Вы находитесь на странице: 1из 66

RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL DE SSMICA

Pesquisa Ssmica Martima 4D nas reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola Bacia de Campos

E&P
Reviso 02 AGOSTO/2009

APRESENTAO

01

IDENTIFICAO DA ATIVIDADE E DO EMPREENDEDOR 03

CARACTERIZAO DA ATIVIDADE

05

REA DE INFLUNCIA

16

DIAGNSTICO AMBIENTAL

20

UNIDADE CONSERVAO

37

ANLISE INTEGRADA

42

IDENTIFICAO E AVALIAO DE IMPACTOS

45

PROJETOS AMBIENTAIS

55

CONCLUSO

60

EQUIPE TCNICA 62

PETROBRAS pretende realizar a Atividade de Pesquisa Ssmica Martima 4D nas reas de Ativo ser Pampo/Badejo/Linguado, Norte conduzido e Viola, pelo todas

Marimb/Pirana, ambiental deve

localizadas na Bacia de Campos. Seu licenciamento Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), por meio do escritrio da Coordenao Geral de Petrleo e Gs Natural (CGPEG). Neste Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica (RIAS) voc poder conferir, de forma clara e resumida, os principais resultados alcanados pelo Estudo Ambiental de Ssmica (EAS) para esta atividade. So descritas a seguir, as caracterstic as e conseqncias esperadas na realizao da Pesquisa Ssmica Martima.

Boa leitura!

O EAS/RIAS faz parte do processo de licenciamento ambiental de atividades enquadradas na classe 2. Atividade Classe 2 aquela que envolve profundidades intermedirias (entre 50 e 200 metros), dependendo da sensibilidade ambiental da regio proposta para a atividade.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

1 1

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

IDENTIFICAO DA ATIVIDADE E DO EMPREENDEDOR


DENOMINAO OFICIAL DA ATIVIDADE:

Pesquisa Ssmic a Martima 4D nas reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, na Bacia de Campos.

EMPREENDEDOR: PETROBRAS - Petrleo Brasileiro S. A Cadastro tcnico Federal: 16789 CNPJ: 33.000.167/1007-50 Endereo: Av. Elias Agostinho 665 Telefone: 0800 882 1234 | 27913-350 - Imbetiba / Maca - RJ

www.petrobras.com.br

EMPRESA RESPONSVEL PELA AQUISIO DE DADOS SSMICOS: Empresa: WESTERNGECO Servios de Ssmica Ltda. Cadastro Tcnico Federal: 238223 CNPJ: 04.612.284/0001-28 Endereo: Av. Presidente Wilson n 231, 12andar Telefone / Fax: (21) 3541-7023/ (21) 3541-7131 20030-021 - Centro Rio de Janeiro / RJ.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

EMPRESA RESPONSVEL PELA ELABORAO DO EAS/RIAS Empresa: Ecology & Environment do Brasil Contato: contato@ecologybrasil.com.br Endereo: Av. Rio Branco, 1, sala 1401D Telefone: (21) 2108 8700 Cadastro Tcnico Federal: 23917 20090-003 Centro Rio de Janeiro, RJ

CGPEG/IBAMA (RGO RESPONSVEL PELO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA ATIVIDADE) Endereo: Praa XV Novembro, 42 - 9 andar. 20010-010 Rio de Janeiro, RJ Telefone / Fax: (21) 3077-4266 / (21) 3077-4265 e-mail: cgpeg.coexp.rj@ibama.gov.br

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

CARACTERIZAO DA ATIVIDADE
O objetivo da pesquisa ssmica martima identificar camadas no subsolo marinho que possam ter acmulos de petrleo e/ou gs em condies e quantidades que permitam seu aproveitamento econmico. a primeira etapa da explorao e produo de petrleo e/ou gs, indicando os pontos mais provveis de se encontrar um reservatrio. A Ssmica baseia-se em um mtodo acstico, ou seja, utilizam-se ondas sonoras. Estas ondas acsticas so geradas por uma fonte (sonora) que libera ar comprimido alta presso, diretamente na gua. Essas ondas sonoras atingem o fundo do mar, onde mapearo as camadas rochosas do fundo do oceano e sero refletidas de volta. Ao retornarem, estas ondas sero registradas por uma grande quantidade de sensores (hidrofones), como mostra a figura a seguir. A energia captada pelos hidrofones convertida em sinais digitais que sero interpretados, posteriormente, por especia listas.

Fonte

Sensores

Esquema das ondas ssmicas liberadas pelas Fontes Sonoras, atingindo o solo marinho e refletidas para os sensores, onde sero registradas.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

EQUIPAMENTOS

Hidrofones

Os hidrofones so equipamentos capazes de captar e registrar as ondas sonoras aps o retorno destas ondas do subsolo marinho. Depois de registrados, esse sinais so transmitidos digitalmente para o sistema de registro e processamento, onde os dados so interpretados por especialistas e convertidos em imagens.

Fontes Sonoras

So equipamentos capazes de emitir ondas sonoras sendo mantidos prximos a superfcie do mar atravs de flutuadores. A fonte sonora composta por um arranjo de cilindros de ar comprimido responsvel pela emisso de ondas sonoras em direo ao fundo do mar. A fonte libera ar comprimido, formando uma bolha que gera uma onda sonora. Essa onda se propaga at o fundo do mar, penetrando no subsolo marinho. Cada camada do subsolo refletir diferentes sinais que sero recebidos pelos hidrofones instalados ao longo dos cabos ssmicos que podem medir 3.000 ou 6.000 metros de comprimento.
Foto de um cilindro de ar fora da gua

Arranjo das Fontes Sonoras e Cabos Ssmicos

Como foi dito anteriormente, os cabos ssmicos carregam os hidrofones, equipamentos localizados no interior dos cabos, responsveis por registrar os sinais de retorno da onda sonora. Eles ficam entre sete e nove metros de profundidade. A figura a seguir ilustra o arranjo dos cabos ss mic os. O nmero de cabos ssmicos e o comprimento destes podem varia r de acordo com o tipo de ativ idade pretendida, alm de depender dos tipos de dados ssmic os a serem obtidos e das caractersticas ambientais da rea de levantamento ss mic o. Nessa pesquisa os cabos so preenchidos com um tipo de querosene conhecido como ISOPAR-M.

Cabos ssmicos

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Ilustrao do arranjo dos cabos ssmicos

Bias Sinalizadoras servem para sinalizar a parte final do arranjo ssmico arrastado pelo navio e so colocadas na extremidade de cada cabo, emitindo luz intermitente para que possam ser observados na superfcie, principalmente noite.

A ATIVIDADE DE PESQUISA SSMICA MARTIMA Os hidrofones vo instalados em cabos que podem medir 3.000 m ou 6.000 m de comprimento. Nesta atividade o navio ssmico rebocar um conjunto de fontes sonoras e 12 cabos ssmicos, como apresentado na figura a seguir.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

Bia Sinaliz adora

Cabos Ssmicos

Cilindros de ar

Ondas ssmicas liberadas pelas fontes sonoras, lendo o subsolo marinho e sendo refletidas para os cabos ssmicos, onde sero registradas pelos hidrofones.

Por carregar um conjunto de cabos ssmicos com 3.000 m ou 6.000 m de comprimento, os navios ssmicos possuem capacidade de manobras muito restrita e deslocam-se a uma velocidade mdia de 4 ns (aproximadamente 8 km/h). Ou seja, o navio ssmico, enquanto estiver carregando os cabos, no para de se deslocar e, assim, evita-se que os cabos ssmicos enrosquem uns nos outros.

Incio dos cabos, onde esto inseridos os hidrofones

Navio ssmico

Cilindros de ar

Para evitar acidentes, necessrio que qualquer outra embarcao mantenha uma distncia mnima de 5 milhas nuticas do navio ssmico e seus aparatos.

A PESQUISA SSMICA CONVENCIONAL COM OBSTCULOS Existem reas em que a presena de instalaes flutuantes (plataformas de petrleo, por exemplo) bem como de instalaes submersas (dutos, cabos submarinos, etc.) dificultam determinadas atividades de pesquisa ssmica martima, como a descrita anteriormente. Nestes casos utilizada a tcnica de Undershooting navios:
8
| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS (1),

em que so necessrios dois

Um navio ssmico que, neste caso particular, carregar um conjunto de 12 cabos de 3 km cada e servir apenas para registros dos dados.

Um navio-fonte, responsvel pelo arranjo de fontes sonoras que emitem o pulso ssmico.

Nesses casos, um navio ser posicionado de um la do do obstculo e o outro navio ficar do lado oposto.

Undershooting (1) Tcnica utilizada quando de obstrues ou restries navegao do navio ssmico, tais como plataformas de produo ou de perfurao exploratria, as quais no permitem uma completa cobertura da rea do levantamento dos dados ssmicos, impossibilitando a obteno de informaes contnuas do subsolo marinho.

POR QUE PESQUISA SSMICA MARTIMA 4D? Como j foi explicado anteriormente, a pesquisa ssmica martima nos informa sobre a composio, contedo de fluidos, extenso e geometria das rochas no subsolo marinho. 2D, 3D e 4D so exemplos dos diversos tipos de pesquisa ssmica. A pesquisa ssmica 2D busca informaes a grandes profundidades para possibilitar o mapeamento de reas extensas, enquanto que a pesquisa ssmica 3D, possibilita uma anlise mais detalhada das possveis acumulaes de hidrocarbonetos (petrleo, gs). J a pesquisa ssmica 4D visa compreender o reservatrio, utilizando de pesquisas ssmicas 3D repetidas ao longo do tempo. Esse levantamento e o processamento de dados

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

permitem a observao de mudanas no movimento dos fluidos do reservatrio em decorrncia da produo. So realizadas imagens, utilizando dados de diferentes aquisies ssmicas, para estudar o comportamento do reservatrio, identificando reas com hidrocarbonetos que ainda possam estar no reservatrio. Essa abordagem pode fornecer indicaes, at mesmo, sobre a movimentao do leo produzido em uma rea. O NAVIO SSMICO E O NAVIO-FONTE Em REAS LIVRES, o navio ssmico WEST ERN NEPTUNE, carregar um conjunto de 12 cabos com cerca de 6 km de comprimento, e 50 m de distncia entre eles. Em REAS INTENSAMENTE OBSTRUDAS, ou seja, com grande presena de plataformas de petrleo, ser realizada a tcnica do Undershooting em que sero utilizados dois tipos de navio:

O navio ssmico WESTERN NEPTUNE registrar os dados e carregar 12 cabos com 3 km de comprimento.

O navio-fonte, GECO DIAMOND arrastar o conjunto de fontes sonoras.

Navio Ssmico Western Neptune

Navio-fonte Geco Diamond

Durante o undershooting, os navios GECO DIAMOND e WESTERN NEPTUNE atuaro em conjunto. Como navio-fonte, o GECO DIAMOND rebocar as fontes sonoras e como navio de registro, o WESTERN NEPTUNE rebocar os cabos ssmicos que iro captar os pulsos sonoros em seus sensores, registrando a aquisio de dados nos computadores de bordo.

