ambientalmente seguro e econmico de retirar o metano do leito do mar ainda no foi descoberto. necessrio efectuar mais investigao nesta rea. Foram observados escoamentos de fluidos a partir do leito do mar tanto em margens passivas como activas. Esses fluidos so libertados temperatura ambiente e, por isso, designados por chamins frias, tendo sido j encontrados em diversos locais, como paredes de canyons, em margens continentais activas, a partir de escarpas calcrias e sobre depsitos de hidrocarbonetos. Diversos tipos de bactrias vivem nestes ambientes, assim como comunidades de animais que utilizam a energia produzida a partir de fluidos mineralizados redutores que saem do fundo do oceano. At agora, apenas aflormos a biodiversidade destes animais e microrganismos, assim como as potenciais aplicaes biotecnolgicas inerentes ao seu metabolismo nico. Levantamentos acsticos oferecem, igualmente, provas da existncia de emanaes frias. O fluxo e a qumica dos fluidos nas margens podem, tambm, estar relacionados com a diagnese dos sedimentos subjacentes. Estes so novos campos de investigao que necessitam de abordagens e ideias inovadoras. Riscos Os problemas de prever riscos relacionados com a actividade ssmica e vulcnica, embora importantes em margens de zonas de subduco, so bem conhecidos e so abordados noutro lugar (ver Brochura 3 desta srie: Desastres naturais: minimizando o risco, maximizando a sua conscincia). Os perigos colocados por tsunamis so um problema particular em todas as reas marginais e, para que sejam minimizados, necessrio o conhecimento de corpos sedimentares potencialmente instveis e a existncia de levantamentos batimtricos e topogrficos de detalhe de regies consideradas crticas. Simulaes quantitativas da propagao e galgamento dos tsunamis so, igualmente, importantes meios de predizer onde podem estes fenmenos causar o mximo de estragos. provvel que a subida do nvel do mar e consequente inundao das zonas costeiras, motivadas pelas alteraes

Os perigos colocados pelos tsunamis so um problema comum a todas as reas costeiras

H s uma Terra

climticas, venham a provocar migraes humanas nestas regies durante as prximas dcadas. A escolha bem fundamentada para a instalao de novas povoaes e cidades junto costa necessitar de informao bsica sobre riscos de tsunamis. Recolha de dados A Conveno das Naes Unidas sobre Direito do Mar (UNCLOS) encoraja as naes costeiras a reclamarem os seus fundos marinhos de acordo com os critrios emanados da lei internacional. De forma a apoiar esta pretenso, muitos pases recolheram enormes quantidades de dados e desenvolveram campanhas especiais de modo a obter informaes sobre batimetria SWATH e outros dados. Enquanto alguns pases pretendem manter alguns destes dados confidenciais, outros h que j os disponibilizaram publicamente. Sugerimos que, para benefcio das cincias e engenharia marinhas, seja identificada ou criada uma instituio com o objectivo de compilar todos os dados batimtricos swath das margens continentais de todo o mundo. Avanos na tecnologia e na instrumentao O estudo da actividade vulcnica, tectnica e hidrotermal nas cristas mdioocenicas tem promovido grandemente, e continuar a impulsionar, o desenvolvimento da tecnologia e instrumentao para explorao dos oceanos profundos, muita da qual trar benefcios tecnolgicos directos para a sociedade. Exemplos de novas tecnologias incluem veculos conduzidos por humanos (HOVs), capazes de atingir grandes profundidades; veculos operados remotamente (ROVs); veculos submarinos autnomos (AUVs) e uma nova gerao de instrumentos destinados aos fundos ocenicos capazes de realizar medies in situ de dados ssmicos, geofsicos, acsticos, hidrotermais, qumicos e biolgicos. Os novos avanos tecnolgicos tambm incluem a possibilidade de realizar sries temporais de medies contnuas em observatrios no fundo do mar, o uso de cabos submarinos convencionais e de fibra ptica para fornecimento de energia a esses observatrios, com transmisso de dados para laboratrios situados em terra e a execuo de sondagens para fins cientficos na crusta ocenica das cristas mdio-ocenicas e no interior das margens continentais, recorrendo ao Programa Integrado de Sondagens Ocenicas (Integrated Ocean Drilling Program - IODP).

A raa humana necessita do seu planeta. Dele dependemos completamente, uma vez que a partir dele evoluimos, permanecendo sua parte para sempre, e apenas existimos por cortesia do auto-sustentvel Sistema Terra.

Quanto mais aprendemos, mais compreendemos que para a sobrevivncia da Terra devemos cuidar dela como cuidamos dos nossos prprios filhos.

Textos
John Chen (China, Leader) Colin Devey (Germany) Charles Fischer (USA) Jian Lin (USA) Bob Whitmarsh (UK)

Edio Fotografias

Ted Nield www.geolsoc.org.uk, Ted Nield, Henk Leenears and John Simmons

Design

Andr van de Waal, Cordesign, Leiden

United Nations Educational Scientic and Cultural Organisation

Edio portuguesa
Coordenao geral Traduo para lngua portuguesa Apoio cientfico na traduo Outubro 2007 Mrio Cacho, Dep. de Geologia da Fac. de Cincias da Univ. de Lisboa Jos Brilha, Universidade do Minho Artur S, Univ. de Trs-os-Montes e Alto Douro PANGEO, Braga [www.pangeo.pt]

Apoios edio internacional

www.progeo.pt/aipt

Comisso Nacional da UNESCO

Edio portuguesa

Parceiros
American Association of Petroleum Geologists (AAPG) American Geological Institute (AGI) American Institute of Professional Geologists (AIPG) Geological Society of London (GSL) International Association of Engineering Geologists and the Environment (IAEG) International Geographical Union (IGU) International Lithosphere Programme (ILP) International Union for Quaternary Research (INQUA) World Soil Information (ISRIC) International Society for Rock Mechanics (ISRM) International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE) International Union of Geodesy and Geophysics (IUGG) International Union of Soil Sciences (IUSS) TNO Built Environment and Geosciences - Geological Survey of the Netherlands

Patrocnios:

Apoios:

July 2005, Earth Sciences for Society Foundation, Leiden, The Netherlands

www.yearofplanetearth.org

Вам также может понравиться