Вы находитесь на странице: 1из 9

Anlise Semitica da Sala de Aula no tempo da EAD

Ana Cristina Fricke Matte

Resumo: Sala de aula um conceito, antes que uma materialidade. O espao fsico, a figura do professor, a logstica da sala, a anatomia das cadeiras, tudo vem mudando com o passar do tempo, mas a principal mudana est no prprio conceito de sala de aula, atualmente em cheque com o advento da EAD e da internet. A prpria EAD no comeou com a internet: importante destacar as diferentes formas de EAD para compreender as mudanas no conceito de sala de aula, conceito este, por sua vez, importante pois permite discutir a relao na trade professor-conhecimento-aluno. Palavras-chave: sala de aula; ensino; aprendizagem; semitica.

Sala de aula e aulas em salas


Aula em sala de aula para ns quase um pleonasmo, to acostumados estamos a ir para salas de aulas ter aulas. Nem sempre foi assim. A sala de aula, em si, um fenmeno at recente na histria da humanidade. Aulas existem h muito mais tempo, desde que houve a relao mestre/aprendiz. Note que a relao mestre/aprendiz uma relao de um para um. No h necessidade de haver uma infraestrutura montada para que um mestre ensine algo a um aprendiz. At hoje vemos isso, tanto na educao informal, passada na famlia e entre amigos, at na educao formal, por exemplo na relao orientador/orientando. Aulas em salas especficas para este fim s so necessrias quando aumentamos o nmero de aprendizes. Mesmo assim, podemos buscar, por exemplo, na Grcia antiga, o exemplo dos filsofos que ensinavam seus alunos em qualquer espao, o prprio espao servindo, algumas vezes, de tema para a aula. Na aula em crculos, a cu aberto, a figura do professor somente se destaca pelo conhecimento prvio de seu papel e por sua atuao. Na sala de aula retangular, temos uma oposio espacial entre professor e alunos que sugere essa diferena entre esses atores. Fizemos uma busca no Google sobre imagens de salas de aula. Esta busca mostrou, de uma forma bastante interessante, que o moderno e o antigo so conceitos dbios quando se trata de salas de aula. Todas as imagens foram obtidas durante essa consulta. Aulas em salas arredondadas ou retangulares, professores em tablados ou no mesmo nvel que os alunos, alunos sentando individualmente, em duplas ou num grande grupo, como uma platia, desde salas simples com telhado sem forro at salas sofisticadas, com multimidia e/ou computadores, salas estticas ou dinmicas, salas concretas ou virtuais. So essas as oposies de que trataremos aqui.

Papis actanciais e posies espaciais


Em semitica vamos falar de dois aspectos tericos: a relao entre os sujeitos no processo de ensino/aprendizado e aspectualizao espacial e temporal decorrente dos diferentes tipos de sala de aula. Comecemos pela relao entre espao e actorializao. Toda sala de aula possui frente e fundos em sua organizao interna.

Ilustrao 1: Sala de aula da UFPA. URL: http://cpgf.ufpa.br/UserFiles/Image/PRINCIPAL/sala %20de%20aula_low_res.jpg Enquanto o professor um ator ocupando um papel actancial de destinador, os alunos so vrios atores ocupando um papel actancial de destinatrio. A posio frontal do professor garante um foco de ateno privilegiado: porque todos olham pra ele e porque seu espao de atuao maior e mais malevel que o de cada aluno. A posio sentada dos alunos contrape-se sua liberdade de sentar, levantar, andar. Quanto maior o nmero de alunos por metro quadrado, maior essa diferena, pois menor a liberdade dos alunos. Alm disso, o professor dispe de recursos que tornam visvel sua atuao sobre toda a turma, enquanto os alunos somente podem realizar registros individuais e pequenas intervenes orais. Note que a sala mostrada na ilustrao 1 considerada moderna: clara, possui recursos de multimedia, cadeiras confortveis e mesas amplas para os alunos, que sentam-se em filas num grande grupo. A situao tradicional da oposio frente/fundos, no entanto, permanece. Essa arquitetura somente tem sentido porque a relao biunvoca de destinador/destinatrio mantida ilesa nesta sala moderna, da mesma forma como foi proposta originalmente.

