Вы находитесь на странице: 1из 9

CNCER DE MAMA

Introduo
O cncer de mama o tipo de tumor mais comum nas mulheres (com exceo dos tumores de pele) e a segunda causa de morte por cncer em mulheres, vindo aps o cncer de pulmo. Os homens tambm podem desenvolver cncer de mama, porm raro, constituindo menos de 1% dos casos de cncer de mama. Se diagnosticado em fases iniciais, o cncer de mama tem timas chances de cura, com uma sobrevida de 5 anos de 97%. Mesmo quando o diagnstico no to precoce, novas terapia tem possibilitado muitas mulheres viver com a doena e apresentar ema boa qualidade de vida. O seio ou mama composto principalmente de tecido gorduroso. Dentro da gordura existe uma rede de lobos, os quais so compostos por muitos pequenos lbulos que contm glndulas produtoras de leite. Pequenos ductos ligam as glndulas, lbulos e lobos e levam o leite para o mamilo localizado no centro da arola. Vasos sanguneos e linfticos percorrem toda a mama para nutrir as clulas e drenar seus resduos. Perto de 90% de todos os tumores de mama ocorrem nos ductos ou lobos, com quase 75% deles, se iniciando na camada de clulas dos ductos lactferos. Estes tumores so denominados carcinoma ductal. Tumores que aparecem nos lobos so chamados de carcinoma lobular e so mais propensos a aparecer nas duas mamas. Se a doena se espalha do local de origem, chamado de carcinoma ductal ou lobular invasivo ou infiltrativo. Se a doena no se espalhou ela chamada de carcinoma (ductal ou lobular) in situ. A evoluo da doena in situ, assim como seu tratamento varia dependendo do local de origem. Atualmente os oncologistas recomendam que o carcinoma ductal in situ, seja cirurgicamente removida para prevenir a progresso para doena invasiva. Outros tumores de mama menos comuns incluem tumores medulares (responsveis por 5% dos tumores de mama), mucinosos, tubulares, papilares ou inflamatrios. A doena de Paget um tipo de cncer que se inicia no mamilo.

Os tumores de mama crescem em velocidades diferentes, mas alguns oncologistas estimam que o tumor dobra de tamanho a cada 100 dias. Como o cncer se inicia de uma clula anormal, com esta velocidade de crescimento ela no se torna palpvel durante vrios anos. A mamografia pode achar tumores que no so palpveis, mas mesmo assim, os tumores provavelmente estavam em crescimento muitos anos antes de estarem visveis mamografia.

Diagnstico precoce
Existe a recomendao para a populao normal de que aps os 20 anos a mulher deve fazer o auto-exame de mama todo ms e ser examinada pelo mdico pelo menos a cada 3 anos. Aps os 40, ela deve ser examinada pelo mdico anualmente, continuar com o auto-exame mensal e fazer uma mamografia por ano. O ultra-som de mama pode ser pedido pelo mdico para ajudar a avaliar qualquer nodulao anormal. As recomendaes mudam se houver fatores de risco associados. Aps a avaliao mdica, se h a suspeita de cncer, ser pedida a bipsia, que a retirada de uma amostra de tecido da rea suspeita para exame microscpico. Existem vrios tipos de bipsias: Bipsia por agulha fina ou por aspirao, que usa uma agulha fina. Bipsia por agulha fina estereotxica, que combina radio-x e avaliao do computador para localizar com preciso a rea a ser biopsiada. Bispia cirrgica, que tira maiores quantidades de tecido e pode se retirar parte do ndulo (bipsia incisional) ou todo o ndulo (bipsia excisional). A avaliao microscpica do material (antomo-patolgico) que confirma se cncer ou no.

Estadiamento
Para o estadiamento podem ser pedidos os exames como: Raio-X de trax Cintilografia ssea Tomografia de trax e abdmen Receptor de estrgeno e progesterona no tecido tumoral (retirado na bipsia), para avaliar possibilidade de hormonioterapia.

Avaliao de HER-2 no tecido retirado, que ajuda a decidir por diferentes tratamentos. Estgio da doena Com informaes do tamanho do tumor, comprometimento de linfonodos (avaliado na cirurgia) e metstases distncia, a doena classificada em: Estgio 0: o chamado carcinoma in situ que no se infiltrou pelos dutos ou lbulos, sendo um cncer no invasivo. Estgio I: O tumor pequeno e no se espalhou pelos linfonodos. Estgio IIa: Qualquer das condies abaixo: O tumor tem menos que 2 centmetros e infiltrou linfonodos axilares. O tumor tem entre 2 e 5 centmetros, mas no atinge linfonodos axilares. No h evidncia de tumor na mama, mas existe cncer nos linfonodos axilares. Estgio IIb: Qualquer das condies abaixo: O tumor tem de 2 a 5 centmetros e atinge linfonodos axilares. O tumor maior que 5 centmetros, mas no atinge linfonodos axilares. Estgio IIIa: Qualquer das condies abaixo: O tumor menor que 5 centmetros, se espalhou pelos linfonodos axilares que esto aderidos uns aos outros ou a outras estruturas vizinhas. O tumor maior que 5 centmetros, atinge linfonodos axilares os quais podem ou no estar aderidos uns aos outros ou a outras estruturas vizinhas. Estgio IIIb: O tumor infiltra a parede torcica ou causa inchao ou ulcerao da mama ou diagnosticado como cncer de mama inflamatrio. Pode ou no ter se espalhado para os linfonodos axilares, mas no atinge outros rgos do corpo. Estgio IIIc: Tumor que qualquer tamanho que no se espalhou para partes distantes, mas que atinge linfonodos acima e abaixo da clavcula ou para linfonodos dentro da mama ou abaixo do brao. Estgio IV: Tumor de qualquer tamanho que tenha se espalhado para outros locais do corpo como ossos, pulmes, fgado ou crebro.

