Вы находитесь на странице: 1из 49

NO fala

de NAMORO?
F.P. MASTRILLO

aBBLIA

DISSE que

QUEM

SUMRIO
0. Big Bang (Introduo) 1. O chefe 2. Ele 3. Era uma vez um contos de fadas 4. Octgono, rounds e luvas 5. Dois no so sucientes 6. Em constante reforma 7. Ao redor 8. Palavras importam 9. O grande sim 10. Marte e Vnus 11. Mas fazer o qu? (Concluso)

bigBANG

BIG BANG
O incio J faz alguns anos que escrevi o texto: quem disse que a Bblia no fala de namoro?. As reaes, na maioria dos casos, foram positivas. Outras pessoas j no gostaram tanto. Chamaram-me de vrios nomes e disseram que o que eu estava fazendo era completamente errado. Mas depois de tanto tempo refletindo, quero novamente comear esse E-book da mesma forma que comecei aquele texto tempos atrs: Eu estou em uma misso. Ela consiste em unir aquilo que Deus jamais separou: o conhecimento e a prtica. Deus sempre intentou que pudssemos a cada dia mais conhec-lo. Deus deseja que voc tenha um conhecimento mais exato da pessoa dele. No entanto, Deus intentou que esse conhecimento fosse prtico. No somente terico. Deus quer que leiamos, aprendamos e depois arregacemos as mangas e pratiquemos tudo aquilo que est dentro da nossa caixa de marfim. A razo de eu estar comeando uma postagem sobre namoro dessa forma para dizer que o conhecimento bblico prtico e bastante til no namoro. Hoje, depois de ler e viver o suficiente, acho quase beirando o ridculo quando algum fala que a Bblia no diz nada sobre o namoro. Concordo, mas concordo em parte. Se a pessoa me diz que no existe a palavra namoro e, portanto, chega concluso que a Bblia no fala nada usando essa palavra, digo a ela: muito bem! Voc est certo! Mas se ela quer dizer com a frase que a Bblia nos deixa no escuro total, no breu, eu digo: No, voc est errada. Aqui quero unir Bblia e prtica, mostrando sua relevncia nessa rea. Ento, digo com convico: a Bblia no fala sobre namoro, mas ela no nos deixa totalmente no escuro. Por qu? Porque a Bblia fala constantemente de relacionamento e do que ser cristo de verdade. A minha esperana que, no final desse E-book, voc possa se sentir entusiasmado a ter um namoro mais bblico e mais cristocntrico. Talvez voc fique surpreso com as percepes bblicas desse livreto. Talvez voc pergunte a si mesmo: como no vi isso antes?. Eu gostaria de responder desde o incio a mesma resposta que dei no meu texto anos atrs:

Talvez voc perdeu tempo demais namorando e esqueceu-se do que ser cristo e viver completamente uma vida cristocntrica. Ou talvez voc tenha se esquecido de que Deus quer que voc tenha pensamentos mais exatos sobre Ele, sobre o mundo, sobre sua vida e sobre voc. E que Deus quer que voc viva de forma prtica aquilo que est na sua caixa de marfim. Quem disse que a Bblia no fala sobre namoro? Bom, no mnimo, vai ser uma jornada interessante ou um fiasco total! Para descobrir, voc ter que ler! Mas antes, permita-me dizer um fato! A trindade se importa Deus no quer que voc viva s. Gn 2:18 diz: No bom que o homem esteja s. Se voc perguntar para Jesus Cristo, que Deus tambm, ele responder a mesma coisa. Em uma conversa, os discpulos falaram que era melhor no casar. Jesus respondeu: Nem todos tm condies de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso dado, Mt 19:11. Se voc perguntar ao Esprito Santo, que Deus tambm, Ele dir que quem ensina a solteirice e probe o casamento esto seguindo espritos enganadores e doutrinas de demnios, 1 Tm 4:1-3. A trindade diz claramente que no bom que o homem e a mulher fiquem s. No essa a idia que Deus tem para voc. Deus se importa E voc precisa saber que Deus se preocupa com essa rea da sua vida tambm. Ele se importa. Deus se importa com o fato de voc ficar sozinha no cinema sem com quem possa dividir os seus dentinhos ou apertar a mo quando uma cena for mais tensa. Deus se interessa com suas noites de sexta-feira e sbado. Deus quer ver no seu facebook em relacionamento srio com algum para ele curtir. Deus se importa com o fato de voc ter algum que se preocupa com voc, que olha voc com outros olhos, que pensa em voc durante o dia e que lhe telefone s para dizer: ei, amor, estou ligando para dizer que estou com saudades... Amor, depois eu te ligo, se no vou perder o nibus. Deus se importa e ele se importa tanto que eu no me surpreenderia se ele desejasse para cada um de ns aquela frustrao quando voc recebe uma mensagem e diz: ela. No, a oi dizendo que minha fatura veio R$ 4000,00 esse ms. Algum para contar as novidades, algum para ajudar e encorajar, algum que o ame genuinamente. Quem quer isso para sua vida?

O propsito de Deus para o homem e para a mulher no a solido nem estar em um relacionamento qualquer. Deus no quer que voc viva sozinho, sem com quem rir e chorar; tampouco Deus quer que voc viva em um relacionamento no qual no h respeito, dignidade, amor, companheirismo, amizade. Se for assim, o ditado popular se torna verdadeiro. antes s do que mal acompanhado. Sim, concordamos. Mas no precisamos viver nem um nem o outro. O que Deus quer para ns um relacionamento profundo, um relacionamento no qual a amizade construda; no qual o amor se torna a cada dia mais genuno, altrusta, abnegado. Um relacionamento no qual Jesus seja o centro e a pessoa mais importante. Um relacionamento custe o que custar. Juntos e to juntos que um ajuda o outro a superar suas falhas de carter e a se tornar uma pessoa que agrade a Deus. Deus quer que cada um de ns encontre o homem da nossa vida ou a mulher da nossa vida e viva fielmente at os ltimos anos, at as ltimas palpitaes, at o ltimo respirar. Um resumo do que Deus quer Ento, Deus quer que voc no fique sozinho, por isso a primeira vez que Deus falou que algo no era bom foi em relao solteirice de Ado. A resposta de Deus foi criar Eva para ser a esposa dele, amada, parceira de adorao, auxiliadora e amiga. Feito isso, Deus estabeleceu que o casamento fosse para um homem e uma mulher em uma aliana que consumada sexualmente para durar at o final e ser uma constante fonte de alegria e prazer . Quando Deus fez isso, ele criou o relacionamento entre um homem e uma mulher. Por ter feito isso, hoje existe o namoro. Espero que esse E-book ajude vocs no namoro e na grande jornada que os dois tem pela frente! Boa leitura!

