Вы находитесь на странице: 1из 3

INSTITUIES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO (DIREITO I) DIREITO a cincia que sistematiza as normas necessrias para o equilbrio das relaes

es entre o Estado e os cidados e destes entre si, impostas coercitivamente pelo Poder Pblico. DIREITO OBJETIVO a vinculao bilateral imperativo-atributiva da conduta humana para a realizao ordenada dos valores de convivncia. DIREITO SUBJETIVO a autorizao da norma jurdica para o exerccio de uma pretenso. DIREITO NATURAL o conjunto de regras inatas na, natureza humana, pelas quais o homem se rege a fim de agir com retido, e cujos preceitos participam, alguns, da razo pura e so universais e imutveis no tempo e no espao, e outros, da razo prtica, adaptando-se aos tempos e s regies de maneira varivel. DIREITO POSITIVO o conjunto de preceitos elaborados pelo homem, escritos em texto formal de lei, em normas. ( oposto ao direito natural). Por sua vez, se subdivide em Direito Pblico e Direito Privado. a) DIREITO PBLICO um ramo do direito positivo, regula e organiza o poder e a ordem poltica, o funcionamento, as relaes e interesses do Estado entre seus agentes e a coletividade. Disciplina a organizao e competncia do Estado, o exerccio dos direitos polticos dos indivduos e a fruio de sua liberdade, segurana e bem-estar. b) DIREITO PRIVADO um ramo do direito positivo, rene normas que regem as relaes entre indivduos do mesmo pas e destes com o Poder Pblico, para garantir as atividades e os interesses de cada um. Nele se englobam todos os preceitos atinentes s relaes dos indivduos entre si, ou dos rgos do Estado quando voltado para a atividade privada.

NORMA JURDICA preceito legal e obrigatrio cuja caracterstica principal a possibilidade de ter seu cumprimento exigido se necessrio com o emprego da fora, da coero. Caractersticas da norma jurdica: a) Coercitividade exerce o poder de coero, utilizando a fora se necessrio. b) Imperatividade que ordena o seu cumprimento. c) Generalidade vale para todos, indistintamente. d) Bilateralidade ou alteridade vincula duas ou mais pessoas na relao jurdica. e) Heteronomia faz com que o disposto na norma prevalea sobre a vontade do indivduo, exigindo total obedincia. APLICAO DA NORMA JURDICA NO TEMPO E NO ESPAO EFICCIA = aplicao ou execuo da norma jurdica. No se confunde com validade = que a fora imponvel que a norma tem. A vigncia diz respeito ao tempo de atuao da norma jurdica. EFICCIA NO TEMPO Refere-se entrada da lei em vigor. Normalmente as normas jurdicas entram em vigor a partir da data da publicao da lei, tendo eficcia imediata. Uma lei nova tem aplicabilidade imediata, recai sobre os atos em curso data da sua vigncia. (irretroatividade protege o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada) DIREITO ADQUIRIDO resultante de um fato idneo para produz-lo em virtude de uma lei existente ao tempo em que se produziu, e que, tornando-se parte integrante do patrimnio de quem o adquiriu, tornase imodificvel por lei posterior. ATO JURDICO PERFEITO emanado de agente capaz e tendo por objeto lcito, obedece a forma prescritiva ou no defesa em lei, e se entende consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou.

COISA JULGADA situao da sentena no mais sujeita a recurso, tornando-se imutvel e indiscutvel para as partes. Se no houver disposio expressa = 45 dias aps a sua publicao (art. 1 LICC) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da Lei Brasileira, quando admitida, inicia-se 3 meses depois de sua publicao oficial (1, art.1 LICC Lei de Introduo ao Cdigo Civil). vacatio legis EFICCIA NO ESPAO Princpios da territorialidade e da nacionalidade Territrio em que vai ser aplicada a norma. Nossa lei aplica-se no Brasil para os nacionais e estrangeiros que se socorrerem das vias judiciais. Tratados e Convenes internacionais. (direito administrativo e direito pblico). Contrato assinado entre rgos pblicos ou com um particular, podendo ser especfico.

Вам также может понравиться