Entra em ao o tablado (ilustrao 2):

Ilustrao 2: Foto de sala de aula do instituto Julio de Castilhos, disponvel no acervo do Museu da UFRGS. URL: http://www8.ufrgs.br/acervofoto/imagens/Rg208.jpg O tablado uma inveno interessante: coloca o professor num palco, enquanto os alunos viram platia. O tablado tambm fica na frente (no encontrei at hoje nenhum que ficasse no centro da sala, como um ringue). Seu efeito o de reafirmar a hierarquia do professor sobre os alunos, mesmo no caso de salas semelhantes a auditrios, nas quais os alunos ficam dispostos em posio ascendente em direo ao fundo, como nessa figura mesmo. importante notar que, numa perspectiva segundo a qual a relao de destinador/destinatrio entre professor e aluno unidirecional e esttica, estes recursos de logstica so perfeitamente adequados: quanto maior a centralizao da ateno e quanto maior a visibilidade do professor, mais eficaz o resultado.

Ilustrao 3: A wikipedia mostra uma sala de aula da Unicamp, sala para turma muito grandes. URL: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/ 0/0d/Sala_de_aula_CB_Unicamp.jpg/275pxSala_de_aula_CB_Unicamp.jpg A sala acima, em forma de auditrio semi-circular, inclui um quadro-negro que ocupa todo o espao atrs do professor. As carteriras so planejadas para fornecer o maior conforto ao aluno no menor espao possvel, garantindo uma ocupao maximizada da sala, na qual cabem muito mais pessoas do que no caso de carteiras comuns. Cabe salientar a mxima rigidez na configurao da sala. Se o aluno possuir uma mochila grande, ou consegue ocupar duas carteiras ou ter dificuldades em se ajeitar na sala. Esse tipo de dificuldade faz parte do que consideraremos a seguir: o papel do destinatrio. Para a semitica, destinatrio no um papel passivo: o destinador somente consegue fechar o contrato proposto se, segundo a avaliao do destinatrio, esse contrato condiz com o quadro de valores no qual o destinatrio est inserido e se o destinatrio acredita na capacidade do destinador em cumprir sua parte no acordo. Por exemplo, se um professor universitrio sentar em um banco de praa e comear a contar sobre estudos realizados sobre o uso dos bancos de praa numa cidade grande, no mximo conseguir a ateno de curiosos, muitos deles pensando que esse sujeito (que eles no sabem ser professor universitrio) um louco. Se ele fizer a mesma coisa em uma sala de aula para seus alunos, usando as mesmas palavras e exemplos, sua explanao ser considerada, no mnimo, uma reflexo cientfica. Assim, a sala de aula pode ser considerada um instrumento de autoridade, um instrumento de poder para o destinador. Foi numa sala como esta, da ilustrao 3, na prpria Unicamp, que vi uma aula em incio de semestre ser oferecida por um aluno, apresentando conceitos nonsense e um exagero de tarefas devidamente anotados por todos os alunos presentes, que s ficaram sabendo do trote no final da aula. A grande razo para que os alunos acreditassem que o outro aluno era professor foi sua ocupao do espao destinado a este ator. Na mesma poca, uma professora de literatura, durante o perodo de matrcula, entregou por escrito uma lista imensa de livros que deveriam ser lidos durante o semestre, a fim de que os alunos pudessem iniciar a leitura com antecedncia e com calma. No primeiro dia de aula, surpresa geral: no era trote! E ningum tinha comeado a ler livro algum. Esse papel esttico de destinador conferido ao professor, bem como o papel passivo conferido ao aluno, hoje questionado por muitos estudos sobre educao, em todos os nveis. Vamos discutir um pouco a ocupao do espao pelo aluno no prximo tpico.