Gn 2:18-25 e Mt 19:4-6. Pv 2:17 Gn 2:24,25 e 1 Co 7:3,4 Ml 2:16 Gn 2:25; Dt 24:5; Pv 5:18,19 e Ec 9:9

o CHEFE

O CHEFE
Quem manda no seu namoro? No somos donos de ningum. Quando uso a palavra ningum significa extrema literalidade, porque eu no sou dono nem de mim mesmo (1 Co 6:19,20). Essa profunda verdade profundamente negligenciada em muitos namoros, causando tantos problemas, marcas e sofrimentos. As duas lutas mais comuns em relao falta dessa verdade so o cimes e a possesso. H uma diferena entre os dois, mas que no precisa ser diferenciada aqui. Em outras palavras, voc quer ser o dono dela e ela quer ser o seu dono. No h respeito, confiana, espao e no existe mais leveza. S h um jeito para lidar com esse trgico erro: devemos nos arrepender e nos voltar para a doutrina da criao, que ensina que tudo o que existe foi criado por uma pessoa e que tudo, ento, pertence exclusivamente a Ele, nosso Criador (Gn 1 e 2). O universo inteiro dele (Rm 11: 36; Cl 1:16; Hb 11:3), incluindo o seu namoro, namorado ou namorada. Ou seja, Ele quem manda. Ele manda em ns Na prtica, isso significa que temos que fazer o que Deus quer para nossa vida, deixando que Ele direcione cada passo, cada respirar, cada momento. Significa tambm que se Deus quem manda e quem criou tudo isso, ele deve ter algum propsito na criao do homem e da mulher. O que significa que precisamos perguntar a Ele o motivo de ter nos criado assim. Homens e mulheres so iguais, mas com papis diferentes. Assim tambm a doutrina da criao nos diz que no existe ningum mais importante que Deus (e acredite, o seu namorado ou namorada no chega aos ps dEle) e que devemos usufruir da vida de maneira saudvel sem nos bitolar nela j que se trata de algo criado. Todo bom namoro vive essa verdade que fala que Deus quem manda. Ele o Chefe. Nesse aspecto, um namoro bblico no deixa espao para manipulao, para regras sem sentido, para eu no deixo voc fazer isso, para voc no pode sair com seus amigos e amigas, para eu no quero voc falando com nenhuma mulher ou nenhum homem. No, isso no deve fazer parte do namoro. Isso algo doentio, mas tratvel. Diablico, mas Deus pode tornar em divino. Controlar seu namorado ou namorada no algo permitido para

ns cristos; algo extremamente errado. um grave pecado, porque voc se coloca na prerrogativa de ser o criador, o chefo, que manda em tudo. Deus no gosta disso. Ele quem manda, porque s ele realmente o Criador de tudo. Ele manda no nosso viver Mas existe outro lado da moeda. Muitos namorados ou namoradas so egostas, amantes dos prazeres e da falta de responsabilidade ou inimigos do amor sacrifical. Eles dizem: Voc no o meu Deus, voc no o meu Criador. Soa teologia boa e uma f firme, mas no passa de uma desculpa religiosa liberal. A doutrina da criao, a qual diz que s existe um Criador, tambm declara que aquele que criou as estrelas e esse planeta criou tambm o certo e o errado. Ou seja, ele tambm criou como devemos viver. Em outras palavras, voc no manda em coisa alguma e voc no pode viver do jeito que voc quer. Deus tm suas prprias regras e ns devemos segui-las. O Criador deseja que haja amor, alegria, respeito, compreenso, tolerncia, misericrdia em nossos relacionamentos. Se voc do tipo egosta, ento possivelmente, quando seu namorado ou namorada compartilhar uma insegurana ou um cimes, voc desprezar e continuar com a firme convico que voc no meu Deus, mas vivendo como se voc fosse o prprio deus aqui na terra. Nosso dever amar, conversar, respeitar, tratar, ser tolerante e ser paciente. Concluso Tanto o ciumento como o inseguro precisa arrepender-se e voltar-se a doutrina que fala que Deus o nosso Criador, ns somos dele e devemos viver do jeito dele, no nosso. Por favor, namore assim. PERGUNTAS: 1. Como voc descreveria seu namoro: repleto de cimes e possesso? Ou baseado na doutrina da criao? 2. Voc ciumento? 3. Leia junto com sua namorada Gnesis 1 e 2, conversando sobre o que vocs aprendem na leitura. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que o Criador lhes livre desses pecados.

ELE

ELE
Voc j se enganou assim? Uma das grandes mentiras que ouvimos constantemente neste planeta chamado Terra que essa vida sobre voc, sobre mim, sobre nossa felicidade, sobre ns seres humanos. Voc j se enganou assim? Eu j. A verdade que tudo sobre Jesus. Durante toda essa vida e no final de tudo isso: tudo sobre Ele. Nada mais importante, mais essencial, mais urgente, mais crucial do que a pessoa, a obra e as palavras de Jesus. sobre isso que essa doutrina fala. Ela nos diz e nos explica a grande insensatez que colocar qualquer coisa ou pessoa acima de Jesus. No entanto, exatamente isso que muitos namorados fazem. Eles rebaixam a Jesus, o nico que no poderia estar em tal categoria ou situao. Ele deve ser sempre a nossa maior prioridade. Ele e o seu namoro Na prtica, essa verdade tem grandes implicaes. Antes de tudo, Jesus vem sempre em primeiro lugar. No importa o quo maravilhoso possa ser seu namorado ou namorada. Jesus est em outro nvel, categoria e prioridade. Isso to importante para nossa vida e para o bem do nosso relacionamento. A maior prova de amor que podemos dar para pessoa que namoramos amar a Jesus acima de tudo, ser totalmente devotado a ele e obedec-lo custe o que custar. Por isso, devemos devotar tempo a Jesus, obedec-lo sempre e nos apaixonarmos juntos por Ele constantemente. Segundo, a nossa satisfao e felicidade s encontrada nele. Sim, nosso namoro traz alegrias incontveis, mas no so suficientes para preencher o nosso corao e o vazio que est l em nossa alma. No podemos colocar toda nossa f em nosso namorado ou namorada. Eles podem ter a incrvel capacidade dada por Deus de nos fazer sentir especial, mas no podemos confundir as coisas. Eles no so Jesus e no podemos dar a verdadeira satisfao. Terceiro, se tivermos que decidir entre nosso namoro e Jesus, j sabemos a resposta. Muitas pessoas vivem um namoro horrvel com pessoas que se dizem crist, mas que so excessivamente ciumentas, controladoras, mentirosas, violentas, desrespeitosas e, para piorar tudo, so pessoas que abusam fsica,

emocional e espiritualmente do parceiro. O que voc est esperando para acabar esse namoro ridculo e to horrvel? Jesus vem em primeiro lugar e ele no quer essa vida para voc. A verdade que as vezes ( ou na maioria das vezes) o namorado violento, irado e desrespeitoso. A namorada, por sua vez, obsessiva, ciumenta e extremamente desrespeitosa. Em todos esses casos, se tivermos que decidir de que lado ficaremos, j sabemos a resposta. No importa o que acontea, Jesus o nosso heri. No h outra escolha. Quando a orao j tem uma resposta, perca de tem,p orar. Quarto e ltimo, Jesus o nosso alvo. O plano de Deus para nossa vida que sejamos iguais a Jesus ( Rm 8:29; 2 Co 3:18 e 1 Jo 3:2,3). Agora pense comigo: seu namoro uma ponte para esse propsito ou um penhasco sem fim? Desde que voc comeou a namorar, voc est mais parecida com Jesus ou com seu namorado ou namorada desequilibrada? A verdade pode ser dura, mas precisa ser dita. Muitas vezes falamos que se o namoro no o ajuda a crescer em todas as reas da sua vida, ento no vale a pena namorar. Mas quero dizer ainda de forma mais clara: se o seu namoro no o ajuda a ser parecido com Cristo e s faz o afastar do seu alvo principal, por que voc namora? Concluso Nessa questo, voc pode ser ativo ou passivo. Como cristo, voc pode estar pecando ativamente, levando seu namorado ou namorada a pecar. Arrependase. Mas voc tambm pode estar pecando passivamente, permitindo que o pecado reine sobre voc sem luta, sem conversa. Em total silncio. Voc tambm precisa se arrepender. Tanto aquele como este precisa entender que esta vida, este mundo sobre Jesus e ns sendo parecidos com Ele. PERGUNTAS: 1. Jesus a pessoa mais importante para voc? 2. Jesus a pessoa mais importante do seu namoro? 3. Leia junto com sua namorada Jo 1:1-18 e liste todas as qualidades e traos de Jesus nesse texto. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que Jesus volte a ser o centro do namoro de vocs.

