Вы находитесь на странице: 1из 398

ndice Captulo01 PlacasdeCPUAT PlacasdeCPUATX ConectoresdeumaplacaATX PlacaATXcomsomONBOARD SoqueteParaPentium4 Processadores Soquetedasmemrias MemriasSDRAMeDDR SlotsPCIeAGP ConectoresdasInterfacesIDE Chipset Bateria ConexesdoGabinete

ia ConexesdoGabinete ConectoresdeAlimentao TiposdeMemrias AcessriosdoGabinete FixandoaplacadeCPU Captulo02 OmaiorPerigo Eletricidadeesttica UsePastaTrmica DesligueTudo ConexesErradas CoolerInvertido BracketUSB DiscoRgido ConexesdeDrivesdeCDeDVD ConectordaFonte Conectoresdeudio JumperMster/Slave JumpereMicrochaves FSB Captulo03 ObjetivodoSetup AtivandooSETUP AwardeAMI Captulo04 SistemadeArquivos UmDiscoRgidonovo FAT32paraWindows98/ME NTFSparaWindows2000/XP

01 02 04 05 07 09 14 21 26 40 50 56 63 73 80 85 93

102 103 122 125 126 127 131 137 143 145 147 149 155 159

175 178 180

200 202 205 206

DisquetedeInicializao DiscoRgidocomPartionica BootcomDisquete ReiniciarcomSuporteaCDROM FormataoLgica DividindooDiscoem2Partes ParticionandoumHDAntigo ParaInstalarumsegundoSistema AletradoCDROM AlgunsComandosMSDOS InstalaodoWindows98/ME ParaInstalaroWindowsXP/2000 Captulo05 Problemasapsainstalao precisoConfigurar ProblemasdoDriverGenrico InstalandooDriverdoChipset AculpadoWindows UsandooHWINFO32 UsandooAIDA32 FabricantesdeChipset PerdioCDdeInstalao ComoInstalarDrivers RevisodosDrivers

207 210 214 222 224 228 248 249 255 256 258 280

291 292 303 304 306 308 309 310 314 321 357

Placas de CPU AT
Placa me, Placa de CPU, Placa de sistema, Motherboard, so a mesma coisa. As placas de CPU AT foram produzidas inicialmente no IBM PC AT, em 1982. Foram usadas em todos os PCs, mas a partir de 1997, com o surgimento do padro AT, ficaram mais raras. Este padro foi extinto por volta de 1999. Essas placas foram usadas nos PCs 286, 386, 486 e Pentium e similares. Algumas placas de CPU para Pentium II e Pentium III tambm usavam este formato.

Na verdade as placas de CPU padro AT eram bem maiores. Placas como a mostrada acima so chamadas Baby AT. Os modelos Full AT tornaram-se raros a partir de 1990, e as placas Baby AT passaram a ser chamadas simplesmente de AT.

Placas de CPU ATX


O padro ATX surgiu em 1997 e logo se tornou comum. Na poca reinavam os processadores Pentium II. Todas as placas de CPU modernas seguem o padro ATX e seus derivados de menor tamanho: Mini ATX, Micro ATX e Flex ATX.

ATX no apenas um formato. um conjunto de regras para o desenvolvimento de placas de CPU. Por exemplo, cada componente tem uma altura mxima permitida, o que impede que, por exemplo, um componente no possa ser encaixado por estar obstrudo pela chapa do gabinete, como ocorria muitas vezes no padro AT.

Placas de CPU ATX

Conectores de uma placa ATX


fcil reconhecer visualmente uma placa de CPU ATX, mesmo quando est dentro do gabinete. Basta verificar na parte traseira do computador, os conectores com a disposio mostrada na figura ao lado. Da esquerda para a direita temos os conectores de teclado e mouse, portas USB, portas seriais e paralelas.

errado usar termos como sadas USB, sadas seriais, sadas paralelas, etc. Essas interfaces servem tanto para transmisso (sada) quanto para recepo (entrada), por isso o correto dizer portas USB, portas seriais e porta paralela. Portas seriais serviam para ligar o mouse, mas este tipo de mouse caiu em desuso. Os modelos atuais de mouse so dos tipos PS/2 e USB. A porta paralela era usada principalmente para a impressora, mas as impressoras modernas so USB. Portas USB so usadas para impressora, scanner, cmera digital, joystick, etc.

Placa ATX com som onboard


A maioria das placas de CPU ATX possuem hoje som onboard, e assim dispensam o uso de uma placa de som. fcil reconhecer uma placa com som onboard, basta verificar a presena dos conectores de som, como os da parte direita da figura ao lado. O conector amarelo mostrado serve para conectar joystick e dispositivos MIDI, como teclados e guitarras, muito usados por msicos que fazem composio com a ajuda do computador.

O som onboard das placas de CPU atuais tem alta qualidade, muito superiores aos das placas de dois ou trs anos atrs. Apenas as placas de CPU super baratas ainda possuem som onboard com baixa qualidade. As boas placas de CPU tm inclusive som onboard com 6 canais (5.1), com excepcional qualidade.

Placa de CPU ATX

Soquete para o Pentium 4


Os processadores so encaixados em um soquete existente na placa me. O soquete do Pentium 4 chamado Socket 478, pois tem 478 pinos. Observe que em um dos cantos deste soquete, existem dois furinhos a menos. Esta diferena permite que o processador seja encaixado somente na posio correta. O Pentium 4 tambm tem na sua parte inferior, um canto com duas perninhas a menos.

Logo que foi lanado, no final do ano 2000, o Pentium 4 tinha um formato diferente, e usava um soquete diferente, chamado Socket 423. Seis meses depois passou a utilizar o novo soquete de 478 pinos, que usado at hoje por todos os modelos de Pentium 4 e do seu irmo mais novo, o processador Celeron.

Socket 478
Observe o canto inferior direito do soquete, que tem dois furos a menos. Observe tambm a alavanca lateral, que serve para prender e soltar o processador.

Processador Pentium 4
Observe na parte infeior do Pentium 4 que um dos seus cantos tem dois pinos a menos. Esta diferena permite que o chip seja encaixado apenas de uma forma no seu soquete. recomendvel comprar processadores sempre na verso box, como mostra a caixa na figura ao lado. A caixa vem com o processador, o cooler apropriado e uma garantia maior.

Na verdade o Pentium 4 no tem a inscrio Intel Pentium 4 como na figura acima. Esta uma foto promocional. O processador verdadeiro tem o mesmo formato, mas as inscries so com letras menores e em baixo relevo. Anote tudo o que est escrito no processador antes de instal-lo, pois essas informaes podem ser teis futuramente.

Processador Pentium 4

10

Soquete para o Athlon XP


O soquete do Athlon XP e dos outros processadores similares da AMD (Athlon e Duron) tm formatos semelhantes. Todos possuem uma alavanca lateral. Dois dos seus cantos possuem um furo a menos, como mostra a figura ao lado. Este soquete chamado de Socket A ou Socket 462.
Os primeiros processadores Athlon no tinham este formato. Eram na verdade cartuchos que eram encaixados em um conector especial da placa me, chamado Slot A, usados entre 1999 e 2000.

11

Processador Athlon XP
Processadores Athlon, Duron e Athlon XP tm o aspecto semelhante ao mostrado na figura ao lado. Tome muito cuidado com o ncleo do processador, a parte central na face superior do chip. Ele muito frgil e pode quebrar se no for manuseado corretamente.

Anote todas as inscries existentes na face superior do processador, elas podero ser teis futuramente, por exemplo, para descobrir caractersticas tcnicas do processador.

12

Pinos inferiores do Athlon XP

13

Soquetes das memrias

14

Soquetes das memrias


Atualmente as memrias usadas nos microcomputadores so fabricadas em pequenas placas chamadas de mdulos (conhecidos popularmente como pentes). As placas de CPU possuem encaixes prprios para esses mdulos, chamados de soquetes de memria. Dependendo da placa podemos encontrar dois, trs ou quatro soquetes. Em placas antigas era possvel encontrar at 8 soquetes.

Os soquetes das memrias ficam sempre bem prximos do soquete do processador. Observe que cada soquete tem duas alas plsticas laterais. Elas servem para prender o mdulo no soquete, para que no se soltem. Tambm so usadas para extrair o mdulo do soquete, como mostraremos mais adiante.

15

Soquetes das memrias

16

Verifique a ordem dos soquetes


Os soquetes de memria so numerados: 1, 2 e 3. Instale memria primeiro no 1, depois no 2, depois no 3. Normalmente no permitido deixar o 1 vazio e instalar memrias no 2 e/ou 3. O 1 pode ser o mais prximo do processador, mas nem sempre, s vezes o 1 o mais distante.

preciso respeitar a ordem da instalao dos mdulos de memria. Se instalarmos, por exemplo, um mdulo de memria no soquete 2, deixando o soquete 1 vazio, possvel que o computador no funcione, mas isso depende muito da placa de CPU em questo. Para no ter problemas, bom sempre comear pelo soquete 1.

17

Verifique a ordem dos soquetes


Tambm possvel identificar a numerao dos soquetes atravs da serigrafia, que so as diversas inscries existentes na placa. A serigrafia serve para auxiliar o tcnico que no esto com o manual em mos. No devemos entretanto dispensar totalmente o manual, pois a serigrafia nem sempre bem explicativa.
Neste exemplo, a serigrafia indica qual dos soquetes o 1, qual o 2 e qual o 3 (DIMM1, DIMM2, DIMM3).

18

Posio correta de encaixe


Os mdulos de memria possuem pequenos cortes que se alinham em salincias existentes no soquete. Esses cortes e salincias so chamados de chanfros. Os chanfros servem para alinhar corretamente o mdulo sobre o soquete. Eles impedem que o mdulo seja encaixado na posio invertida. Tambm impedem que o tipo de memria errado seja instalado, pois cada tipo possui chanfros diferentes.

Observe os dois chanfros no mdulo de memria, e os dois chanfros correspondentes no seu soquete.

19

Chanfros no soquete e no mdulo

Observe sempre a posio dos chanfros antes de encaixar um mdulo de memria. Se no estiver conseguindo encaixar, talvez voc tenha posicionado o mdulo de fomra invertida, ou ento talvez esteja usando um mdulo incompatvel. 20

Memrias SDRAM e DDR


Os tipos mais comuns de memria so: SDRAM: seu mdulo chamado DIMM/168. Note que possui dois chanfros na parte inferior, e um chanfro em cada lateral. DDR: seu mdulo chamado DIMM/184. Possui um chanfro na parte inferior e dois chanfros em cada lateral.

Os chanfros diferentes impedem que um mdulo SDRAM seja instalado no lugar de um mdulo DDR, e vice-versa.

21

Verifique a posio de encaixe

22

Conectando o mdulo

Force o mdulo para baixo, cuidadosamente. Segure com firmeza para que o mdulo no escorregue para os lados, o que poderia quebrar o soquete 23

As alas laterais travaro

As alas laterais existentes no soquete travaro o mdulo. Verifique se ficaram bem firmes. 24

Removendo o mdulo

Para remover o mdulo, pressione as duas alas laterais como mostra a figura. Isso far com que o mdulo levante, ento voc pode retir-lo. 25

Slots PCI e AGP

26

Slots PCI
Usados para placas de som, rede, modem, digitalizadoras de vdeo, etc. Qualquer placa PCI pode ser colocada em qualquer slot PCI. Velocidade: 133 MB/s As placas de CPU possuem de 2 at 6 slots PCI.
Os slots PCI so bastante velozes. Um modem exige apenas 5.000 bytes/s Uma placa de som exige apenas 200.000 bytes/s Uma placa de rede exige apenas 12 MB/s A velocidade dos slots PCI suficiente para a maioria das placas existentes.

27

Placa de modem PCI


A maioria das placas podem ser reconhecidas pelos conectores existentes na sua parte posterior. As placas de modem, por exemplo, possuem dois conectores telefnicos (RJ-11). Algumas possuem conexes para microfone e caixa de som (voice modems).

28

Placa de som PCI


As placas de som possuem vrios conectores de som estreo, chamados P2. A maioria delas possui ainda um conector de 15 pinos para joystick. Este conector tambm pode ser usado por dispositivos MIDI, por exemplo, teclados musicais.

29

Placa de rede PCI


As placas de rede possuem na sua parte posterior, um conector de rede chamado RJ-45. Este conector parecido com o RJ-11, usado em telefonia, como os encontrados nos modems. Entretanto o RJ-11 tem apenas 6 pinos, e o RJ-45 mais largo, tem 8 pinos.

30

Slot AGP
O slot AGP serve exclusivamente para um propsito: conectar uma placa de vdeo AGP. As placas AGP so tridimensionais, ou seja, so capazes de gerar imagens 3D, comuns nos jogos modernos. A maioria das placas de CPU atuais possui um s slot AGP. Algumas no possuem. No existem placas de CPU com mais de um slot AGP.

O slot AGP foi criado para oferecer velocidades maiores que os 133 MB/s do slot PCI. As placas de CPU mais modernas possuem slot AGP 8x, que oferece uma velocidade de 2133 MB/s, ou seja, 16 vezes mais rpido que o PCI.

31

Placa de vdeo AGP


A figura ao lado mostra uma placa de vdeo AGP. O seu chip principal um processador grfico poderoso, por isso atinge temperaturas elevadas. Este chip acoplado a uma chapa metlica ou um pequeno ventilador para dissipar seu calor. Na parte posterior da placa temos um conector de 15 pinos para a ligao do monitor.

32

Trava do slot AGP

Em muitas placas de CPU encontramos uma pequena trava na extremidade do slot AGP. Esta trava serve para manter a placa de vdeo AGP mais firme, evitando que se solte. Antes de conectar a placa de vdeo, devemos mover a trava para baixo.

33

A trava prender a placa


A trava do slot AGP prender a placa de vdeo assim que for encaixada. Para retirar a placa de vdeo, devemos pressionar esta trava para baixo.

Esta trava foi criada porque em muitos casos, a placa de vdeo AGP ficava frouxa no seu slot, principalmente quando o gabiente no tem boa rigidez mecnica.

34

Velocidades dos slots AGP


AGP AGP AGP AGP 1x: 2x: 4x: 8x: 266 MB/s (1997) 533 MB/s (1999) 1066 MB/s (2000) 2133 MB/s (2002)

As placas de CPU modernas tm slot AGP 8x. A velocidade 8x s ser usada se a placa de vdeo tambm for 8x. Seno prevalecer a velocidade da mais lenta.

35

Slot e placa AGP


Slot AGP 8x e placa de vdeo 8x: Funcionamento ser em 8x Slot AGP 8x e placa de vdeo 4x: Funcionamento ser em 4x Slot AGP 4x e placa de vdeo 8x: Funcionamento ser em 4x Slot AGP 4x e placa de vdeo 4x: Funcionamento ser em 4x Etc...

36

Encaixando uma placa PCI ou AGP


Posicione a placa cuidadosamente sobre o seu slot. Pressione a placa para baixo, at que fique totalmente encaixada no slot.

37

Aparafusando a placa
Depois que a placa estiver bem encaixada no seu slot, apararafuse-a no gabinete.

38

Retirando uma placa


Depois de retirar o parafuso de fixao, puxe a placa para cima cuidadosamente, fazendo movimentos alternados.

Este procedimento de puxar fazendo movimentos alternados deve ser usado para qualquer conexo do computador, como placas e conectores em geral.

39

Conectores das interfaces IDE

40

Identifique a IDE1 e a IDE2

A maioria das placas de CPU possuem duas interfaces IDE: IDE1 ou IDE primria IDE2 ou IDE secundria

Interfaces IDE servem para conectar: Disco rgido Unidades de CD e DVD ZIP drives, unidades de fita e outros dispositivos menos comuns.

Podemos identific-las com o auxlio do manual da placa de CPU OBS: O conector com a indicao FLOPPY na figura acima para ligao com o drive de disquetes.

41

Identifique a IDE1 e a IDE2


possvel identificar as interfaces IDE1 e IDE2 pela serigrafia. Na figura ao lado, por exemplo, temos as indicaes IDE1 e PRIMARY IDE. Normalmente nas placas de CPU modernas, o conector da interface IDE primria azul, mas nem sempre esta regra seguida risca pelos fabricantes.

Observe na serigrafia a indicao PIN 1, na parte esquerda do conector. Esta informao ser til mais adiante.

42

Cabo flat IDE de 80 vias


Entre 1990 e 1999, as interfaces IDE eram ligadas ao disco rgido e outros dispositivos atravs de um cabo flat IDE, com 40 vias. A partir de ento passou a ser usado o cabo flat de 80 vias, como o mostrado na figura ao lado. Apesar do seu conector ter apenas 40 pinos, so ao todo 80 fios: os 40 originais e mais 40 fios de terra que servem como blindagem. Isto faz com que o cabo de 80 vias atinja velocidades de at 133 MB/s, contra os 33 MB/s do cabo de 40 vias.

Cabos IDE: 40 vias: suporta no mximo 33 MB/s 80 vias: suporta no mximo 133 MB/s

43

Pior forma para instalar HD e CD


Esta a pior forma para instalar disco rgido e drive de CD-ROM (ou similar). As placas de CPU possuem dois canais IDE (primrio e secundrio). Quando a instalao feita desta forma, a interface primria faz todo o trabalho enquanto a secundria fica ociosa. Diversas atividades do computador, como por exemplo, a instalao de programas, sero mais demoradas desta forma.

Apesar de muitas placas de CPU serem acompanhadas de dois cabos flat IDE, muitos montadores de micros ficam com um cabo flat para si e entregam o computador com um nico cabo, ligando o disco rgido e o drive de CD-ROM desta forma. Pior ainda, muitas vezes entregam o cabo de 40 vias e ficam com o de 80 vias. Desta forma o desempenho do disco rgido bastante prejudicado.

44

Melhor forma de ligar HD e CD


Este o mtodo correto de instalao, aproveitando os dois canais IDE. O trfego de dados fica distribudo entre os dois canais, contribuindo para o melhor desempenho. Recomendamos que a interface IDE primria seja reservada para a instalao de discos rgidos, e que a secundria seja usada para drives de CD-ROM, drives de DVD, gravadores de CD e gravadores de DVD.

45

Instalando duas unidades de CD


Se quisermos instalar, por exemplo, um gravador de CDs e um drive de DVD, podemos usar o arranjo mostrado na figura ao lado. Observe que tambm neste caso deixamos a interface IDE primria usada apenas pelo disco rgido.

46

Instalando um segundo HD
Se quisermos futuramente instalar um segundo disco rgido, uma boa forma ligar este segundo disco junto com o primeiro, ambos na interface IDE primria. OBS: Para ligar duas unidades IDE no mesmo cabo preciso configurar seus jumpers Master/Slave, como mostraremos no captulo 5.

47

Orientao correta do conector


A maioria dos conectores dos cabos flat possui um chanfro na sua parte centra, como mostra a figura ao lado. Este chanfro se encaixa no outro chanfro central existente no conector da respectiva interface, como mostra a figura abaixo.
Infelizmente nem sempre o conector do cabo flat possui o chanfro central. Nesses casos devemos prestar ateno no pino 1 do cabo, que deve estar alinhado com o pino 1 do conector na placa me. O pino 1 no cabo identificado pelo seu fio, normalmente pintado de vermelho, como vemos na figura acima (podem usar outras cores). O pino 1 do conector na placa me indicado na serigrafia ou no manual (veja a figura ao lado).

48

Regra do corte
Se estiver em dvida a respeito da posio correta para encaixar um cabo flat, use a regra do corte: Quando o corte do conector estiver voltado para voc, ento o pino 1 est voltado para a sua esquerda.

Observe o corte no conector azul da placa me. Este corte sempre existir. Como o corte est voltado para voc, o pino 1 do conector est voltado para a esquerda. Sendo assim, o fio vemelho do conector do cabo flat deve ficar voltado para a esquerda.

49

Chipset

50

Ponte Norte e Ponte Sul


O chipset formado pos dois chips, indicados como (N) e (S) na figura ao lado: Ponte Norte: Controla o trfego de dados entre o processador, a memria e o slot AGP. O vdeo onboard, quando presente, est na porte norte Ponte Sul: Controla o barramento PCI. Nele ficam tambm as interfaces USB e IDE. Tambm inclui som onboard, modem onboard e rede onboard.

A ponte norte fica sempre localizada entre o processador, as memrias e o slot AGP. A ponte sul fica logo abaixo dos slots PCI.

51

Ponte Norte um chip quente!


Atualmente a ponte norte opera com velocidades bem elevadas, maiores que h poucos anos atrs. Se observarmos uma placa de CPU de 1999 ou anteriores, veremos que a ponte norte no possui dissipador de calor. Mas nas placas atuais, a ponte norte usa sempre um ventilador ou um dissipador metlico de calor. No se preocupe com este dissipador ou ventilador, ele j vem instalado de fbrica.

