Вы находитесь на странице: 1из 7

Pgina: 1/7

FISPQ N.: 8918080/2002 SELADOR POLIPAR

ltima Reviso: 01/10/2007

FISPQ - Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico


1 - IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Produto: SELADOR POLIPAR Cdigo: 8918080 Cor: TRANSPARENTE Empresa: PPG INDUSTRIAL DO BRASIL TINTAS E VERNIZES LTDA Endereo: Rod. Estadual RS 118, Km 18 Complemento: N 5200 Bairro: Bom Sucesso Cidade: Gravata Estado: RS CEP: 94130-390 Telefone: 0800 512380 Telefone Emergncia: CEATOX - 0800 014 8110 Fax: (51) 34898122 E-mail: sdc2@ppg.com

2 - COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES


Tipo de Produto: Preparado Natureza Qumica: Selador epxi Ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo: Nome Qumico CAS Faixa de con- Smbolo Number centrao(%) Metil isobutil cetona (MIBK) Xileno 108-10-1 20-25 F

Frases R R10

ACGIH TLV - TWA 50 ppm

NR 15 ND

Doses Txicas DL50 oral ratos: 2080 mg/kg; CL50 inalatria camundongos: 23300 mg/m3 DL50, VO, ratos: 4300 mg/kg; LDLo VO, em humanos: 50 mg/kg; TCLo, inalatria em humanos: 200 ppm(3)

1330-20-7

25-30

Xn ; F; Xi R10; R20; R21; R38

100 ppm

78 ppm

Notas: Sistema de classificao: Os ingredientes foram classificados de acordo com a Diretiva 67/548/EEC.

3 - IDENTIFICAO DE PERIGOS
- Perigos mais importantes: Produto inflamvel. Pode ser prejudicial a sade se ingerido, entrar em contato com a pele ou pela inalao de vapores. A continuada exposio a poeiras decorrentes do lixamento do produto tambm poder ocasionar problemas respiratrios e cutneos. - Efeitos do produto Efeitos adversos sade humana: Ingesto: Irritao do trato digestivo; a provvel ocorrncia de nuseas e vmitos. Pode causar tonturas, dores de cabea e at a perda de conscincia, se ingerido em grande quantidade. Olhos: Irritao por contato direto, com vapores do produto ou poeiras de lixao. Pele: Pode provocar irritao e ressecamento da pele, podendo provocar dermatite de contato. Inalao: Poder ocasionar tontura, dores de cabea, irritao das vias respiratrias, nusea e confuso mental. Se inalado em altas concentraes pode levar a perda de conscincia.

- Efeitos ambientais: Por ser imiscvel em gua o produto permanece nas guas podendo afetar o ecossistema. - Perigos fsicos/qumicos: Inflamabilidade. - Perigos especficos: Contm solventes orgnicos inflamveis. Pode incendiar em contato com fascas e chamas. - Principais sintomas: Nuseas, tonturas e dores de cabea, no caso de vapores. Irritao da pele e mucosas no caso de contato prolongado.

Pgina: 2/7

FISPQ N.: 8918080/2002 SELADOR POLIPAR

ltima Reviso: 01/10/2007

- Classificao do produto qumico: Lquido inflamvel. Produto classificado de acordo com a diretiva 67/548/EEC e com a NR 20 da portaria N 3.214 de 08/06/78. - Viso geral de emergncias: S2: Manter fora do alcance de crianas. S13: Manter afastado de alimentos e bebidas, incluindo os dos animais. S24: Evitar o contato com a pele. S26: No caso de contato com os olhos lavar imediatamente com bastante gua e consultar um especialista. R10: Inflamvel.