10

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

EMBARCAES DE APOIO E ASSISTENTES


A embarcao de apoio responsvel pelo abastecimento (combustvel, alimento, materiais de reposio) dos navios. Esta embarcao tambm responsvel pelo transporte de resduos gerados nos navios at a base de apoio em terra. J a embarcao assistente ficar permanentemente prxima ao navio ssmico durante toda atividade. Sua tripulao treinada para auxiliar na comunicao com as embarcaes presentes na rea da atividade e orientar, quando necessrio, sobre deslocamentos para reas seguras, fora da rota do navio. O objetivo evitar acidentes com outras embarcaes ou com equipamentos de pesca.
Embarcaes de apoio ou assistente que podem ser envolvidas na Atividade de Pesquisa Ssmica Martima

BARCO DE APOIO MARISKA G

BARCO ASSISTEN TE BIG JOHN I

BARCO ASSISTEN TE MARIMAR XI

BARCO ASSISTEN TE TIKE TAKE III

BARCO ASSISTEN TE BIG JOHN II

BARCO DE APOIO ASTRO DOURADO

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

11

O DESLOCAMENTO DO NAVIO E DAS EMBARCAES AUXILIARES Toda atividade de pesquisa ssmica, inclusive as manobras do navio ssmico e dos equipamentos rebocados, acontecem dentro de uma rea denominada de rea da Atividade. O deslocamento do navio se d de forma constante e sem interrupes para que os cabos da composio no se enrolem. O navio seguir trajetrias retilneas previamente estabelecidas, como mostra a figura a seguir. O tempo que o navio ssmico percorrer cada transecto depender do comprimento desta trajetria, podendo durar algumas horas. Alm disso, so necessrias mais 2 horas, em mdia, para que o navio ssmico faa o retorno e inicie outro transecto. A orientao das linhas dos campos de Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola no sentido Sudeste, j a das linhas de Pampo/Badejo/Linguado no sentido Sudoeste.

Exatamente pelo fato de ter uma manobra restrita, o navio ssmico tem dificuldade de desviar de outras embarcaes que estejam na sua rota. De forma a evitar problemas, o barco assistente fica sempre posicionado prximo ao navio ssmico. Com deslocamento mais rpido, este encarregado da proteo dos equipamentos e orientao de embarcaes para reas seguras.
Linhas ssmicas

BASE DE APOIO A base de apoio prioritria a ser utilizada durante a atividade a BRASCO Logstica Offshore, localizada na Ilha da Conceio, em Niteri.

12

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

CRONOGRAMA DA ATIVIDADE A operao tem incio previsto para novembro de 2009 e trmino para outubro de 2010. Estima-se, assim, que a atividade de pesquisa ssmica martima despender aproximadamente 12 meses para sua total execuo.

Ano Ms Marimb/Pirana Pampo/Badejo/Linguado Ativo Norte Viola

2009 S O N D J

2010 F M A M J J

A S O N

LOCALIZAO A Atividade de Pesquisa Ssmica Martima 4D ocorrer nas reas de Pampo/Badejo/ Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, todas localizadas na Bacia de Campos. As reas de atividade esto localizadas a uma distncia mnima de 51,92 km da costa do municpio de Campos de Goytacazes, variando entre 60 e 1.500 m de profundidade.
Coorde nadas dos Vrtices da rea de Atividade do Navio Ssmico Ponto Latitude (S) Longitude (W) MP1 -2251'25,297" -4050'49,675" MP2 -2252'08,705" -4049'36,567" MP3 -2257'20,439" -4053'11,083" MP4 -2305'30,240" -4039'19,386" MP5 -2236'37,594" -4019'41,197" MP6 -2227'14,251" -4035'29,612" MP7 -2228'09,315" -4036'07,393" MP8 -2227'03,169" -4037'58,175" MP9 -2239'41,993" -4046'34,715" MP10 -2240'17,064" -4045'32,571" MP11 -2242'30,793" -4047'05,474" MP12 -2243'29,177" -4045'26,078" Coorde nadas dos Vrtices da rea de Atividade do Navio Ssmico Ponto Latitude (S) Longitude (W) PM1 -2253'18,002" -4031'45,356" PM2 PM3 PM4 PM5 PM6 PM7 PM8 PM9 -2300'40,056" -2258'51,233" -2259'25,350" -2251'31,224" -2234'34,478" -2230'08,068" -2237'13,795" -2236'03,091" -4050'48,377" -4051'37,438" -4053'09,594" -41'07'32,877" -4057'04,237" -4045'37,954" -4042'28,741" -4039'21,730"

Marimb/Pirana

Pampo-BadejoLingua do

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

13

Coorde nadas dos Vrtices da rea de Atividade do Navio Ssmico Ponto AN1 AN2 Ativo Norte AN3 AN4 AN5 AN6 AN7 AN8 Latitude (S) -2234'55,604" -2212'42,503" -2214'00,770" -2212'41,924" -2220'43,303" -2222'02,405" -2225'20,272" -2247'35,017" Longitude (W) -4045'28,843" -4030'11,102" -4027'59,819" -4027'05,668" -4013'34,619" -4014'28,558" -4008'53,625" -4024'08,949"

Coorde nadas dos Vrtices da rea de Atividade do Navio Ssmico Ponto Latitude (S) Longitude (W) Viola VL1 VL2 VL3 VL4 -2226'36,641" -2208'33,014" -2219'14,267" -2237'32,848" -4030'53,630" -4018'30,661" -3959'54,416" -4012'25,177"

14

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

15

Mapa de Localizao

REA DE INFLUNCIA
A rea de Influncia (AI) a rea sujeita aos impactos da ativ idade de pesquisa ssmica. E foi definida para os meios fsico, bitico e socioeconmico conforme apresentado abaixo. rea Influncia para o meio fsico Abrange a rea da pesquisa ssmica, somada rea de navegao das embarcaes envolvidas com a atividade. 1) rea da Atividade de Pesquisa Ssmica Martima: formada pela rea onde ser realizada a aquisio ssmica e adicionada da pela rea de manobra do navio. 2) rea de Navegao: formada pela faixa de navegao de 5 milhas nuticas de largura. Esta faixa se estende a rea de pesquisa ssmica at Niteri, onde estar localizada a base de apoio em terra. rea de Influncia para o meio bitico foi delimitada a partir dos estudos sobre o decaimento da energia sonora, ou seja, a partir dos resultados obtidos em testes que mediram a diminuio do som na gua em relao distncia e as conseqncias destes sons sobre os organismos marinhos, principalmente baleias, golfinhos e tartarugas marinhas. Assim, foi considerada como rea de Influncia para o meio bitico a rea formada por um raio de 1.000 metros com origem no centro do arranjo dos cilindros de ar comprimido, ou seja, a partir da origem do som produzido. Portanto, em todas as ocasies que baleias, golfinhos e/ou tartarugas forem avis tados a menos de 500 metros das fontes sonoras, a atividade paralisada imediatamente e caso esses animais sejam avistados entre 500 e 1000 metros de distncia, toda a tripulao colocada em sobreaviso para uma possvel paralisao. A figura, apresentada na pgina seguinte, ilustra as distncias respeitadas com objetivo de dim inuir possveis interferncias nos organismos marinhos.

16

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Navio Ssmico

Fontes Sonoras rea de Segurana (Menos de 500 m) Paralisao imediata

rea de Sobreaviso (De 500 a 1000 m) Alerta para possv el paralisao

rea de Influncia para o meio socioeconmico O critrio estabelecido pelo rgo ambiental licenciador (IBAMA) para a delimitao da rea de Influncia referente ao Meio Socioeconmico teve como base a possibilidade de interferncia da atividade pesquisa ssmica martima sobre as atividades pesqueiras artesanais. Para este caso, foi necessria a identificao dos municpios onde existem comunidades que realizam de forma expressiva a atividade de pesca artesanal na rea requerida pela atividade de pesquisa ssmica martima. Este critrio demonstra, de forma clara, a preocupao do rgo ambiental licenciador com as comunidades pesqueiras que, em sua sobrevivncia cotidiana, podem efetivamente sofrer impactos decorrentes das atividades de pesquisa ssmic a (os pescadores artesanais). A delimitao da rea de Influncia para o meio socioeconmico do presente estudo levou em considerao as informaes obtidas nas seguintes fontes:

Dados bibliogrficos sobre as caractersticas do fundo marinho na regio; Dados provenientes de levantamentos de campo realizados entre 2002 e 2007, junto a pescadores artesanais e seus representantes legais, localizados nos municpios entre Niteri, no Rio de Janeiro e Conceio da Barra, no Esprito Santo, que permitiram a elaborao de um mapa contendo as intersees entre as reas de pesca artesanal destes municpios e as reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola;

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

17

Abordagem in loco de embarcaes pesqueiras quando da implementao dos Projetos de Comunicao Social para o licenciamento ambiental das pesquisas ssmicas nos Blocos BM-C-26 e BM-C-27 e no Bloco BM-C-28.

Para o presente estudo, tambm foram considerados aqueles municpios onde apenas uma pequena parcela da frota pesqueira artesanal exerce atividades de pesca nas reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, mas cujas embarcaes de pequeno e mdio porte, no possuem autonomia e mobilidade para deslocamentos para outras reas distantes das reas pretendidas para a pesquisa ssmica martima 4D. Estas embarcaes, mesmo em menor quantidade, podem ser mais impactadas pela atividade de pesquisa ssmica, como o caso das embarcaes provenientes dos municpios de Casimiro de Abreu e Quissam, no Rio de Janeiro, do que aquelas embarcaes de maior porte, que possuem autonomia e mobilidade para deslocamentos para outras reas. Com base no cruzamento de todas essas informaes, a rea de Influncia relativa ao meio socioeconmico para o empreendimento de pesquisa ssmica martima 4D nas reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, foi definida como os municpios de Casimiro de Abreu, Maca, Quissam, So Joo da Barra e So Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro e Itapemirim, no Estado do Esprito Santo.

18

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Mapa das reas de Influncia

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

19

DIAGNSTICO AMBIENTAL
MEIO FSICO Este tpico apresentar as principais caractersticas oceanogrficas, relacionadas regio do estudo. A atmosfera e o oceano esto em constante interao, fato que auxilia a formao das correntes martimas devido circulao gerada dos ventos na superfcie do oceano e pelo movimento de rotao da Terra. As correntes marinhas transportam umidade e calor interferindo tambm na vida o equilbrio dos oceanos e mars. A circulao ocenica na Bacia de Campos regida, basicamente, pela Corrente do Brasil, sendo que ela est presente nas primeiras centenas de metros da regio em estudo. A Corrente do Brasil originada nas imediaes de 10S, possuindo como caractersticas a temperatura mnima de 21 C e mxima de 27 C, e pode ser classificada como uma corrente que flui do norte para a direo sul, desde a superfcie at 500 m de profundidade, aproximadamente.
Principais correntes superficiais da costa brasileira

marinha

e,

conseqentemente, influenciando diretamente

20

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Para a regio do estudo, assim como para toda a costa leste brasileira, as ondas de NorteNordeste so, de forma geral, predominantes. Ocorrem tipicamente ao longo dos meses de vero, principalmente em Dezembro e Janeiro, apresentando alturas em torno de 1,5 e 2,0 metros. As ondas de tempestade que ocorrem devido ao avano das frentes frias (Julho/Agosto) so as maiores ondas ao longo do Atlntico Sul, possuindo direes tpicas de Sudoeste-Sudeste, com alturas entre 2,0 e 3,0 metros. As massas dgua representam uma

caracterstica oceanogrfica importante para a regio, visto que estas so diferentes pores de gua do mar com uma origem determinada e que se mantm durante longos perodos com temperatura e salinidade quase constantes, localizando-se em diferentes profundidades. Na regio da Bacia de Campos, as principais massas de gua so: gua Costeira (AC), gua Tropical (AT), gua de Mistura (AM) gua Central do Atlntico Sul (ACAS), gua Intermediria Antrtica (AIA) e gua Profunda do Atlntico Norte (APAN).