A ponte norte acompanha a velocidade das memrias. Entre 1996 e 1998, esta velocidade era de apenas 66 MHz. A partir de 1998 chegou a 100 MHz. Nas placas de CPU modernas, a ponte norte opera com at 400 MHz (Athlon XP) e com at 800 MHz (Pentium 4). Maior velocidade, maior aquecimento, por isso precisam do dissipador de calor.

52

Estrutura de uma placa de CPU


O chipset o sistema nervoso do computador. Tudo o que o computador faz envolve uma passagem de dados pelo chipset. A figura ao lado mostra o diagrama de uma placa de CPU. A ponte norte faz a ligao entre o processador, a memria e o slot AGP. Quando a placa de CPU tem vdeo onboard, este fica tambm na ponte norte. A ponte sul controla os slots PCI e possui as interfaces IDE, USB, som e rede onboard.

Os chipsets modernos possuem interfaces IDE e USB na ponte sul, mas existem algumas variaes. Algumas placas tm um chip USB adicional, aumentando o nmero de portas USB para 6 ou 8. Algumas possuem um chip controlador IDE, aumentando o nmero de portas IDE para quatro. Nem todos os chipsets possuem som e rede. Algumas placas usam chips adicionais para essas funes.

53

Exemplo: ouvir um arquivo MP3


Suponha que voc clicou em um arquivo MP3 armazenado no seu disco rgido, e o Windows Media Player reproduziu a msica. Esta simples operao envolveu o chipset vrias vezes:

A) O arquivo MP3 lido para a memria, atravs da interface IDE, passando pela ponte sul e depois pela ponte norte. B) O som MP3 compactado, por isso precisa ser descompactado pelo processador. C) O processador armazena na memria o arquivo j descompactado. D) A placa de som pode buscar o arquivo na memria e reproduzi-lo. Note com todas as etapas envolvem a passagem de dados pelo chipset!

54

Cabos e acessrios
Confira se a sua placa de CPU acompanhada dos seus acessrios usuais: Cabos flat IDE (2) Cabo flat para drive de disquetes Manual da placa CD-ROM com drivers e utilitrios Conectores auxiliares O manual da placa de CPU normalmente indica os cabos e acessrios que a acompanham.
Quanto aos cabos flat, as placas so acompanhadas de pelo menos dois: um cabo de 34 vias, para conectar o drive de disquetes, e um cabo de 80 vias para conectar o disco rgido. Muitas placas vm com um segundo cabo flat, de 40 ou de 80 vias. Podem ainda vir conectores USB, conectores de som, etc.

55

Bateria

56

Bateria de ltio CR2032


Esta bateria mantm em funcionamento o relgio e o CMOS (memria que armazena os dados do Setup). Quando esta bateria fica fraca, inicialmente o relgio atrasa Quando fica mais fraca, o micro perde o Setup, apresentado ao ser ligado, uma mensagem como:

CMOS Checksum Error Default Values Loaded Press <F1> to continue

Uma bateria nova pode ser encontrada com facilidade em relojoarias, e tambm em algumas lojas de informtica. O modelo da bateria precisa ser CR2032. Quanto aos fabricantes, existem vrios (SONY, Maxell, Panasonic, etc), pode escolher qualquer um deles. A tenso desta bateria 3,0 volts. Em muitos casos, podemos checar a voltagem da bateria pelo CMOS Setup. Se estiver abaixo de 3 volts, significa que j comeou a ficar fraca, e bom troc-la.

57

Removendo a bateria
Antes de trocar a bateria preciso desligar o computador e desconect-lo da rede eltrica. Abra o gabinete e localize a bateria. A sua remoo depender do tipo de soquete utilizado. O soquete mais comum o mostrado na figura ao lado. Para remover a bateria, basta pressiona a ala lateral, no ponto indicado na figura. A bateria levantar. Podemos agora conectar a bateria nova no seu lugar.

Preste muita ateno: o sinal + da bateria deve ficar voltado para cima. Depois de trocar a bateria, ligue o computador, acerte o relgio e reprograme o Setup, se necessrio. A partir da o funcionamento ser normal, o relgio no ir mais atrasar e o Setup no ser mais perdido.

58

Outro tipo de soquete


Este topo de soquete mais raro. Como sempre, preciso antes desligar o computador e desconect-lo da tomada. Para remover a bateria, use uma chave de fenda. Empurre a bateria lateralmente, no sentido mostrado na figura ao lado. Depois de deslocada, a bateria levantar. Encaixe ento a bateria nova.

Valem as mesmas recomendaes: desligue o computador da tomada antes de trocar a bateria. O sinal + deve ficar voltado para cima. Depois de trocar a bateria, ligue o computador, acerte o relgio e reprograme o Setup, se necessrio. A partir da o funcionamento ser normal, o relgio no ir mais atrasar e o Setup no ser mais perdido.

59

Outro tipo de soquete


Este tipo de soquete ainda mais raro. Era encontrado nas placas de CPU produzidas em meados dos anos 90. Ainda assim, nada impede que voc encontre uma dessas. Para remover a bateria, desligue o computador e retire-o da tomada. Use uma chave de fenda para deslocar a bateria lateralmente, como mostra a figura. Insira a bateria nova.

60

Conexes do gabinete

61

Conexes do gabinete
As placas de CPU possuem um grupo de conectores para ligao com dispositivos do painel frontal do gabinete: Reset PC Speaker Power Switch Power LED IDE LED

DICA: Para fazer corretamente essas conexes, no tome como base a serigrafia ela muito confusa. Use as instrues existentes no manual da placa de CPU.

62

Fios ligados no painel do gabinete


Podemos dividi-los em duas categorias: A) No polarizados: so aqueles que no tm posio certa para conexo, ou seja, se forem invertidos continuam funcionando da mesma forma. So eles: PC Speaker, Power Switch e Reset. B) Polarizados: so os LEDs, que s funcionam se conectados na posio correta. So eles: Power LED e IDE LED.

Os conectores Power Switch, Reset e IDE LED possuem dois pinos. O conector Power LED normalmente possui trs pinos, mas usa s o primeiro e o terceiro. O conector PC Speaker tem 4 pinos, mas usa somente o primeiro e o quarto.

63

preciso consultar o manual

O manual da placa de CPU traz as instrues para a conexo dos dispositivos do painel. Note que esta disposio de conectores varia muito de uma placa para outra. Use a figura acima apenas como um exemplo. Para fazer as ligaes no seu computador, use o diagrama existente no manual da SUA placa de CPU.

64

Conexes no polarizadas
Reset: conector de 2 pinos Power Switch: conector de 2 pinos Speaker: conector de 3 pinos, usa 2 Esses trs conectores no tm polaridade

65

Conectando o Power Switch

Como esta uma conexo no polarizada, pode ser feita de qualquer uma das formas mostradas na figura, desde que, claro, sejam usados os pinos corretos.

66

Conectando o PC Speaker
Esta outra conexo que no tem polaridade. Podemos ligar o conector de forma invertida, desde que usemos o local correto, como exemplificado abaixo.

67

Conexo do RESET

O RESET tambm no possui polaridade. Seu conector pode ser ligado das duas formas mostradas na figura acima.

68

Conexes polarizadas
IDE LED: Conector de 2 pinos Power LED: Conector de 3 pinos, usa 2 Esses dois conectores tm polaridade. Voc pode liglos e test-los. Se o LED no acender, basta desligar o PC e inverter a polaridade do conector.

69

Conectando os LEDs
O Power LED e o IDE LED tm polaridade. A princpio, ligue-os em qualquer posio. Se no acenderem, desligue o computador e inverta a polaridade.

DICA: Observe as indicaes + na figura ao lado. Essas indicaes correspondem aos fios coloridos dos conectores. Na figura acima, observe o fio verde, que corresponde ao ponto +5V do diagrama ao lado.

70

Forma fcil de conectar o painel


recomendvel fazer as conexes do painel do gabinete antes de fixar a placa de CPU. Coloque uma caixa de papelo sobre o gabiente e faa as conexes do painel, como mostra a figura ao lado. Depois de fazer as conexes, com o auxlio do manual, voc pode finalmente aparafusar a placa de CPU no gabinete.

71

Conectores que no so usados


Keylock: Tranca o teclado Turbo Switch: Comuta a velocidade do processador entre alta/baixa Turbo LED: Indica quando o processador est operando em modo TURBO. Message LED: Pisca para indicar quando o computador est em Standby. A maioria dos gabinetes no tem este LED SMI Lead: um boto parecido com o RESET, que serve para colocar o computador em modo de espera. 72

Conectores de alimentao

73

Conector ATX principal


Todas as placas de CPU ATX possuem um conector de alimentao com 20 pinos chamado ATX Principal. Deve ser ligado no conector correspondente da fonte de alimentao ATX.

Note que os pinos do conector tm formatos diferentes, uns so quadrangulares e outros so hexagonais. Isso impede que o conector seja ligado de forma invertida.

74

Conectando a fonte ATX

A trava A do conector da fonte de alimentao deve coincidir com a trava B do conector correspondente na placa de CPU. Para desencaixar, pressione no ponto C. Puxe o conector fazendo movimentos alternados. No puxe pelos fios, e sim, pelo conector.

75

Conector ATX principal


Aqui est mais uma vez o conector ATX principal. encontrado em todas as fontes de alimentao ATX, e deve ser ligado na placa de CPU, conforme j mostramos.

Tenso de sada
+5V -5V + 12 V - 12 V +5V + 3,3 V Power Good Terra

Cor do Fio
Vermelho Branco Amarelo Azul Vermelho Roxo Cinza Preto Este conector fornece as tenses de: +5 volts -5 volts +12 volts -12 volts +3,3 volts

76

Conector auxiliar e de 12 volts


As fontes de alimentao modernas so chamadas ATX12V. Elas possuem, alm do conector principal de alimentao j apresentado, mais dois conectores: Conector auxiliar: fornece mais corrente nas tenses de +5 volts e +3,3 volts. So raras as placas de CPU que exigem este conector Conector de 12 volts: fornece mais corrente na tenso de +12 volts. Muitas placas de CPU atuais exigem este conector.

As fontes ATX12V so conhecidas popularmente como Fontes de Pentium 4. Mas isto no significa que servam apenas para Pentium 4.

77

Placa de CPU com 2 conectores


So rarssimas as placas de CPU que usam o conector auxiliar. J o conector de +12 volts bastante comum. Portanto, ao comprar uma fonte de alimentao, exija que seja ATX12V.

No detalhe ao lado vemos o conector de 12 volts na placa de CPU. Esta placa exige uma fonte ATX12V.

78

Ligando o conector de 12 volts


Quando a placa de CPU tem um conector de 12 volts, devemos usar uma fonte ATX12V e ligar o conector de 12 volts da fonte na placa de CPU, como mostra a figura ao lado.

A tenso de +12 volts fornecida por este conector tem alta corrente. Sua energia convertida em uma voltagem mais baixa para alimentar o ncleo do processador. Os processadores modernos operam em mdia com uma tenso de +1,5 volts, porm com corrente altssima: de 40 a 60 amperes. Esta energia vem do conector de +12 volts.

79

Memrias SDRAM e DDR

80

SDRAM x DDR
As memrias da gerao anterior (1997-2001), usadas em PCs equipados com Pentium II, Pentium III e contemporneos, so chamadas SDRAM. Essas memrias so fabricadas em mdulos chamados DIMM/168. As memrias usadas nos PCs modernos so chamadas DDR (Double Data Rate). Essas memrias so fabricadas em mdulos chamados DIMM/184.

As memrias SDRAM so chamadas indevidamente de DIMM. uma incoerncia, pois as memrias DDR tambm so fabricadas em mdulos DIMM, a diferena que usam DIMM/184, ao invs de DIMM/168. Os nomes corretos dessas memrias so SDRAM e DDR, e seus mdulos chamam-se DIMM/168 e DIMM/184. Mas no comrcio, so conhecidas como DIMM e DDR, respectivamente.

81

Tipos de SDRAM
PC66: Opera com 66 MHz PC100: Opera com 100 MHz PC133: Opera com 133 MHz Usadas em placas de CPU produzidas entre 1997 e 2001, com processadores Pentium, Pentium MMX, Pentium II, Pentium III, Celeron, K6, e em placas antigas com Pentium 4 e Athlon XP Uma memria PC100 opera com 100 MHz, isto significa que capaz de realizar 100 milhes de acessos por segundo.

82

Tipos de DDR
Existem memrias DDR que operam com as seguintes velocidades: 100 133 166 200 MHz MHz MHz MHz

Entretanto uma memria DDR faz dois acessos em cada ciclo. Por isso essas memrias so classificadas como: DDR200 DDR266 DDR333 DDR400

83

Nomenclatura da DDR
Memrias DDR200 operam com 100 MHz, mas tm desempenho equivalente a 200 MHz Memrias DDR266 operam com 133 MHz, mas tm desempenho equivalente a 266 MHz Memrias DDR333 operam com 166 MHz, mas tm desempenho equivalente a 333 MHz Memrias DDR400 operam com 200 MHz, mas tm desempenho equivalente a 400 MHz Memrias DDR200 tambm so chamadas de PC1600 Memrias DDR266 tambm so chamadas de PC2100 Memrias DDR333 tambm so chamadas de PC2700 Memrias DDR400 tambm so chamadas de PC3200

84

Acessrios do gabinete
Os gabinetes de micros so acompanhados de diversos acessrios para a sua montagem. Os acessrios variam de um modelo para outro. O mais importante de tudo conhecer os parafusos que so usados para fixar as placas e as unidades de disco no gabinete.

85

Ferramentas para montar o micro


Nas lojas de suprimentos de informtica voc poder comprar um jogo de ferramentas para montagem de micros.

86

Parafusos para montar o micro

Os parafusos que acompanham o gabinete so de dois tipos, indicados na figura acima como TIPO 1 (magrinho) e TIPO 2 (gordinho).

87

Parafuso magrinho
Usado para aparafusar: Drive de CD-ROM Gravador de CDs Drive e gravador de DVD Drive de disquetes Pode ser eventualmente usado para aparafusar a placa de CPU nos parafusos hexagonais (veja mais adiante) e para aparafusar as placas de expanso no gabinete (depender da rosca)

88

Parafuso gordinho
Sempre usado para aparafusar o disco rgido Dependendo da rosca, poder ser usado para aparafusar a placa de CPU nos parafusos hexagonais (veja no prximo slide) e para aparafusar as placas de expanso no gabinete.

89

Parafusos hexagonais

So usados para fixar a placa de CPU no gabinete. Os parafusos hexagonais so inicialmente presos na chapa do gabinete. A seguir colocamos a placa de CPU no lugar e a prendemos usando os parafusos com arruela, mostrados acima.

90

Chapa do gabinete

91

Parafusos hexagonais

Prenda os parafusos hexagonais nos furos da chapa do gabiente que tm correspondncia com os furos da placa de CPU.

92

Fixando a placa de CPU

Detalhe da fixao da placa de CPU no gabinete atravs de parafusos hexagonais e parafusos com arruela.

93

Mtodos alternativos

Alguns gabinetes no usam parafusos hexagonais para fixar a placa de CPU. Ao invs disso, tm uma salincia com cerca de 0,6 cm de altura. Na parte superior de cada salincia existe um furo com rosca. Neste furo a placa de CPU deve ser aparafusada, como mostra a figura acima. CUIDADO: Se a placa de CPU no tiver furo em posio correspondente a uma desas salincias, devemos cobrir a salincia da chapa do gabinete com uma fita isolante para que no ecoste na placa de CPU.

94

Furos metalizados

Na placa de CPU existem furos metalizados (parte direita da figura acima) e no metalizados (parte esquerda da figura). Nunca use parafusos de metal em furos no metalizados.

95

Mtodos alternativos
O melhor mtodo para fixar a placa de CPU no gabiente o uso de parafusos hexagonais. Infelizmente alguns gabinetes usam mtodos alternativos, como buchas de plstico. Essas buchas devem ser aparafusadas em furos do gabinte. A placa de CPU ento encaixada sobre as partes superiores dessas buchas.

96

Espaadores plsticos
Em gabinetes antigos, a fixao da placa de CPU no gabinete era feita por espaadores plsticos. Esses espaadores j caram em desuso, mas voc poder encontr-los em micros antigos. Inicialmente os espaadores eram fixados em furos existentes na placa de CPU. A seguir esses espaadores eram encaixados em fendas existentes na chapa do gabinete (veja o prximo slide).

97

Espaadores plsticos

A placa de CPU posicionada sobre a chapa do gabinete de forma que todos os espaadores fiquem na posio indicada como A na figura acima. A seguir a placa de CPU deslocada lateralmente at que todos os espaadores fiquem alojados nas fendas, na posio indicada como B.

98

Moldura dos conectores ATX


Se a furao existente na parte traseira do seu gabinete no for idntica disposio dos conectores existentes na parte traseira da placa de CPU, ser preciso instalar uma nova moldura compatvel. Esta moldura pode acompanhar o prprio gabinete, ou ser fornecida juntamente com a placa de CPU.
Esta moldura pode ser encaixada ou aparafusada, dependendo do gabinete.

99

Fabricantes de placas de CPU


Fabricantes de melhor reputao: Intel, MSI, Supermicro, Asus, Soyo, Abit, Gigabyte, Aopen, Soltek. bom evitar as marcas: PC Chips, ECS, AsRock, Tomato Voc encontrar uma lista completa de sites de fabricantes de placas de CPU em: www.wimsbios.com.

100

Fabricantes de chipsets
Fabricantes de melhor reputao: Intel: www.intel.com VIA: www.via.com.tw Nvidia: www.nvidia.com

bom evitar o fabricante: SiS: www.sis.com.tw

101

O maior perigo
Montar um PC sem ter antes feito um curso ou lido um livro sobre o assunto. Certas conexes, se forem feitas de forma errada, podem danificar os equipamentos e causar grande prejuzo. Exemplos reais: a) Um usurio ao instalar um gravador de CDs, ligou o conector de alimentao invertido. Por isso queimou o gravador, a placa de CPU e a memria, um prejuzo de cerca de R$ 1000,00. b) Um usurio ligou o conector de alimentao do drive de disquetes em um conector de 4 pinos existente na placa de CPU. Queimou a placa de CPU, o processador e as memrias. c) Um usurio aparafusou a placa de CPU diretamente no gabinete, sem usar parafusos hexagonais nem espaadores. Ao ligar o computador, a placa de CPU torrou, ficou soldada na chapa do gabinete.

102

Perigo 1: Eletricidade esttica


A eletricidade esttica das suas mos pode danificar os chips e placas do computador. Quando tocamos os chips, ocorre uma descarga eletrosttica (ESD = Eletro Static Discharge). Precaues: a) Segurar as peas sem tocar nos chips b) Descarregar as mos em um corpo metlico

Este smbolo indica: CUIDADO: DISPOSITIVO SENSVEL A DESCARGAS ELETROSTTICAS.

103

Exemplos de choques
Certamente voc j tomou pequenos choques em diversas situaes: * Tocar a maaneta de uma porta * Tocar na maaneta do automvel * Tocar a carcaa de um computador * Tocar a tela do monitor

104

ESD podem causar incndios

Descargas eletrostticas podem at causar incndios. Nos Estados Unidos ocorrem cerca de 1000 incndios em postos de gasolina, todos os anos. Os usurios devem tocar em painis aterrados como o indicado acima para descarregarem sua eletricidade esttica, reduzindo a chance de descargas que podem causar incndios perigosssimos.

105

Eletricidade esttica existe!

106

Desastre causado por ESD

O dirigvel de Hindenburg pegou fogo no ar em 1937 devido a uma forte descarga eletrosttica.

107

Voltagens reais

108

Chip danificado

Interior de um chip danificado por eletricidade esttica, visto com um microscpio. Se simplesmente tocarmos em um chip com as mos, podemos causar um estrago como este.

109

Estragos causados nos chips


Dependendo da intensidade da descarga, um chip pode apresentar dois tipos de falhas: a) Falha catastrfica: o chip danificado imediatamente. A placa onde o mesmo est instalado deixa de funcionar. b) Falha latente: o chip que recebe uma descarga de mdia intensidade pode continuar funcionando normalmente durante dias, semanas ou at meses, at o ponto em que queimar definitivamente. O chip pode ainda apresentar funcionamento errtico, ficando por exemplo, sensvel a variaes de temperatura.

110

Os fabricantes avisam
Cuidado com a eletricidade esttica! O corpo humano pode acumular cargas eltricas em vrias situaes: Andando em um carpete Retirando um casaco Sentando e levantando de uma cadeira

Todas as peas de computador saem da fbrica embrulhadas em uma embalagem anti-esttica, com etiquetas de advertncia.

111

Perigo para os chips


A voltagem pode chegar a milhares de volts A durao de bilionsimos de segundo S sentimos choque quando nossa voltagem superior a 3000 volts Entretanto, um chip queima com apenas algumas dezenas de volts.

Exemplo de etiqueta de embalagem anti-esttica.