de FADAS

um CONTO

ERA uma VEZ

ERA UMA VEZ UM CONTO DE FADAS


Castelos de areias Parece que vivemos em um mundo encantado. Mas quer saber de uma coisa: castelos de areias existem, mas no duram muito. Ento, saiba logo disso: ele no ser o prncipe encantado para sempre e ela no ser essa linda princesa por todos os dias nessa terra. exatamente isso que a doutrina do pecado ensina: que no importa como a pessoa seja maravilhosa e encantadora, ela no perfeita e, acredite, ela pecadora. No seja ingnuo, o encanto esconde uma natureza depravada, que Jesus est trabalhando arduamente para mudar e redimir. O prximo captulo do conto Uma das primeiras coisas que os namorados precisam fazer parar de romantizar excessivamente o namoro. O romance muito importante, mas no pode ser a nica lente pelo qual enxergamos a outra pessoa que namoramos, porque castelos de areias existem, mas no duram muito. Entender isso ajudar a evitar muitos problemas, porque geralmente os namorados que no conhecem essa doutrina muito bem vivem com expectativas irreais. Quem nunca brigou por causa de uma expectativa alta demais? Segundo, a doutrina do pecado faz no somente a gente parar de romantizar exageradamente como faz a gente olhar para dentro. A Bblia clara ao dizer que todos ns somos pecadores (Rm 3). Por isso, ela diz que voc pecador. No se trata apenas do seu namorado ou namorada. Ele , mas a questo agora que voc o . Eu sou pecador, eu sou falho, eu estou quebrado de alguma forma ou de outra. No sou perfeito, no fao tudo perfeitamente. Eu preciso crescer, melhorar, arrepender-me constantemente. A doutrina do pecado me ensina humildade e confronta meu orgulho ao destroar todas as minhas desculpas e justificativas mirabolantes. A verdade que voc, e eu, no estamos prontos. Precisamos de ajuda, precisamos de Jesus, precisamos mudar.

Terceiro, todos ns somos como espadas. Espadas so inofensivas nas bainhas, mas no combate so mortais. Se somos como espadas, precisamos lembrar que elas abrem cortes e feridas nas pessoas. Ou seja, existe algo inevitvel quando dois pecadores comeam a namorar: um se machucar e outro ser o responsvel por essa dor. E isso acontece no sentido inverso e continua acontecendo ao passar dos anos. No tem como escapar dessa dor. Amar no evitar sofrimento, amar escolher quem poder lhe machucar e ainda ser chamado de meu amor. Quarto, se inevitvel que machuquemos uns aos outros, precisamos lembrar que para que o relacionamento d certo preciso perdoar. Se vocs querem chegar at aquele grande dia, vocs precisam abertamente conversar sobre as dores, os sofrimentos, os machucados que um causou no outro e dizer livremente que est tudo perdoado. No estou dizendo que voc vai esquecer ou que no vai doer mais. Estou dizendo que perdoar decidir que daquele momento adiante voc decide que a histria continue. Sem perdo s podemos esperar no chegar muito longe. Por fim, a doutrina do pecado ensina para o casal de namorados que no h esperana neles, porque a vida no uma biografia, mas um testemunho. preciso olhar para alm deles; eles precisam olhar para Jesus. S a esperana para dois pecadores e o relacionamento deles com o evangelho do nosso Senhor, porque nele aprendemos que h algum que pode lidar com os nossos erros e nos ensinar um novo caminho. Concluso A concluso simples: castelos de areias existem, mas no duram muito. Arrependimento e perdo so as chaves para vocs chegarem l. PERGUNTAS: 1. Voc realmente sabe que voc um pecador? 2. Quem se acha o perfeito do seu relacionamento? 3. Leia junto com sua namorada Rm 3:9 a 20 e mate o religioso, orgulhoso e perfeito homem ou mulher que habita em voc. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que Jesus revele os pecados que vocs cometeram.

rounds
LUVAS

CTOGONO

CTOGONO, ROUNDS, LUVAS


Namoros = lutas s vezes o namoro cristo um ringue de uma grande luta. muitas vezes considerados uma dessas picas edies do to famoso e crescente UFC. De um lado, um namorado controlador, impaciente e egosta. Do outro lado, uma namorada mandona, insensvel e inimiga do altrusmo. Ambos esto dentro do octgono, com seus ilimitados rounds, tentando dar um jeito no adversrio, que deveria ser o melhor amigo ou a melhor amiga. Ou seja, cada um dos dois est preparado para uma boa briga. As luvas em suas mos nos garante isso. Mais lutas, mais rounds, mais luvas, mais machucados Talvez essa introduo descreva perfeitamente o seu namoro, o que muito ruim. Seu namoro no para ser uma guerra de ofensas, exigncias e de intolerncia, mas uma manifestao constante do fruto do Esprito (Gl 5:22). Todo namoro precisa aprender sobre o Esprito Santo e viver cheio dele. S assim octgono, rounds e luvas no sero necessrios. Mas vamos a alguns esclarecimentos: Primeiro, a Bblia nos ensina quem o Esprito Santo. No uma fora, no um ser distante, mas uma pessoa, que Deus. Ele se importa com o nosso namoro, como estamos namorando e se estamos cuidando uns dos outros. Sendo ele uma pessoa, ele se envolve no nosso dia a dia. Isso extremamente importante, porque nos mostra que no estamos ss. Temos um ajudador, um companheiro, um amigo que podemos recorrer sempre para que possa nos ajudar nas nossas lutas, dificuldades e nas horas mais escuras de nossos namoros. Segundo, todo namoro tem seus conflitos e muitos deles no so facilmente resolvidos. Quando isso acontece, muitos namoros comeam a viver em clima de luta, guerra e intolerncia, gerando marcas, dores, brigas, choro e s vezes at o trmino de um relacionamento. O problema est na negligncia de que o Esprito Santo que convence, que muda, que transforma, que renova. Sim, o

Esprito Santo usa pessoas, mas muitas vezes os namorados querem fazer o trabalho dEle. Ningum muda ningum. Isso obra de Deus Esprito. Se Ele quem faz, por que nossos joelhos no encontram o cho com mais facilidade do que fazemos? O que precisamos mais nos namoros cristos da dependncia do Esprito e de entregar as dificuldades, os conflitos e os momentos crticos quele que sabe resolver esses problemas no momento certo. Terceiro, temos uma ordem bblica para que cada cristo seja cheio do Esprito Santo (Ef 5:18). A grande negligncia desse mandamento gera muitas marcas e dores. O fato de ns no estarmos cheios dEle tm gerado tantos problemas como: cimes, insegurana, dependncia emocional, impacincia, irritao e carncia. Por causa dessa realidade, muitos namoros chegam ao fim. Por qu? Porque as exigncias do namoro cristo so alm do que podemos conseguir por ns mesmos. A obra dEle. E cada vez mais tenho a certeza de que para ser um bom namorado preciso ser um bom cristo. Quarto, a maior evidncia se vocs esto vivendo um namoro cheio do Esprito Santo o fato de vocs estarem cada vez mais parecidos com Cristo. 2 Co 3:18 nos explica isso de forma clara. Cada vez mais que olhamos para Jesus, mais e mais o Esprito nos transforma na semelhana dele. Ou seja, a terceira pessoa da trindade cristocntrica. Se o seu namoro no traz nenhuma evidncia que vocs esto ficando mais parecidos com o heri das suas almas, vocs esto vivendo um namoro que no cheio daquele que tudo muda, tudo transforma e tudo renova. Concluso Arrependa-se da sua constante necessidade de mudar o seu namorado ou namorada e pea ao Esprito Santo para que voc confie mais nele, porque voc sabe que Ele sabe o que faz. . PERGUNTAS: 1. Voc conhece quem o Esprito Santo, o que ele faz e qual a principal misso dele? 2. Voc um namorado ou namorada cheia do Esprito Santo? 3. Leia junto com sua namorada Jo 14:17, At 5:3-4, Jo 14:6, Rm 8:27 e anote tudo que voc aprender sobre o Esprito Santo. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que Deus lhe ensinem que um namoro saudvel s acontece quando h dois cristos cheios do Esprito Santo.