MEIO BITICO
Massas dgua

O meio bitico na rea de Influncia da atividade est representado pela biota marinha dos ecossistemas costeiros e ocenicos da Bacia de Campos. Alm das espcies que nos servem de alimento, os mares e oceanos abrigam organismos que podem ser importantes indicadores da qualidade ambiental, que produzem substncia s interessantes para a fabricao de medicamentos ou que tm importante papel na teia alimentar. Os representantes do meio bitico que habitam a Bacia de Campos so apresentados a seguir, de acordo com seu comportamento na coluna dgua. COMUNIDADE PLANCTNICA O plncton composto por organismos que no possuem o poder de deslocamento suficiente para vencer as turbulncias das massas de gua e das correntes dos oceanos, constituindo a base da teia alimentar dos ecossistemas marinhos.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

21

Quase todos os organismos marinhos possuem representantes no plncton, tais como os do bacterioplncton (bactrias remineralizadoras), fitoplncton (algas microscpicas), zooplncton (pequenos animais e larvas de animais maiores) e ictioplncton (larvas de peixes). Os organismos planctnicos so sensveis a alteraes de vrias naturezas na coluna de gua e reagem rapidamente s variaes ambientais, funcionando como importantes sentinelas do ecossistema marinho, sendo teis na avaliao dos impactos provocados por poluentes e no estudo do aquecimento global.

Fitoplncton
Ressurgncia - a subida de guas profundas, muitas vezes ricas em nutrientes, para regies mais superficiais do oceano. Ocorre em raros locais e os nutrientes trazidos serviro de alimento para os organismos que vivem na superfcie, como o caso do plncton.

O fitoplncton composto por algas microscpicas que so a base da teia alimentar nos ecossistemas aquticos, servindo de alimento para vrias espcies. Essas algas utilizam a luz do sol para obter energia e transformam substncia s simples - retiradas do ambiente em nutrientes necessrios para seu crescimento e multiplicao. Acredita-se que o fitoplncton seja responsvel pela produo de cerca de 98% do oxignio da atmosfera terrestre. Na Bacia de Campos a ressurgncia enriquece as reas superficiais do oceano com nutrientes e proporciona o crescimento da comunidade fitoplanctnica local, principalmente, das espcies

Nitzschia delicatissima , Skeletonema costatum e Rhizosolenia fragilissima . Ao todo, j foram identificadas na regio mais de 150 espcies fitoplanctnicas.

Zooplncton

representado por minsculos animais que pertencem ao plncton. o segundo elo da cadeia alimentar ocenica, pois se alimentam do fitoplncton e servem de alimentao para animais maiores. Podem permanecer por toda a vida como animais planctnicos, como os pequenos crustceos. Na Bacia de Campos h uma espcie de crustceo chamado Acetes

americanus - parecido com um minsculo camaro que pode servir de alimento para
animais maiores, inclusive para as baleias-de-Bryde (Balaenoptera edeni) que vivem na regio. Os ovos e larvas de peixes fazem parte do plncton, chamado de ictioplncton, mas os peixes jovens e adultos passam a fazer parte do ncton.

22

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

BENTOS Os animais e algas que habitam o fundo do mar so chamados de organismos bentnicos. Esses organismos so frequentemente utilizados como indicadores da qualidade ambiental e podem ser divididos em dois grandes grupos: zoobentos (parte do bentos composto por animais) e fitobentos (parte do bentos composto por vegetais). Quanto ao fitobentos, digna de nota a ocorrncia em guas ocenicas da Bacia de Campos - de um banco de algas pardas de grandes dimenses (kelps) que abriga duas espcies endmicas do gnero Laminaria. Este banco se estende desde o norte de Cabo Frio at o sul da Bahia e, embora limitado a uma faixa entre 40 e 120 m de profundidade, pode ter importncia econmica, uma vez que estas algas podem ser utilizadas como alimento (kombu) ou fonte de alginatos. Entre a regio de Campos dos Goytacazes e o Norte de Cabo Frio encontrada uma diversificada flora de macroalgas bnticas. A fauna bentnica (zoobentos) desempenha papel vital em qualquer ecossistema, por sua dupla funo: receptora de energia proveniente dos elementos que vivem na coluna de gua e fornecedora de alimento para os organismos que vivem no fundo marinho. Na costa brasileira, a plataforma externa ainda muito pouco estudada. A Corrente do Brasil pobre em nutrientes e, por isso, h uma tendncia geral da densidade e biomassa de invertebrados bnticos serem reduzidas na Plataforma Continental brasileira. A regio da ressurgncia do Cabo Frio uma exceo e possui uma das maiores taxas de deposio de matria orgnica proveniente do sistema pelgico. A composio da comunidade zoobentnica tambm varia segundo a granulometria do sedimento do fundo ocenico, podendo incluir poliquetas (vermes-do-mar), crustceos equinodermas (ourio-do-mar, estrela-do-mar),
Granulometria Este termo usado para caracterizar o tamanho dos grnulos/gros de um sedimento. Neste caso, tamanho dos gros do sedimento fundo marinho, como exemplo, areia fina e areia grossa. Alginatos substncia utilizada pela indstria de alimentos, para tratamentos de indigesto e tambm na preparao de moldes para tratamentos dentrios. Espcies Endmicas so espcies cuja distribuio geogrfica se limita a uma determinada regio.

(caranguejos, camaro), ispodes (tatus), entre outros.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

23

Ourio-do-mar (Lytechinus variegatus)

Ourio-do-mar (Echinometra lucunter)

NECTON A comunidade nectnica das guas da Plataforma Continental externa e do talude continental (lminas dgua de 100 a 2000 metros de profundidade) composta por moluscos, peixes, elasmobrnquios (raias e tubares), cetceos, tartarugas e aves marinhas. Todos aqueles animais que possuem locomoo suficiente para vencer as correntes marinhas

Moluscos

Dentre os moluscos, destacam-se os cefalpodes, tais como as lulas e polvos.

Peixes

No que se refere ao modo de vida dos peixes, comum o uso dos termos pelgico, referindo-se s espcies que habitam a regio superficia l e intermediria da coluna dgua, e demersais, referindose s formas de vivem mais prximas ao fundo. Os peixes marinhos podem tambm ser subdivididos em habitats: a) costeiras que vivem em
Prionace glauca - tubaro-azul Fonte: www.fiocruz.br/ biosseguranca/Bis/infantil/tubaraoazul.htm

profundidades de at 200; b) ocenicas encontradas alm dos limites da Plataforma Continental; c) de mar profundo - mais de 400 m de profundidade.
24
| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Na Regio Sudeste, a atividade reprodutiva mais intensa de outubro a dezembro, prolongando-se em menor intensidade at fevereiro. nessa poca do ano que ocorre o perodo de defeso das espcies de peixes ameaadas pela sobrepesca.
O objetivo bsico de perodos de defeso possibilitar que os peixes possam se reproduzir e repor/renovar sua populao para os anos seguintes.

Na Bacia de Campos, os peixes ocenicos tm grande importncia econmica, destacando-se o dourado (C.hippurus ), os atuns (Thunnus spp.), o bonito-listrado (K.pelamis ) e o espadarte (X.gladius ). Os peixes cartilaginosos ou elasmobrnquios so considerados como fauna acompanhante das capturas da pesca ocenica comercial dirigida aos atuns e peixes-de-bico, estando representados pelo tubaro-azul (P.glauca ), o anequim (I.oxyrhinchus ), os tubares-martelo (Sphyrna spp), os caes-raposa (Alopias spp), entre outros. Prximas ao fundo ocenico ainda podem ser encontradas outras espcies de interesse comercial, tais como o cherne-verdadeiro (E.niveatus ), o peixe-sapo (L.gastrophysus ), a abrtea-deprofundidade (U.cirrata ), a merluza (M.hubbsi), o congro-rosa (G.brasiliensis ) e os caes-bagre (Squalus spp.). Em reas mais costeiras, sobre a plataforma externa, tambm h espcies de peixes de bom valor comercial, tais como a sardinha-verdadeira (S.brasiliensis ), o pero (B.capriscus ), o xixarro (T.lathami) e a enchova (P.saltatrix ). Nas reas prximas ao fundo ocorrem as pescadas (Famlia Scianidae), o namorado (P.numida ) e a abrtea (U.brasiliensis ), entre outras.
Isurus oxyrinchus tubaro anequim Fonte: http://ichthy.mlml. calstate.edu/ardizzone.htm

Cynoscion guatupuca maria-mole Fonte: Revizee, 2005

Trachurus lathami Fonte: http://www.fishbase.org

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

25

Listagem mensal do perodo de defeso (em vermelho) e de perodos de safra das principais espcies de peixes das zonas costeiras e ocenicas da regio sul e sudeste do Brasil (IBAMA, 2003).

Meses Janeiro

Espcies de peixes - costeiros (S-SE) Abrtea (Urophycis brasiliensis); Pero (Balistes capriscus); Goete (Cynoscion jamaicensis); Anchova (Pomatomus saltatrix); Mero (Epinephelus itajara); Sardinha (Sardinella brasiliensis). Abrtea (Urophycis brasiliensis); Peixeporco (Balistes capriscus); Pescada Goete (Cynoscio n jamaicensis); Anchova (Pomatomus saltatrix); Sardinha (Sardinella brasiliensis). Abrtea (Urophycis brasiliensis); Pescadinha (Macrodon ancylodon ); Sardinha (Sardinella brasiliensis); Anchova (Pomatomus saltatrix).

Espcies de peixes - ocenicos (SSE) Atum (Thunnus sp.); Peixe-sapo (Lophius gastrophysus); Batata (Lopholatilus villarii); Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Dourado (Coryphaena hyppurus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis). Atum (Thunnus sp.); Peixe-sapo (Lophius gastrophysus); Batata (Lopholatilus villarii); Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Dourado (Coryphaena hyppurus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis). Atum (Thunnus sp.); Peixe-sapo (Lophius gastrophysus); Batata (Lopholatilus villarii); Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Dourado (Coryphaena hyppurus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis). Atum (Thunnus sp.); Batata (Lopholatilus villarii); Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis). Atum (Thunnus sp.); Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis). Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Congro rosa (Genypterus

Fevereiro

Maro

Abril

Tainha (Mugil sp.); Abrtea (Urophycis brasiliensis); Pescadinha (Macrodon ancylodon ); Sardinha (Sardinella brasiliensis); Corvina (Micropogonias furnieri). Tainha (Mugil sp.); Abrtea (Urophycis brasiliensis); Pescadinha (Macrodon ancylodon ); Sardinha (Sardinella brasiliensis). Tainha (Mugil sp.); Abrtea (Urophycis brasiliensis); Enchova (Pomatomus saltatrix); Peixe-porco (Balistes capriscus); Sardinha (Sardinella brasiliensis); Castanha (Umbrina canosai); Goete (Cynoscion jamaicensis). Abrtea (Urophycis brasiliensis); Enchova (Pomatomus saltatrix); Peixeporco (Balistes capriscus); Sardinha (Sardinella brasiliensis); Castanha (Umbrina canosai); Goete (Cynoscio n jamaicensis). Abrtea (Urophycis brasiliensis); Enchova (Pomatomus saltatrix); Peixeporco (Balistes capriscus); Castanha (Umbrina canosai); Goete (Cynoscio n jamaicensis).

Maio

Junho

brasiliensis); Cherne poveiro (Polyprion americanus).

Julho

Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis); Cherne poveiro (Polyprion americanus).

Agosto

Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Congro rosa (Genypterus

brasiliensis); Cherne poveiro (Polyprion americanus); Peixe-sapo (Lophiu s gastrophysus).

26

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Meses Setembro

Espcies de peixes - costeiros (S-SE) Abrtea (Urophycis brasiliensis); Anchova (Pomatomus saltatrix); Peixeporco (Balistes capriscus); Pescadin ha (Macrodon ancylodon); Castanha (Umbrina canosai); Corvina (Micropogonias furnieri); Goete (Cynoscio n jamaicensis). Abrtea (Urophycis brasiliensis); Peixeporco (Balistes capriscus); Pescadin ha (Macrodon ancylodon); Goete (Cynoscio n jamaicensis). Abrtea (Urophycis brasiliensis); Peixeporco (Balistes capriscus); Pescadin ha (Macrodon ancylodon); Castanha (Umbrina canosai); Corvina (Micropogonias furnieri); Goete (Cynoscio n jamaicensis); Anchova (Pomatomus saltatrix). Abrtea (Urophycis brasiliensis); Peixeporco (Balistes capriscus); Sardinha (Sardinella brasiliensis).

