Вы находитесь на странице: 1из 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCINCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA LABORATRIO DE FSICO-QUMICA II

PRTICA 1 : INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

Professor: Luciano Almeida Aluna: Aline Mara Curso: Qumica Industrial

Recife Janeiro de 2013

1. RESUMO
Na prtica realizada foi medida a FEM (em mV) gerada por um par de termopares, conectados entre si, bem como, a calibrao de rotmetros de escalas diferentes utilizando o mtodo volumtrico. Palavras-Chave: Instrumentao industrial; Rotmetro; Termopar.

2. INTRODUO
A instrumentao industrial associada ao estudo terico e prtico dos instrumentos e seus princpios cientficos, utilizados para monitorar continuamente o comportamento de variveis de controle que de alguma forma venham interessar ao homem nas diversas reas do conhecimento aplicado. Apenas dois instrumentos sero abordados aqui, os medidores de temperatura e vazo que so muito importantes nas indstrias. Termopar

Os termopares so os sensores de temperatura mais utilizados. Sua simplicidade e confiabilidade so o maior apelo sua utilizao. O termopar um transdutor que compreende dois pedaos de fios dissimilares, unidos em uma das extremidades. O circuito de um termopar ilustrado na Fig. 1. Tanto a juno de medio (ou junta quente) quanto a juno de referncia (ou junta fria) esto em ambientes isotrmicos (de temperatura constante), cada uma numa temperatura diferente. A tenso de circuito aberto atravs da juno de referncia a chamada tenso de Seebeck e aumenta medida que a diferena de temperatura entre as junes aumenta. Os fsicos conseguiram demonstrar que o efeito de Seebeck ocorre para qualquer par de pontos que no estejam mesma temperatura, em qualquer parte de um fio condutor eltrico. Isso significa que, embora uma tenso de Seebeck possa ser atribuda a um nico fio metlico, na prtica ela s observada com dois fios diferentes. A tenso de Seebeck surge de um gradiente de temperatura uma propriedade material do fio e no depende de uma juno ou da presena de outros fios no circuito. A Fig. 2 ilustra o fenmeno. O termopar, que opera sob o efeito Seebeck ,

portanto, diferente da maioria dos outros sensores de temperatura uma vez que sua sada est diretamente relacionada a diferena de temperatura ao longo do fio termopar. Assim sendo, fundamental que os fios usados para fabricao do termopar sejam homogneos em toda sua extenso do termopar, ou seja, tenham o mesmo coeficiente de Seebeck. E aqui importante lembrar que o termopar tudo aquilo que est entre a juno de medio e a juno de referncia, incluindo os cabos de extenso ou compensao. Rotmetro

Rotmetro um medidor de vazo de rea varivel, ele utilizado para medir a vazo instantnea de lquidos ou gases. O medidor constitudo de um tubo cnico transparente e de um flutuador que movimenta-se verticalmente de acordo com a vazo(fig.03). Incidem sobre o flutuador duas foras iguais e contrrias P e F, onde: P = Fora peso F = Empuxo Existe apenas um ponto de equilbrio para o flutuador;este ponto resultante de F=P. O aumento da vazo provoca na tubulao aumento de velocidade e no rotmetro aumento da rea de passagem,impulsionando o flutuador para um novo ponto de equilbrio. Figura 3. Partes do rotmetro Geralmente a densidade do flutuador maior que a do material que escoa para que o empuxo isoladamente no seja suficiente para ergu-la. Se a vazo constante, as presses devidas ao empuxo e velocidade do escoamento do fluido tendem a igualar a presso devida ao peso efetivo do flutuador e este permanece em equilbrio dinmico numa dada posio. A leitura dessa posio na escala corresponde vazo do fluido. O rotmetro pode ser igualmente usado para lquidos ou gases. Todavia, como as leituras de vazo so afetadas tambm pela densidade do fluido que o atravessa, necessrio realizar correes para os diferentes materiais. Se uma melhor exatido desejada, convm calibrar tambm o rotmetro observando as condies de presso e temperatura de operao do aparelho.

Figura 4. Foras envolvidas O aumento da vazo provoca na tubulao aumento de velocidade e no rotmetro aumento da rea de passagem,impulsionando o flutuador para um novo ponto de equilbrio .

3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral Estudar instrumentos que compem a tcnica da instrumentao industrial por meio de prticas com termopar e rotmetros.

2.2. Objetivos especficos Calibrar termopares monitorando e registrando a diferena de potencial gerada por dois termopares submetidos a um gradiente de temperatura. Obter curvas de calibrao para instrumentos de medio de vazo para o escoamento de fluidos compressveis e incompressveis atravs de rotmetros.

4.