so SUFICIENTES

DOIS no

DOIS NO SO SUFICIENTES
Por que no mais que dois? Um namoro um empreendimento arriscado. Se vocs namorarem sozinhos, a queda ser quase inevitvel. A maioria dos namorados vive os seus relacionamentos sem ter que prestar contas a amigos, pais, mentores lderes e at ao prprio Jesus. Vivem como se fossem casados e donos de si. A verdade que dois no so suficientes. Precisamos de mais gente envolvida no namoro se quisermos que esse empreendimento arriscado seja, de alguma forma, algo muito lucrativo. Igreja A doutrina da igreja no se trata de prdios e templos, mas de pessoas. Nela aprendemos que no podemos viver sozinhos e que precisamos viver relacionamentos uns com os outros. Somos responsveis pelas pessoas que fazem parte da nossa famlia. Uma das tticas mais comum e mais eficiente do Diabo isolar o casal de namorados. Eles comeam a passar muito tempo juntos, muito tempo na casa um do outro e comeam a viver um relacionamento to intenso que no frequentam mais a igreja, o pequeno grupo e pouco a pouco o Diabo vai enfraquecendo o casal at que eles comeam a pecar sexualmente. O Diabo far tudo para que pequemos sexualmente antes do casamento. Quando casarmos, ele far tudo para que no pratiquemos o sexo com o nosso esposo ou esposa, mas apenas com um amante. Precisamos entender que precisamos viver uma vida responsvel e isso s acontece com feedbacks, conselhos e ordens. Para isso, precisamos voltar ao ensino bblico que uma

pessoa crist s vive responsavelmente se tiver algum para prestar contas. Como somos jovens, devemos isso aos nossos pais, depois aos nossos mentores e lderes. No temos escolhas: devemos viver sob a responsabilidade de algum. A doutrina da igreja tambm nos lembra da importncia de nos reunirmos sempre. Precisamos lembrar uns aos outros que Deus existe, que Ele bom, que a santidade possvel, que Jesus morreu pelos nossos pecados e que o Diabo quer nos matar e destruir. Hebreus nos fala de forma clara para que no deixemos de nos reunir: No deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda quando vocs veem que se aproxima o Dia, Hb 10:25. Muitos casais de namorados deixam de se reunir como igreja local, como pequeno grupo e com outros casais cristos. Isso um grande erro. Precisamos uns dos outros para nos lembrar que a vida crist para ser vivida diariamente; precisamos de outras pessoas para nos ajudarem com os planos do futuro, com as dificuldades do presentes e com os traumas, pecados e falhas do passado. Se o namoro se resume a duas pessoas, significa que Deus no est ali. Nenhum casal tem direito de ser uma ilha. Se for, sabemos que esse empreendimento, provavelmente, falir. Por ltimo, precisamos de algum casal que sirva de exemplo para ns. Como um mundo est cheio de informaes mentirosas e que ns j absorvemos, precisamos de um casal de Deus que possa acompanhar o nosso namoro e nos ajudar a sermos homens e mulheres de verdade, nos ensinar a tratar os conflitos e erros, nos conduzir fielmente pelos momentos incertos e nos lembrar das ddivas do romance e nos exortar sobre e os limites da sexualidade saudvel em um namoro ( Hb 13:7; Tt 2:4,5; 2 Tm 2:2).

Concluso Quero concluir dizendo que um namoro no pode se resumir em dois nem em muitos. Temos que aprender a viver vidas abertas e transparentes, mas no pblicas e escancaradas. Precisamos de pais envolvidos, mentores exemplares e lderes amveis para que o nosso namoro seja o mais saudvel possvel. PERGUNTAS: 1. Seu namoro se resume a vocs dois? 2. Jesus faz parte do seu namoro? 3. Leia junto com sua namorada Rm 3:9 a 20 e mate o religioso, orgulhoso e perfeito homem ou mulher que habita em voc. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que Deus quebre o orgulho, o medo e insegurana para que possam abrir as suas vidas e serem cuidados por outras pessoas.

EM constante

REFORMA

EM CONSTANTE REFORMA
Reformas Resumindo, todos ns estamos em uma constante reforma, o que significa que existem entulhos espalhados, paredes no rebocadas, portas no colocadas, janelas emperradas e um monte de coisa fora do lugar, sendo colocadas gradativamente onde sempre deveriam estar. Um dos versos mais famosos da Bblia fala sobre essa nossa constante reforma. Estou convencido de que aquele que comeou boa obra em vocs, vai complet-la at o dia de Cristo Jesus, Fp 1:6. Lembrando... J vimos que a Bblia fala sobre a doutrina da queda. A aplicao prtica dessa verdade profunda e dolorosa que no existe nenhum prncipe encantado. Nenhuma princesa impecvel. Nenhum relacionamento perfeito. Todos ns erramos. Todos ns vacilamos. Por isso, precisamos parar de imaginar um relacionamento sem conflitos, sem dificuldades; totalmente romantizado e precisamos urgentemente voltar para o dia-a-dia, a vida real. bvio que isso no quer dizer que voc vai se relacionar com qualquer pessoa sem carter. No isso. Mas isso significa que voc no vai idealizar demais o relacionamento e coloc-lo como o seu deus. A Bblia tambm fala sobre a pessoa do Esprito Santo. A aplicao prtica que quero dar que Ele quem convence as pessoas do pecado e gera mudana. Voc no pode querer ser o responsvel pela mudana na outra pessoa. Esse no o seu papel. Esse no o nosso papel. Devemos amar e ser usados por Ele, mas no podemos encher a outra pessoa de regras e mais regras. Muitas

pessoas vivem um relacionamento louco porque um dos dois quer transformar o outro fora. No quer saber se a pessoa precisa de tempo para refletir. Se a pessoa precisa de orao. Se a pessoa precisa crescer na graa e no conhecimento de Deus. Se a pessoa precisa se arrepender. Pare de querer mudar o seu namorado ou a sua namorada fora. Voc no vai conseguir. Voc vai apenas estragar tudo de forma mais rpida. Reformando A doutrina da constante reforma nos diz que Deus est reformando o nosso namorado ou nossa namorada. Ele est ajeitando as coisas. Para quem j viveu muito e j viu a sua casa sendo reformada muitas vezes, sabe muito bem o que isso significa: pouco conforto, esforo redobrado e muita pacincia. Precisamos lembrar que a transformao vem do Esprito Santo, mas precisamos lembrar tambm que podemos cooperar com ele, quando no atrapalhamos a obra que ele est fazendo. Muitas pessoas sabem os defeitos do namorado ou da namorada e vivem cobrando o tempo todo, dizendo que eles no chegaram l ainda, que falta muito e que eles esto fazendo novamente as coisas erradas que no deveriam fazer. Se voc o tipo de namorado ou namorada que faz isso, arrependa-se, mude e siga de forma diferente. Quando um namorado carrega peso demais, o outro deve ajud-lo a carregar o peso, no torn-lo mais pesado. No entanto, mais do que isso. A doutrina da reforma um convite para todos os namorados a participar dessa obra. Somos chamados a celebrar o carter que est sendo reformado. Somos chamados a sorrir muito com as mudanas visveis que Deus j produziu. Somos chamados para incentivar o nosso namorado ou namorada com palavras de encorajamento: voc est indo bem, puxa vida, como voc tem mudado!, como voc cresceu nessa rea, como voc est mais leve. Somos chamados a olhar com misericrdia, a amar resolutamente, a viver lado a lado custe o que custar.