Como se espalha

Depois que o cncer aparece, podem demorar alguns anos at que aparea um ndulo palpvel. O comportamento muito diferente, de uma pessoa para outra. O tumor pode ficar confinado mama por vrios anos, ou podem surgir metstases em linfonodos ou em outros rgos distantes antes mesmo de se perceber algum ndulo na mama. O cncer de mama migra (metastatiza) para os linfonodos axilares, do pescoo ou para aqueles acima da clavcula (supraclaviculares). Os rgos mais afetados por metstases so a pele, linfonodos distantes, ossos, pulmes e fgado.

Tratamento
O tratamento para cncer de mama sempre individual, avaliando a doena do paciente e sua situao pessoal. Mas existem alguns passos comuns no tratamento da doena. Em primeiro lugar, na doena em estgios precoces o objetivo inicial eliminar todo o tumor visvel. Assim, os oncologistas recomendam cirurgia para a remoo do tumor. O prximo passo nos casos de estgios mais precoces seria a reduo do risco da recorrncia da doena, tentando eliminar qualquer clula cancerosa que possa ter permanecido. Radioterapia, quimioterapia ou terapia hormonal podem ser usados nesta fase, dependendo de cada caso. Se ocorre a recorrncia o paciente poder ter de submeter-se a novas cirurgias, dependendo do local do tumor, ou se submeter a uma variedade de tratamentos para lutar contra as metstases. Ao planejar o tratamento de cncer de mama o oncologista pode considerar vrios fatores: O estgio e grau do tumor A presena ou no de receptores hormonais no tumor A idade do paciente e sua sade geral Se a paciente j est em menopausa ou no A presena de mutaes conhecidas nos genes para cncer de mama Fatores que podem significar tumores agressivos como amplificaes de HER-2/neu Cirurgia De uma maneira geral quanto menor o tumor, mais opes cirrgicas a paciente possui. Os tipos de cirurgia incluem os seguintes: A lumpectomia remove o ndulo de tumor e uma margem limpa, "livre de doena". A radioterapia necessria aps a retirada para complementar o tratamento. A mastectomia parcial remove o tumor, uma rea de tecido normal e parte a camada acima do msculo onde o tumor estava. Esta cirurgia tambm chamada de quadrantectomia e necessita de complementao com radioterapia. Ambas as tcnicas

cirrgicas acima preservam boa parte de tecido mamrio e importante que o cirurgio tenha certeza que ela no se espalhou. Assim o cirurgio tambm avaliar o comprometimento dos linfonodos axilares para se certificar que no possuem tumor. Com isso, o cirurgio pode fazer uma disseco dos linfonodos axilares, retirando um nmero de linfonodos e encaminhado-os para exame microscpico realizado pelo patologista. A mastectomia total remove toda a mama. A mastectomia radical modificada remove a mama, alguns dos linfonodos axilares e o tecido que recobre o msculo. A mastectomia radical remove a mama, os msculos peitorais, todos os linfonodos axilares, tecido gorduroso e pele. Apesar de parecer uma tcnica bastante agressiva, esta tcnica j salvou vidas de milhares de mulheres. Radioterapia indicada de maneira regular por algumas semanas aps a lumpectomia ou mastectomia com o objetivo de matar as clulas tumorais que podem ter restado prximo ao local do tumor. Uma dose alta de radiao usada e pode ocorrer efeitos colateral, incluindo fadiga, inchao, e alteraes de pele. Algumas vezes a radiao pode ser dada antes da cirurgia para que ela reduza de tamanho e facilite a sua remoo. Quimioterapia Pode ser dada por via oral ou intravenosa, tem o objetivo de destruir as clulas tumorais que podem ter migrado do tumor inicial e estejam circulando pelo corpo, mas tambm causando efeitos colaterais indesejveis por atingir clulas sadias. Dados em ciclos, geralmente a sua administrao no requer internao. Diferentes drogas quimioterpicas so teis para diferentes tumores e a combinao de certas drogas mais efetiva que o uso individual delas. Terapia Hormonal til para manejar tumores que possuem receptores hormonais de estrgeno ou progesterona positivos. Os tumores utilizam estes hormnios como combustvel para crescimento e a hormonioterapia bloqueia a utilizao destes hormnios, impedindo seu crescimento.