4 - MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


- Inalao: Na ocorrncia de sintomas, afastar a pessoa imediatamente do local de exposio, levando-a para local ventilado. Se a pessoa no estiver respirando, aplicar manobras de ressuscitao cardiorrespiratria (respirao boca-a-boca). Buscar ajuda mdica imediata. - Contato com a pele: Remover as roupas contaminadas; lavar a rea atingida com bastante gua e sabo. Se o produto aderir pele e for difcil de remover com gua, usar vaselina, leo mineral ou leo vegetal. - Contato com os olhos: Lavar os olhos com gua em abundncia, pelo menos por 15 minutos, segurando as plpebras abertas. Procurar ajuda mdica imediatamente. - Ingesto: No provocar vmito. Se a vtima estiver inconsciente e o vmito ocorrer espontaneamente, deitar a vtima de lado e mant-la em repouso. Buscar ajuda mdica imediata. No caso de ingesto de grande quantidade do lquido, avaliar necessidade de lavagem gstrica. - Quais aes devem ser evitadas: Manter o contato do produto com a pele. - Descrio dos principais sintomas e efeitos: Irritao na garganta no caso de exposio prolongada aos vapores. - Proteo do prestador de primeiros socorros: No caso de acidentes de grandes propores o prestador de socorro dever estar com todo o EPI necessrio. Retirar roupas contaminadas. - Notas para o mdico: Tratamento sintomtico. A necessidade de esvaziamento gstrico, no caso da tinta fresca, especialmente quando ingerido por crianas, dever ser considerada no caso de grandes quantidades ou no caso em que ocorre associao de solvente com outros produtos txicos, como metais pesados. A lavagem gstrica dever ser precedida de intubao. A descontaminao gstrica indicada na ingesto de tinta seca (1). Contate o centro de toxicologia indicado no item 1.

5 - MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIOS


- Meios de extino apropriados: P qumico, dixido de carbono ou espuma. gua em forma de neblina, embora menos efetiva, tambm pode ser usada no combate ao fogo. Alm disso, a neblina de gua pode ser usada para o resfriamento das embalagens. - Meios de extino no apropriados: Jato de gua. - Perigos especficos: Produto inflamvel. Pode liberar monxido e dixido de carbono que so gases irritantes e venenosos. Embalagens fechadas, com o produto, podem explodir quando submetidas a calor extremo. gua, em forma de neblina, pode ser usada para resfriamento das embalagens no caso de incndio. Mantenha os recipientes fechados quando no estiverem em uso. Gases txicos podem formar-se na combusto do produto. - Mtodos especiais: gua, em forma de neblina, pode ser usada para resfriamento das embalagens prximas ao fogo. A gua de extino contaminada deve ser eliminada conforme legislao local. - Proteo de bombeiros:

Pgina: 3/7

FISPQ N.: 8918080/2002 SELADOR POLIPAR

ltima Reviso: 01/10/2007

Usar proteo individual apropriada e preferencialmente respiradores autnomos.

6 - MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


- Precaues pessoais Remoo de fontes de ignio: Produto inflamvel. Remover qualquer fonte de ignio (chamas, fascas eltricas, fontes de eletricidade esttica, etc.) e desligar equipamentos ou redes energizadas caso estejam em contato com o produto. Controle de poeira: No necessrio por ser produto lquido. Preveno da inalao, contato com a pele, olhos e mucosas: Ventilar o local, evitar o contato com a pele, mucosas e olhos. Utilizar os equipamentos de proteo individual recomendados. - Precaues ao meio ambiente: Em caso de derramamento de quantidades significativas do produto remova o lquido derramado com material absorvente inerte (areia, vermiculita, etc.). Evite que o produto entre em contato com o solo e/ou corpos dgua. - Sistemas de alarme: Ocorrendo poluio de guas, notificar autoridades competentes. - Mtodo para limpeza Disposio: Dispor em aterro industrial ou sanitrio conforme legislao local vigente. - Preveno dos perigos secundrios: As embalagens no devem ser reutilizadas, devendo ser descartadas ou recicladas conforme legislao local.