112

Ambientes midos
Quando o clima muito sco, as voltagens estticas so mais altas Quando o clima mido, as voltagens so menores mas ainda assim prejudiciais, podendo danificar chips e placas
Em muitas lojas, os mdulos de memria so embrulhados com pedaos de pltico com bolhas. Est errado, este plstico fica facilmente carregado com eletricidade esttica que pode danificar os chips. O correto usar uma embalagem anti-esttica. Ambos os modos de embalagem, o errado e o certo, so vistos na figura ao lado.

113

Segure as peas corretamente

ERRADO

CERTO

A regra geral nunca tocar nos chips. Segure as placas sempre pelas bordas laterais. Nunca toque nos contatos metlicos das placas, pois eles so interligados com os chips, que podem ser danificados.

114

Segurando um disco rgido

ERRADO
Segure o disco rgido pela sua carcaa externa, sem tocar na placa de circuito.

CERTO

115

Segurando memrias

ERRADO
Segure o mdulo de memria sempre pelas laterais.

CERTO

116

Instalando memrias

ERRADO
Ao instalar um mdulo de memria, toque apenas nas bordas laterais, como mostra a figura.

CERTO

117

Segurando um processador

ERRADO

CERTO

No caso de um processador, o prejuzo ser maior ainda se voc danific-lo com eletricidade esttica, pois um componente muito caro. Segure o processador sempre pelas bordas laterais.

118

Segurando placas

ERRADO

CERTO

Segure as placas pelas bordas laterais, sem tocar nos chips e nem nas trilhas metlicas dos circuitos.

119

Descarregando a eletricidade
Tocar com as duas mos a chapa interna do gabinete. Repetir o processo a cada 15 minutos O PC deve estar ligado rede eltrica atravs de um FILTRO DE LINHA ou ESTABILIZADOR, porm desligado (o PC e o filtro/estabilizador).

120

Pulseira anti-esttica

Quem faz montagem e manuteno em escala profissional deve utilizar pulseiras anti-estticas. Empresas especializadas em produtos anti-estticos www.newhorizon.com.br www.eltron.com.br 121

Perigo 2: Use pasta trmica


O processador deve usar pasta trmica ou fita trmica para evitar o aquecimento A pasta trmica preenche as microscpicas lacunas de ar que ficam entre o processador e o cooler, que de outra forma dificultariam a transferncia do calor. Outros materias trmicos tm funo equivalente da pasta trmica.

Muitos coolers j vem de fbrica com a pasta trmica aplicada.

122

Elastmero
A fita trmica ou elastmero encontrada em muitos coolers. Para instalar o cooler devemos inicialmente remover a etiqueta que protege o elastmero. Podemos ento fixar o cooler sobre o processador. O elastmero tem uma durabilidade maior que a da pasta trmica. Entretanto, se for preciso retirar o cooler por alguma razo, precisamos remover todo o elastmero do cooler e do processador, usando benzina ( comprada em farmcias). Depois de limpar tudo, colocamos elastmero novo, ou ento, pasta trmica.

123

Uso da pasta / elastmero


O processador deve ser acoplado ao cooler atravs de PASTA TRMICA ou FITA TRMICA Se precisarmos retirar o cooler, temos que remover a pasta/fita trmica antiga e aplicar pasta trmica nova Nunca use fita trmica e pasta trmica simultaneamente.
A pasta trmica pode ficar sca com o passar do tempo, devido s temperaturas muito elevadas atingidas pelo processador. recomendvel uma vez por ano remover o cooler, limpar a pasta trmica antiga usando um guardanapo de papel, e aplicar pasta trmica nova. Se voc retirar o cooler que estava acoplado atravs de elastmero, no poder reutilizar este elastmero. Limpe o cooler e o processador usando benzina ( vendida em farmcias) e depois de limpo, aplique pasta trmica nova.

124

Perigo 3: Desligue tudo


O equipamento deve estar desligado da energia quando quisermos encaixar ou desencaixar peas, placas e chips. IMPORTANTE: Desligue o computador da tomada para manusear peas, no confie no desligamento, devido tenso de standby o micro continua ligado.

125

Perigo 4: Conexes erradas


Conexes erradas podem danificar os componentes, principalmente nos casos de conexes de alimentao (fonte).

Conectores da fonte para alimentar unidades de disco. Esses conectores s encaixam na posio correta, entretanto alguns usurios conseguem encaix-los de forma invertida!

126

Perigo 5: Cooler invertido


O cooler deve ser encaixado na posio correta. Se for encaixado na posio errada pode danificar o processador. O processador pode rachar ou superaquecer (o cooler fica torto em relao ao processador.

O frgil ncleo de um processador AMD (Athlon, Durou ou Athlon XP) ou do Pentium III e do Celeron podem rachar com facilidade se o cooler for instalado de forma invertida.

127

Processador danificado
A instalao do cooler de forma invertida pode causar acidentes como o mostrado ao lado. O processador fica obviamente danificado com uma mnima rachadura.

128

Cooler instalado corretamente


Observe a parte esquerda do cooler. Note que o ressalto existente no cooler corresponde parte mais alta do soquete.

129

Cooler invertido
Observe que nesta figura o ressalto existente no cooler est invertido em relao parte alta do soquete.

130

Perigo 6: Bracket USB


Use apenas o bracket USB (ou espelho USB) que vem com a sua placa me. Se voc usar um genrico, poder queimar a placa me, pois as ligaes de energia no so padronizadas. Para usar um bracket USB genrico ser preciso identificar se a sua placa de CPU exige conectores com ligao DIRETA ou INVERSA.

Se voc usar outro bracket USB que no seja aquele que acompanha a sua placa me, voc poder queim-la.

131

Bracket com ordem direta


Procure no manual da sua placa me, um diagrama que mostra as conexes para o bracket USB. Ordem direta: temos a numerao dos fios, lado a lado, indicados como: +5V ao lado de +5V -D ao lado de D +D ao lado de +D GND ao lado de GND Veja a figura ao lado.
Ordem direta, observe: VCC ao lado de VCC (VCC = 5 volts) USBDAT- ao lado de USBDATUSBDAT+ ao lado de USBDAT+ GND ao lado de GND (terra)

132

Bracket USB com ordem inversa


Procure no manual da placa de CPU, as indicaes sobre a conexo para o bracket USB. Os modelos com ordem inversa tm a seguinte seqncia de ligaes: VCC ao lado de NC (no coneectado) D- ao lado de GND D+ do lado de D+ GND ao lado de DGND ao lado de VCC

133

Bracket USB direto (9 pinos)


Uma vez identificando a ordem das ligaes USB na sua placa me (direta ou inversa), procure um dos dois tipos de brackets USB existentes: Direto: normalmente 9 pinos Vermelho-Vermelho Branco-Branco Verde-Verde Preto-Preto Preto
Este bracket USB do tipo direto. OBS: Este bracket s encaixa em uma posio, pois tem 9 pinos, assim como o conector correspondente na placa de CPU. Seja como for, certifique-se de que os fios vermelhos correspondem s posies indicadas na placa me como +5V ou VCC.

134

Bracket USB inverso (10 pinos)


Este tipo de bracket normalmente tem 10 pinos. A ordem das cores a seguinte: Vermelho preto Branco preto Verde verde Preto branco Preto vermelho

Este tipo de bracket pode ser encaixado invertido, pois quando fazemos a inverso, a ordem dos fios mantida.

135

USB no gabinete
Muitos gabinetes possuem conectores USB frontais, como mostra a figura ao lado. Se for o caso, voc precisar ligar os seus fios internos (vermelho, branco, verde e preto) nos pontos indicados na placa de CPU como: Vermelho = +5 volts ou VCC Branco = DVerde = D+ Preto = GND (terra).

136

Disco rgido

O disco rgido tambm tem uma conexo para a fonte de alimentao e uma para o cabo flat IDE. 137

Cabo flat IDE de 80 vias


Um disco rgido pode operar com cabo flat de 40 ou de 80 vias, mas recomendvel usar o de 80, pois sua velocidade maior, chega at 133 MB/s. O cabo de 40 vias suporta no mximo 33 MB/s.

Conector preto (1): ligar no disco rgido Conector cinza (2): para um segundo disco ou CD Conector azul (3): ligar na interface IDE da placa me

138

Conectando corretamente
Se voc vai instalar apenas um disco em uma interface IDE, use o conector da extremidade. No use o conector do meio do cabo deixando o da extremidade livre, caso contrrio podero ocorrer erros de leitura e gravao, arquivos corrompidos e outros problemas mais srios.

139

Conectando a fonte no HD

A fonte de alimentao tem vrios conectores como o mostrado ao lado, que servem para ligar no disco rgido.

140

Conectando o cabo flat no HD


Ao conectar um cabo flat no disco rgido, verifique o seguinte: o fio pintado (normalmente vermelho) do cabo flat deve ficar prximo do conector de alimentao do disco rgido. Esta regra vlida em qualquer disco rgido.

141

Resumindo
Conecte a fonte de alimentao no disco rgido. O conector s encaixa na posio certa, entretanto bom checar. Conecte o cabo flat IDE de forma que o fio colorido fique prximo do conector da fonte de alimentao.

142

Unidades de CD e DVD

Drive de CD-ROM Drive de DVD Gravador de CDs Gravador de DVDs Drive COMBO (gravador de CDs e leitor de DVD) Todos so de instalao similar.

143

Conexes de drives de CD e DVD

144

Conector da fonte
O conector de alimentao das unidades de CD e DVD o mesmo usado para discos rgidos. Este conector s encaixa na posio correta, entretanto recomendvel conferir. Alguns usurios distrados, incrivelmente conseguem ligar este conector invertido, o que provoca a queima da unidade de CD e possivelmente da placa me, memrias e outras peas.

145

Ligando os cabos
Cabo de udio Cabo flat Cabo de alimentao

146

Conectores de udio
Os conectores de udio funcionam quando a unidade de CD/DVD est reproduzindo um CD de udio. So dois conectores: 1) Digital 2) Analgico O som analgico tem praticamente a mesma qualidade do digital, pelo menos nesse caso. Um desses dois conectores precisa ser ligado na placa de som.

147

Ligando na placa de som


A entrada CD-IN da placa de som a analgica, e deve ser ligada na sada analgica do drive de CD/DVD. O cabo para esta conexa fornecido com o drive de CD/DVD. Podemos ao invs desta, usar a conexo digital, desde que a placa de som possua uma entrada chamada CD-SPDIF. O cabo para este conexo acompanha a placa de som.

Como a maioria das placas de som s possuem entrada analgica para CD, esta a usada. A conexo digital mais rara.

148

Jumper Master/Slave
Na parte traseira das unidades de CD / DVD existem 3 pares de pinos metlicos, chamados de: MA = Master SL = Slave CS = Cable Select Normalmente usado um jumper, que uma pequena pea plstica com um contato metlico interno, para indicar se a unidade Master ou Slave.

149

Ligando um ou dois drives

Se usarmos apenas uma unidade de CD/DVD, devemos lig-la na extremidade do cabo flat, preferencialmente na interface IDE secundria. tambm recomendvel nesse caso configurar a unidade como MASTER.

Se quisermos instalar duas unidades de CD/DVD no mesmo cabo, basta usar os dois conectores disponiveis. Nesse caso obrigatrio que uma delas seja configurada como Master e a outra como Slave.

150

Usando jumpers Master/Slave


Quando ligamos duas unidades de CD/DVD, uma precisa ser configurada como MASTER e a outra como SLAVE. Podemos usar o MASTER na extremidade do cabo e o SLAVE no conector do meio do cabo. Ou ento fazer o contrrio, ligar o MASTER no meio do cabo e o SLAVE na extremidade. O cabo no faz distino entre MASTER e SLAVE. Observe o jumper em cada caso da figura ao lado.

151

Velocidades das interfaces IDE


Padres PIO Mode 4 ATA-33 ATA-66 ATA-100 ATA-133 Serial ATA Taxa de transferncia externa 16,6 MB/s 33,3 MB/s 66,6 MB/s * 100 MB/s * 133,3 MB/s * 150 MB/s, 300 MB/s (gerao II)
* Exigem cabo flat IDE de 80 vias
Nas placas de CPU modernas, as interfaces IDE operam com 100 MB/s ou 133 MB/s Os discos rgidos modernos operam nessas velocidades, mas para isso precisam usar o cabo flat de 80 vias. Unidades de CD e DVD no exigem tanta velocidade como o disco rgido, e por isso operam bem com o cabo de 40 vias, que oferece no mximo 33 MB/s. Podem tambm usar o cabo de 80 vias, mas isso no aumentar a sua velocidade.

152

Cabos IDE de 40 e 80 vias


Se voc tiver dois cabos de 80 vias, use um em cada interface IDE. Mas se tiver um de 80 e um de 40, deixe o de 80 vias para o disco rgido e o de 40 vias para as unidades de CD e DVD.

153

Placas jumperless
As placas de CPU modernas, em sua maioria, no utilizam jumpers, portanto so chamadas de jumperless. muito provvel que voc consiga montar o computador com sucesso sem prestar ateno nos jumpers da placa de CPU. Ainda assim bom conhecer os jumpers, voc poder precisar fazer alguma alterao. Se tem alguns jumpers, muito provvel que j estejam configurados de fbrica da forma padro.

154

Jumpers e microchaves

Os jumpers ( esquerda, na figura) so pequenas peas plsticas que fazem contatos entre pinos metlicos, ligando-os. Atravs do posicionamento dos jumpers, estamos escolhendo certas opes de funcionamento da placa de CPU. As microchaves (dip switches), mostradas na parte direita da figura, tm a mesma funo e so eletricamente equivalentes aos jumpers, mas so de manuseio mais fcil.

155

Exemplo: jumper da bateria


Todas as placas de CPU, mesmo as mais novas, possuem um jumper para ligar/desligar a bateria. Normalmente este jumper vem LIGADO de fbrica, mas e alguns casos, o fabricante pode enviar a placa de CPU com este jumper desligado para economizar a bateria enquanto a placa no instalada. Nesses casos, o manual da placa traz um aviso em destaque logo no seu incio, avisando que o jumper precisa ser ligado para a bateria funcionar.

156

Entendendo os jumpers
Para configurar os jumpers preciso saber para que cada um deles serve, como foi o caso do jumper da bateria, que apresentamos no slide anterior. Tambm preciso entender a linguagem dos jumpers.
Alguns jumpers so encaixados em pinos duplos, e podem ser configurados de duas formas: ON ou CLOSE = com jumper OFF ou OPEN = sem jumper Outros so encaixados em pinos triplos, e podem ser instalados em modos: 1-2 2-3 OPEN = sem jumper

157

Velocidade das memrias


Algumas placas de CPU possuem jumpers para indicar a velocidade das memrias utilizadas. Essas velocidades so as seguintes: Memrias SDRAM PC66: operam com 66 MHz Memrias SDRAM PC100: operam com 100 MHz Memrias SDRAM PC133: operam com 133 MHz Memrias DDR200: operam com 100 MHz Memrias DDR266: operam com 133 MHz Memrias DDR333: operam com 166 MHz Memrias DDR400: operam com 200 MHz Talvez a sua placa de CPU tenha algum jumper para indicar a velocidade das memrias, se tiver configure como explicado acima.

158

FSB do processador Front Side Bus Clock Externo do Processador (Velocidade)

159

FSB do processador
A maioria das placas de CPU atuais configura automaticamente a velocidade do FSB (clock externo do processador). Algumas exigem que o usurio faa esta configurao manualmente atravs de jumpers ou ento pelo CMOS Setup. O FSB (Front Side Bus) a conexo entre o processador e o chipset. A sua velocidade depende do processador utilizado.

160

FSB de processadores Athlon XP


Existem processadores Athlon XP com FSB de 200, 266, 333 e 400 MHz. Entretanto, o FSB desses processadors opera com DDR (duas transferncias a cada ciclo), portanto os valores que so programados pelos jumpers so 100, 133, 166 e 200 MHz. Todos os processasdores Athlon XP at 2400 tm FSB de 266 MHz, e precisam ser programados com 133 MHz. Os modelos de 2500, 2700, 2800 e 3000 tm FSB de 333 MHz, precisam ser configurados com 166 MHz. O Athlon XP 3200 o nico que tem FSB de 400 MHz, ou seja, precisa ser configurado com FSB de 200 MHz.

161

Athlon XP 2600
O Athlon XP 2600 o nico modelo deste processador que deixa margem a dvidas. Existem dois modelos: Modelo C: FSB de 266 MHz (configurar como 133 MHz) Modelo D: FSB de 333 MHz (configurar como 166 MHz) De um modo geral, todo processador Athlon, Athlon XP ou Duron tem uma letra no seu cdigo que indica o FSB B = 200 MHz (configurar como 100 MHz) C = 266 MHz (configurar como 133 MHz) D = 333 MHz (configurar como 166 MHz) E = 400 MHz (configurar como 200 MHz)

162

FSB dos Athlons


fcil identificar o FSB de um processador Athlon, Athlon XP e do seu irmo mais novo, o Duron. preciso checar a numerao estampada na etiqueta identificadora do chip. No exemplo ao lado temos a indicao: AXDA3200DKV4E O ltimo dgito indica a velocidade do FSB. Temos B=200, C=266, D=333 e E=400 MHz.

163

Athlon XP 2600
Por exemplo, o Athlno XP 2600 mostrado ao lado tem o indicador D, ou seja, tem FSB de 333 MHz, que deve ser configurado na placa me como 166 MHz.

164

Exemplo: Asus A7N266


Esta placa de CPU tem dois jumpers que indicam o clock das memrias e o FSB do processador. Os valores permitidos so 100 e 133 MHz, que levando em conta o fato de ambos serem DDR, resultarem em 200 e 266 MHz.

165

Placa Asus A7N266


Note que a placa citada como exemplo suporta memrias DDR200 e DDR266, que devem ser configuradas respectivamente com 100 e 133 MHz. O FSB do processador pode ser de 100 ou 133 MHz, que correspondem a 200 (B) e 266 MHz (C). Se instalarmos, por exemplo, um Athlon XP 2000 (FSB de 266 MHz) e memrias DDR266, temos que programar: DRAM = 133 MHz CPU = 133 MHz Esta por sinal, a configurao de fbrica (default).
Note que a configurao de fbrica no exemplo desta placa para processadores com FSB de 266 MHz e memrias DDR266. Se instalarmos um processador mais lento ser prciso configurar os jumpers.

166

Placa Asus A7N266


Ainda neste exemplo, se instalarmos um processador Duron de 1.2 GHz (FSB de 200 MHz) e memrias DDR266, temos que usar: DRAM = 133 MHz CPU = 100 MHz Temos ento que reconfigurar os jumpers assim: BSEL0: ligar 3-2 BSEL1: ligar 3-2

167

ltimo exemplo, A7N266


Considere agora que estamos instalando nesta placa um Athlon XP 1900 (FSB de 266 MHz), mas estamos aproveitando antigas memrias DDR200, ou seja: DRAM = 100 MHz CPU = 133 MHz Temos ento que reconfigurar os jumpers assim: BSEL0: ligar 3-2 BSEL1: ligar 2-1
Confira os jumpers de FSB do processador (caso existam) antes de ligar o computador! Se for usado um valor mais elevado, o processador poder fritar!

168

FSB do Pentium 4
Vimos que as memrias DDR dobram o valor do clock. Por exemplo, memrias DDR266 operam na verdade com 133 MHz, mas tm equivalncia a 266 MHz. O Athlon XP tambm opera com FSB dobrado. O FSB que na verdade de 200 MHz indicado como 400, o de 166 MHz indicado como 333, o de 133 indicado como 266, e o de 100 MHz indicado como 200 MHz. O Pentium 4 tambm opera com este sistema. A diferena que o FSB do Pentium 4 quadruplicado, o que chamamos de QDR (Quad Data Rate). Os valores de FSB do Pentium 4 so na verdade 100, 133 ou 200 MHz. Como este processador opera no modo QDR, os valores anunciados para as velocidades do seu FSB so 400, 533 e 800 MHz.

169

Descobrindo o FSB do Pentium 4


A dificuldade em identificar o FSB que nas configuraes de jumpers e no CMOS Setup, o FSB sempre indicado com o seu valor menor, antes de ser multiplicado. No caso do Pentium 4, so 100, 133 ou 200 MHz. Comercialmente so indicados os valores j multiplicados por 4, ou seja, 400, 533 e 800 MHz. Na caixa do processador este valor indicado.

Este Pentium 4 tem FSB de 800 MHz, que deve ser configurado como 200 MHz.

170

FSB do Pentium 4
Tambm possvel descobrir o FSB de um processador Pentium 4 pelas inscries na sua face superior. Nos modelos abaixo, o /400/ indica um FSB de 400 MHz, que deve ser configurado como 100 MHz.

