Вы находитесь на странице: 1из 3

Outros mundos ou barbrie?

Daniel Roedel*

Resenha

ALTVATER, Elmar. O fim do capitalismo como o conhecemos. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2010.

Capitalismo, racionalismo europeu e recursos naturais abundantes, principalmente fsseis, foram os principais ingredientes utilizados para o crescimento da sociedade industrial. O fim da Guerra Fria intensificou o sentimento de que esse era o nico mundo possvel e acelerou sua expanso pelo mundo, numa globalizao de mercados cada vez mais propcia expanso do capital. Foi o perodo do neoliberalismo. Remunerar os investidores e seus ciosos executivos foi a palavra de ordem.

Aos que tentassem se opor, a resposta era a fuga de capitais e de empresas para ambientes mais propcios s prticas de mercado e obteno de vantagens competitivas. E o modelo, agora pretensamente nico e sem opositores vista, no viu limites a sua reproduo. Incorporou-se em empresas, governos, organizaes sociais, organismos internacionais. E a boa governana foi instituda para garantir que seus requisitos fossem cumpridos com a devida eficincia e os resultados rapidamente alcanados.

O sentimento de que os mercados globalizados se descolam da sociedade e na sua fome de lucros, transformam tudo em mercadorias fazendo o triunfo do valor de troca e da
*

Doutorando em Polticas Pblicas e Formao Humana pela UERJ, Administrador e professor universitrio (droedel@ig.com.br).

Ano 1 Edio II julho-dezembro/2012 www.plurimus.com.br

68/70

acumulao potencializada pelas altas taxas de remunerao do capital financeiro sem lastro na economia real.

Mas, aqueles que ainda insistem em adotar uma anlise marxista tm a convico de que esse estado de coisas no nenhuma novidade. Afinal, ainda no sculo XIX Marx apontava essa expanso permanente da produo e do consumo como uma caracterstica essencial do capitalismo.

Porm, alguns impasses e conflitos no podem mais ser ignorados. Esse acirramento no processo de utilizao dos recursos naturais est levando a um esgotamento do modelo de crescimento e mantendo vivas as contradies do capitalismo. Hoje, essas contradies ultrapassam a luta de classes e encontram na explorao dos recursos da natureza, nos fluxos de energia e materiais uma contradio que se acentua rapidamente.

As evidncias dos problemas ambientais apontam para um tema crucial que expe e desafia a lgica da sociedade de mercado, muito embora os pases do antigo bloco socialista no tenham sido muito diferentes nessas prticas. Trata-se da sustentabilidade, na qual a mitigao dos impactos ambientais decorrentes da atividade humana um pilar fundamental, muitas vezes negligenciado em funo da incessante busca por resultados econmicos.

Essas so algumas das relevantes e oportunas constataes feitas por Elmar Altvater, autor do importante livro O fim do capitalismo como o conhecemos, publicado no Brasil pela Editora Civilizao Brasileira. Altvater professor de Cincia Poltica no Instituto OttoSuhr, da Universidade Livre de Berlim, alm de incentivador da Associao pela Tributao das Transaes Financeiras em Apoio aos Cidados ATTAC e do Frum Social Mundial. Ele alerta ainda que o aumento da produtividade decorrente da intensificao da tcnica e da organizao social, se por um lado proporciona uma expressiva produo de excedentes, por outro no tem conduzido a uma vida melhor para todos. Aqui temos o outro pilar da sustentabilidade: a justia social.

O que est em evidncia o esgotamento de um modo de organizao da vida social que utiliza recursos naturais para reproduzir e sustentar um modo de vida predatrio. E isso

Ano 1 Edio II julho-dezembro/2012 www.plurimus.com.br

69/70

pode estar com os dias contados, uma vez que podemos estar prximos ao pico de produo do petrleo, principal fonte de energia da sociedade industrial. A partir do momento em que a extrao de petrleo se torne maior do que a soma das reservas do planeta, inclusive considerando-se as novas descobertas, o atendimento demanda se reduz. No se trata de melhorar a produtividade da extrao, porque a energia utilizada se torna maior do que a energia gerada. O pico do petrleo j ocorreu em alguns pases; isso ajuda a entender os atuais movimentos blicos em regies abastadas com o ouro negro.

Embora no haja consenso com relao a quando o pico do petrleo ocorrer, parece provvel que ele est prximo o que faz com que o atual modelo de crescimento entre em colapso. Se considerarmos que no h uma fonte de energia com um retorno comparvel ao proporcionado pelo petrleo, podemos prever um acirramento na disputa por campos petrolferos com consequncias desastrosas para a humanidade. Altvater cita que as reservas comprovadas de petrleo atendem aos nveis atuais da demanda mundial por mais 40 anos. Se incluirmos novos entrantes nesse consumo o quadro se agrava.

Altvater no tem a pretenso de apontar uma sada para a crise, mas se mostra bastante crtico com a proposio de solues como a economia verde, to debatida e exaltada na Conferncia Rio +20. O autor entende que esse caminho refora a prtica de se utilizar o prprio mercado para resolver problemas que ele mesmo criou e acentuou. a capitulao da natureza aos ditames do mercado.

Repensar o modelo energtico exige transformaes no modo de produo e no estilo de vida. No se trata de pensar o futuro como um prolongamento do passado e do presente, destaca o professor Altvater. O futuro deve ser feito. Mas, no h apenas um caminho nem um outro mundo possvel, podem co-existir vrios mundos possveis. Neles a energia solar e a economia solidria podem ser protagonistas.

A leitura da obra um estmulo para a busca de novas utopias!

Ano 1 Edio II julho-dezembro/2012 www.plurimus.com.br

70/70

Вам также может понравиться