7 - MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
- Manuseio Medidas tcnicas Preveno da exposio do trabalhador: Manuseie o produto em rea bem ventilada e com equipamentos de proteo individual adequados (ver seo 8). No arremesse ou deixe cair os recipientes com o produto. Feche bem o recipiente quando no estiver em uso. Aps usar o produto, lave bem as mos antes de ingerir alimento, fumar ou ir ao toalete. Preveno de incndio e exploso: O produto contm solventes orgnicos volteis e combustveis. Mantenha os recipientes bem fechados, protegidos do calor, e distantes de quaisquer fontes de ignio tais como fascas eltricas, chamas e fontes de eletricidade esttica. Precaues para manuseio seguro: Utilizar os equipamentos de proteo individual indicados. Orientaes para manuseio seguro: Evitar o contato com a pele, mucosas e olhos. Manusear em local fresco e arejado. No reutilizar a embalagem. No fumar, comer ou beber na rea de manuseio do produto. - Armazenamento Medidas tcnicas apropriadas: Mantenha os recipientes bem fechados, protegidos do calor intenso. No armazene prximo a alimentos. Mantenha longe do alcance de crianas. Condies de armazenamento Adequadas: reas cobertas, frescas, secas e ventiladas. A evitar: Evite a presena de ralo ou outras formas de escoamento, no local de armazenagem, que possam levar o produto derramado para a rede de esgotos e/ou cursos d'gua. Produtos e materiais incompatveis: No armazene com produtos corrosivos e/ou txicos, perxidos orgnicos, materiais de combusto espontnea e materiais radioativos. Materiais seguros para embalagens Recomendados: Embalagens metlicas. Inadequados: Embalagens plsticas.

8 - CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL


- Medidas de controle de engenharia:

Pgina: 4/7

FISPQ N.: 8918080/2002 SELADOR POLIPAR

ltima Reviso: 01/10/2007

O ambiente em que o produto ser aplicado dever estar bem ventilado, mantendo-se portas e janelas abertas para a circulao do ar. Ambientes fechados devem ser providos de meios de exausto de ar. No sendo possvel a ventilao natural ou forada, utilizar mscara respiratria com filtro para vapores orgnicos. - Parmetros de controle especficos Limites de exposio ocupacional: Vide tabela item 2. - Procedimentos recomendados para monitoramento: Norma regulamentadora N do Ministrio do Trabalho, normas de higiene do trabalho da Fundacentro, procedimentos NIOSH ou 15 procedimentos ACGIH. - Equipamento de proteo individual Proteo respiratria: No sendo possvel a ventilao natural ou forada, utilizar mscara respiratria com filtro para vapores orgnicos. Proteo das mos: Usar luvas de borracha. Proteo dos olhos: Usar culos de proteo adequado. Proteo da pele e do corpo: Usar roupa que proteja a pele, evitando o contato do produto com o corpo.

9 - PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS
Estado Fisico: Lquido Forma: Lquido Cor: TRANSPARENTE Odor: Caracterstico pH: No se aplica, produto base solvente. Temperaturas especficas ou faixas nas quais ocorrem mudanas de estado fsico Ponto de ebulio: acima de 136 C. Ponto de fulgor: 20 (copo fechado). C Limites de explosividade: No determinado. Densidade: 0,92 - 1,10. Solubilidade: Insolvel em gua.

10 - ESTABILIDADE E REATIVIDADE
- Instabilidade: Em condies normais de armazenamento e uso o produto estvel. Observar as recomendaes das sees 5 e 7, sobre riscos de incndio. - Reaes perigosas: No devem ocorrer reaes perigosas se o produto for armazenado, aplicado e processado corretamente. - Condies a evitar: Temperaturas elevadas, contato com agentes oxidantes, fontes de calor e ignio. - Materiais ou substncias incompatveis: Materiais oxidantes. - Produtos perigosos da decomposio: A combusto produz gases nocivos como o CO, CO2 e NOx.

11 - INFORMAES TOXICOLGICAS
- Efeitos de exposio: Por inalao: Aguda: Cefalia, nusea, tontura; irritao de vias areas superiores. Narcose em altas concentraes (3). Crnica: Alteraes neuropsiquitricas relatadas para o xileno (9). O xileno , tambm, suspeito de causar leso do nervo auditivo (13). Por ingesto: Aguda: Nusea, vmitos, diarria (9). Crnica: Danos hepticos relatados em abusadores de xileno (9) . Cutnea (pele): Aguda: Acentuada irritao (3), principalmente devido metilisobutilcetona. Crnica: Ressecamento, rachaduras; o xileno pode causar bolhas (2). Ocular (olhos): Aguda: Acentuada irritao (3), lacrimejamento (6). Crnica: No h relato. Carcinognese: No h relato.