171

FSB do Pentium 4
Tambm possvel descobrir o FSB do Pentium 4 a partir do seu clock interno. Os modelos com FSB de 800 MHz so: 2.40C, 2.60C, 2.80C, 3.0, 3.2 e 3.4 GHz Os modelos com FSB de 533 MHz so: 2.26, 2.40B, 2.53, 2.66, 2.80, 2.80A e 3.06 Os modelos com FSB de 400 MHz so: 2.60, 2.50, 2.40, 2.20 e todos os modelos abaixo de 2.20 GHz.

172

Configuraes de FSB no Setup


Algumas placas de CPU modernas tm jumpers para definir a velocidade do FSB. A maioria delas entretanto tm esta definio feita pelo CMOS Setup. A configurao de fbrica normalmente para o FSB mais baixo, entretanto convm conferir. Por exemplo, uma placa de CPU para Pentium 4 que suporta processadores com FSB de 400 ou 533 MHz (100 e 133 MHz no Setup) pode ter como configurao de fbrica, o valor mais baixo: 100 MHz. Qualquer processador Pentium 4 ao ser instalado nesta placa funcionar. Se o FSB for de 400 MHz, o valor de 100 MHz j estar correto. Se o FSB do processador for de 533 MHz, ser preciso ajustar o valor do FSB no Setup para 133 MHz. Observe que tanto no CMOS Setup como nos jumpers, a indicao do valor do FSB sempre a bsica, antes de ser multiplicada, ou seja, 100, 133 e 200 MHz correspondem a 400, 533 e 800 MHz, no caso do Pentium 4.

173

Configuraes de FSB no Setup


Se voc estiver usando por exemplo, uma placa para Athlon XP que suporta FSB de 200, 266, 333 e 400 MHz, provvel que a configurao de fbrica dos jumpers ou do CMOS Setup seja de 100 MHz para o FSB (que corresponde a 200 MHz, no caso dos Athlons, que operam no modo DDR). Desta forma, qualquer Athlon, Athlon XP ou Duron funcionar.

174

Objetivo do Setup
Configurar as opes de funcionamento do BIOS e do hardware, como: Velocidade das memrias e do processador Velocidade das unidades de disco Indicar a capacidade do disco rgido Habilitar ou desabilitar as interfaces onboard Definir a seqncia de boot: em quais unidades de disco o sistema operacional ser buscado Parmetros de funcionamento do chipset Data e hora etc

175

Instrues do manual
Os setups variam muito de um modelo de placa para outro. Existem muitas semelhanas, e tambm muitas diferenas. Seja qual for o caso, o manual da placa de CPU sempre traz as instrues para a realizao do Setup, apesar de no ser muito didtico.

176

Setup bsico
Para montar um computador no necessrio ser um especialista em CMOS Setup. Basta utilizar a configurao bsica, que consiste nas seguintes etapas: 1) Usar a auto-configuao de fbrica 2) Acertar data e hora 3) Declarar os dispositivos IDE como automticos 4) Definir a seqncia de boot 5) Desativar as interfaces onboard que no sero usadas 6) Indicar a velocidade das memrias e do processador 7) Salvar e sair

177

Ativando o Setup
Ligue e aguarde at que seja apresentada na tela uma mensagem que indica a tecla que deve ser pressionada para executar o CMOS Setup. Na esmagadora maioria dos casos este mensagem : PRESS DEL TO ENTER SETUP Seja qual for o caso, o manual da placa de CPU sempre traz instrues sobre como executar o Setup. Por exemplo, voc pode encontrar uma placa que no apresente mensagem alguma na tela, e que no seu manual esteja explicado que para executar o Setup preciso pressionar CONTROL-F2. O uso de uma combinao no usual serve para espantar curiosos. Existem algumas placas onde a ativao do Setup feita por um jumper. preciso desligar o computador, posicionar o jumper e lig-lo novamente. O computador entrar diretamente no Setup. Depois de fazer as alteraes e salv-las preciso desligar o computador e colocar o jumper na posio original. Seja como for, consulte sempre o manual da placa de CPU.

178

Exemplo de Setup

179

Award e AMI
Os dois principais fabricantes de BIOS e Setups so a Award e a AMI. Cada um deles possui um programa bsico que personalizado para cada modelo de placa de CPU. Existem portanto muitas semelhanas, mas tambm muitas diferenas. O Setup sempre apresenta na parte inferior da tela, as teclas que devem ser pressionadas para oper-lo. Normalmente as teclas so as seguintes: Setas ou TAB, apra selecionar o campo a ser modificado ENTER, para entrar em um menu +, -, Page Up e Page Down para modificar F10, para salvar e sair ESC para cancelar

180

As sees do Setup
Normalmente encontramos no Setup as seguintes sees: Standard CMOS Setup: Programa data, hora e os parmetros das unidades IDE Advanced BIOS Setup: Vrias opes de boot e outros itens Advanced Chipset Setup: Programa o funcionamento do chipset Peripheral Configuration: Programa dispositivos onboard Power Management: Gerenciamento de energia PCI/PnP Configuration: Para compatibilizao com placas antigas Hardware Monitor: Informa temperatura, voltagem e rotao de coolers Load Defaults: Programa configurao de fbrica Set Password: Configura senha para o uso do computador e do Setup Detect IDE: Identifica dispositivos IDE Exit: Sair do Setup, salvando ou no as configuraes

181

Carregando valores de fbrica

Este comando carrega do CMOS com a configurao padro de fbrica.

182

Carregando valores de fbrica


Este comando carrega o CMOS com valores de fbrica, ou seja, todos os itens do Setup so programados com as orientaes do fabricante da placa de CPU. Usando este comando, o Setup estar 99% feito, faltaro penas alguns ajustes finos. Este comando pode aparecer com vrios nomes, dependendo do modelo da placa de CPU. Use as instrues do manual da placa de CPU para saber qual o comando exato que realiza esta funo. Em alguns Setups este comando fica no menu principal, em outros fica no menu Exit.

Alguns nomes que este comando pode ter: Load Optimized Defaults Load High Performance Defaults Load Optimal Defaults Load BIOS Defaults Load Setup Defaults Load Autoconfiguration Defaults

183

Acertando o relgio

Este comando fica no menu MAIN ou Standard CMOS Setup.

184

Acertando o relgio
Na seo Standard CMOS Setup ou Standard CMOS Features ou MAIN, voc encontrar onde feito a ajuste da data e hora. Para acertar, aumente e diminua os valores usando as teclas + e - ou Page Up e Page Down. Use as setas e a tecla TAB para selecionar o campo a ser alterado.

185

Dispositivos IDE

Declarar os dispositivos IDE como automticos

186

Dispositivos IDE
Antigamente era preciso identificar no Setup os seguintes parmetros do disco rgido: Nmero de cilindros Nmero de cabeas Nmero de setores Zona de estacionamento Cilindro de pr-compensao Hoje essas configuraes no so necessrias, apesar de muitos Setups ainda terem a opo do seu prenchimento (USER). Ao escolher a opo USER para um disco rgido, podemos preencher manualmente esses valores. Ao escolhermos a opo AUTO, o prprio Setup os preenche.
Normalmente quando usamos a configurao de fbrica, j explicada, todas as unidades IDE so configuradas como AUTO. Isto faz com que estejam prontas para operar. Entretanto podemos tambm usar o comando DETECT IDE, ou pressionar ENTER sobre cada AUTO no Standard CMOS Setup. Isto far com que o Setup preencha os parmetros do disco rgido. Os discos no ficaro mais em AUTO, sim, em USER. Se forem indicados nmeros nesses parmetros, como indicados acima, ou o modelo do disco rgido, ento a configurao est correta.

187

Unidades de CD e DVD IDE


Nos Setups antigos as unidades de CD e DVD no apareciam no CMOS Setup. Constavam simplesmente como Not Installed, mas mesmo assim funcionavam. Se em um PC moderno, com placa de CPU nova, as unidades de CD e DVD no aprecem, ento provvel que exista um defeito ou uma conexo errada, cheque os cabos ( claro, desligue o computador antes). O mesmo se aplica ao disco rgido. Se for detectado como NONE, ento provavelmente est com defeito ou mal conectado. Desligue o computador e cheque todos os cabos das unidades de disco. Nos Setups modernos, as unidades de CD e DVD podem constar como CD-ROM ou DVD-ROM. possvel que unidades de DVD constem apenas como CD-ROM, o mesmo ocorrendo com gravadores de CDs. Isto no impede o seu funcionamento correto. Em muitos Setups modernos, as unidades de CD e DVD aparcem com o nome do modelo definido pelo fabricante. Por exemplo, SW-248F, indica o modelo de um gravador de CDs da Samsung.

188

Seqncia de boot
Antigamente os computadores tentavam sempre realizar o boot, primeiro pelo drive A. Se no existisse disquete, a sim buscavam o sistema operacional no disco rgido. At hoje os computadores so assim, mas algumas diferenas foram introduzidas nesta seqncia. Podemos alter-la pelo comando BOOT SEQUENCE no Advanced BIOS Setup, ou ento no menu BOOT. A seqncia tradicional, que era A: C: (primeiro tentava pelo disquete, s depois partia para o disco rgido) pode ser mudada para, por exemplo, C: A: ou C Only. Isto faz com que o boot seja mais rpido, pois vai direto buscar o sistema operacional no drive C, e no perde tempo tentando ler um disquete no drive A. Esta seqncia tambm mais segura, pois se esquecermos um disquete no drive A ao desligarmos o computador, e se por um azar este disquete for de origem duvidosa e tiver um vrus no seu setor de boot, no corremos o risco de contaminao por vrus, pois o boot por disquete ser ignorado. Usando as opes C: A: ou C Only, o boot ser sempre feito pelo disco rgido, e o disquete ser, para efeito de boot, sempre ignorado.

189

Seqncia de boot
Entretanto as seqncias de boot C: A: e C Only no podem ser usadas enquanto o sistema operacional ainda no est instalado no drive C. Voc deve fazer o seguinte, de acordo com o sistema operacional que pretende instalar: Windows 95, 98 ou ME: Para instalar esses sistemas preciso primeiro fazer o boot com um disquete para usar os programas FDISK e FORMAT. Devemos ento programar o Setup com a seqncia A: C:, ou seja, A antes de C. Windows 2000 ou XP: Para instalar esses sistemas preciso executar um boot com o CD-ROM de instalao. O mesmo se aplica a qualquer outro sistema operacional que seja instalado a partir de um boot com o seu CD de instalao. Devemos ento usar a seqncia CDROM C, ou outra qualquer que tenha CDROM antes do disco rgido. Se preferir pode usar a seqncia A: CDROM: C:, ela se aplica a ambos os casos. Se quiser instalar o Windows 95, 98 ou ME, basta colocar o disquete de boot. Se quiser instalar o Windows 2000 ou XP, basta no colocar disquete algum e colocar o CD-ROM de instalao.

190

Interfaces onboard sem uso


recomendvel fazer alguns ajustes na seo I/O Device Configuration, Peripheral Configuration ou Integrated Peripherals. O principal ajuste recomendado desativar as interfaces onboard que no sero usadas. Digamos por exemplo que a sua placa tenha som onboard mas voc tenha decidido instalar uma placa de som melhor. Os dois circuitos de som normalmente funcionam juntos sem problemas, mas para evitar conflitos e confuses, recomendvel desativar o som onboard. O mesmo se aplica a outros circuitos onboard que voc no vai usar. Confira ento os itens a seguir: Onboard Audio chip Desabilite se estiver usando uma placa de som. AC97 Audio Desabilite se estiver usando uma placa de som. AC97 Modem Desabilite se estiver usando uma placa de modem, ou se no vai usar o modem onboard. Onboard MIDI port Desabilite se estiver usando uma placa de som. Onboard Game port Desabilite se estiver usando uma placa de som. ATA RAID Chip Est presente nas placas de CPU que possuem 4 interfaces IDE. Se voc no vai usar por enquanto as interfaces IDE3 e IDE4, desative este chip, isto far com que o boot seja mais rpido, pois o BIOS no perder tempo tentando detectar discos nessas interfaces cada vez que o PC for ligado.

191

Desativando o vdeo onbaord


Se a sua placa de CPU tem vdeo onboard mas voc resolveu instalar uma placa de vdeo avulsa, ento o funcionamento desta placa de vdeo poder precisar de alguns ajustes. Se voc ligar o monitor na placa de vdeo avulso e ele funcionar, ento os ajustes automticos do Setup j funcionaram, no precisa se preocupar. Mas se o monitor no tem imagem, desligue o computador e conecte o monitor no vdeo onboard. Se funcionar, siginifica que o vdeo onboard est com prioridade sobre a placa de vdeo. Ser preciso alterar o vdeo onboard para secundrio, deixando a placa de vdeo como como sendo o vdeo primrio. Este ajuste feito pelo CMOS Setup.

Antes de configurar a placa de vdeo como sendo o vdeo primrio, temos que usar o vdeo onboard como mostra a figura. Depois de colocar o vdeo onboard como secundrio, podemos salvar o Setup, desligar o computador e ligar o monitor na placa de vdeo, que desta vez ir funcionar.

192

Desativando o vdeo onboard


O vdeo onboard no na verdade desabilitado. Ele configurado como secundrio, permitindo que uma placa de vdeo instalada opera como primria. O comando que coloca o vdeo onboard como secundrio pode estar no Advanced Chipset Setup ou no Peripheral Configuration, dependendo da placa. Este comando pode aparecer com vrios nomes: Primary Display: Onboard / PCI Esta modalidade comum nas placas de CPU com vdeo onbaord que no possuem slot AGP. Podemos usar uma placa de vdeo PCI, mas antes devemos indicar no Setup que o display primrio o PCI. Primary VGA BIOS: AGP / Onboard Tambm indica qual vdeo o primrio. Na opo Onboard, este ser o primrio. Na opo AGP, o vdeo onboard ser secundrio. Se voc usar uma placa de vdeo PCI, coloque este item na opo AGP, assim tambm funcionar, fazendo com que o vdeo onboard seja o secundrio. Modo automtico: Certas placas de CPU no requerem alteraes no Setup para esta finalidade. Ao conectarmos uma placa AGP, o vdeo onbaord automaticamente desativado.

193

Interface de rede sem uso


Muitas placas de CPU modernas possuem interface de rede onboard. Esta interface de bom desempenho e de boa qualidade, mas se voc mesmo assim decidir instalar uma placa de rede, bom desativar a rede onboard, a menos que voc realmente deseje trabalhar com as duas. A desabilitao da placa de rede onbaord feita pelo comando Peripheral Configuration ou Integrated Peripherals. Pode aparecer com nomes tais como: Ethernet Controller MAC Controller Network Controller

194

USB no Setup
As placas de CPU modernas possuem 2, 4, 6 ou 8 interfaces USB. Normalmente esto todas habilitadas, mas s vezes apenas algumas delas esto. Existe normalmente um comando para habilit-las (USB Ports) no Peripheral Configuration Setup. Existe ainda um comando muito importante que habilita o funcionamento do teclado USB e do mouse USB fora do Windows. importante para que esses dispositivos funcionem, por exemplo, no modo MS-DOS e no prprio Setup. Alguns usurios tm o mau hbito de conectar e desconectar o teclado com o computador ligado. Isto pode ser feito com dispositivos USB, mas o teclado normal (PS/2 ou DIN) no permite esta operao. Isso pode queimar a interface de teclado da placa de CPU, o que seria um problema muito grave. Quando por um acidente, a interface de teclado da placa de CPU queima, podemos passar a utilizar um teclado USB. Entretanto este teclado s funcionar se habilitarmos no CMOS Setup, o item USB Legacy Support. No so casos comuns, mas existem relatos de vrias placas de CPU que tiveram suas interfaces de teclado queimadas. Se o item USB Legacy Support estiver desabilitado, a placa de CPU no reconhecer teclados USB. E no poderemos mais habilitar este item no Setup, pois o teclado ativado no momento (PS/2) estar inoperante. Habilite este item para no passar por este problema.

195

Velocidade do processador
Muitos Setups tm comandos para indicar a velocidade do processador. Na maioria das vezes esta configurao automtica. Outras vezes atravs de jumpers (FSB, como j explicamos no captulo 6). Existem entretanto casos em que esta configurao precisa ser feita manualmente, pelo Setup. Antes de mais nada preciso saber o FSB do processador, consulte o captulo 6 para maiores detalhes. Lembramos que os processadores Athlon e Duron operam com clock externo dobrado. Um FSB de 266 MHz, por exemplo, deve ser configurado como 133 MHz nos jumpers da placa de CPU ou no CMOS Setup. A localizao deste comando varia de um Setup para outro. Pode ficar no Advanced Chipset Setup, Hardware Monitor ou Voltagem and Frequency Control. Em caso de dvida, consulte o manual da sua placa de CPU.

196

Velocidade do processador
FSB de processadores AMD Processadores AMD Athlon XP: FSB de 266, 333 ou 400 MHz Configurar no CMOS Setup como 133, 166 e 200 MHz, de acordo com o seu modelo Processadores AMD Athlon e Duron: FSB de 200 ou 266 MHz Configurar no CMOS Setup como 100 ou 133 MHz, de acordo com o seu modelo FSB de processadores Intel Processadores Pentium 4: FSB de 400, 533 e 800 MHz Programar no CMOS Setup como 100, 133 e 200 MHz Processadores Celeron (a partir de 1.7 GHz): FSB de 400 MHz Programar no CMOS Setup como 100 MHz Provavelmente sero lanadas verses do Celeron com FSB de 533 MHz, portanto a programao deve ser feita como 133 MHz no CMOS Setup.

197

Velocidade das memrias


Em muitos Setups preciso indicar a velocidade das memrias. Muitas vezes esta indicao automtica, outras vezes por jumpers. As placas de CPU produzidas nos ltimos anos (1997 em diante) possuem no Advanced Chipset Setup um comando que permite a identificao automtica das memrias e suas velocidades. Este comando normalmente chamado de Memory Timing ou DRAM Speed. Suas opes so: Manual / SPD Quando usamos a opo SPD, que por sinal faz parte da configurao de fbrica, o BIOS consulta um pequeno chip em cada mdulo de memria chamado SPD (Serial Presence Detect), onde esto todas as informaes para a correta identificao das memrias. Desta forma voc no precisa se preocupar. Eventualmente algum Setup pode ter comandos independentes para indicar a velocidade das memrias, sem usar as informas do SPD. Podem existir opes como: 100 / 133/ 166 / Auto Isto pode significar o uso de memrias DDR200, DDR266, DDR333 ou com deteco automtica, via SPD. Recomendamos que seja usado em SPD.

198

Salvar e sair
Terminadas as alteraes, use o comando Save and Exit. Este comando pode estar no prprio menu principal do Setup, ou ento no menu Exit. A maioria dos Setups permite que esta operao seja feita com o uso da tecla F10. Terminado o Setup passamos para as prximas etapas que sero vistas nos captulos seguintes: Formatao do disco rgido Instalao do sistema operacional

199

Sistema de arquivos
Um disco rgido novo no enxergado como sendo uma unidade de disco. Neste momento ele apenas um espao no alocado. O disco existe do ponto de vista fsico, em estado bruto, mas ainda no est pronto para uso do ponto de vista lgico. preciso que seja criada uma estrutura de dados que permita o uso do disco. Neste momento o disco apenas uma seqncia de trilhas, cada uma delas divida em setores, cada setor tendo 512 bytes. O diagrama abaixo representa a situao de um disco rgido neste momento.

O disco usado a partir do seu incio. neste incio (trilha zero) onde formada a estrutura de dados que permitir o seu uso. Esta estrutura de dados, chamada sistema de arquivos, depende do sistema operacional utilizado. O diagrama abaixo representa um disco rgido que j tem esta estrutura.

200

Sistema de arquivos
Um disco precisa ter as seguintes informaes para que possa ser usado: 1) Tabela de parties uma tabela que indica como o disco est dividido. Um disco pode ser usado intergralmente como um drive C, ou pode ser dividido em C e D, ou ento em C, D e E, e assim por diante. 2) Setor de boot Cada partio pode ser usada como sendo um nico disco lgico, ou pode ser dividida em dois ou mais discos lgicos. Cada disco lgico comea com um setor de boot. Qualquer disco pode ser usado para carregar o sistema operacional, desde que seja configurado para tal, portanto cada um deles precisa ter um setor de boot. 3) Tabela de alocao de arquivos uma grande tabela armazenada no incio do disco que indica quais das suas partes esto livres e quais esto ocupadas. 4) Diretrio raiz o primeiro diretrio de um disco. Nele podem ser gravados arquivos ou serem criados novos diretrios (pastas).

201

Um disco rgido novo


Um disco rgido novo ainda no pode ser usado, pois no tem tabela de parties, nem discos lgicos, nem setor de boot, nem tabela de alocao de arquvios, nem diretrio raiz. O particionamento e a formatao servem justamente para criar essas estruturas, deixando o disco rgido apto a receber dados.