Espcies de peixes - ocenicos (SSE) Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis); Peixe-sapo (Lophius gastrophysus).

Outubro

Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis); Peixe-sapo (Lophius gastrophysus). Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis); Dourado (Coryphaena hyppurus); Batata (Lopholatilus villarii).

Novembro

Dezembro

Cherne verdadeiro (Epinephelus niveatus); Congro rosa (Genypterus brasiliensis); Dourado (Coryphaena hyppurus); Batata (Lopholatilus villarii); Atum (Thunnus sp.).

Katsuwonus pelamis bonito-listrado Fonte: http://www.fishbase.org

Thunnus alalunga - albacora-branca Fonte: http://www.fishbase.org

Xiphias gladius - espadarte Fonte: http://www.fishbase.org

Sardinella brasiliensis - sardinha verdadeira Fonte: Revizee, 2005

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

27

CETCEOS Os cetceos baleias, botos e golfinhos- so mamferos exclusivamente aquticos e que se dividem em duas Subordens: a dos odontocetos (cetceos de dentes) e a dos misticetos (baleias verdadeiras), que possuem cerdas bucais ao invs de dentes, estruturas que servem para filtrar o alimento da gua, geralmente representado por pequenos peixes e crustceos planctnicos. Dentre os cetceos de dentes podemos destacar os golfinhos, o cachalote e a orca. J dentre as baleias de cerdas bucais podemos destacar a baleia-jubarte, a baleia-minkeAntrtica e a baleia-de-Bryde. Na Bacia de Campos existem duas co-

munidades bastante distintas de cetceos: uma comunidade costeira que vive sobre a Plataforma Continental, em lminas dgua de at 200 m de profundidade, e uma comunidade ocenica que vive no talude continental e nas reas mais profundas. Dentre as espcies de hbito costeiro da regio, podemos citar espcies migratrias e nomigratrias. O golfinho-comum (Delphinus sp), a baleia-de-Bryde (Balaenoptera edeni), o golfinhonariz-de-garrafa (Tursiops truncatus ), a orca (Orcinus orca ), e o golfinho-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis ) podem ser observados em Arraial do Cabo, Bzios e ao largo do Cabo Frio durante quase todo o ano, sendo assim consideradas espcies no-migratrias. A baleiade-Bryde a nica espcie de baleia de cerdas bucais que no migra para guas Antrticas e sub-Antrticas, permanecendo em guas tropicais e subtropicais durante todo o ano. J a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), a baleiafranca-Austral (Eubalaena australis ) e a baleiaminke-an (Balaenoptera acutorostrata ) tambm podem ser observadas em guas costeiras da Bacia de Campos, mas somente durante a temporada migratria, entre os meses de julho e novembro.
Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) Fonte: www.bbc.co.uk

Baleia-de-Bryde (Balaenoptera edeni) Fonte: Siciliano et al, 2006. Baleias, botos e golfinhos na Bacia de Campos.

28

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Baleia-franca-do-Sul (Eubalaena australis)

Baleia-minke-an (Balaenoptera acutorostrata)

A regio ocenica da Bacia de Campos - onde ocorrer a atividade ssmica habitada por espcies tpicas de reas profundas, tais como o golfinho-rotador (Stenella longirostris ), o golfinho-pintado-Pantropical (S.attenuata ), a falsa-orca (Pseudorca crassidens ), a baleia-pilotode-peitorais-curtas (Globicephala macrochynchos ) e o golfinho-de-Risso (Grampus griseus ). A baleia-minke-Antrtica (Balaenoptera bonaerensis ) migra durante o inverno e a primavera ao longo do talude continental, habitando reas profundas da Bacia de Campos temporariamente, entre os meses de julho a novembro. Apesar de ter hbitos mais costeiros, a baleia-jubarte tambm pode migrar por reas profundas, podendo ser comum na rea da atividade durante o inverno e primavera.

Golfinho-de-Risso (Grampus griseus)

Baleia-piloto-de-peitorais-curtas (Globicephala macrorhynchus)

Espcies de misticetos que ocorrem na AI da atividade

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

29

QUELNIOS

reas e Perodos de Desova

Na Bacia de Campos, os stios de desova de tartarugas-marinhas concentram-se entre o litoral Norte Fluminense e o litoral Sul do Esprito Santo, entre os municpios de Quissam (RJ) e Anchieta (ES). O Projeto TAMAR/ICMBio, mantm duas bases nesses locais. O perodo de reproduo de tartarugas marinhas na regio vai de outubro a fevereiro, entre Maca (RJ) e Barra do Itabapoana (divisa entre RJ/ES). A base da Bacia de Campos (RJ) possui quatro sub-bases, a saber: Quissam, Farol de So Tom, Atafona e So Francisco de Itabapoana, as quais protegem anualmente cerca de mil desovas e mais de 80 mil f ilhotes, monitorando 230 km de praias. Nessa regio, a maior parte dos registros de desova est representada pela tartaruga-cabeuda (Caretta

Tartaruga-verde (Chelonia mydas)

caretta ). Pontualmente, desovas de tartaruga-depente (Eretmochelys imbricata ) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea ) tambm tm
sido registradas (TAMAR, 2007). As praias do Norte Fluminense constituem-se na rea de concentrao de desova mais prxima da AI da atividade. Contudo, as reas de pesquisa, onde ser realizada a atividade ssmica, localizam-se em reas distantes da costa.

Tartaruga-cabeuda (Caretta caretta) Tartaruga-de-pe nte (Eretmochelys imbricata)

Tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea)

Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)

Espcies de tartarugas-marinhas que ocorrem na rea de Influncia do presente projeto

30

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Locais de Concentrao, Rotas Migratrias e reas de Alimentao

As tartarugas-marinhas so animais migratrios por excelncia e podem realizar desde pequenos movimentos regionais entre reas de alimentao, reproduo e desova, at movimentos migratrios transocenicos. Indivduos de tartarugas-cabeudas (C.caretta ) rastreados por telemetria satelital marcados no Nordeste e Sudeste do Brasil apresentaram deslocamentos regionais sobre a Plataforma Continental, o talude e, eventualmente, sobre reas ocenicas alm do talude, entre Santa Catarina e a costa da Bahia, associando-se por vezes a ecossistemas recifais tais como o Banco dos Abrolhos. Em contrapartida, algumas espcies podem ter hbitos mais ocenicos, como a tartaruga-de-couro (D.coriacea ). A Bacia de Campos, incluindo a regio onde ocorre o fenmeno da ressurgncia at Cabo Frio, rea de alimentao para Chelonia mydas, Lepidochelys olivacea , e Eretmochelys

imbricata . Tambm reconhecidamente rea de concentrao no-reprodutiva da tartarugade-couro (Dermochelys coriacea ). No presente trabalho adotado o princpio da precauo, considerando-se que toda a rea de influncia do empreendimento utilizada pelas cinco espcies de tartarugas-marinhas que ocorrem no Brasil. AVES MARINHAS Na rea de influncia da atividade ocorrem aves marinhas de hbitos ocenicos, as quais habitam reas profundas mais distantes da costa, sobre a quebra da plataforma e o talude continental. Nessas reas, predominam aves pelgicas, grande parte delas migratria. Essas espcies utilizam guas brasileiras como rea de alimentao durante determinadas pocas do ano. Dentre os Visitantes do Sul destacam-se o albatroz-de-nariz-amarelo-doAtlntico (Thalassarche chlororhynchos ), o albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche

melanophris ), a pardela-de-sobre-branco (Puffinus gravis ), a pardela-preta (Procellaria aequinoctialis ), a pardela-de-culos (Procellaria conspicillata ), o petrel-das-tormentas-deWilson (Oceanites oceanicus ) e as gaivotas-rapineiras do Gnero Catharacta spp, cuja ocorrncia mais comum nos meses de inverno e primavera. Dentre os Visitantes do Norte destacam-se o petrel-de-bico-amarelo (Calonectris

diomedea ), a pardela-pequena (Puffinus puffinus ) e as gaivotas-rapineiras do Gnero Stercorarius spp, mais comuns no final da primavera e vero.
Ainda h as aves pelgicas que se reproduzem no Brasil, como o atob-mascarado (Sula

dactylatra ), no migratrias e associadas a ilhas ocenicas. Alm delas, a fragata (Fregata

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

31

magnificens ) eventualmente realiza incurses ocenicas, apesar de ter hbitos predominantemente costeiros.

Atob-mascarado (Sula dactylatra)

Albatroz-de-bico-amarelo-do-Atlntico (Thalassarche chlororhynchos)

Pardela-preta (Procellaria aequinoctialis)

Pardela-de-bico-amarelo (Calonectris diomedea)

Pardela-de-sobre-branco (Puffinus gravis)

Alma-de-mestre (Oceanites oceanicus)

32

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

MEIO SOCIOECONMICO
Na regio onde esto localizadas as reas requeridas para a pesquisa ssmica martima 4D, existe uma grande variedade de tipos de fundo marinho que esto associados aos recursos pesqueiros explorados pelas comunidades de pescadores artesanais dos municpios que constituem a rea de Influncia do empreendimento, com a presena de parcis ou lajes e canyons submarinos denominados pelos pescadores como barrancos. Na plataforma continental, entre as isbatas de 50 e 100 metros, alcanando as plataformas de petrleo e gs natural e ultrapassando 60 milhas nuticas do ponto de origem, os pescadores atuam em sedimentos de areia, cascalho, rodolitos, conchas e canyons submarinos. Nesta regio a pesca direcionada para a captura de camares, cavacas, lagostas, polvos, caes alm de espcies de peixes pelgicos e demersais. No talude continental, entre as isbatas de 100 e 500 metros e em distncias de 60 a 130 milhas nuticas do ponto de origem das embarcaes pesqueiras, os pescadores exploram principalmente o entorno ou as proximidades das plataformas de petrleo e gs natural existentes na Bacia de Campos. Nestas regies os sedimentos de fundo so compostos por areias e cascalho bioclstico, rodolitos, lama de talude, e canyons submarinos. As atividades pesqueiras nestas regies so direcionadas para a captura de caes e peixes pelgicos e demersais de mdio e grande porte, com alto valor comercial. Nestas reas, destacam-se as modalidades de pesca linheiras (pargueira, corrico e espinhis de fundo e de superfc ie), que so modalidades amplamente seletivas. Nas reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, a pesca desenvolvida tanto por indstrias e armadores de pesca, como tambm por pescadores artesanais, sendo desenvolvida tanto em pequena escala como em escala comercial, exercida pelos pescadores dos municpios de Casimiro de Abreu, Maca, Quissam, So Joo da Barra e So Francisco de Itabapoana no Estado do Rio de Janeiro e Itapemirim, no Estado do Esprito Santo. A pesca promovida por armadores concentra-se, principalmente dos municpios de Cabo Frio, Niteri, Maca, So Joo da Barra e So Francisco do Itabapoana, no RJ, e de Itapemirim, no ES. De modo geral, a pesca artesanal de pequena escala praticada ao longo da costa dos prprios municpios de origem, se deslocando esporadicamente at o municpio vizinho, distanciando-se no mximo por 5 milhas nuticas, em profundidades inferiores a 70 m. A pesca artesanal comercial de mdia e grande escala, praticada predominantemente em profundidades que variam de 15 a 200 m, podendo atingir isbatas de at 2.000 m, dependendo da modalidade e das artes de pesca utilizadas. As diferentes modalidades de