Pgina: 5/7

FISPQ N.: 8918080/2002 SELADOR POLIPAR

ltima Reviso: 01/10/2007

Teratognese: Relatada para o xileno e para a metilisobutilcetona em estudos experimentais (3). - Informaes adicionais para o mdico: A irritao ocular ocasionada especialmente pela metilisobutilcetona deve alertar o mdico para o risco da ocorrncia de exposio excessiva, o que acarretar danos sistmicos (6). - Efeitos txicos por sinergismo entre os componentes: Ambos os solventes presentes na composio possuem propriedades narcticas, o que poderia potencializar o efeito depressor final do produto sobre o sistema nervoso central. - Dados sobre toxidade: Vide tabela item 2.

12 - INFORMAES ECOLGICAS
Mobilidade: Todas as medidas devem ser tomadas respeitando as exigncias dos rgos ambientais locais. Persistncia/Degradabilidade: Produto no totalmente degradvel. Impacto ambiental: Produto insolvel em gua.

13 - CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO


Mtodos de tratamento e disposio Produto: Coprocessamento, decomposio trmica ou aterro industrial, de acordo com a legislao local vigente. No descartar este produto em esgotos, rios, lagos e mananciais. Restos de produtos: Resduos que no sero mais utilizados devem ser descartados conforme legislao local vigente. Embalagem usada: A embalagem no deve ser reutilizada.

14 - INFORMAES SOBRE TRANSPORTE


Recomendaes Nacionais e Internacionais Terrestre: ONU: Classe de risco: Nmero de risco: Grupo de embalagem: Nome apropriado para embarque: Martimo: IMDG/GGVSea/ONU Classe de risco: Grupo de embalagem: Nome apropriado para embarque: Areo: ONU: Classe de risco: Grupo de embalagem Nome apropriado para embarque: 1263 3 30 III TINTA OU MATERIAL RELACIONADO COM TINTA 1263 3 III TINTA OU MATERIAL RELACIONADO COM TINTA 1263 3 III TINTA OU MATERIAL RELACIONADO COM TINTA

15 - REGULAMENTAES
Portaria n. 3214 do Ministrio do Trabalho e sua Norma Regulamentadora n. 15 Anexos 11 e 12 (limites de tolerncia). Norma Regulamentadora NR 7 - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (indicadores biolgicos). Resoluo n. 420, de 12.02.2004, da Agncia Nacional de Transportes Terrestres - ANTT (Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos). IMDG (International Maritime Dangerous Goods) Code, 1998 (Classificao de Produtos Perigosos para o Transporte Martimo). Reglamentacion sobre Mercancias Peligrosas da IATA (International Aerial Transport Association), 41.ed. (classificao de produtos perigosos para transporte areo). Norma Regulamentadora n. 20, do Ministrio do Trabalho (classificao de lquidos combustveis e inflamveis).

Pgina: 6/7

FISPQ N.: 8918080/2002 SELADOR POLIPAR

ltima Reviso: 01/10/2007

Lei n. 8078, de 11/09/1990 (Cdigo de Defesa do Consumidor). Informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo: Produto nocivo sade. Produto inflamvel.

