Вы находитесь на странице: 1из 10

se gurancado t rabalho nwn.

co m

http://segurancado trabalho nwn.co m/risco s-no -ambiente-ho spitalar-nr-32/

Riscos no ambiente hospitalar NR 32


Nesto r Waldhelm Neto

Nessa postagem trataremos sobre os riscos e medidas preventivas a serem adotadas no ambiente hospitalar. A NR 32 na prtica!

O ambiente hospitalar um dos poucos lugares onde podemos encontrar todos os riscos existentes. L temos riscos f sicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes. Com todos esses riscos presentes, a preveno se f az muito necessria e deve ser ef iciente.

T cnico em Segurana do Trabalho tem que estar sempre presente andando e observando o andamento das aes prevencionistas. T ST que f ica s na f rente do computador no consegue bons resultados.

Tudo tem um comeo, e na Segurana do Trabalho o ideal o trabalhador seja recebido com um

Treinamento de integrao muito importante para apresentar os ricos presentes no ambiente de trabalho ao trabalhador recm-contratado. No importa o tamanho do estabelecimento, esse treinamento sempre necessrio. Lembre-se, instruir o empregado sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho lei NR 1.7.

CCIH Comisso Controle de Infeco Hospitalar Se est trabalhando ou ir trabalhar em hospital imperativo que conhea o pessoal que f az parte da CCIH. T cnico de Segurana do Trabalho tem que saber f azer parcerias, desprezar parceria com a CCIH seria burrice! A CCIH est por dentro dos riscos infecciosos no hospital, riscos esses que esto em quase toda parte.

O Trabalho do T ST em hospital eventualmente se choca com o do pessoal da CCIH, e importante dilogo a ajuda mtua, todos ganham com isso.

REAS DE RISCO

Risco na sala de raios X. Verif icar se os trabalhadores do setor esto usando os EPIs obrigatrios e principalmente, se no esto extrapolando a carga de exposio radiao ionizante recomendada (em caso de trabalhar mais horas do que o permitido aumenta o perigo com radiao ionizante).

Veja se o aparelho de medir radiao (dosmetro) est corretamente calibrado.

Vale a pena ler o texto da NR 32 NR 32.4.3 O trabalhador que realize atividades em reas onde existam f ontes de radiaes ionizantes deve:

a) permanecer nestas reas o menor tempo possvel para a realizao do procedimento; Comentrio: Maior tempo de exposio = maior risco de sofrer os males causados pela radiao. Menor tempo de exposio = Menor risco.

b) ter conhecimento dos riscos radiolgicos associados ao seu trabalho; Comentrio: Para ter esse conhecimento necessrio receber treinamento sobre os riscos da funo. No apenas no perodo de formao, mas, de forma contnua.

c) estar capacitado inicialmente e de f orma continuada em proteo radiolgica; Comentrio:Capacitado inicialmente significa treinamento admissional ou treinamento de integrao.

Implantar o Plano de Proteo Radiolgica PPR. O Plano de Proteo Radiolgica visa dentre outras coisas, manter a carga de radiao mais baixa possvel.

EPIs indicados Os que esto descritos no Plano de Proteo Radiolgica da unidade.

rea de isolamento Ter ateno a pessoas no autorizadas e no protegidas por EPIs traf egando no local. Todas as pessoas envolvidas devem usar EPIs indicados pela Comisso Interna de Controle de Inf eo Hospitalar e SESMT do estabelecimento. No local devem permanecer somente pessoas indispensveis como f amiliares e o pessoal que

trabalha no hospital, enf ermeiros, mdicos, etc.

UT I Unidade de Terapia Intensiva Ter ateno ao trfego de pessoas no autorizadas e no necessrias ao andamento do trabalho. importante tambm observar se as pessoas do setor esto usando os EPIs indicados corretamente e constantemente.

Precauo de toque As pessoas que trabalham em hospitais tem que tomar cuidado com o toque em pessoas portadoras de doenas contagiosas.

s vezes um simples abrao em uma pessoa inf ectada pode transmitir doenas, at graves. Esse um assunto muito delicado e tem que ser tratado da mesma f orma. s vezes dif cil conscientizar de que restrio do toque necessria, ms, importante sempre dar nosso melhor.

Ho s p ital Mrio Do urad o So b rinho , in Ire c , G anha 20 No vo s le ito s d e UTI

Cabelos Devem estar sempre amarrados. Cabelos soltos podem passar em locais contaminados, e com isso transmitir a doena. No permitido o uso de anis, pulseiras, etc.

