Вы находитесь на странице: 1из 12

(Figura 1) 1- Introduo:

Em face as caractersticas mecnicas inerentes aos conectores cunha de alumnio PT, os mesmos somente podero ser aplicados atravs de ferramenta especfica, adequada a este tipo de conector. Por meio da mesma, o usurio realizar uma conexo compatvel com as condies restritas de tempo e com total segurana. Este manual tem por objetivo facilitar e orientar este usurio no correto manuseio da ferramenta KF-002, alcanando com sucesso os objetivos propostos na sua utilizao.
Nota: Todo usurio da ferramenta KF-002 dever ler cuidadosamente este manual

antes de fazer uso da mesma.

2- A Ferramenta KF-002:

A ferramenta aplicvel aos conectores cunha de alumnio tipo PT, nas suas vrias sries, a saber, vermelha, azul e amarela. Cada uma destas sries de conectores possui um cartucho metlico especfico, com carga compatvel com a energia necessria a uma perfeita conexo. Desta forma, existem dois conjuntos bsicos para a ferramenta, como segue:

2.1- Conjuntos Padres de Comercializao: 2.1.1- Conjunto Pequeno KF-002- SMALL

Este conjunto utiliza cabeote pequeno e se aplica na instalao de:

a) Conectores srie vermelha, com ou sem estribo, atravs de plataforma de aplicao vermelha, utilizando-se cartuchos metlicos vermelhos com porta-cartucho azulvermelho.

fundamental a utilizao da plataforma vermelha para a aplicao dos conectores da srie vermelha, com o risco de ocorrer danos na ferramenta, com travamento do mbolo.

Cuidado: A plataforma dever ser corretamente fixada ao cabeote pequeno para evitar

sua movimentao durante o procedimento de aplicao do conector.

(Figura 2)

b) Conectores srie azul, com ou sem estribo, sem plataforma de aplicao, utilizandose cartuchos metlicos azul com porta-cartucho azul-vermelho.

2.1.2- Conjunto Grande KF-002 BIG:

Este conjunto utiliza cabeote grande e se aplica na instalao de conectores srie amarela, com ou sem estribo, utilizando-se cartucho amarelo com porta-cartucho amarelo.

(Figura 3)

2.2- Componentes da Ferramenta:

A ferramenta basicamente composta das seguintes partes: 1234Unidade de fora; Unidade de disparo; Porta-cartucho azul-vermelho; Porta-cartucho amarelo (visualmente igual ao azul-vermelho, mas com furo diferente e anel externo identificador).

(Figura 4)

A unidade de fora composta por: 123456Acoplador do cano; Luva do freio do mbolo; Manopla de travamento; Pino de destravamento; Rosca de travamento; mbolo.

(Figura 5)

A unidade de disparo composta por: 1234567Ogiva de alojamento; Sistema de disparo (interno); Porca de travamento; Borracha de Proteo; Boto de disparo; Tampa de segurana; Haste de limpeza.

(Figura 6)

2.3- Cartuchos Metlicos:

A ferramenta KF-002 utiliza cartuchos metlicos vedados do tipo festim, que geram a energia necessria para a movimentao do mbolo da ferramenta. Estes cartuchos possuem cargas especficas, adequadas a cada tipo de conector e so identificados pelas cores vermelha, azul e amarela visveis em sua extremidade.

(Figura 7)

Os cartuchos so extremamente seguros e com ndice de falha quase nulo, desde que sejam seguidos os procedimentos de utilizao da ferramenta e a mesma estiver em perfeitas condies de funcionamento.

Perigo: Nunca bata com as mos ou com qualquer objeto na parte traseira do cartucho

onde esto localizados os cristais de detonao.