Concluso A concluso : tenha pacincia, ame fielmente, no desista e no use essa verdade como desculpa para pecar. PERGUNTAS: 1. Voc realmente sabe que ele ou ela est em uma constante reforma? 2. Voc o tipo de namorado que coloca mais peso ou ajuda a carregar? 3. Leia junto com sua namorada Fp 1:6 e pea para que Deus revela a profundidade desse verso para voc. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que Deus ajude cada um de vocs a viver um namoro paciente, esforado e repleto de amor.

DEns

aoREDOR

AO REDOR
Estamos em guerra No vivemos em tempos de paz. H uma guerra sendo travada diariamente, mas no de forma visvel. H um inimigo real e poderoso. H armas e munies, mas no aquelas que muito provavelmente usaramos se fssemos convocados para uma guerra humana. H soldados feridos, aprisionados e mortos. Resumindo, no vivemos em um mundo de paz e frias, mas em um mundo dominado pelo inimigo e de guerra. E nenhum soldado deve andar sem a sua arma, sem a sua roupa de guerra, sem suas munies e provises. No entanto, a boa notcia : a invaso j comeou e falta pouco tempo para que as tropas inimigas sejam derrotadas. Mas enquanto isso no acontece, prepare-se, posicione-se e lute bravamente at o fim. At o grito da vitria! Porque certamente ouviremos esse grito! O nosso namoro no est imune a essa guerra. Quem o nosso inimigo? Do incio ao fim da Bblia o Diabo a apresentado como o inimigo de Deus e, consequentemente, o inimigo do povo de Deus. Precisamos falar logo de incio, que o Diabo no igual a Deus e no existe dualismo na Bblia: mal e bem em uma disputa eterna e irreconcilivel. O Diabo de forma alguma onisciente, onipresente e onipotente. Deus . No se trata de uma luta do mesmo peso e da mesma categoria. Nesse MMA, ambos so lutadores, mas o Diabo peso pena e Deus peso pesado. Na verdade, seria como Anderson Silva lutando com um pequeno menino, um garotinho, que mal saiu da sua fralda. Seria uma luta injusta? No acha? Quem venceria? A resposta est na cara! Ento, a luta entre Deus est nessa mesma categoria. Ns j sabemos quem ser o vitorioso. Ns j sabemos quem bem mais forte e poderoso. Deus. De orma alguma, o Diabo igual a Deus. Satans no chega nem perto.

Por isso, podemos ter certeza que Deus vencer no final. Mas isso no quer dizer que o Diabo no seja poderoso e que no cause estragos. O plano do Diabo para seu namoro Tudo o que o Diabo faz para destronar a Deus e destruir tudo que Ele fez. Jesus ensina que o Diabo ladro e o ladro sempre vem:apenas para roubar, matar e destruir, Jo 10:10. O Diabo no brinca. Ele quer nos roubar, ele quer nos matar, ele quer nos destruir. Ele busca constantemente uma oportunidade para nos destruir. 1 Pe 5:8 diz: O Diabo, o inimigo de vocs, anda ao redor como leo, rugindo e procurando a quem possa devorar. Ele quer apenas uma oportunidade para acabar com todos ns. Tendo terminado todas essas tentaes, o Diabo o deixou at ocasio oportuna, Lc 4:13, podemos ter certeza que se ele fez isso com Jesus, far com a gente tambm. Ele espera por essa ocasio oportuna para nos roubar, matar e destruir, porque ele vai atacar ( Ef 6:11,16). Ele est furioso e quer acabar com tudo. Apocalipse 12:12 diz:... ai da terra e do mar, pois o Diabo desceu at vocs! Ele est cheio de fria, pois sabe que lhe resta pouco tempo. E ele vai guerrear contra... os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantm fiis ao testemunho de Jesus, Ap 12:17. O nosso namoro est no meio desse caos. O diabo sabe que o namoro pode ser uma grande ddiva de Deus para o crescimento pessoal do casal, mas tambm pode ser uma arma poderosa na mo do inimigo. Quantos de ns j vimos o poder maravilhoso de um namoro saudvel e cheio de Deus? Quantos de ns tambm j virmos o poder destruir de um namoro diablico e cheio de coisas ruins? No podemos abaixar a guarda. Namorar no s sair, curtir uma noite romntica, brincar um com o outro, viver momentos de tirar o flego. Namoro um chamado a guerra. um chamado para colocarmos os joelhos no cho e orarmos um pelo o outro. O namoro uma parceira de que ambos esto juntos e protegero um ao outro das investidas do inimigo de Deus e de nossa alma. Ele vai atacar. Ele vai tentar destruir a gente constantemente, seja atravs do prprio namoro ou atravs de outras coisas. O que devemos fazer ento?

Devemos estar prontos para guerra Devemos nos posicionar e estar preparados. Efsios 6:10-18 uma passagem importantssima para cada casal de namorados. Somos soldados, estamos no meio de uma guerra e nenhum de ns ir guerra sem est devidamente protegido e devidamente armado, exceto, claro, em caso de loucura crnica. Muitos casais de namorados sofrem disso. Quando namoramos tendemos a pensar em praia, jantares, sadas, passeios, beijos, abraos e na lua de mel que desfrutaremos quando casarmos. Ns nos esquecemos de que estamos no meio de uma guerra e que o inimigo est ao nosso redor. Talvez isso acontea porque estamos em uma guerra que, aos nossos simples olhos, no conseguimos ver. Porque Ef 6:12 diz: a nossa luta no contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra foras espirituais do mal nas regies celestiais. A nossa luta uma guerra invisvel, onde somos desafiados a tomar nossas posies e nos preparar para tudo. O triste fato que muitos namoros sofrem dessa loucura crnica e se esquecem de que o exrcito inimigo j est no campo de batalha e que j comeou a atacar. O livro de Efsios nos conclama a vestir a armadura, mas no qualquer armadura. O verso 13 diz: Por isso, vistam toda armadura de Deus. Se no for ela, ento seramos como um soldado desavisado ou louco que chega vestido para ir a uma praia, no a uma guerra. Nessa batalha, nada mais nos ajudar. Ento, por que precisamos vestir a armadura? O restante do verso 13 responde: para que possam resistir no dia mau e permanecer inabalveis, depois de terem feito tudo. Acho fantstica a expresso depois de terem feito tudo. Embora possamos passar por dias maus e escuros, precisamos lembrar ainda que toda dificuldade da caminhada crist no quer dizer que possamos parar; que possamos deixar de fazer o que temos que fazer; que a dificuldade uma desculpa para a gente parar de servir um ao outro, de amar fielmente, de ler a palavra juntos e de viver uma vida de cumplicidade. O que Deus quer que, mesmo nos dias difceis, no paremos de realizar tudo aquilo que Ele nos deu para fazer. Mas como faremos isso? Simples: precisamos vestir a armadura de Deus. Precisamos nos lembrar, em primeiro lugar, que a vida tambm uma guerra