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

33

pesca praticadas possuem uma estreita relao entre os tipos de embarcaes, as artes de pesca e os ambientes naturais onde a atividade pesqueira praticada. As artes de pesca linheiras so as mais empregadas nas reas de Pampo/Badejo/ Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, dentre elas: a pargueira, a linha de mo, o corrico e os espinhis. As linhas, dentre elas a linha e anzol, so as artes de pesca que oferecem as melhores condies operacionais em locais onde a tipologia do fundo da plataforma continental apresenta caractersticas que dificultam a pesca de arrasto e com rede de espera de fundo. A pesca linheira ocenica responsvel por uma parcela considervel do total de pescado desembarcado, pelos valores comercializados, assim como pelo nmero de pescadores que tm, nesta atividade, sua principal fonte de renda. No que se refere produo desembarcada, inexistem registros oficiais recentes de desembarques pesqueiros em quase todos os municpios da rea de Influncia. Os dados de produo pesqueira desses municpios foram estimados com base nas informaes levantadas durante os trabalhos de campo realizados no perodo entre 2002 a 2008 junto s colnias e associaes de pescadores. Com base nos dados disponibilizados para os cinco municpios da rea de Influncia, possvel estimar uma produo anual de cerca de 19.300 toneladas de pescados. Os municpios de So Joo da Barra e Itapemirim apresentaram os maiores volumes totais de captura. Embora, no seja possvel precisar o nmero de embarcaes que possa estar atuando quando da realizao da atividade de pesquisa ssmica martima nas reas de concesses de produo de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, estima-se que a maior parte seja constituda por embarcaes artesanais linheiras, medindo entre 8 e 18 m de comprimento, motorizadas, destinadas a pesca artesanal comercial. No entanto, a grande mobilidade e autonomia destas embarcaes permitem, com facilidade, deslocamentos para outras reas de pesca. Estas embarcaes levam de 5 a 10 pescadores a bordo e possuem autonomia para permanecer, em mdia, 20 dias no mar. Esta frota est principalmente concentrada no sul do Estado do Esprito Santo. A partir da valorizao comercial de espcies como o bonito, dourado, atuns e afins, muitas embarcaes lagosteiras ou de cerco foram adaptadas para operar com linhas ou espinhis, aumentando, assim, a frota destinada a este tipo de captura. Adicionalmente, a demanda por is ca viva criou uma dinmica econmica entre a pesca artesanal de pequena escala e a pesca artesanal comercial, na qual uma fornece a matriaprima e a outra a renda, gerando uma sustentabilidade econmica para ambas as modalidades de pesca.

34

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

As colnias

reas e

indicadas associaes

pelas de

pescadores onde so realizadas as atividades de pesca artesanal dos municpios da rea de Influncia, bem como as artes de pesca empregadas so apresentadas no mapa a seguir. A anlise do mapa junto e colnias reas e as aos seus e de

informaes
Dinmica Econmica pesqueira Fonte: elaborao prpria a partir do levantamento de campo, 2007.

obtidas artesanais nas de as

pescadores associaes indicam

representantes que

pescadores,

Pampo/Badejo/Linguado, Marimba/Pirana, Ativo Norte e Viola, so utilizadas como pesqueiros, principalmente por pescadores dos municpios de Maca, So Joo da Barra e So Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro e de Itapemirim no Esprito Santo para a captura, principalmente de dourado, bonito, atuns e afins, alm do espadarte (meca), cherne, batata, namorado, garoupa, badejo, pargo, cavala, pero, anchova, olho-de-co e caes. Cabe destacar tambm, que a rea da atividade faz parte da rota de passagem para as frotas linheiras que se deslocam do Esprito Santo para as Regies Sul e Sudeste do Brasil. De acordo com os levantamentos de campo mais recentes, estima-se que existam aproximadamente 8.000 pescadores registrados nas colnias e associaes de pescadores e, cerca de 3.800 embarcaes que desenvolvem atividades de pesca artesanal nos municpios da rea de Influncia da atividade. Alm das atividades pesqueiras, o levantamento de campo identificou que o municpio de Arraial do Cabo possui projeto de cultivos comercia is e experimentais de moluscos (mexilhes, ostras e vieiras). Essas atividades, que visam produo comercial, vm despontando como uma importante alternativa de produo e renda diante da reduo dos estoques pesqueiros ao longo da costa brasileira.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

35

Mapa de reas de Pesca


36
| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

UNIDADES DE CONSERVAO
O presente captulo tem como objetivo apresentar as Unidades de Conservao, localizadas nas faixas martima e costeira, existentes na rea de influncia da atividade. Os municpios definidos para rea de Influncia relativa ao meio socioeconmico foram: Maca, Casimiro de Abreu, Quissam, So Joo da Barra e So Francisco do Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro, e Itapemirim, no Estado do Esprito Santo. Para o meio Fsico, alm da rota das embarcaes e rea de atividade (rea de manobra e rea de aquisio), foi considerada tambm a rea da base de apoio, localizada em Niteri. As reas de conservao so chamadas pela legislao brasileira de Unidades de Conservao e fazem parte do sistema brasileiro de proteo ao meio ambiente. Essas reas so controladas pelo rgo federal, o Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade ICMBio, compondo o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC), que foi institudo em 18 de julho de 2000, atravs da Lei N 9.985. Embora os municpios da rea de Influncia sejam os mencionados anteriormente, de forma conservativa, para este estudo, foram levantadas todas as Unidades de Conservao existentes na regio costeira compreendida entre os municpios de Niteri/RJ e Itapemirim/ES, que so apresentadas no Quadro a seguir.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

37

Unidades de Conservao da rea de Estudo

Categoria
APA da Lagoa de Guanandy Monumento Natural Municipal de Maratazes

Localizao ESPRITO SANTO


Pima/Itapemirim Maratazes

rea
5242 ha 42,14 ha

Ambiente
Restinga/Lagoa Praias e Costes Rochosos

RIO DE JANEIRO
APA da Praia da Azeda e Azedinha APA da Massambaba Parque Municipal da Praia do Forno Parque Municipal da Praia do Pontal Reserva Biolgica da Lagoa Salgada Reserva Biolgica do Brejo Jardim Resex Marinha de Arraial do Cabo APA do Pau Brasil reas Tombadas Dunas de Cabo Frio e Arraial do Cabo (INEPAC) Parque Municipal da Mata do Rio So Joo Parque da Praia do Forte Parque Municipal da Gamboa Parque Municipal Ecolgico Dormitrio das Garas Parque Municipal Morro do Guia Parque Ecolgico Municipal do Morro do Mico Parque Municipal Morro da Piaava APA do Lagamar Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba Parque Municipal e APA do Arquiplago de Santana APA de Maric Parque Estadual da Serra da Tiririca APA Lagoa de Piratininga/Itaipu rea Natural Tombada canto Sul da praia de Itaipu, Ilhas da Menina, do Pai e da Me Armao de Bzios/RJ Arraial do Cabo, Saquarema e Araruama/RJ Arraial do Cabo/RJ Arraial do Cabo/RJ Arraial do Cabo/RJ Arraial do Cabo/RJ Arraial do Cabo/RJ Bzios e Cabo Frio/RJ Cabo Frio e Arraial do Cabo Cabo Frio/RJ Cabo Frio/RJ Cabo Frio/RJ Cabo Frio/RJ Cabo Frio/RJ Cabo Frio/RJ Cabo Frio/RJ Campos dos Goytacazes/RJ Carapebus, Maca e Quissam/ RJ Maca Maric Niteri Niteri Niteri 14,1 ha 1680 ha 56789 ha 9940 ha -14860 ha 500 ha 1800 ha 7000 ha Praia Restinga Restinga Restinga Restinga Restinga Dunas, Restingas, Praias e Costes Rochosos e guas Costeiras Praia, Dunas e Ilhas Restinga, Mangue Praia Restinga Mangue Restinga Restinga Restinga Lagunar Plancies fluvial e marinha do litoral Costeiro Praia e Costo Rochoso Lagunar -

38

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Categoria
Monumento Natural dos Costes Rochosos Parque Municipal dos Pssaros APA da Lagoa do Iriry rea de Relevante Interesse Ecolgico de Itapebussus APA das pontas de Copacabana e Arpoador e seus entornos Reserva Biolgica e Arqueolgica de Guaratiba APA da Prainha APA de Grumari A.R.I.E das Ilhas Cagarras A.R.I.E baia de Sepetiba APA da Orla da Baia de Sepetiba A.R.I.E Baa de Guanabara APA da Orla Martima Parque Municipal de Guaxindiba rea tombada Foz do Rio Paraba do Sul e seu Manguezal, Ilha da Convivncia, Complexo Mesogrfico Reserva Ecolgica de Jacarepi

Localizao RIO DE JANEIRO


Rio das Ostras/RJ Rio das Ostras/RJ Rio das Ostras/RJ Rio das Ostras/RJ Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro So Francisco de Itabapoana So Joo da Barra Saquarema

rea

Ambiente
Costo Rochoso, restinga Restinga Lagunar Lagunar e Restinga Manguezais restinga restinga Costeiro Esturio e ilha Restinga

36875 ha 6,9 ha 84,9 ha 986,76 ha 3600 ha 166 ha 951 ha 1267 ha

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

39

Mapa de Unidades de conservao 1/2

40

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Mapa de Unidades de conservao 2/2

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

41

ANLISE INTEGRADA
A regio em estudo possui uma ampla riqueza de espcies marinhas e perodos de safra de pescados, que tornam muito difcil a ident ificao de um perodo ideal para a realizao da atividade ssmica. No existe um perodo que concilie os perodos de defeso, fora da safra de recursos pesqueiros e de sensibilidade ambiental das espcies existentes na regio. A atividade de pesquisa ssmica nas reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola ocorrer em reas relativamente distantes da costa (aproximadamente 62 km). Com isso, espcies marinhas costeiras bem como aquelas que utilizam os ecossistemas terrestres, como as tartarugas marinhas, no tero uma sensibilidade considervel para realizarem atividades de desova frente atividade. Isso porque as atividades ocorrem nas praias e o empreendimento em guas distantes. Cabe a ressalva de que o movimento do navio lento e sua ao pontual no interferindo em toda a rea ao meso tempo. Apesar da alta produtividade pesqueira da regio, grande parte das pescarias esto voltadas para espcies costeiras como de camares, anchovas, tainhas e peros. Sendo assim, no tero uma considervel interferncia ou conflitos por espao, em funo da distncia em que se encontra o empreendimento destas reas de pesca. No entanto, dois dos mais importantes recursos pesqueiros ocenicos encontrados na regio possuem safra durante o perodo de realizao da atividade, dourado e atum.

42

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Com relao s baleias e golfinhos, apesar das atividades ssmicas estarem previstas para ocorrer no perodo de migrao da baleia-jubarte, estas no sero realizadas durante o momento de maior concentrao desta espcie que ocorre no incio do perodo de migrao. Alm disso, os possveis impactos identificados podero ser mitigados com a implementao de programas especficos, previamente aprovados pelo rgo ambiental.