2.4- Extratores:

Para a extrao dos conectores cunha de alumnio PT so utilizados trs tipos de extratores, especficos para cada uma das famlias de conectores: vermelha, azul e

amarela. Dos trs extratores, dois so utilizados no cabeote pequeno e um no cabeote grande. Nos procedimentos de desconexo, utiliza-se apenas os cartuchos vermelho e azul. Veja a tabela abaixo:

Cabeote

Extrator

Cartucho Metlico

Vermelho Pequeno Grande Azul Amarelo

Vermelho Vermelho Azul

Perigo: Nunca utilize cartucho amarelo na desconexo de conectores. Isto poder

danificar extratores e a prpria ferramenta.

PLATAFORMAS DE EXTRAO:

(Figura 8)

3- Utilizao da ferramenta KF-002:

Antes de utilizar a ferramenta KF-002 o usurio dever ter lido os itens 1 e 2 anteriores, a fim de ganhar familiaridade com os termos e partes referentes ferramenta.

3.1- Funcionamento:

O princpio de funcionamento da ferramenta o de impulso de um mbolo contra a cunha do conector sob aplicao, atravs da detonao do cartucho metlico, o qual gera energia suficiente para realizar a conexo. A detonao do cartucho metlico ocorre pela ao de uma agulha existente no interior da Unidade de disparo. Esta agulha impulsionada por ao de uma mola,atinge a parte traseira do cartucho, provocando atrito entre cristais detonantes, criando-se uma fasca que provoca a queima da carga existente no cartucho, com a conseqente expanso de gases e impulso do mbolo.

3.2- Realizando uma conexo:

Para a realizao de uma conexo, so os seguintes procedimentos para a utilizao da ferramenta:

Passo 1: Acople a ferramenta no cabeote adequado ao tipo de conector (foto 1a).

Caso o mbolo no esteja recolhido, faa-o empurrando simultaneamente a luva do freio do mbolo para a frente e o mbolo para trs, recolhendo-o totalmente (foto 1b).

(foto 1a)

(foto 1b)

Passo 2: Coloque o cartucho metlico adequado ao conector no porta-cartucho

correspondente (azul, vermelho ou amarelo), empurrando-o com o dedo at sentir que est preso no porta-cartucho (foto 2a). Guarde o porta-cartucho, no deixando-o cair (foto 2b);

(foto 2a)

(foto 2b)

CUIDADO: O cartucho no precisa estar totalmente encaixado no porta-cartucho.

Nunca bata com as mos ou com algum objeto na parte traseira do cartucho tentando encaix-lo at o fim,pois isto ser feito pela unidade de disparo durante os procedimentos de utilizao da ferramenta. Nunca deixe cair o porta-cartucho com o cartucho encaixado.

Passo 3: Prepare o conector a ser aplicado, colocando o componente C no cabo

principal (foto 3a). Ajuste em seguida o cabo de derivao e a cunha correspondente a conexo em andamento, de modo a travar este conjunto (foto 3b), verificando o sentido da seta na cunha, que indica o lado do cabo principal;

(foto 3a)

(foto 3b)

Passo 4: Com a ferramenta e o cabeote j acoplados, encaixe este conjunto no

conector preparado de acordo com passo anterior (foto 4a). Gire em seguida a ferramenta atravs de sua manopla (foto 4b), de forma a travar ainda mais o conjunto total formado pelo conector e seus cabos e a ferramenta com o cabeote (foto 4c);

(foto 4a)

(foto 4b)

(foto 4c)

Nota: Assegure que a ponta do cano da ferramenta esteja perfeitamente centrado com

a parte traseira da cunha,evitando que o mbolo empurre a cunha apenas com parte de sua face frontal. Vide ilustrao ao lado.(foto 4c).

Passo 5: Encaixe o porta-cartucho j montado com o cartucho adequado conexo no

cano da ferramenta apenas usando as mos, sem utilizar nenhum tipo de objeto estranho (foto 5a e 5b).

(foto 5a)

(foto 5b)

Pegue a unidade de disparo e conecte a mesma na unidade de fora, at o final da rosca de travamento (foto 5c), verificando se as duas unidades esto travadas pelo pino de travamento (foto 5d);

(foto 5c)

(foto 5d)

Nota: Caso as duas unidades no se acoplem por algum motivo no tente disparar.