e que, como toda guerra, existem dias mais tranquilos e de paz, mas tambm existem os dias ruins e difceis. Dias tensos, amedrontadores, dramticos. To tenso que o menor dos barulhos faz com que o nosso namoro fique alerta. Um estalo de um galho, ento ns apontamos a arma para atirar. Por isso, quando esses dias chegarem, estaremos prontos, porque estaremos em p, juntos como casal, vestidos com a armadura de Deus e devidamente armados. Estaremos prontos. E no ressoar da trombeta, no ressoar na ordem do nosso general, que gritar: Agora. Ento estaremos prontos e gritaremos: Pelo Senhor. Muitos de ns tombaremos lutando. Muitos sero golpeados fatalmente, enquanto outros lutaro bravamente at o ltimo dia ou at a retirada momentnea do exrcito inimigo. Ser uma grande, violenta, difcil e sangrenta batalha. Por isso, Efsios 6:10 nos alerta: Finalmente, fortaleam-se no Senhor e no seu forte poder. O poder de Deus nos garante mais do que uma vitria. O poder de Deus nos garante uma boa e triunfante batalha, no importando quantas cicatrizes teremos no final e quantas perdas ns contabilizaremos. Porque, em um grande dia, tudo ser revertido definitivamente. Concluso Seu namoro vive em um eterno amor de vero ou em tempos de guerra? Seu namoro mais parecido com parque de diverso ou com um quartel? No precisamos ser extremados, o que o nosso namoro precisa de equilbrio; de alegria e seriedade; de fogos de artifcios e canhes; de roupa de passeio e armadura; de jantares romnticos e provises escassas. Enquanto vocs estiverem namorando, no se esqueam, ele est ao nosso redor. PERGUNTAS: 1. Seu namoro mais parecido com o qu? 2. Vocs acham que vivem em tempo de guerra ou de diverso? 3. Leia junto com sua namorada Ef 6:10-18 e anote tudo que Deus revelar para vocs. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que Deus os ajude a viver de forma equilibrada.

PALAVRAS

importam

AS PALAVRAS IMPORTAM
Por que palavras so importantes? Palavras importam. Importam tanto que o nosso Deus criou todo esse universo com palavras. Ele dizia e as coisas eram criadas do nada. O que indica de forma clara para ns que palavras tm o poder de criar, gerar, animar, reviver; mas que tambm tem poder de fazer morrer, de desencorajar, de entristecer. Palavras importam. Se no fosse to importante, por que o nosso Deus teria escolhido revelar-se atravs de um livro? A verdade que a doutrina da Bblia, que ensina que ela Palavra de Deus, tambm nos mostra claramente que palavras em qualquer relacionamento so extremamente importantes. No namoro, no temos dvida nenhuma! Pargrafos, letras e pontos Para mostrar de forma clara que palavras so importantes, Deus nos deu a Bblia, o que significa que pargrafos, letras e pontos no devem ser tratados de forma leviana. Ou seja, Deus acredita na comunicao e nos ensina como devemos nos comunicar atravs da doutrina da Bblia. Por ter se revelado por um meio de comunicao, o Criador nos garantiu que abrir a boca e falar o que pensa no o que Deus tem para ns. Inmeros namoros sofrem com a falta de comunicao clara, com palavras duras, com abuso verbal, com linguagem depreciativa e ainda pensam que podem chegar longe continuando assim. A doutrina da Bblia nos ensina algo muito diferente e melhor; bem melhor. As palavras de Deus so verdadeiras, porque Deus no pode mentir (Tt 1:2). Todo namoro deveria ser um refgio da verdade. Nenhum dos dois deveria mentir por nada. Cada palavra deveria ser totalmente pura, honesta,

certa e confivel. Mas o que vemos muito so namoros repletos de mentira, incertezas e dvidas, porque no h uma comunicao verdadeira. Homens mentem. Mulheres tambm. E devemos ser claro ao ponto de chamar pelo nome certo aquilo que geralmente achamos que no , quando falamos: era s para proteger voc. No importa do que se trate, a verdade sempre melhor. No importa o quanto doa, a comunicao honesta e transparente o que Deus quer de ns. Deus se revelou atravs das palavras (2Tm 3:16). Ele nos contou sobre o que gosta e o que no gosta; sobre seu passado, presente e futuro eterno. Contou para gente sobre o que acha certo e errado. Falou-nos quem ele e quem ele no . Enfim, ele se revelou. Voc um namorado que revela quem voc ? Ou voc se esconde? Voc fala s para agradar ou realmente diz quem o que de fato pensa de forma amorosa? Voc acha que uma boa namorada? Voc agrada seu namorado porque tem medo de perd-lo e assim no fala o que acha que est errado, certo e o que vocs no deveriam fazer? Todos namorados precisam entender que falar a verdade e se revelar honestamente sempre o melhor caminho. Falar para agradar de forma irresponsvel e desonesta a pior coisa que podemos fazer. Acredite. Outro ponto importante que Deus nos deu a Bblia e disse que a gente no deveria desprezar nenhum detalhe dela nem o menor das pontuaes (Mt 5:18; Ap 22:18,19). Isso nos mostra que Deus cuidadoso com as palavras. Portanto, devemos ter o mesmo cuidado que Ele tem. Devemos saber escolher as palavras certas, falar nos momentos certos e nunca usar palavras depreciativas, vulgares e maldosas. Ser que seu namoro um relacionamento no qual as palavras so to importantes que cada um toma o devido cuidado para falar palavras que honrem a Deus, o namorado ou namorada e as pessoas ao redor? Quais as mensagens que voc manda para o celular dele ou dela? O que voc escreve no e-mail? O que voc diz pessoalmente? Quarto, o como falamos importa. Ef 4:29 diz: No saia da sua boca nenhuma palavra torpe, mas s a que for boa para promover a edificao, para que d graa aos que a ouvem. Percebe que como ns falamos muito importante para Deus?

Concluso Serei direto: segure sua lngua, edifique seu namoro. PERGUNTAS: 1. Voc acredita que palavras so importantes? 2. Voc abusa verbalmente do seu namorado ou namorada? 3. Leia junto com sua namorada Ef 4:29 e discutam o que esse verso ensina, o que vocs precisam praticar e viver. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que Deus lhes ensine sobre a importncia das palavras.

SIM
8

O grande

O GRANDE SIM
O que significa o grande sim O grande sim no tem nada a ver com o casamento. O grande sim no tem nada a ver com aquele dia no altar que voc estar com aquele que foi seu namorado, noivo e ser agora seu esposo. O grande sim no um passe livre para os prazeres da intimidade sexual. No. O grande sim tem a ver com sangue, dor e sofrimento. Tem a ver com morte, enterro e ressurreio. O grande sim tem a ver com a cruz e o dia no qual Deus-homem morreu nela. O grande sim a grande prova do amor de Deus. Rm 5:8 diz: Deus prova seu amor por ns: Cristo morreu em nosso favor quando ainda ramos pecadores. Terrivelmente maravilhoso! O grande sim o que o grande Calvino acertadamente escreveu: aquele que mais nos odiou foi o que mais nos amou. Cruz e meu namoro No podemos parar de nos alegrar com a cruz de Cristo. O que aconteceu ali, em cima daqueles pedaos de madeira, mudou todo o curso da histria. Jesus estava morrendo por pecadores. Estava morrendo para o perdo de nossos pecados, para purificao da nossa conscincia, para a transformao da nossa histria. Na cruz, Jesus estava lidando com o nosso passado, o nosso presente e futuro. Estava garantindo que todas as nossas dvidas estavam, daquele momento em diante, completamente pagas. Na cruz, Jesus estava pregando o seu sermo mais profundo. O tema daquele dia era amor de sangue. E decidiu que aquele seria seu ltimo sermo e que o pregaria com o corpo, as mos, os ps, no com a boca. A cruz nos ensina como devemos amar as pessoas, incluindo o nosso namorado. s vezes o passado do nosso namorado ou namorada terrvel. Tantos pecados, tantos atos horrendos, tantas complicaes, tantos traumas. A