202

FAT32 e NTFS
Nos anos 80 o MS-DOS, principal sistema opercional da poca, usava o sistema de arquivos conhecido como FAT12. J nos anos 90 o MS-DOS usava a FAT16, somente em 1997, j na segunda atualizao do Windows 95, foi lanado o sistema FAT32. A diferena entre esses sistemas est na capacidade mxima de disco suportada. Sistemas operacionais Windows 98 e Windows XP devem obrigatoriamente usar a FAT32. A FAT16 tambm suportada, mas muito ineficiente para os discos rgidos modernos. Tambm nos anos 90 a Microsoft criou o Windows NT, que deu origem ao Windows 2000 (NT verso 5) e ao Windows XP (NT verso 6). Esses sistemas operacionais usam um sistema de arquivos mais eficiente, o NTFS. Podem tambm operar com FAT32, mas o uso do disco e do prprio sistema operacional mais eficiente quando o disco est formatado com NTFS.

203

FAT32 e NTFS
O sistema de arquivos que voc ir adotar depender do sistema operacional que pretende empregar: Windows 98 ou Windows ME: Devem usar obrigatoriamente FAT32 Windows 2000 ou XP: Devem usar preferencialmente NTFS Em qual etapa escolhemos o sistema de arquivos?

204

FAT32 para Windows 98/ME


Antes de instalar o Windows 98 ou o Windows ME, fazemos o particionamento do disco usando o programa FDISK. Depois fazemos a formatao lgica, usando o programa FORMAT. Ao procedermos desta forma, o disco estar usando o sistema FAT32. Precisamos de um disquete de inicializao contendo o seguinte: a) O boot b) O programa FDISK c) O programa FORMAT Mais adiante mostraremos como este disquete criado.

205

NTFS para Windows 2000 / XP


Para usar o Windows 2000 ou o Windows XP com sistema de arquivos NTFS, no usamos os programas FDISK e FORMAT citados no slide anterior. Aqueles programas so apenas para o uso de FAT. O particionamento e a formatao do disco rgido com NTFS mais fcil. feito da seguinte forma: Simplesmente execute um boot com o CD-ROM de instalao do Windows (2000 ou XP). O programa de instalao particionar e formatar o disco rgido, como mostraremos no prximo captulo.

206

Disquete de inicializao
Quando compramos o Windows 98 ou o Windows ME, recebemos junto um disquete de inicializao. Este disquete permite realizar o boot e tem vrios programas necessrios para a instalao do Windows, como o FDISK e o FORMAT, alm de vrios outros programas teis. Se voc perdeu este disquete, no se preocupe. fcil gerar uma cpia desse disquete atravs do Painel de controle. Basta voc ir a qualquer outro computador que tenha o Windows 98/98SE ou ME instalado e usar os comandos que ensinaremos a seguir.
Voc pode usar um disquete gerado em um sistema com Windows 98, para formatar um disco rgido para instalao do Windows ME, e tambm fazer o contrrio. A mistura pode ser feita porque no usaremos o disquete para instalar o sistema operacional, e sim, para particionar e formatar o disco rgido, e essas operaes so idnticas no Windows 98, 98SE e ME. Todos esses sistemas operacionais usam FAT32.

207

Gerando o disquete
Para gerar o disquete de inicializao use a seguinte seqncia de comandos: Iniciar Configuraes Painel de controle Adicionar e remover programas Disco de inicializao

208

Gerando o disquete

Coloque ento um disquete novo (seu contedo ser apagado) para gerar o disquete de inicializao. Clique em: Criar disco OK Mais adiante mostraremos como utilizar este disquete.

209

Disco rgido com partio nica


Na esmagadora maioria dos computadores, o disco rgido particionado em uma nica unidade lgica (drive C). Isso o que chamamos de partio nica. Podemos ento representar o disco pelo seguinte diagrama:

A diviso do disco rgido feita com o programa FDISK.

210

Vantagens em dividir o disco rgido


Podemos entretanto dividir o disco rgido em vrias unidades lgicas, por exemplo, C: e D:, o que resulta em algumas vantagens. Podemos citar algumas: 1) Se um dia voc precisar formatar o disco rgido e reinstalar o sistema operacional, ser mais fcil fazer backup dos seus dados. Basta gravar os dados importantes na drive D, e a formatao ser feita apenas no drive C. 2) Voc pode manter programas no drive C e dados no drive D. Assim quando for fazer backup, faa apenas do drive D. 3) Se um computador for usado por duas pessoas, podemos dividi-lo em C, D e E. No drive C podemos gravar programas, no drive D, dados do primeiro usurio, e no drive E, dados do segundo usurio. 4) O primeiro drive lgico (C:) ocupa as trilhas mais externas do disco, onde a taxa de transferncia (velocidade) do disco maior. Isso resulta em maior desempenho, mais rapidez na abertura de aplicativos e na inicializao do sistema operacional. O disco tambm far menos movimentos com as cabeas de leitura e gravao quando est acessando este drive C, resultando em maior rapidez na maioria dos acessos a disco.

211

Dividindo o disco em dois


Para isso devemos criar no disco rgido uma PARTIO PRIMRIA. Esta ser o drive C. Note que quando no queremos dividir o disco, ou seja, us-lo inteiro como drive C, bata criar uma partio primria ocupando 100% do disco. Se quisermos dividir o disco, devemos criar uma partio primria que ocupe apenas uma parte. Na figura abaixo, a partio primria tem tamanho pequeno, mas isto no obrigatrio. Criamos ento uma PARTIO ESTENDIDA ocupando todo o espao restante do disco. Enquanto a partio primria funciona automaticamente como drive lgico C, a partio estendida no inicialmente associada letra D. Para isso temos que indicar quais DRIVES LGICOS existiro na partio estendida. Se criarmos um s drive lgico na partio estendida, o disco rgido ficar dividido em C e D, como no diagrama abaixo. Temos ainda que indicar que a partio primria a ATIVA, ou seja, aquela onde o sistema operacional ser armazenado.

A diviso do disco rgido feita com o programa FDISK.

212

Dividindo o disco em trs ou mais


A partio primria sempre o drive C, mas a partio estendida pode ser dividida em vrias UNIDADES LGICAS (ou drives lgicos): D, E, F, etc. Se quisermos por exemplo dividir o disco rgido em trs unidades lgicas (C, D, E), fazemos o seguinte: 1) Criar uma partio primria com o espao desejado (drive C) 2) Criar uma partio estendida ocupando o espao restante no disco 3) Criar uma unidade lgica D na partio estendida, com o espao desejado 4) Criar uma unidade lgica E na partio estendida, ocupando o resto do disco 5) Finalmente temos que indicar que a partio primria a ATIVA, ou seja, que armazenar o sistema operacional.

A diviso do disco rgido feita com o programa FDISK.

213

Boot com o disquete


Ao executarmos o boot com o disquete de inicializao, ser apresentado na tela um menu com vrias opes, entre as quais: Iniciar o computador com suporte a CD-ROM Iniciar o computador sem suporte a CD-ROM No momento no precisamos ter acesso a CD-ROM, pois vamos apenas usar o programa FDISK, que est no disquete. Ambas as opes mostradas acima resultam em um boot muito demorado. Para um boot mais rpido, pressione: SHIFT-F5 Isto resultar no chamado BOOT LIMPO, que aquele em que no so processados os arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT. Por isso no teremos neste momento, acesso a CD-ROM nem acentuao correta na tela. Isso no far falta, pois no momento queremos apenas usar o programa FDISK. Digite FDISK e tecle ENTER.

214

Executando o FDISK

Ao executarmos o FDISK apresentada inicialmente uma tela que pergunta se queremos usar FAT32. Respondemos que SIM, basta teclar ENTER.

215

Menu principal do FDISK

Estamos usando como exemplo o FDISK que acompanha o Windows ME. Os que acompanham as verses anteriores so idnticos. Use inicialmente o comando 4 para ver como est o disco. No caso de um HD novo, deve ser apresentada a mensagem: Nenhuma partio definida. Tecle ento ESC para voltar ao menu principal.

216

Etapas para partio nica


Mostraremos inicialmente como particionar o disco rgido em uma nica unidade lgica (partio nica). Bastar criar uma partio primria. O FDISK perguntar se queremos usar o tamanho mximo disponvel. Respondendo SIM, o disco ser usado inteiramente como drive C.

DICA: para fazer isso basta responder a todas as perguntas do FDISK com ENTER. Ao trmino, tecle ESC. OBS: No se preocupe com as referncias do DOS que o FDISK faz em seus menus, s uma questo de tradio. O particionamento feito serve para DOS e para Windows 95/98/ME.

217

Criando partio

Devemos criar a partio primria. Use ento o comando 1 do FDISK: Criar uma partio primria ou uma unidade lgica do DOS Basta teclar ENTER, pois a opo 1 j est preenchida

218

Criando partio primria

No prximo menu apresentado, use a opo 1: Criar uma partio primria do DOS

219

Partio nica

O FDISK perguntar se desejamos usar o tamanho mximo disponvel (todo o disco) e tornar a partio ATIVA (partio ativa aquela que armazenar o sistema operacional). exatamente o que queremos, ento respondemos que SIM (basta teclar ENTER).

220

Sair do FDISK e reiniciar

A partio nica criada e o FDISK apresenta uma tela avisando que devemos fazer o seguinte: 1) Teclar ESC para sair do FDISK 2) Reiniciar o computador (pressione Control-Alt-Del) ou RESET.

221

Reiniciar com suporte a CD-ROM


Ao reiniciar o computador, o disquete de inicializao apresentar um menu entre as quais aparecem as opes: Iniciar o computador com suporte a CD-ROM Iniciar o computador sem suporte a CD-ROM recomendvel escolher agora a opo com suporte a CD-ROM. Afinal, depois de usarmos o programa FORMAT, que faz a formatao lgica do disco, ser preciso ter acesso ao CD-ROM de instalao do Windows para fazer a sua instalao. Existe outro motivo para escolher esta opo. O programa FORMAT est gravado no disquete, mas no de forma normal. Como os arquivos desse disquete ocupavam um espao muito grande, seriam necessrios dois disquetes de inicializao. Para evitar isso, a Microsoft juntou alguns programas (entre eles o FORMAT.COM) em um nico arquivo compactado (EBD.CAB). Durante este boot, criado um disco virtual em memria (RAMDRIVE), e nele so descompactados os arquivos do EBD.CAB, entre eles o FORMAT.COM. Se neste momento voc fizer um boot limpo (Shift-F5), o programa FORMAT.COM no est disponvel. Use portanto a opo: Iniciar o computador com suporte a CD-ROM

222

Acessando o drive C

O drive C j existe, porm ainda no pode ser usado porque no est formatado. Se tentarmos neste momento acess-lo, usando por exemplo, o comando DIR C:, ser apresentada uma mensagem de erro, como mostra a tela acima. Depois que usarmos o programa FORMAT.COM, tudo estar normal.
OBS: Nos teclados ABNT, o caracter : obtido com SHIFT .

223

Formatao lgica

Use o comando FORMAT C: No exemplo acima, estamos formatando um disco com 17 GB. A operao do FORMAT similar para discos de outras capacidades.

224

Formatao lgica
preciso fazer alguns esclarecimentos sobre a formatao. A capacidade do disco indicada pelo FDISK e pelo FORMAT ser um pouco menor que a indicada pelo fabricante do disco rgido. O motivo da discrepncia devido ao fato dos fabricantes de discos rgidos usarem valores diferentes para MB e GB. Os valores corretos so: 1 MB = 1024x1024 = 1.048.576 bytes 1 GB = 1024x1024x1024 = 1.073.741.824 bytes Entretanto os fabricantes de discos rgidos consideram que 1 MB = 1 milho de bytes, e que 1 GB = 1 bilho de bytes. Um disco rgido anunciado, por exemplo, como 40 GB, no tem na verdade 40 GB, e sim, 40 bilhes de bytes. O FDISK, o FORMAT e o Windows usam as convenes corretas para MB e GB. Para indicar o nmero de MB de um disco, dividem o nmero total por 1.048.576, e para indicar o nmero de GB, dividem o nmero total de bytes por 1.073.741.824. Por exemplo, um disco anunciado como 40 GB, que na verdade tem 40.000.000.000 de bytes, tem sua capacidade indicada pelo Windows como: 40.000.000.000/1.073.741.824 = 37,25 GB Portanto se voc encontrar pequenas discrepncias nas indicaes de espao em disco, no se assuste, normal.

225

Parmetros da formatao
Para formatar o disco rgido, use apenas o comando FORMAT C:. Voc poder encontrar algumas variantes que muitas vezes so interpretas erradamente: FORMAT C: /S Com o parmetro /S o FORMAT grava o setor de boot e os arquivos de BOOT do modo MS-DOS: IO.SYS, MSDOS.SYS e COMMAND.COM. Este comando funciona s at o Windows 98SE. No Windows ME este parmetro no funciona. Em qualquer dos dois casos pode ser dispensado, pois quando instalarmos o Windows, o boot e os arquivos IO.SYS, MSDOS.SYS e COMMAND.COM sero gravados no disco rgido, seja no Windows 95, 98 ou ME. Portanto o /S no precisa ser usado. FORMAT C: /U O comando /U faz a chamada formatao incondicional, que faz uma nova magnetizao no disco, dividindo-o em trilhas e setores. uma espcie de formatao fsica. Entretanto funciona apenas em disquetes, se usarmos o parmetro /U em um disco rgido, no far efeito algum. FORMAT C: /Q Realiza a formatao rpida, que consiste em gravar o setor de boot, a FAT e o diretrio raiz. No faz a parte demorada, que a verificao do disco procura de defeitos. Entretanto este parmetro no funciona quando um disco foi recm particionado.

226

Disco pronto para uso!


Pronto! O disco rgido j est formatado. Podemos agora instalar o Windows (95, 98 ou ME). No captulo seguinte explicaremos como faz-lo. O resto deste captulo ensina a dividir o disco em duas ou mais unidades lgicas.

227

Dividindo o disco em duas partes


As etapas desta diviso so as seguintes: 1) Criar uma partio primria (C:) com o espao desejado 2) Criar uma partio estendida ocupando todo o espao restante 3) Criar uma unidade lgica (D:) ocupando toda a partio estendida 4) Definir a partio primria como ativa

228

Dividindo o disco em trs partes


As etapas desta diviso so as seguintes: 1) Criar uma partio primria (C:) com o espao desejado 2) Criar uma partio estendida ocupando todo o espao restante 3) Criar uma unidade lgica (D:) ocupando o espao desejado 4) Criar uma unidade lgica (E:) ocupando o espao restante 5) Definir a partio primria como ativa

229

Criar partio

Ao executarmos o FDISK apresentada inicialmente uma tela que pergunta se queremos usar FAT32. Respondemos que SIM, basta teclar ENTER.

230

Criar partio primria

Devemos criar a partio primria. Use ento o comando 1 do FDISK: Criar uma partio primria ou uma unidade lgica do DOS Basta teclar ENTER, pois a opo 1 j est preenchida

231

Diga no partio nica

Quando for perguntado se desejamos usar o tamanho mximo disponvel, respondemos que NO (N, ENTER).

232

Indique o tamanho da partio

O FDISK indicar o tamanho total do disco e pedir que digitemos o tamanho desejado para a partio primria. No exemplo, a capacidade mxima 16442 MB. Digitaremos aqui, 8000 MB, e ficaremos com um drive C ocupando aproximadamente a metade do espao total no disco.

233

Indique o tamanho da partio

Neste exemplo estamos criado a partio primria com 8000 MB.

234

Partio criada

O FDISK indicar a seguir que a partio primria foi criada, mostrando o tamanho ocupado. Pressione ESC para continuar. Note que digitamos 8000 mas o FDISK criou a partio com 8001 MB. A diferena pelo fato da diviso do disco no ser feita em MB, mas em cilindros (grupos de trilhas). O FDISK arredondar a partio at o final de um cilindro, da a pequena diferena.

235

Crie a segunda partio

Observe que o FDISK est indicando que no foi definida a partio ativa. Feremos isso no final. Use novamente o comando 1 do FDISK, pois vamos criar a partio estendida.

236

Partio estendida

Ao ser perguntado o tipo de partio a ser criada, responda a opo 2: 2: Criar uma partio estendida do DOS Basta digitar 2 e ENTER.

237

O tamanho o resto

A partio estendida deve ocupar todo o espao restante at o final do disco. No nosso exemplo, so 8440 MB. Um erro muito comum aqui , o dividir o disco em trs unidades (C, D e E), digitar aqui o tamanho desejado para o drive D. Est errado, o tamanho indicado no momento todo o espao restante no disco, para isso basta teclar ENTER.

238

Partio criada

Ser apresentada uma tela indicando que a partio estendida foi criada. Mostra ainda o espao ocupdo e a porcentagem total do disco. Note que a partio 1 (primria) recebe automaticamente a letra C, mas a estendida no, no momento apenas uma partio 2. No exemplo ocupam respectivamente 49% e 51% do disco, totalizando 100%. Pressione ESC.

239

Indique o tamanho do drive D

Quando teclamos ESC aps a criao da partio estendida, o FDISK no retorna ao menu principal. Ao invs disso, apresenta uma tela para que digitemos o tamanho da prxima unidade lgica, que no exemplo, o drive D. indicado o tamanho disponvel, que a partio estendida inteira. Se digitarmos ENTER, usaremos toda a partio estendida como drive D. Vamos digitar 6000.

240

Indique o tamaho do drive E

O FDISK vai repetir a mesma tela, mas desta vez indicando o espao restante na partio estendida. Podemos assim continuar criando drives lgicos at terminar a partio estendida. No nosso exemplo usamos 6000 MB para a primeira unidade (D) e deixamos o espao resstante para a ltima unidade (E). Pressione ESC para continuar.

241

Defina a partio ativa

Indicar que a partio 1 a ATIVA, ou seja, aquela onde vai ficar o sistema operacional. Usamos para isso a opo 2 do FDISK. OBS: Quando um disco tem mais de um sistema operacional, a partio ativa ter um gerenciador de boot que permitir a escolha do sistema desejado.

242

Partio primria ativa

O FDISK perguntar qual a partio ativa, no caso, a primria. Tecle 1 e ENTER.

243

Saindo do FDISK

Voltando ao menu principal do FDISK, note que no mais apresentada a mensagem AVISO, nenhuma partio est ativada Se voc quiser pode usar o comando 4 para ver como ficou o particionamento do disco. Depois pressione ESC para sair do FDISK.

244

Saindo do FDISK

Tecle ESC novamente. Ser preciso reiniciar o computador pressionando ControlAlt-Del ou RESET. Mas faa isso s depois que finalizar o FDISK.

245

Reiniciando com o disquete


Ao reiniciar o computador, o disquete de inicializao apresentar um menu entre as quais aparecem as opes: Iniciar o computador com suporte a CD-ROM Iniciar o computador sem suporte a CD-ROM recomendvel escolher agora a opo com suporte a CD-ROM. Afinal, depois de usarmos o programa FORMAT, que faz a formatao lgica do disco, ser preciso ter acesso ao CD-ROM de instalao do Windows para fazer a sua instalao. Usando o programa FORMAT, faremos a formatao lgica de cada disco criado. Por exemplo, se dividimos o disco e C, D e E, temos que usar: FORMAT C: FORMAT D: FORMAT E: A formatao de discos de alta capacidade pode der muito demorada. Formatar um disco de 120 GB, por exemplo, requer de uma a duas horas. Se voc no quiser perder muito tempo aqui, formate apenas drive C. Depois que o Windows estiver instalado, faa a formatao das demais unidades a partir de comandos do Windows. O acesso a disco no Windows mais rpido que no modo MS-DOS, portanto a formatao ser mais rpida.

246

Formatando unidades lgicas

A figura acima mostra a formatao do drive C. A formatao dos drives D e E anloga.

247

Particionando um HD antigo
Se voc est montando um computador com um disco rgido usado, ento pode querer desmanchar o particionamento para comear um novo, a partir do zero. Ao eliminarmos todas as parties, o disco rgido ficar como novo. Voc poder ento criar novas parties como ensinamos at agora. Para excluir parties, usamos o comando 3 do FDISK. Com ele podemos excluir parties e unidades lgicas. Portanto para zerar um disco rgido devemos fazer o seguinte: a) Usamos o comando 3 do FDISK e a seguir a opo Excluir unidade lgica b) Repetimos este procedimento at excluir todas as unidades lgicas da partio estendida. c) Usamos o comando 3 do FDISK e a seguir Excluir partio estendida d) Usamos o comando 3 do FDISK e a seguir Excluir partio primria Voc pode usar esses comandos caso tenha feito um particionamento e deseje modific-lo, mesmo em um disco novo. Entretanto lembre-se que sempre que exclumos uma partio ou uma unidade lgica, os dados so perdidos.