Como tratado? Se um ndulo do seio cancergeno, a deciso para tratamento ser feito por voc, seu cirurgio, e seu oncologista (especialista de cncer).Estas decises sero baseadas no tipo e no tamanho do cncer e se ele estendeu-se para o ndulo ou para outras partes do corpo.

Os possveis tratamentos cirrgicos so lobectomia (remoo somente do tecido cancergeno) ou mastectomia (remoo completa do seio). Outros tratamentos possveis so a radiao e a quimioterapia, estes tratamentos podem ser usados isolados ou em combinao. Se voc estiver considerando a mastectomia, voc deve discutir com seu cirurgio as opes e datas para a reconstruo cirrgica. Como posso me cuidar? Se foi diagnosticado cncer de mama: - discuta com seu mdico a respeito do cncer e opes de tratamento. No hesite em ter uma segunda opinio. - Pergunte para seu mdico o que deve ser feito caso o tratamento cause desconforto. - Faa exames regulares aps o tratamento terminar. - Continue com auto-exame mensal, mesmo que ambos os seios tenham sido removidos cirurgicamente, para que se possa perceber cedo a reincidncia do cncer, caso haja.

Carcinoma Invasivo
Carcinoma ductal invasivo (IDC), o carcinoma ductal s vezes a forma mais comum de cncer de mama. Aproximadamente 80% de todos os cancros da mama invasores so carcinomas ductais. Significa que o cncer invasivo tem atacado ou expandir-se para o tecido mamrio circundante. Ductal significa que o cncer comeou nos dutos do leite, que os tubos que levam leite ao produtor de leite lbulos ao mamilo. Carcinoma se refere ao cncer, que comea na pele ou outros tecidos que cobrem os rgos internos como o tecido mamrio. Tudo somado, o carcinoma ductal invasivo se refere ao cncer que tem quebrado atravs da parede do canal e comeou a leite do tecido mamrio para invadir. Ao longo do tempo, o carcinoma ductal invasivo se espalhar para os ndulos linfticos e, eventualmente, a outras partes do corpo. A sociedade contra o cancro americana, mais de 180.000 mulheres nos Estados Unidos, eles acham o cancro da mama invasivo a cada ano. A maioria deles so diagnosticados com carcinoma ductal invasivo. Embora o carcinoma ductal invasor pode afectar as mulheres em qualquer idade, mais comum quando as mulheres envelhecem. A sociedade contra o cancro americana, aproximadamente dois teros das mulheres 55 anos ou mais, quando diagnosticada com cancro da mama invasivo. Carcinoma ductal invasivo tambm afeta os homens.

Carcinoma Invasivo

Carcinoma ductal invasivo (IDC), o carcinoma ductal s vezes a forma mais comum de cncer de mama. Aproximadamente 80% de todos os cancros da mama invasores so carcinomas ductais. Significa que o cncer invasivo tem atacado ou expandir-se para o tecido mamrio circundante. Ductal significa que o cncer comeou nos dutos do leite, que os tubos que levam leite ao produtor de leite lbulos ao mamilo. Carcinoma se refere ao cncer, que comea na pele ou outros tecidos que cobrem os rgos internos como o tecido mamrio. Tudo somado, o carcinoma ductal invasivo se refere ao cncer que tem quebrado atravs da parede do canal e comeou a leite do tecido mamrio para invadir. Ao longo do tempo, o carcinoma ductal invasivo se espalhar para os ndulos linfticos e, eventualmente, a outras partes do corpo. A sociedade contra o cancro americana, mais de 180.000 mulheres nos Estados Unidos, eles acham o cancro da mama invasivo a cada ano. A maioria deles so diagnosticados com carcinoma ductal invasivo. Embora o carcinoma ductal invasor pode afectar as mulheres em qualquer idade, mais comum quando as mulheres envelhecem. A sociedade contra o cancro americana, aproximadamente dois teros das mulheres 55 anos ou mais, quando diagnosticada com cancro da mama invasivo. Carcinoma ductal invasivo tambm afeta os homens.

Os dois tipos mais prevalentes de cncer de mama invasivo tambm podem comear tanto nos ductos como nos lbulos, entretanto, esses cnceres tm o potencial de

envolver o tecido adiposo da mama. A partir desse ponto, pode se espalhar (metstase) para outras partes do corpo.

O carcinoma ductal invasivo o tipo de cncer de mama mais comum, responsvel por cerca de 80 por cento de tumores da mama.

Carcinoma Ductal Invasivo - Este tipo de cncer de mama se desenvolve nos ductos (canais) de leite e responsvel por aproximadamente 70 por cento dos casos. Pode penetrar a parede do ducto e invadir o tecido gorduroso da mama, ento metastatizar (espalhar-se) para outras partes do corpo pela circulao sangnea ou pelo sistema linftico.

Quimio

Dr.Coroaci 2431-4525 3325-0127 2431 9697

16h45 - quinta-feira Av amricas 4790 sl 426

INCA Laudo Encaminhamento para inca Comprovante residncia

Fica no Graja

Antes das 05hs Menos Quarta-feira

Silvio (Dr.Inca Indicao Dra.Flvia) 180,00 17h00 - amanh 2280-1040

Вам также может понравиться