Anis e outros adornos podem ser tornar esconderijo de doenas, vrus ou bactrias, e ainda atrapalham a colocao das mscaras por isso no devem ser permitidos no local de trabalho. Fonte: NR 32.2.4.5

O empregador deve proibir (NR 32.2.4.5) - A utilizao de pias de trabalho para f ins que no f oram planejadas;

- O ato de f umar no ambiente de trabalho e o manuseio de lentes de contato;

- O consumo de alimentos e bebidas em locais inapropriados; Medida necessria para evitar o aparecimento de insetos diversos no ambiente, e a contaminao do

prprio trabalhador que poderia estar com as mos contaminadas por exemplo.

- A guarda de alimentos em locais no projetados para esse f im. Essa medida necessria pelos mesmos motivos descritos no comentrio acima.

RISCOS POR AMBIENT E

Riscos que esto expostos os trabalhadores da Copa/Cozinha Fatores de Risco:

Calor ambiente A colocao de exaustores obrigatria (NR 32.10.7) para amenizar o problema.

Incndio necessrio manter extintor nas proximidades do local.

Queimaduras Treinamentos sobre f orma correta de trabalho um aliado importante para evitar esse tipo de acidente. Os EPIs (luvas trmicas) so indispensveis.

Risco de queda Ocorre por causa de escorreges causados gorduras (leos) derramados no piso. Manter o piso sempre limpo e isento de gorduras a medida indicada para evitar esse tipo de acidente.

Leses, LER, DORT As leses geralmente ocorrem com mulheres, nas regies da coluna e braos, etc, Acontecem normalmente por causa de manuseio de panelas e objetos pesados no momento de lavar ou guardar. Treinamentos, e presena de homens no setor so medidas indicadas para evitar os acidentes.

Trabalho noturno ou jornadas estendidas Trabalhar nessas condies sempre um f ator de risco a mais. Alm da orientao ao trabalhador, importante manter contato com o chef e do setor, sempre dialogando e reportando possveis problemas.

Materiais inadequados ou defeituosos importante manter um bom dilogo com equipe, e chef e de setor para poder ajudar a corrigir essas f alhas sempre que necessrio o mais rapidamente possvel.

Iluminao inadequada um causador de risco de f cil soluo. Na maioria dos casos apenas substituir lmpadas queimadas resolve o problema. s vezes ser necessrio instalar mais lmpadas. Ou se estiver muito claro, retirar importante medir a luminosidade periodicamente, adequar a legislao vigente (NBR 5461) e colocar o resultado da medio e as medidas corretivas no PPRA.

EPIs indicados

Calado fechado Evita quedas e escorreges.

Luvas de ao e trmicas De ao para evitar cortes, e trmicas para evitar contato com calor e f rio.

Avental Para evitar contato direto com os alimentos e humidade.

Riscos no trabalhalho da costura

Postura inadequada Assentos ergonomicamente corretos so indispensveis para evitar problemas posteriores.

Monotonia recomentado f azer pausas peridicas, e se possvel ginstica laboral para evitar possveis problemas, como a LER (Leso por Esf oro Repetitivo) e DORT (Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Arranjo fsico inadequado Muitas empresas crescem sem planejamento, e isso por si s j se torna um problema a longo prazo. Substituir mquinas antigas, reorganizar layout do ambiente so exemplos de mudanas que surtem ef eitos imediatos e necessrios.

Riscos na rea da lavanderia

rea suja

Roupas sujas importante o cuidado no manuseio , pois podem aparecer agulhas ou outros objetos cortantes misturados as roupas. importante que o toque a essas roupas seja superf icial e com luvas de PVC (se tiver detector de metal melhor ainda) e avental. Als, aqui o EPI deve ser completo: Com botas de PVC para proteger e evitar a queda, mscara para evitar inalao de materiais biolgicos e viseira para evitar respingo de materiais biolgicos nos olhos.

Produtos qumicos Cuidados devem ser adotados para evitar o contato com os produtos qumicos que servem para lavar e alvejar as roupas. O uso de EPIs somado a um manuseio consciente indispensvel para controlar o risco.

Nunca faa mistura de produtos qumicos Durante a mistura os produtos podem reagir entre si. Os resultados dessa reao podem ser exploses, liberao de gases txicos, dentre outros. Esse tipo de trabalho s pode ser f eito por prof issional habilitado para o ref erido manuseio.

Esforo fsico intenso Para evitar leses na coluna e outras devido a transporte manual de carga, f aam uso de carinhos. importante tambm mant-los em bom estado de conservao.