16 - OUTRAS INFORMAES
Referncias bibliogrficas: 1. Paediatric Toxicology: Handbook of poisoning in children. England: MacWillan Reference, 1997. 2. PROCTOR, Nick H. et al. Chemical Hazards of the Workplace. 2. ed. Philadelphia: J.B. Lippincot, 1998. 3. LEWIS, Richard J. SAX'S Dangerous Properties of Industrial Materials. 9. ed. NY: Van Nostrand Reinhold, 1998. 4. OLSON, K.R. Poisoning & Drug Overdose. 3. ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1999, 612 p. 5. Manuseio de pigmentos coloridos, Folheto. 1993. 6. GRANT, W.M. & SCHUMAN, J.S. Toxicology of the Eye. Springfield: Charles C. Thomas, 1993, 4. ed., 2 v. 7. KLAASSEN, C.D.; AMDUR, M.O.; DOULL, J. Casarett and Doull's Toxicology: the basic science of poisons. New York: McGraw-Hill, 1996, 5. ed. 1111 p. 8. The Merck Index. An Encyclopedia of Chemicals, Drugs and Biologicals. 12. ed. Whitehouse Station: Merck and Co., 1996. 9. COOPER, A. R. Cooper's Toxic Exposures Desk References. Boca Raton: CRC, 1997. 10. Segurana e Medicina do trabalho. 22. ed. So Paulo: Editora Atlas, 1992 (Manuais de Legislao Atlas). 11. The Sigma-Aldrich Library of Chemical Safety Data 2. ed. Milwaukee: Sigma-Aldrich Corp., 1988. Vol. 1 e 2. 12. PLUNKETT. Handbook of industrial toxicology, 3. ed. New York: Chemical, 1987. 13. HARBISON, R.D. Hamilton & Hardys Industrial Toxicology. 5 ed. St. Louis: Mosby, 1998. 14. Carcinogenicity of Carbon Black, Titanium Dioxide, and Talc (article). The Lancelet, April 2006, Vol 7 Abreviaturas: ACGIH American Conference of Governmental Industrial Hygienists. CAS Nmero do Chemical Absctracts Service. Cada substncia qumica conhecida recebe um nmero CAS prprio, que a identifica. CL50 Concentrao letal com mortalidade de 50%. DL50 Dose letal com mortalidade de 50% da populao testada. EMS Tabela de emergncia mdica (do ingls: Emergencial Medical Schedule). IARC International Agency for Research on Cancer. A1 Carcinognico humano confirmado. A2 Carcinognico humano suspeito. A3 Carcinognico animal. A4 No classificvel como carcinognico humano. A5 No suspeito como carcinognico humano. B2 Possivelmente carcinognico humano. IATA Associao de Transporte Areo Internacional (do Ingls: International Air Transportation Association). IBMP ndice Biolgico Mximo Permitido: o valor mximo do indicador biolgico para o qual se supe que a maioria das pessoas ocupacionalmente expostas no corre risco de dano sade. A ultrapassagem deste valor significa exposio excessiva. IF Informao do fabricante IMDG International Maritime Dangerous Goods. IMO Organizao Martima Internacional (do Ingls: International Maritime Organization). IPR Intraperitoneal. LCLo Concentrao letal mnima (do ingls: Lethal Concentration, Low). LDLo Dose letal mnima (do ingls: Lethal Dose, Low) MFAG Guia Mdico de Primeiros Socorros (do Ingls: Medical First Add Guide). ND No disponvel. NR 15 Norma Regulamentadora nmero 15 (ver item 15 - Regulamentaes). TCLo Menor concentrao txica publicada (do ingls: Lowest Published Toxic Concentration). TDLo Menor dose txica publicada (do ingls: Lowest Published Toxic Dose). TLV Concentrao da substncia no ar, qual a maioria das pessoas pode ser exposta dia aps dia sem efeitos adversos (do ingls: Threshold Limit Value). TWA Mdia ponderada no tempo (valor para 8 horas dirias de exposio em uma semana de trabalho de 40 horas) (do ingls: Time Weighted Average). VO Via oral. VR Valor de Referncia da Normalidade: valor possvel de ser encontrado em populaes no-expostas ocupacionalmente. NF No fumantes (NR7). Smbolos: E Explosivo. F Extremamente Inflamvel. F Inflamvel. T+ Muito Txico. T Txico.

Pgina: 7/7

FISPQ N.: 8918080/2002 SELADOR POLIPAR

ltima Reviso: 01/10/2007

Xn Nocivo. Xi Irritante. C Corrosivo. N Nocivo para Meio Ambiente. Frases R: R10 - Inflamvel. R20 - Nocivo por inalao. R21 - Nocivo em contato com a pele. R38 - Irritante para a pele.
Obs: As informaes contidas neste documento esto baseadas em experincias e conhecimentos correntes; no assumimos nenhuma responsabilidade de que as informaes sejam suficientes ou corretas em todas as circunstncias. Os usurios devem considerar estes dados apenas como complemento a outras informaes coletadas por eles, devendo levar em conta as consideraes de todas as fontes possveis a fim de assegurar a correta utilizao e eliminao desses materiais, a segurana e a sade de seus funcionrios e clientes, e a proteo do meio ambiente. Os dados presentes nesta folha de segurana referem-se exclusivamente ao material em questo, no podendo ser estendidos ao uso combinado com qualquer outro material ou a qualquer processo. Os dados contidos neste documento podero sofrer alteraes sem prvio aviso.

Вам также может понравиться