O rgido e o confortvel
A transgresso o espao de individualidade para o aluno. Individualidade? Sim, pois todos os modelos acima mostram que, nessas salas de aula, o aluno deve se comprotar como parte de uma massa de manobra do professor. Fechar o contrato seria cumprir as tarefas indicadas pelo professor e no atrapalhar, de modo algum, o equilbrio entre destinador e destinatrio. Notem que, tanto na ilustrao 1 quanto na ilustrao 3, temos carteiras/mesas fixas e coladas umas nas outras. Para ter acesso a seu lugar, o aluno deve seguir uma ordem de entrada na fila de sua carteira. No conseguir sair sem provocar um disturbio na esperada concentrao dos colegas. Esse modelo, embora aproxime os alunos, diferentemente do modelo da ilustrao 2 onde as carteiras esto todas separadas umas das outras, inibe o trnsito dos alunos durante a aula. Assim, embora o espao possa ser confortvel pela anatomia das carteiras, mas confortvel at certo ponto lembremos do exemplo da mochila, citado acima , ele rgido, esttico e faz parte do instrumento de autoridade constitudo pelo conjunto sala de aula.

Ilustrao 4: Pichao em sala do IFCH, UNICAMP. URL: http://www8.ufrgs.br/acervofoto/imagens/Rg2724.jpg Transgresso pode aparecer de diversas formas, como, por exemplo, nesta pichao no fundo de uma sala de aula, na ilustrao 4. A pichao uma marca de identidade dos alunos: ela indica que existe individualidade na massa de atores que ocupa o papel actancial de destinador. Se existe individualidade, existe conflito de interesses, que pode, por sua vez, indicar que este destinatrio nem sempre (ou deveramos dizer geralmente?) age como um nico destinatrio com um nico quadro de valores e uma nica relao fiduciria com o professor. A despeito da estrutura da sala, com todas as carteiras voltadas para o espao privilegiado do destinador-professor, o conjunto de alunos no um conjunto homogneo como o sistema gostaria que fosse.

Ilustrao 5: Passando cola, blog do Gerolino. URL: http://www.gerolino.blogger. com.br/colinha %20basica.jpg Outra forma de transgresso: passar informaes em bilhetinhos. Na ilustrao 5 vemos algum supostamente passando cola, mas poderia ser um bilhete de qualquer tipo, marcando um encontro, mandando um beijo, fazendo uma ameaa, falando mal do professor ou qualquer outro assunto, geralmente completamente fora do tema da aula. Ao aluno somente permitido expressar-se verbalmente com perguntas pertinentes aula, respondendo a perguntas do professor ou, por escrito, tomando notas ou fazendo exerccios. O bilhetinho uma forma de transgresso a essa regra. Assim como a pichao, tambm um ato que invoca a individualidade do ator, que pode at criar um segundo destinatrio diferente do geral, esperado. As salas das ilustraes 4 e 5 so diferentes das outras tambm pela possibilidade de movimentao das carteiras. Essa possibilidade pode ser incorporada pelo professor, buscando alternativas que admitam a possibilidade de pluralidade de destinatrios e que aceitem a outra possibilidade, por ns citada anteriormente, de desconstituio do papel esttico de destinador conferido ao professor.

Ilustrao 6: Sala de aula mostrada no site do governo do Piau. URL: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/fotos/200703/CCO M26_cd45dfb9cc.jpg A ilustrao 6 mostra a turma organizada em um crculo. O professor faz parte desse crculo, de modo a desconstituir seu papel esttico de destinador: ao ser colocado no mesmo plano e sem privilgio visual frente aos alunos, admite-se sua atuao como destinatrio de alunos que busquem o papel de destinador. No so todos os alunos que buscaro esse papel, desvelando-se, tambm, a pluralidade dos atores alunos. Se tomarmos o padro tradicional frente/fundos da sala de aula como referncia, a sala da ilustrao 6 tambm uma forma de transgresso, desta vez institucionalizada. Note, porm, que no caso das ilustraes 1 e 3, pela imobilidade das carteiras, e 2, pelo excesso de carteiras tornando-as imveis tambm, essa transgresso no possvel. Comeamos a perceber que h uma outra relao de manipulao em jogo: aquela institucional, da instituio como destinador do professor-destinatrio. A sala de aula esttica um carto de visitas: indica que o aluno, ao entrar na faculdade (ou qualquer outro nvel de escolaridade), vai cumprir seu papel de destinatrio, tornando-se sujeito da obteno do conhecimento proposto pelo professor, e no outro conhecimento qualquer. Refora, assim, uma imagem passiva de destinatrio, incompatvel com a realidade, gerando transgresses.