Retire a unidade de disparo desrosqueando-a e em seguida o porta-cartucho e recolha a ferramenta para manuteno.

Passo 6: Aps o travamento das duas unidades, a ferramenta est pronta para o

disparo. Avalie se o conjunto est firme e bem centrado com a cunha do conector e acione o boto de disparo (foto 6a), apertando a tampa de borracha no ponto onde existe um ressalto redondo em alto relevo, detonando o cartucho e movendo o mbolo (foto 6b);

(foto 6a)

(foto 6b)

ATENO: Durante o movimento de acoplamento da unidade de disparo com a

unidade de fora, carregando o sistema de detonao, nunca acione o boto de disparo, pois isto poder danificar a unidade de disparo.

Passo 7: Aps a detonao, empurre o pino da manopla de travamento para trs e gire

a unidade de disparo no sentido anti-horrio, desacoplando-a da unidade de fora (foto7);

(foto 7)

ATENO: Se por algum motivo o cartucho no detonar aps o acionamento do boto

de disparo, retire a unidade de disparo girando-a no sentido anti-horrio e verifique a condio da parte traseira do cartucho seguindo os procedimentos abaixo descritos:

Situao 1: No existe marca da agulha no cartucho. Neste caso o gatilho no acionou

a agulha da unidade de disparo. Volte ao passo 5 e tente novamente. Se o problema persistir, a unidade de disparo dever ser recolhida para manuteno;

Situao 2: Existe marca da agulha na parte traseira do cartucho. Neste caso, gire o

porta-cartucho para qualquer lado, volte ao passo 5 e tente novamente. Se no tiver sucesso, retire a unidade de disparo e o porta-cartucho com o cartucho marcado mas no detonado. No tente retirar o cartucho do porta-cartucho usando a haste de limpeza com algum tipo de choque por trs do porta-cartucho. Lembre-se de que os cartuchos metlicos detonam por choque traseiro. Guarde o porta-cartucho em lugar seguro e solicite a ao de nossa Assistncia Tcnica.

Passo 8: Gire a ferramenta no sentido anti-horrio liberando o conector do conjunto

cabeote + ferramenta e preparando a retirada do cartucho detonado (foto 8a). Verifique a condio geral da conexo e a trava que deve estar formada na cunha, a qual indica que a conexo foi finalizada com sucesso (foto 8b);

(foto 8a)

(foto 8b)

Passo 9: Para a retirada do cartucho j detonado,retira-se primeiramente o porta-

cartucho com as mos (foto 9), ou atravs de uma chave de fenda comum, com ponta de cerca de 6mm, que colocada no rebaixo entre o porta-cartucho e a culatra. Girando a chave, o porta-cartucho liberado da culatra e pode ser recolhido pelo usurio;

(foto 9)

Passo 10: A limpeza do porta-cartucho poder ser feita atravs do pino existente na

unidade de disparo. Este pino se encontra no orifcio existente na borracha de proteo traseira (foto 10)

(foto 10)

Como alternativa o usurio poder utilizar o dispositivo saca-cartucho ilustrado a seguir:

Imagens

3.3- Realizando uma desconexo:

Para a realizao de uma operao de desconexo alguns procedimentos devero ser seguidos conforme os passos a seguir:
Passo1: idem ao passo1 do item 3.2; Passo2: idem ao passo 2 do item 3.2; Passo3: Encaixe a plataforma de extrao no cabeote (foto 3- prxima pgina),

obedecendo a tabela a seguir:

Tabela

(Foto 3)

Passo 4: Encaixe o conjunto no conector, de forma que a unidade de fora trave sobre

o apoio do extrator (foto 4a), que por sua vez, fica encostado no componente C do conector (foto 4b).