248

Para instalar um segundo sistema


Alguns usurios instalam dois sistemas operacionais no computador. Por exemplo: Windows 98SE e Windows XP Windows 98SE e Windows 2000 Windows ME, Linux Windows XP e Linux etc. Algumas regras devem ser seguidas: a) Cada sistema operacional deve utilizar uma unidade lgica diferente. No instale dois sistemas operacionais na mesma unidade, pois mesmo que funcione, vrios problemas srios podem ocorrer b) Voc no pode instalar no mesmo disco, Windows 95, Windows 98/98SE e Windows ME. Apenas um desses deve ser instalado c) Instale os sistemas na seguinte ordem: Windows 9X, Windows 2000/XP, e por ltimo, o Linux.

249

Exemplo: Windows 98 e XP
Este exemplo tambm se aplica ao uso do Windows ME no lugar do Windows 98, e tambm ao Windows 2000 no lugar do XP. Portanto serve para as opes: 98 e XP 98 e 2000 ME e XP ME e 2000 Siga o seguinte roteiro: 1) Use o FDISK para criar uma partio primria onde o Windows 98 (ou ME) ser instalado. Esta partio dever usar apenas uma parte do disco, o restaute ficar no particionado. No crie partio estendida, deixe o espao restante vazio. 2) Saia do FDISK, use o FORMAT e instale o Windows 98 (ou ME) nesta partio. 3) Use o programa de instalao do Windows XP (ou 2000). O programa de instalao perguntar em qual partio o sistema deve ser instalado. As opes oferecidas so o drive C (FAT32), onde o Windows 98 j est, ou o resto do disco, indicado como Espao no alocado. Escolha o espao no alocado e o Windows XP ser instalado nesta rea. Escolha o sistema de arquivos NTFS. Ser criado automaticamente um gerenciador de boot. Quando o computador for ligado voc poder escolher qual Windows pretende usar.

250

Windows 98 e Windows XP
Ao terminarmos de usar o FDISK, o disco rgido ter apenas a partio primria, alm de um espao no particionado. Tambm poderamos ter criado uma partio estendida e unidades lgicas para usar como FAT32, mas deixando um espao no particionado para a instalao posterior do Windows XP. Antes da instalao do Windows XP, o disco estaria na situao mostrada abaixo.

Quando fazemos a instalao do Windows XP, especificamos que a sua instalao deve ser feita no espao no alocado, e que a sua formatao deve ser feita preferencialmente com NTFS. Terminada a instalao do Windows XP, o disco estaria como mostra o diagrama abaixo.

251

Exemplo: Win 98 e Linux


A tcnica a mesma para instalar Windows 98 e XP no mesmo disco: Crie uma partio primria ocupando uma parte do disco rgido. Deixe o restante como espao no particionado. Formate e instale o Windows 98 (ou ME)

Execute o programa de instalao do Linux. Em um certo ponto da instalao ser perguntado onde deve ser feita a instalao. Indique o espao no particionado. O programa de instalao formatar este espao e nele instalar o Linux.

252

Windows 95/98/ME
Para insalar essas verses do Windows, o disco rgido precisa ter sido previamente particionado e formatado. No caso do Windows 95, devem ter sido usados os programas FDISK e FORMAT do prprio Windows 95. No caso do Windows 98 e ME, permitido fazer uma mistura, por exemplo, formatar o disco rgido com os programas FDISK e FORMAT do Windows ME para depois instalar o Windows 98. A instalaa dessas duas verses do Windows semelhante, usaremos como exemplo a do Windows ME. Depois de particionar e formatar o disco rgido voc deve realizar um boot com o disquete de inicializao e no menu apresentado escolher a opo Iniciar computador com suporte a CD-ROM Tenha em mos o CD-ROM de instalao do Windows.

253

Windows 2000 e XP
A instalao dessas verses do Windows diferente. preciso realizar um boot com o prprio CD de instalao. Ser ento executado automaticamente o programa de instalao, que vai particionar o disco rgido, formatar e iniciar a instalao do sistema. Mais adiante mostraremos como faz-lo.

254

A letra do CD-ROM
Ao instalar o Windows 98 ou ME, voc precisar usar alguns comandos de MDDOS e precisar fazer referncia ao CD-ROM, por isso precisar saber a letra usada por esta unidade. Suponha que o nosso computador teve o disco rgido dividido em dois drives lgicos, C e D. Ento o CD-ROM usar a letra F, pois a letra E usada pelo RAMDRIVE que o disquete de inicializao cria, como explicamos no captulo anterior. Useremos ento nos exemplos a seguir a letra F, mas confirme no seu caso qual a letra que se aplica. De qualquer forma, logo que termina o boot pelo disquete de inicializao, apresentada na tela uma indicao da letra do CD-ROM, como por exemplo: O CD-ROM a unidade F:

255

Alguns comandos do MS-DOS


Nas etapas iniciais da instalao do Windows 98/ME ser preciso usar alguns comandos do modo MS-DOS. So eles: DIR Mostra os arquivos de um diretrio Exemplos: DIR DIR F: DIR C:\WIN98 Mostra os arquivos do diretrio atual Mostra os arquivos do diretrio atual, no drive F Mostra os arquivos do diretrio WIN98, no drive F

MD Cria diretrio Exemplos: MD DIRET MD \DIRET Cria um diretrio de nome DIRET, sob o diretrio atual Cria um diretrio de nome DIRET, sob a raiz do drive atual

256

Alguns comandos do MS-DOS


CD Entra em um diretrio Exemplos: CD \WINDOWS CD \WIN9X CD \TEST COPY Copia arquivos Exemplos: COPY F:\WIN9X Copia todos os arquivos de F:\WIN9X para o diretrio atual COPY *.* A: Copia todos os arquivos do diretrio atual para o disquete COPY F:\WIN9X C:\INST Copia todos os arquivos de F:\WIN9X para C:\INST

257

Instalao do Windows 98/ME


Mtodo 1: a) Fazer boot com o disquete de inicializao b) Passar para o CD-ROM c) Executar o programa INSTALAR.EXE Comandos: F: INSTALAR Voc pode instalar o Windows 98 ou ME dessa forma, mas recomendamos um mtodo melhor, que copiar para o disco rgido, o contedo do diretrio \WIN98 ou \WIN9X do CD de instalao. Depois disso podemos retirar o CD e fazer a instalao a partir da cpia do CD feita no disco rgido.

258

Vantagens em instalar pelo HD


Mtodo 2: a) Fazer boot com o disquete de inicializao b) Copiar o diretrio \WIN98 ou \WIN9X para o drive C: c) Entrar em C:\WIN98 ou C:\WIN9X d) Executar o programa INSTALAR.EXE A instalao do Windows a partir de uma cpia no disco rgido tem duas grandes vantagens: 1) O processo de instalao mais rpido 2) O Windows nunca mais pedir para voc colocar o CD-ROM de instalao. Durante o uso normal, o Windows pede ao usurio para colocar este CD sempre que vai instalar um novo componente. Se a instalao for feita dessa forma, o Windows sempre encontrar os arquivos que precisa no prprio disco rgido, e no ser mais necessrio usar o CD. Os arquivos de instalao ocupam cerca de 100 MB para o Windows 98 e cerca de 150 MB para o Windows ME, portanto este espao no far falta em um disco rgido moderno.

259

Copiando para o disco rgido


Para copiar para o disco rgido o contedo do CD de instalao, basta fazer o seguinte: 1) Passar para o drive C 2) Criar no drive C um diretrio WIN98 ou WIN9X 3) Entrar nesse diretrio 4) Copiar para esse diretrio o contedo do diretrio de instalao do CD 5) Executar o programa INSTALAR.EXE

260

Copiando para o disco rgido


No caso do Windows 98, use os comandos (estamos supondo que o CD-ROM usa a letra F): C: MD WIN98 CD WIN98 COPY F:\WIN98 INSTALAR No caso do Windows ME, os comandos so parecidos, a diferena que o diretrio de instalao WIN9X: C: MD WIN9X CD WIN9X COPY F:\WIN9X INSTALAR OBS: Se voc estiver usando um teclado ABNT (aquele que tem uma tecla ), algumas teclas estaro trocadas, pois o disquete de inicializao opera com o teclado americano. Para conseguir o caracter :, tecle SHIFT-.

261

Executando a instalao

Ao digitarmos INSTALAR, o programa de instalao comea executando o programa SCANDISK para checar se o disco rgido tem problemas que impeam a instalao do Windows. Em um disco novo normalmente no ocorrem problemas. Terminada a checagem do SCANDISK, use o comando SAIR. Basta usar a seta para a direita e ENTER.

262

Instalao do Windows ME
Estamos mostrando a instalao do Windows ME. A do Windows 98 anloga. A instalao comea com uma tela de boas vindas. Clique em Avanar.

263

Contrato de licena
O programa de instalao apresenta um contrato de licena. preciso clicer em Aceito o contrato para prosseguir com a instalao. Clique ento em Avanar.

264

Digitando a chave do produto


Voc ter que digitar a chave do produto, que um cdigo de 25 dgitos, impresso em uma etiqueta colada na caixa do CD de instalao do Windows. Anote este cdigo em um local seguro, pois se voc perder a caixa do CD, ter este nmero para usar em instalaes futuras. Melhor ainda, faa um backup do CD de instalao do Windows e anote este cdigo. Assim se voc perder o CD original, poder perfeitamente fazer a instalao usando a cpia, desde que digite o cdigo correto.

265

Pasta para instalao


O assistente perguntar a pasta (diretrio) onde o Windows ser instalado. O nome padro C:\WINDOWS, recomendamos que seja mantido este nome.

266

Opes de instalao
A opo Tpica a mais usada, atende maioria dos usurios. A opo Porttil inclui alguns componentes tpicos de notebooks, muitos relacionados economia de energia. A opo Compacta indicada para PCs com discos rgidos muito pequenos, apenas os componentes fundamentais sero instalados. Finalmente a opo Personalizada permite escolher quais componentes do Windows sero instalados, alm dos tpicos. No nosso exemplo vamos escolher a opo Personalizada.

267

Nome do usurio em empresa


obrigatrio fornecer o nome do usurio do computador. O nome da empresa opcional, pode ser deixado em branco. Podemos deixar em branco no caso de um computador que opera em ambiente domstico.

268

Selecionando componentes
Quando escolhemos a instalao Personalizada, temos acesso a uma lista de programas. Podemos escolher quais queremos que sejam instalados. Isso til para quem j conhece bem o Windows e seus componentes. Para quem no conhece, basta clicar em Avanar e sero instalados componentes tpicos. No nosso exemplo, clicamos em Ferramentas de sistemas e em Pastas compactadas.

Use este processo para adicionar quaisquer componentes do Windows que voc deseje. Se preferir pode deixar para adicionar os componentes desejados depois que o Windows estiver instalado, usando o comando Adicionar e remover programas, no Painel de controle.

269

Operao em rede
Quando o programa de instalao percebe que existe uma placa de rede no computador, apresentar o quadro ao lado para darmos algumas informaes sobre a identificao do computador na rede. Se voc preferir, pode deixar tudo como o programa de instalao sugere e fazer essas configuraes depois, quando for configurar a rede. Em caso de dvida, pea ajuda ao administrador da rede onde o micro ser instalado.

270

Indicando o idioma
Indique o idioma, no nosso caso, portugus. O Windows vendido no Brasil j vem com o programa de instalao configurado para portugus, e pronto para usar esta opo como padro.

271

Indique o pas
Como existem lnguas que so faladas em vrios pases, e tambm pases em que se fala mais de uma lngua, preciso indicar, alm do idioma, o pas.

272

Layout do teclado
Como existem vrios tipos de teclado, temos que informar ao programa de instalao, que tipo de teclado existe no computador. Se dermos esta informao aqui corretamente, o Windows ficar configuarado corretamente para o uso do teclado. Se errarmos aqui, as funes de acentuao ficaro comprometidas e algumas teclas ficaro trocadas. Seja como for, podemos corrigir isso posteriormente atravs do comando Teclado, no Painel de controle. O ideal entretanto indicar o layout do teclado durante a instalao do Windows. O teclado mais usado atualmente o brasileiro, padro ABNT2. aquele teclado que tem uma tecla ao lado da tecla ENTER.

273

Teclado internacional
Por outro lado, se voc estiver usando o teclado padro internacional, ao invs do ABNT2, selecione na lista de teclados a opo Estados Unidos Internacional

274

Fuso horrio
Indique o fuso horrio. O Windows precisa saber esta informao para ajuste de funes de data e hora. A opo padro GMT-3:00 (Braslia, Rio de Janeiro, So Paulo). Se voc mora no Amazonas ou outro estado que tem fuso horrio diferente, use o valor apropriado. Por exemplo, para estados com horrio defasados em uma hora em relao a Braslia, use qualquer opo que tenha como base GMT4:00. A opo de acretar o relgio automaticamente para o horrio de vero nem sempre funciona. Recomendamos que voc deixe esta opo desativada e acerte o relgio manualmente no incio e no final do horrio de vero.

275

Disquete de inicializao
O programa de intalao pedir para o usurio colocar um disquete para que seja gerado o disco de inicializao. Este disquete idntico ao que voc j usou antes de instalar o Windows, portanto no preciso ger-lo novamente. Se no quiser gerar um segundo disquete igual, pressione Cancelar quando for pedido para voc colocar um disquete vazio.

276

Incio da cpia de arquivos


O programa de instalao ficar agora vrios minutos copiando os arquivos do Windows para a pasta selecionada (no nosso caso, C:\WINDOWS).

277

O computador vai reiniciar


Terminada a cpia dos arquivos, retire todos os discos (disquete e CD-ROM) e clique em OK para reiniciar. Depois de reiniciar, o processo de boot continuar em modo automtico, sem praticamente interveno alguma do usurio. Apenas ser apresentado em um certo ponto, um relgio para que seja feito o acerto de data e hora. Provavelmente voc j acertou a data e hora no CMOS Setup, ento no ser preciso modificar.

278

Instalao terminada
Terminada a instalao, o computador est quase pronto para ser usado. A prxima etapa a configurao. Neste momento algumas placas podem estar inoperantes por falta de drivers. O vdeo pode estar limitado a apenas 16 cores, como na tela ao lado. Na configuao, que mostraremos no prximo captulo, tudo isso ser corrigido.

279

Para instalar o Windows XP/2000


A instalao do Windows XP e do Windows 2000 ainda mais simples. No necesrio usar disquete, nem os progrmas FDISK e FORMAT. Para instalar esses sistemas, montamos o computador, fazemos o CMOS Setup e realizamos um boot com o CD-ROM de instalao do Windows. Entretanto para realizar boot com CD-ROM preciso alterar a seqncia de boot no Advanced BIOS Setup. O comando exato varia de acordo com o Setup utilizado. Em muitos casos encontramos o comando: Boot sequence Opes: A: C: C only CD-ROM C: A: CD-ROM C: Podemos escolher qualquer opo que tenha o CD-ROM antes do drive C na seqncia. No exemplo acima, podemos escolher CD-ROM C: ou A: CD-ROM C:.

280

Seqncia de boot
Em outros Setups podemos encontrar no menu BOOT, os comandos: 1st boot device 2ns boot device 3rd boot device 4th boot device Normalmente nesses Setups usamos as teclas + e - para mover um dispositivo para cima ou para baixo na lista. Podemos programar por exemplo, a seqncia como: 1st boot device: Floppy 2ns boot device: CD-ROM 3rd boot device: IDE0 4th boot device: None Salvas as alteraes no Setup, bastar colocar o CD-ROM de instalao do Windows XP ou Windows 2000. O boot ser feito pelo CD, dando incio instalao.

281

O programa de instalao

O programa de instalao do Windows XP, seja ele na verso Professional ou Home, idntico ao da instalao do Windows 2000. Ao executarmos o boot com o CD-ROM de instalao, ser apresentada a tela acima. Teclamos ENTER para continuar.

282

Contrato de licena

Ser apresentado um contrato de licena. preciso teclar F8 para concordar.

283

Indicando o local da instalao

O programa de instalao perguntar em qual unidade de disco o Windows ser instalado. No exemplo estamos usando um disco rgido novo, com 40 GB (ou melhor, 38.163 MB). Se teclarmos ENTER o programa criar um drive C ocupando todo esse espao e o formatar com NTFS para instalar o Windows. Se teclarmos C poderemos criar uma partio com o espao desejado.

284

Criando uma partio


Se usarmos a opo C (criar partio), o programa de instalao apresentar uma tela perguntando o tamanho (em MB) da partio a ser criada. Digamos que tenhamos escolhido 10000 MB. A partio primria ser criada, e o espao restante (no caso, 28.163 MB) restar como Espao no particionado. Recomendamos que voc deixe o espao no particionado como est e o configure mais tarde, depois que o Windows j estiver instalado. Ser apresentada uma tela igual anterior, mas mostrando agora duas partes: Partio primria: 10000 MB Espao no particionado: 28163 MB Use as setas para selecionar a partico primria e pressione ENTER. O programa de instalao ir formatar esta unidade lgica com NTFS e a seguir instalar nela o Windows XP.

285

Formatao do disco

O programa de instalao ir formatar a unidade com NTFS. A seguir copiar para ela os arquivos de instalao e reiniciar o computador. Antes de deixar o computador reiniciar, retire o CD-ROM de instalao.

286

Depois do boot
Depois de realizar o boot, agora pelo disco rgido, j que retiramos o CD-ROM de instalao, o processo continua com pouca interveno do usurio. Voc pode simplesmente responder OK a todas as perguntas feitas. Ser pedido que voc digite a chave do protudo, que o cdigo de 25 dgitos impresso na caixa do CD de instalao. Quando for pedido para voc dar incio configurao da Internet, recomendamos que voc cancele. Podemos fazer esta configurao mais tarde, depois que o modem estiver instalado corretamente. Quando for pedido para voc fazer a ativao do Windows XP, clique em ativar depois. Esta ativao pode ser feita pela Internet, depois que a conexo estiver configurada.

287

No caso do Windows 2000

A instalao do Windows 2000 idntica do Windows XP. Ao trmino da instalao, voc ter na tela a rea de trabalho do Windows 2000.

288

No caso do Windows XP

Se estiver instalando o Windows XP, o processo o mesmo, apenas o visual da tela diferente, muito mais bonito.

289

A comeam os problemas
Vrios problemas podem ocorrer quando o Windows est recm-instalado. preciso fazer toda a sua configurao.

290

Problemas aps a instalao


Alguns exemplos de problemas que podem ocorrer logo depois da instalao do Windows: Placa de vdeo s com 16 ou 256 cores Vrios jogos no funcionam por problemas no vdeo Cores trocadas, tela escura e outras anomalias no vdeo Imagem no monitor cintilando Placa de som no funciona Sem som nos CDs de udio Modem no funciona Placa de rede no funciona Lentido no vdeo Lentido no disco rgido Filmes com pequenas pausas no som e na imagem Lentido na gravao de CDs Problemas para ligar e desligar o computador Computador no retorna do modo de espera Dispositivos USB no so reconhecidos Computador desliga ou reseta sozinho Anomalias diversas

291

preciso configurar!
O computador s estar pronto para uso depois que o sistema operacional estiver configurado. No basta simplesmente instalar o Windows. Apenas quando fazemos toda a configurao do Windows o computador estar pronto para uso. A configurao consiste no seguinte: 1) Instalar drivers de todas as placas 2) Fazer diversos ajustes no Windows

292

Exemplo: Vdeo com 16 cores


Este problema comum ocorre quando o Windows no tem driver para a placa de vdeo, e por isso instala um driver genrico VGA, que opera com apenas 16 cores e resoluo baixa: 640x480.

293

Exemplo: Problema com som


A placa de som no est funcionando, o programa Windows Media Player no consegue reproduzir msicas. Isto pode ocorrer se os drivers da placa de som no estiverem instalados.

294

Exemplo: Modem no funciona


Neste exemplo, apesar de ter sido criada uma conexo com um provedor de acesso Internet, via modem, a conexo no pode ser feita indicado que o modem no est funcionando.

295

Gerenciador de dispositivos
As informaes sobre os drivers esto no Gerenciador de dispositivos. Podemos chegar ao Gerenciador de dispositivos de trs formas: a) Clique em Meu Computador com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolha Propriedades. Voc chegar ao quadro de propriedades do sistema. Clique ento na guia Gerenciador de Dispostivos. b) Use o comando Sistema no Painel de controle. Voc chegar ao quadro de propriedades do sistema. Clique ento na guia Gerenciador de Dispostivos. c) Pressione as teclas Windows e Pause. Voc chegar ao quadro de propriedades do sistema. Clique ento na guia Gerenciador de Dispostivos.
Gerenciador de dispositivos do Windows 98 e do Windows ME

296

Gerenciador de dispositivos
No Windows XP e 2000 podemos chegar ao Gerenciador de dispositivos de 3 formas: a) Clique em Meu computador com o boto direito do mouse e escolha no menu a opo Propriedades. Selecione ento a guia Hardware e clique em Gerenciador de dispositivos. b) Clique em Sistema no Painel de controle. Selecione ento a guia Hardware e clique em Gerenciador de dispositivos. c) Pressione as teclas Windows e Pause. Selecione ento a guia Hardware e clique em Gerenciador de dispositivos.