Ilustrao 7: Sala de aula publicada no Folha/UOL, com alunos trabalhando em brupos. URL: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/images/sps24_ias.jpg A formao de grupos (ilustrao 7), uma iniciativa do professor que permite uma maior expresso da pluralidade dos atores no papel de destinatrio (ou destinatrios, como vimos), somente vivel dentro de salas com carteiras mveis. Salas mais modernas, como as das ilustraes 1 e 3, so resistentes a esse tipo de conduta. Ou seja: o moderno, em termos de arquitetura, reflete uma viso tradicional, em termos educacionais. Mas e o uso de computadores em sala de aula? Qual seu efeito em termos dessa relao destinador/destinatrio?

Virtual e...
No pretendo definir o oposto de virtual. Se virtual for algo possvel, potencial, ento o oposto seria o que j foi concretizado e, portanto, no pode ser mudado. Os exemplos que vimos at agora mostram que essa definio complicada, pois uma sala com carteiras mveis poderia, nesse caso, ser chamada de virtual, enquanto uma sala como a da ilustrao 8, com computadores e, qui, acesso internet, seria o oposto de virtual, j que completamente esttica, impossvel de ter seu espao fsico alterado.

Ilustrao 8: Sala com computadores. URL: http:// www.expoconedesign.org.br/nne/blog/wpcontent/uploads/2007/03/7sala-de-aula-web1.jpg A sala da ilustrao 8 praticamente igual s salas em que j dei aulas usando computador. O que muda, se o espao fsico esttico? Em primeiro lugar, muda o espao privilegiado do professor. O olhar do aluno j no a frente da sala, mas a tela do computador. Mesmo em salas onde existe um espao especial para o professor, como na ilustrao 9, o foco continua sendo a tela do computador.

Ilustrao 9: Sala com computadores e telo. URL: http://www.agrosol.com.br/imagens/laboratorio02esquerdo.jpg O uso de notebooks (e porque no pensar no One Laptop For Child, como na ilustrao 10) ou de telas LCD (ilustrao 11) traz maior conforto pois aumenta o espao, mas somente o uso de notebooks permite recuperar a maleabilidade das salas com carteiras mveis.

Ilustrao 10: One Laptop For Child. Notebooks simples com acesso internet, destinados educao. URL: http://www.ybytucatu.com.br/xoops/uploads/im g45f1bac76de11.jpg Assim, o que geralmente acontece que o uso de computador em sala de aula retoma a posio fisicamente esttica dos alunos, bem como, pelo menos aparentemente, seu silncio.

Ilustrao 11: Sala com computadores. URL: http://www.agrosol.com.br/imagens/laboratorio01esquerdo.jpg Mas o uso de computador em sala de aula abre uma porta para uma rede de relaes mundial (figura 12). A sala de aula no mais o nico palco do ensino/aprendizado.

Ilustrao 12: Sala de aula com computadores em rede. URL: http://www.gaiasul.edu.pt/pn/images/blogs.j pg O professor no deixa de orquestrar a atuao do destinatrio como sujeito de um fazer (adquirir conhecimento), mas possibilita que o destinatrio-aluno possa adquirir conhecimentos diferentes daquele que o prprio professor carrega. Os papis, portanto, deixam de ser estticos, passam a ser recprocos. Utilizando recursos online como salas de bate-papo, o professor propicia, sem a necessidade de modificar o espao fsico, o mesmo efeito provocado pela sala nas ilustraes 6 e 7: a expresso da pluralidade e a possvel troca de papis. Existem plataformas de ensino que trazem o professor para a tela do computador do aluno, como na ilustrao 13. Ali a aula no muito diferente da tradicional, pelo menos em um aspecto: a frente da sala transportada para a tela do computador.

Ilustrao 13: Ambiente presencial-virtual de ensino, UNESP. URL: http://www.cevap.unesp.br/novopr ojeto/WebHelp/Imagens/Imagem_ 08.jpg No entanto, essas plataformas costumam trazer tambm o aluno para esse palco, mesmo que nele exista o espao privilegiado do professor: o aluno sempre est num chat e pode se comunicar com o professor e os outros alunos durante a aula.