Trabalho noturno e jornadas estendidas Trabalhar nessas condies sempre um f ator de risco a mais. A pessoa sonolenta um convite ao acidente. Alm da orientao importante manter contato com o chef e do setor, sempre reportando possveis problemas.

Materiais defeituosos So causadores de risco em potencial. Mquinas def eituosas, enf errujadas devem passar por manuteno preventiva. Af inal um corte por causado por uma mquina enf errujada causa riscos considerveis.

Choques eltricos Devido a trabalho com mquinas de lavar, centrf ugas, secadoras, o risco de choque se f az bem presente no ambiente. importante um bom sistema de aterramento e principalmente, todos os trabalhadores devem trabalhar calados (rea limpa e rea suja). Trabalhar calado pode evitar choques, uma medida de segurana muito importante.

Precauo de toque importante conscientizao para que trabalhador saiba o risco que corre quando tem contato direto com a roupa suja. J trabalhei em um hospital onde um trabalhador abraava as roupas sujas para coloca-las na mquina da lavar. Falta de amor vida? Talvez Ou quem sabe apenas f alta de inf ormao!

Risco de acidente, quedas Ocorre por causa escorreges no piso molhado ou ensaboado. Esse tipo de queda expem o trabalhador a risco de leses e a contaminao por doenas inf ecciosas presentes no piso. O uso de calados adequados uma medida para evitar esse tipo de acidente.

rea limpa

Roupas importante tomar cuidado durante o manuseio, pois as podem aparecer agulhas ou outros objetos cortantes nas roupas. importante optar por um toque mais superf icial com luva de PVC, principalmente antes da roupa entrar no secador.

Calor importante evitar contato com calor excessivo. Se a roupa estiver muito quente o ideal deixa-la esfriar antes de manusear. Se o trabalho no puder esperar, use luvas trmicas e avental trmico ou de

PVC. Com eles o problema com o calor no existir.

Calor e frio Trabalhe para evitar adoecimentos por causa de choque trmico. Separe as equipes, uma deve trabalhar com roupa sada do secador (quente) outra com roupa que ainda ir ao secador (f ria).

Choque eltrico Esteja ligado! s vezes choques pequenos precedem aos grandes. Em caso de choques mesmo pequenos procure saber como est o aterramento eltrico dos equipamentos e da empresa. Trabalhar calado tambm medida de preveno contra choques.

EPIs indicados para rea suja

Luvas de PVC cano longo Para evitar contato com roupa suja e consequentemente risco biolgico. E tambm para evitar risco de corte por agulhas, bisturis, etc, ocorre s vezes desses materiais irem parar acidentalmente na rea suja misturada as roupas. Se tiverem detector de metal ser melhor ainda.

Mscara de proteo total Para evitar contaminao por partculas projetadas diretamente nos olhos o boca.

Bota de PVC Para evitar contato com roupas sujas e escorreges.

Avental de PVC Para evitar contato com roupa suja e consequente risco biolgico.

Mscara de proteo Verif ique a mscara indicada para o local de trabalho. As mscaras protegem contra vrus e bactrias dispersas no local de trabalho. As mais usadas so a N 95 e PFF2.

EPIs indicados para rea limpa

Avental de PVC Para evitar contato com umidade (roupa molhada).

Luva trmica Para evitar contato com o calor.

Calado de segurana Para quem no trabalha tirando roupas molhadas outros calados f echados servem.

Luva de PVC com cano longo Para diminuir o risco de cortes ou f uros com perf urocortantes nas mos e braos.

Dica extra Se voc trabalha na rea da sade ir gostar do blog Plugbr.net. O site f oi criado por um Biomdico e d muitas dicas interessantes, conf ira Plugbr.net

Veja tambm Riscos e medidas preventivas no ambiente hospitalar parte final

Veja tambm: Vdeo que trata sobre riscos hospitalares

Que Deus nos abenoe

Voc poder gost ar igualment e de...


Check list NR 32 - Download Segurana do trabalho na construo civil 11 Vdeos NR 18 Segurana do trabalho na construo civil 10 Vdeos NR 18 Riscos no ambiente hospitalar 12 inShare

Nest or Waldhelm Net o


Sou T cnico de Segurana do Trabalho criador e editor do blog/site Segurana do Trabalho nwn. Acredito que o ambiente de trabalho pode ser um lugar mais harmonioso e seguro, s depende de ns. Nestor Waldhelm Neto j escreveu 449 posts.

Вам также может понравиться