297

As placas precisam de drivers


Cada placa possui um driver atravs do qual o Windows pode us-la. Os drivers so softwares que so fornecidos junto com as placas ou que fazem parte do CD de instalao do Windows.

298

De onde vm os drivers
O CD de instalao do Windows tm drivers para milhares de modelos de placas. So chamados DRIVERS NATIVOS. Entretanto para vrios modelos de placas, o Windows no possui drivers nativos, e acontece o seguinte: Chipset: opera com drivers genricos Vdeo: opera com driver genrico VGA, com 16 ou 256 cores Som: fica inoperante Modem: fica inoperante Rede: fica inoperante USB: fica inoperante Um dispositivo fica sem driver nativo quando a sua data de lanamento mais recente que o lanamento do Windows. Exemplo: Placa Sound Blaster Audigy: lanamento: 2002 Windows XP: lanamento: 2001 Por isso esta placa fica sem drivers no Windows XP

299

Dispositivos sem drivers


Os dispositivos para os quais o Windows no possui drivers nativos constam no Gerenciador de dispositivos com um ?. Na figura ao lado, so eles: PCI Communication Device: modem PCI Input Controller: interface de joystick PCI Multimedia Audio device: placa de som A placa de vdeo sem driver no fica inoperante, mas usa um driver genrico que opera com 16 ou 256 cores, ao invs dos 16 milhes de cores que as placas modernas podem gerar: Adaptador grfico PCI padro VGA

Dispositivos sem drivers aparecem com um ? indicado no Gerenciador de dispositivos.

300

Qual driver instalar primeiro?


Qual o primeiro driver que precisa ser instalado, logo depois da instalao do Windows? ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) Vdeo Som Rede USB Modem Chipset

Mais de 90% dos usurios que instalam o Windows no sabem a resposta correta! Infelizmente um grande nmero de produtores de PCs tambm no sabe!

301

o chipset!
O Windows no reclama, por isso a maioria das pessoas no sabe que preciso instalar primeiro, o driver do chipset. Quando o Windows no tem driver nativo para o chipset da placa me, so instalados drivers genricos. O driver genrico deve ser substitudo logo pelo correto, fornecido pelo fabricante da placa me, ou pelo fabricante do chipset. Este driver est no CD-ROM que acompanha a placa me.
Chipset: Ponte Norte (o maior chip) e ponte sul

302

Problemas do driver genrico


Quando o Windows est empregando drivers genricos para o seu chipset, vrios problemas podem ocorrer: Lentido no vdeo Lentido no disco rgido e unidades de CD/DVD Jogos no funcionam, travam ou apresentam cores erradas Modo de espera no funciona, computador trava no modo de espera Desligamento no funciona, reinicia ao invs de desligar, trava ao desligar Teclado e mouse podem no funcionar ao voltar do modo de espera Recursos Autorun e Autoplay no funcionam Computador reseta sozinho Placas de expanso no so reconhecidas Anomalias diversas

303

Instalando o driver do chipset


Se a sua placa de CPU nova, basta colocar o CD-ROM que a acompanha. Este CD-ROM ser executado automaticamente. Se no for executado, clique-o em Meu computador e a seguir clique no arquivo AUTORUN. Normalmente o primeiro comando da lista apresentada a instalao dos drivers do chipset.
Na figura acima vemos que o primeiro comando a instalao do VIA 4 in 1 drivers.

304

Instalando o driver do chipset


Nas placas de CPU mais novas, a instalao mais fcil. Na figura ao lado mostramos o programa de instalao de drivers de uma placa de CPU Intel. O primeiro comando instala os drivers do chipset. Outros comandos instalam os drivers de outros dispositivos onboard. Esta placa permite instalar todos eles com um s comando, mas muitas exigem que o do chipset seja instalado primeiro.

Programa de instalao de drivers de uma placa de CPU Intel.

305

A culpa do Windows?
Muitos usurios colocam no Windows a culpa pelos problemas dos seus computadores. Muitos problemas so realmente do prprio Windows, mas existem vrias outras causas: Montagem mal feita Configuraes erradas Peas defeituosas Peas de m qualidade Problemas de aquecimento Problemas da rede eltrica Peas danificadas por eletricidade esttica Falta da instalao de drivers adequados Fazendo a montagem e a configurao como ensinamos aqui, as chances do seu micro apresentar problemas so bem menores.

306

Chipsets de placas antigas


O que fazer se voc perdeu o CD-ROM de instalao da sua placa de CPU, ou se a sua placa antiga e seus drivers esto desatualizados? Nesse caso voc deve fazer o seguinte: 1) Identifique a marca e o modelo da sua placa de CPU. Normalmente esta informao aprece indicada na tela assim que o computador ligado, durante a contagem de memria. Em caso de dvida, use os programas HWINFO32 ou AIDA32. 2) Esses programas indicaro a marca (fabricante) e o modelo da sua placa de CPU, e tambm a marca e o modelo do chipset. 3) V ao site do fabricante da sua placa de CPU. Se no estiver encontrando, existe uma excelente lista de links em www.wimsbios.com, a seguir clique em Manufacturer Links. 4) No site do fabricante da placa de CPU, clique em Support / Download / Drivers. Especifique o modelo da placa e voc encontrar os drivers apropriados. Faa o download e instale-os. 5) Se no encontrar o site do fabricante da placa de CPU (que o ideal), voc pode ir ao site do fabricante do chipset para fazer o download dos drivers.

307

Usando o HWINFO32

Instale o programa Hardware Info (HWINFO32) no seu computador. Ao ser executado, ele avisar que foi desenvolvido para Windows 2000. Por isso roda tambm no Windows XP. Apesar de ser para Windows 2000, funciona bem no Windows 98 e no Windows ME. Entretanto podem ocorrer casos do programa no funcionar. Nesses casos recomendamos que seja usado o programa AIDA32. No exemplo acima a placa me foi identificada como uma K7VTA, da Soyo, e o chipset o VIA VT8363 (KT133).

308

Usando o AIDA32
O programa AIDA32 similar ao HWINFO, com a vantagem de estar em portugus. No exemplo ao lado clicamos em Placa me e foi detectado que o modelo um K7VTA-B, da Soyo. Existem comandos adicionais para identificar o chipset e outras placas do computador.

OBS: Os programas HWINFO32 e AIDA32 voc pode encontra-los www.baixaki.com.br ou www.superdownloads.com.br.

309

Fabricantes de chipsets
Os principais fabricantes de chipsets so: Intel VIA Nvidia SiS ALI AMD www.intel.com www.via.com.tw www.nvidia.com www.sis.com.tw www.ali.com.tw www.amd.com

Nesses sites voc encontrar os drivers para os chipsets produzidos, mas use-os apenas se voc no encontrar no site do fabricante da placa de CPU. Alguns fabricantes fazem modificaes nos drivers originais ou nos seus programas de instalao.

310

Quando instalar o driver do chipset


Esta uma pergunta muito comum. Quem j tem um computador funcionando, tem como saber se o chipset est usando drivers genricos? possvel descobrir atravs do Gerenciador de dispositivos. No Windows 98/ME, clique em Controladores de disco rgido No Windows 2000/XP, clique em Controladores IDE ATA/ATAPI Voc ver o canal IDE primrio e o canal IDE secundrio, e um controlador que engloba os dois. No exemplo ao lado, este controlador o Via Bus Master IDE Controller. Aplique um clique duplo neste item.

311

Fornecedor do driver
Ser apresentado o quadro de propriedades do controlador IDE. Selecione ento a guia Driver. Nela voc encontrar entre vrias informaes, o item Fornecedor do driver. Se o fornecedor for Microsoft, significa que est em uso um driver nativo. No caso do chipset (que inclui as interfaces IDE), o driver nativo normalmente genrico. O Windows tem drivers atualizados fornecidos por vrios fabricantes de chipsets, mas em muitos casos este driver no existe, por exemplo, quando o chipset mais recente que o Windows. preciso ento instalar o driver fornecido pelo fabricante da placa me ou do chipset. No exemplo ao lado, vemos que o fornecedor do driver Via Technologies Inc, ou seja, este driver no nativo nem genrico, o do fabricante.

OBS: Este mtodo no muito preciso. Em muitos casos, o driver do chipset atualizado mas continua constando como fornecido pela Microsoft. Em caso de dvida, instale o driver do chipset.

312

Dispositivos onboard
Depois de instalar os drivers do chipset, instalamos os drivers para todos os dispositivos onboard da placa de CPU, tais como: USB Som onbaord Rede onboard Vdeo onboard Os dispositivos que esto sem drivers esto indicados com ? no Gerenciador de dispositivos.
Na maioria das placas modernas, a instalao dos dispositivos onboard muito simples. O prprio programa de instalao que acompanha a placa me permite que marquemos todos os dispositivos para instalao de seus drivers, em seqncia.

313

Perdi o CD de instalao!
Se voc perdeu o CD que acompanhava a placa me, ento a instalao dos drivers dos dispositivos onboard pode ser um pouco difcil. preciso fazer o download dos drivers, no site do fabricante da placa me. Use os programas HWINFO32 ou AIDA32 para identificar a marca e o modelo da placa me, e assim chegar ao site do seu fabricante para obter os drivers. L voc encontrar drivers separados para cada dispositivo da placa me, tais como: Driver do chipset Drivers para USB 2.0 Drivers para som onboard Drivers para vdeo onboard Drivers para rede onboard Mostraremos a seguir o exemplo da obteno dos drivers da placa Asus A7V8XX. O site do fabricante www.asus.com. Ao chegarmos no site, clicaremos em Support e Download. Indicaremos o modelo da placa e a opo Drivers. Ser ento apresentada a lista completa dos drivers para os dispositivos onbaord da placa: chipset, som, rede e USB.

314

Exemplo de obteno de drivers

No site do fabricante, clique em SUPPORT.

315

Site da Asus: Support / Download

Clique em DOWNLOAD.

316

Placa A7V8X-X, Drivers, Go

Indique o modelo da placa de CPU. No nosso caso, A7V8X-X. Selecione Drivers e GO.

317

Drivers da placa

Clique na guia Drivers. Sero mostrados todos os drivers para a placa.

318

Drivers da placa (cont).

Continuao da lista de drivers.

319

Verso do Windows
Ao buscar drivers, tome cuidado com a verso do Windows qual se aplicam. O fabricante pode oferecer drivers que funcionam em qualquer verso do Windows, ou oferecer uma para Windows 2000/XP e outra para Windows 95/98/ME. Confira sempre se voc est obtendo a verso correta para o seu sistema operacional.

320

Como instalar drivers


Os mtodos de instalao de drivers discutidos aqui aplicam-se tanto para dispositivos onboard como para placas avulsas. Quando fazemos o download de um driver fornecido por um fabricante, vrias coisas podem ocorrer. Normalmente o fabricante oferece para download um programa executvel ou um programa compactado (ZIP). O mtodo de instalao varia, o ideal checar se o fabricante oferece junto com o driver, instrues para sua instalao. Pode ocorrer o seguinte: a) Executamos o programa de instalao e ele faz tudo. b) Executamos o programa de instalao mas os drivers no so instalados. Ao invs disso aberta uma pasta com os drivers e um programa SETUP.EXE que faz a sua instalao. c) Executamos o programa de instalao mas os drivers no so instalados, nem existe na pasta criada, um arquivo SETUP.EXE, somente arquivos INF, DLL ou SYS. Temos ento que fazer a instalao manual, pelo Gerenciador de dispositivos. d) Descompactamos um arquivo ZIP no qual esto os drivers. A pasta criada pode recair nos casos B e C indicados acima.

321

a) Programa de instalao
Este mtodo de instalao o preferido da maioria dos fabricantes, por ser o mais fcil. Basta fazer o download do programa de instalao de drivers e execut-lo. Quando usamos o CD de instalao da placa, fica ainda mais fcil, o prprio menu apresentado quando colocamos o CD (AUTORUN) chama o programa de instalao que faz todo o trabalho. No nosso exemplo estamos instalando os drivers da NVIDIA para placas de vdeo baseadas em chips GeForce.

O programa de instalao comea apresentando um contrato de licena. Temos que marcar em I accept e clicar em Next.

322

Descompactao
O programa pergunta onde os arquivos sero descompactados. Deixamos a opo padro e clicamos em Next.
DICA: Se o prgrama tentar fazer a descompactao em C:\WINDOWS\TEMP, no deixe. Crie antes uma pasta C:\TEST e preencha este local no lugar de C:\WINDOWS\TEMP. Alguns programas somente se descompactam e no fazem a instalao. O usurio tem que entrar depois em C:\WINDOWS\TEMP e encontrar o local onde os arquivos foram descompactados, para ento executar o programa SETUP.EXE que foi criado. A pata C:\WINDOWS\TEMP pode ter dezenas de pastas, e pode ficar muito difcil encontrar a que foi criada pelo instalador. Especificando uma pasta exclusiva, como C:\TEST, ficar mais fcil ir at ela para executar o SETUP.EXE criado.

323

Programa SETUP.EXE
Aps a descompactao, automaticamente executado o programa que instala os drivers (normalmente SETUP.EXE). OBS: Nem sempre este programa executado automaticamente. Muitas vezes temos que abrir a pasta criada para clicar em SETUP.EXE.

324

Outro contrato
Outro contrato! Normalmente aparece somente um! Seja como for preciso concordar com o contrato, caso contrrio a instalao no feita. O contrato normalmente diz que o fabricante do chip no se responsabiliza pelo uso do software que fornece, lamentavalmente. Mas normalmente os drivers funcionam bem, o contrato apenas uma formalidade.

A seguir comea a instalao enquanto apresentado na tela um indicador de progresso. Se o indicador parar durante vrios segundos, no se assuste, isto normal, no um travamento.

325

Reiniciar o computador
Terminada a instalao dos drivers, o programa de instalao avisa que vai reiniciar o computador. recomendvel reiniciar sempre o computador quando instalamos algum driver, mesmo que o programa de intalao no pea.

326

b) Programa compactado
Em alguns casos, o programa de instalao de drivers que obtemos no site do fabricante, ou mesmo que vem gravado no CD que acompanha o produto, no faz automaticamente todo o trabalho. No exemplo ao lado executamos o programa de instalao dos drivers da placa de vdeo Voodoo 3 3000. O programa pergunta onde ser feita a descompactao, indicamos a pasta C:\TEST. Depois da descompactao preciso abrir a pasta onde os arquivos foram descompactados e clicar no programa SETUP.EXE. A instalao prossegue normalmente.

327

c) Instalao manual
Este um mtodo mais difcil. Os fabricantes s utilizam este mtodo para produtos que so instalados por tcnicos, durante a montagem do computador, como chipsets, interfaces USB e interfaces de rede. No exemplo ao lado, executamos a descompactao dos drivers de interfaces USB 2.0 da NEC, de uma placa de CPU. Na pasta onde foi feita a descompactao (Desktop/USB20/NEC) no existe um programa SETUP.EXE. Ao invs disso aparecem arquivos: MSIUSBD.SYS MSIEHCD.SYS MSIU2HUB.SYS MSIUSB2.INF Note que no existe um arquivo SETUP.EXE. E agora?

Quando no encontramos programa SETUP.EXE junto com os drivers, significa que devemos fazer a instalao manualmente, atravs do Gerenciador de dispositivos. Vejamos ento como a instalao manual.

328

Gerenciador de dispositivos
Partindo do Gerenciador de dispositivos, clicamos no controlador USB que est sem driver, indicado com ?

329

Propriedades do controlador USB


No quadro de propriedades do dispositivo apresentada a mensagem: Este dispostivo est sem drivers. Clicamos ento em Reinstalar driver.

330

Assistente
Ser executado o Assistente para atualizao de hardware. Escolhemos o modo Avanado, marcando a opo: Instalar de uma lista ou local especfico (avanado).

331

Procurar os drivers
Devemos indicar para o assistente, onde os drivers esto localizados. Se o hardware que est sendo instalado tem um disquete ou CD-ROM, podemos coloc-lo e marcar a opo Pesquisar mdia removvel e clicar em Avanar.

332

Indicando manualmente o local


Por outro lado, quando os drivers foram obtidos a partir de um download na Internet, temos que indicar manualmente a sua localizao. O Assistente no ir procurar no disco rgido inteiro. Deixamos ento desmarcada a opo Pesquisar mdia removvel e marcamos a opo Incluir este local. Podemos ento digitar o local onde foi feita a descompactao dos drivers, ou clicar em Procurar para indicar o local na lista de pastas.

333

Indicando o local do driver


No nosso exemplo estamos instalando drivers obtidos por download, que foram descompactados na rea de trabalho, em uma pasta USB20\NEC. Quando clicamos em Procurar, o Assistente para atualizao de hardware apresenta uma lista de pasta. Selecionamos ento Desktop, depois USB20, depois NEC. Quando clicamos em NEC, o boto OK ser ativado, indicando que existem drivers na pasta selecionada. Podemos ento clicar em OK.

334

Driver j localizado
O local onde est o driver j foi indicado. Podemos agora clicar em Avanar. O assistente ler os drivers e os identificar, conferindo se realmente so especficos para a interface que estamos atualizando.

335

Driver no certificado
O assistente de atualizao encontrar ento os drivers e estar pronto para a sua instalao. Eventualmente pode apresentar uma mensagem informando que o driver no foi testado pela Microsoft. Isso muito comum, no um problema. Significa apenas que o fabricante do hardware no enviou os drivers para homologao na Microsoft. Clique em Continuar assim mesmo.

336

Instalao terminada
O assistente avisa ento que os drivers foram instalados com sucesso. Confira sempre isso, pois caso encontre problemas (por exemplo, os drivers estavam errados ou com arquivos em falta), isto ser avisado no quadro ao lado. No nosso caso a instalao foi feita com sucesso, clique ento em Concluir.

337

Dispositivo OK
Terminada a instalao manual dos drivers, voltamos ao quadro de propriedades do dispostivo, que ainda estava aberto (foi a partir dele que executamos o assistente, lembra?). Agora vemos a indicao: Status do dispositivo: Este dispositivo est funcionando corretamente Podemos ento clicar em Fechar.

338

Gerenciador de dispositivos
Quando fechamos o quadro de propriedades do dispositivo que foi instaldo (no nosso exemplo, interfaces USB 2.0), voltamos ao Gerenciador de dispositivos, que agora apresenta algumas diferenas. O dispositivo recm instalado mostrado, no nosso caso: MSI Enhanced Host Controller

339

Sumiu o ?
Vemos tambm que o controlador USB cujos drivers acabamos de instalar no costa mais na lista de dispositivos com problemas. A partir do prximo slide repetiremos esta instalao com telas animadas. OBS: Tecnicamente qualquer dispositivo de hardware pode ser instalado pelo mtodo manual que acabamos de apresentar. Normalmente dispositivos USB e interfaces de rede so instalados desta forma. Entretanto fica sob critrio do do fabricante, decidir se fornece simplesmente os drivers para serem instalados manualmente, ou se fornece um programa de instalao, que faz tudo de forma mais fcil.

340

d) Arquivo ZIP
Muitas vezes o fabricante oferece os drivers para download na forma de um arquivo ZIP. O Windwos ME e o Windows XP podem abrir automaticmente arquivos ZIP, desde que instalemos o item Pastas compactadas, usando: Iniciar / Configuraes / Painel de controle / Adicionar e remover programas Instalao do Windows / Ferramentas de sistema / Pastas compactadas A partir da basta clicar no arquivo ZIP com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolher a opo Extrair tudo. Voc ter ento uma pasta onde esto os drivers, ou mesmo o prprio programa de instalao dos drivers. A instalao agora feita pelos mtodos B e C explicados anteriormente. A seguir exemplificaremos a extrao de drivers de uma placa de rede, fornecidos em um arquivo ZIP. Usaremos inicialmente o mtodo usando o recurso Pastas compactadas, no Windows XP, mtodo idntico ao disponvel no Windows ME. Depois mostraremos a mesma operao usando o programa WINZIP.
Arquivos ZIP aparecem com este cone, uma pasta com um ziper, desde que tenha sido instalado o recurso Pastas compactadas, no Windows ME e XP.

341

Assistente de pastas zipadas


Clicamos no arquivo RTL8139.ZIP do nosso exemplo com o boto direito do mouse. No menu apresentado escolhemos a opo Extrair tudo. Entrar em ao o Assistente para extrao de pastas compactadas. Clicamos em Avanar.

342

Indicando local para descompactar


O assistente perguntar o local onde ser feita a descompactao. Por padro, ele feita em uma nova pasta, com o mesmo nome do arquivo ZIP, e na mesma pasta onde est localizado. No nosso exemplo, o arquivo RTL8139.ZIP est em: F:\Trabalho\Drivers204k\Rede Ele criar ento uma pasta: F:\Trabalho\Drivers204k\Rede\RTL8139 Voc no obrigado a usar esta pasta, pode mudar o nome. No nosso exemplo, mudaremos para C:\TEST. Clicamos em Avanar e a descompactao ser feita.