Ilustrao 14: Imagem colocada pelo professor no ambiente presencial-virtual de ensino da UNESP. Aparece na mesma tela que o chat e que a vdeo-conferncia do professor. URL: http://www.cevap.unesp.br/novoprojeto/WebHelp /Imagens/Imagem_10.jpg Alm do chat sempre visvel, o aluno tambm tem acesso a material disponibilizado pelo professor no mesmo ambiente (ilustraes 14 e 15).

Ilustrao 15: Outro ambiente de aula virtual, da RNP. URL: http://www.rnp.br/_media/noticias/sbpc20 03a.jpg Outras plataformas menos sofisticadas, como o Moodle, tm a vantagem de no exigir a presena simultnea dos atores no momento da aula. aqui que entra a aspectualizao temporal como fator preponderante no possvel novo conceito de sala de aula. A aula presencial exige a presena simultnea de todos os atores no mesmo espao, digital ou no. A aula a distncia definida pelo assincronismo da relao professor-aluno. Como o tempo afeta o espao e as relaes destinador/destinatrio? Aulas no presenciais ou semi-presenciais so objeto de polmica: notcias como essa (Universidades do aulas on-line e frustram alunos http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL97005-5604,00.html#) circulam impunes na mdia. O que uma aula online? Aula sem sala? Sem horrio? Sem professor? Sem sala e sem horrio, mais ou menos; sem professor, impossvel. O atendimento fornecido por um professor numa disciplina online constante, diferentemente do atendimento da aula presencial, geralmente restrito ao horrio de aula; o fato de poder realizar uma tarefa no melhor horrio para cada um um respeito pluralidade. O uso de fruns, nos quais todos os alunos podem colocar sua opinio e discutir as dos colegas, em conjunto com o professor, minimiza a fora da hierarquia. No entanto, por um lado, a falta de contato fsico diminui o conhecimento recproco dos atores, implicando uma relao menos pessoal, ao menos teoricamente; e, por outro lado, a liberdade de realizar as tarefas quando bem lhe aprouver, exige dos alunos uma maior responsabilidade sobre seu trabalho. O que significa isso do ponto de vista da relao destinador/destinatrio? A terica relao menos pessoal exige do destinador uma demonstrao maior de suas habilidades como modalizado pelo saber, afinal, a confiana, ou fidcia, do destinatrio no destinador depende de que ele acredite que est recebendo um conhecimento formal ao cumprir o acordo com o destinador (realizao das tarefas). Por outro lado, se a relao for construda respeitando-se a pluralidade e a possibilidade de que o aluno tenha conhecimentos importantes que o professor no possui possibilidade esta muito maior num meio em que a principal caracterstica do aluno a autonomia , no que pode basear-se a fidcia? As ferramentas, como a plataforma Moodle ou Teleduc, so possveis de serem instaladas por qualquer pessoa. O professor conta, unicamente, com a garantia institucional de sua competncia. Essa garantia pode ser insuficiente; mesmo numa aula presencial existe a possibilidade de questionamento do conhecimento do professor e de sua habilidade em passar este conhecimento, questionamento que faz parte da lista de transgresses comuns no ambiente escolar. Quando a sala de aula ganha uma dimenso virtual, espalhada no tempo e no espao, como no ensino online, o motor da relao destinadordestinatrio ser, a nosso ver, principalmente baseado no desejo do aluno de obter o conhecimento. O professor deve jogar com esse desejo, propondo atividades que tragam resultados mais ou menos imediatos, pelo menos parcialmente, de modo a manter a confiana dos alunos no processo. Nem sempre isso possvel: nem todo conhecimento pode ser aprendido em parcelas rpidas e perceptveis. Por isso o destinador deve contar com outras estratgias, como a interao constante e a manuteno de um ambiente online claro. Trocas de email/mensagens e conversas em chat produzem o efeito de uma relao mais pessoal, mais individualizada, inclusive, que a aula presencial. Um ambiente online claro evidentemente no no sentido de luminosidade significa possibilitar acesso ao material das aulas e outros materiais pertinentes a qualquer momento. A clareza sobre o contedo da disciplina aumenta a liberdade do aluno e, conseqentemente, sua responsabilidade sobre o processo.