verdade que muitos sempre sonharam com aquele prncipe encantado e aquela princesa perfeita. Ns j sabemos que contos de fadas no so to reais como gostaramos. Mas uma coisa eu posso dizer a vocs: muitos deles so sapos que precisam de apenas um beijo, um grande sim, para que haja a to sonhada transformao. Mas verdade dura. Quem sempre viveu uma vida reta, sem grandes problemas e descobre que a pessoa com quem se est namorando j viveu e fez grandes loucuras, o corao para. A dor chega forte. A injustia bate porta. Por que, Senhor? E muitas vezes choramos e no sabemos lidar com a situao. complicado. difcil realmente. Mas essa resposta crist? No! No, no . A resposta crist o grande sim. Se Deus j o perdoou, quem sou eu para no perdo-lo? Se Deus-homem morreu por ele para garantir que Deus de fato o ama, quem sou eu para me opor e atrapalhar os planos de Deus? Segundo a Bblia, Deus o fez nova criatura e o que passou, passou. Isso significa que devemos olhar para cruz e entender que Deus nos perdoou e que ns devemos fazer o mesmo. Ser cristo perdoar o imperdovel, porque Deus j perdoou o imperdovel em voc, como bem escreveu C. S. Lewis, um dos meus heris. No entanto, a cruz no uma desculpa para pecarmos. De jeito nenhum! Se Jesus morreu para nos salvar e redimir, como podemos pensar que a cruz pode ser uma desculpa para que a gente namore de qualquer jeito, faa o que a gente quiser no nosso namoro e depois ache que tudo vai ficar bem, porque Cristo morreu em nosso lugar. No. A cruz nos ensina a matar os nossos pecados, o nosso egosmo, nossas cobias, nossas falhas. A cruz nos ensina que somos amados o suficiente e que no precisamos nos lambuzar no pecado, porque Jesus nos libertou dele. O nosso namorado ou namorada no pode ser transformada em uma mquina de perdo, na qual basta que pequemos e puxemos a alavanca. Alm disso, precisamos diariamente da obra de Jesus na cruz. Ela nos lembra de que algum pagou um grande preo para que a gente tivesse um namoro santo, sem culpa e sem remorso. O sangue derramado e corpo transpassado por pregos e lanas nos dizem constantemente que se Jesus pagou tamanho preo, ns devemos fazer o mesmo. Devemos carregar a nossa cruz. Devemos lutar por um namoro santo, limpo, honesto, humilde,

bblico e repleto da beleza do altrusmo. A cruz nos ensina que namoro uma zona de risco e por causa disso preciso estar com minha cruz no ombro e caminhar constantemente para matar meus desejos maus e diablicos. A cruz tambm prega seu amor triunfante. Um amor que no desiste. Um amor que no para. Um amor que no duvida, mas que acredita. A grande verdade que hoje as pessoas sofrem de uma mistura de doenas: a sndrome de fast-food, do prazer pelo prazer e a sndrome do descartvel. Ningum mais espera pacientemente, ningum entende que dor e sacrifcios fazem parte e que o prazer supremo s vem depois de lgrimas e perseverana. Vivemos namoros que comeam e acabam rpido porque ningum ama como Jesus ama. Todos esto atrs dos seus interesses e vontades. Ningum mais sonha com aquele tipo de amor que tudo sofre, tudo suporta, tudo enfrenta. Ns, cristos que namoram, precisamos entender que a cruz nos ensina o grande sim. Que mesmo em face das lutas mais terrveis e complicadas, devemos amar e seguir em frente. Devemos amar e continuar. Devemos sempre amar. As vezes o namorado ou a namorada passa por crises, medos, traumas, doenas, incertezas e, o que mais vemos hoje em dia, no demora muito para o namorado ou a namorada egosta acabar o relacionamento, porque quer um relacionamento mais legal, mais leve, menos problemtico. O que me deixa indignado o fato de que ele ou ela esqueceram que vivemos do lado de c da queda, no no jardim verde esmeralda e com gnomos amigveis. Concluso Ser um bom namorado amar como Jesus nos amou. Voc est disposto ou s quer curtir? PERGUNTAS: 1. Voc realmente entende o significado da cruz? 2. Voc j perdoou seu namorado ou namorada? 3. Leia junto com sua namorada 1 Co 13 e pondere sobre o que o amor e faz. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que Deus lhe ensine como amar melhor.

MARTE

e VNUS

MARTE E VNUS
Antes de tudo Antes de tudo, Deus quer que o menino se torne homem, e a menina se torne mulher. Portanto, a primeira verdade : Deus o criador. J lemos sobre isso. ele quem manda e isso significa tambm que se Deus o chefe e quem criou tudo isso, ele deve ter algum propsito na criao do homem e da mulher. O que significa que precisamos perguntar a Ele o motivo de ter nos criado assim. Homens e mulheres so iguais, mas com papis diferentes. Os meninos devem ser homens O homem foi criado para ser o lder, o responsvel e o provedor da sua famlia . O homem foi criado para trabalhar, para ter uma misso. Deus no criou o homem para ficar de braos cruzados, jogado em um sof com o controle na mo, assistindo TV em sua mais recente aquisio ou para passar horas e mais horas jogando vdeo game ou navegando na internet, vendo vdeos engraados no youtube, checando os mentions no twitter ou vendo as fotos das meninas no facebook ou olhando a parte de esporte de algum jornal online ou jogando conversa fora o dia inteiro. No. Deus criou o homem para trabalhar. E se voc homem, saiba disso: Deus o criou para uma misso. Quando Deus criou o mundo e criou o homem, Deus o colocou em um paraso, o jardim do den. Era fantstico. A comida era perfeita, o local era deslumbrante, bonito e rstico. Boa msica, boa paisagem, boa companhia. Tinha o seu prprio zoolgico. Tinha sua prpria piscina privada. Era um lugar fantstico. Mas Deus colocou Ado s para curtir ali? S para ter uma vida boa, relaxada, tranquila? No. Ado, o primeiro homem, tinha responsabilidades: cuidar e cultivar o jardim era seu primeiro trabalho . Deixar um quarto arrumado para o homem j difcil quanto mais cuidar de um jardim inteiro.

10

Dar nomes aos animais era outro trabalho que tinha que fazer. O terceiro trabalho, que no era bem um trabalho, mas uma responsabilidade era cuidar da sua mulher . Esse era o trabalho leve. Depois da queda, vemos que Deus amaldioou o trabalho de Ado, o que pressupe mais uma vez que o homem foi criado para trabalhar e o homem, depois da queda, foi criado para trabalhar arduamente . Voc sabe para onde est indo? Nenhum um homem deveria comear um relacionamento com uma mulher se no sabe o que quer da vida. preciso ter misso. preciso saber o que Deus quer para sua vida. Namoro, Noivado e casamento no assunto para meninos, mas para homens. Por isso, Deus quer que voc cresa primeiro; quer que voc deixe de ser menino e passe a ser homem. Esse o primeiro passo. E se voc no sabe o que quer fazer, por que voc est indo atrs de uma mulher? E se voc no tem a mnima ideia da sua misso, porque voc no cresce antes de entrar em um relacionamento? Devemos entender que ser homem um grande privilgio e uma grande responsabilidade. Uma delas ser o responsvel pelo nosso lar e o lder de nossas esposas. 1 Tm 5:8 diz: Se algum no cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua prpria famlia, negou a f e pior que um descrente. Como faremos isso se no sabemos para onde ir? Se no temos misso? Temos que ser igual a Jac que trabalhou anos e mais anos para casar com Raquel, a sua amada. Gn 29:20 diz: Jac trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava. As meninas devem ser mulheres Olhe o texto: Ento o Senhor Deus declarou: no bom que o homem esteja s, farei para ele algum que o auxilie e lhe corresponda, Gn 2:18. A frase que vamos pegar aqui : farei para ele algum que o auxilie. Auxiliar algum que ajuda uma pessoa que j faz alguma coisa. Um auxiliar administrativo auxilia o administrador. Ela d apoio. Ela d suporte. Ela ajuda nas tarefas, torna tudo mais fcil e cuida de detalhes para que a outra pessoa cuide do todo.