343

Extrao concluda
Feita a descompactao, clicamos em Concluir. A pasta C:\TEST onde a decompactao foi feita ser aberta automaticamente.

344

Arquivos descompactados
Vemos ao lado a pasta C:\TEST, onde foram criados os arquivos descompactados. Neste ponto, recamos nos casos B e C da instalao de drivers. No exemplo ao lado, vemos que esta pasta tem um arquivo SETUP.EXE. Bastar ento clicar neste arquivo, que o programa de instalao de drivers. Se no existisse um programa SETUP.EXE, teramos que fazer a instalao a partir de agora pelo mtodo manual, atravs do Gerenciador de dispositivos, como j mostramos.

345

Usando o WinZIP
Mostraremos agora como descompactar a pasta RTL8139.ZIP do nosso exemplo, usando o programa WINZIP. Quando este programa instalado, os arquivos ZIP apresentam um cone diferente, como no exemplo ao lado. Clicamos no cone da pasta com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolhemos a opo Winzip / Extract to. Ser apresentado um quadro onde indicamos o local onde deve ser feita a descompactao (por exemplo, em C:\TEST). Feito isto, clicamos em Extract. Podemos agora ir pasta C:\TEST para prosseguir com a instalao dos drivers.

346

Drivers da placa de som


Se voc est usando som onboard, o programa de instalao de drivers est no CD-ROM que acompanha a placa me. Em alguns casos este CD instala tudo com um s comando: drivers do chipset, som, USB, etc. No exemplo da placa ao lado, basta marcar todos os drivers, e todos sero instalados.

347

CD da placa me
Em outros casos, o CD da placa me tem comandos independentes para cada um dos drivers. preciso instalar primeiro o driver do chipset, depois do som, USB, rede onboard, etc.

348

Gerenciador de dispositivos
So rarssimos os casos de instalao de drivers de som pelo mtodo manual, usando o Gerenciador de dispositivos. O mtodo manual mais usado por placas antigas, nos casos em que o fabricante no quis fazer um programa de instalao. Nas placas novas, o mtodo manual usado principalmente por interfaces USB e interfaces de rede. No exemplo ao lado, a placa de som (Sound Blaster Audigy, indicada como Controlador de udio de multimdia) est sem drivers instalados. A instalao dos drivers feita pelo CDROM que acompanha a placa de som.

349

CD da placa de som
Portanto para instalar os drivers da placa de som, simplesmente colocamos o CD e ser executado um programa que instala drivers e aplicativos. um mtodo similar ao de instalao de impressoras, scanners e outros dispositivos que o prprio usurio instala. Por outro lado, voc pode preferir fazer a instalao atravs de um software fornecido no site do fabricante da placa. Os drivers fornecidos no site so iguais ou ento mais novos que os existentes no CD-ROM que acompanha a placa de som.

350

Drivers obtidos por download


A obteno dos drivers atualizados para a placa de som podem ser fceis, no caso da Sound Blaster (www.creative.com), ou dificlima, no caso de placas genricas, alguns fabricantes do um suporte muito ruim. No nosso exemplo fizemos o dowload do arquivo: AUDIGY MP3 AUDDRVPACK_111 um executvel que se descompacta e faz todo o trabalho da instalao dos drivers. claro que o processo exato para a instalao dos drivers varia de um fabricante para outro, por isso fazemos questo de apresentar vrios exemplos.

351

Terminada a instalao
O programa de instalao faz todo o trabalho. Os drivers sero instalados e ser apresentada ao final, um aviso de que o computador precisa ser reiniciado.

352

Ajuste de alto-falantes
Depois de reiniciar o computador, o som estar funcionando. Pode ser necessrio fazer um pequeno ajuste no painel de controle, indicado o tipo de alto-falantes instalados. Muitos programas de instalao perguntam isso, outros no, e nesses casos o usurio tem que fazer a configurao manualmente. Como padro, o Windows supe que esto instalados dois alto-falates (estreo). Se voc estiver usando alto falates quadrifnicos, 5.1 ou outra configurao mais avanada, ter que indicar isso usando o comando Sons, no Painel de controle. No item Configuraes de alto-falante, clique em Avanadas.

353

Indicando os alto-falantes
No exemplo ao lado, escolhemos altofalantes 3D 5.1. Escolha a opo que se adequa aos alto-falantes que voc est usando.

354

No Windows 98/ME
Mostramos esta configurao no Windows XP, mas nas outras verses do Windows, o comando semelhante. No exemplo ao lado, usamos o Windows ME e escolhemos a opo alto-falates quadrifnicos.

355

Testando a placa de som


Voc pode agora testar a placa de som. Pode por exemplo usar o programa Windows Media Player e abrir os diversos arquivos de som WAV e MID, existentes na pasta Windows\Media. Pode tambm experimentar ouvir um CD de udio. Teste tambm msicas MP3.

356

Revisando os drivers

357

Todos os drivers instalados


Podemos ir agora ao Gerenciador de dispositivos e constatar que todos os drivers foram instalados. Note que no instalamos drivers de rede e modem, pois o Windows XP tinha drivers nativos para esses dispositivos. Podemos deixar esses dispositivos funcionando com os drivers nativos. Se observarmos problemas no seu funcionamento devemos procurar os drivers fornecidos pelos respectivos fabricantes e instal-los. Um modem sem driver consta no Gerenciador de dispositivos como: PCI Communications Device Uma placa de rede sem driver consta no Gerenciador de dispositivos como: PCI Ethernet Controller

358

Checando a placa de rede


Vejamos as propriades da placa de rede para confirmar o seu funcionamento. Clicamos no cone da placa com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolhemos a opo Propriedades.

359

Fornecedor do driver da placa de rede


No quadro de propriedades da placa de rede, clicamos na guia Driver. Podemos ento verificar a indicao: Fornecedor do driver: Microsoft Isto indica que esta placa est operando com driver nativo, ou seja, fornecido junto com o prprio Windows.

360

Driver da placa de som


Fazendo a mesma coisa com a placa de som, verificamos que no est sendo usado o driver nativo. claro, o Windows no tinha driver nativo para a placa Sound Blaster Audigy do nosso exemplo, por isso instalamos os drivers do fabricante. Veja a indicao: Fornecedor do driver: Creative

361

Driver do modem
Estamos usando um modem US Robotics. O Windows possui drivers nativos para a maioria desses modelos, desde que estejamos usando uma verso do Windows mais nova que o modem. Quando o Windows no tem driver nativo para o modem, preciso instalar os que so fornecidos no CD ou disquete que acompanha o modem. Ou ento buscar este driver no site do fabricante do modem. No nosso exemplo estamos usando o driver nativo: Fornecedor do driver: Microsoft

362

Driver da placa de vdeo


Fazendo o mesmo com a placa de vdeo, observamos que esta tambm est usando driver nativo. Ao contrrio dos demais dispositivos de hardware, recomendvel no usar os drivers nativos para a placa de vdeo, por trs motivos: 1) O driver nativo de vdeo normalmente apresenta um desempenho menor 2) O driver nativo de vdeo no d suporte a recursos especiais da placa, por exemplo, habilitao da sada para TV, presente em muitas placas. 3) O Windows no tem OpenGL, que a API grfica 3D utilizada por muitos jogos. O Windows tem apenas o Direct3D, uma outra API 3D da Microsoft. preciso instalar os drivers do fabricante do chip grfico para ter OpenGL, como veremos a seguir.

363

Instalando o driver de vdeo


Para instalar os drivers do fabricente da placa de vdeo, basta usar o CD-ROM que acompanha esta placa. Se voc est usando o vdeo onboard, use o CD-ROM que acompanha a placa me. Se voc perdeu este CD, obtenha os drivers no site do fabricante da placa me. Se voc perdeu os drivers que acompanhavam a sua placa de vdeo, obtenha os drivers no site do fabricante do chip da placa de vdeo. Placas com chips da Nvidia (ex: GeForce, TNT), so encontrados em: www.nvidia.com Drivers para placas de vdeo com chips ATI podem ser encontrados em: www.ati.com

No nosso exemplo usaremos o programa de instalao de drivers obtidos em www.nvidia.com, pois nossa placa usa um chip GeForce. Tome cuidado, pois normalmente existem drivers diferentes para cada verso de sistema operacional. Estamos usando uma para Win 2000/XP.

364

Instalador do driver de vdeo


Executamos o programa de instalao do driver de vdeo e ser apresentado inicialmente um contrato de licena.

365

Instalao em andamento

O programa de instalao far todo o trabalho.

366

Driver no certificado
O Windows XP informa que este driver no foi homologado pela Microsoft. Clicamos em Continuar assim mesmo.

367

preciso reiniciar
Terminada a instalao dos drivers, preciso reiniciar o computador.

368

Configuraes de vdeo
Depois de reiniciar o computador, vamos ao quadro de propriedades de vdeo. Este quadro pode ser obtido de duas formas: a) Painel de controle / Vdeo b) Clicamos em uma parte vazia da rea de trabalho com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolhemos Propriedades. Chegando ao quadro de propriedades de vdeo, clicamos na guia Configuraes, como mostra a figura ao lado. Aqui podemos regular a resoluo e o nmero de cores. Clicamos a seguir no boto Avanadas.

369

Configuraes avanadas
No quadro de configuraes avanadas de vdeo, podemos observar agora que existe uma nova guia: GeForce2 MX/MX400 Esta guia foi criada quando fizemos a instalao dos drivers de vdeo fornecidos pela Nvidia.

370

A nova guia

Selecionando a nova guia criada, o quadro assumir um aspecto diferente. O quadro de propriedades tem uma pequena lista de configuraes sua esquerda. Nesta lista, selecionamos Configuraes do OpenGL.

371

Configuraes do OpenGL
No necessrio alterar as configuraes do OpenGL. O importante observar que a partir da instalao do driver de vdeo fornecido pelo seu fabricante, o Windows passa a operar tanto com Direct3D como com OpenGL. Programas que necessitam de OpenGL agora podem funcionar perfeitamente. Muitos jogos modernos e programas 3D para uso profissional necessitam do OpenGL.

372

Ativando o anti-aliasing
Placas avanadas, como as baseadas nos chips GeForce, tm um recurso chamado anti-aliasing, que melhora a qualidade das imagens. Para ativ-lo, selecione: Configuraes de desempenho e qualidade. A seguir escolha uma das opes: Suavizao 2x Suavizao 4x Isto vai acabar com o efeito de serrilhamento que ocorre na maioria dos jogos, como mostraremos a seguir. Em alguns casos este comando aparece com outros nomes, como Force anti-aliasing in all applications.

373

Sem anti-aliaging
Alguns jogos ativam o anti-aliasing automaticamente, outros no. Observe na figura o efeito de serrilhamento nas bordas da asa da nave.

374

Com anti-aliasing
A configurao que ensinamos ativa o antialiasing em todos os jogos, o que melhora muito a qualidade, acabando com o efeito de serrilhamento. OBS: Normalmente as placas de CPU com vdeo onboard de menor custo no oferecem o recurso anti-aliasing. Chips grficos antigos, como TNT e TNT2, tambm no oferecem este recurso.

375

Ativando o modo DMA


Esta configurao necessria no Windows 98 e no Windows ME. No Windows XP ela ativada automaticamente quando fazemos a instalao do sistema. O modo DMA necessrio para que o disco rgido e unidades de CD e DVD operem com sua mxima velocidade. Para ativar o modo DMA usamos os comandos Unidades de disco (para o HD) e Unidades de CD-ROM (para unidades de CD e DVD). Discos rgidos modernos podem operar nos modos ATA-100 (100 MB/s) e ATA133 (133 MB/s). Se o modo DMA no for ativado, esses discos operaro no chamado PIO Modo 4, com apenas 16 MB/s. O resultado que as operaes de acesso a disco ficam bem mais lentas. Outro problema que no PIO Modo 4, o processador fica mais de 90% do tempo ocupado fazendo leituras e gravaes nos discos. Sobra menos de 10% do seu tempo para fazer processamento. Por exemplo, ao exibir um filme, sobra pouco tempo para descompactar o arquivo de vdeo e envi-lo para a placa de vdeo. O resultado que o filme apresentar vrias pausas no som e na imagem. Devemos fazer esta configurao tambm nas unidades de CD e DVD. No modo DMA, o processador fica livre, pois quem faz a maior parte do trabalho para ler e gravar dados a interface IDE, e no o processador.

376

Ativando o modo DMA


Para ativar o modo DMA v ao Gerenciador de dispositivos. Clique em Unidades de disco e Generico IDE DISK. No quadro apresentado selecione configuraes e marque a opo DMA. Reinicie o computador.

377

Conexo com a Internet


Se voc contratou uma conexo de banda larga, um tcnico ir sua casa para fazer a configurao. Se a sua conexo feita via modem, provavelmente voc mesmo ter que criar a conexo. Em qualquer dos dois casos, a configurao muito fcil, pois o Windows tem assistentes para criar a conexo. No Windows XP criamos uma conexo usando o comando Conexes de rede, no Painel de controle.

378

Conexes de rede
Sero apresentadas todas as conexes de modem e de rede existentes. No nosso caso, temos uma placa de rede (conexo local) que est instalada, mas no est conectada, ou seja, o computador ainda no foi ligado na rede. A conexo 1394 corresponde a uma interface FIREWIRE existente na placa Sound Blaster Audigy, que vista pelo Windows como sendo uma conexo de rede. Usamos agora o comando Criar uma nova conexo.

379

Assistente para novas conexes


Ser executado o Assistente para novas conexes. Clicamos em Avanar.

380

Tipo de conexo
Indicamos ento o tipo de conexo desejada: Conectar-me Internet e clicamos em Avanar.

381

Configurao manual
Escolhemos a seguir a opo: Configurar minha conexo manualmente e clicamos em Avanar.

382

Modem ou banda larga?


Indicamos agora o tipo de conexo com a Internet. Vamos exemplificar com modem (conexo dial-up, usando a linha telefnica), mas este assistente tambm permite configurar conexes de banda larga, usando a segunda e a terceira opes deste quadro.

383

Nome do provedor
O Assistente perguntar o nome da conexo. Normalmente usamos aqui o nome do provedor de acesso Internet.

384

Telefone do provedor
Como estamos fazendo a configurao de uma conexo discada, temos que indicar aqui o telefone do provedor de acesso.

385

Login e senha
Temos que indicar a seguir o login (nome do usurio) e a senha. Essas informaes foram obtidas quando voc fez a sua inscrio no provedor de acesso.

386

Conexo configurada
Est pronta a configurao. O Windows j tem todas as informaes para criar a conexo. O cone da conexo aparecer na pasta Conexes de rede. Se voc quiser pode copiar o cone da conexo para a rea de trabalho ou para a barra de tarefas, facilitando o seu uso.

387

Conexo funcionando
Voc j pode usar a conexo que criou. Feita a conexo, o Internet Explorer estar pronto para uso. Lembramos que os provedores de acesso Internet prestam servios de suporte para configurar a conexo e programas de correio eletrnico, independentemente do seu micro ter sido montado ou comprado pronto. As configuraes do Windows ME e do Windows 98 para criar conexes com a Internet so aprecidas. Use o comando Acesso rede Dial-Up, em meu computador. Ser apresentado um assistente que far todas as perguntas exemplificadas aqui para o Windows XP. No esquea de instalar um software de segurana: anti-vrus e firewall. Tambm bom instalar um anti-spam e anti-spyware.

388

Lista de exerccios
1 ) Qual cabo flat recomendado para conectar o HD? 2) Para que servem os conectores de udio e quais so eles? 3) O que mudamos em um dispositivos IDE quando precisamos ligar 2 dispositivos em um mesmo cabo flat? 4) Qual a taxa de transferncia de um cabo flat de 40 vias e um de 80 vias? 5) Qual a funo das microchaves ou dip switches? 6) Descreva as possveis conexes de um jumper? 7) Descreva a velocidade das memrias abaixo relacionadas: a)SDRAM PC 100 b) SDRAM PC 133 c)DDR PC 100 d)DDR PC 133 e)DDR PC 166 f)DDR PC 200 8) O que significa e o que FSB? 9) Como deve ser configurado o FSB da linha AMD? 10) Como deve ser configurado o FSB da linha INTEL? 11) Como descobrimos o FSB dos processadores da linha da AMD? 12) Como descobrimos o FSB dos processadores da linha da INTEL? 13) Qual a transferncia a cada ciclo de acesso de um processador INTEL e de um processador AMD? 14) Como configuramos o FSB correto de um processador em uma placa me? 15) O que acontece se configurarmos errado o FSB de um processador? 16) Como deve ser configurado o FSB de um processador com as freqncias abaixo: a)400 Mhz b)533 Mhz c)800 Mhz 17) Como deve ser configurado o FSB de um processador AMD com as freqncias abaixo: a)200 Mhz b)266 Mhz c)333 Mhz d)400 Mhz 18) No necessrio ser um especialista para configurar um setup, como devemos proceder em uma configurao padro?

19) Qual a tecla padro que d acesso ao SETUP para a maioria das mquinas? 20) O que cada sesso do Setup faz: a) Standard CMOS Setup b) Advanced BIOS Setup c) Advanced Chipset Setup d) Peripheral Configuration e) Power Management f) PCI/PnP Configuration g) Hardware Monitor h) Load Defaults i) Set Password j) Detect IDE k) Exit 21) Como deve ficar a seqncia do boot, em uma mquina que vai ser instalado o sistema operacional pela primeira vez? 22) Oque deve ser feito com as interfaces onboard que no vo ser utilizadas? 23) O que o item legacy support faz? 24) O que tabela de parties? 25) O que tabela de alocao de arquivos? 26) Em quais verses de windows usamos as parties FAT 32 e NTFS? 27) O que um disquete de inicializao? 28) Cite 3 vantagens em dividir um disco rgido? 29) O que o comando f-disk faz? 30) O que o comando Format faz? 31) O que partio? 32) Qual deve ser o tamanho de uma partio?

Nome: ____________________________________________________________ Professor: Luiz Henrique Mogi Mirim, _____de____________ de 20__ Questes 1) Quais so os dois tipos de fonte de alimentao para uma placa me? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 2) Vamos imaginar que voc trabalha em uma assistncia tcnica em informtica e apareceu um cliente relatando o seguinte problema em sua mquina: No mostra a imagem no monitor. Fica apitando. s vezes funciona normal sem problema algum. O que voc faria? a) Trocaria a placa de vdeo. b) Trocaria o processador. c) Apenas limpar a memria com borracha e dar um jato de ar. d) Trocaria a placa Me. e) Trocaria o HD. f) trocaria a memria. g) falaria para o cliente que a maquina dele no tem defeito algum. 3) Qual a funo da bateria de ltio em uma placa me? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 4) Falando se em slots AGP qual o seu propsito? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 5) Diferencie uma placa me AT de uma ATX? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________.

6) Imagine que voc precisa aumentar a memria de seu computador para 512 MB considerando as informaes abaixo: Memria DDR. PC 2700. 256 MB. Qual memria voc compraria? a) Memria DIMM. b) Memria DDR. c) Memria DIMM PC 133. d) Memria DDR 333 mdulo com 256 MB. e) Memria DDR 333 mdulo com 512 MB. f) Memria DIMM PC 333 mdulo com 256 MB. g) Memria DIMM PC 333 mdulo com 512 MB. 7) Sabemos que existem alguns conectores que so ligados entre a placa me e o gabinete quais so esses conectores? a) Reset, Disquete, HD, CDRom. b) Reset, Speaker,Power led, HD led. c) Speaker, Power Switch, Power led, HD led. d) Reset, Speaker, Power Switch, Power led. e) HD led, Power Switch, Speaker, Reset, Power led. f) Reset, Power Switch, Power led, HD led. 8) Explique Serigrafia? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 9) O que so chanfros e para que servem? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 10) O que conectamos em interfaces IDE? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 11) O que diz a regra do Corte? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 12) O que a ponte Norte controla? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________.

13) O que a ponte Sul controla? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 14) Porque a ponte norte um chip quente? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 15) Na sua opinio para que serve o manual de instrues dos equipamentos de informtica? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 16) Diferencie conectores Polarizados dos No Polarizados? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 17) O que uma fonte ATX12V? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 18) Podemos classificar os itens abaixo como perifricos de: g) Caixa de som a) Teclado h) Microfone b) Mouse i) Disquetes c) Impressora j) CDs d) Scanner k) DVDs e) WebCan f) Monitor 19) Qual a funo da placa de vdeo? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________.

20) Qual a funo da placa de som? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 21) Para que serve uma placa de Fax Modem? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 22) Para que serve uma placa de Rede? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 23) O que so cartes PCMCIA? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. 24) Elabore uma configurao para que uma pessoa que possui no mximo R$ 1700,00 (Mil e Setecentos Reais) possa comprar um computador novo. _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ 25) Coloque nome nos componentes de acordo com as setas.

Вам также может понравиться