Вы находитесь на странице: 1из 3

Hiperdia

um sistema de acompanhamento, cadastramento de hipertenso e diabetes, cadastrados no plano nacional de ateno a hipertenso arterial e diabetes mellittus nas unidades ambulatoriais do Sus. Gera informaes para gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e ministrio da sade. Permite acompanhamento do paciente e a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos. A mdio prazo pode definir o perfil epidemiolgico da populao que pode levar a formao de estratgia da sade publica para melhorar a qualidade de vida.

Medicamentos Hipertenso: captopril 25mg, hidroclortiazida 25mg, propranolol 40mg Diabetes: Metformina 850mg, insulina nph 100 UI, Glibenclamida

Diabetes mellitus: Doena provocada pela deficincia de produo e/ou de ao da insulina, que leva a
sintomas agudos e a complicaes crnicas caractersticas. O distrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das protenas e tem graves conseqncias tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de sade pblica pelo nmero de pessoas que apresentam a doena, principalmente no Brasil.

Apresenta diversas formas clnicas, sendo classificado em:

Diabetes Mellitus tipo I: Ocasionado pela destruio da clula beta do pncreas, em geral por decorrncia de doena auto-imune, levando a deficincia absoluta de insulina. Diabetes Mellitus tipo II: Provocado predominantemente por um estado de resistncia ao da insulina associado a uma relativa deficincia de sua secreo

Fatores de Risco:
Idade maior ou igual a 45 anos ,Histria Familiar de DM ( pais, filhos e irmos) ,Sedentarismo HDL-c baixo ou triglicerdeos elevados ,Hipertenso arterial ,Doena coronariana,Uso de medicamentos que aumentam a glicose ( cortisonas, diurticos tiazdicos e beta-bloqueadores)

Principais Sintomas:
Sede excessiva, aumento do volume da urina, aumento do nmero de mices, surgimento do hbito de urinar noite, fadiga, fraqueza, tonturas, viso borrada, aumento de apetite, perda de peso.

Diagnostico:
feito com base nos sintomas clnicos e medio da glicemia, duas amostras de sangue colhidas em dias diferentes com resultado igual ou acima de 126mg/dl. ou quando a glicemia aleatria (feita a qualquer hora) estiver igual ou acima de 200mg/dl.

Tratamento
Dieta, medicaes Hipoglicemiantes, atividade Fisica.

Preveno:
Manter peso normal ,praticar atividade fsica regular ,no fumar, controlar a presso arterial,evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pncreas (cortisona, diurticos tiazdicos)

Hipertenso Arterial
Hipertenso arterial a presso arterial acima de 140x90 mmHg (milmetros de mercrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em trs vezes consecutivas e em vrias visitas mdicas. Elevaes ocasionais da presso podem ocorrer com exerccios fsicos, nervosismo, preocupaes, drogas, alimentos, fumo, lcool e caf. Niveis De Presso Arterial Nvel 130 -85 Normal ,130-139 85- 89 Normal limtrofe 140 -159 90 - 99 Hipertenso leve 160-179 100-109 Hipertenso moderada > 179 > 109 Hipertenso grave > 140 >90 Hipertenso sistlica ou mxima Sintomas: A hipertenso arterial considerada uma doena silenciosa, pois na maioria dos casos no so observados quaisquer sintomas no paciente. Quando estes ocorrem, so vagos e comuns a outras doenas, tais como dor de cabea, tonturas, cansao, enjos, falta de ar e sangramentos nasais. Fatores de Risco:

Idade: Aumenta o risco com o aumento da idade. Sexo: At os cinquenta anos, mais homens que mulheres desenvolvem hipertenso. Aps os cinquenta anos, mais mulheres que homens desenvolvem a doena. Etnia: Mulheres afrodescendentes tm risco maior de hipertenso que mulheres caucasianas. Nvel socioeconmico: Classes de menor nvel scio-econmico tm maior chance de desenvolver hipertenso. Consumo de sal: Quanto maior o consumo de sal (sdio), maior o risco da doena. Consumo de lcool: O consumo elevado est associado a aumento de risco. O consumo moderado e leve tem efeito controverso, no homogneo para todas as pessoas. Obesidade: A presena de obesidade aumenta o risco de hipertenso. Sedentarismo: O baixo nvel de atividade fsica aumenta o risco da doena.

Diagnostico:
Ao menos duas medies distintas da presso arterial, em dias alternados

Tratamento: Medidas no farmacologicas



Moderao da ingesto de sal (Cloreto de sdio) e lcool (Etanol). Aumento na ingesto de alimentos ricos em potssio. Prtica regular de atividade fsica. Cuidados com o Stress; Manuteno do peso ideal (IMC entre 20 e 25 kg/m). Minimizar o uso de medicamentos que possam elevar a presso arterial, como Anticoncepcionais orais e Anti-inflamatrios.

Medidas farmacolgicas

Diurticos Antagonistas alfa adrenrgicos Antagonistas beta adrenrgicos Inibidores da enzima conversora da angiotensina II

Vasodilatadores diretos Nitratos

Вам также может понравиться