Ano Ms Atividade Ssm ica Pero Camaro-sete-barbas Camaro-Branc o Camaro Ros a Camaro-Branc o Anchova Mero Sardinha Dourado Atum Tainha Cherne-poveiro Cherne- verdadeiro Pei xe-sapo Congro-rosa Batata Tartaruga-de-couro Tartaruga-de-pente Tartaruga-cabeuda Baleia J ubarte J A

2009 S O N D J F M A M

2010 J J A S O N D

Perodo da ati vidade ssmic a Defeso e/ou rec ursos biolgicos de s ensibilidade Safra

Fontes: Informao tcnica ELPN/IBAMA N 012/03. Instruo normativa IBAMA N 189/08. Foram usadas as datas de defeso da sardinha para os anos de 2010 e 2011 com base na instruo normativa 128/06 como forma de precauo.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

43

44

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Mapa de Sensibilidade

IDENTIFICAO E AVALIAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS


A partir da caracterizao e descrio da atividade e do diagnstico ambiental apresentados anteriormente, foram identificados e avaliados os impactos ambientais que podero ocorrer na rea de pesquisa ssmica martima. Os ecossistemas costeiros, alguns de alta sensibilidade na regio em questo, tais como manguezais, esturios e recifes de corais, no estaro sujeitos aos impactos da atividade, devido distncia da pesquisa ssmica. Os impactos podem ser classificados como positivos quando o efeito benfico para o meio ambiente, ou negativos, quando ocorre o contrrio. Se o impacto for direto, o mesmo decorrente de uma atividade do projeto, se for indireto, porque ocorreu devido a outro impacto. Pode ser local, sentido apenas nas imediaes onde ele ocorre, ou regional, cujos efeitos se fazem sentir alm das imediaes do local onde se d a ao. Pode ser contnuo, caso ele ocorra durante toda a atividade; intermitente, quando se manifesta em vrios momentos no decorrer da atividade; ou eventual, caso no se d em um momento especfico da atividade. O impacto reversvel aquele para o qual o fator ambiental afetado (biota, gua, ar), retorna s suas condies originais assim que cessada a atividade, com ou sem a adoo de medidas de controle. J o irreversvel o impacto para o qual o fator ou parmetro ambiental afetado, uma vez cessada a ao, no retorna s suas condies originais. Pode ser imediato, quando se d no instante da ao causadora; de mdio prazo, quando o impacto ocorre aps o trmino da ao causadora; e de longo prazo, quando o impacto se d em um intervalo de tempo consideravelmente afastado do instante imediato da ao causadora.

A magnitude pode ser alta, mdia ou baixa dependendo do quanto um impacto afetar determinado compartimento ambiental. J a importncia determinada a partir da avaliao conjunta das outras classificaes. Alm da classificao, ao final de cada impacto sero citados os projetos a serem utilizados como medidas mitigadoras. Tais projetos encontram-se descritos no prximo captulo. A seguir esto listados os impactos que podero vir a ocorrer: ALTERAO COMPORTAMENTAL DA FAUNA MARINHA DEVIDO S EMISSES SONORAS O impacto sonoro causado pelas emisses de ar pode atordoar peixes, deixando-os sujeitos predao. No entanto, este impacto s ser sentido pelos peixes que estejam muito prximos s fontes sonoras. No caso dos cetceos, os efeitos podem ser significativos, especialmente para as baleias de barbatanas. Estas baleias se comunicam por meio dos sons de baixa frequncia (mesmo tipo de som emitido pelos cilindros de ar), o que pode confundi-las, provocando alteraes no seu comportamento. A rea proposta para as atividades de ssmica est na rota de migrao das baleias jubarte. Verificando-se o cronograma de atividade apresentado evidencia que o perodo da atividade coincide com o a temporada de migrao para esses cetceos (julho novembro). O perodo entre julho e novembro tambm considerado sensvel para a baleia-minke-an (Balaenoptera

acutorostrata ), a baleia-franca-do-Sul (Eubalaena australis ) e a baleia-minke-Antrtica


(Balaenoptera bonaerensis ). As tartarugas marinhas tambm possuem audio aguada e, assim como outros organismos do ncton, provavelmente se desviaro da fonte sonora. Apesar das tartarugas marinhas desovarem durante o perodo proposto para a realizao da atividade, este recurso biolgico ocorre em reas distantes do empreendimento e no sofrero impactos significativos. A Atividade de pesquisa nas reas das concesses de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, ocorrero a aproximadamente 53 Km da costa, a partir das reas de manobra do navio ssmico, sobre a plataforma continental e Talude, ou seja, em reas relativamente distantes da costa. Com isso os recursos biolgicos costeiros no tero um sensibilidade considervel frente ao empreendimento.

46

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Tendo em vista os fatores acima descritos considerou-se, ento, o impacto dos disparos das fontes sonoras sobre a biota marinha como negativo e direto. local, sendo lim itada rea de influncia prxima ao navio e contnuo, podendo ocorrer durante toda a atividade. Foi considerado imediato e reversvel, portanto, de mdia magnitude e importncia.

Medida Recomendada

Projeto de Monitoramento da Biota Marinha. INTERFERNCIA NA ATIVIDADE PESQUEIRA DEVIDO AO ESTABELECIMENTO DE UMA ZONA DE SEGURANA E AO POSSVEL AFASTAMENTO TEMPORRIO DA FAUNA MARINHA O impacto da pesquisa ssmica sobre a atividade pesqueira poder ocorrer devido criao de zonas de segurana e da possvel fuga temporria de peixes. No entanto, esse problema se manifesta principalmente em guas rasas prximas costa, na ocorrncia de pesca artesanal. Os recursos pescados em guas profundas no possuem uma espacializao to definida e a mobilidade e autonomia das embarcaes pesqueiras que possam vir a ocorrer na rea da atividade facilitam o deslocamento para outras reas, a procura de outros cardumes. O impacto da pesquisa ss mica sobre a atividade pesqueira caracteriza-se como negativo e direto, pois limita a ao dos pescadores na rea do raio de atuao do navio ssmico e gera a possibilidade de que algumas embarcaes de pesca sejam afetadas pela atividade. local, pois ocorre somente na rea do levantamento e imediato, pois ocorre no momento da emisso sonora da atividade. O impacto tambm pode ser considerado contnuo, pois ele ocorrer durante toda a realizao da atividade, mesmo que a zona de segurana seja temporria. A magnitude do impacto considerada mdia e sua importncia tambm mdia, considerando o tamanho da rea onde ser realizada a pesquisa ssmica e que os pescadores tendem a buscar outros locais de pesca, sempre que outra atividade esteja ocorrendo na regio.

Medida Recomendada

Projeto de Comunicao Social (Divulgao da atividade e comunicao direta entre o rdio operador e os pescadores que, por ventura, estejam na rea da atividade).

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

47

INTERFERNCIA NO TRFEGO MARTIMO E NAS ATIVIDADES PORTURIAS DEVIDO MOVIMENTAO DO NAVIO SSMICO E EMBARCAES DE APOIO E ASSISTENTE Essas interferncias so mais fceis de ocorrer no trecho entre o local da pesquisa ssmica e a base de apoio, por onde circular a embarcao de apoio utilizada na operao de transporte de alimentos, equipamentos e resduos. Espera-se que seja necessrio realizar pelo menos uma viagem a cada 10 ou 15 dias. Com isso, a magnitude e importncia deste impacto so consideradas baixas, devido s condies de trafegabilidade martima que j prevem uma srie de procedimentos e normas a serem seguidas, alm da reduzida frequncia de viagens.

Medida Recomendada

Projeto de Comunicao Social. INTERFERNCIA NA ATIVIDADE PESQUEIRA DEVIDO POSSIBILIDADE DE REBOQUE DE ARTEFATOS DE PESCA ARTESANAL PELO NAVIO SSMICO OU EMBARCAES DE APOIO E ASSISTENTE Durante a operao do navio ssmico poder ocorrer, eventualmente, o reboque de artefatos de pesca, implicando em danos ou perda destes equipamentos para os pescadores. Esse impacto classificado como negativo, direto e local, pois ocorre somente na rea do levantamento. O impacto tambm pode ser considerado eventual, pois poder ocorrer em algum momento da operao, e imediato e reversvel. Esse impacto considerado de mdia magnitude e importncia. Em caso de acidentes envolvendo petrechos ou embarcaes pesqueiras os mestres pescadores podem contatar diretamente a equipe de comunicao social da PETROBRAS atravs do nmero telefnico gratuito (0800 882134) que informado nos folhetos e cartazes distribudos nas colnias, cooperativas e demais entidades com interesse no espao martimo. Nos casos comprovados deste tipo de acidente, todas as informaes sobre indenizaes e/ou reparo do material danificado tambm poder ser requerido atravs deste nmero telefnico.

Medidas Recomendadas

Projeto de Comunicao Social e Projeto de Educao Ambiental para Trabalhadores.

48

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

POSSIBILIDADE DE COLISO DO NAVIO SSMICO OU DAS EMBARCAES DE APOIO E ASSISTENTE COM ANIMAIS MARINHOS DEVIDO AO TRFEGO DAS EMBARCAES Embora considerada extremamente remota essa possibilidade, devido capacidade natatria, algumas espcies ainda apresentam comportamento de aproximao, relativa curiosidade manifestada exatamente pela movimentao no ambiente marinho. O choque com as embarcaes pode causar ferimentos internos, externos ou, at mesmo, a morte. Este impacto foi considerado como negativo, indireto, local, eventual, imediato e irreversvel. Foi avaliado como de baixa magnitude e de alta importncia, devido potencialidade de causar acidentes fatais com espcies sensveis e protegidas.

Medidas Recomendadas

Projeto de Monitoramento da Biota Marinha e Projeto de Educao Ambiental dos Trabalhadores. ALTERAO DA QUALIDADE DA GUA DEVIDO AO LANAMENTO DE EFLUENTES Os efluentes sanitrios, a gua de drenagem e os resduos alimentares triturados sero descartados no mar pelo navio ssmico e pelas embarcaes de apoio. importante ressaltar que toda partcula orgnica (como as sobras de alimentos) ser triturada e os efluentes lquidos (esgoto, por exemplo) sero tratados. Aps triturao e tratamento, estes resduos somente sero descartados no mar a uma distncia superior a 19 km da costa, de acordo com a legislao nacional e a MARPOL 73/78 (Conveno Internacional para Preveno da Poluio por Navios 1973 e o Protocolo 1978). Este impacto foi considerado como negativo, direto, contnuo, local, reversvel e imediato. Com isso, caracteriza-se como de magnitude baixa e, consequentemente, importncia baixa, em decorrncia da forma de tratamento que visa minimiz-lo, bem como das caractersticas hidrodinmicas locais, que favorecem a diluio, disperso e a degradao desses elementos.

Medida Recomendada

Projeto de Controle da Poluio. ALTERAO DA QUALIDADE DO AR DEVIDO A EMISSES DE GASES DOS MOTORES DO NAVIO SSMICO E BARCOS DE APOIO E ASSISTENTE Durante a atividade haver a gerao de emisses gasosas, tanto no navio ssmico quanto nas embarcaes de apoio, como o dixido de carbono (CO 2), material particulado e

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

49

hidrocarbonetos totais de petrleo (THP). A manuteno rotineira dos motores minimiza as perdas de combustv el e a descarga de contaminantes para a atmosfera. O local de realizao da atividade possui boas condies de disperso, pois no se espera que a alterao da qualidade do ar ultrapasse a rea da pesquisa ssmica. Este impacto foi considerado negativo, direto, contnuo e local, pois no se espera que a alterao da qualidade do ar ultrapasse a rea da pesquisa ssmica. De caracterstica reversvel, uma vez que, interrompida a fonte de emisses, as alteraes causadas por estas podero ser revertidas e de imediato. um impacto de baixa magnitude e importncia considerando a previso do pequeno quantitativo de emisses poluente geradas.

Medidas Recomendadas

Projeto de Controle da Poluio e Plano de Ao de Emergncia. PRESSO SOBRE A INFRAESTRUTURA DE DISPOSIO FINAL DE RESDUOS SLIDOS Os resduos slidos gerados no navio ssmico sero separados por tipo, como: material reciclvel (papel e papelo, plsticos, sucata de ferro, madeira e vidros no contaminados); materiais contaminados por leo ou produtos txic os; lixo comum (que no reciclvel) e outros resduos perigosos (lmpadas fluorescentes, resduos hospitalares, etc.). Estes resduos slidos sero devidamente segregados, armazenados e transferidos para a base de apoio terrestre, e encaminhados para a destinao final adequada. O encaminhamento dos resduos para destino final em terra aumenta o trfego martimo, e em consequncia aumenta tambm a perturbao da atividade pesqueira e a interferncia na biota marinha, devido presena fsica do barco de apoio. Este impacto ambiental caracteriza-se, ento, como negativo, direto, local. Sua temporalidade caracteriza-se como contnua, j que a gerao de resduos se dar durante toda a atividade, reversvel e de mdio prazo, sendo considerado de baixa magnitude e importncia, uma vez que a atividade no gera grandes quantidades de resduos slidos e as reas utilizadas para disposio final dos resduos, constituem locaes apropriadas.