Alm disso, essa sala de aula sem paredes permite a conduo do curso com maior ou menor profundidade nos temas conforme os grupos de alunos dentro de uma mesma turma demonstrem sua capacidade de absoro dos contedos. Acreditamos que essa diferenciao sempre deva ser pela maximizao do contedo, e no pela minimizao; em outras palavras, o professor deve manter o patamar do curso dentro da expectativa mdia e somente propor atividades diferenciadas para os alunos que superam essa expectativa. Admitimos, no entanto, que essa perspectiva possa ser revista, conforme a situao. No entanto, assim como possvel dar uma aula tradicional numa sala com cadeiras mveis, a despeito de seu potencial, tambm na internet temos recursos para manter a relao tradicional e esttica entre professor e aluno. Um exemplo interessante o Second Life (ilustrao 16).

Ilustrao 16: Sala de aula da Universidade de Aveiro no Second Life. URL: http://ciberia.aeiou.pt/users/0/12/4440ab 8cb72ac9f120f5d11098266de5.jpeg Observe que a sala da ilustrao 16 possui tablado, cadeiras fixas, local privilegiado para o professor, alunos agrupados em fileiras, tal como a sala da ilustrao 3. Chama a ateno a presena rvores (simuladas, como todo o resto), no mesmo local privilegiado do professor, procurando criar um efeito de sentido de empatia entre professor e aluno j que as rvores invocam o bem estar das pessoas presentes (virtualmente) na sala. Esta sala possui paredes; ela foge, por tudo isso, proposta ampla de sala de aula que encontramos na maioria dos cursos online. A bem dizer, as paredes da sala, mesmo na internet, s deixam de existir se o professor, de fato, deixar o mundo entrar na sala de aula ao ampliar seus limites. Isso somente pode ser feito pela integrao do contedo das aulas com as realidades acessveis pela internet. Caso contrrio, o professor buscar manter as paredes a fim de proteger o contedo de suas aulas das distraes presentes na internet. Como o professor que ralha com os alunos distrados com o passarinho que entrou na sala de concreto e revoa atordoado sobre suas cabeas.

guisa de concluso: a certeza e a dvida


Procuramos discutir, neste artigo, a evoluoarquitetnica da sala de aula em relao aos avanos das abordagens pedaggicas; considerando, para tanto, a relao entre a organizao espacial e mesmo temporal e os papis actanciais assumidos por professor e aluno em cada um desses ambientes. Acreditamos que o espao fsico influencia a relao professor/aluno, permitindo ou no diferentes didticas, mas que o espao no determinante, apenas reflexo dos conceitos de sala de aula e de didtica. Os avanos arquitetnicos em geral, se por um lado propiciam maior conforto ao aluno, por outro lado reforam a passividade do aluno, visto unicamente como receptor no processo educativo. A sala de aula do futuro, uma realidade na Escola do Futuro da USP (http://www.futuro.usp.br/centro_capacitacao/salas_de_aula.htm), uma amostra do que pode ser feito com o ensino presencial-virtual: as carteiras so mveis, cada uma possui um notebook sem fios, cuja energia garantida pelo uso de bateria suplementar (cuja troca feita a cada 3 ou 4h) e o acesso internet feito via rede wireless. Como so notebooks, possvel baixar a tela a qualquer momento para facilitar a relao direta entre as pessoas presentes.

Ilustrao 17: Sala de aula do futuro, verso 3. Escola do Futuro, USP. URL: http://www.futuro.usp.br/centro_capac itacao/sala03.gif Finalmente, os avanos tecnolgicos que possibilitam criar realidades virtuais cada vez mais prximas da realidade concreta precisam ser utilizados com parcimnia, pois, dependendo de como so usados, podem, facilmente, recriar modelos atiquados de ensino com efeitos visuais fantsticos. Referncias 10 Passos Fundamentais para o sucesso da Sala de aula presencial-virtual:

http://www.cevap.unesp.br/novoprojeto/WebHelp/First_Topic.htm Acessado em 26/09/2008. Sala de aula virtual faz sucesso em reunio da SBPC: http://www.rnp.br/noticias/2003/not-030804b.html Acessado em 26/09/2008. Escola do Futuro: http://www.futuro.usp.br/ Acessado em 26/09/2008. Salas de aula do futuro: http://www.ufmt.br/ufmtvirtual/textos/se_salas_de_aulas_do_futuro.htm Acessado em 26/09/2008.

Вам также может понравиться