10

Preste ateno, mulheres, nisso: Deus criou a primeira mulher de tal maneira que ela fosse uma auxiliadora de Ado. Ado tinha uma misso: cuidar do jardim. E a mulher foi criada para dar o apoio necessrio para que isso acontecesse. Para que Ado fosse bem-sucedido em sua misso. O homem que foi criado para carregar o peso da responsabilidade, o homem que foi criado para trabalhar duro, para suar, para buscar sustento e buscar realizar o que Deus colocou para ele como misso. E a mulher foi criada para dar suporte, apoio, fora. Quando dizemos isso, no estamos dizendo que a mulher no pode votar, trabalhar, estudar, ter um emprego ou uma carreira, mas o que estamos dizendo para vocs : antes de tudo, vocs so mulheres. E vocs so mulheres porque Deus criou vocs desse jeito. E se Deus criou vocs desse jeito vocs s sero plenamente felizes quando viverem de acordo com o que Ele quer. E a mulher foi criada para ajudar o homem da sua vida, dando apoio, sendo parceira, amiga, cmplice e por ai vai. E o homem foi criado para liderar o seu lar, para ter uma misso, para amar e servir a sua esposa. Para ficar ainda mais claro esse ponto, olha o que o verso 21 e 22 dizem: Ento o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou at ele. Presta ateno nisso. Primeiro, foi Deus que quis assim. Deus foi o idealizador, o Criador, o projetista. Esse plano de Deus. E olhe como ela foi criada: Eva, a primeira mulher, no foi tirada da cabea de Ado, para domin-lo e ser seu senhor, seu dono, nem dos seus ps, para ser pisada por ele ou ser sua escrava, mas do seu lado, para ser companheira; de sob o seu brao, para ser protegida e de perto do seu corao, para ser amada . O que isso tem a ver com namoro? O grande problema disso que muitos meninos no sabem o que ser homem de verdade e muitas meninas no sabem o que ser mulher de verdade. Estamos vivendo em namoros que so muito mais influenciados pela

10

sociedade, pelas opinies dos pais, pelas ideias pessoais do que pela Palavra de Deus? Isso um grande erro. Uma grande tragdia. Por isso, homens, ns precisamos perguntar-nos depois que descobrirmos a nossa misso: ela me ajudar nisso? Ou apenas complicar mais as coisas? Ser um apoio? Uma ajuda? Ou retrocesso? A mulher da sua vida, entenda isso, ser um constante encorajamento para voc realizar a misso que voc tenha pela frente. Nesse sentido, mulher igual a elevador: ela pode levar o cara para cima ou levar o cara para baixo. Se no seu namoro isso no acontece bem s h duas respostas: 1) Voc precisa cair fora imediatamente ou 2) voc precisa aguentar o tranco enquanto ela est sendo restaurada e transformado pelo Esprito Santo. Mulheres, vocs precisam se perguntar: eu conseguiria apoiar a misso dele? Eu me alegraria no que ele tem buscado? Eu o ajudaria tanto nos momentos difceis e bons? Seria uma alegria para mim: ser sua eterna e fiel companheira custe o que custar? Ajud-lo em sua misso? Nesse sentido, o homem igual chave de cadeia: ou liberta ou aprisiona. O que foi falado acima serve para voc. Se no seu namoro isso no acontece bem s h duas respostas: 1) Voc precisa cair fora imediatamente ou 2) voc precisa aguentar o tranco enquanto Deus est mostrando o quanto ele menino e o quanto ele precisa descobrir qual a misso dele. Concluso A concluso esta: seja homem e seja mulher de verdade porque Deus se agrada disso. Resumindo, cresam. PERGUNTAS: 1. Voc realmente sabe o que ser homem de verdade? 2. Voc realmente sabe o que ser mulher de verdade? 3. Busquem um casal que seja exemplo do que ser homem e mulher de verdade e conversem com eles, orem com eles e vivam prximo deles.. 4. H algo que vocs precisam se arrepender? 5. Orem juntos para pedir que Deus mude vocs para que sejam o que Ele criou para ser.

10

masFAZER

O qu?

MAS FAZER O QU?


O plano de Deus O propsito de Deus para o homem e para a mulher no a solido nem estar em um relacionamento qualquer. Deus deseja que voc tenha um namoro saudvel que se direcione ao casamento. Ele quer que o homem tenha uma misso em mente bem definida e que a mulher da vida dele o auxilie nessa misso. Ele quer que juntos eles possam ser melhores amigos, que possam amar um ao outro com amor genuno e ter atrao pura e santa um pelo outro. Deus deseja que esse relacionamento seja baseado em respeito mtuo, em tratamentos dignos, em um falar amvel. E Deus deseja que esse relacionamento dure para sempre, por muitos e muitos anos. E que possamos falar e eles viveram felizes para sempre. Mas ns somos inteligentes e sabemos que as coisas no funcionam assim. Um amigo meu colocou a seguinte frase no facebook: eu acredito na frase 'E viveram felizes para sempre', contanto que tenha o 'Ame o Senhor de todo o seu corao' antes!

Esse o grande problema como j vimos. Se voc no se voltar para Deus de todo corao, no aceitar a morte substituta de Jesus na cruz e sua ressurreio dentre os mortos; se voc no for revivido pelo Esprito Santo, nada disso adianta e bem provvel que voc acabar se dando mal nessa rea. Ou pior, acabar encontrando uma pessoa maravilhosa, mas a transformar em seu deus. Essa grande tragdia. Esse o grande problema. Quando a criao de Deus se lambuza pelo que foi criado e transforma isso tudo em seu deus ao invs de se deleitar e se alegrar em Deus, aquele que criou tudo. C. J. Mahaney escreveu:
C. J. Mahaney, citado em Garoto encontra Garota e em Sexo e a supremacia de Cristo ( Pag 240)

11

Sua maior necessidade no um esposo. Sua maior necessidade se livrar da ira de Deus e isso j foi feito por voc por intermdio da morte e ressurreio de Cristo. Ento, por que duvidar que Deus v resolver uma questo muito, muito menor? Confie em sua soberania, confie em sua sabedoria, confie em seu amor . O relacionamento entre um homem e uma mulher no o nosso deus. E somente se voltando de todo corao, de toda alma, esforo e mente para Deus que podemos viver um relacionamento que glorifica ele e traz alegria para nossos coraes. Voc no precisa viver assim. Voc pode viver de forma diferente. Voc no precisa parar de acreditar que Deus tenha uma pessoa especial para voc, mas, antes de tudo, voc precisa acreditar que Deus mais especial e perfeito e melhor do que quer qualquer namorada ou namorado. C. S. Lewis traduziu o que vivemos de maneira muito sbia: ... Nosso Senhor considera nossos desejos no demasiadamente grandes, mas demasiadamente pequenos. Somos criaturas dividias, correndo atrs de lcool, sexo e ambies, desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criana ignorante que prefere continuar fazendo bolinhos de areia numa favela, porque no consegue imaginar o que significa um convite para passar as frias na praia. Contentamo-nos com muito pouco . No final de tudo, quero que vocs se juntem a mim e digam com convico: quem disse que a Bblia no fala sobre namoro?.

C. S. Lewis, Peso de Glrias. So Paulo, Vida Nova. 1993, p. 11,12.

11

Вам также может понравиться