Medidas Recomendadas

Projeto de Controle da Poluio; Projeto de Educao Ambiental dos Trabalhadores e Projeto de Comunicao Social.

50

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

INTERFERNCIA NAS ATIVIDADES DE EXPLORAO E PRODUO DE PETRLEO E GS OFFSHORE QUE OCORREM NA REA ONDE SE PRETENDE REALIZAR A PESQUISA SSMICA 4D Durante a operao do navio ssmic o poder ocorrer, com baixa probabilidade, algum acidente entre o navio ssmico e embarcaes de apoio e assistente e as diversas instalaes que compem os empreendimentos de explorao e produo de petrleo e gs offshore nas reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, na Bacia de Campos. De forma a minimizar a possibilidade de ocorrncia desse tipo de acidente, para a atividade de Pesquisa Ssmica Martima do tipo Convencional com Obstculos sero utilizados um navio de registro com fonte ssmica (navio ssmico) e um navio somente com fonte ssmica (navio-fonte), devido necessidade de reconfigurao do arranjo de cabos de 6.000 m para 3.000 m em regies muito obstrudas e em caso de necessidade de undershooting. Adicionalmente, alm do navio ssmico e do navio-fonte, que realizaro a pesquisa ssmica, uma embarcao de apoio e uma embarcao assistente estaro presentes ou se revezaro durante toda a atividade, a fim de garantir que no ocorram interferncias com outras embarcaes que estejam operando na rea. Conta-se tambm com as embarcaes de apoio para auxiliar no processo de desvio desses obstculos. Esse impacto classificado como negativo e direto e de abrangncia local, pois ocorre somente na rea do levantamento. O impacto tambm pode ser considerado eventual, pois poder ocorrer em algum momento da operao, sendo imediato e reversvel. Esse impacto considerado de alta magnitude caso acontea o pior cenrio possvel que se traduz em rompimento de todos os cabos em todas as sees e/ou abalroamento da embarcao. Baseado no histrico de acidentes para a atividade, no entanto esse cenrio tem baixa probabilidade mas considera-se que de alta importncia dada a gravidade do impacto em caso acidental.

Medidas Recomendadas

Projeto de Comunicao Social, Projeto de Educao Ambiental dos Trabalhadores responsveis pela operao dos barcos de apoio, mapeamento da rea do levantamento ssmico e da posio de todos os obstculos presentes na rea. ALTERAO DA QUALIDADE DA GUA POR DERRAMAMENTO DE LEO A poluio do mar por leo combustvel pode ocorrer durante o abastecimento do navio ssmico e embarcaes de apoio e assistente durante a atividade, ou por acidentes com outras embarcaes que possam gerar vazamento ou ruptura dos tanques. O leo se espalha rapidamente na superfcie do mar e a mancha de leo se desloca de acordo com a direo

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

51

das correntes e ventos. Os hidrocarbonetos constituintes do petrleo apresentam uma baixa solubilidade na gua, permanecendo, inicialmente, concentrados em um filme superficial, sujeito aos processos de evaporao, biodegradao e precipitao. Este impacto pode ser considerado negativo, direto, eventual e regional, j que caso no seja contido, o derramamento pode se espalhar. Pode ser reversvel e temporrio, j que as concentraes devem retornar ao nvel de base do local, sendo ainda considerado de mdio prazo. um impacto de mdia magnitude e importncia.

Medida Recomendada

Plano de Ao de Emergncia. ALTERAO DA QUALIDADE DO AR POR DERRAMAMENTO DE LEO medida que estes hidrocarbonetos chegam atmosfera, so carregados pelos ventos e se dispersam. Quanto maior a velocidade mdia dos ventos, mais rapidamente as concentraes diminuem. Este impacto foi considerado negativo, direto, regional, eventual, de mdio prazo e reversvel. Tendo em vista a ausncia de aglomeraes humanas na rea potencialmente afetada pelo derramamento, o impacto foi considerado de baixa magnitude e baixa importncia.

Medida Recomendada

Plano de Ao de Emergncia. ALTERAO NA COMUNIDADE BITICA POR DERRAMAMENTO DE LEO O impacto do derramamento de leo no meio bitico poder gerar alteraes principalmente nas comunidades planctnicas, nectnicas e bentnicas (para entender melhor estas comunidades, leia o item sobre o meio bitico). O derrame de leo na gua, muitas vezes, resulta em uma camada de leo ou pelcula gordurosa na superfcie das guas, afetando principalmente os organismos que viv em nas camadas superficiais do mar. A alterao na biota nectnica (peixes, baleias, golfinhos, tartarugas marinhas e aves), afetaria os recursos alimentares e o meio ambiente em que vivem. Geralmente esses animais conseguem escapar do leo, ficando expostos apenas a concentraes eventualmente dispostas na coluna dgua. No entanto, espcies comerciais de peixes em seu estgio adulto, juvenil ou larval podem ser adversamente afetadas ou eliminadas.

52

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

As aves marinhas, que passam grande parte do tempo sobrevoando a superfcie do mar ou mergulhando para se alimentar, so partic ularmente vulnerveis aos efeitos do leo. O derramamento de leo pode atingir aos organismos bentnicos quando grandes quantidades de leo se aderem a partculas que chegam at o fundo do oceano. Este leo pode obstruir as estruturas respiratrias e alimentares destes organismos. A classificao desse impacto foi avaliada como negativo, cujos efeitos sero sentidos de forma direta e indireta (atingindo o organismo diretamente ou o alimento deste organismo). Caracteriza-se como regional, temporrio, reversvel, eventual e com efeito imediato a mdio prazo. Entretanto, considerando a potencialidade dos efeitos txicos e dependendo do grau de contaminao, causando mortalidade, o impacto poder ser irreversvel e de longo prazo. Assim, pelo princpio da precauo a cla ssificao desse impacto foi avaliada como de alta magnitude e importncia.

Medida Recomendada

Plano de Ao de Emergncia. INTERFERNCIA NA ATIVIDADE PESQUEIRA POR DERRAMAMENTO DE LEO A presena da mancha de leo pode ocasionar a restrio de uso da rea impactada, o que levar os pescadores a buscarem outras reas de pesca. Isso poder causar aumento no custo de combustvel, alimentao e gelo, dentre outros, podendo, inclusive, implicar numa reduo da taxa de captura e no valor do pescado capturado. Poder tambm ocorrer perdas de equipamentos durante a atividade de pesca, por causa do leo. Este impacto foi avaliado como negativo, indireto e imediato. eventual e reversvel e regional, estando associado s atividades dos pescadores da rea de influncia. Em consonncia com esses atributos este impacto foi avaliado como de alta magnitude e alta importncia.

Medidas Recomendadas

Plano de Ao de Emergncia e Projeto de Comunicao Social. ALTERAO DA QUALIDADE DA GUA POR DERRAMAMENTO DE FLUIDO DE PREENCHIMENTO DOS CABOS SSMICOS O fluido que preenche os cabos ssmicos um tipo de querosene conhecido como ISOPAR-M, utilizado por ser menos denso que a gua e assim permite que os cabos flutuem. Os cabos esto divididos em vrias sees de aproximadamente 50 centmetros

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

53

cada; portanto em caso de derramamento o volume derramado normalmente muito pequeno. Acidentes desse tipo podem ser causados durante a operao de lanamento ou recolhimento dos cabos, alm de colises com outras embarcaes, objetos e instalaes submarinas. Caso haja algum acidente com derramamento de fludo poder haver alterao na qualidade da gua no local, entretanto esses fluidos foram testados quanto a sua toxicidade e sua biodegradabilidade. O resultado desses testes informa que o fludo no se mostra txic o aos organismos testados como ourios do mar e pequenos crustceos. No entanto, sua biodegradabilidade considerada baixa. Este impacto pode ser classificado como negativo, direto e imediato. eventual, reversvel e local. Em funo do pequeno volume e baixa toxicidade desses fluidos conclui-se que este impacto pode ser classificado como de baixa magnitude e importncia.

Medida Recomendada

Projeto de Comunicao Social. CONSIDERAES FINAIS SOBRE OS IMPACTOS Em resumo, de acordo com o sistema de classificao de impactos utilizado, todos foram considerados negativos. A maioria foi considerada direta e de abrangncia local. Dos 14 impactos identificados, 9 (nove) so impactos operacionais e 5 (cinco) acidentais, sendo que deste total, 6 (seis) tm importncia baixa, 4 (quatro) tm importncia mdia e 4 (quatro) tem importncia alta.

54

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

PROJETOS AMBIENTAIS
Os programas ambientais descritos a seguir apresentam as aes que sero implementadas pela empresa, visando a eliminao e/ou minimizao dos possveis impactos que as atividades de pesquisa ssmica martima podero causar ao meio ambiente da regio. Estas medidas so exigidas pelo rgo ambiental licenciador da atividade, e passam a compor os compromissos da empresa com a preservao ambiental da regio. Os projetos ambientais que sero implementados durante a realizao das atividades de pesquisa ssmica so descritos resumidamente a seguir. PROJETO DE CONTROLE DA POLUIO - PCP Estabelece os procedimentos que so necessrios para o tratamento, separao, armazenamento e transporte adequado dos diferentes tipos de resduos (lixo) produzidos durante as operaes do navio-fonte e demais embarcaes de apoio atividade de pesquisa ssmica. Estabelece, tambm, os procedimentos de preveno da poluio proveniente de possveis acidentes com as embarcaes envolvidas na atividade. O principal objetivo deste projeto minimizar os possveis impactos causados pela gerao de esgotos sanitrios, guas oleosas, emisses atmosfricas e do lixo produzido pela atividade de pesquisa ssmica. Visa, tambm, garantir o cumprimento da legislao brasileira e internacional, principalmente com relao ao lanamento de resduos e efluentes no mar. Outros objetivos importantes deste projeto so:

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

55

Gerar o mnimo possvel de resduos slidos, efluentes lquidos e emisses atmosfricas;

Reciclar o mximo possvel dos resduos gerados com a atividade de pesquisa ssmica e desembarcados em terra;

Proceder disposio final adequada de todos os resduos no reciclveis gerados na atividade, isto : de acordo com as normas legais vigentes;

Buscar procedimentos que minimizem a poluio gerada pelas emisses atmosfricas, pelos resduos slidos e efluentes lquidos passveis de descarte no mar e,

Aprimorar continuamente os procedimentos listados nos itens anteriores.

Estas aes sero realizadas durante todo o perodo da pesquisa ssmica, buscando a preservao do ambiente marinho na regio, por meio da preveno da poluio marinha. PROJETO DE COMUNICAO SOCIAL O Projeto de Comunicao Social PCS tem como objetivo, transmitir a setores da sociedade, informaes sobre as atividades que sero desenvolvidas com a pesquisa ssmica nas reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola. Estas informaes se referem, especialmente, s interferncias da pesquisa ssmica com as atividades pesqueiras desenvolvidas nestas reas, as medidas a serem adotadas para a minimizao e controle desses possveis impactos e legislao aplicvel atividade. Alm de fornecer informaes sobre o empreendimento ao setor pesqueiro, instituies pblicas, rgos ligados atividade martima e porturia e, entidades ambientalistas, o PCS visa, tambm, garantir a segurana da ativ idade de pesquisa ssmica. Para tal, sero realizadas as seguintes aes:

Reunies informativas junto s comunidades pesqueiras da rea de Influncia do empreendimento;

Distribuio de materia l informativo com esclarecimentos sobre a atividade ssmica; Disponibilizao de linha telefnica para atendimento ao pblico; Divulgao, por meio de publicao mensal no Aviso aos Navegantes, dos perodos em que o navio ssmico estar em uma determinada posio na rea da pesquisa ssmica;

56

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Publicao diria no SISTRAM e em rdio VHF ou SSB, sobre as coordenadas de localizao do navio ssmico.