(foto 4a)

(foto 4b)

(foto 4c)

Nota: Caso as duas unidades no se acoplem por algum motivo, no tente disparar.

Retire a unidade de disparo desrrosqueando-a, em seguida o porta-cartucho e recolha a ferramenta para manuteno.

Passo 5: Repita os passos 5 a 10 do item 3.2 (resulta na foto 4c acima).

4- Instrues de Segurana:

Algumas observaes relativas segurana na operao da ferramenta devem ser ressaltadas, como segue: a- Nunca utilize a ferramenta para outras aplicaes seno a de instalao em conectores tipo cunha alumnio, para a qual ela foi projetada; b- Na aplicao da ferramenta fundamental a escolha correta das plataformas de extrao dos conectores; c- Na aplicao da ferramenta fundamental a escolha correta do cartucho, direcionado a um determinado tipo de conector, vermelho, azul ou amarelo; d- Evitar a queda do porta cartucho de qualquer altura, esteja carregado com o cartucho ou no; e- Evitar a queda das unidades de disparo ou fora de qualquer altura, pois dependendo dos danos sofridos por elas, as mesmas no devero ser mais utilizadas. Caso isto ocorra, as unidades devero ser recolhidas para manuteno; f- Antes de aplicar ou desaplicar um determinado conector, sempre destravar e voltar o mbolo da unidade de fora; g- Nunca acione a unidade de disparo sem conector e cabeote ajustados corretamente. Isto poder danificar a unidade de fora, podendo at, dependendo do cartucho, provocar a quebra do mbolo em sua parte traseira, pois apesar da existncia de um anel de segurana que dissipa parte da energia envolvida no disparo, no possvel garantir a integridade total do mbolo nesta operao indevida da ferramenta.

(foto do mbolo avariado)

5- Cuidados com a ferramenta KF-002

a- Ao transportar a ferramenta no campo, utilize sempre a maleta plstica, definida para serem acondicionadas as unidades de disparo e fora, alm dos outros itens necessrios aos trabalhos de aplicao e desaplicao dos conectores; b- No manuseio de qualquer parte da ferramenta dever ser evitado quedas das mesmas, com o risco de danos estruturais e falhas na sua utilizao; c- Evitar operaes de disparo da ferramenta sem o porta-cartucho e mesmo sem o cartucho carregado, evitando-se danos unidade de disparo e porta-cartucho; d- Evitar retirar os parafusos e mbolo da ferramenta sem a real necessidade de algum tipo de manuteno pelo prprio usurio.

6- Manuteno da Ferramenta:

A manuteno da ferramenta KF-002 extremamente simples: - Aps o uso, ao fim do dia, colocar obrigatoriamente um leo anti-oxidante e desengripante, encontrado no mercado, no interior da unidade de disparo (foto 1). - Aps o uso, ao fim do dia, colocar obrigatoriamente um leo anti-oxidante e desengripante no interior da unidade de fora, atravs do furo traseiro do cano (foto 2).

(foto 1)

(foto 2)

- Manter a ferramenta isenta de poeira, resduos slidos e outros quaisquer elementos estranhos que possam gerar problemas no deslizamento do mbolo; - Utilize a escova de cerdas de ao ou lato que acompanha a ferramenta para eliminar todo e qualquer resduo que esteja dentro da unidade de fora. Para isto, retire o mbolo, empurrando-o pelo furo frontal do cano ao mesmo tempo que aciona a luva do freio do mbolo;

- Caso retire o mbolo para realizar a limpeza interna do cano, faa a limpeza do prprio mbolo utilizando-se um leo anti-oxidante e desengripante e estopa comum, para retirar toda e quaisquer incrustraes ou resduos originrios das detonaes; - No tente desmontar a ferramenta em caso de algum tipo de travamento do mbolo ou outro qualquer problema que impea o seu funcionamento. Encaminhe-a para o nosso setor de manuteno assim que for constatado o mal funcionamento.

Вам также может понравиться