MATERIAIS

4.1. Termopar 4.1.1. Material utilizado Dois Termopares; Aquecedor; Recipiente para banho quente; Recipiente para banho de gelo; Gelo picado; gua; Termmetro de mercrio; Voltmetro digital; Suporte;

Fio. 4.2 Rotmetro 4.2.1. Vazo (em fase gasosa) 4.2.1.1. Material utilizado Cilindro de Oxignio; Reguladores de presso para os cilindros; Bolhmetro; Vlvula de regulagem para gases; Manmetros para escalas de vazes diferentes; Tubos e conexes metlicas;

Mangueiras de borracha. 4.2.2. Vazo (em fase lquida)

4.2.2.1. Material utilizado Rotmetro de lquido; Mangueiras e conexes; Proveta 100 ml; Cronmetro.

5. PROCEDIMENTO
5.1 Termopar Inicialmente, foi feito o arranjo dos aparelhos, como mostra a figura a seguir (Figura 5). Em um bquer foram colocados cubos de gelo para a preparao do banho frio, um termmetro de mercrio e um termopar. Em outro bquer tambm contendo gua, s que esta gua estava a temperatura ambiente inicialmente, conectou-se um termmetro mercrio e um termopar. Para aquecer esta gua, o bquer foi utilizado um aquecedor. As extremidades dos dois termopares foram ligadas em srie a um voltmetro digital para leitura da diferena de potencial. Na medida em que a temperatura aumentava, foi anotado o valor da diferena de potencial entre os recipientes contendo a gua.

5.2 Rotmetro (Fase Gasosa) Inicialmente, montou-se a aparelhagem mostrada na figura a seguir (Figura 6), onde temos o bolhmetro conectado na sada do rotmetro.

Figura 6 - Montagem experimental

Em seguida, regulou-se um valor de vazo para o gs oxignio no rotmetro e realizaram-se medidas para o tempo necessrio para certo volume de gs atravessar o bolhmetro, para determinao da vazo correspondente. Os intervalos de vazes foram de 50 em 50, comeando em 50 L/h e terminando em 350 L/h. 5.3 Rotmetro (Fase lquida) Inicialmente, a aparelhagem foi montada, como mostrada na figura a seguir (Figura 7), onde temos a sada do rotmetro conectada a uma mangueira que desemboca na proveta graduada.

Em seguida, regulou-se um valor de vazo de gua no primeiro rotmetro e realizaram-se medidas (em duplicada) para o tempo necessrio para preencher certo volume na proveta, para posterior determinao da vazo correspondente.

6. RESULTADOS E DISCUSSO Sensor de Temperatura

O efeito da temperatura foi estudado com auxlio de um arranjo de montagem do termopar associado a um voltmetro. Este instrumento mede a diferena de potencial (D.D.P.) gerada pela dilatao do eletrodo devido ao aumento de temperatura. Os valores de temperatura e voltagem esto na tabela abaixo:

T (C) 28,8 34,2 37,9 41,8 45,1 49,3 53,0 55,2

DDP (mV) 1,4 1,7 1,9 2,1 2,2 2,5 2,7 2,8

A partir dos resultados, foi plotado um grfico de DDP versus temperatura e encontrou-se a equao da reta que melhor se ajusta aos pontos: Y =0,052x -0,118 A reta possui coeficiente de correlao R=0,996, esse coeficiente est relacionado com o quanto o equipamento est medindo se aproxima do valor verdadeiro. Quanto mais o R estiver prximo de 1 melhor opera o equipamento. Um resultado de 0,996 indica que o termopar est calibrado e apresenta resultados confiveis. A linearidade dos pontos no grfico indica que a D.D.P. aumenta na proporo direta ao crescimento da temperatura. Esse fenmeno se chama efeito termo eltrico. Da descoberta dos efeitos termoeltricos, partiu-se, atravs da aplicao dos princpios da termodinmica, enunciao das trs leis que constituem a base da teoria termoeltrica nas medies de temperatura com termopares. Portanto, fundamentados nestes efeitos e nestas leis, podemos compreender todos os fenmenos que ocorrem na medida de temperatura com estes sensores.

Vazo em fase gasosa

Para determinar a vazo em fase gasosa utilizou-se o rotmetro associado a um bolhmetro. Vale destacar que o volume do gs de oxignio que atravessou o bolhmetro foi de 0,01ft, o qual corresponde a 0,2832L. Os valores obtidos experimentalmente esto abaixo na tabela Qr (L/h) 50 100 150 200 250 300 350 t(s) 24 10,37 7,27 5,42 4,13 3,4 2,87 Qb=V/tm (L/h) 42,48 98,31436837 140,2365887 188,103321 246,8571429 299,8588235 355,2334495

Com os valores de tempo e vazo do rotmetro,foi possvel descobrir a vazo do bolhmetro com a seguinte relao:

Vazo em fase lquida

Para determinar a vazo em fase lquida utilizou-se o rotmetro associado ao recolhimento do volume em uma proveta. Os valores obtidos esto exibidos na tabela abaixo:

Altura (cm) 5 10 15 20 25 35 50 55

Volume (mL) 11 22 27 32,5 37 57 83,5 96

Tempo (s) 5,31 5,03 5,22 4,97 4,67 5,1 5,37 5,25

Vazo 3 (cm /s) 2,07 4,37 5,17 6,54 7,92 11,18 15,55 18,29

7. CONCLUSO
Na prtica realizada foi possvel estudar ferramentas que compem a tcnica da instrumentao industrial por meio de prticas com termopar e rotmetros. Os objetivos do experimento foram atendidos satisfatoriamente, contribuindo significativamente aqueles que desconheciam tais instrumentos de medio e suas aplicaes.

8. BIBLIOGRAFIA

Apostila de Instrumentao industrial; REGINA, TORRES. Petrobrs.

<http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/Apostila%20de%20Instrume nta%E7%E3o%20-%20Petrobras(2).pdf> Instrumentao Industrial; Colgio Politec, Lus Casteletti. <http://eletricistamazinho.files.wordpress.com/2010/09/instrumentacao.pdf> Acesso em janeiro de 2013.

Вам также может понравиться