Este projeto ser iniciado antes de comearem as atividades de pesquisa ssmica na rea e ter aes durante todo o perodo da pesquisa, buscando a manuteno de um canal de comunicao direto entre o empreendedor e as comunidades que possam vir a sofrer qualquer impacto das atividades. PROJETO DE EDUCAO AMBIENTAL DOS TRABALHADORES - PEAT O Projeto de Educao Ambiental dos Trabalhadores PEAT visa promover aes educativas junto a todos os envolvidos com as atividades de pesquisa ssmica, buscando estimular cada trabalhador a atuar de forma consciente social e ambientalmente em suas atividades cotidianas. Desta forma, espera-se que suas aes sejam desenvolvidas de maneira responsvel, garantindo, assim, um bom desempenho ambiental da atividade como um todo, a partir do desempenho consciente das aes de cada trabalhador. Ser apresentada a descrio da atividade de pesquisa ss mica e abordados temas referentes s caractersticas do meio ambiente na regio; principais impactos da atividade ssmica; aspectos sobre a legislao ambiental; noes sobre a gesto de resduos e, conservao de gua e energia. O pblico-alvo deste projeto so todos os trabalhadores da WESTERNGECO no navio ssmico (tripulao e equipe ssmica) e os trabalhadores dos barcos de apoio e assistentes (tripulao). PROJETO DE MONITORAMENTO DA BIOTA MARINHA - PMBM O Projeto de Monitoramento da Biota Marinha tem o objetivo de avaliar, na rea de realizao da atividade ssmica, os possveis impactos dos rudos provenientes das fontes sonoras sobre os organismos marinhos, principalmente baleias, golfinhos e tartarugas marinhas. Alm disso, este projeto visa interromper a atividade sempre que houver a presena de organismos marinhos que estejam localizados muito prximos do navio ssmico. Este projeto segue os procedimentos definidos no Guia de Monitoramento da Biota

Marinha , publicado pelo IBAMA. O monitoramento ser realizado por observadores da Biota
Marinha a bordo do navio ssmico. Os observadores de biota registraro a presena de baleias, golfinhos, tartarugas marinhas e cardumes de peixes nas proximidades do navio ssmico e das fontes sonoras. O chefe da operao ser sempre comunicado quando ocorrer a aproximao de baleias, golfinhos e tartarugas marinhas numa distncia menor ou igual a 1.000 m do centro das fontes sonoras (denominada rea de sobreaviso), deixando a tripulao em sobreaviso para possvel paralisao da atividade. Trinta minutos antes de iniciar cada linha de pesquisa ssmica, os observadores da biota iro monitorar com mais intensidade, a regio ao redor do navio, para verificar se existem

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

57

baleias, golfinhos ou tartarugas marinhas em distncia menor ou igual a 1.000 m a partir do centro das fontes sonoras (denominada rea de sobreaviso). Em caso positivo, no ser permitido o incio da operao at que esses animais saiam do raio de 1.000 m. Aps a verificao de que no existem animais marinhos na rea de sobreaviso, ser utilizado o aumento gradual do pulso sonoro at que se atinja a potncia necessria para a atividade, e somente ento ser iniciada a aquisio de dados. Sempre que a pesquisa ssmica estiver sendo realizada e for observada alguma baleia, golfinho ou tartaruga marinha no raio de 500 m (rea de segurana ), os observadores da biota, avisaro ao chefe da misso e a atividade ser imediatamente interrompida. PLANO DE AO DE EMERGNCIA - PAE O Plano de Ao de Emergncia define as rotinas que sero adotadas, as instituies que devero ser notificadas e os tripulantes responsveis pela inspeo e tomada de decis es nos caso de acidentes que possam vir a ocorrer durante a realizao da pesquisa ssmica. Este plano tem como objetivo estabelecer os procedimentos de combate aos possveis incidentes ambientais que envolvam o vazamento de leo e derivados, provenientes das embarcaes que participaro da atividade. O plano define, ainda, os procedimentos de comunicao de acidentes s autoridades competentes. PROJETO DE MONITORAMENTO DE DESEMBARQUE PESQUEIRO O Projeto de Monitoramento de Desembarque Pesqueiro desta atividade visa conhecer a produo pesqueira das comunidades de pescadores nos municpios de Casimiro de Abreu, Maca, Quissam, So Joo da Barra e So Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro e Itapemirim, no Estado do Esprito Santo. Seus objetivos so:

Monitorar e estimar a produo pesqueira dos municpios acima citados; Caracterizar a frota e os petrechos de pesca utilizados nas pescarias nos municpios acima citados;

Quantificar e caracterizar os pescadores artesanais dessa rea.

A PETROBRAS iniciou o Projeto de Caracterizao Ambiental da Bacia de Campos e do Esprito Santo, que inclui o monitoramento do desembarque pesqueiro (PCR-Pesca), no mbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) das atividades pretritas de perfurao martima em municpios da Bacia de Campos e do Esprito Santo. O PCR-BC inclui os municpios de Saquarema at So Francisco de Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro, e o
58
| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

PCR-ES cobre os municpios do Estado do Esprito Santo, de Presidente Kennedy Conceio da Barra. Assim sendo, a rea de Influncia definida pelo presente estudo j est devidamente atendida pelos projetos citados acima. PLANO DE COMPENSAO POR INTERFERNCIA COM A ATIVIDADE PESQUEIRA - PCAP O Plano de Compensao da Atividade Pesqueira (PCAP) tem como principal objetivo, compensar as comunidades pesqueiras artesanais dos municpios da rea de Influncia, pelos possveis impactos causados pesca artesanal em razo das ativ idades de pesquisa ssmica martima 4D nas reas de Pampo, Badejo, Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola Bacia de Campos. So tambm objetivos do PCAP:

Elaborar um Plano de Compensao da Atividade Pesqueira que atenda as necessidades das comunidades pesqueiras artesanais dos municpios de Itapemirim, no Estado do Esprito Santo; e de So Francisco do Itabapoana, So Joo da Barra, Quissam, Maca e Casimiro de Abreu, no Estado do Rio de Janeiro;

Dar continuidade ao processo partic ipativ o de criao e implementao de projetos que resultaram em um Banco de Projetos da Bacia de Campos, elaborado pela s empresas Habtec Engenharia Ambiental e CGG do Brasil Participaes LTDA., no ano de 2006;

Possibilitar a execuo de projetos j cadastrados no referido Banco e definidos em conjunto com a Petrobras e as lideranas pesqueiras dos municpios de Itapemirim, So Francisco do Itabapoana, So Joo da Barra, Quissam, Maca e Casimiro de Abreu;

Estimular a gesto social de projetos e empreendimentos a serem implementados, com base no uso sustentvel de recursos pesqueiros;

Fortalecer os Grupos Gestores, representados por lideranas pesqueiras locais, eleitas no processo participativo em questo.

O Plano de Compensao da Atividade Pesqueira dever considerar a implementao das propostas selecionadas pelas comunidades envolvendo-as ativ amente no processo de gesto e monitoramento dos projetos. O processo a ser adotado dever seguir o mesmo procedimento de ao utilizado pela empresa CGG do Brasil Participaes LTDA, em 2006. O incio da implementao do PCAP nos municpios definidos como rea de Influncia das Atividades de Pesquisa Ssmica Martima 4D, est previsto para cerca de 15 dias antes do incio da pesquisa ssmica.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

59

CONCLUSO
A atividade de Pesquisa Ssmica Martima 4D do tipo Convencional com Obstculos nas reas de Pampo/Badejo/Linguado, Marimb/Pirana, Ativo Norte e Viola, Bacia de Campos, est prevista para ocorrer entre novembro de 2009 e outubro de 2010. Sero utilizados um navio de registro com fonte ssmica (navio ssmico: Western Neptune) e um navio somente com fonte ssmica (navio-fonte: Geco Diamond), devido necessidade de reconfigurao do arranjo de cabos de 6.000 m para 3.000 m em regies muito obstrudas e em caso de necessidade de "undershooting". As reas de pesquisa ss mica esto localizadas a uma distncia superior a 52 km da costa do municpio de Campos dos Goytacazes, RJ, em lmina dgua com profundidade superior a 60 m. Como rea de influncia da atividade, foi considerada, para o meio bitico, o raio de 1.000 metros a partir no centro do arranjo das fontes sonoras. No caso do meio fsico, a rea abrangida corresponde s reas de aquisio ssmica e de manobra do navio assim como a faixa de navegao de 5 milhas nuticas de largura entre a rea de pesquisa ssmica e a base de apoio em terra, localizada na Ilha da Conceio, em Niteri. Os municpios de Casimiro de Abreu, Maca, Quissam, So Joo da Barra e So Francis co do Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro e Itapemirim, no Estado do Esprito Santo, foram considerados como rea de influncia do meio socioeconmico. Como procedimento para atenuao do impacto referente perturbao da biota pela atividade, as emisses sonoras devem ser imediatamente cessadas se tartarugas marinhas, golfinhos e/ou baleias forem avistados no raio de 500 m a partir do centro do arranjo de cilindros. Alm disso, ser utilizado como medida para minimizar este impacto, o aumento gradual da potncia das emisses para que os animais que estiverem mais prximos do som desloquem-se para reas onde o rudo no lhes cause danos fsicos diretos. Com relao aos resduos gerados a bordo das embarcaes, ser realizado o Projeto de Controle da Poluio, que estabelecer todos os procedimentos para o tratamento, separao, armazenamento e transporte dos resduos produzidos durante a atividade.

60

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Outros impactos observados como alterao na qualidade da gua e do ar, na comunidade bitica e na atividade pesqueira devido a derramamento acidental de leo, tero como medida mitigadora o Plano de Ao de Emergncia. Este plano estabelece procedimentos de combate a eventuais incidentes ambientais que envolvam vazamento de leo e derivados provenientes das embarcaes que participaro da ativ idade. O plano define, ainda, os procedimentos de comunicao de acidentes s autoridades competentes. Sobre a interferncia com o meio socioeconmico, ou seja, a atividade pesqueira, a implementao cuidadosa do Projeto de Comunicao Social e o Plano de Compensao da Atividade Pesqueira sero essenciais para a sua minimizao. Outro projeto a ser implementado o Programa de Educao Ambiental dos Trabalhadores, que desenvolver aes educativas para informar aos trabalhadores envolvidos na atividade sobre os potenciais impactos das suas atividades sobre o meio ambiente e como proceder para minimiz-los.

Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS |

61

EQUIPE TCNICA

Nome Altaira Pollis Alexandre Ferraz Ana Beatriz Braga da Silva Ana Carolina Almeida Bianca Mazurec Danielly Delpupo Erico Demari Felipe Augusto Flvia Nascimento Ingrid Minner Ivan Telles de Sousa Jos Luis Pizzorno Luis Henrique Barbosa Michele Fernandes Marco Mathias Paulo Mrio C. de Arajo Rachel Platenik Vinicius Couto

Formao / Funo Engenheira Civil e Ambiental Bilogo Editora Jornalista Sociloga/Advogada Oceangrafa Veterinrio Editor Revisora Gestora Ambiental Engenheiro Agrnomo Oceangrafo Oceangrafo Biloga Bilogo Bilogo Designer Bilogo

Assinatura

62

| Relatrio de Impacto Ambiental de Ssmica RIAS

Вам также может понравиться